Levantamento parcial mostra queda da população de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (28), resultado prévio do Censo 2022. De acordo com o levantamento provisório, Itabuna tem 185.500 habitantes, quase 20 mil a menos que os 204.710 do Censo 2010. Já Ilhéus, que tinha 184.236 moradores na década passada, hoje tem 197.163, segundo a prévia do Censo 2022.

Ainda conforme a contagem provisória, em 12 anos, a população da Bahia saltou de 14.016.906 para 14.659.023, enquanto o Brasil chegou a 207.750.291 de habitantes este ano.

Os dados foram coletados até o último domingo (25) e servirão como base para a definição de políticas públicas que dependem da contagem populacional, a exemplo da repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Até o último dia 22, Itabuna havia recenseado 91% de sua população, conforme estimativa da coordenação local do IBGE (relembre).

Antecipação ajudará municípios prejudicados por enchentes, como Ubatã, segundo Governo da Bahia || Foto PMU
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios baianos vão receber, nesta quinta-feira (29), repasse antecipado da cota municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no valor de R$ 318 milhões. De acordo com o Governo da Bahia, essa é uma das medidas para ajudar as prefeituras no enfrentamento da situação de emergência causada pelas enchentes deste final de ano.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28), durante duas reuniões, na Governadoria, em Salvador, entre o governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT), o governador em exercício Adolfo Menezes (PSD) e secretários de Estado.

Mais cedo, o estado já havia anunciado a destinação de R$ 100 milhões em financiamentos para empresários diretamente prejudicados pelas enchentes. O recurso sairá do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese), segundo projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (veja mais aqui).

Prefeito Augusto Castro em visita a terreno no Bairro Fonseca
Tempo de leitura: < 1 minuto

O conselheiro Jehorvan Melo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), acompanhou o prefeito Augusto Castro (PSD), nesta quarta-feira (28), em visita técnica a um terreno do Bairro Fonseca, em Itabuna, onde a entidade comercial pretende construir Centro Esportivo do Sesc/Senac. Secretários municipais também foram ao local.

De acordo com a Prefeitura, a proposta da instituição é oferecer atividades e programas esportivos para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O projeto prevê miniginásio, academia de musculação e dança, salas para a prática de capoeira e consultório odontológico.

“Essa parceria é fundamental para Itabuna. Vamos centrar esforços para que esse projeto saia do papel e que a comunidade do Fonseca possa usufruir desse equipamento tão importante”, declarou o prefeito.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, na interinidade da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), disse que a cidade ganhará moderno equipamento de cultura, esporte e lazer. “Vamos abraçar a ideia, porque os recursos da instituição estadual do comércio estão assegurados. O município vai entrar apenas com o terreno, em área próxima a comunidades carentes”, ressaltou.

Profissionais da Siurb vão fazer o levantamento topográfico do terreno e reconhecer o desmembramento da área, segundo a secretária, pois o terreno iria receber Unidade de Pronto Atendimento, mas o projeto do Governo Federal foi abandonado.

Geddel sai em defesa de Leonardo Góes para comando da Embasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) saiu em defesa da indicação do engenheiro agrônomo Leonardo Góes para a presidência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Ainda que seja uma decisão exclusiva do governador [diplomado Jerônimo Rodriges], tenho ouvido da base do MDB rasgados elogios ao nome do engenheiro Leo Góes, ex-secretário de Rui Costa”, iniciou, em publicação numa rede social.

“Dizem que seria um grande presidente da Embasa e, sendo da base de Jerônimo, é claro que o MDB torce sempre por nomes que deixem o partido engajado na defesa do Governo”, acrescentou o ex-ministro.

Leonardo Góes foi secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia de fevereiro de 2019 a março de 2022. Ele teria o apoio do senador Jaques Wagner (PT-BA) para dirigir a Embasa a partir de 2023. “Se é verdade que ele tem o apoio do senador Wagner, melhor ainda, afinal, ninguém lutou tanto para que o governador Jerônimo ganhasse a eleição”, emendou Geddel.

Hospital Costa do Cacau é primeiro a fazer procedimento pelo SUS na rede Sesab || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, expandiu a oferta de serviços de urologia, com a primeira implantação de cateter duplo J em um paciente no último dia 23 de novembro e agora tornado público. O procedimento consiste na introdução de um stent no canal uretral a fim de evitar a obstrução no processo de eliminação da urina, permitindo seu fluxo adequado do rim para a bexiga, ajudando o funcionamento do sistema urinário do indivíduo.

De acordo com o médico Egídio Feitosa, diretor técnico do HRCC, a unidade conta com serviço de urologia e está organizada com aplicação de equipamentos para intervenção cirúrgica e endoscópica. “Um cateter duplo J na emergência urológica é algo que muda a vida do paciente. Um rim pode ser salvo por esse procedimento feito de imediato. Iniciamos em novembro a colocação do implante cateter duplo J que é um momento de ganho para sul da Bahia”, avaliou.

O diretor técnico do HRCC destacou que o Hospital é o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na região sul, a iniciar este serviço de urologia de emergência.

– Nós vamos iniciar o serviço de urologia, com um urologista todos os dias no hospital, de domingo a domingo. Vamos ter um serviço ambulatorial com 40 consultas semanais em urologia, com cirurgia de próstata, retirada de cálculo, colocação de duplo J, procedimentos intervencionistas da urologia de todos os segmentos – enfatizou.

Leia Mais

Fraldas estragadas na porta de estabelecimento inundado pelo Rio Jequiezinho, em Jequié || Foto PMJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (28), o Governo da Bahia informou que destinará R$ 100 milhões para financiamentos a empresários prejudicados pelas enchentes que colocaram 52 municípios baianos em situação de emergência. Projeto de lei enviado ontem (27) à Assembleia Legislativa do Estado (Alba) propõe que os recursos do crédito emergencial saiam do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese).

O projeto também prevê que o montante de R$ 100 milhões poderá ser ampliado, se isso for necessário para atender o público-alvo da oferta de crédito.

Os empréstimos poderão ser pagos em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para os contratos de até R$ 150 mil e com taxa de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) para os superiores. Serão exigidos estabelecimento de aval como modalidade de garantia e previsão de amortização em parcelas mensais ou trimestrais. Está prevista ainda a possibilidade de renegociação de débitos apenas para os beneficiários já contemplados, por terem sido atingidos pelas enchentes de 2021 e que tenham sido novamente vitimados pelas chuvas em 2022.

TARIFA SOCIAL DA EMBASA

O mesmo projeto de lei autoriza a Embasa a aplicar a tarifa social da conta de água, excepcionalmente neste mês de dezembro,  aos moradores, comerciantes e prestadores de serviços dos municípios baianos atingidos pelas enchentes.

Poderão ser beneficiários do programa os comerciantes e prestadores de serviços que reunirem cumulativamente as condições de residir ou ter sede dos comércios em município abrangido por situação de emergência ou de estado de calamidade pública; e ter o imóvel sido efetiva e diretamente atingido pelo desastre, mediante comprovação por documento oficial emitido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado, pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia ou por órgão público competente do município.

Incêndio destrói parte da Loja Havan em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A unidade da loja de departamentos Havan, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi atingida por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quarta-feira (28). A informação inicial é de que não há feridos. A loja estava fechada no momento do incêndio.

Por meio de nota, a Havan comunicou que o Corpo de Bombeiros já está no local e procede manobras para controle do incêndio. Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio na Avenida Juracy Magalhães.

– A Havan informa que um incêndio atingiu a megaloja de Vitória da Conquista (BA), na manhã desta quarta-feira, 28. No momento em que as chamas iniciaram, a loja ainda estava fechada. Não houve feridos. O Corpo de Bombeiros já está no local para controlar o fogo e a causa do incidente será apurada em seguida pelas autoridades competentes – informa a nota da empresa.

Abaixo, confira vídeo de Deivison Ofc.

Serra Grande terá três noites de festa || Foto Órbita Turismo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca confirmou as atrações das três noites do Réveillon de Serra Grande. A festa começará nesta sexta-feira (30) e seguirá até domingo (1º), sob o comando de Kaio Oliveira, O Tubarão, Pagodart, Benner Show, Neto LX, Swing Light, Kauã Araújo e outras atrações.

O prefeito Moacyr Leite Júnior (UB) tratou o evento como uma compensação, já que o município não promoveu a festa na virada de 2021 para 2022 devido à situação de emergência causada pelas fortes chuvas do final do ano passado.

– Nosso povo sofreu muito com as chuvas, com a enchente, momento difícil para muitos. Mas, neste ano, pensamos em compensar e proporcionar o melhor, com grandes atrações. Acolher e fazer o uruçuquense feliz é a proposta da nossa gestão – disse.

Outro aspecto importante da festa, segundo o prefeito, é o movimento da economia local. “Um evento como este, além da alegria para a população e para os turistas que nos visitam, gera emprego e renda”. A programação completa, com a noite da apresentação de cada artista, ainda será divulgada. O palco será montado na praça central de Serra.

Chuvas afetam mais de 246 mil baianos e provocam 2 mortes || Imagem Rede Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um idoso é a segunda pessoa morta em decorrência das chuvas no estado, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). A vítima tinha 65 anos e morreu afogada, após uma cabeça d´água arrastá-lo por um riacho afluente do Rio de Contas, no município de Tanhaçu, ontem (27).

O primeiro óbito, também por afogamento, foi registrado em 5 de dezembro, no município de Itapicuru, quando um homem, de 71 anos, morreu ao tentar atravessar um riacho e acabou sendo arrastado pela correnteza.

Ainda no final da tarde de ontem, conforme a Sudec, chegava a 2.439 o total de desabrigados no estado, 25.157 desalojados e 219.389 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos das chuvas. O número total de atingidos chega a 246.995 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 115 municípios afetados. Do total, 100 municípios estão com decreto de Situação de Emergência (SE). Para conferir a relação completa, clique em Leia Mais, abaixo.
Leia Mais

Confira as vagas de emprego em Ilhéus nesta quarta-feira (28)
Tempo de leitura: 2 minutos

A unidade ilheense do SineBahia divulgou 12 vagas de emprego para cadastro e início de seleção nesta quarta-feira (28). Os candidatos precisam se dirigir ao órgão estadual até as 15h30min, em frente à Praça Cairu, no Centro, Ilhéus.

Os documentos exigidos incluem carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, endereço e escolaridade. Se o candidato possuir curso na área selecionada, pode apresentar também na hora do cadastramento. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Valdemir e Leandro após a reunião de hoje (27)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Administrativo do Instituto Biofábrica formalizou, nesta terça-feira (27),  a destituição do administrador Jackson Moreira do cargo da presidência do Instituto Biofábrica. O presidente do Conselho, Leandro Luiz Ramos Santos, afirmou que vai promover, na próxima semana, processo de transição conjunta, com Jackson e a atual diretoria, para que todas as informações administrativas sejam repassadas oficialmente, ajudando, assim, a diretoria que vai assumir a ter o conhecimento prévio da gestão da instituição.

Leandro Santos explicou que a saída de Jackson se deu por uma necessidade natural de reoxigenação da instituição, uma vez que o Conselho também foi refeito, com o vencimento do mandato de diversos conselheiros. “A Biofábrica é uma instituição privada, mas que sobrevive com dinheiro público. Houve a mudança do Conselho, está havendo mudança na SDR e no Governo como um todo. Natural a mudança na direção da Biofábrica”.

O presidente do Conselho nega que tivesse ocorrido, na reunião do dia 23, uma deliberação pelo afastamento de Jackson. Ele disse ter ficado constrangido com o modo como a informação da saída do gestor foi noticiada. “Na verdade, fiquei indignado com a forma como foi publicada a notícia. Não tenho amizade com Jackson, mas sei de sua conduta ilibada, e jamais houve qualquer motivo para afastamento”, declarou Leandro Santos.

Na mesma resolução que destituiu Jackson Moreira, Leandro designou Valdemir dos Santos, líder de Gestão, para responder pela Biofábrica até a nomeação do novo presidente.

Acesse os editais nos links abaixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou hoje (27), no Diário Oficial da União (DOU), três editais com 300 vagas para os cargos de advogado da União, procurador federal e procurador da Fazenda Nacional.

Serão 100 vagas por carreira, cada uma com salário inicial de R$ 21.014,49. Estão previstas cotas de 5% para pessoas com deficiência (PcD) e de 20% para negros.

As pré-inscrições ficarão abertas de 9 de janeiro a 7 de fevereiro na página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pela realização das três provas. A taxa de inscrição é de R$ 180,00.

EXIGÊNCIAS

Para participar, é preciso ter diploma superior em curso de Direito reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos comprovados de prática forense (diretamente em foros judiciais).

Cada concurso terá as seguintes etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; inscrição definitiva, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As avaliações ocorrem em datas diferentes e os candidatos podem se inscrever nos três certames, se assim desejarem. As provas objetivas estão previstas para 30 de abril (advogado da União), 7 de maio (procurador federal) e 21 de maio (procurador da Fazenda Nacional).

No caso das carreiras de advogado da União e procurador da Fazenda Nacional, as bancas examinadoras serão compostas por membros das próprias carreiras. Para procurador federal, as bancas serão instituídas pelo Cebraspe.

Acesse os editais para os cargos de advogado, procurador federal e procurador da Fazenda Nacional. Com Agência Brasil.

Zé Cocá faz apelo à Desenbahia e ao governador diplomado Jerônimo Rodrigues
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Zenildo Santana, Zé Cocá (PP), vistoriou, nesta terça-feira (27), áreas do centro comercial de Jequié atingidas pela cheia do Rio Jequiezinho. O nível da água baixou e revelou os estragos causados pela enchente. Segundo o prefeito, o cenário é de guerra.

Jequié é cenário de guerra, segundo prefeito || Foto PMJ

– Vários comerciantes perderam tudo. Nós fizemos um [avaliação do] impacto de R$ 100 milhões e vai ter muito, muito mais do que isso. É algo que nos deixa muito preocupados. Pessoas estão desesperadas, porque muitas têm boletos para pagar. Pessoas que fazem o giro [do caixa] hoje para movimentar amanhã – declarou o prefeito, após visitar a região da Central de Abastecimento Vicente Grilo (Ceavig).

A Prefeitura de Jequié estima que 4 mil comerciantes foram prejudicados. O prefeito afirmou que, para a maioria deles, só será possível se reerguer com acesso a crédito.

Mulher limpa estabelecimento devastado por enchente no Centro de Jequié || Foto PMJ

“Nós precisamos urgente do apoio da Desenbahia, para que a gente tenha financiamento a curto prazo, rápido, para essas pessoas. Tem pessoas aqui que só conseguem voltar a trabalhar com apoio financeiro”, disse Zé Cocá, citando a Agência de Fomento do Estado da Bahia, antes de também fazer apelo ao governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT), que visitou a cidade ontem (26).

A Desenbahia destinou R$ 90 milhões para programa especial de empréstimo aos comerciantes baianos afetados pelas chuvas do ano passado. O crédito emergencial tinha período de carência de 12 meses e foi parcelado em até 36 vezes, sem juros. Até o momento, a Agência não anunciou medida semelhante para o enfrentamento do problema atual.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), lamentou, nesta terça-feira (27), o falecimento do professor Ary Quadros Teixeira.

Imortal da Academia de Letras de Itabuna (Alita) e membro do Centro Espírita Casa de Guará, Ary Quadros, 75 anos, também era advogado, empregado público aposentado do Banco do Brasil, dirigente da Associação Jurídico-Espírita do Sul da Bahia e autor de vários livros.

– Ary Quadros Teixeira é uma referência moral para uma geração de itabunenses. Seu conhecimento humanístico e filósofico, aliado ao voluntarismo social, estão impregnados em Itabuna, sobretudo na Casa de Guará e no Recanto de Potira. Ele deixa um legado de luz e conhecimento”, frisou.

Ary Quadros Teixeira deixa a esposa, Carmélia Amorim, e três filhos – a delegada de polícia civil Katiana Amorim, a médica cardiologista Inaiá Teixeira e o dentista Pery Teixeira, além de uma neta.

“Expresso portanto, em nome da Casa do Povo Itabunense, o mais profundo pesar e envio votos de consolo à família e aos amigos enlutados”, concluiu o chefe do Legislativo.

Rio de Contas avança sobre Ipiaú em imagem desta segunda (26) || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

Desde a manhã de sábado (24), a Embasa não fornece água aos moradores de Ipiaú, no sul da Bahia. A empresa explicou que o sistema local de captação está obstruído e a cheia do Rio de Contas impossibilita a resolução do problema, que persiste até esta terça-feira (27), segundo informação da Secretaria de Ação Social ao PIMENTA. Como o consumo de água mineral se elevou, o preço do vasilhame de 20 litros já chegou a ser vendido a R$ 50,00 na cidade, quase cinco vezes a mais que o valor praticado normalmente.

Neste momento, conforme a Secretaria, Ipiaú tem 366 famílias desabrigadas, que foram acolhidas em quatro escolas do município. Os abrigos provisórios estão perto da lotação máxima, e a Prefeitura avalia a necessidade de abrir novos. Outras 1.123 pessoas estão desalojadas, ou seja, buscaram guarida na casa de amigos ou familiares.

Ipiaú tem 366 famílias desabrigadas e 1.123 pessoas desalojadas || Foto PMI

A escassez de água levou a Prefeitura de Ipiaú a inclui-la na lista donativos prioritários para os abrigos, assim como roupas, calçados, colchões e produtos de limpeza e higiene pessoal. O ponto de coleta é na Escola Municipal Professora Celestina Bittencourt, na Praça Alberto Pinto, Centro.

Ipiaú é uma das cidades sul-baianas à jusante da Barragem de Pedra, operada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). No auge da cheia do Rio de Contas, segundo a empresa, a vazão da barragem teve que ser elevada a 2.400 m³/s. O volume tem sido reduzido gradativamente e, hoje (27), deve chegar a 1.000 m³/s. A diminuição da vazão fez o nível do rio começar a baixar, tendência que se mantém nesta tarde.