Presidente do Senado diz que golpistas pagarão pelos prejuízos || Jefferson Rudy/Agência Senado
Tempo de leitura: 2minutos
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, nesta terça-feira (10), que o “Brasil não vai ceder diante de golpismos” e que os ataques aos prédios do três Poderes da República, no último domingo (8), foram e devem ser tratados como crimes. De acordo com um levantamento inicial, o prejuízo causado pela depredação do prédio do Senado e destruição de objetos e obras de arte é de cerca de R$ 4 milhões.
O senador também ressaltou que as instituições estão “mais do que nunca” fortalecidas e unidas em defesa da democracia em resposta “a essa minoria antidemocrática”. E garantiu que os responsáveis pelas depredações serão identificados, investigados e responsabilizados, assim como seus financiadores, organizadores e os agentes públicos dolosamente omissos.
“Não é justo que o povo brasileiro pague por essa conta. Todo aquele que gera o dano fica obrigado a repará-lo. E aquelas pessoas que aqui estiveram para praticar os crimes no Senado Federal já estão sendo identificadas, serão individualizadas, terão todas as informações colhidas e recolhidas num procedimento próprio da Polícia Legislativa do Senado, sem prejuízo das providências da Polícia Federal e de outras providências”, afirmou.
REPRESENTAÇÃO CRIMINAL
O parlamentar destacou que a Polícia Legislativa do Senado está incumbida de identificar um a um os que praticaram crimes no ambiente do Senado Federal. “E, ao identificá-los, a Advocacia do Senado também está incumbida de fazer as representações criminais por todos os tipos penais praticados no dia 8 de janeiro. Desde a invasão, passando pelo patrimônio público, passando pelo crime mais grave que se viu: o atentado ao Estado de Direito incluído no Código Penal, assegurou Pacheco.
De acordo com Rodrigo Pacheco, as representações criminais serão feitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos órgãos de primeira instância. Também disse que o Senado irá ajuizar ações de reparação de danos individualmente em relação a essas pessoas, com medidas cautelares de sequestro e bloqueio de ativos. “Eles deverão pagar essa conta. E nós tomaremos todas as providências para que isso aconteça em relação à invasão praticada no Senado Federal, à invasão praticada na Câmara, à invasão praticada”.
Esquadrão Antibombas foi acionado para analisar material || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1minuto
A suspeita de que uma bomba foi deixada em um viaduto em Feira de Santana levou ao acionamento do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na tarde desta quarta-feira (10). O possível artefato está dentro de uma mochila, largada em um dos viadutos do Anel Rodoviário de Feira, a 100 quilômetros de Salvador.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipamento de raio X e scanner estão sendo utilizados pelos militares da unidade especializada da Polícia Militar. O local onde a mochila foi abandonada, com o suposto artefato, fica próximo ao local ao acampamento bolsonarista desmontado na tarde de segunda-feira (9).
Imagens de câmeras da região são analisadas por equipes da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), informa a SSP-BA. Junto à mochila, foi deixado um bilhete sugerindo contrariedade ao resultado da eleição nacional e um “Fora, Lula”.
Tempo de Aprender tem inscrições prorrogadas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
A Secretaria de Educação de Itabuna encerra, nesta quarta-feira (11), o período de inscrições no Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). O programa seleciona voluntários para assistentes de alfabetização na Rede Municipal de Ensino.
Pode participar do processo seletivo quem tem formação em Magistério, Pedagogia e/ou ser estudante de outras licenciaturas. A análise da pontuação dos assistentes será avaliada por uma comissão julgadora. Os selecionados darão suporte ao professor alfabetizador das escolas de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.
Cerca de 200 pessoas já estão inscritas no processo seletivo. O candidato que tiver participado de outro programa federal deve anexar o documento comprovando a experiência e toda documentação exigida no Edital. O contrato como assistente tem prazo de vigência de dois anos a partir da homologação final.
As inscrições podem ser feitas das 8h às 14h, na sede da Secretaria da Educação de Itabuna, na Rua Francisco Silva Rocha, 100, 2º andar, Centro. Atualizado às 14h26min.
Veracel abre vagas para operadores de colheita e gestão de desenvolvimento humano
Tempo de leitura: < 1minuto
A Veracel abriu seleção para vagas de emprego nas áreas de Colheita Florestal e de Desenvolvimento Humano e Organizacional para atuação na Bahia. As inscrições para especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional encerram-se no próximo dia 17. O prazo de inscrições é maior para operadores e operadoras de colheita – até 31 de janeiro.
A oportunidade para especialista em Desenvolvimento Humano exige curso superior, graduação ou especialização em Gestão de Pessoas, conhecimento da ferramenta Assessment e disponibilidade para residir em Porto Seguro ou Eunápolis. A pessoa deverá ter experiência em gestão de Carreira e Desempenho, desenvolvimento de liderança, processo de coach e mentoring e sistema Sucess Factors.
Para as 18 vagas de Operador ou Operadora de Colheita Florestal, a Veracel exige que o candidato possua ensino médio completo, CNH categoria B ou superior, curso de Operação de Máquinas Florestais pelo Senai ou equivalente, experiência em operação de máquinas florestais, sendo diferencial se a experiência for em equipamentos Harvester ou Forwarder. Clique aqui ou aqui para inscrições.
A empresa oferece salários compatíveis com o mercado, além de benefícios como assistência médica, assistência odontológica, cesta de Natal, previdência privada, programa de remuneração variável, programa de treinamentos, seguro de vida e vale-alimentação, entre outros. Atualizado às 10h16min desta quarta (11).
Força Nacional participa das ações de controle da crise em Brasília || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: < 1minuto
O Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (10), a Portaria nº 274, de 9 de janeiro de 2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que trata de mobilização de policiais militares do Ceará, da Bahia, de Piauí, Alagoas, do Rio Grande do Norte, Maranhão, de Goiás e do Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional de Segurança Pública.
O documento assinado pelo ministro Flavio Dino, diz ainda que a medida tem por objetivo “pôr termo ao grave comprometimento da ordem publica em Brasília”. O prazo de atuação dos policiais militares é até o dia 31 de janeiro.
A portaria define também que “caberá ao secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP e ao comandante da Força Nacional adotar as providências visando à efetivação da medida”.
TVE transmitirá jogos do Baianão 2023 || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
A TVE será a emissora oficial do Campeonato Baiano de Futebol 2023. A bola começa a rolar nesta terça-feira (10). Na largada, o jogo será Itabuna contra Jacobinense, campeão e vice da Série B de 2022, a partir das 21h30min, direto do estádio Lomanto Júnior (Lomantão), em Vitória da Conquista.
A transmissão ao vivo e exclusiva será na telinha da TVE e no YouTube e Facebook da emissora. Serão 10 times na disputa pelo título: o atual bicampeão Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Itabuna, Jacobinense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória.
Na primeira fase as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si. Os 4 primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta.
BARCELONA NA TELINHA
Além de Itabuna contra Jacobinense, completando a primeira rodada, na quarta-feira (11), a TVE exibe Bahia e Juazeirense, às 19h15min, no Estádio Roberto Santos, e Barcelona e Atlético, às 21h30min, em Vitória da Conquista. Na quinta-feira (12), da Arena Cajueiro, em Feira de Santana, a emissora vai mostrar a partida entre Bahia de Feira e Vitória, às 19h15min, seguida de Doce Mel e Jacuipense, em Pituaçu, às 21h30min.
A cobertura terá narração de Valter Lima, Rainan Peralva e Manuela Avena, com comentários de Rodrigo Araújo, e inclui ainda conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e Twitter.com/tvebahia.
Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente às 12h) e TVE Notícias (diariamente às 18h30min) fazem a cobertura especial da competição.
SineBahia tem quase 100 vagas em Ilhéus e em Itabuna nesta terça (10)
Tempo de leitura: 3minutos
Quem procura emprego neste início de ano em Itabuna e em Ilhéus tem quase 100 oportunidades nesta terça-feira (10). Com intermediação do SineBahia, são 71 vagas em Itabuna e 25 em Ilhéus.
Os candidatos devem ficar atentos ao horário de atendimento e aos documentos exigidos para cadastramento e disputa das vagas. As duas unidades atendem até as 15h30min e exigem carteiras de Identidade e de Trabalho (física ou digital), CPF e comprovantes de vacinação contra covid-19, de endereço e de escolaridade.
Ainda sobre a documentação, o candidato pode ainda apresentar cursos específicos da área pretendida, caso possua. A unidade do SineBahia de Itabuna atende no andar superior do Shopping Jequitibá. A de Ilhéus funciona em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira as vagas disponíveis.
Candidatos ganham mais tempo para inscrição no Enem
Tempo de leitura: < 1minuto
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplica, nesta terça (10) e na quarta-feira (11), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
De acordo com o Ministério da Educação, 3.251 candidatos tiveram deferidos os pedidos para realizar a prova de reaplicação. Participarão estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação regular ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas, desde que os pedidos de reaplicação tenham sido aprovados pelo Inep.
O cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante. O documento apresenta, entre outras informações, data, horário e local de prova. Para visualizar ou imprimir o cartão, é necessário acessar o sistema do Enem com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.
O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do MEC.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Seleção de Veteranos Augusto Mangabeira é o terceiro, em pé, da esquerda para a direita || Arquivo Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4minutos
Se não for pecado, torço que o Todo-poderoso forme uma seleção imbatível. Competência eles têm, pois aqui foram testados e aprovados.
Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com
Longe de mim querer me imiscuir nas coisas divinas, especialmente do céu, mas não posso deixar de me manifestar acerca de alguns acontecimentos passados de um certo tempo pra cá. Pelo que tenho notado, Deus tem feito escolhas bastante significativas nas pessoas levadas para junto dele, nos deixando chorosos. Esse fato me dá a impressão de que ele pretende formar uma seleção de futebol aí por cima.
E num ato de contrição, vou logo pedindo desculpas, se for o caso: “Eu pecador, me confesso a Deus Todo-poderoso, que pequei muitas vezes, por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha máxima culpa…”. Não quero, aqui, dar pitacos sobre as decisões divinas, e vou ressaltando que estou arrependido de todos os pecados que por acaso aqui cometerei. Mas não é só por minha culpa.
Desde cedo – ainda na infância – me acostumei com as imagens produzidas pelos artistas plásticos – especialmente os pintores – sobre o céu, com aquelas paisagens tranquilas, sempre nas cores azul e branco, e os personagens em profunda contemplação. Peço perdão caso meu raciocínio venha profanar a morada celestial, mas acredito que não combina a enlevação dos pensamentos com a prática do futebol nesta santa morada.
Os amigos que me perdoem se insisto em falar desse tema, misturando fatos mundanos e divinos. Mas minha mente não consegue alcançar o porquê dessas escolhas – o que é mais um pecado. Nos últimos tempos perdemos por aqui Léo Briglia, Fernando Riela, Lua Riela, Luiz Carlos, Daniel Souza Neto (Danielzão), e agora, sem mais nem menos, Nelito Pedreira, João Augusto Mangabeira França e Pelé. De uma só vez!
Nelito e Augusto foram dois baques feios. Parece até aquelas cenas de filmes hollywoodianos. Amigos tão chegados no futebol e na vida, foram embora, sem mais nem menos, em cerca de 44 horas. Nelito, por anos professor de química, empresário do ramo do comércio agropecuário, esportista, aos sábados, não dispensava o encontro com os amigos para o “baba” semanal. E lutou para ter um campo próprio.
Assim que soube da morte dos dois amigos, liguei para outro em comum, Napoleão Guimarães, que lamentou o desaparecimento de Nelito e Mangabeira, com os quais conviveu e trabalhou ao lado deles por vários anos. Contou-me a situação debilitada em que os dois se encontravam e enalteceu a passagem deles no planeta terra. “Parece até que combinaram”, arriscou dizer Napoleão.
João Augusto Mangabeira França era um itabunense nascido em Senhor do Bonfim, com passagem pela capital baiana, onde exerceu a profissão de jogador profissional no Galícia, o Demolidor de Campeões, primeiro Tricampeão Baiano de futebol. Em campo, desempenhava o ofício de zagueiro, não daqueles acostumados a tirar a bola do adversário com chutes e pontapés, mas com classe, se antecipando às jogadas.
Em Itabuna foi professor de Educação Física, professor de Inglês, vendedor de produtos agropecuários e empresário do ramo de representações de empresas, mais conhecido como caixeiro viajante. Viajou pelo sul e extremo sul da Bahia vendendo produtos alimentícios aos supermercados. Não dispensava passar o fim de semana em Itabuna para o “baba” dos veteranos, no estádio Luiz Viana Filho, e depois no bairro Jorge Amado.
Juntos, cursamos direito, ainda na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), depois Uesc. Ainda acadêmico, era conhecido pelo carinhoso nome de Corregedor, título dado por nós, pela sua idade superior à nossa e pelo seu jeito de dar seu parecer para finalizar as discussões. No período de provas estudávamos em sua casa, grupo de estudos que se transformava num encontro etílico após umas boas doses da famosa Cuba Livre.
Por muitos anos me abastecia com as histórias e estórias do seu tempo como jogador profissional no Galícia. Ele se divertia com a diversidade de cultura e temperamento dos jogadores e contava passagens memoráveis acontecida em campo e extracampo. Dentre os seus personagens prediletos o colega Apaná Venâncio e o treinador Sotero Montero, este pela surrada frase: “É pelo arriar das malas que conheço o bom jogador”.
Por algum tempo o Dr. Augusto Mangabeira frequentou as lides forenses, mas não se conformava com as pesadas gavetas nas quais dormitavam os processos, mesmo sendo arquivados em armários de prateleiras de aço, portanto, fáceis de serem vistos e retirados para apreciação. Continuou se dedicando às pastas de representação, tirando pedidos nos armazéns e supermercados, nos quais era bastante conhecido e querido.
Passamos um certo tempo sumidos entre nós e recebia notícias dele quando encontrava o seu irmão, o médico Antônio Mangabeira, que uma das vezes me informou sobre o acometimento de Alzheimer. Outro colega desde os tempos da universidade, o advogado José Augusto Ferreira Filho, me contou que, ao chegar para uma audiência, encontra o colega Augusto Mangabeira, desta feita não no mister de advogado, mas como parte, quando era requerida sua interdição, por causa dos esquecimentos provocados pelo mal.
Todos que por aqui passam cumprem sua missão, mas não sei o que está sendo reservado para eles lá em cima. Se não for pecado, torço que o Todo-poderoso forme uma seleção imbatível. Competência eles têm, pois aqui foram testados e aprovados.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Plenário da Câmara aprova intervenção na segurança no Distrito Federal || Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: 2minutos
A Câmara dos Deputados confirmou em Plenário, nesta segunda-feira (9), a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta aos atos de terrorismo ocorridos em Brasília, no domingo (9).
A votação foi simbólica. O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/23, que deverá ser votado pelos senadores nesta terça-feira (10). Relator da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que se trata de medida “amarga”, mas “necessária e proporcional” em face dos fatos tão graves ocorridos. O objetivo é recuperar o controle da ordem pública no Distrito Federal.
O parlamentar ressaltou que as forças de segurança pública do Distrito Federal se mostraram incapazes de impedir, de coibir e de reprimir os ataques conduzidos por pessoas com intenção de depor o governo democraticamente eleito.
ARTHUR LIRA
Para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ataque de vandalismo às instituições, sobretudo à Câmara, é inaceitável.
A intervenção é limitada à área de segurança pública do Distrito Federal no período entre 8 e 31 de janeiro de 2023, com o objetivo de encerrar o “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos”. O governo federal será responsável por todas as atividades com relação direta ou indireta com a segurança pública.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, foi nomeado interventor e terá o controle operacional de todos os órgãos distritais de segurança pública no período. Capelli ficará subordinado ao presidente da República e poderá requisitar recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal e de órgãos, civis e militares, da administração pública federal para atingir os objetivos da intervenção.
Até o momento, mais de 1 mil manifestantes foram detidos para esclarecimentos e mais de 300 foram presos em flagrante. Após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, foi desmontado o acampamento de bolsonaristas existente no quartel-general do Exército, em Brasília, desde a vitória eleitoral do presidente Lula. Também foi afastado, por 90 dias, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Amêndoas de cacau da África desembarcadas no Porto de Ilhéus || Reprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: 2minutos
O porto de Ilhéus recebeu 13 mil toneladas de amêndoas de cacau importadas da Costa do Marfim, na África. A situação é motivo de preocupação para os produtores do sul da Bahia já que, segundo eles, não há controle de pragas e doenças.
O desembarque das amêndoas de cacau aconteceu no dia 29 de dezembro e não há detalhes de como será o uso dessas amêndoas. Apesar da preocupação dos produtores, não há informações sobre descoberta de pragas oriundas do cacau na região.
Segundo a presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau, Vanuza Barroso, as condições da importação acarreta riscos para a saúde. Como exemplo, Vanuza citou a entrada de insetos vivos em Ilhéus no ano de 2012, vindos da Costa do Marfim.
“Houve processo instaurado pelos Ministérios Públicos estadual e federal e as importações ficaram suspensas durante seis anos”, relembrou.
Produtores temem entrada de pragas via cacau importado da África do Sul
MONILÍASE
A presidente lembrou ainda que no ano passado outra praga chamada de Monilíase, foi registrada na Amazônia, colocando o estado de Amazonas em quarentena, e alerta que as pragas que podem ser trazidas pelos desembarques da Costa do Marfim, são ainda piores.
”As pragas são terríveis, muito mais sérias que a Vassoura de Bruxa e a Monilíase”, contou Vanuza Barroso.
Os produtores de cacau esperam que o Governo Federal revogue a instrução do Ministério da Agricultura que permite a importação de amêndoas sem a aplicação do Brometo de Metila.
A preocupação dos produtores continua, já que outro carregamento está previsto para chegar ao município no mês de março com mais 10 mil toneladas vindas da Costa do Marfim.
Itabuna reencontra o Jacobinense nesta terça-feira (10).
Tempo de leitura: < 1minuto
O Itabuna estreia no Campeonato Baiano de 2023 nesta terça-feira (10), a partir das 21h30min. O time volta à primeira divisão depois de um logo período longe da elite do futebol baiano. São mais de 10 anos sem disputar a competição. Campeão da Série B do Estadual em 2022, o Dragão do Sul vai reencontrar a Jacobinense, que ficou com o vice-campeonato.
O Itabuna tem o mando de campo, mas atuará longe de sua torcida porque o estádio municipal Luiz Viana Filho não apresenta condições de receber partidas de equipes profissionais. Por isso, jogará no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Outra equipe do sul da Bahia que jogará em Vitória da Conquista é o Barcelona de Ilhéus. O time vai estrear no Campeonato Baiano deste ano na quarta-feira (11), às 21h30min, contra o Atlético de Alagoinhas.
Além de Itabuna, Barcelona de Ilhéus, Jacobinense e Atlético, o Campeonato Baiano será disputado por Doce Mel, Bahia de Feira, Jacuipense, Juazeirense, Bahia e Vitória. Quatro equipes se classificam para a segunda fase da competição. A grande decisão está marcada para o dia 9 de abril.
Ano letivo na rede estadual começa dia 6 de fevereiro || Foto Pedro Moraes/SECBA
Tempo de leitura: < 1minuto
As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 6 de fevereiro e se encerram no dia 15 de dezembro. A entrega dos resultados aos estudantes, após a recuperação final e do Conselho de Classe, será no dia 22 de dezembro. O calendário escolar para o ano letivo 2023 foi divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Educação da Bahia. A jornada pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos acontece entre os dias 1º e 3 de fevereiro.
O recesso para o Carnaval acontece de 17 a 22 de fevereiro; o recesso da Semana Santa ocorre entre 7 e 9 de abril; e o recesso junino vai de 19 a 30 de junho, conforme calendário. A primeira unidade letiva será de 6 de fevereiro a 5 de maio; a segunda de 8 de maio a 31 de agosto e a terceira de 1º de setembro a 15 de dezembro.
Ao longo do ano, os estudantes também contarão com sábados letivos nas seguintes datas: 15 de abril, 20 de maio e 23 de setembro. Outras datas em destaque são os aniversários dos educadores Anísio Teixeira, em 12 de julho, e de Paulo Freire, em 19 de setembro.
Mulher pula de prédio para escapar de incêndio criminoso || Reprodução Radar News
Tempo de leitura: < 1minuto
Uma mulher de 25 anos relata ter vivido momentos de terror na noite de domingo (8), no interior de um apartamento, no bairro Frei Calixto, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a jovem se agarra na grade da varada do 1º andar e, em seguida, se joga para escapar de um incêndio que teria sido causado pelo companheiro dela.
Com as nádegas queimadas e as duas pernas quebradas, a mulher está internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Segundo a polícia, as pernas foram quebradas na queda e as queimaduras foram causadas pelo incêndio, que destruiu móveis e eletrodomésticos.
De acordo com a polícia, o acusado de provocar o incêndio foi identificado como Bruno dos Santos Menezes, de 28 anos. Ele está sendo procurado. O homem é suspeito de jogar álcool na companheira e incendiar o quarto onde ela tentou se proteger. Com o avanço das chamas, a vítima quebrou a janela do quarto do apartamento e pulou do primeiro andar.
A mulher vivia com o acusado há 12 anos. Ela relatou que sofria agressões dele, mas nunca não havia registrado queixas na delegacia. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro investiga o caso.
Ontem à tarde o nosso país ficou estarrecido com a notícia da invasão nas sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, pelos terroristas de Bolsonaro. Inconformados com a vitória da democracia, através da eleição incontestável do nosso líder maior, Luis Inácio Lula da Silva, os bolsonaristas invadiram e depredaram repartições públicas atingindo móveis, equipamentos e até obras de arte. Qual é o objetivo: desestabilizar o governo democrático de Lula.
A região sul da Bahia não pode deixar de se manifestar contra esses atos movidos pelo fanatismo político e por objetivos escusos. O Consórcio Litoral Sul da Bahia – CDS, onde exerço a presidência, repudia veementemente o terrorismo e alerta o país para que as forças democráticas se mantenham de prontidão contra os ataques a nossa democracia, aplicando a lei e restabelecendo a ordem da Nação.
Prefeito Antonio Mário Damasceno
Presidente do Consórcio Litoral Sul da Bahia