Augusto Castro assina ordem de serviço de programa de R$ 13,7 milhões || Foto Pedro Augusto/PMI
Tempo de leitura: < 1minuto
A Prefeitura de Itabuna lançou programa com previsão de investimento de R$ 13,7 milhões em revitalização, requalificação e melhoria de iluminação nos bairros, distritos e centro da cidade. O Ilumina Itabuna foi lançado nesta semana pelo prefeito Augusto Castro, quando assinou ordem de serviço com o Consórcio Grapiúna IP, integrado pelas empresas Compacta Engenharia, Ghia Engenharia e Sativa Engenharia.
Segundo Augusto, o investimento é anunciado num momento em que o município enfrenta dificuldades financeiras, mas os recursos estão assegurados. Ele tratou o Ilumina Itabuna como o maior programa de gestão e eficiência energética da história do município.
– Administrar um município do porte de Itabuna, que acumula demandas reprimidas em todos os setores nas últimas décadas, principalmente na área de infraestrutura, é missão muito complexa, exige austeridade e racionalidade nos gastos públicos. Por conta desta postura, estamos hoje lançando este programa e superando desafios, a exemplo da execução do Mais Água para a Cidade – frisou o prefeito.
Augusto ainda ressaltou os impactos do programa em segurança pública e mobilidade para pedestres e condutores.
ESTUDOS
A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, falou de sua expectativa com Ilumina Itabuna, aguardado desde o início, quando Augusto Castro determinou a realização de estudos e projeto para a melhoria da iluminação pública. “Através deste programa, Itabuna ganhará um dos mais modernos sistemas de iluminação no interior da Bahia, inclusive com uso de lâmpadas de LED”, disse.
O engenheiro eletricista Mailton de Moura, representante do Consórcio Grapiúna IP, disse que serão utilizados quatro caminhões-cesto e dois carros menores com seis equipes de campo com motoristas e eletricistas para executar ações do Ilumina Itabuna. “A previsão é [de] que num prazo de dois meses a gente consiga revitalizar todo o parque de iluminação pública da cidade”, concluiu.
Julio Gomes escreve sobre as marteladas histéricas de Tarcísio de Freitas || Imagens Redes Sociais/Reprodução
Tempo de leitura: 3minutos
“Há muito tempo se confunde masculinidade com grosseria, virilidade com estupidez, exercício da autoridade com truculência e autoritarismo, e a forma de agir adotada pelo Governador reforça todos estes equivocados estereótipos”.
Julio Cezar de Oliveira Gomes
Viralizou nas redes sociais a imagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, batendo o martelo no leilão da disputa pela arrematação das obras de um trecho Rodoanel paulista, uma importante obra de infraestrutura situada na região metropolitana de São Paulo que definiu, recentemente, a empresa ganhadora da licitação que irá administrar parte deste anel viário pelos próximos 31 anos.
Embora seja uma obra de grande importância, envolvendo bilhões, não é sobre a obra nem sobre a política implementada pelo governador que desejamos falar, mas sobre a simbologia de determinados atos e gestos no imaginário popular.
É muito fácil encontrar na internet e assistir ao vídeo das marteladas do governador Tarcísio, que podem ser vistas, entre diversos outros, neste link: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/governador-de-sp-quase-quebra-martelo-da-b3-apos-leilao-de-trecho-do-rodoanel-e-video-viraliza-veja/
Quando assistimos à violência das seis marretadas desferidas com toda a força pelo governador, seguidas do ato de atirar para fora da mesa o martelo utilizado, temos de imediato a sensação de um ato forte, viril, masculino, cheio de energia e imparável na sua ação. Sem dúvida, uma excelente imagem para o marketing político.
Mas, como isso funciona no imaginário da população, para além da política?
É assim que deve ser quem nos governa? Uma pessoa do sexo masculino que, com força física, impõe sua decisão sobre tudo e todos, batendo arrogantemente com o objeto que possui nas mãos? É assim que nós também devemos ser?
Um Presidente, um Governador ou mesmo o prefeito de nossa cidade, assim como os astros do esporte ou do mundo das artes, são modelo de conduta, paradigma a ser copiado pelas demais pessoas, sobretudo de forma inconsciente.
Vendo um governador agir daquela forma em uma cerimônia pública, fico a me perguntar: como agirá o chefe de um setor no trato com seus subordinados? Como será o tratamento do gerente da empresa com um funcionário humilde? Como se comportará um diretor em face de uma funcionária mulher que lhe é subordinada, sobretudo se estiverem a sós?
Saindo do mundo do trabalho e adotando como modelo a forma de agir do governador Tarcísio, como será a atitude do homem ao retornar para casa e encontrar sua mulher que não trabalha fora do ambiente doméstico? Como será a abordagem da polícia, à noite e em local ermo, em face de um jovem da periferia? Em resumo, como se comportará qualquer pessoa que, por determinada contingência social, econômica ou política, esteja em condição de dar ordens e impor-se a seus subordinados?
Há muito tempo se confunde masculinidade com grosseria, virilidade com estupidez, exercício da autoridade com truculência e autoritarismo, e a forma de agir adotada pelo Governador reforça todos estes equivocados estereótipos.
Entretanto, ser homem de verdade está muito além disso, deste senso comum infeliz e infelicitante. Na verdade, cabe ao homem buscar na moderação, na educação, a maneira mais adequada de ser firme, positivo, sem precisar ser um troglodita das cavernas.
Quem é homem de verdade compreende que já temos testosterona o suficiente no sangue e que tendemos a ser, por nossa natureza masculina, mais impulsivos, lascivos e violentos do que seria desejável em uma sociedade civilizada. Nosso esforço deve ser para moderar nossa natureza animal, sem abrir mão de sermos do sexo masculino.
Para além disso, o que sobra são palhaçadas feitas para “agradar à torcida” e atrair a atenção dos incautos, tais como aquela protagonizada pelo Governador de São Paulo.
Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Uesc.
Máquinas e trabalhadores em ação nas obras da BA-649 || Fotos Zédrone
Tempo de leitura: 2minutos
As obras de terraplanagem da BA-649 alcançaram a Vila do Japu, na altura do quilômetro 16 do traçado que começa na Fazenda Progresso, em Itabuna, e vai até o Banco da Vitória, em Ilhéus. Nesta publicação, o PIMENTA traz fotos inéditas da futura estrada, registradas ontem (30) pela produtora Zédrone.
Terraplanagem alcança quilômetro 16 do traçado da BA-649
O investimento é de R$ 196 milhões e o trabalho deverá ser concluído até janeiro de 2024, conforme a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
Investimento na obra é de R$ 196 milhões, segundo Estado
Construída à direita do curso do Rio Cachoeira, a nova rodovia terá mão única, no sentido Itabuna-Ilhéus, complementando a infraestrutura de transporte da região, segundo o Governo do Estado, responsável pela obra.
Governo do Estado prevê entrega da rodovia em janeiro de 2024
Trecho de 8 km da pista já recebeu pavimentação, e os pontos de ônibus estão em construção ao lado da via. De acordo com a Seinfra, quando pronta, a estrada reduzirá o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do sul da Bahia para 40 minutos. Atualmente, o trajeto leva cerca de 1h.
Reinauguração do Adonias Filho tem nova data prevista || Foto de Arquivo/GOVBA
Tempo de leitura: < 1minuto
A Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) anunciou que a requalificação do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, será concluída até maio. Segundo o Governo do Estado, o investimento nas obras chegou a R$ 3,6 milhões.
A reforma abrangeu o auditório, que recebeu poltronas novas, iluminação cênica e ar condicionado central, além da recuperação do telhado, pintura e substituição das instalações elétricas e hidráulicas, conforme o Estado.
Quando as obras começaram, no ano passado, havia a previsão de entrega dois meses depois, no dia 28 de julho, data de aniversário de Itabuna.
ARTISTAS CELEBRAM
“O Centro de Cultura é a nossa casa. Para nós, artistas, esse é um espaço fundamental para que a gente possa apresentar nossa produção e receber artistas de outras regiões. É uma referência para todos os que amam a cultura grapiúna”, declarou o músico Jaffet Ornellas. Já o ator Lucas Oliveira deseja ver o espaço ocupado com projetos permanentes e oficinas artísticas.
De acordo com o poeta Walmir do Carmo, “o Centro de Cultura é um templo da arte regional e está fazendo muita falta para a produção de espetáculos. Essa requalificação é muito importante para que os artistas voltem a ocupar um espaço fundamental para a arte e a cultura em Itabuna”.
A atriz Alba Cristina lembrou a frase de Milton Nascimento a Roger Waters, quando as estrelas debateram sobre um show do brasileiro em Israel. “Todo artista deve estar onde o povo está”, disse Milton durante a polêmica de 2019. Parafraseando Milton, Alba enfatizou a importância da existência de um espaço cultural no Centro da cidade, acessível aos moradores dela. “Faço reverência a essa reabertura, porque valoriza a arte e os artistas grapiúnas”, acrescentou.
Temporada promete ser de maior equilíbrio entre os grandes clubes do país || Pixabay
Tempo de leitura: 2minutos
O grande equilíbrio de forças entre os clubes do Brasil sempre foi um dos charmes do nosso futebol. Enquanto na maioria dos países há duas ou três equipes que todos os anos conquistam os principais títulos, aqui sempre houve uma grande alternância. E a temporada 2023 deverá ser uma das mais equilibradas dos últimos anos, afinal, muitos times se reforçaram e outros conseguiram manter suas principais peças. Por isso, torcedores de diversos estados já estão fazendo suas apostas para este ano. Se você também gosta de tentar prever resultados, leia mais sobre o assunto e dê os seus palpites.
Quem vencerá o Brasileirão 2023? E a Libertadores? Essas são algumas das perguntas mais feitas pelos torcedores brasileiros. Bem, há muitos clubes fortes na atual temporada, a começar por Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. O trio vem, ao longo dos últimos anos, mantendo uma certa hegemonia no futebol nacional.
Com elencos muito valiosos, os três clubes, sem dúvidas, são fortes candidatos tanto ao título do Brasieirão quanto ao da Libertadores. Mas os outros quatro brasileiros que estão disputando a competição continental também têm muitos pontos fortes. Talvez o mais pronto, no momento, seja o Athletico Paranaense, que já ficou com o vice-campeonato da América no ano passado.
De todo modo, os torcedores de Corinthians, Fluminense e Internacional também têm bons motivos para confiar em seus clubes. Além do peso das camisas, os três fizeram uma boa temporada no ano passado e contam com bons jogadores no elenco. Em uma competição como a Libertadores, disputada no formato mata-mata, eles podem complicar a vida de qualquer rival.
LIBERTADORES
Todos esses clubes que estão na Libertadores também são fortes candidatos no Brasileirão, embora esta seja uma competição que já exige um elenco mais encorpado. Portanto, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro, atualmente, parecem estar um pouco à frente dos demais. No entanto, o futebol é bastante movido pelo lado psicológico e se uma equipe conquistar algumas vitórias em sequência e embalar, muito dificilmente será alcançada.
Mas como se não bastassem todos os times já citados, há outros que viraram SAF e já estão montando elencos interessantes, como o Botafogo, o Bahia e o Vasco. Dessa forma, a temporada 2023 tem tudo para ser uma das mais emocionantes dos últimos tempos. Com tanto equilíbrio, os times que quiserem vencer os principais títulos terão de encarar cada jogo como uma verdadeira decisão. Que os torcedores já se preparem para assistir a jogos muito emocionantes ao longo do ano.
Anízio e Marcos Vinícios com Friedericke Sabiel, representante da Embaixada da Alemanha || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT) retorna de Brasília com saldo positivo após participar da Marcha de Prefeitos na capital federal e ter encontros com autoridades do turismo e do clima e reunir-se com representantes da Embaixada da Alemanha.
Na Embaixada, Tonho foi recebido pela conselheira para Assuntos Ambientais, Friedericke Sabiel. Ambos avaliaram a execução do projeto Lixão Nunca Mais em Itacaré. Friedericke sinalizou, para ainda este ano, possibilidade de novas parcerias no município da Costa do Cacau e um dos principais destinos turísticos da Bahia.
Na viagem, o prefeito, acompanhado do secretário de Administração, Marcos Vinícius Souza, assinou o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, na quarta-feira (29), na sede da GIZ, em ato que contou com a participação de Stephanie Horel, gestora dos programas da Delegação da União Europeia no Brasil, e Hélinah Cardoso, coordenadora do Pacto Global.
Prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio, assina Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é considerado a maior aliança mundial de prefeitos e líderes locais, compromissados com a ação climática. Também presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS), destacou a importância da adesão dos municípios ao Pacto:
– É através da aliança com parceiros que conseguiremos acelerar as iniciativas em prol do clima e da energia, que levem a um futuro inclusivo, justo, de baixas emissões e resiliente climaticamente – explicou.
Tonho de Anízio com Stephanie Horel e Hélinah Cardoso
De acordo com Helinah Cardoso, a adesão ao Pacto Global de Prefeitos requer um empenho para implementar políticas e assumir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preparar para os impactos das mudanças climáticas, aumentar o acesso à energia sustentável e controlar o progresso em direção a esses objetivos.
METAS
Dentro de até três anos, Itacaré irá desenvolver um inventário de emissões de gases do efeito estufa; uma pesquisa sobre os riscos e vulnerabilidades climáticas; melhorar o acesso à energia sustentável e acessível e elaborar planos para abordar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas. “A cidade tem que inserir o clima na sua discussão, integrando a agenda climática na pauta municipal”, finalizou Antônio de Anízio.
Fiscal contábil é uma das mais de 20 vagas disponíveis em Ilhéus, segundo SineBahia
Tempo de leitura: 2minutos
Analista de Marketing, Analista Contábil, Fiscal Contábil, Encarregado Civil e Confeccionador de Calçados são algumas das vagas de emprego anunciadas pelo SineBahia em Ilhéus e em Jequié, nesta sexta-feira (31).
São 21 vagas em Ilhéus, região sul, e 53 em Jequié, no sudoeste do Estado, hoje, nas unidades do SineBahia. Os interessados devem comparecer em uma das unidades, munidos de carteiras de Trabalho e Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.
A unidade de Ilhéus funciona na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, e a de Jequié atende na Rua Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas.
Juiz Alex Venícius afasta Abraão da presidência e manda Jerbson apresentar cédulas de votação
Tempo de leitura: 2minutos
O juiz Alex Venícius Campos Miranda suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Ao julgar pedidos provisórios de mandado de segurança do vereador Nino Valverde (Podemos), o titular da Vara da Fazenda Pública acolheu o argumento de que a eleição, realizada em dezembro de 2022, atropelou o Regimento Interno do Legislativo.
No pleito, foram eleitos Abraão Santos (presidente), Ivo Evangelista (vice), César Porto (primeiro secretário) e Fabrício Nascimento (segundo secretário). A decisão do magistrado, publicada nesta quinta-feira (30), afasta os quatro parlamentares da Mesa até o julgamento do mérito da ação e determina que o parlamentar mais velho, nesse caso a vereadora Ivete Maria (UB), de 70 anos, assuma o comando interino do Legislativo. O mesmo critério deverá ser usado para o preenchimento dos demais cargos da Mesa. O prazo de cumprimento da ordem é de 24h, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.
De acordo com o juiz, a presidência da Câmara, então exercida pelo vereador Jerbson Moraes (PSD), não observou o rito de votação, prejudicando o caráter secreto do voto e outros requisitos formais. “Além da falta de formalidade necessária à elaboração das cédulas, possibilitando que os votantes redigissem à mão o nome de seus candidatos, não houve obediência ao Regimento quanto à ‘designação expressa de servidor para o recolhimento das cédulas’”, acrescentou.
O magistrado também condenou a atitude dos parlamentares no momento da votação. “Aqueles que deveriam zelar pela organização da Casa são os primeiros a promoverem uma verdadeira balbúrdia procedimental. Um bairro simples da periferia de Ilhéus teria mais organização e respeito com a eleição de seu presidente! E não é a primeira vez que esse tipo de atropelo – por negligência ou dolo – acontece”, disparou.
Ainda conforme o juiz, deixar de exercer o controle jurídico provocado pelo mandado de segurança seria admitir que o Regimento é letra morta. “E o exemplo é de uma ilustração horrenda: nem mesmo os Edis do Município de Ilhéus respeitam a sua lei. É uma Casa que se mostra sem ordem”.
REQUISIÇÃO DE CÉDULAS E MENÇÃO A POSSÍVEL INQUÉRITO CRIMINAL
A decisão liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus também ordena que o vereador Jerbson Moraes apresente ao juízo as cédulas usadas na votação.
Caso a ordem não seja obedecida, segundo o juiz Alex Venícius, o Ministério Público será chamado a investigar se o ex-presidente da Câmara terá incorrido no crime de destruição, supressão ou ocultação de documento público em benefício próprio ou de outra pessoa, ou em prejuízo alheio, conforme previsto no artigo 305 do Código Penal. Atualizado às 8h36min.
Criança é espancada em Almadina || Foto TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1minuto
Um homem foi preso nesta quinta-feira (30) por suspeita de cometer maus-tratos contra o filho de 4 anos. A prisão aconteceu numa fazenda em Almadina, no sul da Bahia.
Segundo o Tenente Coronel Robson Farias, comandante da Polícia Militar (PM) de Itabuna, na fazenda foram encontradas duas crianças, uma de nove e outra de quatro anos, dormindo em um colchão sujo no chão, em um ambiente de total insalubridade.
O boletim de ocorrência de espancamento foi registrado pelo Conselho Tutelar de Almadina após a escola em que a criança estuda perceber que o menino apresentava febre e hematomas espalhados pelo corpo.
Com a denúncia, a Polícia Civil iniciou as investigações que resultaram na prisão de Maurino Alves dos Santos, de 25 anos. Com ele ainda foram encontradas duas armas. O cumprimento do mandado de prisão e busca fez parte da operação Força Total, realizada em todo o estado.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a criança foi encaminhada à Unidade Básica de Saúde (UBS) pelo menos duas vezes devido as agressões.
O homem foi conduzido até o Complexo Policial de Coaraci onde foi ouvido. Segundo a delegada Ana Cristina Bastos, o suspeito confessou o crime, mas disse não saber a motivação e que cometia as agressões após ingerir bebida alcoólica. Do G1
O segmento de serviços foi o que mais gerou empregos na Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
A Bahia gerou, em fevereiro, 8.043 postos de trabalho com carteira assinada. No mês passado foram registradas 68.886 admissões e 60.843 desligamentos. Trata-se do segundo mês seguido com saldo positivo, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da do Trabalho.
Em termos absolutos, com 8.043 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês. Dentre os entes federativos, ficou na oitava colocação. Em termos relativos, com variação percentual de 0,42%, situou-se na terceira posição no Nordeste e na 18ª no país.
Na Região Nordeste, no que se refere à geração de postos, a Bahia (+8.043 postos) foi seguida pelos estados de Pernambuco (+6.740 vagas), Ceará (+4.330 postos), Sergipe (+1.300 vínculos), Piauí (+913 empregos celetistas), Maranhão (+722 vagas), Paraíba (+523 vínculos), Rio Grande do Norte (+433 postos) e Alagoas (+160 vagas).
ACUMULADOS EM DOIS MESES
No acumulado dos dois primeiros meses de 2023, a Bahia preencheu 11.520 novas vagas – aumento de 0,61% em relação ao total de vínculos celetistas do início do ano. O município de Salvador, por sua vez, registrou 1.546 novos postos no período. O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado do ano, com 326.356 e 24.345 novas vagas, respectivamente.
Na Bahia, em fevereiro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+4.858 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores.
Em seguida, Construção (+1.212 empregos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.128 postos) e Indústria geral (+1.034 vagas) também foram responsáveis pela geração. Assim, a atividade de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-189 vínculos) foi o único grupamento com fechamento de postos no mencionado mês.
Virgínia, Lívia, Marcelle e Silvia: as mulheres do projeto Linhas Conscientes
Tempo de leitura: 5minutos
Thiago Dias
Sílvia caminhava na Praia da Concha, vendendo produtos de costura, quando foi abordada por Denise, que a perguntou se também ensinava a costurar. Naquela altura, em meados do ano passado, Denise integrava o projeto Linhas Conscientes e questionou se a artista gostaria de ser professora de um curso de costura para mulheres de Itacaré. “Eu nunca tinha dado aula de costura”, conta Sílvia Pereira ao PIMENTA.
Faltava experiência, mas Sílvia aceitou o convite. Ela viu no projeto a oportunidade de realizar um dos propósitos trazidos na mudança de São Paulo para Itacaré, há pouco mais de um ano. “Cheguei com uma sensação e uma necessidade de fazer um pouco pelo lugar. Quando a gente escolheu Itacaré, tinha essa coisa da beleza, mas tinha um olhar mais aguçado para o que falta aqui, de estar envolvido com um propósito na cidade”, recorda.
Foi Denise Sousa quem apresentou Sílvia à idealizadora e coordenadora do Linhas, Marcelle Vasconcelos, itabunense radicada há nove anos em Itacaré. Proprietária de uma loja de roupas, Marcelle observa que costureiras qualificadas são trabalhadoras raras na cidade. Ao mesmo tempo, continua, há muita demanda por confecções de diversos tipos, desde a moda autoral à produção serializada de uniformes para hospedarias e restaurantes, passando pela costura criativa.
“Eu tenho uma loja de moda autoral em Itacaré. Sempre tive dificuldade de encontrar costureiras. Já comprava tecido e todas as outras coisas fora da cidade. Nunca achei justo buscar até a mão de obra fora. Quer dizer, trabalho aqui, e o dinheiro daqui, que eu tinha, ia todo para outras cidades devido à falta de mão de obra qualificada”, explica a dona da Cellevas.
A IDEIAMarcelle: “não há empoderamento sem autonomia financeira”
Constatadas a demanda de produtos e a falta de mão de obra especializada, Marcelle idealizou um curso de costura voltado para moradoras do município. “Itacaré é uma cidade de mulheres incríveis. A maioria tem muita capacidade, mas pouca qualificação. O projeto surgiu dessa demanda de mercado aberto e também da quantidade de mulheres que poderiam fazer esse trabalho”.
Para tirar a ideia do papel, obteve recursos financeiros do Instituto Yandê Itacaré, que bancou a compra de cinco máquinas de costura reta industrial e custeia a folha de pagamento do Linhas Conscientes. O auxílio da instituição é mais do que econômico, atesta Marcelle. “Não veio só a verba. Eles caminharam com a gente em todos os processos. Foi muito importante esse apoio, porque, quando você desenvolve um projeto social, existem milhões de fatores no meio do caminho”.
A maioria desses fatores, de uma forma ou outra, tem a ver com escassez de recursos. Máquinas e folha garantidas, faltava um lugar para as aulas, e o projeto recebeu abrigo na Secretaria de Esporte, Mulher e Juventude de Itacaré. “A gente não tem custos com aluguel e energia, que seriam altos, porque as máquinas consomem muito. A Prefeitura nos dá uma força muito grande. Se a gente tivesse que custear tudo isso, seria inviável”, relata Marcelle.
“DE UMA EM UMA”
Nos relatos ao PIMENTA, feitos em ocasiões diferentes, Sílvia Pereira e Marcelle Vasconcelos descreveram uma cidade movimentada pelo fluxo do turismo e ocupada por grandes empreendimentos, enquanto boa parte do povo itacareense vive longe dessa badalação. Para as mulheres em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por exemplo, Itacaré não é exatamente um paraíso. Ao menos, foi o que revelou o Mapa da Violência de 2015, quando o município figurou como o décimo mais violento para mulheres em todo o Brasil.
– A realidade de Itacaré, para a mulher, é muito dura, por incrível que pareça. A gente tem duas cidades dentro de uma: a que o turismo vê e a que é vivida pelos moradores. É uma antiga vila de pescador, que tem um machismo muito forte. Itacaré é uma cidade turística, mas a grande maioria da população é rural e muitas mulheres vivem em condições de violência – lamenta Marcelle.
Ela acredita que uma mulher oprimida só consegue se libertar se tiver sua própria renda. Por isso, segundo Marcelle, o objetivo do Linhas Conscientes é fazer da costura uma alternativa para mulheres que desejam e, mais que isso, necessitam ter o próprio dinheiro.
“Trabalho com mulheres e não acredito no empoderamento feminino sem autonomia financeira. Não tem como uma pessoa se empoderar sem ter dinheiro no bolso para decidir. Uma mulher em situação de vulnerabilidade precisa ter escolhas. Para sair de um relacionamento abusivo, você precisa ter condições de sair daquela relação. Então, ao meu ver, a autonomia financeira é o maior empoderamento que pode existir. É o poder de decidir se quer sair do relacionamento ou não. Se ela quiser ficar, ela fica, mas ela tem o poder de escolha. É nesse sentido que vislumbro o curso e quero ampliá-lo para a zona rural”.
Sílvia Pereira: trabalho é de formiguinha, mas gratifica
Sílvia também vê o curso como instrumento de transformação social, com alcance “de formiguinha” e, por isso mesmo, capaz de mobilizar afetos íntimos. “Tem muita coisa grande acontecendo em Itacaré, mas, às vezes, são as coisas pequenas que tocam as pessoas intimamente. Acho que é por isso que o Linhas mexe tanto comigo. É um projeto pequeno, a gente não toca um milhão de pessoas, entendeu? A gente vai de uma em uma”.
AS PRIMEIRAS E O PRIMEIRO
Nascida em Ilhéus, Virgínia Cristina Machado viveu três décadas em Guarulhos, na Grande São Paulo, e chegou em Itacaré há cinco anos. Ela já havia tentado aprender costura e se inscreveu no Linhas Conscientes. Estava passando por um momento difícil.
“Tinha perdido minha mãe há um ano e quatro meses. Uma das dores mais intensas na vida do ser humano. O curso foi o que me fez levantar, sair de casa e andar na orla, lembrando do que minha mãe falava: a gente tem que seguir em frente, porque quem morreu está deitado, descansando, mas a gente não pode descansar enquanto não morrer“.
Virgínia: projeto me fez superar momento difícil
Aluna dedicada, Virgínia conheceu Lívia Araújo no curso. As duas colegas, sob a orientação de Sílvia, mergulharam na costura e tornaram-se as primeiras costureiras formadas pelo Linhas. Agora, são monitoras do projeto, auxiliando Sílvia. A ideia de Marcelle é atrair outros financiadores para expandir a iniciativa e, no futuro, contratá-las como professoras.
Quando idealizou o projeto, Marcelle Vasconcelos estava determinada a reservá-lo às mulheres e assim fez na seleção das duas primeiras turmas. Mas, quando reabriu as inscrições, recebeu o pedido insistente de um jovem que sonha ser estilista.
A persistência do rapaz mexeu com a equipe e, ao final de uma avaliação conjunta, Marcelle, Sílvia, Lívia e Virgínia chegaram à conclusão de que ele merece uma chance. “Conversamos muito, porque, na descrição do projeto, informamos que é um curso para mulheres. Mas, escolhi o nome Linhas Conscientes para o projeto. Não faria sentido excluí-lo”, justifica a coordenadora. Jôjô Pereira, o persistente, terá sua primeira aula de costura na terça que vem.
Prazo para pagar IPTU com desconto termina nesta sexta-feira || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1minuto
Encerra-se nesta sexta-feira (31) o prazo para que os contribuintes de Itabuna paguem o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em cota única, com desconto de 15% e 8% ou parcelado. Os carnês podem ser emitidos nos sites itabuna.ba.gov.br ou www. tributositabuna.com. BR ou ainda via Whatsapp (73) 98135-6540 ou 98102-7288.
O desconto de 15% no pagamento do imposto é para quem estiver adimplente, ou seja, em dia com o IPTU. Para aqueles que possuem alguma pendência financeira referente ao ano passado, o desconto é de 8% também para pagamento em cota única.
Também vence nesta sexta-feira a primeira parcela do IPTU, desde que não seja inferior a R$ 150. Para emitir as guias do IPTU, com atendimento presencial, as pessoas devem comparecer ao Departamento de Tributos, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, e informar o número de inscrição do Cadastro Imobiliário Municipal, CPF ou CNPJ.
A Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita) reabre os trabalhos, nesta quinta-feira (30), com uma aula inaugural gratuita que abordará a importância da música para a saúde, às 18h30min. A palestra será proferida por Carolina Torquato.
Após a aula inaugural, hoje, começarão as aulas dos cursos ofertados pela Emusita, no próximo dia 3 de abril. São oferecidos cursos de flauta doce, flauta transversal, sax, trompete, violão, bateria, piano, teclado, acordeão, técnica vocal, canto, musicalização infantil e regência.
MATRÍCULAS
As matrículas estão abertas e poderão ser feitas na secretaria da Igreja Batista Teosópolis, no bairro da Conceição, ou pelo telefone (73) 98810-0013.
A Emusita é mantida pela Associação Beneficente e Cultural Teosópolis (ABCT) e está instalada no Centro Cultural Teosópolis, localizado na Rua Professor Vieira Lima,298, Jardim dos Eucaliptos, bairro da Conceição, em Itabuna.
O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a ocorrência de superfaturamento na compra de pílulas do medicamento Viagra pelas Forças Armadas, feita entre 2020 e 2021, e ordenou a devolução de R$ 27,8 mil aos cofres públicas.
A compra do medicamento foi realizada pelo Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram comprados mais de 35 mil comprimidos de Viagra, remédio para o tratamento de disfunção erétil em homens e também para hipertensão arterial pulmonar.
De acordo com o processo, um dos oito pregões feitos pela Marinha adquiriu cada comprimido de citrato de sildenafila, princípio ativo do medicamento, por R$ 3,65, embora o valor médio no painel de preços do governo federal para o período fosse de R$ 1,81. A Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU calculou que o edital da Marinha resultou em prejuízo de R$ 27.820,80 aos cofres públicos.
O caso da compra de Viagra pelas Forças Armadas ganhou repercussão em abril do ano passado, quando foi revelada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO), responsável por abrir a representação no TCU, junto com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
O caso foi relatado no TCU pelo ministro Weder de Oliveira. Pela decisão do TCU, que foi publicada ontem (29), o Hospital Naval Marcílio Dias tem 90 dias para devolver o valor.
Técnicos em Enfermagem e enfermeiros passam por treinamento no Costa do Cacau
Tempo de leitura: < 1minuto
Enfermeiros e técnicos da Urgência e Emergência do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, passaram por treinamento para aperfeiçoar práticas assistenciais neste mês. A iniciativa foi organizada pelos setores de coordenação e gerência de Enfermagem e a diretoria da unidade.
Segundo Caio Pires, coordenador da Emergência do HRCC, a programação começou com atividades nos dias 16 e 17 para enfermeiros do setor e foi concluída com treinamento nos dias 23 e 24 para técnicos em Enfermagem. “Foram dois dias para profissionais de cada função, nos quais abordamos diversos assuntos sobre as práticas assistenciais”, disse.
O coordenador ainda observou a atenção do corpo diretivo do Costa do Cacau dá à educação permanente. “Abordamos também durante o treinamento a humanização do atendimento, reafirmando a importância da empatia, individualidade de cada usuário, a ética e o sigilo profissional”, afirmou.
QUALIDADE NO ATENDIMENTO
Por meio do Serviço de Atendimento (SAC) ficam registrados elogios, críticas e sugestões ao acolhimento prestado pelas equipes do hospital. Geane Ramos definiu o atendimento como “muito bom, da recepção até a limpeza. Médicos atendem muito bem, enfermeiros trabalham com sorriso no rosto, maqueiros também trabalham alegres e são bem atenciosos”.
Edmundo Barbosa definiu a atenção recebida. “Aqui tem pessoas boas e ótimo atendimento”. Maria Amorim se disse encantada com a qualidade do atendimento. “A nota que eu dou é 10 para todos”. Dejanira Santos falou dos funcionários. “São excelentes, verdadeiros anjos em nossas vidas”, confessou.