Ministério da Saúde inicia mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há três anos, em 26 se fevereiro de 2020, o Brasil registrava o primeiro caso de Covid-19 em um homem de 61 anos com histórico de viagem para a Itália, pela região da Lombardia. Desde então, mais de 37 milhões de casos já foram diagnosticados e 698,9 mil vidas perdidas para o coronavírus no País. A quantidade de mortes foi amenizada pelos esforços dos profissionais de saúde e pelas pesquisas para o desenvolvimento das vacinas contra o vírus.

A vacinação é a melhor prevenção contra casos graves e mortes pelo Sars-CoV-2. Por isso, nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde vai lançar o Movimento Nacional pela Vacinação, com distribuição de doses bivalentes para o grupo prioritário nesta primeira etapa. Na sequência, a vacinação se estenderá para a população que ainda precisa concluir o esquema básico de proteção — primeira e segunda dose e também as doses de reforço.

Atualmente, cerca de 19,1 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, além de 68,6 milhões que não voltaram para receber a primeira dose de reforço e 30,2 milhões atrasados com a segunda dose de reforço.

Vale destacar que as pesquisas já realizadas apontam que a estratégia de aplicação de doses de reforço elevam a efetividade das vacinas para prevenção das formas sintomáticas e graves da Sars-CoV-2, principalmente, casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), hospitalizações e mortes.

Uesc oferta 1.700 vagas pelo Sisu
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação publica, na terça-feira (28), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023. Para a Bahia, há vagas em instituições como Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Na UFSB, por exemplo, são ofertadas 1.425 vagas em 48 cursos de graduação nos campi Jorge Amado, em Itabuna; Sosígenes Costa, em Porto Seguro; e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. Na Ufba, são 4.695 vagas nos campi de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista. Na Uesc, são 1.746 vagas em 34 cursos de graduação em cursos como Direito, Medicina, História, Letras, Pedagogia e Geografia.

UFSB oferece vagas pelo Sisu para os três campi || Foto José Nazal

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) há 1.555 vagas pelo Sisu. São 694 vagas para ampla concorrência e outras 778 vagas para cotas. As vagas são nos campi de Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Há ainda 1.896 vagas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e outras 1.835 na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Na Estadual,  do total, 550 vagas são para os candidatos cotistas.

MAIS DE 1 MILHÃO DE INSCRITOS

As inscrições no Sisu foram encerradas na sexta-feira (24), com 1.073.024 participantes por CPF. Ao todo foram registradas 2.062.815 inscrições, isso porque cada candidato tem direito a escolher até dois cursos.A edição do primeiro semestre do Sisu 2023 superou a edição de 2022 do mesmo período, que registrou 1.054.474 inscritos.

No balanço final, o Nordeste registrou o maior número de inscritos, com 40,1% do total, quando observada a origem de nascimento do estudante.O Sudeste fechou com 33,8% dos inscritos; seguido pela região Sul, com 9,5%; Norte, com 8,8% e Centro-Oeste, com 7,8%.

A primeira edição do Sisu 2023, que seleciona estudantes para universidades públicas, oferta mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, 63 delas universidades federais. O Sistema disponibilizou vagas em 6.402 cursos de graduação para aqueles que realizaram a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Itabuna precisa vencer o Bahia para se classificar para a segunda fase do estadual || Foto reprodução TV-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O time do Itabuna entra campo neste domingo (26), a partir das 16h, para o jogo mais importante deste ano.  Com 12 pontos em oito jogos, o Dragão do Sul precisa vencer a partida contra o Bahia, no Estádio Antônio Elias Ribeiro, em Camacan, para se classificar para a segunda fase da competição. Líder insolado do Baiano 2023, o Tricolor tem 21 pontos e já está garantido entre os quatro que disputarão a vaga na final.

O Itabuna começou bem o Campeonato Baiano, chegou a liderar a competição nas primeiras rodadas,  mas caiu de rendimento nas últimas rodadas, emendando uma sequência de empates e derrotas.  Caso perca a partida deste domingo, terá de torcer para derrota de Vitória e Bahia de Feira. O time da capital tem 11 pontos e joga contra o Barcelona de Ilhéus, no Estádio Barradão, em Salvador, a partir das 16h.

O Bahia de Feira tem 10 pontos e enfrenta o Jacobinense, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.  Já estão classificados para a próxima fase do Campeonato Baiano, as equipes do Bahia,  Juazeirense (15 pontos ) e Jacuipense (14 pontos). O Doce Mel é a única equipe rebaixada até o momento.

BARCELONA DE ILHÉUS

Barcelona de Ilhéus precisa de um milagre para se classificar para a segunda fase do Baiano|| Foto Reprodução TVE-BA

Com 9 pontos em oito jogos,  o Barcelona de Ilhéus precisa golear o Vitória por uma diferença de três gols e torcer para derrota do Itabuna para conseguir a classificação para a próxima fase. Caso perca a partida, o risco é grande de queda para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano.

Em caso de derrota para o Vitória, o time de Ilhéus precisa torcer para derrota do Atlético de Alagoinhas e empate do Jacobinense, que enfrenta o Bahia de Feira. A equipe de Alagoinhas joga em casa contra o o Doce Mel. Todas as partidas da última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano estão previstas para começar às 16.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

O “cavalo selado” está novamente diante de nós. Mais vale o certo que o duvidoso. Chega de aventuras.

 

Andreyver Lima

Circulou nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, hoje, dia 25, um vídeo em que o recém-empossado deputado estadual Fabrício Dias Nunes da Silva, o Pancadinha (Solidariedade), aparece abraçado ao ex-prefeito de Itabuna Azevedo (PDT). Na imagem o deputado afirma que tem que “aprender muito com o homem, o homem é diferenciado”.

Em sua fala o ex-prefeito responde que é uma honra estar com o deputado, “um amigo de fé, irmão camarada”. Plagiando uma parte da música Amigo, da dupla Roberto e Erasmo, como foi declarado no passado para o ex-prefeito Fernando Gomes, aliado com quem Azevedo rompeu logo que assumiu a Prefeitura em 2009.

Fico a me questionar. O deputado, enquanto vereador de Itabuna, qual projeto de relevância apresentou para a cidade? Já o ex-prefeito, que tem no currículo o título de um dos piores gestores, com as quatro contas rejeitadas pelos órgãos de fiscalização TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) e TCU (Tribunas de Constas da União), além de um arco de denúncias de corrupção, o que pode nos oferecer de bom conhecimento?

Volto a me questionar. Será que ainda temos tempo para políticos aventureiros? Sem o devido preparo para lidar com uma cidade tão complexa como Itabuna?

Outro ponto que chama a atenção. Depois que Azevedo deixou o comando do município, todas as tentativas de retornar ao cargo de prefeito ou a busca do cargo de deputado foram rejeitadas pela população.

Itabuna já pagou um alto custo por dar oportunidade a políticos aventureiros, é hora de aproveitar a oportunidade do “cavalo selado”, que proporciona uma forte parceria com os governos Estadual e Federal.

O “cavalo selado” está novamente diante de nós. Mais vale o certo que o duvidoso. Chega de aventuras.

Andreyver Lima é jornalista e comentarista político.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A manutenção feita pela Coelba na rede elétrica que atende a Estação de Tratamento de Água (ETA) principal da Empresa Municipal de Águas e Saneamento, no Bairro São Lourenço, obrigou a Emasa a suspender suas atividades na produção e distribuição de água.

O reservatório da ETA ultrapassou sua capacidade de armazenamento e derramou água pelo extravasor (popularmente conhecido como ladrão), tubulação usada para escoar um casual excesso de água do tanque.

“O trabalho de manutenção da rede de energia elétrica é necessário ser realizado para evitar apagões inesperados e consequentemente prejudicar todo o nosso processo de produção e distribuição de água”, afirma o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

O extravasamento de água na ETA chamou a atenção de populares, que viralizou as imagens nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Porém, logo depois da conclusão dos serviços por parte da concessionária de energia elétrica, a Coelba, a Gerência Técnica da Emasa retomará suas atividades de produção e abastecimento de água da cidade.

TJ-BA aumenta valor de indenização a passageira ferida após cair em ônibus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça determinou que a Viametro, concessionária do transporte público de Ilhéus, indenize em R$ 8 mil uma passageira por uma queda durante viagem em ônibus da empresa. No incidente, ocorrido em outubro de 2015, a mulher caiu da cadeira onde estava sentada, logo atrás do motorista, e bateu a cabeça no piso do veículo. A pancada causou sangramento. Ela também sofreu escoriações na perna esquerda.

O Samu foi acionado, e ela foi levada ao antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho, onde foi submetida a exames com um perito, que evidenciou corte na cabeça devido ao impacto sofrido.

Na ação judicial, a passageira responsabilizou a empresa pela queda, pois, segundo ela, o incidente foi provocado por uma manobra brusca do motorista do ônibus, na tentativa de atravessar cruzamento da Avenida Itabuna com o sinal amarelo. Em sua defesa, a Viametro alegou que não foi demostrada, no processo, que a manobra tenha derrubado a mulher, já que nenhum outro passageiro caiu por causa do mesmo movimento.

À Justiça, a passageira, que é baiana de acarajé, pediu indenização de R$ 22,8 mil por ter ficado impedida de trabalhar por quatro meses, perdendo a renda de aproximadamente um salário mínimo que obtinha com a venda dos acarajés.

Na primeira instância, em Ilhéus, a juíza Carine Nassri da Silva obrigou a Viametro a indenizá-la em R$ 788,00, valor equivalente ao salário mínimo da época e correspondente aos danos materiais. Segundo a magistrada, não houve dano moral.

Insatisfeita, a passageira recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), que, em julgamento recente da 5ª Câmara Cível, fixou a indenização em R$ 8 mil. A decisão do TJ-BA pode vir a ser usada como precedente para orientar o julgamento de casos semelhantes. Com informações do Bahia Notícias.

Aneel muda patamar de bandeira e conta de luz terá reajuste menor|| Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz em março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

BANDEIRAS

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Leia Mais

Vara do Trabalho em Ilhéus é a com melhor desempenho no TRT-5 || Foto Fabrício Ferrarez/TRT
Tempo de leitura: 3 minutos

A 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus e a 1ª Vara do Trabalho de Salvador são as unidades de 1º Grau do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) que tiveram melhor desempenho no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) em 2022. São  as únicas na Bahia a ocupar o ranking das 25% melhores Varas do Trabalho do país.

O relatório apontou ainda uma melhora no ranking de 64 unidades comparando dezembro de 2021 a dezembro do ano passado, isto significa uma melhoria em 72,7% das unidades do Regional. A ferramenta analisa as 1.587 Varas do Trabalho do país com base em cinco grupos de indicadores: acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. A 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus é primeira colocada na Bahia.

A 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus ocupa o 102º lugar nacional em 2022. Em dezembro de 2021 a Vara do Trabalho estava em 741º – um avanço de 639 posições ao longo de 2022. A juíza titular da unidade, Mônica Sapucaia, afirma que a melhoria é fruto de muito trabalho e dedicação da equipe. “É uma conquista coletiva. São várias mãos unidas em prol de um mesmo propósito. Fragmento essa conquista com os juízes auxiliares, Guilherme Vieira Nora e Patrícia Mayra Leo Damasceno, e com os servidores”.

Para a magistrada, cuidar do ambiente e das pessoas é fundamental para uma boa colheita. Outro fator que ela destaca é o uso das tecnologias, como a digitalização dos processos e o uso do Bussines Inteligence (BI), na busca pelos processos que estão impactando na performance da unidade. “A digitalização contribuiu para a implementação do teletrabalho, otimizando a rotina de trabalho na medida em que se permite o labor, fora da unidade, com eficiência, revertendo o tempo de deslocamento, por exemplo, em prol das atividades laborais”, afirma.

Outra boa prática adotada na unidade de Ilhéus é o exame prévio dos processos encaminhados aos cálculos, identificando quais as questões ainda são controvertidas para que possam ser definidos os parâmetros a serem adotados, inclusive com a possibilidade de designação de audiência para que as controvérsias possam ser dirimidas.

A 3ª VT de Ilhéus ainda busca realizar a formalização de convenção processual para que os advogados passem a receber as intimações, via Diário Oficial, em nome dos seus constituintes, aumentando a celeridade, uma vez que evita intimações por oficiais ou por cartas.

Leia Mais

Gerson e Magela divergem sobre responsabilidade do Governo em relação ao patrimônio de Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

O cacauicultor e fabricante de chocolate Gerson Marques afirmou, em vídeo publicado nesta sexta-feira (24), que prédios históricos e espaços culturais de Ilhéus foram abandonados pela gestão do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). Ele entrou no assunto ao se posicionar contra a entrega do prédio do antigo General Osório para a Polícia Militar.

– Eu fui um dos apoiadores do prefeito em sua primeira eleição [em 2016] e acreditava que as propostas dele contemplariam a recuperação do patrimônio histórico. Espero que o prefeito tenha um pouco mais de responsabilidade com o patrimônio histórico da cidade. O prefeito tem se caracterizado por um profundo desprezo à cultura. Os prédios históricos e espaços culturais da cidade estão todos abandonados – disparou.

Na declaração, também lembrou que apoiou o mandatário nas eleições de 2016, depois da qual viria a ocupar cargo de confiança no primeiro Governo Marão.

Para Gerson, o ex-aliado deu as costas ao rico patrimônio histórico de Ilhéus e citou como exemplos a Casa de Jorge Amado, a Concha Acústica, o General Osório e o Teatro Municipal.

“É de uma irresponsabilidade, de uma indelicadeza, de uma falta de sensibilidade com a cultura, com as artes, com um dos principais elementos da nossa vida, da vida social dessa cidade. Essa é a cidade de um dos maiores escritores do Brasil. Então, ter responsabilidade com a arte e com a cultura, aqui, é mais do que obrigação”, emendou, fazendo referência a Jorge Amado (1912-2001). Confira.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE ILHÉUS

O PIMENTA entrou em contato com o secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, para obter posicionamento do Governo sobre as afirmações de Gerson Marques. Quando falou com a reportagem, Magela já havia assistido ao vídeo acima e se pôs a contestá-lo.

Conforme o secretário, Gerson omite a responsabilidade de gestões anteriores no que diz respeito à conservação do patrimônio público. “Ele não falou o que foi feito nos governos passados, que só pitaram [os prédios históricos]”.

Além disso, acrescentou Magela, o Governo Marão reformou o Teatro Municipal, a Casa de Jorge Amado, as esculturas do Cristo e da poetiza Sapho e o Obelisco ao Dois de Julho. Segundo o secretário, alguns equipamentos do Teatro não eram substituídos há mais de 30 anos. No entanto, sua reabertura ainda depende de testes do novo ar condicionado. A previsão é de que seja reaberto em março.

Já a Biblioteca Adonias Filho, ainda conhecida pelo nome do antigo Grupo Escolar General Osório, não será “militarizado” – expressão do secretário. Ele explicou que a Polícia Militar propôs que parte do prédio seja utilizada pela 68ª CIPM, responsável pelo policiamento do Centro. Contudo, disse que não há nada decidido sobre a proposta, que foi submetida ao Conselho de Cultura. O colegiado será consultado, mas não tem poder de veto.

Caso a PM venha a utilizar o prédio, assegura Magela, isso não inviabilizará a realização de atividades culturais naquele espaço, que também passaria a receber ações sociais da corporação. Outro destino possível para o patrimônio será transformá-lo em uma unidade da Escola Olodum, como as de Salvador. O próprio secretário considera essa segundo possibilidade remota, e a Secult oferecerá espaços alternativos ao grupo.

Ainda sobre o General Osório, Magela disse que o município não tem condições de arcar com uma reforma estruturante, orçada na casa dos milhões. O mesmo vale para o Palácio Paranaguá, antiga sede da Prefeitura. Nos dois casos, argumenta o secretário, Ilhéus precisa da ajuda dos governos Federal e do Estado.

Luanderson e Jéssica foram aprovados na USP
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estudantes Luanderson Araújo e Jéssica dos Santos, que concluíram o ensino médio em escolas estaduais da Bahia, tiveram um início de ano especial. Eles foram aprovados na Universidade de São Paulo (USP), uma das cem melhores instituições de ensino do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2022. Trata-se da única representante de toda a América Latina na lista feita pela Times Higher Education (THE) em novembro passado.

Jéssica ficou em terceiro lugar entre os candidatos ao curso de Gestão de Políticas Públicas. Já Luanderson foi o terceiro colocado para o curso de Direito, dos mais tradicionais do país, de onde saíram nomes como os dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Formada no Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, Jéssica tem 18 anos e afirma que dedicou-se arduamente aos estudos em 2022. “Foi um ano de muita dedicação, medos, incertezas e, ao mesmo tempo, tive muito apoio dos meus professores e familiares. Além disso, participei do projeto Enem 100%, que me ajudou muito na revisão de conteúdos”, disse, referindo-se ao programa de reforço escolar da Secretaria da Educação da Bahia (SEC).

A história de Jéssica também é a de um duro recomeço, pois ela perdeu a mãe, em 2021, para a Covid-19. Prestes a ser aprovada em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a estudante está inclinada a seguir os estudos na Terra Natal.

DO DISTRITO DO PONTO À USP

Com apenas 17 anos, Luanderson Araújo é estudante prodigioso. No Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no distrito do Ponto, em Serra Preta, foi o líder da classe. Ele conta que também encontrou apoio e exemplo em casa. “Meus pais sempre foram o grande motivo para que eu me dedicasse [aos estudos] e a minha mãe é uma referência para mim, pois foi a primeira da família a concluir o Ensino Superior e, hoje, possui Licenciatura em Educação Física”.

Leia Mais

Aulão de dança será uma das atrações do Projeto "Estar Bem" no Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto Estar Bem, promovido pelo Shopping Jequitibá, vai oferecer diversos serviços e atividades gratuitos à população de Itabuna e região, neste domingo (26), além da segunda (27) e terça-feiras (28). O projeto busca alertar os visitantes do Jequitibá para os cuidados com o corpo na promoção da saúde física e psíquica.

Quem visitar o Shopping nos dias do evento poderá aprender técnicas de primeiros socorros e de aferição da pressão arterial; a realizar teste glicêmico; e passar por exame de bioimpedância, que analisa a composição corporal. Também serão distribuídas amostras de suplementos alimentares e ofertados serviços de depilação de buço e design de sobrancelhas. Uma das atrações mais esperadas é o aulão de dança, a partir das 18h da próxima segunda (27).

São parceiros da iniciativa Drogaria Velanes, Faculdade Anhanguera, Odontoface, Faculdade Santo Agostinho, Depylaction, Smart Fit e Barra de Access. Os horários de cada atividade estão disponíveis nas redes sociais do Shopping Jequitibá.

Kombi incendiada era motorhome de família
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma Kombi foi completamente consumida pelo fogo, nesta sexta-feira (24), no Centro de Itacaré, no sul da Bahia. O veículo era de um casal de artesãos, que moravam nele com o filho. A família estava na Kombi quando as primeiras chamas surgiram e deixou a Kombi às pressas. Ninguém se feriu.

Veículo foi consumido pelas chamas

“Olha que loucura. O fogo tomou conta muito rápido. A gente tava nesse mercado, a gente ligou [a Kombi] e deu até aqui, o fogo tomou conta, a gente perdeu tudo. Só deu pra gente sair de dentro do carro. Graças a Deus, com a gente tá tudo bem”, diz a mulher, filmando o que restou do automóvel enquanto o companheiro tentava encontrar pertences ainda utilizáveis.

A família perdeu roupas, colchões, cobertores, brinquedos e outras coisas. A causa do incidente ainda é desconhecida. A Prefeitura de Itacaré recolheu a carcaça da Kombi.

Confira, abaixo, o vídeo em que a artesã relata o incêndio.

Homem resiste à prisão e morre em confronto com a Rondesp Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu em confronto com policiais militares, nesta sexta-feira (24), no Bairro Sinval Palmeira, em Itabuna. De acordo com a PM, ao ser abordado por equipe da Rondesp Sul numa casa da Rua Fontes Lima, Kaique Nascimento dos Santos resistiu à prisão e atirou contra os policiais, que revidaram.

Ferido no confronto, Kaique foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas faleceu na unidade. Na casa onde ele estava, a Rondesp apreendeu uma arma de fogo. Com passagens pela Polícia e condenado por roubo, o criminoso era apontado como autor de furtos, assaltos e homicídios.

Vazamento foi causado por obstrução da rede, segundo Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) desobstruiu, nesta quinta-feira (23), trecho da rede de esgotamento sanitário na Rua João Teles, no Bairro Conceição, em Itabuna. A rede estava assoreada, causando extravasamento dos resíduos e prejudicando moradores, comerciantes e transeuntes.

Segundo o coordenador de Manutenção de Redes de Esgoto da Emasa, Ailson Sousa, a rede é muito antiga e profunda, o que dificultou a execução dos serviços. “Nosso pessoal teve bastante trabalho para efetivar o reparo dessa rede e eliminar o extravasamento do esgoto. Fizemos a substituição da manilha cerâmica por tubo de 150 milímetros ocre, que tem maior durabilidade e resistência”, explicou.

Ailson ressaltou que as constantes chuvas e o uso incorreto da rede de esgotamento sanitário, com o descarte irregular de resíduos sólidos, contribuem para o entupimento e o extravasamento das redes de esgoto. Ele enfatizou que materiais como óleo de cozinha e sólidos (fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, etc.) não devem ser jogados no vaso sanitário.

Homem faleceu após acidente com trator em fazenda || Foto Radar News
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu, nesta quinta-feira (23), inquérito para investigar a morte de Leandro Pio Monteiro, de 33 anos. Ele morreu em acidente com trator enquanto trabalhava numa fazenda na zona rural de Belmonte, no sul da Bahia.

O acidente aconteceu na Fazenda São Geraldo, no distrito de Santa Maria Eterna, terça-feira passada (21). A vítima conduzia o trator pela propriedade e, ao passar por uma área inclinada, não conseguiu controlar o veículo, que capotou em uma ribanceira. A perícia constatou que o corpo apresentava escoriações e lesão na perna direita.

O MPT vai apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente e reunir informações que identifiquem as circunstâncias que levaram à morte do trabalhador. O órgão aguardará o relatório de inspeção dos auditores-fiscais do trabalho da Gerência Regional do Trabalho.

Quando concluído, o inquérito poderá resultar na proposta de termo de ajuste de conduta ou em uma ação judicial, caso se confirmem os descumprimentos de normas de saúde e segurança do trabalho.