Tempo de leitura: < 1 minuto

Centrais sindicais e movimentos sociais farão um ato público, em Itabuna, na tarde desta segunda-feira (9), contra o golpismo e os atos de terroristas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, na tarde de ontem (8), em Brasília. O ato de desagravo à democracia e contra o golpismo está marcado para as 16h, na Praça Adami.

Além de repúdio ao que ocorreu em Brasília ontem, os manifestantes em Itabuna buscam orientar movimentos e organizações populares para reagir aos atos extremistas e mobilizar para ato em defesa da democracia no Distrito Federal. Os movimentos sociais planejam o ato em Brasília na próxima quarta-feira (11).

O movimento na tarde desta segunda-feira (9) em Itabuna é liderado pelas Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UNE),

Vacinação contra a covid está liberada para adultos e idosos nesta semana em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna divulgou, nesta segunda-feira (9), o calendário de vacinação da segunda semana de janeiro. Serão vacinadas apenas adultos e idosos, pois, conforme o município, houve desabastecimento de dose infantil de Pfizer Pediátrica, Pfizer Baby e Coronavac no município. As UBS e USF que ainda dispõem de doses poderão administrar as vacinas até chegada do novo lote.

A primeira dose e as três de reforço estão liberadas, nas unidades de saúde, para pessoas acima dos 18 anos, sem comorbidade. Para pessoas imunossuprimidas, haverá aplicação da quinta dose, desde que a quarta dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses.

IMUNOSSUPRIMIDOS

São consideradas comorbidade por imunossupressão Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Também são consideradas imunossuprimidas pessoas que fazem uso de corticoides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação de adultos e idosos acontece de segunda à sexta das 8h as 11h e das 13h às 16h. Vale destacar que as ampolas são abertas até as 15h a fim de evitar desperdício de doses. A documentação necessária é: RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Da segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16 h, em todas Unidades Básicas e de Saúde da Família, também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos). A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

Vitória derrota o Jacuipense e garante vaga na fase de Grupos da Copa do Nordeste || Pietro Corpi/ EC vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com um gol do atacante Santiago Tréllez, no Barradão, em Salvador, no domingo (8), o Vitória conquistou a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2023, e volta a participar da competição regional depois de ter ficado fora da disputa em 2022. O Rubro-Negro baiano se classificou ao vencer o Jacuipense por 1 a 0.

O Vitória fez dois jogos na fase eliminatória. Na primeira partida, o Rubro-Negro baiano superou o Cordino-MA, no Barradão, por 2 a 1. O adversário do segundo jogo eliminatório foi o Jacuipense, que havia se classificado para a decisão da vaga ao golear o Altos-PI por 4 a 0, em Riachão do Jacuípe. Já na partida de domingo o Rubro-Negro levou a melhor e ficou com a vaga.

O Vitória garantiu vaga no Grupo A, o mesmo que tem Ferroviário, Atlético-BA, CRB, Fluminense-PI, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Sport. Com quatro títulos conquistados, o Rubro-Negro, ao lado do rival Bahia, está entre os maiores vencedores da Copa do Nordeste, que começa no dia 21 deste mês.

O Vitória terá clássico contra o Bahia, que está no Grupo B, formado por por Ceará, ABC, Campinense, Sergipe, CSA, Santa Cruz e Náutico. Além do Rubro-Negro, o Bahia fará clássico regional contra o Atlético de Alagoinhas.

Governador determinou reforço de policiamento de prédios públicos na capital e no interior || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após as cenas de terrorismo registradas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) adotou medida preventiva na Bahia ao determinar, no final da tarde deste domingo (8), o reforço do policiamento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e em outros pontos da capital e do interior.

Por meio de nota, explicou o governador que “a medida visa evitar a reprodução, aqui no estado, dos atos terroristas praticados em Brasília. O Batalhão de Choque da Polícia Militar permanecerá de prontidão pelo tempo que for necessário para garantir a segurança”.

Jerônimo ainda defendeu a punição dos responsáveis pelas ações antidemocráticas. “Repudiamos essas ações criminosas e antidemocráticas em Brasília, nos solidarizamos com o STF, o Congresso Federal e a Presidência da República. Cuidaremos da Bahia com o rigor necessário e defendemos que essas pessoas que atuam contra o patrimônio público e contra a democracia sejam responsabilizadas de maneira firme e rápida”, afirmou o governador.

Confira as vagas do SineBahia para hoje
Tempo de leitura: 2 minutos

A largada da segunda semana de 2023 começa com 76 vagas para quem está procurando recolocação no mercado de trabalho em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. São 65 vagas em Itabuna, 7 em Jequié e 4 em Mucuri nesta segunda-feira (9).

Os candidatos devem procurar unidade do SineBahia nestes municípios. O atendimento vai até as 15h30min de hoje. Para o cadastramento, é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação contra covid-19. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Ibaneis é afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, foi afastado do cargo pelo prazo de 90 dias, na madrugada desta terça-feira (9), em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O afastamento decorre do comportamento omisso ou conivente de Ibaneis com os atos terroristas praticados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, capital federal, na tarde deste domingo (8).

A decisão é em respostas a ações protocoladas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União (AGU). Neste domingo, milhares de vândalos e terroristas invadiram e destruíram parte dos prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Ainda na sua decisão, o ministro do STF escreveu que a “escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Diante do caos instalado em Brasília (DF) com os atos terroristas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) decretou, há pouco, intervenção na segurança pública do Distrito Federal (DF).

Lula se mostrou indignado com os atos e a destruição no Supremo Tribunal Federal, no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto e afirmou que nunca houve ato semelhante na capital brasileira.

– Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei – afirmou Lula em pronunciamento feito em Araraquara (SP), onde visitou município fortemente afetado pelas chuvas nesta semana.

Após o pronunciamento, Lula disse que embarcaria para Brasília para mais ações para debelar o terrorismo na capital. Há pouco, a polícia militar conseguiu retomar o controle das sedes dos três poderes.

No decreto de intervenção, Lula nomeia Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de interventor. O documento tem validade, pelo menos, até dia 31 de janeiro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.

As imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa sem sucesso de conter os manifestantes que entoavam palavras de ordem golpistas.

Via redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”. Ele acrescentou ter ouvido do governo do Distrito Federal que o efetivo seria reforçado. “As forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, escreveu o ministro.

Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e atual secretário de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal, Anderson Torres, que se encontra nos Estados Unidos, disse, via Twitter, ter determinado ao setor de operações “providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília”.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, disse nas redes sociais, que tem certeza que a maioria dos brasileiros quer união e paz para que o Brasil siga em frente. “Essa manifestação é de uma minoria golpista que não aceita o resultado da eleição e que prega a violência. Uma minoria violenta, que vai ser tratada com o rigor da lei”.

Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco disse repudiar “veementemente esses atos antidemocráticos”, que, segundo ele, deverão “sofrer o rigor da lei com urgência”. A Polícia Legislativa também está no local, na tentativa de conter a invasão.

“Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”, disse Pacheco.

O presidente da Câmara publicou nas redes sociais que o Congresso Social jamais negou “voz a quem queira se manifestar pacificamente”. “Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo.” Na postagem, Lira diz que os responsáveis que “promoveram e acobertaram esse ataque à democracia brasileira e aos seus principais símbolos devem ser identificados e punidos na forma da lei”.

“A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é supreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição”, escreveu Lira.

Abono salarial começa a ser pago no dia 15
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal inicia, no dia 15 de fevereiro, o pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2021. A liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. O primeiro lote contempla os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.

Os trabalhadores com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito, automaticamente, conforme calendário de pagamento. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, também de acordo com o mês de nascimento. A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo Aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, utilizar o QR Code nas maquininhas e realizar compras com o cartão de débito virtual.

Veja a tabela do abono salarial 2023

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Recebem o Abono Salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.

Dinamite morreu neste domingo (8)
Tempo de leitura: 2 minutos

Morreu neste domingo (8) o maior ídolo da história do Vasco da Gama. Roberto Dinamite faleceu, às 10h50min, aos 68 anos. Ele vinha lutando contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado neste sábado, no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). Mas Roberto Dinamite veio ao mundo em 25 de novembro de 1971, no Maracanã. Foi neste dia que o atacante, então aos 17 anos, recebeu o apelido que marcou sua trajetória depois de marcar seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional. A manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi a certidão de batismo: “Garoto-dinamite explodiu”.

Roberto é o maior ídolo do Vasco da Gama || Foto Thiago Ribeiro/AGIF

Este foi o primeiro dos 708 gols de Roberto em 1.110 jogos pelo Vasco. O primeiro dos 190 gols marcados no Campeonato Brasileiro, marca que até hoje ninguém alcançou. Este foi também apenas o primeiro dos muitos capítulos marcantes do ídolo com a camisa cruz-maltina. Com o Vasco, Roberto conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

VOLTA DO BARCELONA

Mas não são apenas títulos que contam a relação de Roberto Dinamite com o Vasco. Há episódios históricos como a volta do ídolo ao clube, em 1980, após uma breve passagem pelo Barcelona. Num Maracanã com 100 mil pessoas, ele marcou todos os gols do Vasco na vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians.

Roberto também teve breves passagens pela Portuguesa, em 1989, e pelo Campo Grande, em 1991, antes de retornar ao clube do coração para encerrar a carreira em fevereiro de 1993 num amistoso entre Vasco e La Coruña, da Espanha, no Maracanã. Naquele dia, Zico, ídolo do rival Flamengo, vestiu a camisa cruz-maltina para homenagear o amigo.

Depois de deixar os gramados, foi a vez de Roberto Dinamite reencontrar o Vasco no gabinete. Numa disputa política polêmica, ele foi eleito presidente em 2008 e logo teve lidar com o primeiro rebaixamento da história do clube. No ano seguinte, a equipe conquistou o título da Série B do Brasileirão, e em 2011 alcançou o inédito título da Copa do Brasil. Em 2013, entretanto, o Vasco caiu novamente para a Segunda Divisão, e Roberto encerrou seu segundo mandato no ano seguinte.

Mas Roberto Dinamite nunca deixou de ser ídolo do Vasco. Prova disso é que, em outubro de 2021, um programa de financiamento coletivo arrecadou, em menos de seis horas, R$ 190 mil para a construção de sua estátua em São Januário. O monumento foi inaugurado em 28 de abril deste ano, com uma grande festa. Do G1

Governador da Bahia se reúne com ministro da Casa Civil || Foto Antônio Queiros / GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia está entre os estados na agenda do presidente Lula para visita nos primeiros dias de governo. A vinda do presidente ao estado foi um dos assuntos discutidos, neste sábado (7), entre o ministro da Casa Civil da República, Rui Costa, e o governador Jerônimo Rodrigues.

Os dois também falaram sobre obras e investimentos para a Bahia. “Estamos tratando de projetos que estão prontos para serem entregues, ou aqueles em transição ou elaboração para entrar em licitação. Além daqueles que queremos pensar para o período de quatro anos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

O ministro e o governador falaram ainda sobre as prioridades do presidente Lula na área do saneamento. “Conversamos sobre o Minha Casa, Minha Vida; de projetos estruturantes na área da educação, como a escola em tempo integral, e de investimentos na área da saúde. Ou seja, vendo o que ele já está elaborando e buscando esse alinhamento com os projetos federais”, disse Rui Costa.

O jogo decisivo pela vaga será neste domingo (7). || Imagens Pietro Carpi e Lucas Pena
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jacuipense e Vitória decidem, neste domingo (8), a partir das 16h, quem vai para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Na quinta-feira (5), os dois clubes baianos venceram seus jogos classificatórios para a disputa pela vaga. No Estádio Barradão, em Salvador, o Rubro-Negro derrotou o Cordino-MA por 2 a 1.

O Jacuipense ganhou direito a disputar a vaga com o Vitória depois de golear o Altos-PI por 4 a 1, no Estádio Eliel Martins. Quem vencer a partida deste domingo no Barradão se classificará para a disputa da Copa do Nordeste 2023. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Vitória deve jogar com Dalton; Railan, Camutanga, Marco Antônio e Vicente; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Diego Torres; Gegê, Tréllez e Osvaldo. Técnico: João Burse.

O Jacuipense deve atuar com Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar; Willian Kaefer, Fábio Bahia, Flávio e Welder; Willian e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.

Inscrições para sorteio em cursos técnicos se encerram no próximo dia 14
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem pretende ingressar em um dos cursos técnicos oferecidos gratuitamente na rede Estadual de Educação têm até o dia 14 deste mês para se inscrever para o sorteio eletrônico. São 15.365 vagas em 40 cursos técnicos de nível médio, de 13 eixos tecnológicos, na modalidade subsequente ao Ensino Médio, para o período letivo 2023.1. As vagas estão disponíveis em 93 municípios do interior, além de Salvador.

Dentre os cursos ofertados, estão os de Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Agroecologia, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Nutrição e Dietética, Logística, Panificação, Produção de Áudio e Vídeo, Dança e Teatro. As aulas serão realizadas nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional (CETEP).

O sorteio eletrônico será no dia 16 de janeiro. Os candidatos contemplados, de acordo com o número de vagas ofertadas por unidade escolar, deverão comparecer no CETEP ou na unidade compartilhada para os quais se inscreveram e realizar a matrícula nos dias 26 e 27. As aulas serão iniciadas no dia 6 de fevereiro. Acesse aqui para se inscrever em um dos cursos técnicos.

MS recomenda dose de reforço contra a Covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde pede que os pais levem os filhos a uma unidade de saúde mais próxima para a dose de reforço da vacina Covid-19 para todas as crianças entre 5 e 11 anos. A orientação considera os estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar. A recomendação foi publicada em uma nota técnica do MS.

O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda doses da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.

Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço. Em outra sub análise, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária.

Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19, para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença. Mesmo quem perdeu o prazo recomendado, deve procurar um posto de vacinação. O Ministério da Saúde também recomenda a administração simultânea de vacinas Covid-19 com os outros imunizantes do calendário vacinal para proteger as crianças contra outras doenças.

Aposta de Salvador fatura mais de 8 milhões de reais na Lotofácil || Foto Marcelo Camargo/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia ganhou um novo milionário ou milionária nesta sexta-feira (6). Uma aposta feita pela internet, por uma pessoa de Salvador, acertou os 15 números sorteados há pouco, na Central de Loterias Caixa, em São Paulo, e vai embolsar R$ 8.252.873,44. O sortudo ou sortuda fez uma aposta com 16 números, na modalidade teimosinha.

Além do prêmio principal, Salvador teve outros 18 apostadores “batendo na trave”. Eles acertaram 14 números e receberão valores entre R$ R$ 1.454,59 e R$ 2.909,12. No sul da Bahia, duas apostas feitas em Ilhéus acertaram as 14 dezenas. Uma delas teve como ganhadores cinco apostadores de um bolão. Neste sábado (7), haverá um novo sorteio da Lotofácil. O prêmio principal será de R$ 1,5 milhão.