Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 100 apostas feitas na Bahia acertaram cinco das seis dezenas na Mega-Sena. Entre os que cravaram cinco números no sorteio realizado no sábado (31) estão os participantes de quatro bolões em Feira de Santana, e cada um deles faturou R$ 454.387,75. Cada bolão tem 60 participantes. O outro bolão, no valor de 454.387,75, saiu para 25 cotas de Salvador.

Os participantes desses bolões investiram pesado na sorte. Eles escolheres 15 das 20 dezenas e pagaram R$ 22.522,50. Salvador teve ainda outros três bolões contemplados com valores menores, sendo dois de R$ 136.316,30, e um terceiro R$ 181.755,00.

Os demais bolões com acerto nas cinco dezenas foram feitos em Barreiras (R$ 90.877,56), Brotas de Macaúbas (R$ 318.071,04), Ibicuí (R$ 136.316,00), Itanagra (R$ 181.755,05) Laje (R$ 181.754,97), Ituberá (R$ 227.193,64), Vitória da Conquista (R$ 181.755,00), Santo Estevão (R$ 90.877,56).

Os bolões com prêmio de R$ 45.438,75 saíram para apostas feitas nas cidades Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Salvador, e Vitória da Conquista. O bolão premiado em Itabuna tem oito participantes. Em todo o país, houve 2.485 apostas com acerto na quina.

O prêmio principal (seis dezenas) foi conquistado por cinco apostas feitas na cidade mineira de Florestal (aposta simples), Natal, no Rio Grande do Norte (aposta simples pela internet); Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul (bolão com 45 participantes); Santos, em São Paulo (34 participantes); e São José da Bela Vista (bolão com 9 cotas), também em São Paulo. Será pago R$ 108.393.993,26 para cada bolão. Esse mesmo valor para as apostas simples.

Policiais são agredidos ao tentar separar briga em Ilhéus || Fotoreprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois policiais militares ficaram feridos após tentarem separar uma briga na praia do Morro do Pernambuco, em Ilhéus, no sul da Bahia. Um vídeo feito por uma pessoa que estava no local mostra o momento que um dos PMs recebe uma garrafada na cabeça.

Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 16h de domingo (1°). Não há informações sobre o que motivou a confusão. Segundo informações de testemunhas, a situação ocorreu após os policiais agredirem com um chute um adolescente de 15 anos, que tem microcefalia, é surdo e mudo.

De acordo com o homem, que preferiu não revelar a identidade, os parentes e amigos dele só partiram para cima dos policiais após a agressão. Os agentes feridos são lotados na 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Eles foram socorridos na viatura e levados para um hospital.

A PM informou que dois homens suspeitos de agredirem os agentes foram detidos. Não há detalhes se eles foram presos. Os nomes não foram divulgados. G1

Tempo de leitura: 2 minutos

O SineBahia começa o primeiro dia útil do novo ano com oferta de dezenas de vagas de emprego em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. Nesta segunda-feira (2), são 69 vagas em Ilhéus, Porto Seguro e Jequié.

Os candidatos devem procurar as unidades do SineBahia nestes municípios. O horário de atendimento vai até as 15h30min. Deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e de vacinação contra covid. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu discurso na cerimônia de posse no Congresso Nacional || Foto Valter Campanato/ABr
Tempo de leitura: 4 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (1º), em cerimônia de posse no Congresso Nacional, que o combate à fome e o respeito à democracia estão entre as prioridades de seu governo.

“Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo. Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita. Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, disse Lula, que assume o cargo de presidente da República pela terceira vez.

Ao chegar ao plenário da Câmara dos Deputados, Lula foi aplaudido por parlamentares e 74 representantes de delegações internacionais, dos quais 24 são chefes de estado. A solenidade foi iniciada com a leitura do Termo de Posse pelo primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE). O mandato de Lula e seu vice-presidente, Geraldo Alckimin, vai até 4 de janeiro de 2027.

Lula iniciou seu discurso lembrando da mensagem de seu primeiro mandato, em 2003. Na ocasião, o presidente iniciou o discurso de posse com a palavra “mudança”. Para ele, será necessário repetir compromissos com “direito à vida digna, sem fome, com acesso ao emprego, saúde e educação”.

“Ter de repetir este compromisso no dia de hoje – diante do avanço da miséria e do regresso da fome, que havíamos superado – é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes”, ressaltou. “Hoje, nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta Nação levantou, a partir de 1988, vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício de direitos e valores nacionais que vamos dirigir todos os nossos esforços”.

Emocionado, Lula afirmou que seu trabalho será de reconstrução. “Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre. Para confirmar estas palavras, teremos de reconstruir em bases sólidas a democracia em nosso país. A democracia será defendida pelo povo na medida em que garantir a todos e a todas os direitos inscritos na Constituição”, declarou.

Imgens de drone da Praça dos Três Poderes durante a cerimônia de posse da presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente disse que serão revogadas “injustiças cometidas contra os povos indígenas” e o teto de gastos. Para ele, a medida gerou impacto negativo no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, afirmou que programas sociais serão recompostos

“O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada Teto de Gastos”, argumentou. “Vamos recompor os orçamentos da Saúde para garantir a assistência básica, a Farmácia Popular, promover o acesso à medicina especializada. Vamos recompor os orçamentos da educação, investir em mais universidades, no ensino técnico, na universalização do acesso à internet, na ampliação das creches e no ensino público em tempo integral”, disse. “Este é o investimento que verdadeiramente levará ao desenvolvimento do país”, acrescentou.

Lula também destacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condução do pleito e disse que a frente democrática vitoriosa superou “a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu”, em referência à campanha do candidato Jair Bolsonaro.

“Nunca os recursos do Estado foram tão desvirtuados em proveito de um projeto autoritário de poder, nunca a máquina pública foi tão desencaminhada dos controles republicanos, nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentira disseminadas em escala industrial”, disse.

DIAGNÓSTICO ESTARRECEDOR

Segundo Lula, o diagnóstico realizado pelo Gabinete de Transição de Governo é estarrecedor. O levantamento é um mapeamento da situação atual do Estado Brasileiro.

“Desmontaram a educação, a cultura, a ciência e tecnologia. Destruíram a proteção ao meio ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública, a proteção às florestas, a assistência social. Desorganizaram a governança da economia, dos financiamentos públicos, do apoio às empresas, aos empreendedores e ao comércio externo. Dilapidaram as estatais e os bancos públicos; entregaram o patrimônio nacional. Os recursos do país foram rapinados para saciar a estupidez dos rentistas e de acionistas privados das empresas públicas”, afirmou.

Sem mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula afirmou que sua gestão não será marcada por “revanche”. Mas destacou que “quem errou responderá por seus erros”.

“Não carregamos nenhum ânimo de revanche contra os que tentaram subjugar a nação a seus desígnios pessoais e ideológicos, mas vamos garantir o primado da lei. Quem errou responderá por seus erros com direito a ampla defesa, dentro do devido processo legal”, disse.

RETOMAR 14 MIL OBRAS PARALISADAS

Entre as principais medidas, Lula afirmou que conversará com os 27 governadores para definir as prioridades de sua gestão. Entre as medidas, o presidente destacou que serão retomadas 14 mil obras paralisadas no país.

“Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida e estruturar um novo PAC para gerar empregos na velocidade que o Brasil requer. Buscaremos financiamento e cooperação – nacional e internacional – para o investimento, para dinamizar e expandir o mercado interno de consumo, desenvolver o comércio, exportações, serviços, agricultura e a indústria. Os bancos públicos, especialmente o BNDES, e as empresas indutoras do crescimento e inovação, como a Petrobras, terão papel fundamental neste novo ciclo”, pontuou. Com informações d’Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jerônimo, ao lado de Rui, assina termo de posse

O novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tomou posse assumindo como compromisso central de sua gestão “a promoção da inclusão social”. A posse ocorreu nesta manhã de domingo (1°), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. Para o novo chefe do Executivo baiano, o ato de posse é, antes de tudo, uma cerimônia de reafirmação e ampliação de compromissos.

“Nós iniciamos hoje, uma nova etapa neste processo histórico de mudanças sociais da Bahia”. Jerônimo é o terceiro petista a comandar, consecutivamente, o maior e mais populoso estado do Nordeste. Desde 2007, comandaram a Bahia Jaques Wagner (2007-2010/2011-2014) e Rui Costa (2015-2018/2018-2022).

Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos. “Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país – e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu, viessem algum dia a governar esse Estado”, afirmou o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que prometeu trabalhar “incansavelmente pelo desenvolvimento dos 15 milhões de baianas e baianos”.

Além do combate à fome, Jerônimo declarou como prioridades do seu governo o enfrentamento da pobreza e do desemprego. “É compromisso meu empregar a nossa energia para promover inclusão por meio de uma política objetiva de desenvolvimento social e econômico que gere trabalho e renda para o nosso povo”, afirmou.

Tempo de leitura: 2 minutos

O novo valor do salário mínimo – de R$ 1.320,00 – entra em vigor hoje (1º). O Congresso Nacional aprovou o reajuste em dezembro do ano passado, como forma de compensar a desvalorização do Real diante da inflação do último ano. Em 2022, o valor era R$ 1.212,00.

O governo Bolsonaro chegou a propor R$ 1.302,00, mas durante os debates no Congresso Nacional, a Consultoria de Orçamento do Senado apontou que o valor proposto seria suficiente apenas para repor as perdas inflacionárias do período, não representando nenhum ganho real para quem tem sua fonte de renda atrelada ao mínimo. Depois disso, senadores e deputados federais aprovaram o Orçamento Geral da União para este ano com o mínimo de R$ 1.320,00.

O reajuste com 2,7% de ganho real, ou seja, superior à inflação do último ano, ampliará as despesas federais em cerca de R$ 6,8 bilhões. Isto porque as aposentadorias administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vários benefícios sociais e trabalhistas, como o seguro-desemprego, abono do PIS/Pasep, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, são atrelados ao piso nacional, tendo que ser corrigidos.

VALORIZAÇÃO

Já as centrais sindicais reivindicavam que o governo federal voltasse a aplicar a Política de Valorização do Salário Mínimo, conforme os termos pactuados em 2007 e abandonados em 2019. Com isso, o piso deveria ser de R$ 1.342,00, contemplando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que, em 2022, atingiu 5,8% -, mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes – 4,6% em 2020.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em novembro último, o salário mínimo necessário para satisfazer as necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário, educação, higiene, transporte, lazer e previdência) de uma família com quatro pessoas deveria estar em torno de R$ 6.575,30.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, chegou, no início da manhã deste domingo (1º), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para a sua solenidade de posse ao cargo de governador, acompanhado da próxima primeira-dama, a professora Tatiana Velloso, e do filho João Veloso. O início da cerimônia será no plenário da Alba e terá a participação de outras autoridades.

A abertura da sessão será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Rangel, que designará uma comissão de deputados para conduzir o governador e o vice-governador, Geraldo Júnior, ao Plenário.

Ao chegar à Assembleia Legislativa da Bahia para tomar posse neste domingo (1), o governador Jerônimo Rodrigues falou em trabalho, superação, transparência e diálogo. “Darei o meu melhor em favor da Bahia”, disse Jerônimo ao destacar que “hoje é o dia de celebrar a esperança no Brasil”, uma alusão também à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, programada para a tarde de hoje. Atualizada às 7h59min.

Moradores de Ilhéus faturam R$ 83 mil na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prêmio de mais de meio bilhão de reais da Mega-Sena da Virada será dividido por cinco ganhadores. Os sortudos são apostadores de Florestal (MG), Arroio do Sal (RS), Santos e São José da Bela Vista (SP), além de uma aposta feita pela internet. Eles faturaram exatos R$ 541.969.966,29, o maior prêmio da história das loterias da Caixa.

Cada aposta embolsará 108.393.993,26. As dezenas sorteadas há pouco foram: 04, 05, 10, 34, 58 e 59. Desde sua 1ª edição, em 2009, a Mega da Virada, com o sorteio de hoje, já premiou 116 apostas que tentaram a sorte e acertaram as seis dezenas milionárias.

Na edição deste sábado (31), houve novidade. O número de dezenas escolhidas subiu de, no máximo, 15 para até 20. Com isso, na 14ª edição do concurso mais esperado do ano, os apostadores tiveram mais opções para fazer suas combinações numéricas e torcer para acertar as seis dezenas sorteadas. O valor de uma aposta simples da Mega-Sena, com seis números, é de R$ 4,50.

Fábio Lago interpreta o Coronel Tibúrcio em "O cangaceiro do futuro" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ator ilheense Fábio Lago interpreta o antagonista Coronel Tibúrcio na série O cangaceiro do futuro, que estreou nesta semana na Netflix. A história se passa no sertão nordestino e conta a saga do motoboy Virguley (Edmilson Filho), que viaja no tempo após bater a cabeça e volta ao ano de 1927.

No humorístico, Virguley é confundido com o Capitão Virgulino, Lampião. Ele resolve se passar pelo Rei do Cangaço e é acolhido pela jovem Mariá (Chandelly Braz), filha de um cangaceiro morto pela volante, como era chamada a guarnição militar que perseguia os cangaceiros. Tudo vai bem até o Coronel desconfiar da farsa.

O elenco da série conta ainda com Evaldo Macarrão (Frei Menino), Valéria Vitoriano (Zulmira), Dudu Azevedo (Rufino), Haroldo Guimarães (Loquedau) e outros atores e atrizes que despontaram na cena nacional após os filmes Cine Holliúdy 1 e 2. Todos os sete capítulos da primeira temporada já estão disponíveis na plataforma de streaming.

BA-654 terá novo trecho asfaltado || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado o resultado do processo licitatório do asfaltamento do trecho da BA-654 que liga Taboquinhas a Vila Maria, na zona rural de Itacaré. De acordo com a Prefeitura, serão 5,30 quilômetros de pista nova. O serviço será tocado pela Comtech Engenharia Ltda e foi orçado em R$ 8.555.238,70.

Além dos moradores de Taboquinhas e da Vila Maria, a obra beneficiará a população de Vila Esperança, Água Fria e Rua de Palha, além do turismo. “É uma espera de décadas da população. Ver a felicidade no rosto do povo é a coisa mais gratificante para mim. Agradeço a todas as lideranças políticas que uniram forças para essa conquista e ao Governo do Estado, por todos os investimentos voltados ao desenvolvimento da nossa região e pela parceria em várias frentes de trabalho dentro do nosso município”, declarou o prefeito Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT).

Responsável pela indicação da obra, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, também celebrou. “Essa é mais uma conquista do povo itacareense”, disse.

Bento 16 faleceu neste sábado (31)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O papa emérito Bento 16 faleceu neste sábado (31), aos 95 anos, em seus aposentos no Vaticano. A informação foi confirmada pelo estado católico, mas a causa da morte ainda não é conhecida.

A saúde do santo padre já estava combalida há tempos e foi uma das razões de sua saída do comando da Igreja Católica, em 11 de fevereiro de 2013. Ele foi o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos, desde Gregório 12, que deixou o papado em 1415.

Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, em Marktl, na região alemã da Baviera, o cardial era bispo de Roma, em 2005, quando foi escolhido para suceder o papa João Paulo 2º na liderança da Igreja.

Após deixar o cargo, Bento 16 recolheu-se em um mosteiro do Vaticano, de onde saiu poucas vezes para cerimônias públicas, como a Missa de Canonização de seu antecessor, em abril de 2014.

Réveillon na Praia da Costa, em Canavieiras || Foto Walmir Rosário/Arquivo
Tempo de leitura: 4 minutos

Cá pra nós, não sei qual o defeito de minhas vestes, que além de não atrair o vil metal aos meus bolsos, ainda me deixam desprovidos dos valorosos reais, haja vista os altos preços cobrados nessas festas.

Walmir Rosário

Todo fim de ano me embaraço com o dilema da escolha da roupa que vestirei no Réveillon, seja num evento externo, que merece uma apresentação de razoável para cima, ou em casa, quando não chega a tanto, mas nem por isso tampouco. Pra começo de conversa, não sou daqueles que sabe a combinação ideal das peças de roupas, como os desenhos verticais e horizontais, as cores dissonantes, e por aí afora.

É sempre assim! Por mais que tente, não consigo me conscientizar suficientemente sobre a harmonia de cores e tons, muito menos as mais apropriadas para cada ocasião. É uma lástima! Mas nem me incomodo, embora não possa dizer o mesmo em relação ao que pensa a minha mulher, sempre a dar pitacos sobre o caimento e as disparidades. Não adianta, não consigo fazer essas aulas entrarem em minha cabeça.

Se hoje incorro, constantemente, nos mesmos erros, com um guarda-roupas pra lá de sóbrio, imaginem no século passado, a partir das décadas de 1960/70 e mais um pouco, com as roupas extravagantes que ditavam a moda. Ainda lembro das camisas estampadas, nas quais as cores fortes formavam desenhos de caracóis e outras figuras fractais, bastantes chamativas.

As calças bocas de sino do mais legítimo brim americano índigo, das marcas Levi’s, Lee, ou as nacionais, mais modestas, a exemplo da far-west da Alpargatas, Topeka ou Calhambeque. Sempre mudávamos o visual usando as calças coloridas, imitando os grandes artistas do Rock internacional ou da Jovem Guarda brasileira. Uma noitada ou uma domingueira nos clubes mereciam trajes escolhidos com esmero.

Com o tempo, os ditadores internacionais da moda entraram num clima de relax e nos fizeram mudar o guarda-roupa, com tons mais amenos, no máximo, tons sobre tons, o que perdura até hoje, guardadas as devidas proporções. Mas então volto a me complicar com as vestimentas para o dia e para a noite, os eventos sóbrios e os alegres, os complementos como os blêizeres.

Confesso que acho muito complicado se apresentar nesses eventos do dia a dia, quanto mais nos temáticos. E o pior de tudo é ser visto por um colunista social desafeto de redação ou de outros imbróglios corriqueiros. No dia seguinte estará estampada na página assinada pelo dito cujo, com as comparações maldosas sobre o meu modo brega de me vestir numa apresentação da sociedade. Ninguém merece!

Juro, pelo que há de mais sagrado neste mundo e além, que essa preocupação não é coisa de minha cabeça, pois garanto que existe há décadas e foi até cantada nos anos 50 do século passado em diante. Ainda lembro do grande cantor Miltinho, que interpretava sambas e boleros, muitos dos quais de Noel Rosa, entre eles, Com que roupa, de sucesso garantido em todo o Brasil.

Na voz estridente, porém afinada e modulada, Miltinho cantava e encantava. “…Pois esta vida não está sopa/ E eu pergunto: Com que roupa?/ Com que roupa que eu vou/ Pro samba que você me convidou?/ Com que roupa que eu vou/ Pro samba que você me convidou?”. E olhe que o excelente compositor Noel Rosa se vestia nos trinques: terno e gravata borboleta, isso para frequentar os cafés e cabarés cariocas.

Como se não bastasse, em 1967, o cantor e compositor Wilson Simonal, no seu álbum Alegria, Alegria, trouxe a canção Vesti azul, garantindo que se deu bem ao aceitar o conselho de um broto para que vestisse azul: “Dizendo que eu devia vestir azul/ Que azul é cor do céu e seu olhar também/ Então o seu pedido me incentivou/. Vesti Azul!/ (Popopopó!)/ Minha sorte então mudou/ (Popopopopó!).

Do meu singelo conhecimento, não posso garantir o que disse Simonal, mas o certo é que azul é a cor mais utilizada no mundo, mas nem por isso é a cor predileta das festas de Réveillon. Pelo que tenho visto, se vestir de branco pode trazer a paz por um ano inteiro, já os trajes nas cores dourada e amarela é batata! Garante muito dinheiro no bolso, além de paz de espírito no ano seguinte.

Cá pra nós, não sei qual o defeito de minhas vestes, que além de não atrair o vil metal aos meus bolsos, ainda me deixam desprovidos dos valorosos reais, haja vista os altos preços cobrados nessas festas. Daí que já decidi ficar em casa na passagem de 2022 para 2023, num evento bastante módico, com comes e bebes relativos ao meu baixo poder aquisitivo, mas com promessas de melhoras no ano vindouro.

Se tento economizar nas comidas e bebidas, minha mulher já decretou: “Com roupa usada, nem pensar!” e receitou minha passada numa boa loja para organizar meus trajes, dignos de um promissor Réveillon. Na lista, camisa, bermuda, meias e tênis novos, nas cores amarela, branca e azul, respectivamente. Pelo que li num site de modos e etiqueta de comportamento, não basta simplesmente seguir os manuais, mas, sobretudo, ter fé, confiança, pensar positivo.

No ano que vem informo se funcionou.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

No KM 620 da BR-101, próximo a São João do Paraíso, pista interditada em trecho de subida || Imagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As chuvas do início de dezembro no sul e extremo-sul da Bahia causaram vários deslizamentos de terra ao longo da BR-101, tornando ainda mais perigosa a viagem pela rodovia federal. As chuvas cessaram por esta semana em boa parte das duas regiões, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pouco fez ao longo da rodovia.

Um dos trechos que se tornaram mais perigosos fica próximo a São João do Paraíso, em Mascote. Na altura do KM 620 da BR-101, o deslizamento de terra praticamente interditou toda a pista no sentido Salvador (BA).

A pista interditada é de subida, enquanto a outra mão é de descida e com faixa adicional. “Já está assim há semanas. Ontem, quase ocorreu uma tragédia envolvendo ônibus e uma Toyota Hilux”, afirmou motorista de uma empresa de ônibus que opera nas regiões sul e sudoeste da Bahia.

Os veículos colidiram lateralmente. O trecho é perigoso. Ficou ainda mais complicado depois do deslizamento, interditando quase por completo a pista. A Polícia Rodoviária Federal colocou cones de trânsito em alerta para quem trafega pela rodovia, mas de pouca efetividade.

Alô, DNIT!

Rei Pelé foi o único jogador a conquistar três copas do mundo de futebol || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A certidão de óbito de Pelé, emitida hoje (30), mostra que a morte do Rei do Futebol foi causada por adenocarcinoma de cólon, broncopneumonia, insuficiência renal e insuficiência cardíaca. Os médicos que atestaram o óbito foram Juliana Cardoso Zogheib e Cesar Martins da Costa. A morte ocorreu, segundo o documento, às 15h27min de ontem.

O corpo de Pelé, único jogar a conquistar três copas do mundo de futebol, permanece no hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde ele ficou internado por um mês antes de morrer. O velório, aberto ao público, será no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 10h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (2).

“O corpo seguirá do Hospital Albert Einstein direto para o estádio na madrugada de segunda-feira (2) e o caixão será posicionado no centro do gramado”, diz nota do Santos FC. O acesso de populares ao velório será feito pelos portões 2 e 3, enquanto as autoridades terão acesso pelo portão 10.

A cerimônia seguirá até as 10h de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.

Thauane e Edineuza foram encontradas mortas em casa; suspeito está foragido
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão preventiva do suspeito de degolar a própria filha e a mãe da menina, de quem era separado. O corpo de Lívia Thauane, de apenas 7 anos, e o de sua mãe, Edineuza Carvalho Rodrigues, 25, foram encontrados numa cama em um dos cômodos da casa onde moravam, no bairro Vila Isabel, na cidade de Casa Nova, norte da Bahia.

Mãe e filha foram veladas ontem (19) e sepultadas hoje (30), na zona rural do município. O delegado Arnóbio Soares investiga o caso e afirmou que o crime foi premeditado, pois o suspeito não aceitava o fim do relacionamento com Edineuza e teria ficado revoltado ao saber que a ex-companheira estava começando a se relacionar com outra pessoa.