Tempo de leitura: 2 minutos

Os dados de 5,1 milhões de clientes da Coelba em todo o estado da Bahia serão inseridos no Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de pagamento do consumidor. O anúncio foi feito pela empresa nesta última semana de março.

São, de acordo com a companhia baiana de eletricidade, 5.178.485 pessoas físicas e jurídicas na BA que terão seus dados disponibilizados no Cadastro – o cliente pode pedir a exclusão destas informações.

Se o cliente atrasa ou não paga a conta, estas informações vão para o Cadastro Positivo. Se paga em dia, também. Ou seja, é um histórico do comportamento do consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica.

As informações do Cadastro Positivo são acessadas por empresas, instituições de crédito e governo. Os juros e prazos para empréstimos e financiamentos poderão variar de acordo com o histórico de pagamento de cada cliente, considerando o seu respectivo risco de crédito.

O Cadastro Positivo foi instituído pela Lei 12.414/2011 e regulamentado por meio do Decreto 9.936/2019, mas passou a ser usado pelo mercado em 2020.

BENEFÍCIO PARA QUEM PAGA EM DIA

“O Cadastro Positivo é o inverso da histórica negativação de crédito, que é mais conhecida no Brasil. A inclusão da Neoenergia nesse banco de dados é importante, pois enriquece a base de consulta com nossos clientes nas instituições financeiras. Essa inserção é automática e prevista em lei. O cliente que não desejar integrar o Cadastro Positivo pode solicitar exclusão sem nenhum custo”, afirma Marcelo Arnaud, superintendente de Gestão da Receita da Neoenergia.

As informações dos clientes listados no Cadastro Positivo são tratadas de maneira sigilosa. O vazamento delas pelas instituições bancárias pode configurar crime conforme a Lei Complementar Nº 105 (Lei do Sigilo Bancário). O Score de Crédito é formado por dados financeiros e de pagamentos relacionados às operações de crédito tais como empréstimos, financiamentos pessoais e crediários e contas como água, luz e telecomunicações.

Quem é montador pode buscar vaga no SineBahia hoje
Tempo de leitura: 3 minutos

Analista contábil, analista de marketing, motorista de ônibus urbano, operador de telemarketing, montador de estrutura metálica e representante de vendas são algumas das vagas disponíveis pelo SineBahia em Itabuna (115), Ilhéus (23) e Jequié (54) nesta segunda-feira (3).

Os candidatos podem se dirigir até uma unidade do órgão estadual de emprego nestas três localidades até as 15h30min de hoje para se cadastrar e disputar vaga. São exigidos carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

A unidade de Itabuna do SineBahia funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. O SineBahia em Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as oportunidades.

Leia Mais

Abraão não pode ser preso em flagrante por suposto crime de falsidade ideológica, segundo desembargadora || Foto INI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A desembargadora Aracy Lima Borges, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), acolheu, neste domingo (2), pedido de habeas corpus do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão Santos (PDT). A magistrada entendeu que havia a urgência necessária ao julgamento do pedido no plantão do Tribunal, sob a sua responsabilidade, e suspendeu despacho da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que, ontem (1º), comunicou às autoridades policiais do Estado que Abraão estava em flagrante delito e deveria ser preso (veja aqui).

De acordo com a desembargadora, o crime de falsidade ideológica, imputado ao vereador, concretiza-se instantaneamente. Ou seja, o parlamentar não pode mais ser preso em flagrante por ter determinado na última sexta-feira (31), a suspensão do expediente da Câmara de Ilhéus. Segundo a Vara da Fazenda Pública, a portaria foi publicada em desvio de finalidade para obstruir cumprimento de ordem judicial e a possibilidade de prisão em flagrante se estenderia até o fim de sua vigência, nesta segunda-feira (3).

Ao suspender o despacho, a desembargadora esclareceu que isso não impedirá eventual investigação da suspeita de falsidade ideológica contra o vereador. “Diante disso, tratando-se de crime instantâneo e considerando que o documento produzido pelo paciente no qual incide suspeitas de possível fraude foi publicado desde o dia 31 de março de 2023, não é mais possível falar em estado de flagrância de delito, sem prejuízo de ulterior apuração dos fatos e de adoção das providências cabíveis”, escreveu Aracy Lima Borges. Com informações do Blog do Gusmão.

Bahia é um dos maiores vencedores de estaduais no Brasil || Foto Felipe Oliveira/EC Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sem surpresa, o Bahia conquistou, neste domingo (2), na Arena Fonte Nova, em Salvador, 50º troféu do Campeonato Baiano. O Tricolor de Aço dominou e venceu o Jacuipense por 3 a 0 diante de 48.898 torcedores. Como o jogo de ida, em Riachão do Jacuípe, terminou empatado em 1 a 1, quem vencesse a partida de hoje ficaria com título.

O time do Jacuipense conseguiu segurar o Bahia até os 21 minutos do segundo tempo. Quando o jogo caminhava para decisão nas penalidades, o sistema defensivo vacilou, deixando o centroavante Everaldo receber sozinho passe, na pequena área, de Chávez para abrir o placar. Os torcedores do Tricolor de Aço ainda estavam comemorando quando Cauly marcou o segundo gol da partida, aos 23 minutos.

O terceiro gol do Bahia foi marcado no final da partida, por Jacaré, de pênalti. Com a conquista, o Bahia é segundo time no Brasil com mais estaduais.A equipe com maior quantidade de títulos é o ABC, do Rio Grande do Norte, com 57 conquistas.

Na Bahia, a tendência é o Tricolor acumular novas conquistas nos próximos anos. Além do Tricolor contar com o melhor elenco, resultado de investimentos do Grupo City, os times do interior reclamam dos seguidos erros de arbitragem para os rivais da capital. O Itabuna, por exemplo, até hoje se queixa de um pênalti inventado para o Bahia no segundo jogo da semifinal.

A partida estava empatada em 0 a 0 quando a penalidade foi inventada. O jogo terminou 4 a 1 para o Bahia, que garantiu vaga na grande final de hoje. Veja abaixo os melhores momentos com transmissão da TVE-BA.

A médica cardiologista Carolina Torquato destaca os benefícios da música clássica || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A cardiologista Carolina Torquato Nascimento aponta uma série de benefícios para quem ouve música clássica. A médica, que foi uma das convidadas para abertura das atividades na Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), explica que a música ajuda na melhoria da qualidade de vida, aprendizado e contribui para aumentar a longevidade de quem a ouve.

As evidências científicas, conforme Carolina Torquato, mostram que a música consegue ativar várias regiões do cérebro, estimulando a produção de dopamina, hormônio do prazer. A cardiologista observa que um bebê com 21 semanas já tem percepção sonora.

Formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, a médica e também é regente do Coral Teosópolis, da Igreja Batista Teosópolis. Segundo ela, as pessoas que cantam são mais felizes. E cita como exemplos as pessoas que atuam no coral do qual é regente.

DEPRESSÃO

A ciência, aponta a profissional, já comprovou benefícios positivos da música para o controle da ansiedade. “A depressão, por exemplo, aumenta as chances de doenças cardiovasculares, a música tem grande importância na saúde cardiovascular. Evidências científicas também comprovam que a música ajuda na terapia para o autismo, melhorando a linguagem e a comunicação”, afirma.

A médica e regente acrescenta que, ouvir música durante a atividade física, a pessoa tem a sensação menor de fadiga e aumenta a tolerância ao exercício. “Ouvir música antes de dormir melhora a qualidade do sono e durante as refeições, quando se escuta uma música lenta e calma, ajuda a melhorar o processo de mastigação e promove saciedade precoce, diminui a quantidade de alimentos ingeridos”.

Coordenadora e professora da Emusita há 35 anos, a maestrina Deyse Góes concorda com a médica Carolina Torquato. Ela relata que a música ajudou uma enfermeira de um hospital que não conseguia dormir. “Meus alunos, ao longo de anos, têm demonstrado que a música ajuda nos estudos, na socialização e no conhecimento”, conta Deyse.

Formada em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Deyse Góes é regente nos Corais da Ceplac, Santa Casa, Igrejas Batista Esperança e dos Corais Juvenil e Olga Ribeiro da Igreja Batista Teosópolis. Além disso, é advogada formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

CURSOS
Nesta segunda-feira (3) começam as aulas nos cursos da Emusita. São oferecidos cursos de Flauta Doce, Flauta transversal, sax, trompete, violão, bateria, piano, teclado, acordeão, técnica vocal, canto, musicalização infantil e regência.

As matrículas poderão ser feitas via telefone (73) 98810-0013. A Emusita é mantida pela Associação Beneficente e Cultural Teosópolis (ABCT), está instalada no Centro Cultural Teosópolis, localizado na Rua Professor Vieira Lima, 298, Jardim dos Eucaliptos, bairro da Conceição.

Abraão Santos: vereador está em flagrante delito, segundo juiz || Foto CMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O juiz Alex Venícius Campos Miranda, titular da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, determinou a prisão em flagrante do vereador Abraão Santos (PDT). Eleito presidente da Câmara de Ilhéus em dezembro passado, Abraão é acusado de usar o aparato do Poder Legislativo para obstruir o cumprimento de outra decisão do mesmo magistrado, que, na última quinta-feira (30), suspendeu o pleito que conduziu o parlamentar à presidência da Casa (relembre).

Após a suspensão da eleição, o presidente baixou portaria suspendendo o expediente da Câmara de sexta-feira (31) a segunda-feira (3), alegando que o prédio do Legislativo seria dedetizado. Suspeitando de desvio de finalidade do ato, o juiz Alex Venícius inspecionou a sede da Câmara, colheu relatos sobre a dedetização e concluiu que Abraão contratou o serviço às pressas como forma de justificar o fechamento do prédio e, desse modo, tentar impedir o cumprimento da decisão judicial do dia 30.

No entendimento do juiz, a conduta do vereador deve ser enquadrada como crime de falsidade ideológica em documento público. O titular da Vara da Fazenda Pública também constatou que equipamentos de segurança da Câmara, a exemplo dos extintores de incêndio, estão irregulares. Além disso, segundo o juiz, há risco de intoxicação no prédio, que só poderá ser reaberto após avaliação da Vigilância Sanitária e/ou Corpo de Bombeiros.

“A demanda que, até então, versava sobre uma simples questão regimental, pela irresponsabilidade e falta de espírito com a coisa pública, tomou proporções de possível crime contra a saúde pública da cidade de Ilhéus”, escreveu o juiz. Mais à frente, acionando a Polícia Civil e o comando da Polícia Militar, o magistrado informa às autoridades do Estado que o vereador Abraão está em flagrante delito e deve ser preso.

Trecho do despacho da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus

“ABSURDOS E IRRESPONSABILIDADE”

No mesmo despacho, o juiz Alex Venícius Campos Miranda chama atenção da sociedade para a forma absurda e irresponsável como, segundo ele, a máquina pública foi conduzida neste caso.

– Veja o grau dos absurdos e da irresponsabilidade com a coisa pública: I) publica-se uma portaria para obstar o cumprimento de uma decisão judicial; ii) suspende-se o expediente, prejudicando a população; iii) deixa os servidores ganhando sem trabalhar; e iv) gasta-se o dinheiro público para falsear a mentira, contratando uma empresa sem licitação, sem qualquer controle, v) colocando em risco a vida/saúde de todos os cidadãos que precisam do serviço da Câmara Municipal de Ilhéus. E agora, pelo grau de intoxicação que esses produtos podem causar, ninguém sabe quando o prédio poderá voltar a ser liberado – escreveu o magistrado.

Karla foi alvo de feminicídio cometido pelo ex-companheiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu na madrugada deste sábado (1º), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, Karla Santos, de 44 anos. Ela teve o corpo incendiado pelo ex-companheiro, José Carlos dos Reis, na porta do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. O crime ocorreu em 11 de março.

Karla estava no hospital como acompanhante do pai dela, quando deixou a unidade para conversar com o ex-companheiro. Ao encontrar Karla na parte externa do hospital, José Carlos, também de 44 anos, lançou álcool no corpo da vítima, ateando fogo na sequência.

A mulher trans ainda conseguiu correr e entrar no hospital em busca de socorro. Ela foi atendida pela equipe médica e logo encaminhada para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Geral do Estado, em Salvador. Karla resistiu, bravamente, por mais de 20 dias, falecendo na madrugada de hoje por falência múltipla de órgãos.

PRISÃO PREVENTIVA

José Carlos Reis foi preso momentos depois do feminicídio. Detido, ele teve a prisão convertida para preventiva. Ele está preso no Conjunto Penal de Itabuna, onde aguarda julgamento pelo crime contra Karla, com quem conviveu por cerca de 20 anos, segundo familiares da vítima.

Jerbson fala sobre suspensão de eleição e comenta resistência ao seu nome no grupo de Marão || Foto CMI
Tempo de leitura: 2 minutos

Declarado vencedor da eleição à presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão Santos (PDT) recebe os cumprimentos de seu único adversário no pleito, Augustão (PT). Logo em seguida, o então presidente Jerbson Moraes (PSD) aproxima-se do sucessor eleito e o parabeniza. Abraão retribui com um beijo na cabeça do interlocutor.

O gesto de gratidão do novo presidente não deixava dúvidas, aquela também era uma vitória de seu antecessor. Por isso, o afastamento da Mesa Diretora, ordenado pela Justiça na quinta-feira (30), repercutiu como revés político de Jerbson, que, em dezembro, foi o principal articulador da candidatura bem-sucedida do colega.

Jerbson deseja ser candidato a prefeito em 2024 com apoio do mandatário atual, Mário Alexandre (PSD), e admite que a eventual escolha de seu nome não agradará a todo mundo no grupo de Marão. Ele falou sobre o assunto neste sábado (1º), em entrevista ao Central Interativa, na Rádio Interativa FM, de Itabuna.

Abraão beija Jerbson após ser eleito presidente da Câmara || Imagem CMI

Convidado a participar do programa pelo radialista Neto Terra Branca, Thiago Dias, do PIMENTA, questionou a Jerbson se ele considera que suas articulações visando à disputa pelo Executivo geraram resistência no grupo do prefeito e se a reviravolta na eleição da Câmara poderia ser entendida como reflexo dessa contenda interna pela sucessão de Mário Alexandre.

– Primeiro, a eleição de Abraão foi ganha com vereadores da base do prefeito. Segundo, essa intervenção judicial no Poder Legislativo, se nós tivermos outra eleição hoje, Abraão ganha de novo. Terceiro, decisão judicial não se discute, recorre – iniciou Jerbson Moraes.

Ele acrescentou que o Legislativo já reverteu outras decisões do juiz Alex Venícius Campos Miranda, titular da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, de onde partiu a ordem de afastamento da Mesa Diretora, a pedido do vereador Evilásio Valverde, Nino (Podemos), um dos nove parlamentares que não votaram no pleito de dezembro. O prefeito Mário Alexandre, asseverou Jerbson, não interveio na eleição da Mesa.

“NUNCA FALEI QUE SOU UNANIMIDADE”

Na sequência, Jerbson Moraes voltou a falar das ressalvas internas ao seu nome e enfatizou que ninguém tem 100% de aprovação dentro de um grupo.

“Tem outras pessoas do grupo que também pretendem se candidatar. Quem segue esse pré-candidato não apoia Jerbson. Nunca falei que sou unanimidade. Não quero me sobrepor a ninguém. Apenas reafirmo que sou o candidato natural do PSD, vereador de segundo mandato, o mais votado da cidade [em 2020] e ex-presidente da Câmara. Mas, em nenhum momento estou dizendo que tenho unanimidade no grupo. Agora, na hora que for escolhido, o grupo vai estar unido em torno do candidato. Pode ter certeza”, concluiu.

Primeira etapa de obras da Emasa deve ser entregue até dezembro, segundo Raymundo Filho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira etapa do projeto de ampliação da rede de distribuição de água de Itabuna deve ficar pronto ainda neste ano, segundo informou o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, neste sábado (1º). O executivo da empresa municipal participou do Frequência Política, programa transmitido pelas rádios Difusora e Interativa, quando falou do andamento do Projeto Mais Água para a Cidade.

Após citar as obras como compromisso do prefeito, o presidente da Emasa informou que mais de 50% do projeto já foi executado. “Estamos correndo para entregar a primeira etapa no final do ano. Isso não é uma promessa, é uma previsão e assim todos os bairros da zona sul, no entorno do São Caetano, terão água todos os dias”, prevê Raymundo.

De acordo com o projeto, serão implantados cerca de 6 mil metros de rede adutora e 2 mil metros de rede secundária, além de modernização da Estação Tratamento de Água (ETA), no Bairro São Lourenço, e a instalação de dois grandes reservatórios, um no Loteamento Dilson Cordier, para armazenar 5 milhões de litros de água, e outro no Novo Lomanto, com capacidade de armazenamento 3 milhões de litros de água.

Estudante é perseguido em repressão promovida pela ditadura no país
Tempo de leitura: 2 minutos

Nas primeiras horas do dia 1° de abril de 1964, tropas do Exército partiram de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro. Estava deflagrado o golpe militar que, neste sábado, completa 59 anos. O Brasil assistiu, naquele dia, intenso movimento nos meios políticos e a vacância do cargo de presidente da república.

Por pouco, naquele dia, as divisas do Distrito Federal não foram palco de um confronto. Uma divisão de cavalaria deixou o Mato Grosso para ocupar a capital. Um batalhão da guarda presidencial chegou a ser enviado para conter os invasores, mas não houve confronto, já que a adesão ao movimento golpista foi aumentando ao longo do dia dentro do exército.

O presidente João Goulart – conhecido como Jango – enfrentava reações contrárias após discursar na Central do Brasil em março, no Rio de Janeiro (foto). Ele prometeu reforma agrária e mais direitos trabalhistas. Naquele 1º de abril, Goulart chegou em Brasília no meio da tarde e ainda tentou organizar uma resistência, mas não conseguiu. Antes da meia noite, estava com a família em um avião com destino ao Rio Grande do Sul, seu estado natal.

DIREITOS POLÍTICOS CASSADOS

No Congresso Nacional, os parlamentares se reuniram em uma sessão que varou a madrugada. No dia 2 de abril, foi declarado vago o cargo de presidente da República. Dez dias depois, Jango teve seus direitos políticos cassados após a publicação do ato institucional número um, que praticamente eliminou a oposição no país. Naquele momento, houve apoio de vários setores da sociedade e as tentativas de resistência foram sufocadas.

“Qualquer tentativa a partir daquele momento resultaria provavelmente em fracasso, uma vez que o grupo do presidente Goulart decidiu, depois de um certo embate interno, por não resistir ao alegar que poderia haver um banho de sangue no Brasil”, avalia o historiador Virgílio Arraes.

Ele justifica esse posicionamento da equipe de Jango. “ Tendo em vista a constatação de que a maioria do oficialato, de que segmentos importantes da indústria, da agricultura, da igreja, os três principais estados do Brasil naquela altura estavam contrários a ele, o grupo ponderou que ainda que houvesse uma resistência ela seria, no médio prazo, infrutífera.”

No momento do golpe militar, a população de Brasília era relativamente pequena, formada basicamente por servidores públicos. O peso da iniciativa privada era similar ao de servidores e as formas de comunicação da capital ainda eram incipientes do ponto de vista da telefonia, por exemplo. Assim, o governo militar rapidamente assumiu o controle das mensagens que seriam veiculadas para a população.

REPRESSÃO

Um dos locais onde a repressão da ditadura se fez mais presente foi na Universidade de Brasília (UnB). Entre as vítimas está Honestino Guimarães, estudante de geologia e então presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele desapareceu em outubro de 1973 e se tornou um símbolo da luta contra a ditadura.

Matheus Guimarães, sobrinho do Honestino, conta que ele dedicou a vida por essa causa, pela construção de um mundo melhor, em defesa das liberdades, da soberania e do povo brasileiro. “É importante que a gente olhe para o passado, aprenda com os erros, com os equívocos e também com os acertos, para que esse aprendizado possa nos permitir dar passos mais firmes no presente em direção ao futuro que a gente quer construir”, ressalta Matheus. Informações d´Agência Brasil.

Vitor Massing, da Basebus, e Ricardo Portolan, diretor comercial da Marcopolo, entregam a chave simbólica dos ônibus aos diretores do Grupo Brasileiro, Paulo e Leléu Carletto || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grupo Brasileiro anunciou a compra de 54 ônibus novos nas categorias leito, semileito e executivo para a renovação de frota da Rota Transportes, da Cidade Sol e da Brasileiro. A confirmação do negócio foi feita neste final de semana, após visita dos executivos da empresa à Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), de onde o grupo adquiriu os modelos Paradiso G8, com chassis Mercedes-Benz.

Paulo Carletto, diretor-executivo do grupo de empresas baianas de transporte de passageiros, disse que, embora o cenário econômico não seja favorável, devido aos juros altos definidos pelo Banco Central e veículos muito caros, a empresa investe para “surpreender sempre” os clientes e honrar “o compromisso mantido com as agências reguladoras do setor público”.

Ônibus modelo Paradiso já com as marcas Brasileiro, Rota e Cidade Sol, do Grupo Brasileiro

A aquisição do Grupo Brasileiro, afirma Carletto, representa a maior renovação de frota com carros Paradiso G8 nas regiões Norte e Nordeste.

Os ônibus contam com sistema wi-fi, tomadas USB individuais, tomadas de 110 volts, poltronas mais ergonômicas e confortáveis, revestidas em couro sintético, que facilita o serviço de higienização, e elevador com poltrona para acessibilidade. Os carros leito e semileito estão configurados com bebedouro e poltronas que possuem descanso de pernas, segundo o engenheiro mecânico da Rota, Carlos Sabino.

Jerbson Moraes estará na Boca do Tubarão neste sábado (1º) Foto Câmara de Vereadores de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, participa, neste sábado (1º), do quadro Na Boca do Tubarão, uma das atrações do Programa Central Interativa, na Rádio Interativa FM, em Itabuna. Apresentado pelo radialista Neto Terra Branca, o programa vai ao ar das 8h às 10h, sempre aos sábados.

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, o vereador Jerbson Moraes sonha em ser o candidato governista à sucessão do prefeito Mário Alexandre (PSD), em 2024. Para isso, vem se movimentando para obter o apoio das principais lideranças do partido no estado.

O radialista Neto Terra Branca explica que o quadro Na Boca do Tubarão foi inspirado no Para quem você tiraria o chapéu?, do apresentador Raul Gil, no SBT. O programa já entrevistou os ex-prefeitos Geraldo Simões (PT) e Claudevane Leite, o Vane (Pros), e o médico Isaac Nery (Republicanos).

O Na Boca do Tubarão pode ser acompanhado ao vivo sintonizando em 93,7 Mhz ou baixando o aplicativo da rádio na Playstore ou Applestore.

Desembargadora seguirá afastada do cargo no Tribunal de Justiça da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes prorrogou, por mais um ano, o afastamento cautelar da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli Azevedo, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A magistrada foi investigada no âmbito da Operação Faroeste, deflagrada para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa e venda de sentenças relacionadas a grilagem e disputa de terras no oeste da Bahia.

A desembargadora está afastada desde 2020. Segundo o relator da ação penal, ainda persistem as razões que motivaram a suspensão do exercício do cargo – em especial, a necessidade de preservar a dignidade da Justiça.

“Trata-se de feito complexo, com inúmeros incidentes processuais, sendo graves as acusações que pesam contra a desembargadora, seu filho advogado e demais integrantes da suposta organização criminosa. E mais, todos os denunciados confessaram seus crimes ao pactuarem acordo de colaboração premiada”, detalhou.

MOVIMENTAÇÃO DE R$ 4 MILHÕES

Na decisão, Og Fernandes citou que, apenas em relação aos fatos ocorridos entre 2017 e 2020, os valores apurados com as atividades ilícitas teriam chegado a R$ 4 milhões, e ainda há outras investigações em curso no STJ, as quais podem gerar novas ações penais.

“Não é recomendável, assim, permitir que a denunciada reassuma suas atividades, na medida em que os crimes a ela imputados foram praticados, em tese, no desempenho abusivo da função. São delitos que trazem efeito deletério à reputação, à imagem e à credibilidade do Poder Judiciário baiano”, concluiu o ministro ao prorrogar o afastamento.

A decisão do relator ainda precisa ser referendada pela Corte Especial do STJ. A análise do recebimento da denúncia do Ministério Público neste caso está pautada para a próxima sessão da Corte Especial, em 19 de abril.

´Preços dos remédios são reajustados || Marcelo Casal Jr/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo federal autorizou, nesta sexta-feira (31), o reajuste de 5,6% nos preços de medicamentos. A medida já entrou em vigor e o valor pode ser aplicado pelas fabricantes.

O cálculo é feito a partir de um modelo de teto de preços com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros fatores, como produtividade.

De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União, as empresas não podem vender os remédios a preços superiores aos determinados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Terão de dar ampla publicidade aos preços em veículos de grande circulação e deverão manter à disposição dos consumidores a lista atualizada de preços dos medicamentos.

O aumento deve refletir nos preços de aproximadamente 10 mil medicamentos. O reajuste ocorre anualmente, a partir de 31 de março, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que consumidor deve pesquisar em sites ou lojas físicas para encontrar remédios com descontos e promoções, além disso deve denunciar quem estiver comercializando com preços abusivos. Da Agência Brasil.

Chocolândia mostra trajetória do chocolate no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá vai celebrar um dos meses preferidos da criançada com a campanha Chocolândia, a Doce Trajetória do Chocolate”, que começa nesta sexta-feira (31), com a Oficina de Ovos de Páscoa de Chocolate e pirulito no piso superior, em parceria com a Fino Grão e Nestlé.

O sábado e o domingo (dias 1º e 2) terão oficinas de Chocolate e atividades recreativas, com a Turma do Tio Kathynho Carvalho, no período vespertino, na Praça Central.

Ainda no domingo, a partir das 17h, será apresentada a peça teatral Encantos da Páscoa, com a turma do Teatro e Fantasia, no piso superior, gratuito. A programação da Chocolândia vai até o dia 23 de abril, e inclui, além de oficinas e espetáculos teatrais, a comercialização de chocolates de várias marcas nas lojas parceiras.