São mais de 10 vagas de gerência em supermercado nesta quarta
Tempo de leitura: 5 minutos

A quarta-feira (29) no SineBahia começa com oferta de 11 vagas de gerências em novo supermercado de grande grupo do atacarejo que está se instalado em Itabuna. No total, são 152 oportunidades de trabalho em Ilhéus e Itabuna, incluindo 50 para jovens aprendizes na área de telemarketing.

Os interessados devem procurar o SineBahia nos dois municípios até as 15h30min desta quarta-feira. Os documentos exigidos para se cadastrar e disputar vagas vão de carteiras de Trabalho e de Identidade a CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade.

A unidade de Itabuna, para onde estão sendo oferecidas vagas de gerência em supermercado, está situada no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, a unidade do SineBahia atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas.

Leia Mais

Distribuição de vouchers para o peixe da Semana Santa começa na quinta-feira (30) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 1 minuto

Moradores de Itabuna vão receber, na quinta (30) e na sexta-feira (31), os vouchers dos kits da Semana Santa. Os beneficiados serão pessoas em em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda, cadastradas previamente pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

A entrega dos kits ocorrerá na próxima semana das 8 às 14h, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e bairros de abrangência, e na quadra do Colégio CISO. Terão direito a receber o Kit as famílias inscritas no CadÚnico, com a folha de resumo atualizada desde de 2021 e um documento com foto. Também as famílias cadastradas pelos CRAS, que possuam renda per capita de até R$ 105 e, pelo menos, duas pessoas na composição familiar.

A secretária interina de Promoção Social e Combate à Pobreza, Suze Mayre Azevedo, adianta que o voucher dará direito a cerca de dois quilos de peixe, arroz, leite de coco, dendê e ainda uma caixa de chocolates. Segundo a secretária interina, o município tem uma grande população carente em situação vulnerável, o que tem motivado o prefeito Augusto Castro a manter importantes programas de combate à fome, a exemplo do Comida na Mesa, executado desde o início da gestão.

PREOCUPAÇÃO SOCIAL

Para ela, a distribuição dos kits demonstra preocupação social nesse período de Quaresma em que os cristãos refletem a respeito do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. “Também um olhar sensível e gesto humano, visando minimizar o sofrimento e a fome de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou de pobreza”, afirmou.

A secretária lamentou o fato de que nem todas as famílias cadastradas no CadÚnico receberão o Kit Semana Santa. Segundo ela, são famílias que têm alguma renda e vivem em melhor condição do que aquelas em situação de extrema pobreza.

Cientistas baianos avançam na pesquisa sobre a doença de Parkinson || Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Um pesquisador do município baiano de Remanso desenvolveu, com a participação de outros cientistas, um estudo sobre o diagnóstico precoce da doença de Parkinson. A pesquisa por inteligência artificial utilizou uma base de dados pública que contém sinais de eletroencefalograma de indivíduos com a Doença de Parkinson (DP) e de indivíduos sem a enfermidade.

O pesquisador Bruno Fonseca explica que nos sinais de eletroencefalograma foram utilizadas ferramentas matemáticas. “Nesse caso, Hjorth features, para extrair biomarcadores da doença que, em conjunto com técnicas de inteligência artificial (IA), permitiram realizar a identificação automática dos pacientes”, detalha.

Segundo o pesquisador, o estudo gerou resultado promissor para o descobrimento precoce da patologia. “Foi possível alcançar uma acurácia acima de 89% na identificação dos indivíduos portadores da DP. Também foi possível inferir que os lóbulos parietal, frontal, central e occipital foram as regiões do cérebro mais significativas para distinguir os pacientes dos indivíduos de controle, ou seja, pessoas sem Parkinson. O trabalho desenvolvido traz a novidade do uso da Hjorth features como biomarcadores da doença, que, até onde sabemos, ainda não havia sido explorado no meio científico”.

Leia Mais

Mulher enterrada viva foi resgatada pela Polícia Militar || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma mulher de 36 anos foi resgatada viva, na manhã desta terça-feira (28), de dentro de um túmulo no Cemitério Municipal de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata de Minas Gerais. Acusada de envolvimento com tráfico de drogas, ela foi resgatada por equipes da 4ª Região de Polícia Militar (RPM).

A mulher, que não teve o nome divulgado, foi sepultada, ainda viva, num túmulo vertical. Os militares, ao ouvirem gritos de “socorro”, quebraram a parede de tijolos e retiraram a mulher, que apresentava ferimentos na cabeça e vários cortes pelo corpo.

PMs observam túmulo de onde mulher foi retirada || Foto Divulgação

A Polícia Militar foi acionada após coveiros de cemitério municipal de Visconde Do Rio Branco visualizarem uma catacumba fechada com tijolo e cimento fresco e com marcas de sangue próximo ao local. Depois de retirada do túmulo, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado e a mulher socorrida ao hospital São João Batista.

Segundo a vítima, ela se encontrava em casa na companhia do marido, quando teve a residência invadia por dois bandidos encapuzados que a agrediram. Disse também, que seu esposo foi agredido, contudo conseguiu desvencilhar e evadir da presença dos invasores. A partir daí, não se lembra de mais nada, até acordar no túmulo. Confessou ainda que havia guardado armas e drogas para dois indivíduos e que esse material fora extraviado.

O serviço de Inteligência apurou um envolvimento da mulher com o uso, tráfico de drogas e furto. Os suspeitos de 20 e 22 anos foram identificados e ainda não foram localizados pela polícia. A ocorrência foi registrada na delegacia de Polícia Civil de Visconde do Rio Branco. O caso é investigado pelo delegado da Regional de Ubá, Diego Candian Alves

Governador Jerônimo Rodrigues participa da primeira entrega do Bahia Sem Fome
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado distribuiu, nesta terça-feira (28), as primeiras 11 mil cestas básicas do programa Bahia Sem Fome. A ação foi realizada simultaneamente em seis localidades. O ato em Salvador teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), na sede do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, onde foram entregues 500 kits contendo itens não perecíveis, a exemplo de arroz, feijão, café e açúcar.

As ações simultâneas foram realizadas em outros dois pontos da capital, além de Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. O Bahia Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação Geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, e envolve diversas secretarias.

“Neste momento, estamos fazendo de forma paralela seis entregas simultâneas de 11 mil cestas, a equipe do Governo está espalhada para garantir isso. Até hoje, conseguimos arrecadar cerca de 130 toneladas de alimentos, e a campanha vai perdurar por quanto tempo for necessário. Paralelamente a isso, estamos trabalhando para que todas as necessidades da população sejam atendidas, em projetos de habitação, saúde e geração de empregos”, explicou Jerônimo Rodrigues.

Conferência será no auditório da Fasa Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) recebe, a partir das 13h desta quarta-feira (30), a décima Conferência Municipal de Saúde. Promovida pela Secretaria de Saúde de Itabuna, a atividade seguirá no dia seguinte, das 8h às 16h, no mesmo local.

O tema da Conferência é  “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. De acordo com a secretária de Saúde do município, Lívia Mendes Aguiar, essa é a oportunidade de debater as políticas públicas de saúde, com a participação da sociedade, para remediar ou buscar soluções não só para os problemas nos serviços locais, mas em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).

As discussões preliminares foram travadas nas pré-conferências, na última semana, nos quatro módulos da Atenção Primária. As pautas levantadas serão levadas à Conferência com representação dos vários segmentos sociais, gestores e usuários do SUS. O evento também vai definir os delegados que representarão Itabuna na décima primeira Conferência Estadual de Saúde, em Salvador.

Mãe Ilza é convidada especial de roda de conversa em Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mãe Ilza Mukalê, mameto-de-inquice do terreiro de candomblé Matamba Tombecy Neto, é a convidada especial para a mesa redonda sobre as tradições africanas no Brasil, promovida pela Academia de Letras de Ilhéus (ALI), a partir das 16h desta terça-feira (28), na sede da instituição, localizada na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 89, no Centro Histórico, quase em frente ao Teatro Municipal.

Também vão compor a mesa o músico Marinho Santos (Gongombira), Carlos Alaboji (Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon) e os professores André Rosa (Uesc) e Anarlei Menezes (Instituto Nossa Senhora da Piedade), a quem caberá a mediação da conversa. A entrada é gratuita.

Audiência pública debate remoção de mensagens criminosas da internet || Foto Nelson Jr./STF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (28), o Supremo Tribunal Federal (STF) promove audiência pública sobre as regras do Marco Civil da Internet. O debate foi convocado pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, relatores de ações que tratam da responsabilidade de provedores na remoção de conteúdos com desinformação, disseminação de discurso de ódio de forma extrajudicial, sem determinação expressa da Justiça.

A Corte vai ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para obter informações técnicas, econômicas e jurídicas antes de julgar a questão.

Os debates começaram às 9h e reúnem representantes das empresas que operam as redes sociais, como Google e Facebook, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Representantes de Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também participam.

No processo relatado pelo ministro Fux, o STF vai discutir se uma empresa que hospeda site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los ao ar sem intervenção judicial. Na ação relatada por Dias Toffoli, o Tribunal vai julgar a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos.

Concurso dos Correios oferece vagas em todo o país
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios. São 4.382 vagas imediatas em todo o país, além de formação de cadastro reserva. No sul da Bahia, há 4 vagas para Ilhéus e 6 para Itabuna. O certame reserva oportunidades para pessoa com deficiência e para pessoa negra (preta ou parda). Clique aqui para acessar a relação completa de cidades contempladas.

Para concorrer, é necessário ter de 14 a 21 anos; estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental; estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio; e não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios.

A seleção terá validade de um ano e poderá ser renovada por mais um ano. As oportunidades são para assistente administrativo e assistente de logística, nas modalidades presencial e a distância.

A remuneração será vinculada ao valor do salário mínimo e correspondente ao tamanho da jornada contratada. Os contratados também vão receber auxílio financeiro para transporte e alimentação.

As inscrições começaram nesta segunda-feira (27) e seguirão até 21 de abril, sem custo, e devem ser feitas no site dos Correios. Confira mais informações no edital de abertura.

Homem preso em Itacaré será levado para o Conjunto Penal de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (28), mandado de prisão contra um homem investigado por estupro de vulnerável. A vítima é uma menina de 13 anos, enteada do investigado. Segundo as investigações, V.F.S., de 30 anos, cometeu vários abusos contra a adolescente, o que só veio à tona depois que professoras começaram a notar mudanças no comportamento da vítima.

Uma psicopedagoga da escola onde a adolescente estudava, no distrito de Taboquinhas, afirmou que a menina era muito comunicativa e alegre, mas, de uma hora para outra, se tornou arredia e calada, isolando-se dos demais colegas. Essa atitude despertou a atenção da equipe e, após muitas conversas, a adolescente acabou revelando com detalhes os abusos cometidos pelo padrasto.

A escola acionou o Conselho Tutelar e o órgão registrou boletim de ocorrência na Delegacia. Após ouvir testemunhas e verificar a gravidade dos fatos apurados, o delegado de Polícia Ricardo Ribeiro, titular de Itacaré, solicitou a prisão preventiva do suspeito, que foi concedida pela Vara Crime.

Após o cumprimento do mandado de prisão, V.F.S. foi interrogado e encaminhado para exame de corpo de delito. O suspeito ficará custodiado no Conjunto Penal de Itabuna, aguardando audiência de custódia.

“É importante destacar como o trabalho em rede é importante nesses casos, ressaltando especialmente o papel da escola, que muitas vezes é o local onde crianças e adolescentes mais interagem e onde se pode identificar qualquer sinal de maus-tratos ou abusos”, explica o delegado.

Nos últimos 15 dias, a Delegacia de Itacaré já cumpriu dois mandados de prisão de homens investigados por suposto abuso sexual cometido em ambiente doméstico. Nos dois casos, as vítimas eram enteadas dos suspeitos. De acordo com a Polícia Civil, a manutenção das prisões de ambos por tempo indeterminado é necessária para garantir o andamento das investigações e evitar a intimidação das vítimas.

Os grupos da Libertadores em 2023 || Arte Conmebol/Twitter
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Conmebol sorteou os grupos da edição 2023 da Copa Libertadores na noite desta segunda-feira (27) em Luque (Paraguai). O Brasil será representado na competição por sete equipes – Athletico-PR, Atlético-MG (que garantiu a vaga na fase prévia do torneio continental), Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.

Atual campeão da Libertadores, o Flamengo é cabeça de chave do Grupo A, que também conta com Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile).

Apenas duas chaves não contam com representantes do Brasil. O Grupo F é formado por Boca Juniors (Argentina), Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia). Já o Grupo H tem com Olimpia (Paraguai), Atletico Nacional (Colômbia), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).

SineBahia anuncia vagas de emprego para hoje || Foto Radar AM
Tempo de leitura: 3 minutos

Profissionais das áreas de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, Serviços, Comércio e Construção Civil têm, pelo menos, 124 oportunidades de trabalho nesta terça-feira (28), informa o SineBahia. O órgão estadual também faz a seleção de 50 jovens aprendizes em Itabuna, com remuneração mensal de meio salário mínimo mais benefícios.

Nesta terça, há 106 vagas em Itabuna, 50 em Jequié e 18 em Ilhéus, de acordo com o SineBahia. Todas as vagas anunciadas podem ser conferidas mais abaixo e estão separadas por cidades.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nestes três municípios, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de endereço, além de certificado de cursos, caso possua. O atendimento vai até as 15h30min.

A unidade do SineBahia de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá e tem acesso lateral nas primeiras horas da manhã. A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu. Em Jequié, o atendimento é feito na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas em Itabuna, Ilhéus e Jequié.

Leia Mais

Secretaria de Trânsito de Itabuna inicia inspeção na frota de táxi || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna iniciou, nesta segunda-feira (27), a vistoria anual na frota de táxis do município. A inspeção nos veículos ocorre até o dia 14 de abril, no pátio da SETTRAN, na rua Jorge Amado, no bairro Lomanto. A verificação é feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h. Veja o cronograma no final do texto.

Durante a inspeção, são avaliados itens de segurança do veículo dentre eles: taxímetro, seta, farol, buzina, limpador de para-brisas, luz de placa, freio, funcionamento da parte elétrica, triângulo de sinalização, chave de roda, estepe, conservação da lataria e disposição da identificação.

Os táxis regularizados são identificados pelo selo da SETTRAN com o respectivo ano. O veículo deve ser branco, com faixas laterais e a numeração de alvará e praça. O selo deve estar fixado no para-brisa dianteiro do automóvel, garantindo ao passageiro que se encontra apto à realização do serviço público de transporte.

CALENDÁRIO VISTORIA TÁXI

TÁXI VISTORIA T0001                               T0050 27/03/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0051                               T0100 28/03/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0101                               T0150 29/03/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0151                               T0200 30/03/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA TO201                              T0250 31/03/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0251                               T0300 03/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA TO301                               T0350 04/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA TO351                               TO400 05/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0401                               T0450 10/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA TO451                               T0500 11/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0501                               T0550 12/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0551                                T0600 13/04/2023 8H ÀS 14H
TÁXI VISTORIA T0601                               T0650 14/04/2023 8H ÀS 14H

UFSB abre vagas em curso superior em Produção de Cacau e Chocolate || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abriu, nesta segunda-feira (27), inscrições para processos seletivos para ingresso na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI) e para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate. No caso da Rede CUNI, são ofertadas 440 vagas para ingresso nas licenciaturas interdisciplinares.

As vagas são para os campi Jorge Amado, em Itabuna; Sosígenes Costa, em Porto Seguro; e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e nos colégios universitários vinculados a cada campus. Os cursos oferecidos na Rede CUNI são licenciaturas interdisciplinares, voltadas para a formação de professores e pertencentes ao 1º Ciclo.

O primeiro ano de estudos é nas estruturas da rede CUNI nos colégios estaduais, com componentes curriculares ofertados durante o primeiro ano do curso, de forma híbrida. Ao fim deste período, os estudantes terão suas matrículas transferidas para a sede do campus ao qual o Colégio Universitário está vinculado. Posteriormente, é possível participar dos editais de ingresso nos cursos de 2º Ciclo, que são outras graduações profissionalizantes.

CURSO SUPERIOR

No segundo processo seletivo para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, são 36 vagas. A inscrição pode ser feita até o dia 6 de abril pelo formulário eletrônico. A classificação dos inscritos vai considerar a maior nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos quatro anos. Quem for selecionado iniciará as aulas no quadrimestre letivo 2023.2, que inicia em 29 de maio.

O Curso Superior em Tecnologia de Produção de Cacau e Chocolates está selecionando integrantes da sua primeira turma, após a criação no segundo semestre de 2022. Metade das 50 vagas previstas foram oferecidas na primeira seleção aberta este ano, voltada para os concluintes do curso técnico em Agroindústria do CEEE Nelson Schaun, pelo programa Itinerário Contínuo.

O edital conjunto da Rede CUNI e do CST abre seleção com as 36 vagas restantes, desta vez para o público em geral. Quem for selecionado e matriculado já começará as aulas no Campus Jorge Amado, no segundo quadrimestre letivo do ano. Acesse aqui para fazer a inscrição.

O CST em Produção de Cacau e Chocolate está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF). Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.

DPE-BA publica resultado do processo seletivo para contratar servidores || Foto Thaís Faria
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) publicou o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de funcionários por tempo determinado, com contrato de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O processo visa o preenchimento de 115 vagas nos cargos de analistas técnicos, e teve mais de 5 mil inscritos.

A lista com os nomes dos aprovados e classificados, as opções de cargos, as notas obtidas, os critérios de desempate e a ordem de classificação está disponível no Diário Oficial Eletrônico da DPE-BA e também no site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico, que organizou o processo seletivo. Os contratos terão validade de dois anos e pode ser prorrogada por igual período.

As vagas são para os cargos de analista técnico em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores, Jornalismo, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia) e mais cadastro de reserva em três outras áreas (Design, Produção Audiovisual e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda). Acesse aqui a lista de aprovados.