Jerônimo e Adolfo durante a reunião desta segunda (26)
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador em exercício Adolfo Menezes (PSD) determinou, nesta segunda-feira (26), a mobilização de secretarias e demais órgãos do Estado para as ações que visam reduzir os impactos das fortes chuvas em diversas regiões baianas. Em Jequié, onde o Rio Jequiezinho transbordou (veja aqui), o Governo da Bahia iniciou montagem de comitê de crise para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas pela enchente.

Alagamento no Centro de Jequié

As ações de emergência foram assunto de reunião de Adolfo Menezes com o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), além do governador Rui Costa (PT), que está afastado do cargo, mas participou via chamada de vídeo.

Após a reunião de hoje, Jerônimo se solidarizou com as famílias afetadas pelas chuvas em Jequié e região. “Hoje, a Bahia inteira e o Brasil viram Jequié nas manchetes dos jornais e isso deixa a gente bastante triste. Cabe a gente fazer o papel nosso enquanto governo federal, governo do estado, governo municipal, para que a gente possa evitar que outras tragédias possam acontecer nos próximos dias”, declarou.

De acordo com o governador eleito, as ações prioritárias são para garantir a vida da população que habita áreas de risco. Depois, segundo ele, será necessário encontrar soluções permanentes para os danos causados pelas chuvas.

“Quero garantir ao povo de Jequié e do Médio Rio de Contas que nós vamos ter  que sentar, debruçar, tanto com a Chesf como com os prefeitos dos municípios e vermos quais as saídas sustentáveis. É o terceiro ano consecutivo [de inundações]”, acrescentou Jerônimo, citando a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, responsável pelas barragens da Usina da Pedra, em Jequié, e do Funil, entre Ubatã e Gongoji.

Tempo de leitura: 2 minutos

O tamanho não serviu, a cor não agradou, a pessoa já tinha o item, enfim, aquele presente recebido não agradou. A segunda-feira (26) torna-se, informalmente, o Dia Mundial das Trocas e as lojas ficam cheias de clientes.

O Código de Defesa do Consumidor não obriga a loja ou o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho, a medida só passa a ser obrigatória se no momento da venda tenha se comprometeu a fazê-la.

O recomendado então é, antes de fazer a compra do presente, que o consumidor se informe sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto, por exemplo, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal ou cupom de troca.

A Fundação Procon de São Paulo . Recomendação e, em peças de vestuário, manter a etiqueta do produto.

Segundo a entidade, ao efetuar a troca, deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço. Lembrando que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Caso o produto comprado apresente algum defeito ou problema, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar. Se o reparo não for realizado neste prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.

Se o produto for essencial ou se, em virtude da extensão do defeito apresentado, a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir o seu valor, é direito do consumidor a troca imediata ou a devolução do valor pago.

Se o consumidor tiver algum problema para efetuar a troca, ele pode procurar o Procon-SP para formalizar sua queixa.

PRAZO DE ARREPENDIMENTO

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso das compras pela internet, o consumidor pode desistir da compra. É o direito de arrependimento, que pode ser exercido em até sete dias da data da aquisição ou recebimento do produto.

Segundo o Procon, é importante que o consumidor formalize a desistência por escrito e se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago. Agência Brasil.

O Rio Cachoeira na região da Rua de Palha, em Itabuna, neste domingo (25) || Imagem Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

O nível do Rio Cachoeira começou a baixar neste domingo (25) e deve manter essa tendência ao longo desta semana, após ter subido quase 5 metros no último sábado (24), segundo informação da Defesa Civil de Itabuna. Ontem, o rio baixou 30 centímetros.

“As chuvas devem ser reduzidas nesta semana e o rio deve continuar baixando, entretanto a gente ainda mantém o alerta, porque, no final de ano, é muito esperado que essas chuvas ocorram não só aqui em Itabuna, mas em toda a região”, explicou o coordenador local do órgão, Kaique Brito. Assista ao comunicado.

Áreas ribeirinha e central de Jequié são inundadas pelo Rio Jequiezinho || Foto Joemerson Reis/PMJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié e Ubaitaba são os municípios mais afetados pelas chuvas e aumento da vazão da Usina da Pedra, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), no sudoeste baiano, com forte impacto sobre a bacia do Rio de Contas. Segundo mais populoso município do sudoeste da Bahia, Jequié enfrenta o transbordamento do Rio Jequiezinho.

A Chesf comunicou que a vazão da Usina de Pedra, em Jequié, aumento gradualmente de 100 metros cúbicos por segundos, na sexta (23), para 2.000 metros cúbicos no domingo de Natal (25). A Prefeitura de Jequié não informa número de desabrigados e desalojados até aqui. A Chesf, criticada pelo controle de vazão, informou que o volume útil do reservatório subiu para 84,98% no sábado.

A Prefeitura de Ubaitaba, no sul da Bahia, começou a montar abrigos em colégios do município para atender as famílias que estavam sendo retiradas de seus imóveis nas regiões mais próximas ao Rio de Contas, que banha a cidade. A operação começou já no sábado (24) e foi intensificada neste domingo (25) diante do avanço das águas na área urbana.

Tempo de leitura: 2 minutos

Agência Brasil

O papa Francisco conduziu neste sábado (24) os católicos de todo o mundo ao Natal, dizendo em uma aparente referência à guerra na Ucrânia e outros conflitos que o nível de ganância e fome de poder é tal que alguns querem “consumir até mesmo seus vizinhos”.

Francisco, celebrando o 10º Natal de seu pontificado, presidiu uma solene missa de véspera de Natal na Basílica de São Pedro. A cerimônia foi a primeira com capacidade para cerca de 7 mil pessoas desde o início da pandemia.

Cerca de 4 mil outras pessoas participaram do lado de fora, na Praça de São Pedro, em uma noite relativamente quente.

Como tem acontecido nos últimos meses, um problema no joelho impediu Francisco de ficar de pé por longos períodos, delegando um cardeal para ser o principal promotor da cerimônia no altar da maior igreja da cristandade.

Sentado ao lado do altar durante a maior parte da missa, Francisco teceu sua homilia em torno do tema da ganância e do consumo em vários níveis. Ele pediu às pessoas que olhem além do consumismo que “embalou” a festa de natal para redescobrirem seu significado e lembrarem aqueles que sofrem com a guerra e a pobreza.

“Homens e mulheres em nosso mundo, em sua fome de riqueza e poder, consomem até mesmo seus vizinhos, seus irmãos e irmãs”, disse ele. “Quantas guerras já vimos! E em quantos lugares, ainda hoje, a dignidade e a liberdade humanas são tratadas com desprezo!”

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, Francisco se manifestou contra a guerra em quase todos os eventos públicos, pelo menos duas vezes por semana, denunciando o que chama de atrocidades e agressão não provocada. Ele, porém, não citou o nome da Ucrânia na noite deste sábado.

“Como sempre, as principais vítimas desta ganância humana são os fracos e os vulneráveis”, disse ele, denunciando “um mundo faminto por dinheiro, poder e prazer…”

“Penso sobretudo nas crianças devoradas pela guerra, pela pobreza e pela injustiça”, disse o papa, referindo-se também às “crianças nascituras, pobres e esquecidas”.

Traçando um paralelo entre Jesus nascido em uma manjedoura e a pobreza de hoje, o papa disse: “Na manjedoura da rejeição e do desconforto, Deus se faz presente. Ele vem porque ali vemos o problema de nossa humanidade: a indiferença produzida pela pressa gananciosa de possuir e consumir.”

No início deste mês, o papa pediu para as pessoas gastarem menos com as celebrações e presentes de Natal para enviarem a diferença aos ucranianos para ajudá-los a passar o inverno.

O papa completou 86 anos na semana passada e, além do problema no joelho, parece estar em boa saúde.

No domingo, Francisco deve entregar sua bênção e mensagem “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo) bianuais do balcão central da Basílica de São Pedro para dezenas de milhares de pessoas na praça abaixo.

Rosivaldo diz que município poderá solicitar conferência, caso seja confirmada a redução populacional
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Então, vamos começar usando como fio condutor o congraçamento desse momento de encerramento do ano. Façamos isso a partir da nossa casa e família.

 

Rosivaldo Pinheiro | rpmvida@yahoo.com.br

Estamos encerrando mais um ano. Celebrando o Natal e o Ano Novo. Dois mil e vinte e dois nos aproximou da vida novamente. Com a cobertura vacinal, aos poucos, fomos voltando à rotina, mas, inevitavelmente, temos que exercer protocolos e cuidados, porque temos entre nós a presença do vírus da covid e as suas mutações, além de outras ameaças em permanente circulação.

Todos esses fatores de risco estão ligados ao nosso estilo de vida.

O planeta, há muito, exige mudança no comportamento humano e as consequências estão largamente registradas: enchentes, secas, queimadas, deslizamentos de encostas, novos vírus etc. Todas essas consequências exigem imediata reflexão e urgem por melhores hábitos e consumo consciente.

E o que, então, devemos celebrar nesse período em que as nossas sensibilidades estão mais afloradas?

Respondo: a vida!

Termos sobrevivido à covid e às demais circunstâncias adversas é motivo para celebração e agradecimentos.

Quase sempre, na celeridade dos dias, a gente não tem a percepção do alcance dessa graça e do quão fomos protegidos. Escapamos da estatística da morte por covid e de outras fatalidades. Sobrevivemos ao descaso, às questões básicas de saúde coletiva e da ciência, de políticas públicas que ajudassem as famílias naquele momento de grande desilusão e incertezas.

Um período que levaremos tempo pra superamos, e que não deixará de permanecer vivo em nossas memórias. Um momento em que a sensibilidade, fraternidade, solidariedade e respeito à ciência eram artigos de luxo, e estavam fora da pauta de algumas autoridades com maior responsabilidade nesse nível de governança. Um tempo para ser absorvido pedagogicamente e que crie em nós consciência para jamais praticarmos novamente.

Que esse período sirva apenas de referência de como não devemos aceitar a naturalidade com que as milhares de vidas ceifadas por esse período de ignorância foram tratadas.

Vamos esperançar! Sabendo-se que a cada novo dia estamos vivendo um dia a menos, e justamente por isso devemos valorizar cada minuto sobrevivido e vivido, e termos a gratidão necessária e a devida noção da construção do por vir para a nossa longevidade e das futuras gerações.

No próximo ano, iniciaremos um novo ciclo de governança, e na esperança de que tenhamos a recuperação da unidade na sociedade brasileira. Que o sentimento de ódio seja retirado das prateleiras emocionais e que o amor seja celebrado sem medida. Esse esforço é pra já. Então, vamos começar usando como fio condutor o congraçamento desse momento de encerramento do ano. Façamos isso a partir da nossa casa e família. É por essas ações que podemos exercer a comunhão entre irmãos e fortalecer o valor de nação. Que a paz possa alcançar os nossos corações.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Lomantão vai ser a casa dos times sul-baianos na estreia no Baianão 2023
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os dois representantes do sul da Bahia no Campeonato Baiano de Futebol 2023, Itabuna e Barcelona de Ilhéus, têm o mando de campo para a estreia na competição, mas vão jogar longe de casa, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, pois os estádios das duas cidades ainda não têm condições de receber jogos profissionais.

Na primeira rodada, no dia 10 de janeiro, uma terça-feira (10), o Itabuna vai enfrentar o Jacobinense, às 21h30. Já o Barcelona estreará contra o Atlético de Alagoinhas, no dia seguinte (11), às 21h30. Completam a rodada de abertura os duelos entre Bahia e Juazeirense, Bahia de Feira e Vitória, e Doce Mel e Jacuipense.

Praça São Miguel será palco da Festa da Virada em Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Praça São Miguel Arcanjo foi o palco escolhido para a Festa da Virada de Itacaré. Na noite de 31 de dezembro (sábado), a música ficará por conta de Marcos Abaga, Banda Amassa, Duda Freitas e Patrulha do Samba, que comandará o esperado momento da contagem regressiva para o Ano Novo.

Já a segunda noite de festa, no domingo (1º), terá os shows de Dan Valente, Rafael Zalela e Marcelinho do Samba. A realização é da Mais Ações Integradas e da Prefeitura de Itacaré, com patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).

Verão com maior volume de chuvas em todas as regiões; na foto, Itabuna, sul da Bahia || Foto PMI
Tempo de leitura: 3 minutos

A chegada do verão nesta semana no Hemisfério Sul traz um período marcado pela elevação da temperatura e por dias mais longos, por causa da posição da Terra em relação ao sol. No Brasil, a estação terá chuvas acima da média em quase todo o país, exceto na Região Sul. A estação começou às 18h48 da quarta-feira (21), no horário de Brasília, e termina às 18h25 de 20 de março de 2023.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão ainda estará sob influência do fenômeno La Niña, resfriamento das águas do Oceano Pacífico próximo da linha do Equador que persiste desde outubro de 2021 e está associado a menos chuvas no Sul do país.

Com anomalias que variaram de -0,6°C a -1,1°C, o La Niña permaneceu na categoria de fraca a moderada. A duração do fenômeno, no entanto, provocou secas e prejudicou safras na Região Sul no ano passado e neste ano. Segundo o Inmet, o modelo de previsão do APEC Climate Center, centro de pesquisa na Coreia do Sul, aponta para uma probabilidade de enfraquecimento do La Niña entre 60% e 70% até março de 2023.

No trimestre entre fevereiro e abril, sobe para 80% a probabilidade de que haja uma transição do La Niña para condições de neutralidade, em que as alterações na temperatura da zona equatorial do Oceano Pacífico deixam de ser significativas.

Apesar do enfraquecimento do La Niña, o Inmet ressalta que o clima do Brasil depende de outros fatores, como a temperatura do Oceano Atlântico e fenômenos de circulação de ar na alta atmosfera. Mesmo assim, o órgão previu a tendência para as chuvas e a temperatura nos próximos três meses.

Confira a previsão do Inmet para o verão em cada uma das regiões

NORTE

Predomínio de chuvas acima da média em grande parte da região, principalmente na porção setentrional da região, ainda por causa do La Niña e do padrão de águas mais aquecidas próximas à costa do Pará e do Amapá. No sul do Amazonas e do Tocantins, além do sudoeste do Pará, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

A temperatura média do ar deverá prevalecer em praticamente toda a região próxima da média. Exceto em algumas partes do Tocantins e sudeste do Pará com temperaturas ligeiramente acima da média.

NORDESTE

Chuvas acima da média em grande parte da região de janeiro a março. Assim como no Norte, a continuidade das chuvas está associada ao La Niña e às águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa nordestina. Em áreas da Bahia, Sergipe e Alagoas existe a probabilidade de ocorrer chuvas ligeiramente abaixo da média.

A temperatura deve ficar próxima e acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses, exceto no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, onde as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo da média, por causa de dias consecutivos com chuva.

CENTRO-OESTE

Chuvas acima da média histórica em praticamente toda região, exceto no sul do Mato Grosso do Sul, norte do Mato Grosso e oeste de Goiás, onde são previstas chuvas ligeiramente abaixo da média do trimestre. Quanto às temperaturas, a previsão indica que devem ser próximas e ligeiramente acima da média climatológica nos próximos meses.

SUDESTE

Distribuição irregular das chuvas, com totais acumulados acima da média no Espírito Santo, região do Triângulo Mineiro e região metropolitana de Belo Horizonte, além do oeste e leste de São Paulo. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média. Para a temperatura, as previsões indicam que devem ser próximas e ligeiramente acima da média nos próximos meses.

SUL

Maior probabilidade de chuvas próximas ou abaixo da média em quase toda a região, em decorrência dos impactos do fenômeno La Niña. Somente o extremo sul do Rio Grande do Sul poderá registrar chuvas levemente acima do esperado para o verão. As temperaturas serão próximas ou ligeiramente acima da média em toda a região. D´Agência Brasil.

Polaroid A700 picture.
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Não nos esqueçamos que Jesus Cristo nasceu numa manjedoura e se tornou rico de amor e bondade. Eternamente, Viva o Natal!

 

Walmir Rosário

O mundo cristão comemora ao final de cada ano o nascimento de Jesus Cristo. Neste período as pessoas se transformam e os corações transbordam felicidade, bondade e esperança, e porque não dizer caridade. Bom, esse é o sentimento interno que sente cada pessoa, cada família, cada grupo, cada sociedade. Mesmo que não sejam católicos, melhor dizendo, cristãos, esse sentimento aflora, desabrocha.

Mas como nem tudo é perfeito – ou, pelo menos, unânime –, alguns grupos sociais não têm esse mesmo sentimento, pois algumas das muitas denominações de religiões cristãs simplesmente desconhecem o calendário, como dizem eles, forjado pela Igreja Católica. Já entre agnósticos e ateus, o Natal é visto por muitos como um tempo de comemoração entre família, apenas por tradição. E as festividades atravessam os anos, milênios.

Seria muito bom que o sentimento natalino se perpetuasse per omnia saecula saeculorum. Bom mesmo seria que se estendesse por todos os dias do ano, propiciando uma sociedade mais justa, mais humana. Sim, pois cada ser humano que vem ao mundo tem direito a ser feliz em sua plenitude. Nada mais justo, embora a felicidade tenha que ser sonhada, buscada por cada um de nós.

Penso que a felicidade é encarada de forma diferente por cada um de nós, com nossos desejos particulares, sejam eles espirituais, materiais. As escalas também são distintas, haja vista os sentimentos e desejos individuais. E já que estamos falando da natividade de Jesus Cristo, podemos citar um ditado corrente na boca do povo: “O pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada”.

Há, ainda, os que tentam desclassificar o Natal pelo consumismo, alardeando que a data foi transformada numa festa das vendas, desvirtuada do sentido espiritual pela ganância do mercado. Penso que esta é outra falácia, pois, por mais modesto que seja o ser humano, ter o poder de compra é uma realidade do mundo em que vivemos, desde que o consumo seja equilibrado às posses de cada pessoa.

Ora, pra que trabalhamos? Para termos uma vida decente, oferecendo aos nossos o bem-estar. Comer bem, morar bem, ter direito ao lazer, fazem parte de nossos hábitos de vida desde nossa infância. Nada melhor do que chegar ao fim do ano e poder utilizar o nosso salário, incluindo, aí, o décimo terceiro, para nos presentear com uma roupa nova, bens duráveis para casa, uma ceia diferente.

O mundo em que vivemos pode ser simples ou complicado, a depender do que queremos. As facilidades são criadas por nós, bem como as dificuldades. Elas estão inseridas em nossas cabeças, guardadas em nossos corações, nas ações do nosso dia a dia. Nós somos arquitetos do nosso modo de ser, planejando e privilegiando o fazer dos desejos e aspirações. O resultado depende da sabedoria acumulada por cada um.

No dia a dia temos que saber vislumbrar as armadilhas e saber desmontá-las com sabedoria. Nada mais simples e didático do que viver de acordo com o que somos, o que podemos. Já dizia o evangelista Mateus: “A cada dia sua agonia”. Num conceito mais simplório, as dificuldades existem e devem ser superadas, cada uma por vez, pois novas certamente virão e deverão ser combatidas a seu tempo.

Melhor seria que o espírito natalino extrapolasse o fim de cada ano, ultrapassasse as confraternizações com os amigos e colegas, as comemorações de nossas casas, a Missa do Galo na Igreja Católica, os cultos nas demais igrejas. Que esse sentimento perdure em nossos corações, fazendo dele ações de graças cotidianas e rotineiras. Não é preciso gastar o escasso dinheiro para isso, para tanto, bastam gestos de amor e carinho.

Vivamos em paz com nós mesmos, que tudo será mais fácil e descomplicado com nossos semelhantes. Se respeitarmos o espírito natalino, poderemos fazer com que ele contagie nossos semelhantes, como um fermento que provoque o crescimento da bondade que temos em nós e nem sempre nos damos conta que ela existe e que poderá ser multiplicada através de gestos singelos.

Não nos esqueçamos que Jesus Cristo nasceu numa manjedoura e se tornou rico de amor e bondade. Eternamente, Viva o Natal!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Luiza, João e Raquel conquistam 2º lugar na Mostra Brasileira de Foguetes
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estudantes João Vitor Gomes, Luiza Costa e Raquel Andrade conquistaram o segundo lugar da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022, realizada neste mês, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O trio estuda na Escola Sesi Adonias Filho, em Ilhéus, no sul da Bahia.

Para participar da Jornada de Foguetes, etapa presencial da Mostra, os alunos do ensino médio construíram um foguete de garrafa pet e uma base de lançamento. A equipe também precisou analisar, em laboratório, a quantidade ideal de combustível, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, para que o foguete fosse lançado o mais longe possível.

“Fizemos vários testes no laboratório da escola e em aplicativos para encontrar o equilíbrio entre os reagentes. Nos testes que fizemos, na Universidade Estadual de Santa Cruz, os lançamentos variaram de 110 a 130 metros de altura”, explica João.

Além do segundo lugar na competição, que reuniu mais de 60 equipes, os estudantes baianos também foram destaque entre as melhores apresentações. Líder da equipe, João Vitor acredita que o grupo ficou entre os 10 melhores por conta das inovações que apresentaram no projeto.

“Um ponto que achávamos crítico era o abastecimento do foguete. Por isso, fizemos um sistema de válvula que mostra o tempo e torna esse processo mais rápido. Além disso, nossa equipe tem ações de marketing, empreendedorismo e projeto social, que fazemos para conseguir comprar os insumos necessários para o projeto”, acrescenta.

A equipe viajou para o Rio de Janeiro acompanhada pelo professor de Física Henrique Leal e pela coordenadora da escola, Thais Suzana Santos. “É sempre muito gratificante poder ver o desenvolvimento dos alunos, a capacidade de lidar com as dificuldades que sempre aparecem. Apesar de ser uma competição, eles estavam sempre dispostos a ajudar outras equipes. Essa troca de experiências e conhecimento, com alunos de diferentes cidades do Brasil, eles vão levar para a vida toda”, comenta Thaís.

A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil de Ilhéus || Fotoreprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um policial militar foi baleado em confronto com um homem armado, no final da manhã desta sexta-feira (23), em Ilhéus, no sul da Bahia. Na troca de tiros, um suspeito também foi baleado.

De acordo com a Polícia Militar, policiais faziam rondas na região do Alto do Coqueiro, quando o homem passou a disparar contra os policiais. O policial identificado como Cabo Nascimento foi atingido de raspão, na virilha.

Ambos foram socorridos para o Hospital Regional Costa do Cacau. O policial já recebeu alta e passa bem. Não há informações sobre o estado de saúde do suspeito. A ocorrência foi registrada na delegacia de Ilhéus e será investigada pela Polícia Civil. Do G1-BA.

Abertas as inscrições no concurso do Banco do Brasil || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Foram abertas, nesta sexta-feira (23), as inscrições para o novo concurso do Banco do Brasil. São ofertadas 4 mil vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva de 2 mil para  Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Para o cargo de Agente Comercial, há 149 vagas para contratação imediata na Bahia.

Entre as cidades com oferta de vagas estão Itabuna, Ilhéus, Itamaraju, Belmonte, Guaratinga, Itapitanga, Ubaitaba, Prado, Ibicuí,  Itororó, Vitória da Conquista,  Salvador, Camaçari, Camamu, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Simões Filho e Juazeiro. Acesso edital no final do texto e confira todas as cidades com vagas e locais de prova.

Além da Bahia,  há vagas nos estados do Acre (20), Alagoas (31), Amapá (13), Amazonas (32), Ceará (51), Espírito Santo (26), Goiás (55), Maranhão (70), Mato Grosso (50), Mato Grosso do Sul (34), Minas Gerais (172), Pará (72), Paraíba (42), Paraná (152), Pernambuco (72), Piauí (39), Rio de Janeiro (136), Rio Grande do Norte (26), Rio Grande do Sul (118), Rondônia (27), Roraima (9), Santa Catarina (78), São Paulo (429), Sergipe (20), Tocantins (23), além do Distrito Federal (54).

A remuneração inicial para Agente Comercial é de R$ 3.622,23, além de participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; acesso a planos de saúde e odontológico básico.

A inscrição pode ser feita até às 23h59min do dia 24 de fevereiro de 2023, no site da Fundação Cesgranrio. A taxa para a participação é de de R$ 50,00. Os candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar a isenção da taxa.  As provas serão aplicadas no dia 23 de abril. No sul da Bahia, os candidatos podem escolher entre Itabuna e Ilhéus.

Os candidatos serão submetidos à Avaliação de Conhecimentos, por meio de provas objetivas, que serão eliminatórias e classificatórias; Redação, de caráter eliminatório; Aferição da veracidade da autodeclaração, no caso de negros. Acesse aqui o edital com todas as informações sobre o concurso.

Uso de máscara segue obrigatório em transporte de uso coletivo || Foto Mateus Pereira/ GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (23), o decreto que flexibiliza as medidas contra a proliferação do coronavírus. A decisão tem como base dados da Secretaria Estadual de Saúde que apontam para um cenário de queda no número de casos ativos de COVID-19 no estado.

De acordo com o decreto, permanecem autorizados em toda Bahia os eventos e atividades em zonas rurais e urbanas, em logradouros públicos ou privados realizados em auditórios, circos, parques de exposições, feiras, passeatas, parques de diversões, espaços culturais, teatros, cinemas, museus, espaços congêneres e afins, templos para atos religiosos litúrgicos e os eventos desportivos coletivos profissionais.

O uso de máscara de proteção segue obrigatório em hospitais e demais unidades de saúde, como clínicas e Unidades de Pronto-Atendimentos – UPAs, farmácias e drogarias; em transportes públicos: trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque.

PESSOAS  GRIPADAS TÊM DE USAR MÁSCARA

É obrigatório também para pessoas que apresentem sintomas como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas gripais e aqueles diagnosticados com COVID-19, mesmo que assintomáticos; para quem teve contato com pessoas contaminadas pela Covid-19 e para imunossuprimidos e idosos, com idade superior a 60 anos, e gestantes, ainda que elas estejam em dia com o esquema vacinal contra COVID-19.

Visitantes e acompanhantes de pacientes em unidade de saúde terão acesso condicionado à utilização da máscara de proteção com boa vedação e à comprovação da vacinação.

A imunização deverá ser comprovada com apresentação do documento atualizado, fornecido no momento da imunização, ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “CONECT SUS” do Ministério da Saúde.

As medidas entram em vigor a partir da data da publicação e estabelecem ainda que os órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos Artigos. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento.

Carro de passeio rodou na pista e colidiu de frente com caminhão || Fotos Jorginho Aragão/ Informativo Camacan
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma colisão entre um caminhão e um carro de passeio, nesta sexta-feira (23), na BA-251, em Camacan, deixou uma pessoa morta e outra ferida. A batida foi tão violenta que parte do veículo menor acabou presa debaixo do caminhão e outra parte ficou espalhada pela pista.

O motor do carro de passeio foi arremessado longe do local da colisão. A pessoa que morreu no local foi identificada como Jailson Souza de Araújo, de 29 anos. Ele dirigia o carro de passeio e ficou preso às ferragens.

O motor do carro de passeio foi arremessado longe com impacto

João Higor, que dirigia o caminhão, e uma passageira do mesmo veículo, sofreram ferimentos leves e foram socorrido para a Fundação Hospitalar de Camacan. O motorista João Higor seguia para a cidade Mascote, onde faria a entrega de uma carga.

De acordo com testemunhas, Jailson Souza perdeu o controle do veículo próximo a uma curva, a poucos metros do trevo de Camacan, rodou na pista molhada e bateu de frente com o caminhão. Não foram informados detalhes sobre o velório e sepultamento do motorista do carro de passeio.