Jackson Moreira: "não sabemos extensão do afastamento"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (23), o Conselho Administrativo do Instituto Biofábrica da Bahia decidiu afastar o presidente Jackson Moreira. A informação foi dada pelo site Políticos do Sul da Bahia e confirmada pelo PIMENTA.

“O Conselho acatou propositura de um dos conselheiros. Ainda não sabemos a extensão do afastamento, mas temos a tranquilidade de saber que nosso trabalho tem a lisura atestada, inclusive, pelo próprio Conselho, que acabou de aprovar nossas contas”, declarou Jackson ao PIMENTA.

Antes do afastamento do presidente, o Conselho aprovou os relatórios fiscais de 2020, 2021 e dos três primeiros trimestres de 2022 do Instituto, com a ressalva de que as contas deveriam ter sido apresentadas nos exercícios financeiros correspondentes.

Ao aprovar os relatórios fiscais, os conselheiros reconheceram as dificuldades enfrentadas desde o ano de 2020, como a pandemia de Covid-19. Questionado, Jackson informou o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de 2022.

“Fizemos o pagamento do 13º salário antes até da data limite de 20 de dezembro. Também pagamos, neste dia 23 de dezembro, o salário do mês, quitando assim todas essas obrigações”, relatou o presidente afastado, que dirigia o Instituto desde 2020.

Carne apreendida em Barrolândia, distrito de Belmonte
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Porto Seguro e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreenderam  90 quilos de carne com origem suspeita de abatedouros clandestinos. O flagrante foi realizado nesta quinta-feira (22), no distrito de Barrolândia, em Belmonte, no extremo-sul baiano.

As equipes fiscalizavam os açougues locais quando encontraram um homem transportando a carne na carroça de um veículo. De acordo com o comandante da unidade, major Agílio Nunes dos Santos, o responsável pela carga não apresentou documentação que comprovasse a origem do produto.

A carga era transportada sem os cuidados exigidos pelos órgãos sanitários. “O homem foi notificado pela Adab e teve toda a carne apreendida, que foi descartada posteriormente no aterro sanitário do município de Belmonte”, concluiu.

Nível do Cachoeira está 3 metros acima do normal, segundo Kaique Brito
Tempo de leitura: < 1 minuto

A madrugada desta sexta-feira (23) foi de chuva em cidades da bacia do Rio Cachoeira, que deve voltar a subir, segundo informação do coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Kaique Brito.

O maior índice pluviométrico da região foi registrado em Itororó, onde choveu 109 milímetros na última noite. Isso equivale a 109 litros por metro quadrado, em média. Também choveu em Itapetinga (109 mm), Pau Brasil (32 mm) e Itabuna (19 mm).

Kaique afirmou que o nível do Cachoeira já está três metros acima do normal e deve continuar a subir, o que fez a Defesa Civil de Itabuna a emitir alerta amarelo. Há previsão de mais chuvas neste final de semana.

Obrigatoriedade de faróis ligados em rodovias federais durante o dia tem exceção; confira qual
Tempo de leitura: < 1 minuto
Ícaro Mota é consultor automotivo

O uso obrigatório dos faróis em rodovias durante o dia foi estabelecido pela Lei 13.290/2016. Mas você sabia que essa lei sofreu alteração?

Pois, bem. A nova Lei Federal 14.071/2020 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é a responsável pela mudança das regras.

E ela diz que, no período diurno, você não será obrigado ou obrigada a ligar os faróis, caso o seu veículo possua o luz de rodagem diurna (DRL). Ou seja, o carro que possui aqueles LEDs originais instalados de fábrica não mais precisará ligar os faróis de forma obrigatória.

Mas, para os que não disponibilizam dessa tecnologia, é bom ficar atento, pois essa infração de trânsito gera uma multa de natureza média, o que significa uma mordida de R$136,00 no bolso e 4 pontos na CNH.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Tonho de Anízio, primeiro à esquerda, é reeleito para o comando do CDS-LS
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por unanimidade, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), foi reeleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul CDS-LS, para os próximos dois anos, durante assembleia geral da entidade, em Itabuna. Tonho de Anízio comandará o Conselho pela quarta vez consecutiva.

A diretoria terá como vice-presidente Milton Cerqueira, prefeito de Almadina, enquanto o prefeito de Maraú, Manassés Souza será diretor administrativo. Mário Alexandre, Marão, assume a diretoria de Relações Institucionais. As prefeitas Gilcélia Santana (Floresta Azul) e Monalisa Tavares (Ibicaraí) integrarão o Conselho Consultivo do CDS-LS.

Considerado liderança política sul-baiana e bem articulado, o prefeito Antônio de Anízio vem se destacando como uma referência política que, à frente do Consórcio, conseguiu implementar convênios importantes em parceria com o Governo do Estado da Bahia para o atendimento às demandas de infraestrutura urbana e rural, resíduos sólidos, meio ambiente, educação, segurança e turismo.

– Tivemos grandes conquistas nesse ano, passando pelos resultados positivos e pelo avanço em demandas históricas da região. A entidade vai seguir sua atuação em busca de recursos, investimentos e programas para os 16 municípios consorciados, reforçando o diálogo com os governos estadual e federal – afirmou Tonho de Anízio.

Confira vagas de emprego para hoje no SineBahia
Tempo de leitura: 4 minutos

Antevéspera de Natal também é período para buscar vaga de emprego em Itabuna e em Ilhéus. Nesta sexta-feira (23), as unidades do SineBahia nos dois municípios sul-baianos têm total de 74 oportunidades de trabalho com carteira assinada.

O cadastramento para as vagas é feito no SineBahia até as 15h30min. O interessado deve comparecer à unidade munido de carteiras de Trabalho – física ou digital – e de Identidade, CPF e comprovantes de vacinação contra a covid-19, escolaridade e endereço.

A unidade SineBahia de Itabuna atende no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Já a unidade ilheense funciona em frente à Praça Cairu e à Justiça Federal, no Centro. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas reservadas para esta sexta.

Leia Mais

João Jorge vai chefiar Fundação Palmares || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente e um dos fundadores do bloco afro Olodum, João Jorge Rodrigues, foi anunciado nesta quinta-feira (22) como o próximo presidente da Fundação Cultural Palmares, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O convite partiu da cantora Margareth Menezes, futura ministra da Cultura da nova gestão

“Convidei, e ele já aceitou, o João Jorge, presidente do bloco Olodum, um dos fundadores do bloco Olodum, para fazer o resgate da Fundação Palmares”, afirmou Menezes a jornalistas na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A futura ministra criticou a gestão da autarquia federal ao longo dos últimos anos. “A Fundação Palmares foi completamente depredada, fisicamente e também na sua estrutura interna”, acrescentou.

Fundada em 1988, com inspiração na própria Constituição Federal, a Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira. Por mais de três décadas, esteve vinculada ao Ministério da Cultura, mas com a extinção da pasta, em 2019, passou a estar subordinada ao Ministério do Turismo. Com a recriação do Ministério da Cultura, a Palmares volta à sua vinculação institucional original.

Além de produtor cultural, João Jorge é advogado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), até 2016, quando o colegiado foi extinto.

Nos últimos anos, a Fundação Palmares foi alvo de polêmicas porque o seu então presidente, o jornalista Sérgio Camargo, que ficou no cargo até o início deste ano, era crítico do próprio Zumbi dos Palmares, herói nacional que dá nome à instituição, além de ter proferido declarações contra o movimento negro e contra o Dia da Consciência Negra. Da Agência Brasil.

PRF intensifica ações em todo o país || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

A Polícia Rodoviária Federal iniciou, nesta quinta-feira (22), a Operação Natal 2022. As ações de fiscalização serão intensificadas até às 23h59min do domingo (250. A iniciativa tem como objetivo principal a garantia da segurança viária e a consequente preservação de vidas nas rodovias e estradas federais por todo o Brasil.

Entre as ações previstas na prevenção de acidentes durante a operação, destacam-se o enfrentamento à embriaguez ao volante, controle da velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso de telefone celular, entre outros.

Além disso, serão realizadas atividades de educação para o trânsito, inclusive integradas com outras instituições, e ações de comunicação social na imprensa e mídias diversas, com informações referentes aos eventos realizados e dicas de segurança de trânsito.

PRF recomenda aos motoristas que observem a conservação dos veículos e ao correto funcionamento dos itens de segurança, pois eles são fundamentais para a prevenção de acidentes e para a preservação da vida.

Entre os principais itens a serem observados para uma viagem segura, a Polícia Rodoviária Federal destaca a verificação da pressão de todos os pneus e atenção à demanda de peso que o carro terá que carregar (bagagens e passageiros). Se estiver em mau estado, o pneu pode causar perda de aderência ao solo, provocando derrapagem ou aquaplanagem.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES

Alinhamento e balanceamento: ao rodar com o carro verifique se a direção parece estar “puxando” para um dos lados. Isso é sinal de que algum buraco ou desgaste prejudicaram a suspensão. O alinhamento é rápido, permite um rodar mais seguro e é responsável pelo aumento da vida útil dos pneus.

*Equipamentos obrigatórios: todo veículo deve ter pneu estepe, triângulo, chave de roda e macaco dentro do porta-malas. Verifique se o carro tem esses 4 itens.

* Verificação do funcionamento do sistema de iluminação. Os faróis e lanternas do carro são extremamente importantes. Mesmo que o carro não seja utilizado à noite, condições climáticas como neblina e chuva podem exigir iluminação, tanto para garantir que o condutor tenha boa visibilidade, quanto para assegurar que o veículo seja percebido por outros motoristas e pedestres. Desse modo, verifique se todos fachos do farol (baixo e alto) estão funcionando corretamente, assim como as luzes de freio, de ré, de posição e as setas.

*Deixar a água do radiador no nível certo e o fluído do sistema de arrefecimento em dia porque é este fluido que ajuda a manter a temperatura do motor, evitando o aquecimento.

*Revisão dos sistemas de amortecimento e freios a cada 10 mil km, e, mesmo estando com as revisões em dia, conferir o fluido do freio para que o sistema não falhe quando necessário.

*Verificação do prazo de validade do filtro e óleo do motor. Isso pode comprometer o rendimento do motor e aumentar significativamente o consumo de combustível.

*Verificação de limpadores de para-brisa. Especialmente se as borrachas não estão ressecadas e se as palhetas não estão tortas. Conferir se as borrachas estão limpando corretamente o vidro, sem deixar frisos ou falhas na área de varredura.

*Conferência do funcionamento da bateria. A indicação é simples, se há demora para o carro ligar, pode ser sinal de desgaste na bateria, que deve ser trocada.

*Conferência de mangueiras e correias. Essa inspeção é simples e pode ser feita com o auxílio da luz do celular ou uma lanterna. Abra o compartimento do motor e verifique se há sinal de desgaste nas mangueiras ou nas correias do carro. Com o motor desligado, repare se nas correias há sinal de desgaste nas pontas e se os dentes (parte interna) estão em bom estado. Se houver qualquer barulho incomum vindo do motor pode ser sinal de desgaste das correias.

*Documentação em dia. O veículo precisa estar com o licenciamento e IPVA com os recolhimentos devidos.

Itabuna faz jogo treino nesta sexta-feira (23) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Como parte da preparação para o Campeonato Baiano, que começa no dia 10 do próximo mês, o Itabuna enfrenta o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador, às 9h30min desta sexta-feira (23). O Azulino testará vários jogadores contratados para temporada 2023. Dentre eles, o atacante Manoel, de 17 anos, revelação do Campeonato Interbairros de Futebol deste ano.

O Itabuna vive uma grande expectativa de uma grande temporada no próximo ano. Campeão da Segunda Divisão do Baiano deste ano, o time estreia na elite do estadual contra o Jacobinense, que foi vice. A partida está marcada para o dia 10 de janeiro, com mando de campo do Itabuna, mas ainda sem local definido, pois o Estádio Luiz Viana Filho não tem condições de receber partidas.

Vitória treina antes da partida contra o Itabuna || Foto Pietro Carpi/ECV

No Vitória, os torcedores ainda não poderão acompanhar o centroavante Léo Gamalho em ação. Principal contratação para a próxima temporada até agora, o artilheiro não entrará em campo porque está se condicionando fisicamente. O experiente jogador é a grande esperança de gol no Rubro-Negro no ano que vem.

O Vitória, que subiu da Série C para B do Campeonato Brasileiro neste ano, estreia no Campeonato Baiano no dia 12 de janeiro, contra o Bahia de Feira, fora de casa. Além de Itabuna, Jacobinense, Vitória e Bahia de Feira, o estadual do próximo ano será disputado por Atlético de Alagoinhas, Barcelona de Ilhéus, Bahia, Doce Mel, Jacuipense e Juazeirense.

Resultado das provas foi publicado nesta quinta-feira (22) || Foto Ângela Macario
Tempo de leitura: < 1 minuto

Publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) o resultado do concurso para técnico do seguro social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A publicação traz, por ordem alfabética, a nota final nas provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, o número de acertos na prova de conhecimentos específicos e a nota final das provas objetivas, separados pela gerência executiva da inscrição.

Das mil vagas oferecidas, 708 foram para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 destinadas a pessoas negras. Os candidatos que concorreram às vagas reservadas a pessoas com deficiência devem participar da avaliação biopsicossocial, que será realizada no dia 8 do próximo mês.  De acordo com o edital, a remuneração bruta inicial  para o aprovado é até R$ 5.905,79.

Idosa é presa por obrigar suposta amante do marido desfilar nua
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam, nesta quinta-feira (22), no município de Mortugaba, a 740 km de Salvador, uma mulher de 61 anos pelos crimes de tortura e divulgação de cena de nudez sem autorização. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência da acusada.

De acordo com as investigações da Delegacia Territorial de Mortugaba, a idosa e a filha dela, de 29 anos, praticaram tortura contra uma mulher a quem acusavam de ter um relacionamento extraconjugal com o esposo da idosa. A apuração do crime apontou que a dupla retirou as roupas da vítima, obrigando-a a sair nua da residência das suspeitas.

As provas audiovisuais foram produzidas pelas próprias suspeitas. Com material, a Polícia Civil solicitou os mandados de prisão, deferidos pela Vara de Jurisdição Plena de Jacaraci. A polícia informou que as investigações continuam para o cumprimento da determinação judicial contra a filha da idosa, que estaria no estado de São Paulo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Mineração (Bamin) e o Senai promoveram a aula inaugural do novo ciclo do projeto Canteiro Escola, no Centro de Visitantes do Porto Sul, em Ilhéus. Nesta etapa, são 215 inscritos divididos em nove turmas. Até o final de 2023, serão oferecidas 520 vagas em 23 cursos profissionalizantes.

O curso de Auxiliar Administrativo vai reunir 25 estudantes das aldeias Igalha, Tamandaré, Itapuã e Acuípe do Meio, todas do Povo Tupinambá de Olivença. Os jovens indígenas vão estudar na Associação Tupinambá, em Olivença. Os demais inscritos irão às aulas no Centro de Visitantes do Porto Sul, no litoral norte da cidade.

Os alunos estão distribuídos nos cursos de Auxiliar de Segurança e Saúde Ocupacional, Auxiliar de Meio Ambiente – Atividades com Fauna, Auxiliar de Meio Ambiente – Atividades com Flora, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Civil e Eletricista Instalador Residencial de Baixa Tensão. Serão 1.272 horas de aulas para os participantes.

Na próxima etapa, também estão previstos os cursos de Soldador, Operação de Caminhão Guindauto, Pintor Industrial, Mecânico Montador, Rigger (Auxiliar de Movimentação de Cargas), Armador de Ferragens, Carpintaria de Obras, Operação de Equipamentos (rolo compactador, trator esteira e pneu) e Pedreiro de Obras de Construção Civil.

Novas turmas do Canteiro Escola serão abertas no segundo trimestre de 2023. Os detalhes e pré-requisitos para ingresso nos cursos serão divulgados em breve. O principal objetivo do projeto é capacitar moradores das comunidades da região de um influência do Porto Sul para os empregos gerados direta e indiretamente pelo empreendimento.

Rui e Adolfo: presidente da Alba é primeiro na linha sucessória do Governo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT), escolhido ministro da Casa Civil do próximo Governo Lula, afastou-se do comando do Governo da Bahia e, a partir de amanhã (23), o Estado será governado, interinamente, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o deputado reeleito Adolfo Menezes (PSD). Com a interinidade de Menezes no Executivo, o deputado estadual Paulo Rangel (PT) volta a assumir a presidência da Alba.

“Volto a ter a honra de assumir o Governo da Bahia, ainda que interinamente, depois de ter ocupado o posto, pela primeira vez, em outubro do ano passado. Vou ser ainda mais discreto nesta segunda passagem pela governadoria, mantendo a minha lealdade e o meu total alinhamento com o governador Rui Costa e deixando tudo nos conformes para que o governador Jerônimo Rodrigues assuma a partir de 1° de Janeiro”, declarou Adolfo Menezes.

O presidente da Alba é o segundo na linha sucessória do Governo. O vice-governador João Leão recusou assumir o cargo por 8 dias. Disse que aproveitará o período para visita às bases e preparar a transição de gabinete para Brasília, já que foi eleito deputado federal pelo PP. Atualizado às 19h44min.

Orçamento da União fixa despesas de 2023 em 1,95 trilhão
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dia após a promulgação da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que abriu espaço no Orçamento para despesas por meio da alteração da regra do teto de gastos, foi aprovado nesta quinta-feira (22), pelo Congresso Nacional, o relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) à proposta orçamentária para 2023.

O texto garante a viabilidade de promessas feitas na campanha pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, além do adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos. O salário mínimo em 2023 também vai ser um pouco maior a partir de 1º de janeiro, R$ 1.320. A proposta do Governo Bolsonaro previa R$ 1.302,00.

Com espaço fiscal foi ampliado em R$ 169,1 bilhões, o teto de gastos da União passou de R$ 1,8 trilhão para R$ 1,95 trilhão. Além disso, o valor que será destinado para manutenção e desenvolvimento do ensino saiu de R$ 119,8 bilhões para R$ 130,6 bilhões.

O substitutivo de Castro aprovado hoje prevê a aplicação de R$ 173,1 bilhões para ações e serviços públicos de saúde. O montante é maior que o valor mínimo exigido a ser aplicado na área, R$ 149,9 bilhões. A peça orçamentária também manteve a estimativa de déficit primário de R$ 231,5 bilhões. O acréscimo de R$ 63,7 bilhões, em relação à proposta enviada pelo Executivo, é reflexo da ampliação do teto de gastos de R$ 145 bilhões e pelo espaço fiscal adicional de R$ 23 bilhões gerado pela exclusão desse teto de despesas com investimentos.

EMENDAS

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela inconstitucionalidade das emendas de relator (RP9), conhecidas como orçamento secreto, em uma complementação de voto, Castro redistribuiu os R$ 19,4 bilhões em emendas de relator previstas para o próximo ano: serão R$ 9,6 bilhões para emendas individuais e R$ 9,8 bilhões sob controle do governo federal, para execução dos ministérios. Com Agência Brasil.

Alcântara (de azul) em reunião sobre o Censo 2022: "preocupante" || Foto Pablo Alves
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Censo 2022 recenseou 91% da população de Itabuna, segundo balanço divulgado hoje (22) pela Prefeitura. Prorrogado mais de uma vez, o período de coleta de dados deve ser encerrado no final de janeiro de 2023.

De acordo com o IBGE, os recenseadores enfrentam diferentes obstáculos, como a recusa de moradores, falta de segurança em alguns locais e dificuldade de acesso a regiões afastadas da sede do município. Nesta manhã, o coordenador local do Instituto, Marcos Santos, falou sobre o problema com o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que representou o prefeito Augusto Castro (PSD) na reunião.

Alcântara disse estar preocupado com a possibilidade do município ter sua população subestimada na contagem. “Nos foi apresentada uma dificuldade muito grande dos recenseadores em colher os dados, principalmente em alguns locais. Não deveríamos estar passando por isso, porque são pessoas bem informadas, que têm conhecimento da importância desses dados para o serviço público”, acrescentou.

Segundo Marcos Santos, a maioria das recusas ocorreu em imóveis e condomínios de luxo do Centro. “Esse é um trabalho que refletirá diretamente na elaboração de políticas públicas e nos investimentos futuros da cidade. Por isso, a participação de cada morador é muito importante”, argumentou.

A partir de janeiro, em data a ser definida, o IBGE vai disponibilizar o telefone de serviço 137 para que cidadãos ainda não computados agendem a visita do recenseador.