Pelé faleceu nesta quinta-feira (29) || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: < 1 minuto

Edson Arantes do Nascimento, Pelé, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, onde estava internado desde 29 de novembro. Ele lutava contra um câncer de cólon, não resistiu à doença e morreu em decorrência da falência múltipla de órgãos.

Autor de 1.283 gols na carreira e tricampeão mundial de futebol (1958, 1962 e 1970), Pelé foi eleito Atleta do Século, em 1980, em votação que reuniu jornalistas das vinte maiores publicações esportivas do mundo. Dos 26 títulos conquistados pelo Santos, destaque para duas Libertadores e os Mundiais de 1962 e 1963.

Pelé deixa a viúva Márcia Aokki e os filhos Edinho, Kelly, Rosemeri, Joshua, Celeste e Flávia, além de netos. Em 2006, ele havia perdido a filha Sandra Regina, que lutou na Justiça pelo reconhecimento da filiação.

O vídeo a seguir reúne os 12 gols de Pelé em Copas do Mundo. Confira.

Incêndio destruiu loja da Havan em Conquista || Foto Corpo de Bombeiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Corpo de Bombeiros informou, nesta quinta-feira (29), que o laudo da loja da Havan incendiada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, estava vencido desde 22 de outubro passado. No entanto, a renovação do laudo já estava em andamento.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, Helder Caetité, a loja passou por fiscalização e o sistema preventivo fixo contra incêndios estava funcionando normalmente.

Já a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a documentação municipal do estabelecimento estava regular. Até o momento, as investigações indicam que o incêndio começou na lanchonete da loja, de forma acidental. Ninguém se feriu.

O dono das lojas Havan, Luciano Hang, visitou Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (28). Ele assegurou a manutenção dos empregos e disse que os trabalhadores ficarão de férias durante a reconstrução da nova loja na cidade.

Votação unânime leva Crispim à presidência do Legislativo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (29), a Câmara de Vereadores de Itajuípe elegeu, em votação unânime, o vereador Crispim Nunes (PCdoB) para a presidência da Casa no biênio 2023/2024.

Completam a Mesa Diretora eleita os vereadores Gean Silva (Podemos), vice-presidente; Fábio Almeida (PP), 2º vice-presidente; Edmilson Borges (Podemos), 1º secretário; e Joacy Caires (PSD), 2º secretário.

Despedindo-se da presidência da Câmara, a vereadora Lusiane Maia (PSD) agradeceu aos colegas pela parceria no biênio que se encerra agora e parabenizou a próxima Mesa. Já Klisma, como é conhecido o novo presidente, assumiu o compromisso de buscar o diálogo com todos os vereadores, além do Executivo.

O próximo exercício legislativo de Itajuípe começará no dia 2 de fevereiro de 2023.

Confira, abaixo, os 37 futuros ministros do terceiro Governo Lula || Reprodução/Youtube
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou, nesta quinta-feira (29), a definição de seu ministério, com a apresentação de mais 16 nomes. Agora, todas as 37 pastas têm os futuros titulares escolhidos.

Foram escolhidos os futuros ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência), Carlos Favaro (Agricultura e Pecuária), Andrade Paula (Pesca), Carlos Lupi (Previdência), Jader Filho (Cidades), Juscelino Filho (Comunicações) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

E ainda, Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Ana Moser (Esporte), Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Daniela Souza (Turismo) e Renan Filho (Transportes). O deputado federal José Guimarães (PT-CE) será líder do Governo na Câmara. Já a liderança no Senado caberá ao senador Jaques Wagner (PT-BA) e no Congresso, ao senador Randolfe Rodrigues (AP-Rede).

Primeiro, Lula definiu os nomes de Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Flávio Dino (Justiça e Segurança) e Fernando Haddad (Fazenda).

Depois, vieram Alexandre Padilha (Relações Institucionais) Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República) Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) Nísia Trindade (Saúde) Camilo Santana (Educação) Esther Dweck (Gestão) Marcio França (Portos e Aeroportos) Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) Cida Gonçalves (Mulher) Wellington Dias (Desenvolvimento Social) Margareth Menezes (Cultura) Luiz Marinho (Trabalho) Anielle Franco (Igualdade Racial) Silvio Almeida (Direitos Humanos) Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União).

Baronesas e detritos na Praia do Cururupe, em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores de Ilhéus entraram em contato com o PIMENTA, nesta quinta-feira (29), para reivindicar a limpeza de praias da cidade, a exemplo do Cururupe, no litoral sul, e do Mar e Sol, ao norte.

Devido às chuvas dos últimos meses, que aumentaram o volume dos rios que desaguam no município, a costa foi tomada por baronesas e detritos. Além dos danos ambientais, a poluição prejudica moradores e visitantes que buscam as belezas das praias ilheenses. Comércio e serviços à beira-mar também são afetados.

Sujeira prejudica banhistas e comerciantes

Ouvida pelo PIMENTA, a Prefeitura de Ilhéus informou que a limpeza das praias foi intensificada desde ontem (28) e o serviço continua no mesmo ritmo hoje.

Máquina e caminhão usados para retirar baronesas na Praia do Sul

Na zona sul, o trabalho chegou ao Cururupe, onde metade da limpeza foi concluída, e seguirá até Olivença, segundo a Prefeitura. As equipes também atuam no litoral norte e, nesta manhã, estão no Mar e Sol, antes de seguir para o Joia do Atlântico.

“O recolhimento das plantas é realizado de acordo com a tábua de maré, sempre no período matutino e início da tarde. O esforço concentrado permite ainda que os serviços sejam intensificados nos bairros, com coleta regular de lixo, varrição, retirada de entulhos, roçagem e reparos na iluminação pública”, diz trecho da nota da Prefeitura ao PIMENTA.

Rui Costa: Estado vai à Justiça para responsabilizar Chesf por enchentes
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa (PT) afirmou que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) falhou na operação da Barragem de Pedra, em Jequié. Segundo ele, ao invés de aumentar a vazão da barragem de forma gradativa, a Companhia retardou essa medida e “liberou uma avalanche de água em apenas 24 horas”.

– Nitidamente, não foi respeitada a elevação gradual para a soltura das águas e houve, infelizmente, um retardamento na abertura das comportas. Quando teve que abrir para não ter um comprometimento da estrutura física da barragem, se abriu de vez e chegou a 2.400 metros cúbicos [por segundos] – alegou Rui, nesta quinta-feira (29), em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador.

Até o momento, ainda conforme o governador, os técnicos do Estado não encontraram registro de que a vazão da barragem tenha atingido aquele volume desde o início de sua operação, em 1969. “Na minha opinião, está mais do que claro que houve um grosseiro erro técnico de operação”, disparou Rui Costa.

Área comercial de Jequié após enchente || Foto PMJ

Ele antecipou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deve mover ação judicial contra a Chesf, nesta sexta-feira (30), para responsabilizar a empresa pelos danos causados pelas enchentes que atingiram municípios no curso do Rio de Contas, à jusante da Barragem de Pedra, a exemplo de Jequié, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubaitaba, Ubatã e Itacaré.

Os municípios afetados também pretendem processar a Chesf, segundo declaração do prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio (PT), ao PIMENTA. Ouvida pelo site sobre a decisão dos gestores municipais, a empresa afirmou que a operação e a manutenção do reservatório mantêm todos os padrões de segurança e obedecem às normas preestabelecidas. Também alegou que a existência da Barragem de Pedra minimizou os impactos das enchentes (relembre).

CPMs abrem mais de 3,6 mil vagas para ano letivo de 2023 || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para 3,6 mil vagas nos Colégios da Polícia Militar da Bahia e da Creche da PM em Salvador serão abertas na próxima terça-feira (3), informou a instituição. São 3.668 vagas nos 16 colégios no estado e na creche em Salvador. As inscrições começam na terça e vão ate as 13h do dia 6 de janeiro, nos sites da Polícia Militar e da Secretaria de Educação do Estado.

Metade das vagas nos CPMs do interior do Estado é destinada a filhos de militares e servidores públicos e 50% para o público externo. Na capital, são 70% das vagas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros e 30% para o público externo.

SORTEIO NO DIA 13

As vagas serão definidas em sorteio eletrônico no dia 13 de janeiro, às 10h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, acompanhado por pais ou responsáveis dos estudantes candidatos às vagas, além de representantes da Justiça, Procuradoria-Geral do Estado e outros órgãos públicos de fiscalização.

São cinco colégios da Polícia Militar em Salvador e outros 11 em Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

O jornalista Cláudio Rodrigues fala da sua relação com a sul-baiana Itabuna || Foto Arquivo Pessoal
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Quando eu tivesse com meus vinte e poucos anos, eu queria desembarcar novamente em Itabuna, me apaixonar por essa cidade e sua gente. E, se eu nascesse de novo e pudesse escolher, escolheria viver tudo isso novamente.

 

Cláudio Rodrigues || aclaudiors@gmail.com

E assim se passaram três décadas.

Quando desembarquei no Terminal Rodoviário de Itabuna, no dia 30 de dezembro de 1992, acompanhado da amiga/irmã e futura comadre Madalena de Jesus, estávamos iniciando uma aventura nas Terras do Sem Fim, sob o comando do mestre José Carlos Teixeira.

O desafio era modernizar a Comunicação Social do governo do então prefeito Geraldo Simões. Meu projeto pessoal era ficar seis meses na cidade-mãe de Amado Jorge.

Logo na chegada, descobri que havia uma colônia feirense enraizada em Itabuna composta pelo professor Tustão Andrade, o designer Paulo Fumaça e o saudoso gerente-comercial do Correio da Bahia para a região Sul, Robson Nascimento. Descobri que feirense e mato são quase iguais, pois brota em todo canto.

Eis que o tempo foi passando, o ciclo de amigos no governo – nos veículos de comunicação e fora desses meios – foi aumentando e a gente se apegando a essa terra. A cada 15 dias, pegava a BR-101 rumo a Feira, a fim de encontrar a então amada namorada.

Depois de fazer algumas contas, chegamos à conclusão de que era melhor juntar as escovas e constituir família. Pense numa escolha acertada!

Posso assegurar que essa água mágica do Cachoeira (fornecida pela Emasa), o vento que sopra na gente e a areia do chão de Itabuna são como visgo da jaca e a nódoa de caju: colam na gente e não saem de jeito algum.

Itabuna me possibilitou constituir uma bela família. Mas, não foi só isso. Essa terra encantadora também me deu alguns amigos-irmãos, a exemplo de Luiz Conceição e Daniel Thame (hoje meus compadres), Ramiro e Ricardo Aquino, Devinho Samuel, Lula Viana, Jackson Primo, Ricardinho Ribeiro, Reinaldo Jovita, Josiel e Norma Nunes, Fernand Milcent, Heitor Abijaude e César Sena.

Além desses irmãos, vieram uma legião de amigos aos quais amo e prezo. A exemplo do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que nesse mês completaria 110 anos de nascimento, posso afirmar que sou um catingueiro feliz.

Se eu nascesse de novo, queria ser o mesmo Cláudio. Se eu nascesse de novo e pudesse escolher, mais do que eu sou não queria ser. Eu queria nascer em Feira de Santana, a Terra de Lucas. Eu queria ser filho de dona Peu, neto de Adelino e Silvina, marido de Maria Martha, pai de Héctor, Heitor e Antônio Neto, e genro de Inês Borges e Antônio Mendes.

Quando eu tivesse com meus vinte e poucos anos, eu queria desembarcar novamente em Itabuna, me apaixonar por essa cidade e sua gente. E, se eu nascesse de novo e pudesse escolher, escolheria viver tudo isso novamente.

Cláudio Rodrigues é jornalista e assessor de Comunicação da Emasa.

SineBahia tem mais de 60 vagas de trabalho em Ilhéus e Porto Seguro || Foto Edu Garcia/R7
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você mora em Ilhéus ou em Porto Seguro  e quer um novo emprego, saiba que as unidades do SineBahia nos dois municípios têm mais de 60 vagas para cadastramento nesta quinta-feira (29). Os candidatos precisam se dirigir às unidades, pelo menos, até as 15h30min de hoje.

De acordo com o SineBahia, as empresas oferecem 54 vagas de emprego em Porto Seguro, no extremo-sul, e 9 em Ilhéus, na região sul do estado. A unidade de Ilhéus atende em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal, no SAC. A de Porto Seguro funciona no Shopping Central Park, no Centro.

Os interessados devem apresentar, no cadastramento no SineBahia, carteiras de Identidade e de Trabalho – física ou digital, além de comprovantes de endereço, escolaridade e de vacinação contra a covid. Também deve portar máscara de proteção facial para entrar na unidade. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Major Karol Lucchesi é a nova comandante do Esquadrão de Motociclistas Falcão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Esquadrão de Motociclistas Falcão da Polícia Militar da Bahia tem, pela primeira vez em sua história, uma mulher no comando. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a major Karol Lucchesi tem 23 anos de carreira militar, sendo inclusive subcomandante e um das fundadoras do Esquadrão.

A major Karol Lucchesi possui diversos cursos, dentre os quais o de Batedores do Exército. A nova comandante do Falcão é natural de Salvador, mas construiu sua carreira no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. “Eu sempre fui motociclista, antes até de ser policial. Não utilizo o veículo só para o trabalho. É uma honra assumir o Falcão e não decepcionarei os meus superiores e a minha tropa”, finalizou Lucchesi.

Moradores de Ilhéus faturam R$ 83 mil na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prêmio da Mega da Virada 2022 subiu R$ 50 milhões além do valor inicial previsto, e será recorde histórico com a nova estimativa, de R$ 500 milhões. O valor é 32% superior ao pago em 2021, de R$ 378,1 milhões, que já havia atingido a marca de maior prêmio de loterias no Brasil. As apostas podem ser feitas até as 17h deste sábado (31).

O sorteio será realizado também no sábado a partir das 20h. As apostas para a Mega da Virada podem ser feitas nas mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50.

Se apenas um ganhador acertar as seis dezenas da Mega da Virada e aplicar o prêmio na poupança, receberá R$ 3,4 milhões mensais em rendimentos. Se optar por curtir a passagem de ano da forma mais luxuosa possível, o sortudo pode comprar uma ilha no litoral brasileiro, um iate com piscina, bar, banheira de hidromassagem e sala de jantar.

Desde a sua primeira edição, em 2009, a Mega da Virada já premiou 111 apostas que tentaram a sorte e acertaram as seis dezenas milionárias. Desta vez, a quantidade de números que podem ser escolhidos para uma mesma aposta passou de até 16 para 20.

Condenado pelo assassinato de idosa de 99 anos é preso em Gandu || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes do Serviço de Investigação da Delegacia da Polícia Civil de Gandu prenderam, na terça-feira (27), um homem condenado pela justiça pelo assassinato de uma idosa de 99 anos. A.N.S., de 40 anos, era considerado foragido da justiça. Ele foi punido com mais de 20 anos de prisão em regime fechado.

De acordo com a polícia, o criminoso A.N.S. estava foragido desde 2018 e sua prisão ocorreu na localidade do Braço do Norte, zona rural de Gandu. Ele foi condenado a cumprir pena de 20 anos e 4 meses de prisão por latrocínio (que é roubo seguido de morte). O crime ocorreu 5 de agosto de 2013, na Fazenda Havaí, localidade da Biribeira, zona rural de Nova Ibiá, onde residia a vítima, dona Rosenita Lopes dos Santos, de 99 anos.

As investigações comprovaram que o criminoso, sabendo que a vítima morava sozinha, ingressou na fazenda para roubar o dinheiro da aposentadoria dela. Ao ser reconhecido empregou violência física que causou a morte da vítima. O criminoso será encaminhado para o conjunto penal.

A construção civil ajudou no saldo positivo de empregos formais
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia gerou, em novembro, 4.425 postos de trabalho com carteira assinada, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram registrados 64.875 admissões e 60.450 demissões. O estado teve saldo positivo pelo décimo primeiro mês consecutivo.

Com o resultado de novembro, a Bahia passou a contar com 1.933.856 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,23% sobre o quantitativo do mês de outubro. Salvador registrou um saldo de 1.745 postos de trabalho celetista.

Em termos absolutos, com 4.425 novos empregos formais, a Bahia ocupou a terceira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês. Dentre os entes federativos, ficou na sétima colocação. Em termos relativos, com variação percentual de 0,23%, situou-se na oitava posição no Nordeste e na décima oitava no país.

O DESEMPENHO DO NORDESTE

No Nordeste, o estado de Pernambuco (+8.290 postos) liderou a geração de postos formais e foi acompanhado pelo Ceará (+6.554 postos), Bahia (+4.425 postos), Alagoas (+2.552 postos), Paraíba (+2.544 vagas), Rio Grande do Norte (+1.855 postos), Maranhão (+1.785 vagas) e Sergipe (+1.266 postos). O Piauí, único com perda de postos na região, encerrou 58 postos de trabalho celetista.

No agregado dos onze primeiros meses deste ano, a Bahia preencheu 136.204 novas vagas – aumento de 7,58% em relação ao total de vínculos formais do início do ano. O município de Salvador, por sua vez, registrou 38.343 novos postos no período. O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado do ano, com 2.466.377 e 435.055 novas vagas, respectivamente.

Leia Mais

General Júlio Cesar Arruda assumirá comando interino do Exército
Tempo de leitura: < 1 minuto

Decretos publicados hoje (28), no Diário Oficial da União, oficializaram mudança no comando do Exército. O primeiro exonerou Marco Antônio Freire Gomes do cargo de comandante do Exército, enquanto o segundo nomeou o general Júlio Cesar de Arruda para exercer interinamente a função.

Apesar de terem sido publicados hoje, ambos os decretos entrarão em vigor  na próxima sexta-feira (30). A data de posse do novo comandante do Exército já havia sido antecipada pelo futuro ministro da Defesa, Jose Múcio, em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, nesta terça-feira (27).

O general Júlio Cesar de Arruda é o atual chefe do departamento de Engenharia e Construção do Exército. Nascido em 9 de janeiro de 1959, em Cuiabá, foi incorporado ao Exército em 1975. Dois anos depois, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras.

Durante sua vida militar, serviu em unidades de engenharia em Itajubá (MG), no Rio de Janeiro-RJ, em Cuiabá e em Brasília. Como tenente-coronel, foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (2000-2001) e comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, no biênio 2005-2006.

Também comandou a Escola de Administração do Exército/Colégio Militar de Salvador, foi instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em Itajubá (MG), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

André e Davidson continuam no primeiro escalão do Governo
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta quarta-feira (28), que os atuais secretários de Comunicação e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, André Curvello e Davidson Magalhães, respectivamente, permanecerão nos cargos.

Bruno Monteiro vai comandar a Secult

Também foram indicados os futuros secretários Ângelo Almeida (Desenvolvimento Econômico), Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano), Bruno Monteiro (Cultura) e Elisângela Araújo (Política para as Mulheres).

Jusmari Oliveira assumirá Secretaria de Desenvolvimento Urbano

A liderança indígena Patrícia Pataxó vai ser, a partir de 2023, a primeira superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Bahia. A Superintendência fará parte da Secretaria Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado (Sepromi).

Patrícia Pataxó será superintendente de Políticas para Povos Indígenas

Amanhã (29), segundo Jerônimo, serão apresentados os titulares das pastas de Administração (Saeb), Segurança Pública (SSP), Planejamento (Seplan) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Clique aqui e aqui para ver os indicados anteriormente para o primeiro escalão do Governo.