Filiação de Alckmin ao PSB será na próxima quarta-feira (23)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta sexta-feira (18), o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin confirmou que sua nova legenda será mesmo o PSB. Feito em uma rede social, o anúncio é mais um passo para a formação da chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-tucano é favorito para ser o vice do petista na disputa pela presidência da República.

“O tempo da mudança chegou! Depois de conversar muito e ouvir muito, eu decidi caminhar com o Partido Socialista Brasileiro – PSB. O momento exige grandeza política, espírito público e união”, escreveu Alckmin, que governou o estado paulista de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

O ato de filiação será na próxima quarta-feira (23), em Brasília. A cerimônia também marcará a conversão ao socialismo de outros ex-tucanos, a exemplo de Pedro Tobias, ex-presidente do PSDB de São Paulo.

Segundo Geraldo Alckmin, trata-se do início de nova jornada em sua carreira. “A política precisa enxergar as pessoas. Não vamos deixar ninguém para trás. Nosso trabalho para ajudar a construir um país mais justo e pronto para o enfrentamento dos desafios que estão postos está só começando”, concluiu.

Centro de Reciclagem será local de trabalho da Associação Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os agentes de reciclagem da Associação Vitória visitaram nesta quinta-feira (17) o canteiro de obras do Centro de Triagem e Econegócios de Itacaré, que é erguido à na altura do quilômetro 6 da BA-001. Segundo o prefeito Antônio de Anízio (PT), a construção será concluída até o final do próximo mês.

O prefeito explicou que, neste momento, a prioridade do governo municipal é garantir amparo às 25 famílias que sobrevivem do trabalho no lixão, que será extinto em junho próximo. Com recursos do Governo da Bahia, a Prefeitura de Itacaré vai construir 25 casas para os catadores, também no quilômetro 6, próximas do futuro local de trabalho deles.

Trabalhadores também conheceram lotes onde suas futuras casas serão construídas

Presidente da Associação Vitória, Edson Binho afirmou que os catadores estão preocupados com as mudanças em curso, mas confiam na liderança de Antônio de Anízio, que, segundo ele, participa ativamente de cada etapa do processo. Na oportunidade, os membros da associação também conheceram os lotes onde suas futuras moradias serão construídas.

A agenda desta quinta foi articulada pelo secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Marcos Luedy, com o apoio do secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano Erisvaldo Magalhães e dos técnicos da pasta, Nice Vidal e Christian Reginaldo. Conforme Marcos, o governo itacareense e a Câmara de Vereadores promovem transformação histórica na gestão dos resíduos sólidos do município.

Esposo de missionária sustenta que ela foi estuprada pelo mendigo || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O personal trainer Eduardo Alves, mais conhecido por ter sido filmado agredindo um homem em situação de rua após flagrá-lo tendo relações sexuais com a esposa dele (relembre aqui), se manifestou em um vídeo nas redes sociais sobre o caso. O vídeo começou a circular na internet.

Nele, Eduardo diz que está preocupado com a saúde da mulher, que está internada em um hospital, reforça que o caso foi de estupro, e pede para que as pessoas parem de compartilhar “conteúdo ofensivo contra a honra da esposa”.

“Vejo que os fatos têm sido transmitidos de maneira errônea, sendo que, no momento, a preocupação deveria ser a saúde dela, até porque a mesma encontra-se internada”, reforça o personal trainer.

Em áudios obtidos pela TV Globo, a esposa disse que viu as “imagens do marido e de Deus” no rosto do homem e por isso fez sexo. “Eu não conseguia nem falar e nem abrir meus olhos. Meu coração estava acelerado, mas eu não conseguia sentir ódio do homem que fez isso comigo porque eu só enxergava Deus nele. Eu só enxergava Deus. Não sei explicar”, diz a mulher em uma mensagem de áudio.

A mulher ainda contou que, quando encontrou o sem-teto em frente a um quiosque, na Rodoviária de Planaltina, ele fumava um cigarro. “Tirei o cigarro da mão dele e falei: você não vai fumar mais […] porque você já está curado. E aí eu já enxergava ele como o Eduardo [marido], sabe? Já não estava enxergando ele como Deus. Aí eu tirei o cigarro da mão dele e joguei no lixo. Ele falou: vamos conversar? E eu disse: vamos”, diz a mulher, em áudio.

A mulher falou, ao G1, que foi abordada pelo sem-teto, que pedia dinheiro. Como ela não tinha, ele pediu para ver a bíblia que a moça havia ganhado do marido. Logo depois, o ‘mendigo’ pediu um abraço e os dois entraram no carro e trocaram caricias. Após isso, os dois se encontraram em um local combinado e tiveram práticas sexuais. Com informações do Correio24h.

Policiamento ostensivo nos pontos de ônibus próximos à Faculdade de Ilhéus || Fotos 69ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

O início do mês de março foi marcado por assaltos a estudantes nos arredores da Faculdade de Ilhéus, na zona sul da cidade. Os bandidos cometeram os crimes nos pontos de ônibus da BA-001 e da Avenida Nossa Senhora Aparecida, via paralela à rodovia.

Nesta semana, a 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) intensificou o policiamento na zona sul. Segundo a companhia, a ação ostensiva envolve os bairros da sua área de atuação e também pontos específicos, com patrulhas de moto, uso de radiocomunicadores e presença policial ostensiva em horários e locais estratégicos.

Tâmara se reúne com movimentos sociais em Ilhéus || Foto Washington Neri
Tempo de leitura: < 1 minuto

A socióloga Tâmara Azevedo (PSOL), pré-candidata a senadora, vai se reunir com movimentos sociais de Ilhéus nesta sexta-feira (18), às 18h30min, no Sindicato dos Bancários, localizado na Rua Ana Nery, 140, próximo do Terminal Urbano. Aberto ao público, o evento terá como atividade principal uma roda de conversa sobre os caminhos para o enfrentamento do fascismo e do racismo na Bahia.

Na década de 1990, Tâmara iniciou sua militância política no movimento estudantil. Na esfera profissional, trabalhou na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a cultura e o turismo. Coordenou a Escola Olodum e o Escritório Internacional de Capoeira e Turismo.

Também atuou na Secretaria Estadual de Turismo e na Bahiatursa, onde dedicou-se à articulação de iniciativas ligadas ao turismo étnico, com ênfase nos ativos culturais dos povos indígenas e afro-brasileiros. Também foi criadora da Rede de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos os Santos.

Ela integra a direção estadual do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e o Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia, além dos diretórios estadual e nacional do PSOL e do conselho da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Jovem é acusado de matar vice-diretor de escola no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mulher do vice-diretor do Colégio Estadual Jonh Kennedy, em Santa Cruz da Vitória, foi levada para o Complexo Policial de Itabuna por suspeita de envolvimento na morte do marido, nesta quinta-feira (17). O professor Luiz Carlos Silveira Santos, de 55 anos, foi morto a facadas, na madrugada de ontem (quinta), no interior da casa onde morava com a suspeita, na cidade do sul da Bahia.

Renata Almeida Silveira Barbosa, 30 anos, acionou a polícia no início da tarde de quinta e alegou que um homem invadiu o imóvel do casal, esfaqueou o marido e a manteve como refém. O suspeito foi detido horas depois em uma fazenda e negou que tivesse mantido a mulher como prisioneira. De acordo com a polícia, Rafael Salles Santos, 19 anos, informou que não entrou na casa para roubar.

Ele disse ser amante da agora viúva e que o professor Luiz Carlos foi morto depois de chegar em casa e descobrir que a mulher o traía. Alegou que Luiz Carlos pegou uma faca e o atacou, mas acabou dominado e morto. Informou ainda que Renata Almeida assistiu a tudo e ajudou a colocar o corpo do marido em guarda-roupa e limpar o sangue da casa.

Renata Almeida, que nega envolvimento no crime, e Rafael Salles, que já confessou e deu detalhes sobre o assassinato, foram levados para a sede da 6° Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin). A polícia investiga as versões apresentadas pelos dois.

Projetos da secretaria de Soane Galvão concorrem a prêmio nacional
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com duas boas iniciativas, o município de Ilhéus concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor, projeto nacional do Sebrae que chega à 11ª edição. O município está na disputa com dois projetos idealizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), comandada por Soane Galvão.

Os projetos que concorrem à premiação são o Sistema Municipal de Estratégia para Inovação – com base na Lei Municipal da Política de Incentivo e Apoio à Inovação nº 4.097/2020 – e o projeto Turismo Rio do Engenho.

Segundo o município, diversas ações para estímulo ao comércio, turismo, indústria e agricultura vêm sendo tocadas por Soane. As iniciativas têm fomentado o ambiente tecnológico para atrair empresas que apostam em inovação.

Entre os destaques estão os projetos de implantação da rede de fibra óptica para atender as demandas da administração pública de Ilhéus, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a regulamentação para a implementação da tecnologia 5G no município.

Ilhéus deu passos importantes na área de inovação e tecnologia ao interligar o poder público, universidades e instituições de ensino e a iniciativa privada. “A junção das organizações favorece o desenvolvimento tecnológico de forma crescente para que Ilhéus seja reconhecida enquanto importante polo de tecnologia na Bahia e no Nordeste. Essa é a nossa meta”, explica Soane Galvão.

Os cursos de capacitação para empreendedores também são ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Elas contribuem com o desenvolvimento tecnológico, com foco na transformação digital e uma maior oferta de mão de obra especializada. A secretaria está focada ainda na realização de hackathons – eventos que reúnem desenvolvedores de software, designers e outros profissionais.

Augusto Castro confirmou reajuste de mais de 10% aos servidores municipais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O funcionalismo municipal de Itabuna terá reajuste salarial de 10,1% em 2022, segundo anunciou o prefeito Augusto Castro (PSD) nesta quinta-feira (17). O reajuste concedido repõe as perdas inflacionárias do período, já que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período ficou em 10,16%.

– Autorizei aos secretários de Fazenda e Orçamento (Davi Dultra) e de Gestão e Inovação (José Alberto Lima Filho) que pudesse fazer o reajuste para repor as perdas inflacionárias a todos os funcionários da Administração municipal. Não estamos com dinheiro sobrando, mas, independente das dificuldades, não podemos deixar de pensar na valorização dos nossos servidores” – disse Augusto.

O anúncio do reajuste do funcionalismo ocorre no mesmo dia em que o prefeito inaugura as obras de reforma da Praça José Alcântara (Jardim do Ó) e reabre o hospital pediátrico Cemepi, o antigo Ipepi, local onde Augusto fez o anúncio do reajuste salarial do funcionalismo.

Imagem da minissérie brasileira Cidade Invisível, produção original da Netflix
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (16), a Netflix anunciou que testará a cobrança de uma tarifa extra aos clientes que emprestam os dados de acesso ao serviço de streaming a moradores de outras casas. A princípio, segundo a empresa, o teste será feito apenas em três países – Chile, Costa Rica e Peru.

Convertidas para o real, as tarifas adicionais serão de R$ 10,00 a R$ 15,00. A fase de teste, que será por tempo indeterminado, vai permitir que a empresa decida se estenderá ou não a nova regra para outros países.

A companhia emitiu comunicado sobre a nova medida. Segundo o texto, o compartilhamento dos dados de acesso diminui a capacidade de investimento em novas produções audiovisuais para os assinantes.  

“Queremos garantir que todos os novos recursos sejam flexíveis e úteis para os membros, cujas assinaturas financiam todos os nossos excelentes programas de TV e filmes”, assegura a empresa.

Rui crava vitória de Jerônimo Rodrigues no 1º turno || Foto Ivan Cruz/Bnews
Tempo de leitura: < 1 minuto

O PT aposta na narrativa de construir a imagem de Jerônimo Rodrigues, pré-candidato da legenda ao Governo do Estado, como o Novo Rui Costa. Tudo começou com a entrevista dada pelo senador Otto Alencar (PSD) à rádio Metrópole, também hoje (17), inaugurando o termo e indicando como será o trabalho de marketing feito pelos governistas durante o pleito.

O próprio Jerônimo afirmou, ainda que desconversando, que precisa ter características do atual governador, até que o próprio Rui Costa, também nesta manhã, foi taxativo a batizar que Jerônimo tem tudo para ser uma nova versão dele.

“Eu acho que ele tem todo o potencial para ser a nova correria, o novo Rui. No sentido de que eu comecei minha campanha com 2%. Muito jornalista deu risada quando falei que ganharia no primeiro turno”, afirmou Rui durante entrega de contenção de encosta em Campinas de Brotas, em Salvador.

Ainda segundo Rui, mesmo com a população baiana ainda não conhecendo a fundo a história de Jerônimo Rodrigues, assim que tiver a oportunidade, irá elegê-lo. E apostou alto: vitória em primeiro turno.

“A grande maioria das pessoas não conhece ele. Eu fazia pesquisa e 90% do povo baiano não me conhecia. Quando conheceu, ganhei a eleição no primeiro turno. Quando conhecê-lo, vão eleger em primeiro turno”, projetou. As informações são do BNews.

Confira vídeo abaixo.

Homem confessou à PM que escondia armas em bairro da cidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe do Pelotão Especial (Peto) da Polícia Militar fazia rondas no bairro Teotônio Vilela, na noite desta terça-feira (15), quando abordou um homem com quatro buchas de maconha. Durante a abordagem, ele confessou que tinha armas e mais porções da droga no Condomínio Sol e Mar.

Ao chegar no local indicado pelo suspeito, os policiais encontraram dois revólveres calibre 38 e uma pistola 9mm, além de munições. A guarnição apresentou o detido e o material apreendido à Polícia Civil, na sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no centro da cidade.

Programa de Saúde na Escola é reativado em Itacaré no pós-pandemia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Programa Saúde na Escola foi retomado em Itacaré, no sul-baiano, nesta semana, com o retorno das aulas presenciais. A ação envolve as pastas da Saúde e da Educação do município. O público-alvo é formado pelas crianças e adolescentes matriculados na rede municipal.

O reinício do PSE se deu na Escola Joserinda Pereira e no Colégio Antônio Raimundo. A nova secretária de Saúde de Itacaré, Andréia Palafóz, diz que a proposta é levar o Programa a todas as unidades de ensino do município, da sede e da zona rural.

De acordo com a secretária Andréia Palafoz, o Programa Saúde na Escola busca contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, além de ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.

AÇÕES DO SAÚDE NA ESCOLA

Como parte desse trabalho, são realizadas diversas ações como palestras, feiras e debates sobre os mais diversos assuntos, a exemplo de Saúde Bucal; Direito Sexual e Reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. A ação também trata de Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas e Prevenção das violências e dos acidentes;

Também é meta da Programa Saúde na Escola a identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável, promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, promoção da saúde ocular, com identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração na visão e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Abono é de até um salário mínimo
Tempo de leitura: 2 minutos

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em agosto recebem hoje (17) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição de final 7. O pagamento para essa categoria começou a ser feito em 15 de fevereiro e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Clique em “leia mais” para ver os cronogramas de pagamento para os trabalhadores da iniciativa privada e do setor público.

Leia Mais

Leão rompe com o PT, abraça Neto, foge de Bolsonaro e tenta colar em Lula || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Entusiasta declarado do binômio Lula-Neto, o progressista quer o melhor dos dois mundos. Todavia, até onde se sabe, o nome de Lula para o Senado é o do senador Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição.

 

Thiago Dias

Na entrevista coletiva que concedeu nesta quinta-feira (17), ao lado de ACM Neto (UB), João Leão (PP) disse que sente “cheiro de vitória” exalando da pré-candidatura do recém-aliado. O vice-governador repetiu que Neto vencerá a eleição ao governo baiano no primeiro turno.

A ênfase dada ao favoritismo de Neto revela o quanto o “cheiro de vitória” pesou no rompimento do PP com a base do governador Rui Costa (PT).

O favoritismo de Lula na corrida presidencial também estimula o instinto político de Leão, que oficializou sua pré-candidatura ao Senado e reafirmou apoio ao petista na disputa do Palácio do Planalto.

A elasticidade tem propósito. Enquanto rompe com o PT baiano e convive tranquilamente com o apoio irrestrito do PP ao governo Bolsonaro, Leão vai apoiar Lula na Bahia, onde a rejeição ao presidente da República, principal adversário do petista, é altíssima.

Entusiasta declarado do binômio Lula-Neto, o progressista quer o melhor dos dois mundos. Todavia, até onde se sabe, o nome de Lula para o Senado é o do senador Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição.

Na mesma coletiva, Neto aproveitou o embalo e largou um truísmo. Segundo ele, sendo pré-candidato ao Governo da Bahia, não pode ser adversário de Lula, que disputará outro cargo.

O mesmo vale para os outros presidenciáveis, disse o ex-prefeito de Salvador, que, em 2018, apoiou Bolsonaro (PL) no segundo turno e, nos últimos anos, não manifestou incômodo com a participação considerável de parlamentares do DEM – partido extinto que presidiu até 2021 – na base do governo federal.

Diferente de Leão, Neto não declarou voto em Lula e resgatou o mantra de que um pleito estadual não é determinado pela eleição presidencial. Azarão recém-lançado no páreo, o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem outra visão sobre a influência de Lula na disputa baiana, certamente.

Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.

ACM Neto e João Leão formalizam aliança e pré-candidatura do vice-governador ao Senado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) ressaltou o impacto positivo da parceria com o PP, oficializada em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), na sua pré-candidatura ao Governo da Bahia. No mesmo evento, o vice-governador João Leão (PP) anunciou que será candidato ao Senado.

A nova dupla política concedeu entrevista coletiva no Hotel Fiesta, em Salvador, em evento com presença de parlamentares de UB, PP e de outros partidos que integram o grupo aliado a Neto. Prefeitos e lideranças do interior também participaram.

O pré-candidato oposicionista diz que a aliança foi feita “com grandezas, com sonhos, com propósitos”. “Agora, somando as forças do União Brasil e do Progressistas, eu não tenho dúvida que nós vamos fazer muito mais juntos pela Bahia. Então, eu fico muito feliz, realmente estou aqui hoje emocionado e mais fortalecido, porque eu sei que tendo esse ‘Bonitão’ do meu lado, vamos construir uma grande vitória”, afirmou Neto.

Ele também exaltou a experiência política acumulada por Leão. Segundo Neto, além de senador, o progressista vai ser um conselheiro do seu governo, caso vençam o pleito de outubro.

“ACM, MEU AMOR”

No seu pronunciamento, Leão cantou trecho do jingle “ACM, Meu Amor” e arrancou risos dos presentes ao fazer uma brincadeira com o novo aliado. “Eu tenho dois filhos, Cacá e Felipe. Agora ganhei um neto, um netinho”.

Numa crítica ao governo do qual deixou, Leão disse que a Bahia deve assumir protagonismo nacional. “Quero concluir a Fiol, a ponte Salvador-Itaparica, todos os meus projetos do vale do São Francisco. Tenho tantos sonhos para cada vez mais melhorar este estado. Precisamos deixar de ser vagão para ser locomotiva. São Paulo que se segure, porque a Bahia vai ter um governador da zorra”, frisou.