Marcos Vinícios, Freixo, Tonho de Anízio e Aline Meira em audiência na Embratur
Tempo de leitura: 2 minutos

A promoção internacional de Itacaré e de municípios da Costa do Cacau, no sul da Bahia, como destinos turísticos foi discutida pelo prefeito Antônio de Anízio (PT) com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, nesta segunda-feira (27), em Brasília.

Durante a audiência, acompanhado pelo secretário de Administração, Marcos Vinícios, o prefeito, que também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS), apresentou propostas para a promoção do turismo internacional no sul da Bahia.

– Temos um município com atividades turísticas voltadas para a sustentabilidade, completo de riquezas naturais e com foco em atender, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro – pontuou Anízio.

Secretário Marcos Vinícios explana sobre potencialidades turísticas do sul da Bahia

ATRAÇÃO DE MAIS TURISTAS

Como presidente do CDS-LS, Antônio expressou que as atividades turísticas em nível ampliado representam políticas de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda nos municípios consorciados. “Acredito no potencial turístico dos municípios do CDS-LS, onde já existem várias formas de atrair o público de outras nacionalidades, a partir do ecoturismo”, observou Anízio, que também agradeceu ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que, por meio do seu mandato, agendou a audiência com o presidente da Embratur.

De acordo com Marcelo Freixo, o objetivo da Embratur é planejar a formulação e a implementação das ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. “Conheço o município de Itacaré e sei das potencialidades existentes. Atrair mais turistas é prioridade para a Embratur. Produzir informação qualificada para nortear nossas campanhas é essencial. Já fizemos parceira com a Decolar para entendermos o que os nossos visitantes estão procurando e promovermos nossos destinos,”, explicou Freixo.

Nino vai à Justiça para anular pleito vencido por Abraão || Fotos Rodrigo Macedo e INI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Evilásio Filho, Nino Valverde (Podemos), pediu que a 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus anule a eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores do mesmo município, realizada em dezembro de 2022 e vencida pelo vereador Abraão Santos (PDT).

À Justiça, Nino alega que o modo como a votação foi conduzida pelo então presidente da Casa, Jerbson Moraes (PSD), teria violado o Regimento Interno do Legislativo, além de princípios constitucionais, como os da legalidade e impessoalidade.

O mandado de segurança foi impetrado por Nino no dia 7 de fevereiro passado, solicitando que o judiciário determine a realização de novo pleito. No último sábado (25), o juiz Alex Venícius Campos Miranda, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, derrubou o sigilo do processo, que tem como impetrados (partes rés) o vereador Jerbson Moraes e a própria Câmara. A existência da ação foi divulgada pelo site Fábio Roberto Notícias.

PRESIDENTE INTERINO

Quem acompanhou as sessões da Câmara de Ilhéus em 2023 já se acostumou com o vice-presidente Ivo Evangelista (Republicanos) no exercício interino da presidência da Casa. Até aqui, foram raros os momentos em que Abraão comandou os trabalhos.

Produzidos em Itabuna, Chocolates Benevides já receberam prêmio mundial || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Das principais marcas de chocolates finos e de origem do sul da Bahia, a Benevides trouxe uma coleção especial de ovos da Páscoa neste ano. Aliás, coleções. A Coleção Sublime traz sabores elaborados para, segundo a empresa itabunense, agradar os paladares mais exigentes.

Esta coleção traz o BeneCream, ao leite vegetal, com 43% de cacau ao leite de coco, recheados com creme de cacau e castanha de caju, e o Cappuccino, premiado em Londres (Inglaterra), com 60% de cacau com café e a cremosidade do chocolate branco com canela. A novidade desta coleção é o Ovo de Páscoa Caipirinha, com chocolate branco e ganache de caipirinha produzida com cachaça, prometendo perfeita combinação de sabores.

Coleções de ovos de Páscoa agrada dos mais exigentes à clientela infantil

A Coleção Clássicos apresenta toda a linha Benevides, que conquistou consumidores no Brasil e no exterior, na versão Ovos de Páscoa, nas intensidades 43%, 55% e 70% de cacau, Limão Siciliano (35% cacau), 43% de cacau ao leite de coco e 70% de cacau diet.

Há, ainda, a Linha Corporativos, com ovos de Páscoa personalizados com a marca da empresa do cliente e a Linha confeitaria, com cascas de ovos prontas para a produção de ovos de colher.

INCENTIVO À CRIATIVIDADE

A Coleção Um Mimo traz os Coelhinhos Crocantes com chocolate 43% cacau ao leite e chocolate branco com 35% cacau, além de Ovinhos de Chocolate, Kit Gotas na Bomboniere e Kit Bombons de Chocolate com Cachaça.

Para a criançada, que tem na Páscoa uma das datas mais saborosas, a Benevides Chocolates lançou o kit ChocoArt, com Ovos de Páscoa 43% ao leite e um conjunto de Ovos de brinquedo, para pintura, incentivando a criatividade.

Um lançamento que vai além da Páscoa e pode ser encontrado durante todo o ano é o BeneCream – um creme ao leite vegetal de castanha de caju e cacau, que pode ser degustado com pães, biscoitos, frutas ou puro.

Leilane: qualidade e foco em sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

“A Páscoa é um momento especial e estamos lançando uma coleção diferenciada na chocolataria artesanal e nossa expectativa para esse ano é de comercializar meia tonelada de ovos de Páscoa em vendas para os consumidores, empresas e confeitarias”, afirma Leilane Benevides, diretora da Benevides Chocolates, empresa itabunense que já conquistou prêmio internacional pela qualidade dos seus produtos.

A empresa traz novidades não apenas na coleção em 2023. “Não estamos utilizando plástico em nenhuma de nossas embalagens de ovos”, afirma.

“Escolhemos embalar em papel e em tecido, contribuindo para conservar o meio ambiente, que são marcas do cacau e do chocolate do sul da Bahia”, explica.

Jerônimo Rodrigues embarca para a China nesta quarta (29)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (27), que decidiu manter a agenda do Governo da Bahia na China, após o adiamento da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático em razão de uma pneumonia. O governador e o restante da comitiva baiana viajarão depois de amanhã (29).

“O presidente Lula ainda se recupera de uma pneumonia. No entanto, decidi manter a viagem à China, com saída de Salvador nesta quarta-feira à noite. Temos uma extensa agenda de reuniões por lá, com ênfase na atração de investimentos que gerem emprego e renda para a Bahia”, escreveu Jerônimo em uma rede social.

A negociação da Build Your Dreams (BYD) para comprar a fábrica desativada pela Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, é um dos temas de interesse do Governo do Estado na missão internacional. Caso o negócio não seja concluído, a Bahia está disposta a oferecer incentivos para atrair a fabricante chinesa, a maior fabricante global de veículos elétricos e híbridos, conforme declaração recente do governador ao PIMENTA (relembre).

FIOL

Projetos de infraestrutura de transporte também vão na pasta da comitiva baiana, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), do VLT de Salvador e da Ponte Salvador-Itaparica. No caso da Fiol, o desafio é atrair investimentos para os trechos 2 e 3, concluindo a ligação do Porto Sul, em Ilhéus, a Figueirópolis, no Tocantins.

O primeiro trecho da Estrada de Ferro 334 (Fiol), de Ilhéus a Caetité, foi cedido à Bamin, responsável pela conclusão das obras e pela operação de 573km da ferrovia por 35 anos. O trecho 2, de Caetité a Barreira, teve 45% das obras tocadas pela Valec e será concedido à iniciativa privada em leilão, junto com o 3, que superou a fase de licenciamento ambiental.

Elisabeth Tenreiro foi socorrida, mas morreu em hospital || Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que um estudante atacou professores e alunos da Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, nesta segunda-feira (27). Armado com uma faca, o adolescente de 13 anos matou a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, e feriu mais três professores e dois colegas.

Elisabeth chegou a ser socorrida, mas morreu em um hospital da capital paulista. Na gravação, assim que o assassino deixa a sala de aula perseguindo outras vítimas, outro aluno se aproxima da professora e tenta ajudá-la.

Professoras desarmam e contêm autor de ataque || Reprodução/Youtube

O circuito interno também gravou a intervenção de duas professoras, que imobilizaram e desarmaram o assassino. Ele foi apreendido e está à disposição da Justiça. A Polícia Civil vai investigar a motivação do atentado.

O canal TV Afiada publicou vídeo do crime. As imagens são fortes.

Mural resume trajetória do professor Arléo Barbosa na entrada da nova escola || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 3 minutos

“Entregamos para a juventude uma obra ímpar, maravilhosa e queremos ver brilhar, nos olhos e sorrisos daqueles estudantes que ali estavam, a luz de um futuro melhor, mais digno, em uma sociedade mais justa e feliz”.

Julio Gomes e a ministra Ana Moser na inauguração do Colégio Arléo Barbosa

Julio Gomes

Quinta-feira, 23 de março de 2023. A agitação era grande e totalmente incomum na Barra do Itaípe, próximo ao local onde um dia já funcionou o antigo Centro Social Urbano (CSU), em Ilhéus. Havia muita polícia e bombeiros, mas não se tratava de crime nem acidente. É que, no início de uma tarde ensolarada, fazia-se a inauguração e entrega do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa.

Além de novo, grande, limpo, inovador e muito bonito, o Colégio também fazia uma justíssima e mais do que merecida homenagem ao educador Professor Arléo, mestre de várias gerações de ilheenses, professor brilhante e cuja vida se voltou para a Educação de forma exemplar. Tive a honra de ser seu aluno na Uesc e posso dar testemunho disto pessoalmente, sem medo de errar.

O Colégio surpreende porque, além da concepção moderna das salas de aula, dos laboratórios de química e de anatomia humana, da sala de informática, do teatro com toda a estrutura para quase 200 pessoas sentadas e de todos os demais espaços que se espera encontrar em uma escola de primeira qualidade, há também um notável aparelhamento para o desenvolvimento da cultura e do esporte, o que justificou a vinda para sua inauguração de ninguém menos do que a ministra dos Esportes, Ana Moser, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, que já representou nosso país em Olimpíadas e campeonatos mundiais, trazendo para nós inúmeras conquistas e medalhas.

Estudante observa piscina do Colégio Arléo Barbosa || Foto Pimenta

Dotado de piscina semiolímpica, quadras poliesportivas, espaços para dança e lutas, campo de futebol soçaite, minipista de atletismo e restaurante estudantil, o espaço surpreende pela grandeza e possibilidade de prática esportiva e de interação com a comunidade, apontando para um novo modelo de educação, que só pode existir com o amparo e presença do Estado subsidiando o alto custo de investimento e manutenção de todo aquele complexo voltado para a Educação.

Durante toda a inauguração festiva em que governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), ministra e toda a comitiva de deputados, prefeito e autoridades passearam exaustivamente pelo novo Colégio, não pude deixar de lembrar também de companheiros de lutas sociais e políticas já falecidos que, com absoluta certeza, sentiriam o maior júbilo se ali pudessem estar presentes.

Dr. José Carlos Ribeiro, Ruy Carlos de Carvalho, Adeilton “Tutuca”, Antônio Mendes e Jorge Luís do PSOL são alguns dos nomes que lembrei naquele momento, pensando no saudável orgulho que lhes traria presenciarem ver tudo aquilo ser entregue à juventude que mais precisa, aos filhos e filhas das periferias e dos morros, podendo perfeitamente incluir também os jovens de classes sociais mais bem situadas em nossa sociedade.

Pensei nos anos de luta como petista, nas reuniões sem fim, por vezes causticantes e até ácidas, em todas as dificuldades que enfrentamos e nos preconceitos que ainda são jogados cotidianamente sobre nós, por sermos democratas, progressistas, socialistas, de esquerda, e me vem à mente: que nada disso nos abata!

Campo e pista de atletismo da nova escola de Ilhéus || Foto Pimenta

Entregamos para a juventude uma obra ímpar, maravilhosa e queremos ver brilhar, nos olhos e sorrisos daqueles estudantes que ali estavam, a luz de um futuro melhor, mais digno, em uma sociedade mais justa e feliz, onde a instrução faça superar os preconceitos e onde a formação com amor vença o medo e o ódio. Viva a Educação!

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Uesc.

Ex-presidente da Câmara de Ilhéus, Lukas Paiva sofre segunda condenação criminal || Foto CMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A juíza Emanuele Vita Leite Armede, da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, condenou o ex-vereador Lukas Paiva a mais um ano de reclusão em decorrência da Operação Xavier, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que denunciou suposto esquema de desvio dinheiro da Câmara de Vereadores de Ilhéus, presidida pelo réu no biênio 2017-2018. Ele já havia sido condenado a 16 anos de reclusão em outro processo originado pela Xavier (relembre aqui e aqui).

Conforme a nova sentença contra o ex-vereador, publicada na última semana, ele teria agido para atrapalhar as investigações do MP, com auxílio de um amigo, o advogado Taciano Aragão Leite, que é réu em outro processo originado pela mesma denúncia do MP. Desmembrada da ação inicial, a denúncia contra Taciano ainda não foi julgada.

No entendimento do MP, acolhido parcialmente pela juíza, Lukas tentou influenciar outros réus e testemunhas em prejuízo ao andamento regular das investigações, inclusive na suposta tentativa de convencer o réu Rodrigo Alves dos Santos a não se tornar colaborador da Justiça. Rodrigo exerceu os cargos de tesoureiro e chefe do setor de RH da Câmara na gestão de Lukas, firmou acordo de delação com o MP e teve a pena extinta.

A denúncia também atribui aos réus a tentativa de esquentar um cheque emitido pela Câmara em nome de Orlando Querino, que, na época das investigações, ocupava cargo de confiança no Legislativo por indicação do vereador Cesar Porto (PSB). Ambos são apenas testemunhas do processo. A juíza ressalta que o nome de Orlando Querino foi usado como beneficiário do cheque sem o seu conhecimento.

“Desse modo, os réus [Lukas e Taciano] agiram em comunhão de desígnios com o objetivo de inviabilizar a descoberta da verdade a fim de que um terceiro, completamente inocente na história, fosse levado a assumir o recebimento indevido de recursos públicos”, diz trecho da sentença.

CRIME E PENA

A conduta de Lukas foi enquadrada como tentativa de embaraçar a investigação de crime de organização criminosa, como previsto no artigo segundo, parágrafo primeiro, da Lei das Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013). No entanto, ao contrário do MP, a juíza entendeu que não houve continuidade delitiva, “pois os diversos atos praticados pelo executor [Taciano] a mando de Lukas Paiva somente demonstram seu real significado criminoso quando examinados em seu conjunto”.

A juíza Emanuele Armede fixou a pena-base de Lukas Paiva em três anos de reclusão, mas a diminuiu para um ano com base no artigo 14, inciso dois, do Código Penal, que prevê a redução de até dois terços da pena de crime enquadrado na modalidade tentada, que não é consumado por motivos alheios à vontade do réu.

Por ter ficado preso durante 270 dias ao longo de 2020, de forma preventiva, restam a Lukas Paiva três meses de reclusão a cumprir, considerando apenas a sentença do último dia 20. Cabe recurso da decisão, e o ex-vereador tem direito a responder em liberdade a esse e aos demais processos da Operação Xavier.

Carro usado por bandidos foi apreendido pela 70ª CIPM || Foto PM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Alertados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), policiais da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram quatro criminosos armados, trafegando é um Citroën C4 na zona norte de Ilhéus, na noite de sábado (25). Os bandidos foram alcançados no bairro São Miguel, quando o veículo onde seguiam bateu em um muro. Eles abandonaram o carro e fugiram para dentro de um matagal.

Nesse momento, as equipes da 70ª CIPM ganharam reforço de duas patrulhas da Cipe Cacaueira e deram continuidade à perseguição. Segundo a PM, ao entrar no matagal, os policiais foram recebidos a tiros pelos bandidos e revidaram. No confronto, três criminosos foram baleados e um conseguiu fugir. Os homens feridos foram levados para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Na operação, policiais apreenderam uma pistola e dois revólveres || Foto PM

Além do carro, os policiais apreenderam uma pistola, dois revólveres e munições. Os corpos dos homens foram levados para identificação no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Quinho, presidente da UPB: esperança de avanço na pauta com o novo governo central
Tempo de leitura: < 1 minuto

A redução da alíquota do INSS paga pelos municípios, o reajuste da tabela do SUS e fortalecimento dos consórcios municipais são as principais pautas da marcha de prefeitos de todos os estados, em Brasília. O evento começa nesta terça-feira (28). Nos cálculos da União dos Municípios da Bahia (UPB), a comitiva do estado reunirá 800 gestores públicos, técnicos e vereadores na capital federal no evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A tabela do SUS, reforça Quinho, prefeito de Belo Campo e novo presidente da UPB, não é reajustada desde 2010. Ele não esconde a expectativa dos gestores quanto à nova relação com o governo central.

– Será uma marcha histórica porque temos um novo governo federal que já mostrou interesse em ouvir as nossas necessidades – afirma Quinho.

Até o dia 30, data de encerramento do evento, temas como a reforma tributária, censo demográfico, contabilidade municipal, consórcios públicos, SUS, educação, habitação e turismo também farão parte da programação.

REUNIÃO COM A BANCADA BAIANA

Durante a Marcha ocorrerá a tradicional reunião, realizada pela UPB, entre os prefeitos e prefeitas do estado com os deputados e senadores que fazem parte da bancada baiana no Congresso Nacional. Este ano, o evento acontecerá na quarta-feira (29), às 19h30. Além de apresentar a pauta municipalista prioritária, os gestores vão cobrar dos parlamentares do estado o apoio para a urgente aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS.

Dentre as quase 200 vagas, há oportunidades para técnico em Segurança do Trabalho || Foto Senac
Tempo de leitura: 3 minutos

Engenheiro mecânico, encarregado civil, motorista urbano, técnico em segurança do Trabalho, multioperador de calçados e supervisor de serviços são algumas das vagas abertas, nesta segunda-feira (27), nos municípios de Itabuna e Ilhéus, região sul, e Jequié, sudoeste, pelo SineBahia.

Os interessados devem procurar a unidade do serviço estadual nestes municípios. O horário limite para atendimento é 15h30min nas três localidades, de acordo com o SineBahia. Para lá, o candidato deve se dirigir portando carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de endereço.

Segundo o SineBahia, são 119 vagas em Itabuna, das quais 50 para jovens aprendizes, 51 em Jequié e 21 em Ilhéus.

A unidade de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A de Ilhéus está localizada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, e a de Jequié situa-se na Rua Octávio Mangabeira, no Mandacau. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis no SineBahia.

Leia Mais

Marina Silva: decreto de emergência climática em mais de mil municípios brasileiros || Foto Clóvis Miranda/Semcom
Tempo de leitura: 2 minutos

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, disse neste domingo (26) que o governo debate internamente a edição de um decreto para reconhecer estado de emergência climática em 1.038 municípios mapeados como mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.

CONFIRA TAMBÉM: CHUVAS PROVOCAM DESTRUIÇÃO E DEIXAM DESABRIGADOS NO SUL DA BAHIA

“Há uma sugestão que se está debatendo no governo para que se decrete estado de emergência climática permanente nos municípios comprovadamente vulneráveis, para que se tenha uma ação continuada”, disse a ministra ao visitar áreas atingidas por alagamentos em Manaus, na tarde de hoje (26). Na capital do Amazonas, as fortes chuvas deste sábado fizeram com que 172 famílias perdessem as casas.

Em entrevista coletiva, a ministra afirmou que a ciência já permite prever que eventos extremos, seja de seca ou de fortes chuvas, devem continuar e que, em alguns casos, até mesmo a remoção de populações de áreas de risco deverá ser planejada e executada.

Segundo Marina, esse seria o objetivo da decretação da emergência permanente: permitir que obras preventivas, como de estudos de solo, de drenagem e trabalhos de assistência social, possam ser adiantados. “Além da situação de emergência, são os projetos de prevenção, esses são projetos de médio e longo prazo”, explicou. “Nós estamos vivendo sob o efeito de mudanças climáticas que estão se agravando a cada dia”.

Se antecipando a críticas sobre a falta de transparência nos gastos públicos que uma situação de emergência acarreta, por contornar a Lei de Licitações, a ministra sugeriu a criação de uma estrutura permanente – com comitês, equipes de monitoramento e acadêmicos – para supervisionar a aplicação dos recursos públicos.

Ela afirmou que a população precisa ter clareza também das ações necessárias para mitigar a emissão de gases do efeito estufa e manter estável a temperatura do planeta. “É uma adaptação”, disse.

As declarações foram dadas ao lado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Manaus, David Almeida, que agradeceu a visita e a ajuda célere do governo federal. A medida de decretação de estado de emergência climática já havia sido adiantada por Marina Silva mais cedo, em Rio Branco.

 

ACRE

Na manhã deste domingo (26), ambos os ministros visitaram também Rio Branco, onde mais de 32 mil pessoas, em 48 bairros da capital acreana, foram prejudicadas até o momento pelas fortes chuvas e cheias repentinas do Rio Acre e seus sete igarapés principais, que começaram no fim da semana.

De acordo com o governo acreano, cerca de 1.050 pessoas estão desabrigadas, sem ter para onde ir e sendo acolhidas em abrigos. Outras 2.180 pessoas foram desalojadas – tiveram que deixar suas casas, mas têm para onde ir.

Técnicos da Defesa Civil Nacional acompanham as equipes ministeriais. De acordo com Góes, os servidores atuarão não somente em ações de atendimento aos necessitados, como também no desembaraço burocrático necessário para que o governo federal possa enviar recursos às prefeituras.

“Eles vão auxiliar os gestores municipais a preencherem os formulários para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. E também a realizarem os planos de trabalho para a solicitação de recursos federais para assistência humanitária, restabelecimento de vias públicas, pontes e até mesmo reconstrução das casas das pessoas atingidas pelo desastre”, disse o ministro. Informações d´Agência Brasil.

Radialista e assistente social, Edna Silva faleceu na última sexta || Foto Álbum da Família
Tempo de leitura: < 1 minuto

Edna Silva, um dos grandes nomes do entretenimento do rádio itabunense nos anos 60 a 80, faleceu na última sexta-feira (24) em Itororó, no centro-sul baiano. Servidora pública em Itabuna como assistente social, Josefa Vieira da Silva e o esposo, Germano Lopes Silva, agitavam o rádio com o Calouros do Germano.

Edna e o esposo atuaram na Rádio Clube (Nacional) e Difusora. O casal produzia e apresentava programas radiofônicos e nas noites de domingo Calouros do Germano, no antigo Teatrinho ABC, na Praça Octávio Mangabeira (Camacan). Os candidatos que mais se destacavam tinham a oportunidade de se apresentar no programa do Big-Ben, do saudoso Waldir Serrão, na TV Itapoan, em Salvador.

Para além do rádio, Edna Silva, anota o jornalista Luiz Conceição, criou o concurso Rainha dos Motoristas, que integrava os eventos festivos da categoria, no Dia de São Cristóvão. Tinha uma forte atuação na área social e ajudou na construção da Igreja São Cristóvão, no Bairro Emanoel Leão, onde ocorreu o velório neste final de semana. O corpo de Edna foi enterrado neste sábado, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

PESAR

A morte da assistente social levou autoridades a se expressarem, a exemplo do prefeito Augusto Castro. “Nesse momento de dor, manifesto em nome da população de Itabuna nosso pesar e pedimos a Deus que em sua santa misericórdia à receba com muita paz e luz”. Ela deixa duas filhas, netos e sobrinhos.

Apostas podem ser feitas até as 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

As seis dezenas do concurso 2.577 da Mega-Sena foram sorteadas na noite desse sábado (25), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Nenhuma aposta acertou os seis números: 12 – 18 – 22 – 31 – 44 – 50.

O prêmio de R$ 63.703.777, 84 acumulou. O valor estimado pela Caixa para o concurso 2.578 é R$ 75 milhões.

A quina registrou 123 acertadores. Cada um vai receber R$ 46.928,10. Já a quadra teve 9.192 apostas vencedoras e vai pagar prêmio individual de R$ 898,05.

O próximo concurso da Mega-Sena será na quarta-feira (29). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Brasil é derrotado por Marrocos || Foto Rafael Ribeiro/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Seleção Brasileira foi derrotada por Marrocos em amistoso disputado no Estádio Ibn Batouta, em Tânger (MAR), neste sábado (25). Casemiro marcou o gol do Brasil, enquanto Boufal e Sabiri assinalaram para os adversários na partida que terminou 2 a 1.

O primeiro tempo começou de forma truncada e com muitas disputas físicas. A Seleção teve uma grande oportunidade aos 23, quando Bono errou a saída de bola, Rony chutou, o arqueiro rebateu e Andrey finalizou para nova defesa do goleiro.

Na altura dos 25 minutos, Vini Jr. foi lançado em velocidade, Bono chutou de forma estranha e o brasileiro tocou por cobertura para as redes, mas o impedimento foi marcado. Já aos 29, Boufal recebeu na área e abriu o placar para os marroquinos.

Após o intervalo, o Brasil voltou ainda mais no ataque em busca do empate. Logo aos dois minutos, Rodrygo arriscou um voleio de fora da área e Bono espalmou. Weverton fez linda defesa em chute de Ounahi, aos oito.

A Seleção Brasileira chegou ao empate aos 21min: Casemiro recebeu de Paquetá na entrada da área e chutou colocado, para vencer o goleiro, deixando tudo igual. No entanto, aos 34, Sabiri finalizou de dentro da área, ampliou para o Marrocos e definiu o placar.

BRASIL: Weverton; Emerson Royal (Arthur), Éder Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro, Andrey (Raphael Veiga) e Lucas Paquetá (Yuri Alberto); Rodrygo (Vitor Roque), Vini Jr. e Rony (Antony). Técnico: Ramon Menezes.

Chuvas deixaram várias famílias desabrigadas e desalojadas em Itacaré || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

As fortes chuvas que caíram nas últimas horas causaram prejuízos no sul e baixo-sul da Bahia. Em Itacaré, um canal de macrodrenagem não deu conta do grande volume de água e transbordou,  causando a inundação de dezenas de casas no bairro da Passagem. Houve alagamento também no bairro São Miguel. Muitos moradores tiveram que deixar o local às pressas e buscaram abrigo em casa de amigos e familiares. Vários veículos foram inundados e danificados.

Dois imóveis no Bairro Novo desabaram em Itacaré

Outros desabrigados dos bairros da Passagem e São Miguel foram levados pela Secretaria de Desenvolvimento Social para escolas no município, segundo confirmou ao PIMENTA a Assessoria de Comunicação de Itacaré, na noite deste sábado (25).  Houve ainda o desabamento de uma casa e uma construção, no bairro Santo Antônio (bairro Novo), onde mais de 70% dos imóveis foram erguidos numa encosta.

Temporal alagou ruas em Itacaré

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no bairro Santo Antônio para vistoriar os imóveis e recomendou aos moradores próximos de onde ocorreram os incidentes que deixassem o local. Além desses incidentes, houve alagamentos em outras áreas da cidade. A expectativa é de que a secretária de Desenvolvimento Social de Itacaré, Juliana Novais, divulgue, ainda neste domingo (26), um balanço do número de desabrigados e das ações adotadas pelo governo municipal.

Houve incidentes também em Ilhéus. Foram registrados alagamentos em bairros como Teotônio, Vilela, Nelson Costa e São Miguel e no centro da cidade, além de deslizamento de parte de uma encosta no Alto Nerival (foto abaixo). Em Itabuna, houve vários pontos de alagamento, mas nenhuma ocorrência com maior gravidade até o momento.

Houve deslizamento no Alto do Nerival

Em Camamu, no baixo sul-baiano,  foram registrados pontos de alagamento em diversos bairros. A parte de uma igreja desabou. Não houve feridos. Na cidade, choveu 65 mililitros em 24 horas.  De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva para o sul e baixo-sul da Bahia neste domingo (26).