Iniciativa financia projetos de impacto socioambiental em Serra Grande e entorno || Foto Florisvaldo Neto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Tabôa Fortalecimento Comunitário lançou o Fundo de Desenvolvimento Comunitário, que visa fomentar o engajamento e mobilizar doações de indivíduos, empresas e organizações para potencializar iniciativas comunitárias que atuam na valorização do território e no enfrentamento das desigualdades em Serra Grande, no litoral de Uruçuca, no sul da Bahia.

O diretor executivo da organização sem fins lucrativos, Roberto Vilela, explica que, desde 2015, a Tabôa investe no fortalecimento comunitário. “A ideia de criar um fundo vem no sentido de mobilizar potenciais apoiadores das iniciativas de base comunitária, por meio de um mecanismo transparente, que acompanha e fortalece os projetos apoiados, e também gera informações sobre resultados desse apoio. Além disso, a criação do Fundo de Desenvolvimento Comunitário busca viabilizar a participação e a transparência nos processos de seleção dos projetos, por meio das suas instâncias participativas de decisão”.

As doações são destinadas a associações, coletivos e organizações comunitárias que, muitas vezes, enfrentam dificuldades no acesso a recursos. A Tabôa identificou, no ano passado, 25 iniciativas comunitárias em Serra Grande, com foco em agendas socioambientais, a exemplo de juventudes, equidade de gênero, educação, arte e cultura, meio ambiente, participação cidadã, agricultura sustentável, turismo de base comunitária.

INICIATIVAS BENEFICIADAS

A primeira rodada de apoio teve início em 2022 e se desdobra em 2023, com o aporte total de R$ 105 mil e apoio técnico para três iniciativas comunitárias de Serra Grande, que respondem a causas e demandas identificadas na escuta das comunidades e também em pesquisas feitas pela Tabôa. São elas: Associação Cultural Circo da Lua, Feira Comunitária Saberes e Sabores e Coletivo Serra Cria.

Robson Bitencourt, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno, área responsável pela gestão do Fundo na Tabôa, conta que a primeira rodada de apoio foi muito positiva do ponto de vista de relacionamento e organização das iniciativas e de captação de recursos. “Serra Grande é muito rica de projetos, de ideias, de lideranças comunitárias, de movimentos que fazem a coisa realmente acontecer. Não é à toa que em nosso vídeo manifesto tem uma frase muito emblemática: ‘o caminho é comunitário’. Por isso, o Fundo é uma estratégia para promover uma cultura de doação e engajamento no território”.

Um diferencial do Fundo é que 100% dos recursos doados são repassados às iniciativas selecionadas para receber apoio, descontando-se imposto de doação e custos da transação bancária. “Nós encorajamos a conexão direta entre doadores e iniciativas, mas nos colocamos à disposição para fazer essa ponte, quando necessário”.

Interessados(as) em somar forças e contribuir para fortalecer iniciativas comunitárias que atuam no território podem saber mais sobre o Fundo em www.taboa.org.br/doe.

Jadson, Zé Cocá e Quinho em ato de adesão de Jequié à Amurc || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após o prefeito Zé Cocá assinar adesão, Jequié voltou ao grupo de membros da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A adesão foi oficializada nesta quarta-feira (29), em Brasília, em ato acompanhado pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Tigre, Quinho.

O presidente da Amurc, Jadson Albano, prefeito de Coaraci, celebrou a adesão do município de Jequié aos 38 municípios que já compõe a instituição. “O prefeito Zé Cocá é sem dúvidas um gestor de experiência que irá agregar valor a nossa instituição. Jequié é uma cidade polo, reconhecida em todo Estado pela competência e coragem no enfrentamento de crises e gestão por resultados. A Amurc torna-se mais forte neste dia”, destacou Jadson.

MAIS ADESÕES

Jadson contabiliza a adesão de quatro municípios à Amurc desde que ele tomou posse, no final de janeiro. São novos associados, além de Jequié, Nova Ibiá, Itamari e Belo Campo, município comandado por José Henrique Silva Tigre, Quinho, hoje presidente da UPB. O retorno de Jequié ocorre em um momento em que o município tem como prefeito o ex-presidente da entidade municipalista estadual. Zé Cocá comandou a UPB nos últimos dois anos, deixando o cargo no início deste mês.

Quinta-feira com mais de uma dezena de vagas de gerência na área de supermercado
Tempo de leitura: 5 minutos

A contratação de profissionais para área de gerência em várias áreas em um novo supermercado que será aberto em Itabuna é o principal destaque dentre as mais de 160 vagas disponíveis e anunciadas pelo SineBahia para esta quinta-feira (30). Há, ainda, vaga para gerência de loja. Ainda como destaque, 50 oportunidades para Jovem Aprendiz na área de telemarketing. São vagas anunciadas desde a semana passada e não preenchidas até aqui.

Além de Itabuna, com total de 133 oportunidades, Ilhéus tem oferta de 34 vagas de emprego em várias áreas. Os interessados podem consultá-las abaixo, no Leia Mais. O candidato deve ficar atento ao horário de atendimento no SineBahia, que permite entrada apenas até as 15h30min.

A agência do SineBahia em Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal, no Centro. Não esqueça de levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço e escolaridade para se cadastrar no SineBahia. Confira as vagas em Leia Mais, abaixo.

Leia Mais

Itabuna inicia a distribuição de peixes na terça-feira || Foto arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna divulgou, nesta quarta-feira (29), os locais onde serão entregues os kits da Semana Santa para as famílias carentes. A entrega ocorrerá no Grapiúna Tênis Clube; Quadra do CISO, no Fátima; Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano; escolas Frederico Smith Lima, no Sinval Palmeira, e Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas, na próxima terça-feira (4), das 8 às 18h.

Os vouchers começam a ser entregues nesta quinta e prossegue na sexta-feira, sempre das 8h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), na Rua F, nº 16 (ao lado do Tiro de Guerra), no Jardim Grapiúna; na quadra do Colégio Ciso, no bairro de Fátima; CRAS II, em Nova Ferradas; CRAS CEU, no Urbis IV; e CRAS IV, no bairro São Caetano.

As famílias que receberão os kits da Semana Santa são as beneficiárias do CADÚNICO e devem apresentar a folha de resumo atualizada, desde de 2021, e um documento com foto. Também receberão o alimento famílias cadastradas pelos CRAS, com renda per capita de R$ 105 e, pelo menos, duas pessoas na composição familiar. O Kit da Semana Santa é composto de peixe, arroz, leite de coco, dendê e uma caixa de chocolate.

BAIRROS E LOCALIDADES DE ABRANGÊNCIA DOS CRAS

Os bairros e localidades de abrangência do CRAS I: Centro Comercial, Corbiniano Freire Jardim Grapiúna, Monte Cristo, Novo Horizonte, Santo Antonio, São Lourenço, São Roque, condomínios Pedro Fontes I e II e Itabuna Park, Mangabinha, Nossa Senhora das Graças, Jardim Alamar, Monte Líbano, Pontalzinho, Castália, Santa Catarina, Parque São João e Nova Mangabinha.

Itinerante II, Quadra do CISO: Vila Zara, Conceição, Fátima, Califórnia, Nova Califórnia, Jardim América I e II, Santa Inês, Parque Boa Vista, Parque Verde, Vila da Paz, Vila das Dores e Mutuns.

CRAS II: Fernando Gomes, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Esperança, Rua de Palha, Itamaracá, Roça do Povo, condomínios Gabriela e Jubiabá e São José, Fazendas Duas Barras e Boa Esperança.

CRAS CEU: Brasil Novo, Jorge Amado, Morumbi, Nova Itabuna, Sinval Palmeira, Santa Clara, Odilon, Campo Formoso, Lomanto, Novo Lomanto, Urbis IV, Bananeira, Manoel Leão, Parque Santa Clara e condomínio Itapoan.

CRAS IV: Maria Pinheiro, Gegeu Rocha, Fonseca, Jaçanã, Novo Fonseca, Novo Jaçanã, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Caetano e Novo São Caetano, Banco Raso, Sarinha, Gogó da Ema, Zizo, São Pedro, Vila Anália, Jardim Primavera, Alto da Conquista, Ribeirão Seco, Serrado, Vale do Sol, Núcleo Habitacional da Ceplac e centro.

Com ajuda de cães, polícia apreende arma em Porto Seguro || Foto Divulgação SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com ajuda de cães treinados, policiais apreenderam, nesta quarta-feira (29), um fuzil calibre 5,56, uma submetralhadora calibre 40, uma carabina tática e uma pistola, ambas calibre 9 milímetros, carregadores e outros acessórios utilizados no tráfico de drogas. A apreensão foi feita por policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), com ajuda de alunos do IV Curso de Condutores de Cães.

As armas e munições foram encontradas enterradas em uma área de mata, usada pelos traficantes, na localidade de Acaufa, no município de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. A localização ocorreu com ajuda dos cães policiais Kira, Kabu, Bolt, Baruk, Kyra e Fuzil.

O tenente-coronel Alexandre Costa, comandante do 8º BPM, explicou que os alunos do curso foram ao local para aula prática. Ao perceberem a presença policial, homens armados desceram de um veículo e seguiram para o mato. “Usamos os cães para farejar a área e encontramos o material ensacado e enterrado”, contou o oficial.

Também foram achados 13 carregadores para as armas, balança, rádio comunicador, munições, maconha, cocaína, pasta base e dois veículos modelos City e Cronos. Um dos criminosos foi preso em flagrante e encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública em Porto Seguro.

Anúncios dos pré-candidatos Augustão e Makrisi não empolgam comando do PT ilheense
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faltam 17 meses para as eleições de 2024, mas engana-se quem vê o pleito distante no horizonte. Para os políticos, a corrida já começou. A Federação Brasil da Esperança, que reúne PV, PCdoB e PT, acaba de anunciar o seminário “Pensando o Futuro de Ilhéus”, a ser realizado no próximo dia 29, no Centro de Convenções.

A atividade contará com os deputados federais Jorge Solla e Josias Gomes e com os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Paulo Rangel, todos do PT, além dos secretários estaduais Maurício Bacelar (Turismo) e Adélia Pinheiro (Educação).

Também foi confirmada a participação dos presidentes estaduais do PT e do PV, Éden Valadares e Ivanilson Gomes, respectivamente, assim como do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, que preside o PCdoB no estado.

DISPUTA INTERNA 

A mesma Federação já tem dois pré-candidatos a prefeito de Ilhéus, o vereador Carlos Augusto, Augustão, e o ex-vereador Makrisi Angeli, ambos petistas. Presidente municipal da legenda, Ednei Mendonça não se empolgou com os anúncios dos companheiros. O dirigente, em mais de uma ocasião, afirmou que deseja ver Adélia Pinheiro candidata ao Executivo ilheense pelo PT.

Até o momento, a secretária não tem partido. Ouvida recentemente pelo PIMENTA, Adélia comentou as especulações sobre seu futuro político (relembre).

Ricardo Luiz, executivo do Banco do Brasil, elogiou gestão financeira do Governo Augusto || Reprodução Ozitv
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante audiência que discutiu a liberação de empréstimo de R$ 115 milhões, hoje (29), o gerente-geral do Escritório Setor Público do Banco do Brasil na Bahia, Ricardo Luiz Ribeiro, elogiou a organização e a capacidade financeira da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

Devido à capacidade financeira obtida pela gestão, segundo o executivo, o banco oferecerá taxa de juros competitiva (“taxa subsidiada”) para Itabuna obter empréstimo “numa condição muito diferenciada, que poucos municípios da Bahia têm condições de tomar”.

O executivo do BB participou de audiência na Câmara de Vereadores nesta tarde de quarta-feira (29). A Prefeitura busca autorização dos vereadores para contrair empréstimo de R$ 115 milhões para obras dentro do Programa de Eficiência Municipal, do Banco do Brasil. Itabuna possui nota (rating) B, conforme a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

– Só municípios com contas públicas organizadas, despesas saneadas e equilíbrio financeiro em relação a despesas e receitas recebem esse carimbo de Capag (capacidade de pagamento) A ou B, que são os melhores ratings de pagamento, de capacidade de pagamento, que habilita o banco a oferecer operação de crédito [ao município] – enfatizou, observando que a Operação de crédito nasce com a ideia de impactar a vida das pessoas.

CONTRASTE

Ao contrário do cenário encontrado em Itabuna, aponta Ricardo Luiz, o cenário é outro. “Tenho encontrado municípios com contas na linha d´água da sobrevivência, sem capacidade de investimento”, disse aos vereadores, ponderando que essa realidade se deve a um momento de “municipalização da saúde, da educação e da assistência social”.

Segundo ele, a realidade da maioria dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros é de “capacidade deprimida”. E continuou: “Então, quando a gente encontra municípios com condição e habilitado para tomar operação de crédito, pra nós é motivo de alegria, oferecemos (o crédito)”. Da Redação.

Queda de chave em fosso de elevador deu origem a fake news contra a Unex Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unex, em Itabuna, esclarece que a informação sobre um suposto acidente com elevador em suas dependências é falsa.

No dia de hoje, 29 de março, houve a queda da chave de uma funcionária no fosso do elevador, o que exigiu uma parada temporária para a retirada da mesma. Infelizmente, um aluno tirou uma foto e compartilhou informações falsas, em um grupo de WhatsApp de alunos.

Ressaltamos que não houve qualquer acidente com elevador em nossas instalações. O episódio foi apenas a queda de uma chave no fosso do elevador, o que não causou danos ou vítimas.

A Unex reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade na divulgação de informações. Estamos trabalhando na conscientização da nossa comunidade acadêmica sobre os perigos das fake News e da importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e informações adicionais que se façam necessários.

Malena com o esposo e equipe do Hospital Maternoinfantil: "serei sempre grata" || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: 2 minutos

Maurício Maron

A experiência vivenciada pela paciente Malena Sampaio, neste final de semana, no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, de Ilhéus, em defesa do parto natural, relatada por ela nas redes sociais, viralizou e ganhou até um comentário do governador do estado, Jerônimo Rodrigues.

Internada para o nascimento de Eva, sua primeira filha, Malena comemorou o fato de o bebê ter nascido de parto normal. “Vencemos o sistema cesarista que existe no Brasil e afirmo que essa foi a maior aventura das nossas vidas”, escreveu.

PACIÊNCIA

Foram 15 horas de trabalho de parto, no Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio. O tempo todo ela esteve acompanhada pelo marido, pela enfermeira obstétrica Flávia, pela auxiliar de enfermagem Maria e doula Andréia.

Eva nasceu com 3 quilos e 380 gramas. “Meu parto foi conduzido lindamente, com todo cuidado, paciência e profissionalismo. Vocês não deixaram eu desistir da ´via normal´ e eu serei para sempre grata”, disse na publicação.

COMEMORAÇÃO

Centenas de pessoas opinaram positivamente sobre a decisão de Malena pelo parto natural e comemoraram o nascimento de Eva. A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS) repostou o depoimento e escreveu: “Ficamos emocionados com o relato da mamãe. É como se fosse nosso filho também”. O governador Jerônimo Rodrigues comemorou: “Deus abençoe Eva”.

Primeira maternidade 100% SUS do interior da Bahia, o HMIJS atende aos preceitos do sistema que dá direito à paciente escolher sobre o modelo de parto e tudo o que vai ocorrer nele. “Ela tem que ser a protagonista do próprio parto”, afirma a diretora do Hospital, a enfermeira Domilene Borges.

O papel da equipe, destaca a diretora, é oferecer apoio e respeitar a fisiologia do parto, só interferindo se houver a real necessidade. “Não importa o tipo de parto que vai ser realizado, o que importa é que o nascimento seja sempre humanizado”, assegura.

NÚMERO ALTO DE CESARIANAS

No Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, apenas 60% dos partos pelo SUS são naturais. Na rede particular esse número não passa de 12%. Desde que foi inaugurado pelo Governo do Estado, em dezembro de 2021, o HMIJS incentiva cada vez mais o parto natural. Palestras são proferidas permanentemente entre as gestantes, mostrando os benefícios do parto natural.

Mas ainda é preciso quebrar um tabu: o de que este modelo de parto é mais doloroso para a gestante. Mesmo assim, os números locais já são bem acima da média nacional. Em 2022, dos 3.040 partos realizados no Hospital Materno-Infantil, 1.735 foram naturais, número que representa 57% dos casos.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, dos 509 partos realizados, 301 foram naturais. Para além de uma forma mais saudável tanto para a gestante quanto para o bebê, o parto natural reduz o tempo de permanência do recém-nascido e da puérpera na unidade hospitalar.

Celular recuperado por policiais militares
Tempo de leitura: < 1 minuto

Deu tudo errado para o sujeito que furtou um celular, nesta quarta-feira (29), em uma loja na Rua Bento Berilo, no Centro Comercial de Ilhéus. O larápio surrupiou o aparelho, mas foi flagrado por um funcionário do estabelecimento, que o deteve. Percebendo a movimentação, um policial à paisana acionou policiais militares que estavam nas redondezas e chegaram rápido ao local do crime, onde prenderam o ladrão e recuperaram o celular.

Os militares responsáveis pela prisão fazem parte da turma do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (Beic) e estão em estágio supervisionado, sob a orientação da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), encarregada pelo policiamento ostensivo na região central de Ilhéus.

Hyundai HB20 e moto colidem na BR-415 || Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um Hyundai HB20 e uma moto colidiram na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), nas proximidades do Ecobaba, na manhã desta quarta-feira (29).

Na queda, o motociclista se feriu e precisou de atendimento médico. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há informações sobre o estado de saúde de quem seguia no carro de passeio.

O acidente deixou o trânsito lento na chegada de Ilhéus, mas a pista já foi totalmente liberada.

Sandro Fantinel ofendeu baianos em discurso || Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou o vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, pelo crime de racismo devido às ofensas do parlamentar aos trabalhadores baianos resgatados de situação análoga à escravidão de vinícolas do município de Bento Gonçalves, no mesmo estado.

Os 198 trabalhadores resgatados prestavam serviços às vinícolas Salton, Aurora e Garibaldi, de forma terceirizada, por intermédio da Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda e foram resgatados no dia 20 de fevereiro. Após o resgate, em discurso na Câmara de Caxias, no dia 22 de fevereiro, o vereador sugeriu que vinicultores deixassem de contratar baianos e priorizassem argentinos.

“Em nenhum lugar do estado [RS], na agricultura, teve um problema com um argentino ou com um grupo de argentinos. Agora, com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema”, disse o parlamentar, que foi expulso de seu partido, o Patriota, e pode ter o mandato cassado.

A Procuradoria-Geral do Estado da Bahia representou contra o parlamentar nos órgãos de controle externo do Rio Grande do Sul, por determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Na época, o petista repudiou as ofensas de Sandro Fantinel. “Hoje, um vereador do Rio Grande do Sul defendeu o trabalho escravo nas vinícolas do estado e ainda foi xenofóbico e racista com baianas e baianos. Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor”, declarou.

Após a repercussão de seu discurso, Sandro Luiz Fantinel divulgou vídeo em que disse ter sofrido lapso mental, pediu desculpas e chorou.

Marquinhos Barreto teve todas as suas contas aprovadas das 5 julgadas até aqui
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante sessão desta terça-feira (28), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) aprovaram, com ressalvas, a prestação de contas da Prefeitura de Itagibá, no sul da Bahia, relativa ao exercício de 2021, sob responsabilidade do prefeito Marcos Valério Barreto, Marquinhos (PCdoB).

Marquinhos governa Itagibá pela segunda vez. Na primeira, período de 2013 a 2016, teve todas as contas da gestão aprovadas. Agora, foi a julgamento a prestação de contas do primeiro ano de seu segundo mandato.

O prefeito comemorou a aprovação das contas pelo TCM. “Governamos o município com lisura, ética , transparência e responsabilidade”, disse em vídeo nas redes sociais.

TST muda jurisprudência sobre cálculo de benefícios || Foto TV Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) mudou seu entendimento sobre o cálculo de benefícios, a exemplo de férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS. Agora, segundo da Corte, as horas extras devem ser consideradas na conta quando incorporadas ao descanso semanal remunerado. A nova regra já começou a valer.

Durante o julgamento, ocorrido na última semana, o relator do processo, ministro Amaury Rodrigues, explicou que a hora extra será somada ao cálculo do descanso semanal e, a partir de agora, será computada em outros direitos.

“O cálculo das horas extras é elaborado mediante a utilização de um divisor que isola o valor do salário-hora, excluindo de sua gênese qualquer influência do repouso semanal remunerado pelo salário mensal, de modo que estão aritmeticamente separados os valores das horas extras e das diferenças de RSR [ Repouso Semanal Remunerado] apuradas em decorrência dos reflexos daquelas horas extras”, disse o ministro.

A decisão altera a Orientação Jurisprudencial (OJ) 394 e assegura que a nova regra seja respeitada por todas as instâncias da Justiça do Trabalho.

Governo baiano divulga resultado de concurso || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O resultado definitivo da primeira etapa do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia (Edital Saeb 05/2022) foi publicado nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Estado. Ainda na publicação, também foi divulgado o resultado provisório da prova discursiva (segunda etapa). O resultado definitivo, segundo o governo, sairá no dia 11 de maio.

No total, foram considerados habilitados, nas duas etapas, 6.421 candidatos ao cargo de soldado da PM e 1.575 candidatos ao cargo de soldado do Corpo de Bombeiros. A relação dos habilitados, por ordem de classificação, está disponível no Diário Oficial, além de poder ser conferida no canal de concursos do Portal RH Bahia (servidores.rhbahia.ba.gov.br/concursos) e no site da organizadora do certame, Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

PRAZO DE RECURSO

Os candidatos que desejarem ingressar com recurso em relação ao resultado provisório da prova discursiva devem realizar o procedimento entre os dias 30 e 31 de março, por meio do site da Fundação Carlos Chagas. Ao longo deste período, a folha de respostas das provas discursivas também estará disponível para visualização.

As provas do concurso foram aplicadas no dia 22 de janeiro deste ano e contaram com a participação de mais de 70 mil candidatos, disputando uma das 2.500 vagas de soldado (duas mil para PM e 500 para o Corpo de Bombeiros). Os exames foram realizados em Salvador e em 11 cidades do interior do estado (Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista).