Veja futuros ministros definidos hoje por Lula
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, nesta quinta-feira (22), mais dezesseis membros de seu ministério. Segundo o petista, a ida do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para o Ministério de Indústria e Comércio foi a única surpresa do anúncio, pois ele havia convidado Josué Gomes para o cargo. Atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e filho do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011), Josué recusou o convite.

Futuras ministras Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão) e Cida Gonçalves (Mulher)

Lula formalizou a escolha da cantora e produtora Margareth Menezes para o Ministério da Cultura. Ao cumprimentá-la, disse que a artista tem a missão de refundar a política cultural do país. Outra futura ministra anunciada hoje foi a jornalista Anielle Franco. Irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018, ela comandará a pasta de Igualdade Racial.

Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Márcio França (Aeroportos e Portos), Luiz Marinho (Trabalho), Alckmin (Indústria e Comércio) e Jorge Messias (AGU)

O ex-ministro Alexandre Padilha será o próximo ministro de Relações Institucionais. Já o Ministério da Saúde será comandado pela socióloga e professora Nísia Trindade, atual presidente da Fiocruz no Rio de Janeiro. Ela será a primeira mulher a comandar a pasta. Também foram indicados o secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo; e o advogado-geral da União, Jorge Messias; ambos com status de ministro.

Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Camilo Santana (Educação) e Vinícius Carvalho (CGU)

O ex-governador do Ceará Camilo Santana foi confirmado no Ministério da Educação. Completam a lista de futuros ministros Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Cida Gonçalves (Mulher), Márcio França (Portos e Aeroportos), Esther Dweck (Gestão), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Luiz Marinho (Trabalho), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União).

Lula já havia anunciado outros cinco futuros ministros: Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança), Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa) e Mauro Vieira (Itamaraty). Ao todo, o Governo terá 36 ministérios. Segundo o presidente diplomado, novos nomes do primeiro escalão serão apresentados nos próximos dias.

UniFTC Itabuna abre seleção para coordenador do Curso de Enfermagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

A UniFTC Itabuna abriu processo seletivo para vaga de coordenador do curso de graduação em Enfermagem. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário e vão até o próximo dia 8 de janeiro. Podem concorrer professor adjunto, associado ou titular.

Os interessados na vaga podem efetuar a inscrição, gratuitamente, pelo formulário (https://bit.ly/inscricaocoordenfermagem), onde também deverão anexar o link do Currículo Lattes, diploma de graduação e certificado de pós-graduação stricto sensu, ambos documentos em frente e verso.

Para concorrer à vaga, o candidato deverá ter no mínimo titulação comprovada de Mestre e graduação em Enfermagem. Além disso, é solicitado experiência de 1 ano na área.

CLASSIFICADOS

Após a triagem que será realizada no dia 09 de janeiro, será divulgada a lista de classificados para a próxima etapa. As entrevistas com os aprovados serão realizadas nos dias 11 e 12. O resultado será divulgado no dia 13 de janeiro, quando haverá contato com o candidato para o processo de admissão.

Durante a convocação do candidato contratado, a não apresentação de todos os documentos listados no edital implicará na sua eliminação da seleção. Mais informações, o candidato pode conferir no Edital no link a seguir: https://bit.ly/selecaocoordenfermagem.

Geraldo Jr, Rosemberg e Jerônimo: deputado permanece na liderança do Governo na Alba
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT) indicou, nesta quinta-feira (22), mais oito nomes que farão parte da equipe do próximo Governo da Bahia. Ele já havia anunciado outros onze auxiliares (relembre).

Ao lado de Geraldo Júnior, vice-governador diplomado, Jerônimo anunciou que a procuradora Bárbara Camardelli Loi comandará a Procuradoria Geral do Estado. Outras duas mulheres estarão à frente de secretarias: Ângela Guimarães será a nova titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e Larissa Gomes Moraes comandará a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Futuros secretários Ângela Guimarães, Larissa Moraes, Osni Cardoso, José Antônio Maia e Eduardo Martins

Também foram indicados os futuros secretários Eduardo Sodré Martins, no Meio Ambiente (Sema); Osni Cardoso, no Desenvolvimento Rural (SDR); e José Antônio Maia Gonçalves, que continuará à frente da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Bárbara Loi, futura PGE, ao lado de Tiago da Costa e Nivaldo Millet, indicados coordenadores do próximo Governo

Jerônimo apresentou, ainda, Nivaldo Millet como novo coordenador de Políticas para a Juventude, estrutura que estará vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin); e Tiago Pereira da Costa, coordenador-geral do Programa Bahia sem Fome, setor criado na reforma administrativa e que estará ligado à Casa Civil. O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), presente no evento, permanecerá na liderança do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Nos próximos dias, serão divulgados os titulares de outras dez secretarias pendentes: Segurança Pública (SSP); Comunicação (Secom); Administração (Saeb); Desenvolvimento Econômico (SDE); Desenvolvimento Urbano (Sedur); Política para as Mulheres (SPM); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Cultura (Secult); Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e Planejamento (Seplan).

Hospital Costa do Cacau dá posse à Comissão de Ética em Enfermagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (20), o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) empossou a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau, de Ilhéus. O ato solene cumpre a legislação do Sistema Cofen/Coren.

João Araújo, coordenador de Enfermagem do HRCC, destaca que, de acordo com a Decisão nº 34 do Coren-BA, é obrigatória a criação e funcionamento de comissão onde existirem serviços de Enfermagem com mais de 50 profissionais da categoria em seus quadros de colaboradores.

“A Comissão de Ética é de extrema importância e termos aqui Ho hospital uma comissão é uma forma de valoriza os profissionais de enfermagem, garantindo um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética”, disse.

A solenidade contou com a participação da presidente do Coren, Giszele Paixão, e os conselheiros Stella Renathe, Kátia Gama e Jefferson Alves, além da coordenadora de Enfermagem da Clínica Médica e ex-presidente da Comissão de Ética da instituição, Gisele Santiago, e Antônio Walter Luna coordenador administrativo do hospital.

Foram empossados na comissão Kitiana Carvalho Pacheco, Ana Paula Mota Lavigne de Lemos, Daniele Cabral Lobo, Jemima Queren dos Santos Oliveira e Luana dos Santos.

Ministério Público da Bahia abre vagas de estágio em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro terá ao seu dispor um orçamento de quase R$ 1 bilhão em 2023, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pelos vereadores em sessão na última terça-feira (20). O valor – R$ 969,5 milhões – é quase 40% superior ao orçamento deste ano.

O maior orçamento previsto é o da Saúde, com R$ 342 milhões, seguido pela Educação (R$ 213 milhões), Infraestrutura (R$ 93 milhões) e Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), entidade mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com R$ 72 milhões.

Conforme boletim do legislativo local, a principal fonte do orçamento serão as transferências correntes – superior a R$ 720 milhões -, repassadas em sua maioria pela União. Já a arrecadação própria de tributos municipais deverá girar em torno de R$ 130 milhões.

Vereadores aprovam orçamento bilionário para Itabuna || Foto CMI

Dentro do Orçamento, os vereadores autorizaram previamente a abertura de créditos suplementares. Os percentuais ficaram em 55% para casos de anulação e 100% em caso de superávit financeiro e excesso de arrecadação. As comissões de Legislação e Finanças reduziram todos para 25%, mas o Plenário restabeleceu esses percentuais por meio de subemenda após os esclarecimentos prestados pela Fazenda itabunense.

Confira vagas de emprego para hoje no SineBahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Três municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do Estado têm mais de 40 vagas, no total, em oferta em unidades do SineBahia nesta quinta-feira (22). São elas Ilhéus (33), Valença (4) e Jequié (5). As vagas são divulgadas pelo sistema do SineBahia, órgão estadual de qualificação e intermediação para o mercado de trabalho.

Os interessados devem procurar o SineBahia nestes municípios até as 15h30min desta quinta, munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e de endereço para que possa ser cadastrado e disputar vaga escolhida. Clique em Leia Mais e confira todas as oportunidades para hoje.

Leia Mais

Enchentes deixaram rastro de destruição em várias regiões da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com dados atualizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), na tarde desta quarta-feira (21), 905 pessoas seguem desabrigadas, 14.114 desalojadas e 136.886 afetadas pelas chuvas no estado. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 151.913 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 81 municípios afetados pelas enchentes nas últimas semanas. Desse total, 62 municípios estão com decreto de Situação de Emergência (SE). Encontram-se nesta condição, no sul da Bahia, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Canavieiras, Coaraci, Dário Meira, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Jussari, Pau Brasil, Santa Luzia e Ubaitaba.

Outros municípios no estado com situação de emergência são eles Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Baixa Grande, Barra do Choça, Belo Campo, Brejões, Cachoeira, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Ibipeba, Iguaí, Inhambupe, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim e Itororó.

A lista inclui ainda Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

UFSB oferece mais de 800 vagas para o segundo ciclo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou edital com oferta de 80 vagas no curso de Especialização em Pedagogia das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (EPArtes), para ingresso em 2023, nos campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. As inscrições poderão ser feitas no período de 6 de fevereiro a 6 de março.

Serão 30 vagas para o Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro; 30 no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul; e as 20 restantes no Campus Jorge Amado, em Itabuna. Além disso, serão ofertadas vagas para servidores efetivos da UFSB, sendo duas vagas no Jorge Amado; três vagas no Paulo Freire; e três no Campus Sosígenes Costa.

De acordo com o edital, o curso é direcionado à formação continuada de portadores de diploma de ensino superior em qualquer área que atuem como professores, ativistas culturais, egressos das licenciaturas e bacharelados da UFSB, educadores de espaços não-formais, mediadores, produtores culturais, além dos demais candidatos graduados interessados nas relações entre ensino de artes e ação cultural no sul e extremo-sul da Bahia.

O curso está estruturado em uma carga horária de 360 horas, com duração de 12 meses (mínimo) a 18 meses (máximo). As aulas da turma ingressante em 2023.2 ocorrerão preferencialmente aos sábados (períodos matutino e vespertino) e de forma presencial no campus da da universidade, escolhido no ato da inscrição.

A Seleção terá duas etapas, sendo com o preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação solicitada, incluindo Carta de Intenções. A Etapa 2 consistirá na realização de Exercício Escrito. O início das aulas do quadrimestre 2023.2 está previsto para começar no dia 29 de abril. Outras informações aqui no edital.

A PEC da Transição foi aprovada em segundo turno nesta quarta-feira (21) || Foto Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a PEC da Transição (PEC 32/22), que permite ao novo governo deixar de fora do teto de gastos R$ 145 bilhões no Orçamento de 2023 para bancar despesas com programas sociais como o Bolsa Família, o Auxílio Gás, a Farmácia Popular. Devido às mudanças no texto feito na Câmara, a proposta retorna para nova votação dos senadores.

A PEC foi aprovada na forma de um substitutivo do relator, deputado Elmar Nascimento (União-BA). De acordo com o texto, o espaço orçamentário não valerá para 2024 como constava da PEC original de autoria do Senado e que o governo pretendia manter.

Outra alteração feita decorre do acordo entre as lideranças partidárias e o governo eleito para alocar os recursos das emendas de relator-geral do Orçamento 2023, consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (19). Pelo acordo, esses recursos serão rateados entre emendas individuais e programações de execução discricionária pelo Executivo (de execução não obrigatória).

Segundo o texto aprovado, o relator-geral poderá apresentar até R$ 9,85 bilhões em emendas para políticas públicas (50,77% dos R$ 19,4 bilhões das emendas de relator consideradas inconstitucionais).

A outra metade foi direcionada para emendas individuais, que passam de R$ 11,7 bilhões em 2023 (R$ 19,7 milhões por parlamentar) para cerca de R$ 21 bilhões.

Abraão é eleito presidente do Legislativo ilheense || Foto INI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (21), a Câmara de Vereadores de Ilhéus elegeu o vereador Abraão Santos (PDT) para a presidência da Casa no biênio 2023-2024. Por 11 votos a 1, ele derrotou o colega Augustão (PT).

Também foram eleitos hoje o vice-presidente Ivo Evangelista (Republicanos), o primeiro secretário César Porto (PSB) e o segundo secretário Fabrício Nascimento (PSB).

Num gesto de agradecimento, logo após a contagem dos votos, Abraão beijou o rosto de Jerbson Moraes (PSD), atual presidente da Casa e de quem o presidente eleito recebeu apoio na disputa.

Tarcísio e Lukas foram condenados à prisão nesta semana
Tempo de leitura: 2 minutos

As investigações da Operação Xavier levaram o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) à conclusão de que os ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Ilhéus Tarcísio Paixão e Lukas Paiva aperfeiçoaram esquema de corrupção que desviou dinheiro público, pelo menos, desde a gestão do ex-vereador Josevaldo Viana, Dr. Jó, presidente da Casa no biênio 2013/2014.

A acusação do MP-BA é resumida em trecho da sentença em que a juíza Emanuela Vita Leite Armede, da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, condenou Tarcísio Paixão a 23 anos de privação de liberdade (somadas as penas de reclusão e detenção), na última segunda-feira (19). Condenação semelhante foi imposta a Lukas Paiva e a outros réus da Xavier, em outra ação penal recém-julgada (veja aqui).

Citando as empresas SCM contabilidade e Licitar, a juíza resume a acusação do MP-BA: “tais empresas, pelo menos ao longo das três últimas gestões do legislativo ilheense, em troca dos seus contratos superfaturados, além de contribuir substancialmente para os diversos esquemas fraudulentos já identificados, prestavam-se a um audacioso esquema de pagamento de propinas, com evidências de sua prática, pelo menos, desde a gestão de Josevaldo Viana (biênio 2013/2014), sendo incrementado e aperfeiçoado nas gestões de Tarcísio Paixão (2015-2016) e Lukas Paiva (2017-2018)”.

Considerando as duas ações penais já julgadas, também foram condenados os ex-vereadores James Costa e Valmir Freitas do Nascimento, a 7 e a 10 anos de prisão, respectivamente; Ângelo Souza dos Santos, chefe de Gabinete de Tarcísio Paixão (7 anos); Joilson Santos Sá, chefe da controladoria interna da Câmara na gestão de Lukas Paiva (3 anos e 6 meses); Cleomir Primo Santana, contador da empresa SCM Contabilidade (6 anos e 7 meses); Leandro da Silva Santos, assessor da empresa Licitar (14 anos e 9 meses); e Ariell Firmo da Silva Batista, controlador interno da gestão Tarcísio Paixão (11 anos).

Nos casos de Leandro Santos e Cleomir Primo, eles foram condenados nas duas decisões e os anos de condenação consideram a soma das penas das duas sentenças.

O PAPEL DAS EMPRESAS, SEGUNDO ACUSAÇÃO

As denúncias do MP apontaram esquemas de fraudes em licitações e execuções contratuais da Câmara de Vereadores, com contratos superdimensionados em razão da prévia negociação e ajuste do pagamento de propinas. As empresas Serviços de Consultoria Contábil (SCM) e Licitar Assessoria e Consultoria foram as principais envolvidas no esquema. As investigações revelaram que elas eram sempre contratadas diretamente, por meio de sucessivos e viciados procedimentos de inexigibilidade de licitação, para atuar em funções sensíveis da Câmara, acrescenta o órgão de controle externo.

Segundo as denúncias, a Licitar controlava os processos de contratação e a SCM assumia o controle dos processos de pagamento e da contabilidade em geral, sendo responsável pelas prestações de conta e, assim, pela “maquiagem contábil da totalidade dos esquemas de desvios praticados por todas as gestões investigadas”.

Mais de R$ 350 mil foram desviados somente nos anos de 2015 e 2016 e o esquema foi mantido em 2017 e 2018, conforme o MP. As investigações na Câmara tiveram origem como desdobramento da Operação Citrus, de 2017 (relembre). As duas sentenças proferidas podem ser contestadas por recurso de apelação ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

Funcionários da Emasa trabalham na Rua Francisco Silva Rocha
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) fez intervenção na rede de esgotamento sanitário da Rua Francisco Silva Rocha, no Centro de Itabuna, nesta quarta-feira (21). De acordo com a Gerência de Saneamento da companhia, o uso indevido provocou entupimento da rede, seguido de extravasamento de resíduos, causando transtornos aos moradores e comerciantes do local.

O gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, explica que lançamento direto de gordura na rede deu origem ao problema. “A falta da caixa de gordura em alguns imóveis acarreta esse tipo de problema. Na Rua Francisco Silva Rocha, tentamos desobstruir a rede com o caminhão hidrojato de alta pressão. Porém, não obtivemos êxito. Por isso, foi necessário abrir a via para a realização do serviço”, acrescentou.

O Regulamento dos Serviços Públicos de Águas e Esgotamento Sanitário Prestados pela Emasa estabelece que todo imóvel deve construir caixa de gordura para as águas provenientes de cozinhas e caixa separadora de óleo nos estabelecimentos que produzem ou utilizam resíduos oleosos e seus derivados ou caixa retentora de areia para lava jatos, postos de gasolina e similares.

Tauan afirmou que a Emasa tenta conscientizar os empresários sobre a imprescindibilidade do uso da caixa de gordura em lanchonetes, cozinhas industriais e restaurantes. “Depois desse trabalho de esclarecimento, vamos intensificar a fiscalização e notificar imóveis que descumpram o regulamento”, assegurou.

Pedro Paulo tinha 74 anos e teve saúde debilitada por enfisema pulmonar || Imagem TV Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

O ator Pedro Paulo Rangel morreu hoje (21), às 5h40, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o fim de outubro para tratar de uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. Ainda não há informação sobre horário e local de velório e enterro do artista.

Por causa da evolução da doença, o ator de 74 anos precisou ser entubado na madrugada do último dia 10. Naquele dia a equipe médica que o atendia, considerou que o quadro clínico do artista era delicado e inspirava cuidados.

No dia 14, embora ainda estivesse com um quadro grave, a boa resposta ao antibiótico e melhora dos resultados de exames de sangue levaram à suspensão da sedação “na tentativa de retirada da ventilação mecânica”, informou um boletim médico.

Depois de 48 horas da interrupção da sedação, Pedro Paulo Rangel começou a despertar e a equipe médica começou a avaliar a retirada do respirador. “A resposta à infecção é positiva e sustentada nos últimos dias, porém houve alteração da função renal. O quadro permanece grave”, completou a equipe em novo boletim divulgado pela Casa de Saúde São José, no dia 16.

CARREIRA

A trajetória de Pedro Paulo Rangel nas artes começou cedo. Ainda adolescente o filho dos funcionários públicos Alzira Marques Rangel e Lélio Rangel, escreveu a peça Quando os Pais Entram de Férias. Como ator foi convidado a participar do elenco da peça infantil O Bruxo e a Rainha, de Pedro Reis, na Igreja de Santa Terezinha, em Copacabana, na zona sul. Lá ele conheceu o ator Marco Nanini, com quem frequentou o curso de Formação de Atores no Conservatório Nacional de Teatro, atual escola de teatro da UNIRIO.

A primeira experiência em teatro profissional foi em 1968, na peça Roda Viva, de Chico Buarque e com direção de José Celso Martinez Corrêa, em São Paulo. O artista integrou ainda o Grupo Oficina e em 1969, atuou na peça Galileo Galilei, de Bertolt Brecht, também com direção de José Celso.

O primeiro papel protagonista foi em 1970, em Jorginho, o Machão, de Leilah Assumpção, dirigido por Clóvis Bueno. Dois anos depois fez a peça Castro Alves Pede Passagem, de Gianfrancesco Guarnieri, e voltou para o Rio de Janeiro.

A atuação na peça A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Sousa, lhe rendeu seu primeiro Prêmio Moliére de melhor ator, em 1982. Depois disso recebeu mais dois: em 1989, por sua interpretação em Machado em Cena – Um Sarau Carioca, de Luís de Lima; e em 1994, no monólogo O Sermão da Quarta-feira de Cinzas, de Moacir Chaves, como o Padre Antônio Vieira.

Na televisão, o ator fez personagens memoráveis. A estreia foi em 1969 na Rede Tupi de São Paulo, no elenco da telenovela Super Plá de Bráulio Pedroso. Na mesma emissora atuou em outras duas novelas: Toninho on The Rocks, de Teixeira Filho, em 1970; e Dinheiro Vivo, de Mário Prata, em 1979.

Em 1972 começou na TV Globo e logo se destacou na novela Bicho do Mato, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro. Em 1979 voltou à Rede Tupi de São Paulo e dois anos depois retornou à Rede Globo para uma infinidade de personagens com grandes destaques em novelas como Gabriela, A Indomada e Pecado Capital, além de minisséries como Um Só Coração e Quinto dos Infernos.

Ainda na emissora, a carreira do ator passou pelos humorísticos TV Pirata e Viva o Gordo.

REPERCUSSÃO

A morte do ator causou comoção entre amigos. O autor de novelas e escritor Walcyr Carrasco, que escreveu a novela O Cravo e a Rosa, lamentou a perda. “Cumpriu sua missão aqui na terra o querido e talentoso ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos. Uma grande perda! Sentiremos muitas saudades! Meus sentimentos aos amigos e familiares. Vá em paz, seu Calixto!”, disse no seu perfil no Twitter, lembrando o nome do personagem que é um dos maiores sucessos de Pedro Paulo.

O ator, humorista e escritor Gregório Duvivier, disse que está triste com a partida do amigo. “Era um ator delicioso de assistir. Coloria, com carisma infinito, qualquer cena. Emprestava humanidade a personagens coadjuvantes, sempre tridimensional. Inventou um jeito próprio de falar, meio afrancesado, mas muito carioca, hilário”, postou no Twitter.

Em entrevista à Globonews, a atriz Lília Cabral disse que para ela, PP, como chamava o amigo, é um dos maiores atores do Brasil. “PP, você vai fazer muita falta para muita gente”, disse emocionada. Também ao canal, o ator Diogo Vilela contou que o amigo era um gênio. “É muito difícil falar sobre o PP, para mim um gênio, um ator genial. Eu estou muito emocionado”.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva também postou uma mensagem em seu perfil no Twitter. “Soube agora da morte do ator Pedro Paulo Rangel. Uma triste perda para a dramaturgia brasileira. Pedro Paulo fez história nas novelas, no humor e nos teatros do país com seu talento e dedicação. Meu abraço fraterno aos familiares, fãs e amigos”. Agência Brasil.

Promotora de Justiça Alicia Passeggi e vereadores após assinatura do TAC || Foto CMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do ponto de vista da forma de ingresso no serviço público, a Câmara de Vereadores de Ilhéus mantém estrutura arcaica e digna da República Velha, dos tempos em que os antigos coronéis do cacau mandavam e desmandavam na política, sem o constrangimento de princípios como impessoalidade e eficiência, consagrados pela Constituição de 1988. A Casa Legislativa ostenta a marca de nunca ter promovido concurso público para contratação de servidores.

Agora, a mácula pré-constitucional está com os dias contados, ao menos, é o que estabelece o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Câmara junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), na sessão ordinária desta terça-feira (20). A promotora de Justiça Alicia Violeta Botelho Sgadari Passeggi representou a instituição de controle externo no ato. Já o Legislativo foi representado pelo presidente Jerbson Moraes (PSD) e pelos demais vereadores presentes, além do procurador da Casa, Michael Neves.

Esse foi um dos últimos atos da gestão de Jerbson (2021-2022). “É uma discussão nova na Câmara e, pela primeira vez na sua história, teremos concurso público na instituição, organizando toda a estrutura da Casa Legislativa, fazendo com que exista sempre a continuidade dos trabalhos através dos funcionários efetivos, independente dos vereadores que estejam em mandato”, explicou o parlamentar.

SEM PRESSA

O cronograma do acordo prevê que, a partir de 21 de fevereiro de 2025, a Câmara de Vereadores de Ilhéus não poderá ter mais nenhum servidor que não tenha sido contratado após concurso público de provas ou de provas e títulos, exceto para os cargos de chefia, direção e assessoramento. Para que o prazo seja obedecido, o Legislativo ilheense deverá concluir seu primeiro concurso em 2024, último ano da legislatura atual.

Domilene deixa coordenação do NRS-Sul para dirigir hospital ilheense
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após três anos e meio, a enfermeira Domilene Borges deixou a coordenação do Núcleo Regional de Saúde Sul para assumir a direçã0-geral do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. Ela substitui a psicóloga Aline Costa, que dirigiu o Hospital por um ano e, agora, é diretora da Maternidade Regional de Camaçari.

Domilene é pós-graduada em Saúde Pública pela Faculdade Estácio de Sá e em Gestão em Saúde pela Fiocruz. Atualmente, curso o mestrado em Administração de Serviços de Saúde da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), de Buenos Aires.

Com larga experiência na gestão pública, ela já foi secretária de Saúde dos municípios de Floresta Azul, Itapé, Buerarema, Ibicaraí e Uruçuca. No período em que esteve à frente do Núcleo Regional de Saúde, atuou em apoio e monitoramento das ações dos 68 municípios ligados ao órgão, situados nas regiões de saúde de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Valença.

Anunciada como nova diretora do Hospital nesta terça-feira (20), em solenidade presencial e por videoconferência, Domilene Borges reafirmou o compromisso da construção do protagonismo da única maternidade 100% SUS da região. Segundo ela, o Governo da Bahia e a Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf), responsável pelo Materno-Infantil, dialogam para ampliar os serviços prestados pela unidade hospitalar a partir de 2023.