Ítalo e George foram mortos a tiros na tarde de hoje (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A tarde desta quinta-feira (15) em Ilhéus foi marcada pelo registro de dois homicídios. Por volta das 15h50, um jovem identificado apenas como George foi morto a tiros próximo de um estacionamento da Avenida Soares Lopes, em frente à Praça Rui Barbosa.

Segundo informações, ele foi surpreendido pelo assassino quando trabalhava como guardador de carros no local. Aquela região do Centro costuma atrair muitas pessoas à tarde e, hoje, estava mais movimentada por causa dos turistas que chegaram de navio à cidade.

Menos de 2h depois, o corpo de Italo Richard Araújo Souza foi encontrado na Fazendinha, na região da Avenida Governador Roberto Santos (Esperança). Ele também foi alvejado por disparos de arma de fogo, um deles na cabeça. A Polícia Civil vai investigar os dois crimes.

Reunião de representantes dos municípios do Consórcio Litoral Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos e outros representantes dos municípios do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul se reuniram, nesta quarta-feira (14), na nova sede da entidade, em Itabuna, para resolver pendências do exercício de 2022 e encaminhar o do próximo ano. Eles marcaram a eleição da nova diretoria para a próxima quinta-feira (22), às 10h, no mesmo endereço da Avenida JS Pinheiro (antigo Derba).

Na reunião, os gestores aprovaram o orçamento do Consórcio para 2023 e o contrato que define a contribuição financeira de cada um dos 16 municípios associados. Também alteraram o estatuto do consórcio para criar os cargos de vice-presidente, diretor de Relações Institucionais e diretor-administrativo.

Atualmente, o Consórcio é presidido pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), que está no segundo mandato à frente da entidade.

Geddel Vieira Lima: "orientação é não dar ouvidos a notícias em off"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) afirmou que se surpreende ao perceber o volume de especulações em torno da formação de um governo, no caso, o do governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), de quem é aliado.

“De novo, Talleyrand sobre os Bourbon: nada esqueceram, nada aprenderam”, escreveu Geddel no Instagram, nesta quinta-feira (15), ao compartilhar manchete segundo a qual os partidos da base estariam desnorteados por suposto atraso na montagem do Governo.

“Depois de tudo, ainda me surpreende tanta ansiedade quando se trata de formação de Governo. Para o MDB, a orientação é uma só: não dar ouvidos a tititi, informações ‘privilegiadas, notícias em off, intrigas e ansiedade. Quando for a hora, o [governador] titular conversa com o Partido. É isso. Ponto Final”, concluiu Geddel.

Há expectativa de que o governador eleito indique os primeiros nomes do secretariado no início da próxima semana, após a cerimônia de diplomação do Tribunal Regional Eleitoral-BA. Jerônimo Rodrigues será diplomado amanhã (16),às 17h, em Salvador, junto com o vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB), o senador reeleito Otto Alencar (PSD) e os 102 deputados eleitos (63 estaduais e 39 federais).

Remuneração passa de R$ 4,5 mil; confira o edital
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia vai contratar 112 profissionais, de forma temporária, para atuação em 22 dos 27 territórios de identidade do estado. A remuneração é de R$ 3.068,25 e auxílio alimentação de R$ 1.500,00, além de auxílio transporte.

As vagas são para graduados em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores, Jornalismo, Design, Produção Audiovisual, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Pedagogia e Comunicação Social.

Os candidatos aprovados e investidos na função poderão desempenhar suas atividades pelo período de três anos, podendo ser renovado uma única vez por igual período.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site da Fundação Cefet Bahia, responsável pelo certame, até 24 de janeiro. A inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga até 25 de janeiro.

As provas estão previstas para as 8h de 5 de fevereiro próximo e serão aplicadas em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Camaçari, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas ou Vitória da Conquista. Veja mais informações no edital.

Kaique Brito atualiza situação do Rio Cachoeira || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

Voltou a chover em cidades que fazem parte da bacia do Rio Cachoeira, mas, até o momento, não há risco do nível do rio subir como no mês passado, segundo informação do coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Kaique Brito, ao PIMENTA.

Ele enviou ao site os índices pluviométricos das chuvas na região, considerando o acumulado das 13h de ontem (14) à 1h da madrugada desta quinta-feira (15). Nesse período, choveu 9 milímetros em Itabuna, equivalente a 9 litros por metro quadrado; 46mm em Itororó; 49mm em Itapetinga; 32mm em Pau Brasil; e 7mm em Ilhéus.

Com isso, ao longo da madrugada, era esperado que o Cachoeira subisse cerca de 1 metro, conforme estimativa da Defesa Civil. No mês passado, as águas subiram 9 metros.

Senai Bahia oferece vagas gratuitas na unidade de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Senai Bahia abriu 1,4 mil vagas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional para pessoas de baixa renda e tenham 16 anos ou mais. As inscrições são feitas somente pela internet no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br até o próximo dia 4 de janeiro, mês em que serão iniciadas as aulas.

A unidade do Senai de Ilhéus possui 60 vagas. As demais são distribuídas entre as unidades de Alagoinhas (240), Camaçari (104), Salvador (340), Feira de Santana (200), Juazeiro (120), Lauro de Freitas (230) e Luís Eduardo Magalhães (116).

Os cursos serão realizados no formato de aulas presenciais ou remotas, de acordo com a opção escolhida pelo candidato. Para acompanhar as aulas remotas, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.

REGULAMENTO

De acordo com o Senai, os cursos de aperfeiçoamento profissional são destinados a quem desejam adquirir uma nova competência na área em que trabalha ou de formação, para quem quer diversificar sua atuação profissional ou, ainda, para quem deseja atualizar seus conhecimentos em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.

O regulamento, a lista completa dos cursos oferecidos e suas especificidades, os pré-requisitos para inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br.

Rui Costa assina decreto que prorroga incentivos fiscais || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Por meio de decreto, o governador Rui Costa prorrogou, por mais dois anos, a concessão de incentivos fiscais para instalação de novos investimentos na Bahia. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado.

As medidas, conforme o Estado, asseguram até dezembro de 2024 a permanência dos incentivos vinculados ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo estadual. “Graças aos incentivos garantidos pelo equilíbrio fiscal do Estado, a Bahia conseguiu atrair, em plena crise econômica vivida pelo país, investimentos de cerca de R$ 45 bilhões desde 2015, com quase 64 mil empregos gerados”, afirma o governador Rui Costa.

Segundo o mandatário baiano e futuro ministro da Casa Civil, existem “ainda 327 empreendimentos em implantação no Estado, com investimento total previsto de quase R$ 108 bilhões e a estimativa de criação de mais 26 mil empregos”.

Rui Costa soma aos incentivos fiscais outros atrativos para a instalação de novas empresas, a exemplo do maior mercado interno do Nordeste e da infraestrutura disponível e “em constante expansão pelo Governo do Estado, que vem se mantendo no segundo lugar em investimentos públicos no país desde 2015”.

INCENTIVOS

Pelo decreto, os incentivos prorrogados contemplam desde a isenção de ICMS para leite e derivados produzidos no Estado, a redução do imposto para varejistas de calçados, atacadistas de cosméticos, operações com produtos óticos, com postes pré-moldados de cimento e com metanol para produção de biodiesel e a desoneração na importação de óleo de mamona destinado à indústria no estado e nas prestações de serviço de transporte de passageiros.

Também estão sendo mantidos os incentivos ligados ao diferimento, ou adiamento, do pagamento do ICMS nas operações envolvendo insumos para produção de herbicidas, de embalagens para calçados, de medicamentos e suplementos, e ainda para embalagens para colheita do algodão. Os incentivos também contemplam as indústrias de fabricação de luvas de borracha natural, de artigos esportivos, o setor náutico e a atividade de exploração de petróleo e gás natural.

GESTÃO FISCAL E DO GASTO PÚBLICO

O secretário da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório, acrescenta que os incentivos são concedidos com o estado conseguindo impor qualidade do gasto público, aliado à modernização do fisco estadual e combate à sonegação. “O modelo assegurou uma economia de R$ 9 bilhões em despesas com o custeio da máquina pública desde 2015, recursos revertidos em novos investimentos”, exemplifica Vitório. “É a manutenção do equilíbrio fiscal, além disso, que permite ao Estado assegurar a permanência de uma política de incentivos capaz de atrair cada vez mais investimentos privados para a Bahia”.

Alunos da Escola Municipal da Barra de Itaípe cantam para a comunidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

O tempo fechado não impediu que moradores da zona norte de Ilhéus se reunissem diante da passarela do Rio Almada, na tarde desta quarta-feira (14). Perfiladas nos degraus da escadaria, crianças estavam prontas para a Cantata de Natal da Escola Municipal da Barra de Itaípe, que não foi realizada nos dois primeiros anos da pandemia.

A escola também atende alunos do São Miguel, bairro que fica do outro lado da passarela, à beira-mar. A terceira edição do evento reuniu mais de 200 estudantes e mobilizou os dois bairros. As músicas Só o Amor, É Natal e Vem que está chegando foram algumas das escolhidas para o repertório. Pais e mães corujas, celulares às mãos, vibraram emocionados pela obra coletiva.

“Lindo! Valorizar a localidade onde está inserida a escola é o reconhecimento da parceria entre escola e comunidade! Parabéns”, comentou Flávia Souza, que viu fotografias e vídeos da apresentação em uma rede social. Confira trecho da versão de A Paz (Roupa Nova).

Antônio Fagundes e Wagner Moura em cena de "Deus é brasileiro"
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Hoje está tudo tão exposto, tão mecânico e “ostentação caça-likes” que perdeu parte do encanto.

 

Manuela Berbert || manuelaberbert@yahoo.com.br

Se você acha que esse texto é sobre política, sinto muito te desapontar, mas ele não é. Ou talvez seja! Tá tudo tão intimamente conectado que, por vezes, a gente até duvida! Ou não! Mas o fato é que ontem à noite, Bruna Dantas, uma amiga virtual de longas datas, hoje gerente de Produção, Inovação e Conteúdo da LC Barreto Produções, postou uma foto com Antônio Fagundes, ambos rumo à última gravação do filme Deus Ainda é Brasileiro.

As gravações estão acontecendo aqui no Nordeste, em Alagoas, e eu já vinha acompanhando umas coisinhas através dos posts de Bruneca, como é carinhosamente chamada a amiga dos primórdios da internet. É corriqueira a frase que chegamos “por aqui” quando tudo era mato, e ajudamos a desbravar.

Lembro, com saudades, do tempo em que pontos, virgulas e muita imaginação faziam parte do cotidiano das blogguers (Bruna era uma delas), que narravam suas rotinas e aguçavam a imaginação dos leitores. Hoje está tudo tão exposto, tão mecânico e “ostentação caça-likes” que perdeu parte do encanto. E eu escrevo esse texto no lugar de fala de quem tem as redes como ambiente profissional e também como seguidora/telespectadora/leitora de alguns.

A imagem de Fagundes – que virou Fafá nas gravações do novo longa! Ahhh, o Nordeste! – caminhando e sorrindo, rumo ao set de gravação, mexeu comigo. O filme é uma espécie de continuação de Deus é Brasileiro, estrelado por ele e Wagner Moura há alguns anos. Foi um grande sucesso, como vinha sendo o cinema nacional e do nada, ploft, ladeira abaixo também. Não em qualidade, mas em quantidade, talvez. Em incentivo, em movimento, especialmente com a extinção do Ministério da Cultura. Com a reimplantação dele (e eu nem sei se é correto usar essa palavra para descrevê-lo), a cantora, atriz e ativista social Margareth Menezes assume. A minha vontade foi de sentar naquele barquinho famoso do filme, onde “Deus” (vivido por Antônio Fagundes) reflete sobre a vida, e perguntar: “Mas, e aí, Deus ainda é brasileiro?! A gente vai voltar a sorrir?!”.

Manuela Berbert é publicitária.

Tempo de leitura: 4 minutos

Pessoas à procura de vagas de emprego têm, pelo menos, 64 vagas disponíveis, nesta quinta-feira (15), a depender da qualificação, em três municípios do sul da Bahia e do baixo-sul do estado. As oportunidades contam com intermediação do SineBahia, para onde devem se dirigir os interessados pelas vagas em Itabuna, Ilhéus e Valença.

Das vagas, 38 são ofertadas por empresas em Itabuna. Há 23 em Ilhéus e 3 em Valença, segundo o SineBahia. Os interessados devem se apresentar numa dessas unidades – todas funcionam no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) local.

Os documentos exigidos para cadastramento e seleção para a vaga incluem CPF, carteiras de Trabalho e de Identidade e comprovantes de escolaridade, residência e vacinação contra a covid-19. É importante não esquecer da máscara facial. Clique em Leia Mais e confira todas as oportunidades.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não foi desta vez que o prêmio milionário da Mega-Sena saiu para Itabuna. Mas existe um morador ou moradora na cidade do sul da Bahia que passará o final de ano com uma grana extra na conta. Uma aposta simples feita em Itabuna “bateu na trave” no sorteio realizado na noite desta quarta-feira (14), no espaço de loterias da Caixa, em São Paulo, e faturou R$ 36.544,82.

Acumulado há vários sorteios, o prêmio principal saiu para um sortudo ou sortuda de Belo Horizonte (MG), que embolsará R$ 134.811.174,29. De acordo com a Caixa, esse montante pode render R$ 828,7 mil na poupança no primeiro mês de investimento.

Na Bahia, além de Itabuna, houve acertadores na quina nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista. Cada apostador faturou R$ 36.544,82. Em todo país, 186 apostas acertaram a quina. As dezenas sorteadas nesta quarta-feira foram: 09, 15, 23, 25, 29 e 30.

Na quadra, houve 12.011 ganhadores, entre os quais dois de Camacan, dois de Canavieiras, dois de Gandu, dois de Ibicaraí, três de Ibirataia, quatro de Ipiaú e seis de Itabuna. Outros municípios com ganhadores na quadra são Ilhéus, Itacaré e Ubaitaba. Cada apostador receberá R$ 808,46. A exceção foi um bolão de Canavieiras, com 25 participantes, que faturou R$ 2.425,25.

Médico é feito refém e obrigado a transferir dinheiro para bandidos || Reprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um médico e duas empregadas domésticas foram feitos reféns por três assaltantes nesta quarta-feira (14), em uma casa em Guaratinga, no extremo-sul da Bahia. A polícia ainda tenta prender os criminosos.

Os assaltantes amarraram as vítimas e reviraram o imóvel. Os bandidos obrigaram o médico a fazer várias transferências bancárias. Os valores não foram informados. Em um momento de distração dos assaltantes, o médico conseguiu se soltar, fugiu por uma janela e caiu no telhado da casa de um vizinho. Ele teve ferimentos leves pelo corpo.

Depois, as funcionárias também conseguiram fugir e deixaram a casa pelo portão. Após a fuga das empregadas, os assaltantes deixaram o imóvel, levando diversos vários objetos do médico.

Na fuga, dos marginais abandonaram, em Guaratinga, o carro usado para chegar à casa do médico. O veículo foi roubado no distrito de Pindorama, em Porto Seguro, também no extremo-sul da Bahia. Do G1

Motorista ganha na justiça indenização e direito de retornar ao emprego|| Foto ilustrativa
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) determinou que a Transportadora Kaioka Ltda indenize em R$ 29.400,00 um motorista de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O trabalhador foi demitido por justa causa por suspeita de participar de um assalto à empresa onde trabalhava. O inquérito policial foi arquivado sem provas de participação dele no crime. A decisão da Terceira Turma cabe recurso.

De acordo com o motorista, a empresa atribuiu a ele a responsabilidade por um assalto, no qual ele também foi vítima, e o dispensou por justa causa. Segundo a transportadora, logo que o trabalhador chegou ao pátio da Kaioka, duas pessoas em uma motocicleta renderam o vigilante e assaltaram o local, levando R$ 20 mil.

Os representantes da Transportadora Kaioka afirmaram que, ao apurar os fatos, foi constatado, por meio das imagens de câmeras de segurança, que o motorista fazia “um sinal chamando os assaltantes para adentrarem a empresa”. Após o fato, a transportadora penalizou o trabalhador com justa causa.

DANOS MORAIS

O motorista ajuizou uma ação na Justiça do Trabalho pedindo indenização por danos morais, e a juíza da 2ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista entendeu que a empresa não conseguiu comprovar o ato de improbidade. Ela anulou a justa causa e decidiu pela indenização do motorista em R$ 18.707,07.

O trabalhador também pediu reintegração, alegando estar gozando de estabilidade de auxílio-acidente na época do desligamento, mas a juíza afirmou não ser mais possível, uma vez que o período decorrente deste auxílio já havia encerrado.

O motorista e a empresa interpuseram recursos no TRT-5. O trabalhador visava ao aumento no valor da indenização e a empresa requeria a declaração da rescisão contratual por justa causa e a condenação do motorista ao pagamento de R$ 20 mil, valor referente ao dano material sofrido no assalto.

Leia Mais

Cerveja artesanal de mel de cacau é das novidades da Feira da Agricultura Familiar
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem for à 13ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Salvador, poderá experimentar cerveja artesanal que remete ao melhor da cultura cacaueira sul-baiana. Durante o evento na capital baiana, o público vai conhecer a Cabruca Mel de Cacau, lançada pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), de Ilhéus.

Segundo Carine Assunção, da Copessba, a cerveja é leve e saborizada com o néctar – mel – que escorre do cacau após a quebra. A cerveja é uma Catharina Sour, primeiro estilo brasileiro de cerveja a ser reconhecido pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), uma organização dos Estados Unidos que atua como um programa de certificações e guia de estilos de cervejas.

Para a dirigente, a Cabruca de Mel de Cacau é o equilíbrio entre mata atlântica e praia. “Uma cerveja super refrescante que tem tudo a ver com nosso verão, com nosso calor. É cítrica e tem uma personalidade forte que dialoga com nossos produtos, que remete ao cacau do sul da Bahia. Ao abrir a lata, você sente o aroma do mel do cacau”.

SABOR E DIVERSIDADE 

Para Carine, a expectativa é de fazer bonito na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar. “A Feira da Agricultura Familiar é uma feira que traz muitas expectativas entre nós produtores, pois é específica pra gente, que levamos toda a diversidade para a capital ver o que a Bahia produz com qualidade”.

A Feira vai até dia 18, no Parque Costa Azul, na capital baiana. Por lá, o público poderá conferir o melhor da agricultura familiar do maior estado do Nordeste. A Copessba leva, além da cerveja, produtos derivados do cacau, a exemplo de chocolate com 50% a 80% de cacau.

Segundo a Polícia, mulher usou um rodo para agredir a criança
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu uma mulher acusada de espancar a própria filha, em Canavieiras, no sul da Bahia. Ela teria usado um rodo para bater na criança de 9 anos, que foi internada com ferimentos nos braços, pernas e cabeça. A agressão ocorreu no mês passado, segundo as investigações, e a mulher foi presa ontem (13), na mesma cidade.

“Ela alega que a filha deixou cair uma mobília, por isso agrediu a menor fisicamente. No dia do fato ela foi contida pelo padrasto da criança, que interveio nas agressões e a levou até o hospital da cidade”, explicou o delegado Renato Fernandes, titular da Delegacia de Canavieiras.

O caso chegou ao conhecimento da Polícia após a criança ser levada ao hospital.  “A ação e investigação policial contaram com apoio dos Conselheiros Tutelares e Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Canavieiras. Agora, trabalharemos para solicitar a prisão preventiva da investigada”, acrescentou o delegado.

A mulher foi transferida para a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna, onde está à disposição do Poder Judiciário.