Jerônimo Rodrigues anuncia lista com 20 gestores, ocupantes do segundo escalão
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou os novos gestores de órgãos, departamentos, fundações e outras estruturas ligadas às secretarias estaduais. A relação com os 19 titulares da gestão pública e uma direção de hospital foi divulgada durante live no canal do Governo do Estado no YouTube.

Alguns gestores, explicou Jerônimo Rodrigues, já integravam as unidades. “O fato de trazer alguns nomes que estavam na era Rui Costa para se manter em algumas ações é por conta [causa] da competência que essas pessoas demonstraram. A expectativa nossa é de que todos esses órgãos deem continuidade ao que estava sendo feito, mas, também, trabalhar em novos projetos, para que na nossa linha de atuação possamos renovar”, afirma.

Segundo Jerônimo, outros 20 nomes devem ser anunciados nos próximos dias, após avaliação dos últimos currículos apresentados para ocupação dos cargos. A negociação envolve espaço político de partidos aliados.

GESTORES ESTADUAIS (2º ESCALÃO)

– Alexsandro Freitas Silva – Diretor-presidente da Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia)
– Handerson Leite – Diretor da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia)
– Luiz Gavazza – Diretor-presidente da BahiaGás (Companhia de Gás da Bahia)
– Regina Affonso – Diretora da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente)
– Tiago Venâncio – Diretor do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor)
– Flávio Gonçalves – Diretor-geral do Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia)
– Flávio Machado – Diretor do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão)
– José Rebouças – Diretor executivo da Prodeb (Companhia de Processamento de Dados do Estado Da Bahia)
– Rodrigo Pimentel – Diretor-geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia)
– Piti Canella – Diretora-geral da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia)
– José Acácio Ferreira – Superintendente da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia)
– Socorro Brito – Coordenadora-geral do Planserv (Assistência à Saúde dos Servidors Públicos)
– Hemerson Cardoso Guimarães – Superintendente da Supat (Superintendência de Patrimônio)
– Heber Santana – Superintendente da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil)
– Jeandro Laytynher Ribeiro – Diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional)
– José Trindade – Presidente da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia)
– Lanns Almeida – Superintendente da Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural)
– Saulo Pontes – Superintendente da SIT (Superintendência de Infraestrutura de Transportes)
– Carlos Martins – Diretor-presidente da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia)
– Lucrécia Sarvenini Freitas, diretora do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)

Freios exigem cuidado e manutenção constantes
Tempo de leitura: 2 minutos
Ícaro Mota é consultor automotivo

Praticamente todo motorista já ouviu falar em pastilhas de freio. Todo carro tem. Porém, são poucos os modelos que possuem esse item nas quatro rodas.

A maioria só tem na parte dianteira. E a maioria usa sapata de freio na parte traseira dos carros, principalmente os veículos “populares”. É uma peça pouco conhecida pela população, e tem a mesma importância das pastilhas de freio, pois ambas têm a função de diminuir a velocidade e parar o carro.

É interessante que o motorista entenda tal importância e tenha o hábito de pedir que o seu mecânico verifique essa peça que é um item de desgaste. Ou seja, quanto mais usa, mais gasta. O desgaste começa a partir do momento em que o pedal de freio é acionado.

Normalmente, para veículos de passeio, ela tem vida média útil de 100 mil quilômetros. Claro que varia de motorista para motorista, mas essa é uma média legal para abrir verificação.

Caso esteja boa, um bom mecânico consegue se basear em quantos quilômetros você precisará fazer nova vistoria. Caso ela esteja bem desgastada, já faz a troca imediata.

A sapata trabalha em conjunto de atrito ao tambor de freio. Quando há desgaste excessivo, ela acaba danificando o tambor, e isso lhe trará mais custo e mais riscos pela diminuição de eficácia ao frear.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Uesb abre vagas em cursos de graduação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb) prorrogou o período de inscrição para até terça-feira (10). Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deve imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 100,00. Com a alteração, o pagamento do boleto deverá ocorrer até o próximo dia 11.

Estão disponíveis 915 vagas, distribuídas em 44 opções de cursos, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A lista completa de vagas por curso e campus pode ser acessada no Anexo único do edital e mais informações sobre cada uma das graduações podem ser encontradas no Catálogo de Cursos.

Metade das vagas em cada curso será destinada à “Ampla Concorrência” e os outros 50% são voltados para a “Reserva de Vagas”, onde podem concorrer alunos de ensino público (70% para candidatos que se autodeclarem negros e 30% para os demais). Ainda é possível optar pela modalidade de “Cotas Adicionais”, onde são acrescidas três vagas, em cada curso, destinadas para quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (uma para cada grupo).

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.  Acesse aqui a página de inscrições.

Augusto Castro: Itabuna estava há 10 anos sem certidão negativa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna conseguiu derrubar o último embaraço que impedia o Município de firmar grandes convênios com os governos federal e estadual e organismos internacionais. Dos R$ 500 milhões de débitos com a União, a Justiça suspendeu a exigibilidade de pagamento de R$ 370 milhões e o município conseguiu negociar R$ 130 milhões. Após a decisão judicial, hoje (6), o Município obteve, da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, certidão positiva com efeito negativo.

Na prática, o documento libera a gestão para firmar convênios e contrair empréstimos nacionais e internacionais, dentre outras vantagens. “Itabuna estava há quase 10 anos sem certidão negativa”, observou, há pouco, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), em entrevista ao PIMENTA, por telefone. “Ao longo desse período, o Município não conseguia celebrar convênios. Perdeu ou teve grandes obras paralisadas, como o Pacão e a drenagem e pavimentação do Daniel Gomes”, reforça Augusto para mostrar o impacto da conquista.

Com a certidão negativa, exemplifica Augusto, o município vai poder tocar o empréstimo internacional de 30 milhões de dólares (R$ 156 milhões) com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), já aprovado pelo Ministério da Fazenda, para obras estruturantes.

– Sem a certidão, não poderíamos obter este empréstimo nem firmar convênios importantes com a União e o Governo do Estado. É uma grande conquista, um avanço grande para o nosso município – completa Augusto, citando pacote de cerca de mais de R$ 200 milhões em obras para início em 2023.

AUSTERIDADE

O prefeito reforça que a obtenção da certidão negativa é uma vitória só possível por causa da austeridade fiscal e de melhora da qualidade do gasto da gestão pública municipal. Ele cita que, por mês, são mais de R$ 2,5 milhões pagos em precatórios e requisições de pequeno valor (RPV). “Estamos pagando os precatórios rigorosamente em dia”.

Policiais cumpriram mandado e prenderam criminoso em Eunápolis || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Apontado pela Polícia Civil como líder do tráfico de drogas em Jacinto e Salto da Divisa, Minas Gerais, um homem foi preso na quinta-feira (5), em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Os investigadores localizaram o suspeito na Avenida Norte Sul, no bairro Centauro.

Segundo o delegado regional da Polícia Civil em Eunápolis, Moisés Damasceno, o homem ainda é investigado por extorquir uma vítima utilizando de violência extrema, que resultou na fratura da tíbia da mulher.

“Encontramos ele em um mercadinho e cumprimos o mandado de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico”, explicou o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moysés Damasceno.

Devido à legislação, a polícia não revelou o nome do suspeito. O criminoso foi levado para a sede da Coorpin e ainda na tarde de ontem (5), o preso foi transferido para o município mineiro de Jacinto, Comarca responsável pela expedição do mandado de prisão.

Microempreendedor pagará novo valor mensal de contribuição
Tempo de leitura: < 1 minuto

O reajuste do salário mínimo de R$ 1.212,00 para R$ 1.320,00 impactou também no reajuste da contribuição mensal paga pelos Microempreendedores individuais (MEI). A contribuição mensal do MEI é calculada com base no salário-mínimo.

Com a revisão, a contribuição previdenciária do MEI (exceto caminhoneiro) passará a ser de R$ 66,00 (5% do salário-mínimo). Já o MEI Caminhoneiro pagará R$ 158,40 de contribuição previdenciária (12% do salário-mínimo). Junto com a contribuição previdenciária, o MEI que exerce atividades sujeitas ao ICMS pagará adicionalmente R$ 1, e aquele que exerce atividades sujeitas ao ISSQN pagará mais R$ 5.

Assim, o MEI pagará mensalmente entre R$ 67,00 e R$ 72,00 – a depender da sua atividade. Já o MEI Caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 159,40 e R$ 162,40. De qualquer forma, o valor do DAS é calculado automaticamente pelo sistema.

VENCIMENTO NO DIA 20

O Sebrae alerta que é por meio do pagamento em dia do DAS que o MEI garante benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade. O documento vence todo dia 20 de cada mês.

Para emitir, o MEI deverá acessar a seção “Já Sou MEI” do Portal do Empreendedor e escolher a opção “Pague sua contribuição mensal”. Há três formas de pagamento disponíveis: débito automático, pagamento on-line ou boleto de pagamento.

Os sistemas estão sendo atualizados para que as guias relativas ao ano de 2023 já tragam os novos valores de pagamento mensal. Lembramos que o pagamento da competência janeiro/2023 vence no dia 20 de fevereiro.

O novo salário-mínimo, que passa a valer a partir deste mês de janeiro, representa um aumento de R$ 108 em relação ao piso nacional do ano passado, uma alta de quase 9%.

Puxada do Mastro de São Sebastião é promovida todos os anos e atrai multidão
Tempo de leitura: 2 minutos

A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que atrai milhares de turistas e visitantes à Praça Cláudio Magalhães, em Olivença, promete agitar o final de semana em Ilhéus. Os festejos em homenagem ao santo começam hoje (6) e se estendem até o próximo domingo (8). A programação completa pode ser conferida ao final da matéria.

Integrada ao calendário turístico da cidade, a programação inclui desfile e apresentações culturais, missas, rituais e shows com bandas locais. O município mantém viva a tradição, fomentando a cultura local. “Uma festa secular, que renova a memória própria da nossa cidade, faz parte da história de Ilhéus, une cultura, religião e fortalece o turismo”, afirma o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).

A tradição da Puxada do Mastro começa com a escolha da árvore, ritual que é misto de fé, devoção e sacralidade. Os indígenas tupinambá de Olivença reafirmam seus troncos familiares, refletem sobre a comunidade e repassam a tradição para os mais novos por meio do mastaréu. O evento também desperta um importante olhar, o da sustentabilidade.

MÁRTIR E PADROEIRO

Do local onde é retirado o tronco, que fica exposto até o próximo ano na entrada da Igreja de Nossa Senhora das Escadas, mudas são plantadas na mata para garantir a preservação da natureza e a própria tradição do povo Tupinambá. A cada árvore retirada uma vez por ano, são plantadas mudas no entorno da cepa (local do corte), conforme explica a Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), que realiza a puxada com o suporte da Prefeitura.

As comemorações em homenagem ao mártir, padroeiro da catedral diocesana e defensor dos tupinambá começam às 16h desta sexta-feira (6), com o Luar das Criativas, seguido de desfile de abertura com a participação das organizações e instituições locais. A Guarda Civil Municipal, Sutram, secretarias de Saúde, Cultura e Turismo atuarão nos três dias de evento, com o apoio das Companhias Independentes de Polícia Militar da Bahia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA (06/01)
16h – Luar das Criativas
17h30min – Desfile de abertura
20h- Shows com bandas locais
00h- Cortejo dos Mascarados (Grupo de Capoeira Nação Zumbi)

SÁBADO (07/01)
16h – Luar das Criativas
18h – Procissão
19h- Missa
20h – Apresentações Culturais (Boi Estrela e Terno das Camponesas)
21h30min – Shows com bandas locais

DOMINGO (08/01)
5h às 8h30 – Alvorada/Rituais na porta da Igreja Nossa Senhora das Escadas/Bênçãos e Feijoada dos Machadeiros
9h às 13h – Rezas e Agradecimentos / Derrubada do Mastro/ Saída da Mata para a praia
15h às 17h30min – Parada para descanso/ Arrastão do Mastro/ Chegada à Praça Cláudio Magalhães
18h às 23h – Show com bandas locais

Reunião no Palácio do Planalto começa nesta manhã de sexta || Foto Fábio Rodrigues Pozzebom
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina a primeira semana de governo com uma reunião de sua equipe de ministros e ministras, nesta sexta-feira (6). O encontro começa às 9h30, no Palácio do Planalto e, segundo o próprio presidente, “só tem horário para começar”. 

Em mensagem publicada no Twitter, Lula disse que a reunião tem o objetivo de “organizar os trabalhos”. “Estou otimista com o início do governo. Pegamos a casa mal cuidada, mas já estamos trabalhando, porque nossa responsabilidade é muito grande com o povo brasileiro. Bom dia!”, escreveu.

Em vídeo divulgado por sua assessoria, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a reunião tem o objetivo de ser um momento de acolhimento dos novos integrantes do primeiro escalão do governo federal. “O presidente Lula fez questão de convocar essa reunião com todas e todos, fazendo um acolhimento desses ministros e ministras, dar partida no início do governo”, afirmou.

O encontro terá uma apresentação da Casa Civil sobre as principais ações de governo, incluindo um panorama sobre obras. O presidente também quer estabelecer entendimento entre os ministros para a retomada de uma relação federativa com estados e municípios. Uma reunião do presidente com todos os governadores está agendada para o dia 27 de janeiro. Com informações d´Agência Brasil.

Afonso Florence reassume mandato na Câmara dos Deputados, mas deve retornar ao governo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mudança temporária, a priori, no governo baiano. Nomeado para a Casa Civil, Afonso Florence pediu exoneração do cargo. O cargo será assumido pelo chefe de Gabinete, Carlos Mello, conforme publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado.

Por meio de nota, o governo informou que a formalidade visa apenas permitir que Afonso Florence fique “liberado para concluir o mandato, em andamento, como deputado federal em Brasília”.

Reeleito em outubro passado, o parlamentar petista deve retornar ao cargo de secretário em fevereiro.

SEGUNDO ESCALÃO

Hoje, às 15h, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciará nomes que irão compor o segundo escalão de sua gestão. O anúncio será feito por meio do YouTube (https://www.youtube.com/governodabahia).

São mais de 80 vagas de emprego em Itabuna e em Ilhéus nesta sexta-feira (6)
Tempo de leitura: 3 minutos

Empresas instaladas nos dois principais municípios do sul da Bahia têm oferta de 82 vagas de emprego nesta sexta-feira (6). São 65 oportunidades em Itabuna e 17 em Ilhéus, todas elas com cadastro para seleção pelo SineBahia, o serviço estadual de intermediação para o mercado de trabalho.

Os interessados devem procurar o SineBahia até as 15h30min desta sexta-feira. Para o cadastramento, o candidato precisa apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho (física ou digital), CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e de vacinação contra covid-19.

O SineBahia funciona em frente à Praça Cairu, no Centro, em Ilhéus. Já em Itabuna, onde está concentrada a maioria das ofertas, o atendimento é no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Clique em Leia Mais e confira todas as vagas abertas.

Leia Mais

PRF preso homem por importunação sexual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um homem de 38 anos por importunação sexual no interior de um ônibus. A prisão ocorreu na BR-101, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (4). O detido em flagrante foi acusado de se masturbar na frente de uma passageira.

A mulher relatou aos policiais que o homem passou a se masturbar na sua frente. Disse que não conhecia o acusado e entrou em choque ao presenciar a cena constrangedora. A vítima da importunação sexual informou ainda que entrou em desespero e pediu socorro.

Acionados, os policiais prenderam o importunador em flagrante. Ele a vítima foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, em Eunápolis, onde a queixa foi registrada.

A Polícia Rodoviária Federal destaca que é importante haver denúncia para combate desse crime com mais com mais rigor. A pena para a importunação sexual vai de um a cinco anos de prisão, se não caracterizar um crime de maior gravidade.

Leia Mais

Bebê não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois de chegar ao hospital
Tempo de leitura: < 1 minuto

O descuido de uma família causou a morte de um bebê, que estava trancado com outra criança numa casa, no bairro Pelourinho, em Barro Preto, no sul da Bahia, na tarde desta quinta-feira (5). O bebê de um ano e seis dias teve queimaduras graves e inalou muita fumaça. Em estado muito grave, o menino chegou a ser levado para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos. A outra criança não sofreu ferimentos.

De acordo com relatos de moradores ao PIMENTA, as duas crianças estavam sozinhas na casa. O imóvel estava com as portas trancadas no momento do incêndio. A criança de três anos foi salva porque vizinhos perceberam o incêndio, arrombaram a porta da frente do imóvel e a retiraram a tempo. O bebê já foi encontrado com queimaduras graves por todo o corpo. A polícia investiga o que ocorreu e deve indiciar os responsáveis pelas crianças.

Eleitor que não votou no segundo turno tem até segunda para justificar
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições no ano passado e nem apresentaram o motivo da ausência no dia do pleito têm até segunda-feira (9) para a justificativa. A pessoa que tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também precisa se justificar.

Quem não justificar a ausência nas eleições 2022 pagará multa referente a cada turno, se for o caso, no mínimo de 3% e no máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo (R$ 35,13), podendo ficar livre da punição em razão da situação econômica do eleitor.

De acordo com o TRE-BA, os eleitores faltosos que não justificarem dentro do prazo ficam impossibilitados de emitir documentos como carteira de identidade e passaporte; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

USO DE APLICATIVOS

A justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).

Também poderá ser enviada pelo Sistema Justifica ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição à zona eleitoral competente. O eleitor faltoso precisará apresentar a documentação que comprove o motivo pelo qual ficou impossibilitado de comparecer ao pleito. Caberá à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título analisar a justificativa apresentada.

Bubu é o novo secretário de Agricultura de Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

José Alves Ferreira, Bubu, 50 anos, é o novo secretário de Agricultura de Itacaré. O agricultor teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (3).

Ligado à agricultura familiar e fundador da Associação do Assentamento Pancada Grande, que hoje é uma referência de organização para outras associações e assentamentos, Bubu foi coordenador regional da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL).

O novo secretário comanda o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), já no seu segundo mandato, e, agora, assume a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca.

Bubu é reconhecido como grande defensor da agricultura familiar orgânica, livre de agrotóxicos. No município de Itacaré, assim como na Bahia, ele tem seu trabalho reconhecido por ser um militante nesta área.

Há anos atua pelo fortalecimento do homem e mulher do campo, buscando autonomia econômica e produtiva para as famílias agricultoras, junto às associações, por meio do seu conhecimento de prática e vivência.

UniFTC Itabuna passa a se chamar Unex || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Após ter autorização concedida pelo Ministério da Educação (MEC) para instalar o novo curso de Medicina, a UniFTC Itabuna passará por mudanças. A unidade, que completa 21 anos no município sul-baiano, passará a se chamar Unex – Faculdade de Excelência.

Aprovado com nota 5, máxima concedida a uma instituição de Ensino Superior pelo MEC, o curso de Medicina em Itabuna foi autorizado a ofertar 64 vagas no início do primeiro semestre de 2023, sob a Portaria nº 1.155, de 29 de dezembro de 2022.

O curso está instalado no campus 3, da Unex – Faculdade de Excelência, na Praça José Bastos, 55, Centro, em Itabuna. Os futuros médicos serão beneficiados com uma infraestrutura completa, currículo inovador, tecnologia de ponta e um modelo metodológico disruptivo.

MODELO REGIONALIZADO

“A chegada do curso de Medicina em Itabuna nos coloca de frente com o futuro. Oferecemos aos nossos estudantes um ambiente inovador e tecnológico, com laboratórios equipados com simuladores realísticos e altamente revolucionário para o ensino da prática médica”, afirma Lino Sieiro Neto, coordenador geral dos curso de Medicina da Unex.

Lino diz que a instituição oferta um modelo pedagógico regionalizado. “Pois compreendemos a importância da conexão médico-paciente e do impacto dessa relação na formação de profissionais humanos e conscientes do seu papel na sociedade”, afirma.

O diretor da Unex – Faculdade de Excelência, Kaminsky Mello Cholodovskis, comemora o novo momento vivido pela Instituição. “O nosso mote sempre foi o movimento e, de fato, não há movimento sem evolução. A chegada do curso de Medicina e o lançamento da nossa nova marca reitera os nossos esforços e o comprometimento da Instituição com a formação de profissionais do futuro, que conseguem colocar em prática os conhecimentos absorvidos nas salas de aula”, declara Cholodovskis.

“MAIS QUE UMA NOVA MARCA”

O Grupo UniFTC possui 23 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social. “O conceito para a identidade da Unex, é mais que uma nova marca, é o fortalecimento dos nossos valores institucionais e o compromisso com a sociedade”, destaca a vice-presidente de Marketing Integrado do Grupo, Milena Oliveira.

A unidade de Itabuna é a segunda do Grupo Educacional a receber o curso de Medicina. Por isso, adota a marca Unex como reforço do processo evolutivo. Nos campi 1 e 2 da Instituição são oferecidos outros 10 cursos de graduação na área de Gestão, Saúde, Direito, Engenharia e Sistemas de Informação.

PROCESSO SELETIVO DE MEDICINA

o processo seletivo para o primeiro semestre do curso de Medicina da Unex – Faculdade de Excelência, em Itabuna, está aberto e as inscrições podem ser feitas no site www.unex.edu.br.

Os interessados serão submetidos a prova online no dia 12 de Fevereiro de 2023. Além do ingresso tradicional, os futuros médicos podem ingressar por meio de Segunda Graduação ou nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O investimento da inscrição é de R$ 350,00.