Linda Inês e o Pedro quase seriam novos milionários || Fotoreprodução Diário do Sertão
Tempo de leitura: 2 minutos

Um menino de 10 anos, residente na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, quase deixou a família inteira milionária com o prêmio da Mega da Virada ao fazer um bilhete com as seis dezenas que seriam sorteadas. No entanto, a mãe dele acabou não fazendo os jogos.

Tudo começou quando Linda Inês, mãe de Pedro Henrique, sonhou que era a ganhadora da Mega da Virada e que chorava com o bilhete premiado nas mãos.

Em entrevista à TV Diário do Sertão, Linda contou que o sonho não tinha revelado os números e que então fez dois jogos. Depois, ela levou vários jogos em branco para casa e pediu para que o filho marcasse.

No entanto, Pedro não tinha entendido muito bem como funcionavam as marcações, tendo inclusive feito um jogo marcando as dezenas de 01 a 06.

Linda então explicou para ele para variar os números e então marcou as dezenas 04-05-10-34-58-59, justamente as que acabaram sorteadas no dia 31. Ele preencheu vários jogos distintos também.

NÃO CONSEGUIU RETORNAR À LOTÉRICA

A mãe acabou não indo até a lotérica jogar os números e quando tentou fazê-los pela internet, não conseguiu. Assim, quando as dezenas foram sorteadas, Linda percebeu que o menino não só havia marcado as seis dezenas sorteadas, como acertado uma quadra em outro jogo.

“Até ele chorou muito, não queria mais se alimentar. Perdemos a noite, porque eu nunca imaginei que uma criança de dez anos ia ficar milionária”, explicou a mãe a Tv.

“Veio o aviso, eu tive um sonho, ele me entregou o papel… A pessoa se sente culpada. Mas, foi a vontade de Deus, né?”, afirmou ela também.

Cinco jogos da Mega da Virada, acumulada em R$ 541.969.966,29, deixaram alguns brasileiros mais riscos para começar 2023. Em todo Brasil, jogos de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul acertaram as seis dezenas sorteadas e levaram o maior prêmio da história das Loterias Caixa.

Os vencedores de São Paulo eram das cidades de Santos e São José da Bela Vista. Em Minas Gerais, o ganhador é de Florestal e, no Rio Grande do Sul, o pé-quente é de Arroio do Sal, no litoral norte do estado. A outra aposta foi realizada por meio da internet e o ganhador ou ganhadora é de Natal, no Rio Grande do Norte. Com o resultado, o prêmio principal será dividido em partes iguais para os ganhadores e cada aposta vai embolsar R$ 108,3 milhões. As informações são do Correio Braziliense.

Abertas as inscrições para as unidades do Colégio Militar no estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar da Bahia abriu, nesta terça-feira (3), as inscrições para o processo seletivo que visa a admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) na Bahia e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI, em Salvador. As vagas são para o ano letivo de 2023.

As inscrições podem ser feitas até as 13h de sexta-feira(6) por meio dos sites institucionais da PM (www.pm.ba.gov.br/cpm2023) e da Secretaria Estadual de Educação. Serão sorteadas 3.666 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 34 vagas para a Creche da PM em Salvador.

Dentre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de militares e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros, e 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico será às 10h do dia 13 de janeiro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos, em Salvador. Para dar mais lisura ao processo, o sorteio será acompanhado por pais ou responsáveis de candidatos inscritos, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público da Bahia, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe.

Atualmente, 14.562 alunos estudam nas 16 unidades de ensino da Polícia Militar. Além das cinco unidades na capital baiana (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), a Polícia Militar dispõe de colégios nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa, este último inaugurado em maio de 2022.

Jovem foi deixada neste buraco com as mãos amarradas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher de 18 anos foi resgatada com marcas de agressões e com as mãos amarradas, em um buraco de três metros de profundidade perto da BR-367, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O resgate foi feito por uma equipe do Grupamento de Bombeiros Militares na segunda-feira (2). Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher estava em um buraco construído para criação de peixes. A jovem foi socorrida para um hospital na região e não há informações sobre o estado de saúde dela.

Um homem que passava pelo região, localizada nas imediações da Fazenda dos Capixabas, acionou a a Polícia Militar que, junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi ao local. As equipes não conseguiram retirar a vítima do buraco e chamaram os bombeiros. Do G1

Inscrições em processo seletivo do IFBA em Ilhéus se encerram na sexta-feira (22).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estudantes de 15 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) conquistaram 147 premiações na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne estudantes de instituições públicas e privadas em todo o país. Os alunos das unidades na Bahia conquistaram uma medalha de ouro, seis de prata, oito de bronze, além de 132 menções honrosas – nível 3.

A medalha de ouro foi para Gabriel Martinez, estudante do curso técnico em Mecânica do Campus Salvador, unidade do IFBA que conseguiu o maior número de medalhas e menções honrosas. Além da capital (3), os campi Brumado, Paulo Afonso e Seabra também garantiram uma medalha de prata cada, enquanto as de bronze foram para os campi Barreiras (2), Eunápolis (1), Jequié (1) e Seabra (1).

Já as menções honrosas foram distribuídas da seguinte forma: Barreiras (9); Brumado (8); Camaçari (5); Euclides da Cunha (4); Eunápolis (6); Ilhéus (5); Irecê (8); Jacobina (14); Jequié (7); Paulo Afonso (10); Porto Seguro (5); Salvador (40); Santo Amaro (1); Seabra (6); e Valença (4).

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A competição foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Chesf é acusada de cometer erros que causaram desastre no sudoeste e sul da Bahia || Foto PMJ
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a apresentação imediata de planos de segurança, de contingência e de recuperação das áreas afetadas pelo desastre decorrente das falhas na administração da Barragem da Pedra, na região do Município de Jequié. A ação foi movida pela Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no último dia 30 de dezembro.

Na ação, a PGE atribuiu – e a justiça reconheceu – a responsabilidade da Chesf no descontrole da vazão da barragem, o que provocou inundações em cadeia, com graves consequências no meio ambiente e na vida da população.

A PGE-BA também requereu a imediata prestação de auxílio emergencial e a constituição de um fundo não inferior a R$ 100 milhões, como forma de garantir a responsabilidade integral da Chesf pelos danos socioambientais e às pessoas afetadas pelo desastre. “Estes pedidos serão apreciados a partir do dia 6 de janeiro de 2023, quando se encerra o Plantão Judiciário”, informa a Procuradoria-Geral.

Apesar da reconhecida responsabilidade pelos fatos ocorridos, e de ter plena ciência sobre a ação judicial, a Chesf não adotou qualquer providência para mitigar ou reparar os danos.

ENTENDA O CASO

O Rio de Contas registrou uma das maiores cheias de sua história em 26 de dezembro de 2022. De acordo com a Chesf, o reservatório da Usina Hidroelétrica da Pedra, localizada em Jequié, teve afluência média de 3.100 metros cúbicos por segundo em 25 de dezembro.

Em três dias, o volume útil saltou de 65% para 93%. Por causa disso, as comportas precisaram ser abertas para evitar o transbordo total do rio. O procedimento, no entanto, causou alagamentos. As cidades de Jequié e Ipiaú foram as mais afetadas.

Segundo os dados da Chesf, a defluência, ou seja, volume de água liberado pela hidrelétrica, saltou de 95 metros cúbicos por segundo no dia 22 de dezembro para 190 metros cúbicos por segundo no dia 23. Já no sábado (24), a defluência média foi de 700 para 1.850 metros cúbicos no domingo (25), com liberação superior a 2.000 m³/s em alguns momentos.

Moradores e turistas ficaram no escuro na "boca" do réveillon em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A passagem de Ano-Novo para veranistas, turistas e comerciantes do litoral norte de Ilhéus foi marcada pela frustração. Graças a Coelba/Neoenergja, que deixou boa parte da região sem luz elétrica por mais de 24 horas.

Na sexta-feira (30), por volta das 20h, a energia faltou e somente retornou no sábado (31), pouco antes da meia-noite. Durante esse período, houve um vai e vem e muitas casas e estabelecimentos comerciais tiveram eletrodomésticos danificados.

Muitos que buscavam uma resposta via call center da companhia de eletricidade ficaram a ver navios, pois a resposta era de que “não havia previsão para o restabelecimento da luz”.

A insatisfação com a Coelba não se restringe à zona norte. Também na zona sul houve constante queda de energia, mas com intervalos bem menores sem luz. É comum essa falta de energia elétrica no início do verão e do Ano-Novo, segundo moradores da localidade. A esperança é de que a expansão imobiliária faça a Coelba investir na melhoria dos serviços no município turístico.

Provas terão reaplicação nos dias 10 e 11
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplica, nas próximas terça-feira (10) e quarta-feira (11), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Podem participar estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação regular ou que estavam acometidos por doenças infectocontagiosas, desde que os pedidos de reaplicação tenham sido aprovados pelo instituto.

Segundo o Inep, o cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante. O documento apresenta, entre outras informações, data, horário e local de prova. Para visualizar ou imprimir o cartão, é necessário acessar o sistema do Enem com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.

PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Nas mesmas datas da reaplicação, ocorre a edição do Enem 2022 para pessoas privadas de liberdade ou que estão sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. As provas, de acordo com o Inep, têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.

O exame avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que possuem convênio com o Inep.

Werner, ladeado por Geraldinho e Jerônimo (d), assume o comando da SSP || Foto Alberto Maraux
Tempo de leitura: < 1 minuto

O delegado federal Marcelo Werner assumiu, na manhã de hoje (3), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em solenidade presidida pelo governador Jerônimo Rodrigues, na Assembleia Legislativa. O novo titular da SSP-BA tem experiência na repressão ao tráfico de drogas e ao crime organizado e disse que vai priorizar o combate às organizações criminosas, apontadas como responsáveis pela maioria dos crimes violentos no estado. ?

– Ao longo da semana, me reunirei com as lideranças das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros para traçarmos o planejamento. Parabenizo as equipes pelos índices de diminuição da criminalidade e vamos trabalhar para alcançar melhores indicadores – afirmou Marcelo Werner.

Werner é baiano, graduado em Direito pela Universidade Católica. Ele tem 42 anos e ingressou na Polícia Federal em 2006. Já atuou como chefe do Setor de Inteligência da PF e deixou a função de delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime para assumir o comando da SSP.

Werner também acumula experiências na Delegacia Regional de Repressão a Entorpecentes, no Grupo de Pronta Intervenção e na Delegacia de Polícia e Imigração, entre outras unidades da PF. O novo secretário integra ainda o quadro docente da PF, lecionando sobre técnicas operacionais, informa a SSP.

Joanderson e Joalison foram mortos por bandidos em Olivença, em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo armado sequestrou três homens de uma mesma família, em Olivença, em Ilhéus, e os levou para uma área de mata fechada, onde foi promovido o julgamento pelo chamado tribunal do crime, segundo investigações da Polícia Civil. As vítimas dos bandidos foram identificadas como Joilson Moreira, de 40 anos, o filho Joanderson Santana Moreira, de 18 anos, e o sobrinho Joalisson Moreira Mendes, 22, moradores de Barro Preto, a 30 quilômetros de Itabuna.

De acordo com as investigações, os três homens estavam em Olivença para passar a virada de ano e foram sequestrados por, pelo menos, sete criminosos armados no último final de semana. Os bandidos efetuaram vários disparos contra os jovens, que não resistiram. Encontrados na manhã desta terça-feira (3), os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

Joilson Moreira sobreviveu ao fingir-se de morto. Depois que os criminosos deixaram o local, ele saiu em busca de socorro e foi levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Joilson Moreira narrou terem sido levados para um local de mata fechada em Olivença, de onde um dos criminosos conversava com alguém que determinou a punição.

Joilson Moreira teria relatado também que os bandidos acessaram as mensagens no celular do sobrinho e teriam encontrado informações relacionadas ao tráfico de drogas. A partir daí, eles começaram a sessão de espancamento e, depois, feitos os disparos. Disse ainda que ele e o filho nunca tiveram envolvimento com o crime.

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Ainda não compreendemos o potencial total da IA, mas já sabemos que o impacto em todos os setores é extremamente grande.

 

Andreyver Lima

Já não é novidade que as máquinas assumem uma variedade de papéis. Elas ajudam na agricultura, na produção de energia, no transporte e na comunicação. No entanto, a próxima fronteira da automação já está sendo usada para melhorar cada parte de nossas vidas agora.

Em 2023, a inteligência artificial (IA), se tornará ainda mais difundida, à medida que a cultura digital acelera. A inteligência artificial embutida em nossos dispositivos atuais, poderá substituir uma nova leva de profissionais humanos.

Mas essa não é a única maneira que essa tecnologia pode remodelar nossa relação com os computadores e a interação entre humanos, em um mundo cada vez mais digital.

MAS COMO ESSES EFEITOS PODEM SE MANIFESTAR NO MUNDO REAL?

A Inteligência Artificial se tornará a nova cultura digital, assim como um novo conjunto de ameaças. O surgimento de grandes dados criou uma oportunidade sem precedentes para a criatividade e inovação na era digital. Mas com a IA se tornando mais prevalecente, nossas responsabilidades também se tornaram mais complexas. Precisamos permanecer atentos com o uso desta ferramenta mais poderosa que a humanidade já criou, seja para a criatividade, o debate, a colaboração, mas também pelos potenciais riscos políticos por seu mau uso.

A ÚLTIMA FRONTEIRA DO DIGITAL

Da ascensão da cultura digital ao crescimento da realidade virtual, esta nova era está causando impacto em todos os setores. E com o aumento da inclusão digital em todo o mundo, os consumidores estão se tornando mais conscientes do uso da internet. Mas o que é exatamente a IA e como ela pode ser usada para o bem em nosso mundo atual?

Vivemos em uma era de inteligência e realidade virtual. Então devemos também estar conscientes deste impacto em nossa capacidade de compreender a tecnologia. Embora muitas tecnologias existam há muito tempo, há uma nova aceleração em seu uso que ameaça alterar o equilíbrio entre o digital e o tradicional.

Inteligência artificial é um termo amplo, que cobre uma variedade de diferentes tecnologias e soluções de software que visam tornar as pessoas mais cognitivas. Entretanto, a IA é agora usada em situações muito diferentes do que era há alguns anos atrás. Hoje, temos aplicativos de produção de imagens para redes sociais, mas também assistentes digitais usados para gerenciar grandes conjuntos de dados, como em programas de tráfego de veículos, numa busca constante de atualizar os algoritmos e melhorar a experiência do usuário.

O USO DA IA NA POLÍTICA BRASILEIRA

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em sessão administrativa virtual, a criação da Assessoria de Inteligência Artificial em sua estrutura orgânica. A nova unidade, vinculada à Presidência, tem como principal objetivo desenvolver novas soluções em inteligência artificial, aplicadas à prestação jurisdicional da Corte.

A INTELIGÊNCIA NA INDÚSTRIA BRASILEIRA

As empresas estão acelerando o ritmo de seus investimentos nesta tecnologia, e há boas notícias à medida em que a demanda por uma tomada de decisão mais eficaz aumenta, em consequência, também cresce a concorrência.

O mercado brasileiro é o lar de algumas das mentes mais brilhantes do mundo, e é também o lar de uma indústria que tem crescido de forma constante nas últimas décadas. Muitas empresas melhoraram o atendimento ao cliente usando a mesma tecnologia.

O Brasil está entre as dez maiores economias da América Latina em termos de produção manufatureira. Possui uma das mais avançadas fábricas de metalurgia do mundo e o governo está alimentando uma nova era de robótica e pesquisa de inteligência artificial.

Com o 5G e a adoção da Internet das Coisas (IoT), além de grandes dados, acelerou o ritmo de mudanças para o setor tecnológico brasileiro. Há uma necessidade de transformar nossa indústria para o digital o mais rápido possível. Muito tem sido alcançado nos últimos anos, mas temos muito a fazer. Temos que aproveitar os benefícios da transformação digital.

OS PERIGOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Devido ao seu uso crescente, a IA também é uma das principais ameaças na guerra moderna. Novos softwares e satélites sugerem que em breve veremos uma nova onda de uso da IA neste campo, o que pode levar a concepções errôneas num combate.

O que é real e ‘quem é quem’, no mundo virtual? Problemas como este começaram a aparecer. Em um estudo realizado no ano passado, foi possível observar que as IAs estão produzindo rostos humanos extremamente confiáveis, além da sua capacidade de editar fotos publicadas nas redes sociais, podendo deixar a pessoa em qualquer situação.

Por fim, ainda não compreendemos o potencial total da IA, mas já sabemos que o impacto em todos os setores é extremamente grande. Ao tempo em que extingue empregos, geram novas oportunidades e um novo mundo. Seja real ou virtual.

Andreyver Lima é jornalista com certificado de Comunicação na Era Digital (FGV) e do curso Política Cidadã: opinião pública, eleições, grupos de interesse e a mídia (Harvard).

Confira as vagas em Ilhéus, no SineBahia, para esta terça-feira (3)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A unidade do SineBahia em Ilhéus anunciou vagas de emprego para várias áreas nesta terça-feira (3). O atendimento é feito na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na Praça Cairu, no Centro, em frente ao prédio da Justiça Federal.

Os candidatos devem apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço, de escolaridade e de vacinação contra covid-19. O atendimento vai até as 15h30min de hoje. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis para esta terça-feira.

Leia Mais

Mesa Diretora para novo biênio toma posse nesta terça-feira || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mesa diretora da Câmara de Itabuna para o biênio 2023/24 tomará posse às 10h desta terça-feira (3), no Plenário Raymundo Lima. A solenidade estava prevista para ocorrer ontem, mas, segundo a direção da Casa, foi necessário mudar a data devido a uma instabilidade no gerador de energia do Espaço Cultural Josué Brandão, que tem parte dele ocupado pelo legislativo itabunense.

Foram reeleitos cinco dos seis nomes integrantes do grupo. A votação ocorreu em 7 de abril do ano passado. Pelos próximos dois anos a presidência continuará com o vereador Erasmo Ávila (PSD), tendo novamente como primeiro vice-presidente Sivaldo Reis (PL). O segundo vice-presidente é Francisco Santos (PSD); além do primeiro-secretário, Israel Cardoso (Agir); e o segundo-secretário Luiz Alberto Roza (DC). O nome novo membro da Mesa é o terceiro-secretário, Antônio Félix Nascimento, Piçarra (SDD).

Foragido desde setembro, "Buiú" estava estava numa festa nesta casa de luxo
Tempo de leitura: 2 minutos

A polícia prendeu um dos foragidos mais procurados da Bahia. André Márcio de Jesus, o Buiú, de 38 anos, tinha três mandados de prisão em aberto e estava foragido desde setembro do ano passado. Portando documentos falsos, ele foi preso no domingo (1º), numa chácara alugada no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde curtia, tranquilamente, os festejos de final de ano. O foragido estava numa casa de luxo com outras 12 pessoas.

De acordo com a polícia, Buiú é acusado de crimes como assaltos a bancos, homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. A maior parte dos crimes cometidos no extremo-sul da Bahia.

Buiú estava detido no Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, e fugiu depois de saída temporária, com uso de tornozeleira eletrônica, no dia 27 de setembro do ano passado. A liberdade temporária havia sido concedida pela justiça. O detento violou o equipamento horas depois de deixar a prisão. Ele transitava pela BR-324, perto de Cadeias, quando se livrou da tornozeleira eletrônica.

Os policiais foram alertados pela Secretaria de Administração Prisional (Seap) e iniciaram buscas. Em Uruçuca, trocaram tiros com dois homens que seriam comparsas de Buiú. Minutos depois, segundo a polícia, PMs receberam informações de que homens armados estavam hospedados numa pousada em Itajuípe.

Acreditando ser o foragido, os policiais invadiram o estabelecimento e houve o trágico incidente que resultou na morte do subtenente da Polícia Militar Alberto Alves dos Santos e ferimentos do sargento Adeilton Rodrigues D’Almeida. Outros dois policiais, que participavam da ação de captura do criminoso, também foram atingidos por disparos de arma de fogo.

Os policias Alves e D´Almeida foram atingidos pelos colegas durante a operação fracassada para prender Buiú. A dupla fazia parte de uma equipe de segurança que acompanhava o então candidato ao governo da Bahia ACM Neto, que iria participar de evento político em Coaraci, Itajuípe e Itapetinga. O incidente é investigado pelo Ministério Público da Bahia e Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública.

Itabuna prossegue com matrícula para as escolas da rede municipal || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Educação de Itabuna segue com matrículas abertas para alunos na Rede Municipal de Ensino. Estudantes de escolas que não oferecem o ano/série subsequente e não renovaram podem ter a matrícula feita no período de 23 de janeiro a 3 de fevereiro.

Alunos das escolas da zona urbana que não permanecerão na mesma unidade serão matriculados em três períodos distintos. No dia 23 de janeiro será matriculado quem é da Educação Infantil que está na creche e pré-escola. Nos dias 24 e 25, alunos dos anos iniciais (1º, 2º, 3º, 4 º e 5º ano) do Ensino Fundamental. No dia 26, será a vez de quem está nos anos finais (6º, 7°, 8º e 9º anos) do Ensino Fundamental e do segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estudantes novatos das escolas da área urbana serão matriculados no período de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, também seguindo um cronograma de datas de acordo com a série. Os alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola) serão matriculados no dia 27 de janeiro.

A matrícula dos novatos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4 º e 5º ano) será nos dias 30 e 31 de janeiro. Já alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7°, 8º e 9º ano) e segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão matriculados nos dias 1º e 2 de fevereiro. A matrícula dos alunos das Escolas do Campo será feita nas próprias unidades em datas específicas, que ainda serão divulgadas.

Leia Mais

Donos de veículos na Bahia poderão quitar IPVA com desconto|| Foto Paula Fróes/GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

Os donos de veículos na Bahia já podem pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 com desconto de 20%. O Governo do Estado manteve, pelo segundo ano consecutivo, o percentual de abatimento dobrado para quem quitar o tributo até  dia 10 de fevereiro. Até 2021, o desconto para antecipação no início do ano era de 10%.

Também está valendo o desconto dobrado para quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. O abatimento, que neste caso era de 5% até em 2021, em 2023 continuará sendo de 10%. O parcelamento em cinco vezes, que poderá ser feito a partir de março, também está mantido. Até 2021, o imposto podia ser dividido em três vezes.

A Sefaz  informou que as medidas levam em consideração o cenário de persistência da inflação, alvo de preocupação para os brasileiros, com impacto no mercado de carros. A tabela 2023 do imposto, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

Leia Mais