Prefeito Augusto Castro fala sobre o Projeto Mais Água para a Cidade
Tempo de leitura: 2 minutos

Prestes a concluir o segundo ano do mandado, o prefeito Augusto Castro (PSD) afirmou que o Projeto Mais Água para a Cidade é a maior realização de sua gestão e dará mais dignidade aos moradores de Itabuna, principalmente nos bairros distantes do Centro. A Empresa Municipal de Águas e Saneamentos (Emasa) é parceria da Prefeitura na iniciativa. Iniciada em agosto passado, a primeira fase da obra custará R$ 17 milhões.

– Estamos tendo a coragem de fazer o maior investimento em saneamento básico da história de Itabuna. Essa obra vai levar dignidade à nossa gente, melhorando a qualidade de vida. Esse é o princípio de nosso Governo, que é cuidar das pessoas que mais precisam – declarou Augusto, nesta quinta-feira (29).

A segunda etapa será a construção de dois reservatórios nos bairros Novo Jaçanã e Novo Lomanto, com capacidade de armazenamento de 3 e de 5 milhões de litros, respectivamente. Essa fase do projeto foi orçada em R$ 8 milhões.

Quando estiver concluído, o projeto beneficiará 36 bairros nas proximidade do São Caetano e do Mangabinha, informou o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho. Dessa forma, ao invés de receber água a cada oito ou até 15 dias, a população dessas localidades será abastecida diariamente.

Imagem do projeto do reservatório da Emasa no Novo Lomanto

Mais de 80% dos bairros de Itabuna terão o fornecimento de água regularizado, eliminando o sistema de manobras, acrescentou Raymundo. “Com a conclusão do projeto, o sistema de manobras será praticamente eliminado, o abastecimento intermitente deixará de existir”, disse. A previsão de término das obras é no primeiro trimestre de 2024.

CAPTAÇÃO EM TEMPO SECO

Neste ano, a Diretoria de Planejamento da Emasa também apresentou o Projeto de Captação em Tempo Seco, que prevê investimento de R$ 6 milhões em um sistema de intercepção do esgoto lançado in natura em quatro pontos do Rio Cachoeira, abrangendo os bairros Góes Calmon, Jardim Vitória, Santo Antônio e parte do São Caetano.

O diretor de Planejamento da Emasa, José Silva, relembra que o projeto é um dos que integram o Programa de Reestruturação da Cidade, por meio do qual a Prefeitura de Itabuna pleiteia a contratação de empréstimo de US$ 30 milhões junto ao Fundo Financeiro da Bacia do Prata (Fonplata, na sigla em espanhol).

“Estamos na expectativa de que o município obtenha êxito na contratação desse financiamento internacional para que esse projeto, além dos demais envolvidos no Programa de Reestruturação da Cidade, saiam do papel e sejam executados para melhorar a qualidade do nosso rio”, disse José Silva.

Foto Lucas Pricken/STJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já está a caminho de Miami, nos Estados Unidos, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu de Brasília nesta tarde de sexta-feira (30).

O Diário Oficial da União de hoje trouxe autorização para que servidores federais acompanhem Bolsonaro no país ao longo de todo mês de janeiro. O prazo indica o tempo de permanência dele fora do país, já que, após a saída do cargo, o então ex-presidente terá oito funcionários públicos à sua disposição e cinco deles viajaram com o presidente.

Com a viagem, Bolsonaro rompe com a tradição democrática da transmissão da faixa presidencial ao sucessor. O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará posse neste domingo (1º), em Brasília.

Serviço voltará ao horário normal no domingo (1º), informa Settran
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna (Settran) informou o transporte público vai ter ônibus em circulação até as 20h, excepcionalmente, em função do Ano-Novo. No domingo (1º), o serviço voltará a ser ofertado nos horários normais deste dia da semana.

Segundo a Prefeitura, todos os horários do transporte público podem ser acompanhados, em tempo real, no aplicativo Siga Atlântico, disponível para celulares e outros aparelhos.

Rui desforra placa da obra entregue nesta sexta (30) || Foto Matheus Pereira
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa (PT) participou, nesta sexta-feira (30), da entrega das obras de ampliação do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, no sudoeste baiano. A unidade é referência para 27 cidades da Macrorregião Sul. De acordo com o Governo do Estado, o Hospital passou a contar com 97 novos leitos, após um investimento de mais de R$ 57,3 milhões. Ao todo, com a entrega da unidade infantil, realizada em março, foram investidos mais de R$ 61, 6 milhões nas reformas e ampliações da unidade.

Rui Costa lembrou de como era o Hospital Prado Valadares antes e comparou com o equipamento entregue nesta sexta. “Um hospital de grande porte, de primeiro mundo, equivalente ou melhor do que qualquer hospital particular, nas instalações, nos equipamentos e no carinho que o povo que trabalha aqui dedica à população. Funcionará junto a dois hospitais estaduais, de Ipiaú e de Jaguaquara, e mais a policlínica regional. Então, esses equipamentos, juntos, cuidarão da saúde do povo de Jequié”.

Hospital recebeu investimento de R$ 61 milhões neste ano, segundo Estado

O prédio novo tem 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, 74 de Clínica Médica Geral e outros 13 de Clínica Neurológica. Além de expandir os serviços já oferecidos pela unidade, a terceira etapa do Prado Valadares contou com a reforma e ampliação de espaços já existentes, como o refeitório, a cozinha, além da Central de Abastecimento Farmacêutico e a Central de Material e Esterilização (CME).

Na mesma solenidade, Rui assinou ordem de serviço para a construção de 76 unidades habitacionais, no bairro Jequiezinho, afetado pela enchente do final de semana passado.

Prefeitura publicou extrato do contrato nesta sexta-feira (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Está no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (30) extrato do contrato da Prefeitura de Ilhéus com o Instituto Meta de Educação, Pesquisa e Formação em Recursos Humanos Ltda. (Imeph). O valor é de R$ 4.751.708,00, correspondendo ao período de 29 de dezembro de 2022 a 28 de dezembro de 2023.

De acordo com a Prefeitura, o objeto o contrato é a aquisição de kits de literatura infantil e juvenil (paradidáticos) mediante o Projeto nas ondas da leitura, com prestação de serviços de assessoria pedagógica, em atendimento à Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Município

O PIMENTA tenta obter mais informações da Prefeitura sobre a contratação, que foi feita via inexigibilidade de licitação, modalidade em que a despesa pública dispensa concorrência no processo licitatório.

Limpador de para-brisas requer atenção pela segurança no trânsito e para evitar multa
Tempo de leitura: < 1 minuto
Ícaro Mota é consultor automotivo

Você está se preparando para viajar na virada de ano e já percebeu que está começando a chover “do nada” nos últimos dias. Sabe aquele momento em que você precisa ligar o limpador de para-brisas?

E no momento em que você liga, ela embaça mais a sua visão do que quando estava desligado?

E não sabe se deixa ligado embaçando tudo ou desligado, dirigindo “no tato”?

Pois, bem.

Nenhuma dessas alternativas lhe fará bem, porque o risco de acidentar-se aumenta drasticamente. E quando o agente de trânsito pegar você nessa situação, vai lhe dar um “presente” de virada de ano: a velha e conhecida multa!

Tem natureza grave, gera 5 pontos na CNH e R$ 195,23.

E aí!? Vamos checar as palhetas antes de pôr o pé na estrada?

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Kleber Rosa: "Justiça por Marcelo Daniel" || Foto A Tarde
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-candidato a governador da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, lamentou a morte de Marcelo Daniel, baleado durante operação da Polícia Militar na véspera do Natal (24), no Nordeste de Amaralina, em Salvador. O jovem de 19 anos faleceu quarta-feira (28), no Hospital Geral do Estado (HGE). Ao comentar o caso, Kleber cobrou posicionamento do governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT).

Sociólogo, professor e policial civil, Kleber é estudioso de políticas de segurança pública e, assim como outros pesquisadores da área, defende a tese de que a população negra do Brasil é alvo de genocídio.

“Nem sempre consigo me pronunciar a respeito das situações de violência que se abatem sobre nosso povo preto. Para mim, é algo extremamente doloroso, por ser parte indissociável da minha vida e da minha condição de homem preto que conta os cadáveres de jovens moleques que partilharam a infância comigo. Mas, agora é hora de ‘engolir o choro’ e pedir JUSTIÇA POR MARCELO DANIEL”, escreveu o pesquisador em publicação numa rede social, nesta quinta-feira (29).

Marcelo Daniel sonhava ser jogador de futebol || Foto Arquivo Pessoal

Na sequência, dirigiu-se a Jerônimo Rodrigues, primeiro indígena eleito governador da Bahia. “Até aqui, a política de segurança pública adotada pelo governo estadual refletiu a lógica genocida e precisamos ter respostas do novo governador @jeronimorodriguesba para nosso clamor por mudanças”. Até o momento, o governador Rui Costa (PT) e Jerônimo Rodrigues não se manifestaram sobre o caso.

Além de Marcelo, um homem de 34 anos, identificado como Adeilton, também foi baleado durante a operação policial no Nordeste de Amaralina. Ele passou por cirurgia no HGE, onde continua internado.

A Polícia Militar informou, em nota, que equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Atlântico localizaram homens armados que, ao avistarem as equipes, teriam atirado contra os policiais. Conforme informações da unidade, houve revide, mas os suspeitos fugiram.

Na mesma nota, a corporação afirmou que, em outra localidade, conhecida por Alto do Capim, moradores informaram que havia um homem baleado, sem indicação de autoria ou circunstância. Os militares prestaram socorro e encaminharam o ferido para o HGE.

Familiares de Marcelo e Adeilton contestam as informações da Polícia Militar e afirmam que os policiais já chegaram na comunidade atirando. Segundo a família, Marcelo não tinha envolvimento com crimes e sonhava ser jogador de futebol.

Augusto Castro (à esq.): "Itabuna segue no caminho do desenvolvimento"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) celebrou, nesta sexta-feira (30), a aprovação do curso de Medicina da UniFTC de Itabuna pelo Ministério da Educação (MEC). “As novas turmas terão início em fevereiro de 2023”, anunciou o mandatário.

Segundo ele, também serão ampliadas as vagas da Faculdade Santo Agostinho. Ao todo, os cursos de Medicina sediados em Itabuna ofertarão 128 vagas novas, acrescentou o prefeito.

“Itabuna segue no caminho do desenvolvimento e com inúmeros investimentos nas áreas de educação e saúde. [Em] 2023, teremos muito mais!”, concluiu Augusto Castro.

Barragem de Pedra, em Jequié || Foto Chesf/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou, nesta quinta-feira (29), nova redução da vazão do Reservatório da Usina de Pedra, em Jequié. Agora, a água é liberada a um volume de 600 metros cúbicos por segundo, segundo a empresa.

No comunicado, a Chesf reforçou que a população deve evitar ocupar a área próxima à calha do Rio de Contas. De acordo com a empresa, a operação e manutenção do Reservatório da Usina da Pedra mantêm todos os padrões de segurança e normas preestabelecidas.

Ontem (29), o governador Rui Costa (PT) atribuiu à Chesf a responsabilidade pelas enchentes que inundaram cidades à jusante da barragem, a exemplo de Jequié, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã e Ubaitaba.

Segundo o governador, a empresa cometeu erro grosseiro por retardar o início do aumento gradual da vazão e, quando aumentou, “liberou uma avalanche de água em 24h”. No último final de semana, a vazão da barragem chegou a 2.400 metros cúbicos por segundo (relembre).

Confira as vagas de emprego em Ilhéus e em Jequié hoje
Tempo de leitura: 2 minutos

Empresas instaladas nos municípios de Ilhéus, no sul, e Jequié, no sudoeste do estado, têm quase duas centenas de vagas de emprego para cadastro, ainda nesta sexta-feira (30).

Os candidatos devem se apresentar numa das unidades do SineBahia até as 15h30min de hoje. O SineBahia funciona em frente à Praça Cairu, no Centro, em Ilhéus. A unidade de Jequié funciona na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Para o cadastro, são exigidos carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação contra covid, além de usar máscara de proteção facial para acessar o SineBahia, além de certificados de cursos para a área desejada, caso possua. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas em disputa.

Leia Mais

Comerciantes de Jequié estão entre os que terão acesso crédito com condições especiais || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Aprovado nesta quinta-feira (29), pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei que autoriza o Governo da Bahia a utilizar R$ 100 milhões em recursos do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) para apoiar comerciantes e prestadores de serviços afetados pelas chuvas que atingiram o estado neste mês de dezembro.

Além da linha de crédito, quem sofreu prejuízo com a chuva terá direito a tarifa social da Embasa, desde que observadas as exigências específicas. Sancionado pelo governador Rui Costa, o projeto será publicado na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado.

Para ter acesso ao empréstimo os beneficiários devem estar sediados nos municípios com estado de calamidade pública ou situação de emergência decretados. Ainda de acordo com o projeto, o Governo do Estado fica autorizado a proceder as alterações orçamentárias necessárias, devendo editar normas complementares para disciplinar a nova lei.

O valor previsto de R$100 milhões pode ser ampliado em razão do agravamento das situações decorrentes dos desastres de que trata a referida lei, por ato do Chefe do Poder Executivo Estadual, observada a legislação fiscal e orçamentária.

De acordo com a lei, os financiamentos deverão observar como condições o parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela; taxa de juros zero para financiamentos de até R$150 mil, e taxa de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) para os financiamentos superiores a R$150 mil.

Leia Mais

Agências bancárias só reabrem na quarta-feira || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

As agências bancárias não abrem nesta sexta-feira (30), quando somente os caixas eletrônicos estarão funcionando. O expediente bancário só será retomado na segunda-feira (2), primeiro dia útil de 2023, conforme informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com Febraban, nos dias em que as agências estiverem fechadas a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado [dia 1º] poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Criança de sete anos e mão foram assassinadas. Pai da menina é suspeito do crime
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta prender um homem suspeito de degolar a própria filha, uma criança de apenas sete anos de idade. O corpo de Lívia Thauane Rodrigues foi encontrado numa cama em um dos cômodos da casa onde morava com a mãe, no bairro Vila Isabel, na cidade de Casa Nova, no norte da Bahia. Edineuza Carvalho Rodrigues, de 24 anos, mãe da menina, também foi degolada.

De acordo com investigações da Polícia Civil, o acusado, que não teve o nome divulgado, não aceitava o fim do relacionamento com Edineuza Carvalho. Há relatos que o suspeito e a vítima tinham terminado a relação há um ano, mas, por insistência dele, voltaram algumas vezes durante esse período. Na última vez que romperam a relação, a mulher teria decidido que não reataria com o ex-companheiro.

O suspeito de assassinar a própria filha e a mãe dela, Edineuza Carvalho, teria ficado revoltado ao saber que a ex-companheira estava iniciando um novo relacionamento. Os corpos de mãe e filha foram encontrados depois que vizinhos estranharam a falta de movimentação na casa onde as vítimas moravam e acionaram a polícia.

Pele chega ao Estádio Mário Pessoa em Ilhéus, em 1967 || Foto Acervo Santista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bicampeão mundial de clubes, o Santos da década de 1960 era o queridinho da criançada da época, segundo o ex-vice-prefeito de Ilhéus, fotógrafo e memorialista José Nazal (Rede). Foi naquela década que ele viu Pelé, falecido hoje (29), jogar no Estádio Mário Pessoa contra a Seleção de Ilhéus.

O memorialista relembra a atmosfera da cidade naquele 7 de maio de 1967. “Euforia geral, era o que se falava, era o assunto da cidade. Eu tenho um amigo, um vizinho, que o pai levou no Ilhéus Hotel pra tirar foto com Pelé. Eu não consegui ir”, disse Nazal em conversa com o PIMENTA.

O time paulista venceu o duelo por 3 a 1. Adilson, Pele e Toninho marcaram para os visitantes. Americano descontou para o time da casa. Apesar da derrota da Seleção de Ilhéus, Nazal, então com 11 anos, gostou do resultado e, hoje, confessa: “torci pelo Santos”.

Além da moto, bandidos levaram dois celulares e notebook
Tempo de leitura: 2 minutos

Um advogado relatou ao PIMENTA os momentos de tensão que viveu durante assalto, nesta terça-feira (27), quando deixava Gandu, sua cidade Natal, em direção a Ilhéus, onde reside e trabalha. Ele viajava de moto, por volta das 14h30min, e foi abordado pela dupla de assaltantes na BR-101.

“Eu estava passando na região da pedreira, antes de Itamarati”, iniciou a vítima. Ele conta que tentava acompanhar carros que faziam o mesmo trajeto, para evitar ficar sozinho na pista, pois já sabia que a região tem sido palco de assaltos com frequência. Os bandidos, que estavam em outra moto, aproximaram-se depois que o comboio se desfez e a vítima se viu só.

“Aproveitaram um momento logo depois da curva, colaram em mim e falaram: ‘desce, desce, desce!’. No reflexo, dei aquela acelerada pra tentar sair, mas olhei de novo, vi a arma e deixei quieto. Não quis dar uma de herói e parei”, relembra o advogado, que foi deixado à beira da estrada e conseguiu voltar para Gandu numa carona.

Moto roubada na BR-101

Além da moto, os criminosos levaram dois celulares, notebook e tudo o mais que estava na mochila da vítima, que estima prejuízo acima de R$ 9.000,00, excluindo o valor do veículo, pois havia acabado de contratar um seguro.

O crime foi registrado na Delegacia da Polícia Civil em Gandu. Ontem, por volta das 15h16, o advogado conseguiu rastrear um dos celulares, que, naquele momento, estava em Ibirapitanga. A placa da moto roubada, uma Honda CG 160 preta, é PJU-9G19. Atualizado às 20h22.