Colégio de Tempo Integral é inaugurado em Ilhéus || Fotos Rafael Martins GOV-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, na tarde desta quinta-feira (23), o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, no bairro Barra do Itaípe, em Ilhéus. O governador esteve no local acompanhado pela secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro; e da ministra do Esporte, Ana Moser.

Com um investimento de R$ 27 milhões do Governo da Bahia, o Colégio de Tempo Integral em Ilhéus faz parte do projeto de requalificação das escolas da Rede Estadual de Ensino. “É um orgulho sem tamanho ver esses estudantes aqui hoje encantados com a nova escola. Isso facilita a aprendizagem e atrai os meninos e meninas. A escola tem de segurar os alunos para que, aqui, eles aprendam e façam outras atividades culturais e de esporte. Além disso, é um equipamento que vai servir à comunidade ”, detalhou Jerônimo.

Estudantes de Ilhéus ganham escola moderna

A nova escola conta com 24 salas, quatro laboratórios, sala de dança, de música, teatro com capacidade para 175 pessoas, biblioteca, campo de futebol society com pista de atletismo, refeitório, espaço maker, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, piscina semiolímpica com vestiário, entre outros espaços.

A secretária Adélia Pinheiro destacou que a escola é um local para que os estudantes produzam ciência e conhecimento. “Estamos em um laboratório, que é um exemplo disso. São escolas modernas, com espaços amplos e flexíveis para diferentes metodologias. E o que queremos, mesmo, quando a gente oferece um espaço desse, que investimos na valorização do professor, é apoiar também o estudante. Estamos ampliando pessoal de apoio disponível nas unidades escolares, exatamente, para que o nosso estudante em processo formativo possa ser o que ele escolher ser” afirmou Adélia.

O Colégio Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa atende estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ofertar formação técnica em Panificação, Administração e Informática, para estudantes que ingressarem no Ensino Médio na escola, e também para os que já tenham concluído o Ensino Médio em qualquer outra unidade escolar.

A presença da ministra do Esporte, Ana Moser, em Ilhéus, também marcou a assinatura de um memorando de entendimentos entre o Estado e o Governo Federal para incentivar à cultura do esporte na Bahia. Para isso, será implementado o Projeto Piloto do Programa Rede de Desenvolvimento do Esporte.

Jean Prates acena com possível redução do preço da gasolina || Foto Tomaz Silva/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dia após a Petrobras anunciar a redução do preço do diesel, o presidente da companhia, Jean Paul Prates, disse, nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, que a estatal pode diminuir o preço da gasolina. “Sempre que a gente puder vender mais barato para o consumidor brasileiro, a gente vai fazê-lo”, afirmou ao ser questionado se a empresa deve baixar o preço da gasolina este mês.

Após participar do lançamento do “Caderno FGV [Fundação Getúlio Vargas] Energia de Gás Natural”, Prates destacou que a empresa adota o Preço de Paridade de Importação (PPI) como uma referência e não como um “dogma”.

“Não aceito o dogma do PPI. Aceito a referência internacional. Trabalhamos com a referência internacional com o preço de mercado de acordo com o nosso cliente. [A] cliente bom você dá desconto. É a política de empresa”, explicou.

REFERÊNCIA INTERNACIONAL 

Acrescentou que o melhor preço para a empresa é o preço próximo da referência internacional. “Não quer dizer que eu tenho que andar exatamente em cima da linha do preço do importador. É bem diferente. Não quer dizer que eu vá me afastar, me isolar e virar uma bolha no mundo. Temos que seguir a referência internacional. Se lá fora o preço do petróleo diminuiu e reduziu em insumos para refinarias, eu tenho que corresponder para o consumidor final. Mas eu não preciso estar necessariamente amarrado ao preço do importador, que é meu principal concorrente. Paridade de importação não é o preço que a Petrobras deve praticar”.

Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que a companhia vai investir na infraestrutura para transporte, escoamento e distribuição do gás natural, que ele apontou como entraves para o mercado do gás. Informações d´Agência Brasil.

Maconha e arma apreendidas na Operação Garra de Arquimedes || Foto PM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um criminoso morreu em confronto com policiais militares, na manhã desta quinta-feira (23), em Coaraci, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Militar, o homem resistiu duas vezes à voz de prisão e atirou contra os policiais, que revidaram e o balearam. Ele foi levado para um hospital da mesma cidade, mas não resistiu. O corpo foi encaminhado para identificação no Departamento de Polícia Técnica.

O confronto ocorreu no bairro Bela Vista, durante desdobramento da Operação Garra de Arquimedes, que reuniu equipes do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Itabuna), Cipe Cacaueira, Rondesp Sul e Polícia Civil. De acordo com a PM, as guarnições foram ao bairro verificar denúncia sobre a presença de homens armados traficando drogas.

Na operação, os policiais avistaram oito homens armados, que dispararam contra as guarnições e fugiram. Um deles se escondeu dentro de um imóvel e acabou cercado. Ao tentar detê-lo, ainda conforme a PM, os policiais foram recebidos a tiros, o que deu início ao confronto que terminou com a morte do criminoso. Após buscas, as equipes prenderam um jovem e apreenderam um revólver calibre 38, além de munições e drogas.

Augusto tem primeiras contas de sua gestão aprovadas pelo TCM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (23), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, com ressalvas, a prestação de contas do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), referente ao exercício financeiro de 2021, primeiro ano de sua gestão.

A relatoria coube ao conselheiro Fernando Vita, que votou pela aprovação e foi acompanhado por todos os pares. A procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Aline Paim, também emitiu parecer defendendo o acolhimento das contas.

Dentre as ressalvas, o relator e a procuradora apontaram cobrança irrisória da dívida ativa tributária do município e irregularidade na ordem cronológica do pagamento de precatórios. A Corte recomendou que o prefeito seja multado em R$ 4 mil.

Vereadores de Itabuna querem informações sobre transporte coletivo e despesas do município com aluguéis
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna convocou o secretário de Transporte e Trânsito do município, Thales Rodrigues, e representante da empresa Atlântico Transporte a comparecerem na próxima sessão legislativa, marcada para segunda-feira (27), às 14h. O objetivo da Casa é obter informações sobre o transporte coletivo e as providências adotadas para melhorá-lo. Ambos foram convocados no ano passado, mas não compareceram à sessão e justificaram a ausência.

Outra demanda da Câmara ao Executivo partiu do vereador Danilo da Nova Itabuna (UB), que solicitou a relação de todos os contratos de locação de imóveis pela Prefeitura de Itabuna. Aprovada pela Casa, a solicitação foi reforçada pelos vereadores Israel Cardoso (Agir) e Wilma (PCdoB), que renovaram pedido de providência pela reforma da sede do Governo Municipal, o Centro Administrativo Firmino Alves.

Comunidade da Vila Marambaia será beneficiada com nova escola || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começaram as obras de construção de escola em Vila Marambaia, em Itacaré, no sul da Bahia. Tocada em um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, a nova escola contará com 5 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, vestiários, refeitório, três salas multiuso, biblioteca, bloco de serviços, com copa de funcionários, cozinha e lavanderia.

Ainda está previsto bloco administrativo, com coordenação, direção, secretaria, almoxarifado e sala de professores para atender alunos da Educação infantil e anos iniciais do Ensino fundamental. O prefeito Antônio de Anízio diz considerar “primordial investir na educação, para se obter uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todas as pessoas tenham oportunidade de vida digna”.

A secretária Municipal de Educação, Jamille Silva, destacou o momento da rede municipal, com a execução de investimentos em parceria com o governo baiano. “Estamos recebendo duas escolas, com investimento do Governo do Estado, que irão atender às demandas educacionais existentes no município, tanto dos alunos dos anos iniciais como para os alunos do Ensino Médio, fazendo com que nossa cidade se torne destaque ainda maior na área da educação, oferecendo à população plenas condições de ensino-aprendizagem”, afirmou Jammile.

Jovem Aprendiz tem 50 ofertas de trabalho em Itabuna em telemarketing
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem é jovem aprendiz e tem de 18 a 22 anos pode ter oportunidade de trabalho com jornada diária de 4 horas, de segunda a sexta-feira, em uma empresa de telemarketing em Itabuna. A empresa oferta 50 vagas.

Para profissionais, há outras 174 oportunidades, desde pedreiro e telhadista a gerente de loja e operador de retroescavadeira, dentre outras. O total de ofertas é para quem reside em Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Porto Seguro.

Os interessados devem procurar o SineBahia, que atende das primeiras horas da manhã desta quinta-feira (23) até as 16h, mas os interessados devem chegar à unidade no município desejado, no máximo, às 15h30min.

CADASTRAMENTO

Os documentos exigidos para cadastramento no SineBahia são as carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade. Pode, ainda, apresentar certificado de curso, caso possua.

A unidade de Itabuna atende no andar superior do Shopping Jequitibá. A de Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu. Em Ipiaú, a unidade atende no Centro, a exemplo de Porto Seguro, onde o atendimento é feito no SAC, no Shopping Central Park. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

André comemora chega à Seleção Brasileira || Foto Rafael Ribeiro / CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

Nascido no distrito de Algodão, em Ibirataia, no sul da Bahia, o volante André afirma que está vivendo um momento muito especial na carreira e na vida. “Estou num processo de evolução no Fluminense, nossa equipe está crescendo cada vez mais, e isso influencia em eu estar aqui hoje. Estou vivendo um momento inexplicável. Se me pedirem para falar aqui, eu não vou conseguir explicar. É um momento de muita felicidade mesmo”, comentou.

Primeiro volante no Fluminense, André, de 21 anos, é deslocado muitas vezes para a função de zagueiro durante as partidas e acredita que a versatilidade aumentou suas chances de ser convocado para a Seleção. “É muito importante o jogador fazer mais de uma função. A única posição em que eu não joguei foi de atacante”, observou.

O jogador acrescentou que, independentemente da posição em que o treinador colocá-lo, estará disposto. “Sou um jogador de grupo e o que for preciso fazer para ajudar minha equipe, eu vou fazer”, ressaltou. André terá a oportunidade de entrar em campo pela primeira vez com a Seleção no sábado (25), às 19h (Horário de Brasília), contra o Marrocos, em Tânger, no estádio Ibn Batouta.

Outro sul-baiano, Bremer está de volta à Seleção|| Foto Lucas Figueiredo/CBF

BREMER DE VOLTA

André não será o único jogador do sul da Bahia na Seleção Brasileira que jogará no próximo final de semana. Quem também faz parte do grupo é o zagueiro Bremer. O atleta da Juventus substituirá o zagueiro Marquinhos, do PSG, cortado do amistoso contra o Marrocos, por causa de lesão. Bremer nasceu em Itapitanga e esteve no grupo que disputou a Copa do Mundo do Catar, ano passado

Mulheres são maioria dos inscritos no Fies || Foto MEC
Tempo de leitura: 2 minutos

As mulheres continuam sendo maioria nos processos seletivos ofertados pelo Ministério da Educação (MEC). Dos 205.177 inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023, 67% são do gênero feminino (139.209). Os homens representam 32% (65.968).

Como os candidatos puderam optar por até três cursos ao se inscreverem no Fies, foram registradas 394.346 inscrições. Em 2023, serão ofertadas 112.168 vagas, sendo que 67.301 foram disponibilizadas já no primeiro semestre.

O levantamento do perfil de inscritos registrou que pessoas com idade entre 15 e 77 anos tentaram uma vaga para financiar seus estudos nesta edição do Fies. A maioria deles (90.363) tem de 21 a 30 anos. Os mais jovens, com até 20 anos, somam 89.978 estudantes. Os inscritos com idade entre 31 e 40 anos somam 17.705; com 41 a 50 anos são 5.650 e com mais de 50 anos são 1.481.

A maioria dos inscritos (89.556) se declarara parda e, na sequência, branca (88.638). A minoria é indígena, com 735 candidatos. Aqueles que se autodeclararam pretos somam 22.867 inscritos e amarelos, 3.381.

NORDESTE TEM MAIS INSCRITOS

Ainda de acordo com o levantamento do MEC, a região Nordeste aparece em primeiro lugar da lista de inscritos. Foram 75.819 estudantes nordestinos, seguidos pelos candidatos da região Sudeste (70.538); Norte (24.440); Sul (17.332) e Centro-Oeste (17.048). O estado de São Paulo aparece em primeiro lugar no número de inscritos, com 31.863. Em seguida estão: Minas Gerais (21.836), Bahia (18.802) e Ceará (15.532).

Entre os 20 cursos mais procurados, Medicina foi o que mais recebeu pedido de inscrições, com 104.136 manifestações de interesse. O curso de Direito aparece em segundo lugar, com 50.128 inscritos. Em seguida, está Enfermagem (34.878).

os candidatos que não constam na chamada regular estão automaticamente na lista de espera para concorrer às vagas eventualmente não preenchidas. Nessa etapa do processo, o candidato deve acompanhar as convocações por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e ficar atento ao prazo para complementar as informações. O período para essa convocação é de 21 de março a 18 de maio.

Menino foi sepultado nesta quarta-feira em Mascote || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do menino que morreu após ser baleado ao manusear a arma do pai foi enterrado nesta quarta-feira (22), em Mascote, no sul da Bahia. O caso aconteceu na terça-feira (21) e a suspeita é que a criança tenha sido atingida por um disparo acidental, enquanto tentava pegar a arma.

O menino foi identificado como Nicollas Brito Santana , de oito anos, e arma pertencia ao pai dele, que é policial militar. Segundo familiares, o objeto ficava escondido em cima do armário, em dos quartos da casa. O avô da criança contou que, ao ouvir o disparo, todos que estavam no local correram para o cômodo.

“Era um menino muito bom, tranquilo. Ele foi lá, pegou a arma e na hora que elevou a mão certamente deve ter pego no gatilho e disparou. Quando chegamos lá [no quarto], ele já estava no chão”, desabafou Gilvan Cardoso.

Após ser atingido, Nicollas foi socorrido pelo avô e pelo tio para uma unidade de saúde em Camacan. De lá, o menino foi encaminhado para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, mas não resistiu. O corpo do menino foi velado na quadra de esportes em São João do Paraíso, distrito de Mascote, e enterrado na cidade. Do G1.

Funcionários do Hospital Costa do Cacau recebem dose bivalente
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Costa do Cacau começou a aplicar a vacina bivalente da Pfizer em seus profissionais diretos e terceirizados. A aplicação começou nesta quarta-feira (22), de acordo com o Núcleo de Epidemiologia e o Setor de Medicina do Trabalho.

A aplicação da dose bivalente é ofertada na sala do setor de Medicina do Trabalho, no térreo do Hospital. A programação de aplicação do imunizante segue até o próximo dia 28 de março. Nesta quinta-feira (23), será das 7h30min às 11h30min. Na segunda-feira (27), das 7h30min às 11h30min e das 18h30min às 20h. Na terça-feira (28), a vacinação vai das 7h30min às 11h30min.

O colaborador deve apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS, RG e CPF. Caso o colaborador tenha comprovação da vacina de outra unidade de saúde, deve encaminhar cópia do cartão ao setor de Medicina do Trabalho, no email medtrabalho@hrcc.ibdah.org.br.

Caso o trabalhador se recuse a receber a dose, deverá comparecer ao setor de Medicina do Trabalho para assinar o termo de recusa da vacina.

Encontro regional será no Colégio Adeum Sauer || Foto GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, em Itabuna, recebe, nesta quinta-feira (23), a partir das 8h30min, a caravana do PPA Participativo do Governo da Bahia. A cidade foi escolhida para sediar a etapa do Território de Identidade Litoral Sul. Na oportunidade, representantes da sociedade civil e dos poderes constituídos vão colaborar com a elaboração do Plano Plurianual de Investimentos do Estado para o quadriênio 2024-2027.

Até o próximo dia 18 de abril, diversas equipes das secretarias estaduais, coordenadas pelas secretarias do Planejamento e Relações Institucionais, irão percorrer todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, realizando plenárias para construção do Plano, tendo como base dez eixos temáticos.

O secretário do Planejamento do Estado, Cláudio Peixoto, afirma que a Bahia tornou-se referência para o resto do país na gestão das políticas públicas pelo arranjo institucional desenvolvido, ao longo dos últimos 16 anos, devido ao controle social no âmbito do Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepeg).

“A diretriz do governador Jerônimo Rodrigues [PT] é muito clara no sentido de avançarmos ainda mais na construção participativa do PPA, um instrumento de médio prazo fundamental no ciclo de planejamento, que vai muito além da questão orçamentária. […] Por meio da escuta social, cada território irá definir as propostas prioritárias com as respectivas iniciativas para soluções dos problemas vivenciados no cotidiano”, diz Cláudio Peixoto.

Além das plenárias territoriais, mais dois espaços de participação foram assegurados pelo Governo da Bahia, a partir do diálogo estabelecido com os diversos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas e do desenvolvimento de um novo portal (www.ppa.ba.gov.br), com uma plataforma para envio de propostas de inciativas por qualquer cidadão.

LITORAL SUL

Formado por 26 municípios, o Território de Identidade Litoral Sul tem população de aproximadamente 732 mil habitantes, a maior parte (214 mil) no município de Itabuna. De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no ano de 2019, o PIB do Território Sul alcançou a marca de R$ 12,7 bilhões, com renda per capita anual de R$ 17 mil.

Com relação à distribuição das atividades econômicas por setor, destaca-se o de Comércio e Serviços (68,5%), seguido pela Indústria (23,1%) e a Agropecuária (8,4%).

Preço do combustível cairá R$ 0,18 a partir desta quinta (23) || Foto AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta quinta-feira (23), a Petrobras reduzirá o preço médio de venda do diesel A para as distribuidoras em R$ 0,18 por litro, baixando-o para R$ 3,84 por litro. A companhia afirmou, em comunicado, que sua participação no preço final ao consumidor será de R$ 3,45 por litro, levando em conta a mistura obrigatória de 10% de biodiesel e 90% de diesel A.

A Petrobras alega que a redução do preço tem como objetivo manter a competitividade em relação às alternativas de suprimento e garantir a participação de mercado para a otimização de seus ativos de refino. A empresa também ressaltou que, ao definir seus preços, busca evitar o repasse das oscilações do mercado internacional e da taxa de câmbio para os consumidores, preservando ambiente competitivo em conformidade com a legislação vigente.

A empresa reiterou o compromisso de formar seus preços de maneira transparente e em linha com as melhores práticas do mercado. Com a nova baixa, a expectativa é de que haja uma redução no preço final do diesel nas bombas.

Membros da força-tarefa que resgatou trabalhadores em Barra Grande || Foto MPT
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma força-tarefa resgatou, nesta terça-feira (21), sete trabalhadores da construção civil mantidos em condições análogas à escravidão em Barra Grande, na Península de Maraú. O grupo foi retirado do local de trabalho, que era também o alojamento, e levado para uma pousada paga pelo empregador. Uma das vítimas tem 16 anos.

Na manhã desta quarta-feira (22), a empresa responsável pela construção quitou as verbas rescisórias e assinou um termo de ajuste de conduta emergencial. Com isso, os resgatados seguirão para suas casas, todas em municípios do interior do estado, onde permanecerão sob acompanhamento da assistência social. O Ministério Público do Trabalho (MPT) ainda negocia com os empregadores um outro ajuste de conduta que preveja pagamento de indenização e outras obrigações.

Desde o início da semana, a força-tarefa está no município de Maraú, onde inspeciona as condições de trabalho em diversos locais e checa denúncias de trabalho escravo. Além do MPT, o grupo é formado por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDH).

Os trabalhadores resgatados receberam o total de R$ 150 mil referente às verbas rescisórias. Eles também terão direito a sacar três parcelas do seguro-desemprego especial. O grupo trabalhava para duas construtoras, uma com sede em São Paulo e outra do próprio município, sem registro do contrato de trabalho, sem equipamento de segurança, instalações sanitárias, alojamento, fornecimento de água potável nem local para refeições.

De acordo com o MPT, os trabalhadores também eram submetidos a jornadas exaustivas, chegando a laborar por até 52h numa mesma semana. Eles dormiam em cômodos sem portas, janelas nem camas. Foram encontrados colchonetes no chão. Alguns deles improvisaram dormitórios no segundo pavimento, acessando o local por uma escada em precárias condições de segurança.

No canteiro de obras não existiam banheiros, não havia fornecimento de água potável e um chuveiro ao ar livre era a única opção para a higiene pessoal. A cozinha era improvisada dentro dos cômodos e não passava por higienização. Também não havia local apropriado para refeições. Os operários não foram submetidos a nenhum tipo de exame admissional, treinamento e não recebiam vestimentas de trabalho nem equipamentos de proteção individual.

Os auditores fiscais do trabalho embargaram a obra, com a paralisação imediata das atividades e a retirada dos trabalhadores. Nos próximos dias, os empregadores serão autuados por cada uma das irregularidades verificadas.

Francisco (primeiro à esquerda) é um dos relatores do projeto na Câmara || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna enviou à Câmara de Vereadores pedido de autorização para contratar empréstimo de até R$ 115 milhões no Banco do Brasil, com garantia da União. O projeto já está em tramitação nas comissões técnicas do Legislativo. Ontem (21), os vereadores Francisco Santos (PSD) e Ronaldão (PL) foram escolhidos relatores do projeto nas comissões de Legislação e de Finanças, respectivamente.

A proposta prevê que os recursos serão investidos em saneamento básico, infraestrutura, mobilidade urbana, equipamentos, assentamentos urbanos e urbanismo. Para Francisco, o empréstimo vai alavancar o desenvolvimento da cidade. “Este é um projeto importante, me senti na obrigação de ser relator”, emendou.

Ronaldão também vê a iniciativa com bons olhos, mas reconhece que a proposição do Executivo pode suscitar contestações. “Esse dinheiro é para ser investido em Itabuna; se não chegar dinheiro novo, não tem como renovar. A tentativa é para renovar todos os aspectos da cidade, principalmente água. Temos que procurar uma maneira de investir, para atrair empresas e gerar empregos para os jovens”, argumentou.

A Câmara de Vereadores já autorizou o município a buscar empréstimo de até US$ 30 milhões por meio do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FonPlata). O Município desistiu desta operação. Atualização às 8h20min para atualização de informação.