Marcelo Moura faleceu na terça-feira (13) e deixa legado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do psicólogo e psicanalista Marcelo Pereira Moura foi sepultado na tarde desta quarta-feira (14), em Itabuna. O profissional e ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) faleceu na terça-feira (13).

Marcelo Moura, de 47 anos, era agente comunitário de saúde de Itabuna e membro do Ministério de Assistência Voluntária de Atendimento Psicológico Gratuito da Igreja Batista Teosópolis (IBT).

Hoje, o prefeito Augusto Castro emitiu nota em que lamenta a morte do psicólogo. “Deixa saudades e um legado por sua rica história pessoal, sua dedicação à recuperação de dependentes químicos e sua defesa da saúde mental, aliada à sua fé em Jesus Cristo”.

Marcelo Moura deixa dois filhos e esposa, Virgínia Moura, com quem era casado há 27 anos.

Equipe do projeto em visita à Aldeia Igalha, do Povo Tupinambá de Olivença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já estão na Aldeia Igalha, em Ilhéus, as primeiras mil mudas da Biofábrica para reflorestamento e recuperação de 6,5 hectares do Território Indígena Tupinambá de Olivença. O foco é nas matas ciliares do Rio Tororomba.

Ipê, Mutamba, Pau Pombo, Saranduba e Açaí são algumas das espécies usadas no projeto, que é resultado de convênio da fábrica de plantas com a BahiaGás. O presidente da Biofábrica, Jackson Moreira, explica que, até o final do projeto, serão plantadas 7 mil mudas de árvores.

“Esse processo, no qual a BahiaGás realiza uma ação de compensação ambiental dentro do bioma Mata Atlântica, se torna algo para além do mero cumprimento de obrigações ambientalmente corretas e alcança aquilo que almejamos enquanto sociedade, que é deixar, onde tocamos, um legado de interação cultural”, acrescentou Jackson.

Mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

O trabalho é desenvolvido em parceria com o Povo Tupinambá de Olivença e tem como um dos objetivos proteger e recuperar os corpos d’água que ajudam a formar o Rio Tororomba, cujo nome, segundo os indígenas, vem do tupi e remete ao som do rio correndo sobre as pedras.

Moa Vênus na capa do single "Flow Nazaré Tedesco"
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora e compositora ilheense Moa Vênus lançou Flow Nazaré Tedesco, música que fez em parceria com o DJ e produtor musical Bruno Vita. Nome e refrão do single citam a personagem homônima da novela Senhora do Destino, que a TV Globo levou ao ar em 2004. A vilã se notabilizou por derrubar três personagens da escada de sua casa. Ouça.

Rosemberg Pinto foi autor da proposta da comenda para Alexandre de Moraes, que aparece no destaque
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a concessão da Comenda 2 de Julho ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A votação ocorreu nesta terça-feira (13). A honraria foi proposta pelo líder do Governo Rui Costa na Alba, Rosemberg Pinto (PT).

Ao defender a concessão da comenda ao ministro do STF e presidente do TSE, Rosemberg argumentou que Alexandre de Moraes demonstrou “ímpeto para fazer valer a realização do processo eleitoral e a confiabilidade nas urnas eletrônicas, essenciais à democracia”, agindo com obediência “à Constituição e em enfrentamento a atos antidemocráticos e fake news“. O parlamentar ainda acrescentou que, durante a pandemia, Moraes, “junto ao STF assegurar aos governos estaduais e municipais competência para adoção ou manutenção de medidas restritivas durante a pandemia, decisão que salvou milhares de vidas”.

ADMIRAÇÃO E RESPEITO

Rosemberg cita no projeto que “o Ministro Alexandre de Moraes tem recebido, com todo o mérito, a admiração e o respeito do povo brasileiro, bem como despertado a ira e o temor daqueles que insistem em afrontar as instituições democráticas”.

A Comenda será entregue em Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em data a ser estabelecida pela Mesa Diretora. O aval para outorga da maior honraria do Legislativo baiano ao jurista ocorreu na mesma semana da diplomação do presidente e vice eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Geraldo Alckmin (PSB, respectivamente. O evento, desta segunda-feira (12), marcou o final do processo eleitoral e antecede a posse, marcada para dia 1º de janeiro.

Funcionários da Emasa em ação na Rua São José
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) deu início à recuperação de uma rede mista de esgotamento sanitário da Rua São José, no Bairro Mangabinha, em Itabuna. A estrutura ganhará manilhas novas ao longo de 30 metros. Como a rede subterrânea estava destruída, o piso da rua começou a ceder. O trabalho em andamento deve resolver o problema em definitivo, segundo a empresa.

De acordo com o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, a companhia faz esse tipo de serviço em diversas partes da cidade, substituindo a tubulação antiga e danificada por novos dutos. “Com essa intervenção, a Rua São José ficará interditada nos próximos dois dias. Além do reparo da rede, todo pavimento será recuperado”, afirmou.

Tauan chama a atenção da população para usar corretamente as redes de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos sólidos que causam  entupimento e extravasamentos.

“O descarte de alguns itens, principalmente higiênicos de uso pessoal na rede de esgoto das residências, prejudica todo o sistema, causando obstruções desnecessárias e o lançamento de dejetos na via pública. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas e colaborem”, alertou o gerente.

Membros titulares e suplentes da Cipa do HRCC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, empossou os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O ato de posse foi conduzido pela engenheira em Segurança do Trabalho Bruna Sobral.

A profissional reforçou que o momento de posse sempre é importante para a equipe e seus integrantes. “Mais uma vez, observamos o grupo com alguns novos membros interagindo bem com outras pessoas que já estão na Cipa, com sentimento coletivo de desenvolver atividades que reforcem a segurança no ambiente de trabalho e nas atividades do hospital.”, disse.

Antes de serem empossados, os membros da comissão passaram por um treinamento, conforme exigido pelo item 5.7 da versão atualizada da Norma Regulamentadora (NR 5), dispositivo que estabelece e dá outras orientações para formação e funcionamento da Cipa, assegurou a coordenadora do SESMT.

Leia Mais

Luna propôs e Câmara aprovou título a Cafezeiro || Fotomontagem Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), está entre as personalidades que receberão o título de Cidadão Ilheense no próximo dia 22. Quem propôs a concessão do título foi o vereador Luciano Luna (PV), que teve a aprovação dos colegas de parlamento.

Natural de Jequié, Cafezeiro já foi professor, procurador e, desde 2015, ocupa a vaga de desembargador pelo quinto constitucional, na classe dos advogados. No currículo, também, um doutorado em Direito, além de pós-graduação em Direito Público, Eleitoral e de Estado.

O desembargador, recentemente, passou a integrar a comissão instituída pelo Poder Judiciário para fiscalizar a construção do novo fórum de Ilhéus. Para o vereador Luciano Luna, “a homenagem retribui a atenção com que o TJBA tem atuado para melhorar o acesso dos ilheenses à justiça”.

Igor pede ajuda para ir à maior simulação de conferência da ONU
Tempo de leitura: 2 minutos

Thiago Dias

Igor sonha em estudar fora do Brasil. Do alto da consciência de quem sonha acordado, aos 11 anos, pediu à mãe que o matriculasse em uma escola particular de inglês, mas o pedido não cabia no orçamento da família. Diante do obstáculo, o menino pensou numa solução. Enviou e-mail ao curso, explicou o desejo de aprender a língua estrangeira e solicitou uma bolsa. Comovida, Lussiede Bastos embarcou no sonho do filho e reforçou o pedido. Corria o ano de 2017, e a ACE Idiomas, em Itabuna, ofereceu desconto generoso na mensalidade do pequeno sonhador, que iniciou as aulas no ano seguinte. No último sábado (10), ele concluiu a primeira e mais longa etapa da formação.

O conhecimento do idioma de Shakespeare é como uma chave mestra para Igor Bastos Silva, que hoje tem 16 anos e estuda no Colégio Adventista de Itabuna, onde também é bolsista. Foi a desenvoltura no inglês que o levou ao Instituto Diplomun. Fundada e presidida pelo soteropolitano Felipe Carvalho, a instituição promove atividades para o desenvolvimento de habilidades diplomáticas, como oratória, resolutividade e capacidade de negociação.

Um dos focos da atuação internacional do instituto é a Havard World Model United Nations (HMUN). A conferência itinerante simula o funcionamento dos comitês e demais espaços decisórios da Organização das Nações Unidas (ONU), que a organiza em parceria com a Universidade Harvard. Centenas de brasileiros se candidataram para integrar a próxima delegação do Instituto Diplomun. Igor foi um dos cinco selecionados para a simulação, que será na última semana de janeiro próximo, em Boston.

– Eles deram 24h pra gente fazer três redações, uma em inglês, duas em português. Eu fui e fiz. Acabei conseguindo ser aprovado em meio a mais de 300 inscritos. Eu nunca tinha feito uma redação em inglês. Mas, como minha mãe sempre diz, eu já tenho meu não, por que não vou atrás do sim? – relembrou Igor, nesta terça-feira (13), em conversa com o PIMENTA.

O resultado da seleção foi anunciado em junho passado. Sem dinheiro para a viagem aos Estados Unidos, Igor tenta arrecadar R$ 15 mil em doações na Vakinha, plataforma de financiamento coletivo. O dinheiro vai custear passagens, hospedagem, visto e alimentação. “Já cheguei até aqui, não vou desistir, né?”, disse.

O estudante se diz decepcionado com a falta de apoio de instituições públicas, que, segundo ele, deveriam estimular a participação de jovens itabunenses em atividades para formação acadêmica e profissional. “O que a maioria da juventude de Itabuna está fazendo agora? Nada. Os jovens da nossa cidade sempre foram deixados de lado”.

Com eloquência rara para um adolescente, Igor disse ao PIMENTA que vislumbra a oportunidade de expandir sua rede contatos, caso consiga ir a Boston. Se tudo der certo, pretende obter ajuda para tirar do papel uma mentoria para estudantes de Itabuna, iniciativa concebida com uma amiga. Uma das frentes de trabalho, explica, será a criação de clubes de inglês nas escolas. Também quer facilitar o acesso a bolsas e a outras oportunidades de formação. Perguntamos se o projeto já tem nome. “Projeto Hope. Significa esperança”, respondeu, soletrando a palavra inglesa com sotaque impecável.

Caso queira ajudá-lo, clique neste link.

Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões na sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (14) um prêmio acumulado e estimado em R$ 135 milhões. As seis dezenas do concurso 2.548 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), em São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa no Facebook e no YouTube.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador acerte o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 828,7 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O valor da aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Partiu Estágio divulga lista da terceira convocação || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Programa Partiu Estágio divulgou lista com a terceira convocação de 751 estudantes universitários com base no Edital 002/2022. O prazo para entrega da documentação vai de 3 a 17 de janeiro.

Segundo a Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), os universitários receberão convocação via email informado no período da inscrição no Programa. A lista dos convocados pode ser consultada no site www.saeb.ba.gov.br.

O e-mail de convocação que será encaminhado nesta quinta-feira (15), informa a Saeb, trará todas as informações necessárias, como prazo, forma de apresentação e horário de atendimento, além da lista de documentos exigidos em edital, endereço e telefone do local de estágio. É importante que o universitário mantenha contato com o órgão indicado para obter orientações complementares para a apresentação. Além do e-mail de convocação, o Estado realiza notificação via SMS e ligação telefônica.

Serão contemplados 52 órgãos públicos estaduais, localizados em 40 municípios, sendo que 402 dos estudantes estarão vinculados às secretarias da Educação (SEC), de Saúde (Sesab) e de Justiça (SJDHDS). Os convocados que não se apresentarem dentro do prazo estipulado, ou deixarem de entregar toda a documentação, poderão perder direito à vaga. Em caso de dúvidas, é possível manter contato com a coordenação do programa pelo e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br e pelo telefone (71) 3115-1714.

Leia Mais

São mais de 70 vagas nos três municípios nesta quarta-feira (14)
Tempo de leitura: 4 minutos

Mais de 70 vagas de emprego são ofertadas, no total, por três unidades do SineBahia em municípios do sul e do sudoeste do estado. São 37 oportunidades em Itabuna, 24 em Ilhéus e 11 em Jequié nesta quarta-feira (14).

Os interessados podem conferir a relação completa de vagas mais abaixo. O atendimento no SineBahia nos três municípios vai até as 15h30min desta quarta-feira.

O atendimento em Itabuna é no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, o SineBahia está loccalizado em frente à Praça Cairu. A unidade de Jequié funciona na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Os candidatos precisam apresentar carteiras de Trabalho – física ou digital – e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade, de endereço e de vacinação contra a covid-19. O acesso às unidades do SineBahia só é permitido com máscara.

Leia Mais

Exportações baianas registram crescimento em outubro|| Foto Carol Garcia/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As exportações baianas atingiram, em novembro, US$ 1,18 bilhão, subindo 31% em relação a igual mês de 2021. As compras externas somaram US$ 773,9 milhões, com recuo de 14,5% em valor e com queda de 37,5% nos volumes. Os preços dos produtos importados, porém, continuaram subindo, com alta média de 37%.

No recorte por atividade econômica, houve avanço nas exportações da indústria de transformação (+55,8%), da agropecuária (+53,1%), e queda na extrativa (-53,2%). As vendas externas baianas em novembro foram lideradas pelos derivados de petróleo, com crescimento de 146,7%.

Com os resultados apurados em novembro, a balança comercial do estado ficou com superávit de US$ 2,37 bilhões no ano. As exportações somaram US$ 12,89 bilhões e as importações ficaram 10,52 bilhões. Já a corrente de comércio alcançou US$ 23,4 bilhões até novembro, 44,4% acima de igual período de 2021.

No acumulado dos 11 meses, o valor exportado avançou 40,5%. Houve alta de 14% dos preços médios das exportações e de 23,3% do volume. O valor importado aumentou 49,4%, com alta de 12,4% em volumes e salto de 33% nos preços, sempre em comparação com iguais meses de 2021.

Instituições financeiras são acusadas de juros abusivos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou quatro ações civis públicas contra as empresas Sabemi Seguradora, Banco Mercantil do Brasil, Hipercard Banco Múltiplo e Banco Pan em razão de cobranças de juros abusivos, o que contribui para o superendividamento dos consumidores.

De acordo com a promotora de Justiça Joseane Suzart, autora das ações, as acionadas não prestaram informações adequadas e claras sobre as características, composição, qualidade, tributos incidentes e preços dos serviços.

Na ação, o MP-BA requer que as instituições financeiras sejam obrigadas a atuar com transparência ao concederem crédito aos consumidores; e que, na oferta e na concessão de crédito, avaliem as condições de crédito dos consumidores, mediante análise das informações disponíveis em bancos de dados de proteção ao crédito.

CÓDIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Pede ainda que seja observado o disposto no Código de Defesa do Consumidor e na legislação relacionada à proteção de dados pessoais; que as instituições financeiras não assediem ou pressionem os consumidores para contratarem o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente se os contratos forem firmados com idoso, analfabeto, doente ou pessoa em estado de vulnerabilidade agravada ou se a contratação envolver prêmio.

A promotora de justiça solicitou também que as instituições financeiras não efetuem ligações nem encaminhem mensagens, reiteradamente, para os consumidores, inclusive aqueles que já demonstraram, expressamente, o desinteresse em receber ofertas englobando concessão de crédito e financiamentos.

Além disso, pediu que as empresas sejam obrigadas a aperfeiçoar o Serviço de Atendimento aos Consumidores (SAC), garantindo uma eficiente resposta quanto a quaisquer solicitações dos consumidores, seja por telefone, por meio de correspondência eletrônica ou presencialmente, e a facilitar o acesso dos clientes às informações
referentes aos serviços contratados, cancelamentos, suspensões contratuais e reembolsos, em conformidade com o direito à informação dos consumidores.

Cantor Devinho Novaes foi uma das atrações da festa da cidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

A programação do aniversário de Uruçuca agitou o município, que, nesta segunda-feira (12), completou 70 anos de emancipação política-administrativa. Até 12 de dezembro de 1952, o antigo distrito de Água Preta pertencia ao território da vizinha Ilhéus. O encerramento das comemorações teve shows da banda Blackout e dos cantores Devinho Novaes e Índio.

A celebração começou no sábado (10), com a Noite Gospel, que levou ao palco da festa Ministério do Apocalipse, Harmonia Divina,  Éder Portugal e Jairo Bomfim. A tarde de domingo (11) foi dedicada às atividades recreativas e apresentações culturais para a criançada. À noite, de volta à programação para todas as idades, a música ficou por conta de Yuri Alves e Roberto Kioancada, além de paredões de som.

“Tudo isso é pouco para que a nossa gente merece, continuaremos trabalhando muito, junto com nossa equipe, para proporcionar a nosso povo qualidade de vida, saúde e educação dignas e respeito ao cidadão”, disse o prefeito Moacyr Leite Júnior (UB), após a Missa em Ação de Graças e a cerimônia de hasteamento da bandeira.

Finalíssima do Interbairros será disputada no próximo sábado (17) || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A seleção campeã do Interbairros de Futebol 2022 terá premiação de R$ 10 mil, anunciou o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, nesta terça-feira (13). O título deste ano será disputado pelas seleções da Califórnia e de Nova Ferradas, no próximo sábado (17), às 15h, no Estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão.

Não apenas a seleção campeã terá direito a premiação em dinheiro. A equipe vice-campeã levará R$ 5 mil, enquanto a terceira colocada fará jus a R$ 3 mil.

A coordenação do Interbairros também vai premiar o melhor jogador/artilheiro, atleta revelação, melhor goleiro e melhor torcida, com premiação em dinheiro variando de R$ 500,00 a R$ 1 mil, de acordo com o regulamento da competição.

Nesta terça-feira, o secretário José Alcântara Pellegrini promoveu encontro com todos os colaboradores para alinhamento das medidas, incluindo a logística para a finalíssima do Interbairros, no sábado. A reunião teve a participação do coordenador da competição, Gabriel Santos.

Além de muito futebol e integração entre as comunidades que participaram, o Interbairros terá segurança reforçada na final. No domingo passado, quando foram definidos os finalistas, a Polícia Militar revistou os torcedores, já que para o ingresso no estádio foi proibida a entrada de garrafas, copos de vidro e objetos perfurocortantes, medidas consideradas fundamentais.