Maraú passa a cobrar taxa do turista|| Foto Darlim Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem pretende visitar Maraú, a partir desta terça-feira (20), terá de pagar a “Tarifa de Manutenção”, implantada pela prefeitura do município do sul da Bahia. O turista terá de desembolsar R$ 20 durante o período em que permanecer na península, onde também fica a Vila de Barra Grande, um dos destinos mais procurados no interior do estado durante o verão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o dinheiro arrecadado com a “Tarifa de Manutenção” será investido na preservação e manutenção das vias públicas, praças e jardins e na divulgação do destino para atração de mais turistas. Os moradores de Maraú estão isentos da cobrança da taxa.

Também estarão isentos da tarifa quem estiver no local a trabalho; pesquisando sobre a fauna, a flora e o ecossistema; menores de 5 anos e maiores de 65. Estudantes de fora do município, pessoas com deficiência e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) vão pagar metade do valor.

Ministério Público baiano abre concurso para contratação de servidores
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia abre, na sexta-feira (23), inscrições no concurso público para formação de cadastro reserva para os cargos de assistente técnico-administrativo e 13 vagas para o cargo de analista técnico de nível superior. Os salários variam de R$ 3.416,22 a R$ 6.154,13, a depender do cargo.

O MP-BA informou que, pela primeira vez, o candidato poderá fazer a opção para qual região do estado irá concorrer. Além da capital, há mais seis regiões que poderão ser conferidas no edital. A lotação do candidato aprovado e convocado obedecerá a opção escolhida no ato de inscrição quanto à região de concorrência, podendo ser lotado em quaisquer dos municípios abrangidos pela respectiva região.

Para os cargos de nível superior, há vagas para os cursos de Pedagogia; Psicologia; Serviço Social; Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação; Publicidade e Propaganda; Estatística; Engenharia Civil; Arquitetura; Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal ou Ciências Biológicas; e Ciências Contabéis.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 5 de março. O concurso terá prazo de validade de 18 meses, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. As inscrições variam de R$ 80 a R$ 120 podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro pela internet, no site www.institutoconsulplan.org.br. Acesse aqui o edital.

Josué Brandão: recursos virão de emendas captadas por Augusto Castro || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Itabuna anunciou que construirá duas escolas e duas creches em diferentes regiões da cidade. O investimento de R$ 24 milhões será feito com recursos provenientes de emendas parlamentares.

As escolas serão construídas nos bairros Vila Anália, Daniel Gomes, São Pedro e na área dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, nas proximidades de Nova Ferradas. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, a unidade do Vila Anália contará com nove salas e custará R$ 9.006.501,45.

Já a escola do Daniel Gomes terá cinco salas e um investimento de R$ 7.227.958,70. O São Pedro ganhará uma pré-escola e creche, assim como os residenciais Jubiabá e Gabriela. Cada uma das duas obras custará R$ 3.918.627,31.

O secretário da Educação de Itabuna, Josué Brandão Júnior, enfatizou a capacidade de captação de recursos do prefeito Augusto Castro (PSD). “Dentro da sua articulação política, que é muito forte junto ao Congresso Nacional, ao Governo da Bahia e na Assembleia Legislativa, o prefeito captou recursos de emenda parlamentar junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a cidade ter mais unidades educacionais”, disse o gestor.

Mulher foi liberada após pagamento de fiança || Foto Cremeb
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil prendeu uma mulher acusada de falsidade ideológica e exercício ilegal da Medicina, nesta segunda-feira (19), em Salvador. Ela foi autuada após fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). De acordo com a entidade de classe, a mulher se apresentou como profissional responsável pelo transporte de uma paciente do município de Santo Antônio de Jesus para Salvador.

Ainda segundo o Conselho, além de estar exercendo a Medicina ilegalmente, ela carimbou e assinou relatório que atestava ter acompanhado a transferência de uma paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), utilizando nome e CRM de uma médica devidamente inscrita no Conselho.

“Graças à celeridade que conseguimos emplacar diante da denúncia, colaboramos com a Polícia e com a sociedade em impedir que uma falsa médica pudesse pôr em risco toda a população, além de difamar o exercício da Medicina ao realizar, irresponsável e criminosamente, o transporte de uma paciente sem ter registro e habilitação de médica”, explica o presidente do Cremeb, Otávio Marambaia.

A suspeita do crime teve início ainda em Santo Antônio de Jesus, quando médicos da unidade de saúde onde a paciente se encontrava internada notaram incoerências na conduta da suposta colega e acionaram o Cremeb. Informada sobre o hospital de destino da ambulância, equipe de fiscalização do Conselho solicitou a identificação profissional da investigada, que informou não possuir o documento.

Após flagrar o exercício ilegal da profissão, a autarquia acionou equipe da Polícia Militar, que conduziu a suspeita para a delegacia do bairro de Cajazeiras. Ela foi ouvida e liberada após pagamento de fiança.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Roberto Dias, a investigada informou ter cursado Medicina na Bolívia, mas não apresentou diploma nem documentos que comprovassem que ela buscou o Revalida para regularizar a possibilidade de registro em algum conselho regional de Medicina no Brasil.

A empresa responsável pela contratação da mulher buscou o Cremeb, informando ter sido surpreendida com a notícia e que não tinha ciência de uma profissional sem habilitação no seu quadro de funcionários. O caso seguirá para a Corregedoria do Conselho.

Jerônimo divulga onze nomes do primeiro escalão do Governo
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador diplomado Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (19), os primeiros nomes do secretariado que o ajudará a governar a Bahia a partir de janeiro. O secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, permanecerá no cargo.

Adélia Pinheiro: da Saúde para a Educação

A ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, deixará a Secretaria da Saúde para assumir a de Educação. Na Sesab, ela será substituída por Roberta Santana. Já o deputado federal Afonso Florence (PT-BA) vai ser o secretário-chefe da Casa Civil. A chefia do Gabinete do Governador caberá a Adolpho Loyola.

Bacellar, Tum, Sérgio Brito, Felipe Freitas, Luiz Caetano, Manoel Vitório e Fabya Reis completam lista de secretários já indicados

Quem também continuará no cargo é o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) terá como titular Sérgio Brito. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos será comandada por Felipe Freitas. O deputado estadual Wallison Torres, Tum (Avante), será o próximo secretário da Agricultura da Bahia.

Roberta Santana será secretária da Saúde do Estado

A Secretaria de Turismo continuará sob o comando de Maurício Bacellar. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social será tocada por Fabya Reis, atual secretária de Promoção da Igualdade Racial.

Jerônimo afirmou que divulgará os nomes de outros secretários ao longo desta semana.

Corte concluiu julgamento nesta segunda-feira (19) || Foto Rosinei Coutinho/STF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por 6 votos a 5, a inconstitucionalidade das emendas do relator, conhecidas como orçamento secreto. O julgamento foi concluído nesta segunda-feira (19), com os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Lewandowski acompanhou a relatora do processo e presidente do Supremo, Rosar Weber, que votou pela derrubada do instrumento. Esse também foi o posicionamento dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Votaram a favor das emendas os ministros Alexandre de Moraes, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes, André Mendonça e Dias Toffoli.

A Corte deu prazo de 90 dias para que os órgãos da administração pública que usaram recursos do orçamento secreto de 2020 a 2022 publiquem os dados sobre as obras e compras feitas com as verbas das emendas, assim como a identificação de quem solicitou os recursos e de quem foi beneficiado por eles.

Confira novas imagens da construção da rodovia || Imagem Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

A produtora Zé Drone divulgou, nesta segunda-feira (19), imagens aéreas das obras da BA-649, nova ligação entre Ilhéus e Itabuna. Construída pelo Governo da Bahia, a pista terá 18 quilômetros, quatro pontes e um viaduto, conectando-a com a BR-415. O investimento previsto é de R$ 141 milhões. A previsão é de que a rodovia seja inaugurada em 2024.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), quando estiver pronta, a nova estrada reduzirá o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do sul da Bahia para 40 minutos. Atualmente, o trajeto leva cerca de 1 hora. Confira, no vídeo abaixo, o andamento da construção.

Mario Ulloa vai interpretar músicas de Dorival Caymmi e Chico Buarque
Tempo de leitura: < 1 minuto

O violonista Mario Ulloa fará apresentação na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, às 14h30 desta terça-feira (20). Aberto ao público, o show será no Auditório Paulo Souto. No repertório, composições de Dorival Caymmi e de Chico Buarque de Holanda. O evento é promovido pelo Núcleo de Ares do Departamento de Letras e Artes.

Natural da Costa Rica e radicado na Bahia há vinte anos, Mario Enrique Ulloa Peñaranda é professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Confira a interpretação da música Todo o sentimento, de Cristovão Bastos e Chico Buarque, no Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), em 2019.

Golpista tenta enganar família de paciente do Hospital Costa do Cacau
Tempo de leitura: < 1 minuto

Familiares de paciente internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, foram surpreendidos por uma cobrança indevida. Pelo WhatsApp, uma pessoa entrou em contato, apresentou-se como médico e afirmou que era necessário o pagamento de R$ 2.450,00, para que um procedimento fosse realizado. A tentativa de golpe não foi adiante, porque as vítimas desconfiaram da abordagem e buscaram esclarecimento da direção do Hospital.

Após o ocorrido, a direção do Costa do Cacau divulgou comunicado reafirmando que todos os procedimentos realizados no Hospital são gratuitos. “Caso alguém ligue ou solicite valores para realização de algum exame ou cirurgia no HRCC, denuncie imediatamente!”, diz trecho da mensagem.

Casos desse tipo devem ser denunciados ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Hospital, pelo telefone (73) 3235-5391 ou pelo e-mail sac@hrcc.ibdah.org.br.

Greve deve afetar movimento em todo país, a exemplo do terminal de Salvador || Foto Panrotas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou que começa nesta segunda-feira (19) a greve da categoria nos principais aeroportos do país. Os pilotos e comissários devem cruzar os braços todos os dias entre as 6h e 8h. Os trabalhadores rejeitaram em votação virtual realizada no fim de semana a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre os 5,7 mil votantes, 76,4% rejeitaram o oferecido pela mediação do tribunal.

A proposta apresentada ontem pelo vice-presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, prevê reposição de 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 0,5%. Os percentuais incidem sobre os salários fixos e variáveis.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender, orientou aos tripulantes que compareçam amanhã aos aeroportos, mas que não façam decolagens entre as 6h e 8h. A greve está prevista para ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

Hacklaender destacou que além do ganho real sobre os salários, a categoria quer melhores condições de descanso. Os trabalhadores reivindicam pontos como a proibição de alteração dos dias de folga e o cumprimento dos limites já fixados do tempo em solo entre etapas de voos. “É óbvio que um tripulante cansado e mal remunerado pode representar um risco à aviação”, ressaltou o presidente do sindicato ao comunicar o resultado da votação da categoria.

LIMINAR

Na sexta-feira (16), a ministra do TST Maria Cristina Peduzzi determinou que deve ser garantido o mínimo de 90% de pilotos e comissários em serviço durante a greve. A decisão foi motivada por uma ação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

Na decisão, a ministra negou o reconhecimento da abusividade da grave, mas determinou que deve ser mantido percentual mínimo de aeronautas em serviço.

Tempo de leitura: 4 minutos

Unidades do SineBahia instaladas nos municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul, Valença, no baixo-sul, e Jequié, no sudoeste do estado, reservam total de 62 vagas de emprego para esta segunda-feira (19).

Os interessados devem procurar estas unidades até as 15h30min de hoje, munidos de carteiras de Trabalho e Identidade, CPF e comprovantes de endereço, de escolaridade e de vacinação contra covid-19.

Das vagas para hoje, são 37 em Itabuna, 13 em Ilhéus, 8 em Jequié e 4 em Valença. Os candidatos devem apresentar comprovante de vacinação para ter acesso ao SineBahia. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas e, em alguns casos, salários ofertados.

Leia Mais

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante anúncio de ministros no CCBB Brasília || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assume no dia 1º de janeiro, terá 37 ministérios. As informações sobre estrutura foram anunciadas pelo governador Rui Costa, da Bahia, que será o ministro-chefe da Casa Civil no governo petista. Ele participou, em Brasília, de uma reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e com Aloizio Mercadante, que coordenou os grupos de trabalho da equipe de transição.

“Nós definimos os ministérios que foram desmembrados. Antes, eu quero reafirmar aqui um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos, ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então, nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios, incluindo aí os ministérios que buscam garantir a transversalidade de ações de governo”, revelou.

Entre as pastas a serem recriadas e as novas estruturas, estão os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Originários. O atual Ministério da Economia será desmembrado em ministérios da Fazenda, da Indústria e Comércio, do Planejamento, além de uma pasta de Gestão. Este último ministério, uma das novidades anunciadas, será “para melhorar a qualidade da gestão pública, racionalidade, buscar redução do custeio da máquina pública, buscar melhorar o uso da tecnologia na oferta de serviços públicos para a população”, explicou Costa.

O atual Ministério da Infraestrutura será desmembrando em duas pastas, a dos Transportes, para cuidar das rodovias, e outra para portos e aeroportos. Serão recriados ainda os ministérios da Pesca, das Cidades, da Cultura e do Esporte, entre outros.

De acordo com Rui Costa, não haverá aumento da máquina pública com a ampliação dos ministérios, apenas uma redistribuição de cargos. Apenas os cargos dos novos ministros é que serão criados, por meio de uma Medida Provisória (MP). “Não haverá criação de cargos, como eu disse, os cargos dos atuais ministérios serão redistribuídos, mas a figura do ministro precisa ser criada por lei”, ressaltou.

Sobre a possibilidade do presidente eleito se mudar para a Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República em Brasília, Rui Costa disse que o local será inspecionado essa semana para verificação das condições. “O presidente só mudará para este e outros espaços depois de feitos os levantamentos de todas as pendências e tomadas todas as medidas de eventuais reparos necessários aos imóveis”. Por enquanto, Lula está hospedado em um hotel na região central da capital federal.

NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS

O futuro ministro-chefe da Casa Civil afirmou que não há impasse entre a composição do novo governo e a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que flexibiliza a regra do teto de gastos para a manutenção do Bolsa Família em R$ 600. Matérias veiculadas na imprensa nos últimos dias apontam que lideranças partidárias na Câmara dos Deputados estariam condicionando a aprovação da PEC a possíveis indicações para ministérios.

“O presidente tem sido enfático que não quer misturar as duas coisas. Votação da Câmara com a escolha dos ministérios. Ele está sendo muito enfático, ele não irá misturar as duas coisas. A votação da Câmara, o presidente espera, nós esperamos, o povo brasileiro espera que a atitude da Câmara seja semelhante à do Senado. Ou seja, a votação ocorreu pela preocupação do Senado com o Brasil, com o povo brasileiro, com aqueles que mais passam necessidade no Brasil. O Senado, em momento nenhum, condicionou à uma negociação de ministérios ou de cargos, e a gente tem a confiança, crença, de que a Câmara fará a mesma coisa”, disse ele. Com informações d´Agência Brasil.

Califórnia se torna tricampeã do Interbairros de Futebol
Tempo de leitura: 2 minutos

A Seleção da Califórnia faturou o título de campeã do Interbairros de Futebol 2022 ao derrotar Nova Ferradas na cobrança de penalidades, no Estádio Luiz Viana Filho, Itabunão, neste sábado (17), por 4 a 3, após empate em 2 a 2. Tornou-se tricampeã da competição.

– Foi um jogo tecnicamente equilibrado, com bons lances e um placar justo, com um final digno das melhores seleções – disse o supervisor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Souza.

A seleção do Califórnia, agora tricampeã, receberá o prêmio de R$ 10 mil, enquanto a segunda colocada, Nova Ferradas, R$ 5 mil, e o Pedro Jerônimo, R$ 3 mil. Além dos prêmios em dinheiro, as seleções também receberam troféus e medalhas. Na quarta-feira (21), às 19h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Itabuna, haverá festa de congraçamento para as seleções que disputaram o Interbairros 2022.

O presidente da Associação dos Moradores do Califórnia e diretor esportivo da Seleção, Matusalém Costa de Brito, mal conseguia expressar sentimento de alegria dada a sua emoção pela conquista do título. Segundo ele, a emoção era única. Ver a equipe repetir o título conquistado em 2010 e 2015 é demais. O futebol amador é tudo de bom. Que o prefeito Augusto Castro continue apostando no esporte como vem fazendo desde o início.

O prefeito de Itabuna afirmou que o investimento no esporte continuará sendo uma das prioridades de seu governo. “Itabuna merece os investimentos no esporte e o Interbairros é um bom exemplo disso”, disse. O prefeito aproveitou para confirmar a reforma do Estádio Luiz Viana Filho no próximo ano, com a parceria do Governo do Estado. A reforma já havia sido anunciada, há cerca de dois meses, pelo prefeito e pelo governador Rui Costa, em solenidade em Itabuna.

“A sensação que fica é a do dever cumprido. Tivemos um campeonato à altura do que Itabuna merece, com boa participação dos torcedores, com atletas que souberam dar o melhor de si em campo e que agiram como verdadeiros profissionais. Foi bonito de ver”, resumiu o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini. Ele aproveitou para confirmar a realização do campeonato no próximo ano. “Já começaremos a trabalhar a partir de agora”, afiançou.

Acidente na Aziz Maron neste domingo (18)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motorista perdeu o controle de um carro de passeio, subiu na calçada e colidiu com um poste na Avenida Félix Mendonça, bairro Góes Calmon, em Itabuna, na manhã deste domingo (18). De acordo com testemunhas, o condutor, ainda não identificado, estava numa velocidade acima da permitida pela via e não teria conseguido fazer a manobra correta.

Com o impacto, a frente do carro ficou completamente destruída, mas o motorista saiu caminhando, sem ferimentos. Imagens do interior do veículo mostram latas de cerveja. O motorista ainda não identificado deixou o local andando em direção ao bairro Conceição. O poste sofreu rachaduras em várias partes e terá que ser substituído pela companhia de eletricidade.

Ponte Jorge Amado e Avenida Dois de Julho serão fechadas para o evento
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira edição da Corrida da Ponte vai movimentar a manhã deste domingo (18) em Ilhéus. A concentração será às 6h e a largada, às 7h, no estacionamento ao lado da Catedral São Sebastião, no Centro Histórico. O circuito inclui a Ponte Jorge Amado e a Avenida Dois de Julho, que ficarão fechadas durante a prova.

Os participantes vão fazer percursos de 6km e 12km. Os ganhadores receberão prêmios com troféus e dinheiro. Haverá ainda sorteio de brindes e de 100 bilhetes da Mega da Virada. A entrega dos kits começou ontem (16), na Casa Jorge Amado, e continua neste sábado (17), até as 18h, no mesmo local.

Com objetivo de incentivar crianças e adolescentes a praticar o esporte, o evento terá uma corrida infantil, neste sábado, às 15h, na Avenida Dois de Julho. A iniciativa é da Sport Ativo Eventos e tem apoio da Prefeitura de Ilhéus.