Pesquisa do IBGE aponta tombo do setor industrial na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física mais recente, referente ao mês de janeiro deste ano, revela que a produção física da Indústria de Transformação da Bahia caiu 13,4% no acumulado dos últimos 12 meses.

Conforme o levantamento do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve o segundo pior desempenho entre os pesquisados, ficando na frente apenas do Pará (-15,1%), enquanto o país registrou crescimento de 3,5% no setor, no mesmo período.

Dos onze segmentos analisados, oito registraram decréscimo, sendo que os que mais contribuíram para o resultado negativo foram: Metalurgia (-48,0%, barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre, ferrocromo, fios de cobre refinado ou de ligas de cobre), Veículos automotores (-43,3%), e Bebidas (-22,3%, cervejas e chope, refrigerantes).

Entretanto, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o PIB da Bahia cresceu 4,1% em 2021, puxado pelos setores primário (agricultura, mineração, etc.) e terciário (comércio e serviços).

DIFICULDADES À VISTA, SEGUNDO A FIEB

Para 2022, segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), as expectativas do setor estão sob o impacto econômico  da guerra entre Rússia e Ucrânia, que devem afetar preços de combustíveis, alimentos e fertilizantes.

De acordo com as últimas informações do Banco Central (relatório Focus de 11/03/2022), as expectativas de mercado para o ano são: inflação (IPCA) de 6,45% e crescimento de 0,49% no PIB. Mais informações na Nota Técnica sobre os resultados da PIM-PF Regional, elaborada pela Gerência de Estudos Técnicos da FIEB, que segue anexa.

Iniciativa da PRF ajuda a localizar desaparecidos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o Sinal Desaparecidos, uma ferramenta para ajudar a encontrar pessoas o mais rápido possível. Após o registro da ocorrência, policiais em um raio de 500 quilômetros do local do desaparecimento são imediatamente comunicados.

Em 2021, o Brasil registrou quase 63 mil pessoas sumidas, mais de 170 casos por dia. Segundo a PRF, as primeiras horas após o desaparecimento são essenciais no processo de localização.

Para utilizar o sistema Sinal Desaparecidos basta acessar o site e preencher os dados do noticiante e da pessoa que se procura, com o nome, telefone e endereço, bem como as informações sobre como ela sumiu.

COMO ACIONAR SERVIÇO

Quanto mais rápido for feito o registro no sistema da PRF, maiores são as chances de localizar a pessoa que se procura.

O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Além do site, a ocorrência também pode ser feita via telefone (191). O registro no site do Sinal Desaparecidos não substitui o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Onça Pintada brinca com adversários em publicação numa rede social || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona de Ilhéus chegou à nona e última rodada da primeira fase do Baianão dependendo apenas de si para chegar à semifinal em sua estreia na elite do futebol baiano. Nesta quarta-feira (16), os três pontos conquistados contra o Doce Mel garantiram a classificação do Barça e deixaram Bahia e Vitória fora da disputa. Para ter chance de avançar, os times da capital precisavam de um tropeço da Onça Pintada.

A dependência do resultado do Barça levou o perfil do time ilheense no Instagram a brincar com os torcedores de Bahia e Vitória. “Seca mais que tá pouco!”, alfinetou a publicação da Onça, feita logo após o fim da rodada.

A brincadeira gerou reações. “Se classificar é uma coisa, agora fica mencionando outros times no próprio perfil oficial é Sacanagem. Até Porque O Vitória e O Bahia São Times GRANDES No ??”, escreveu um internauta.

Outro usuário da rede social avaliou a provocação de forma positiva. “Uma galera chorando, mas tem que entender que é o momento do Barça. Tem que zoar mesmo, isso é futebol. A dupla Ba-Vi foi incompetente e não merecia passar”, argumentou.

Na semifinal, o Barcelona enfrentará o Jacuipense, que se classificou na primeira posição. O outro confronto será entre Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira de Santana. Os jogos da ida serão no próximo dia 26 e os da volta, no dia 30. As duas partidas da final estão marcadas para os dias 3 e 6 de abril.

Justiça manda Embasa reduzir taxa de 80% para 40% do valor do consumo de água
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça determinou que a Embasa reduza pela metade o percentual da tarifa de esgoto que incide sobre o valor do consumo de água em Ilhéus. Conforme a decisão desta quarta-feira (16), do juiz Cléber Roriz, titular da 1ª Vara Cível de Ilhéus, a taxa que hoje é de 80% deverá ser limitada a 40%.

A decisão é provisória e atende a pedido da Defensoria Pública do Estado, feito em ação movida pelo defensor público e vereador Tandick Resende (sem partido). No processo, ele alega que a cobrança de taxa acima de 40% desrespeita a Lei Municipal nº 4.112/2021. Promulgada em junho de 2021, a lei foi proposta pelo vereador Jerbson Moraes (PSD) e aprovada, de forma unânime, pela Câmara de Vereadores de Ilhéus.

NOVO LIMITE DA TAXA DE ESGOTO PASSA A VALER EM ABRIL

O juiz estabeleceu que o limite de 40% da taxa de esgoto levará em conta as leituras de hidrômetros feitas a partir de 16 de abril próximo. Caso descumpra a ordem, a Embasa poderá ser multada em até R$ 30.000,00 por cada dia de atraso do cumprimento da obrigação.

Após ser intimada oficialmente, a concessionária do serviço público municipal terá prazo de dez dias para informar as providências que adotará para cumprir a decisão.

Confira vagas de emprego disponíveis hoje
Tempo de leitura: 3 minutos

O SineBahia divulgou para esta quinta-feira (17) um total de 72 vagas de emprego e de estágio em Itabuna e em Ilhéus. Os interessados devem procurar uma das unidades do SineBahia para se cadastrar e concorrer à vaga.

São 63 oportunidades em Itabuna e outras 9 em Ilhéus hoje. Para o cadastramento é necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade e comprovantes de escolaridade, residência e vacinação, além do CPF. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as oportunidades.

Leia Mais

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 115 milhões nesta quarta-feira (1º).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não foi desta vez que surgiu um novo milionário da Mega-Sena. Nesta noite de quarta-feira (16), no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo, foi sorteado um prêmio de R$ 156 milhões, um valor pouco abaixo dos R$ 165 milhões estimados pela Caixa Econômica Federal. As dezenas sorteadas na noite de hoje foram 11-16-31-37-42-51.

Houve 281 apostas que acertam a quina e cada uma embolsará R$ 51.216,19. Na quadra, foram 20.541 jogos acertadores e cada receberá R$ 1.000,90. Como não houve acertador das seis dezenas, a estimativa é que sejam sorteados R$ 190 milhões no próximo concurso, no sábado (19). A posta simples custa R$ 4,50 e pode ser feita em qualquer casa lotérica.

Barcelona de Ilhéus se classifica pela semifinal do Campeonato Baiano|| Fotoreprodução TVE
Tempo de leitura: 2 minutos

Os amantes do futebol de Ilhéus estão em festa nesta quarta-feira (16). O Barcelona da cidade venceu a equipe do Doce Mel, no estádio Barbosão, em Cruz das Almas, por 2 a 1 e se classificou para a próxima fase do Campeonato Baiano 2022. O time do sul da Bahia encerrou a primeira fase da competição na quarta colocação, com 14 pontos.

Na semifinal, o Barcelona de Ilhéus enfrentará o Jacuipense, que se classificou antecipadamente, mas na última rodada da primeira fase perdeu em casa para o Atlético de Alagoinhas por 3 a 2. O adversário do time de Ilhéus fez a melhor campanha e somou 21 pontos. O segundo colocado é exatamente a equipe de Alagoinhas, que somou 17 pontos.

Na semifinal, o Atlético enfrentará o Bahia de Feira de Santana, que no jogo de hoje perdeu de 2 a 1 para o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador. Mas com 17 pontos somados ao longo da competição, o time de Feira já estava classificado para a semifinal do estadual deste ano. Os jogos de ida estão marcados para o dia 26.

As partidas de volta estão marcadas para o dia 30 deste mês. As duas partidas da grande final serão realizadas nos dias 3 e 6 de abril, domingo e quarta-feira respectivamente. Caso chegue à final, o Barcelona de Ilhéus decidirá o título bem longe da torcida, em Feira de Santana. É que o estádio Mário Pessoa não foi reformado a tempo pela Prefeitura de Ilhéus.

Esta é a primeira edição de Campeonato que somente times do interior avançaram para a semifinal. O Bahia encerrou a participação na competição em sexto lugar, com 12 pontos. O Vitória ficou uma colocação acima, com 13 pontos. As equipes com as piores campanhas e rebaixadas para a segunda divisão foram Unirb e Vitória da Conquista. Cada um dos times somou apenas 7 pontos. Assiste todo o jogo transmitido pela TV Doce Mel.

PM promove evento para as crianças no final de semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar promove, no próximo domingo (20), na Praça Rio Cachoeira (Beira-Rio), a 11ª edição do 15 Kids. O evento contará com a participação de artistas, apresentações musicais e distribuição de doces, das 9h às 12h.

De acordo com o comandante da 1ª Companhia e coordenador da iniciativa, capitão Marcos Aurélio Santos Andrade, a criançada poderá assistir a apresentações de artistas circenses, como a dupla Pirulito e Paçoca, e DJ. PMs e voluntários também vão distribuir lanches.

“Nosso objetivo é ocupar os espaços públicos e devolver às famílias de Itabuna. É uma praça central e bem estruturada [que] famílias com crianças procuram, no final de semana, para brincar. Nossa estratégia é levar ao local uma intervenção social ”, explicou o capitão. Empresários voluntários da região também contribuíram para a iniciativa.

Banco Central aumenta taxa Selic novamente
Tempo de leitura: 2 minutos

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou, nesta quarta-feira (16), a taxa Selic, juros básicos da economia, de 10,75% para 11,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

A taxa está no maior nível desde abril de 2017, quando estava em 12,25% ao ano. Esse foi o nono reajuste consecutivo na taxa Selic. Apesar da alta, o BC reduziu o ritmo do aperto monetário. Depois de três aumentos seguidos de 1,5 ponto percentual, a taxa foi elevada em 1 ponto.

De março a junho do ano passado, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em um por cento a cada reunião.

Com a decisão de hoje (16), a Selic continua num ciclo de alta, depois de passar seis anos sem ser elevada. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.

MENOR TAXA DE JUROS EM 2020

A Selic voltou a ser reduzida em agosto de 2019 até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em fevereiro, o indicador fechou em 10,54% no acumulado de 12 meses, no maior nível para o mês desde 2015, pressionado pelos combustíveis e pelos aumentos de início de ano nas despesas de educação.

O valor está acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não pode superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%. Da AB.

Marão assina acordo com o MP para encerrar ação civil pública e procedimento administrativo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), assinou acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) em que se compromete a construir cinco creches em Ilhéus – duas neste ano, outras duas em 2023 e a quinta até 2024. A assinatura do compromisso, informa o MP, encerra ação civil pública e processo administrativo da 7ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, sob a responsabilidade da promotora de Justiça Mayanna Ferreira.

As creches deverão ter capacidade para atender, pelo menos, 370 crianças de até três anos de idade, conforme os objetivos da ação judicial e do processo administrativo da Promotoria de Justiça, que foi designada para garantir a efetividade do direito constitucional à educação no município.

Consultada pelo PIMENTA, a promotora Mayanna Ferreira informou que a ação civil pública foi iniciada em 2002. “Foi resolvido na gestão atual esse déficit histórico”, explicou.

A primeira creche do acordo com o MP baiano deverá passar a funcionar ainda neste semestre. Segundo informou ao PIMENTA Mauro Alves, da Superintendência de Comunicação, a creche do Meira será reativada em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. (Matéria atualizada às 9h17min do dia 17 para correção e acréscimo de informações por parte da promotoria pública).

Otto afirma que governo Bolsonaro e Petrobras impõem dolarização ao mercado brasileiro
Tempo de leitura: 2 minutos

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou, em vídeo divulgado nesta quarta-feira (16), que a dolarização dos preços dos combustíveis no Brasil é um “roubo” contra o consumidor. Segundo ele, a situação na Bahia é mais grave devido à privatização da antiga Refinaria Landulpho Alves, vendida ano passado ao Fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, quando passou a ser chamada de Refinaria de Mataripe.

“Aqui no meu estado, na Bahia, a 40km [de Salvador], nós temos a Refinaria de Mataripe. Ela foi vendida a um grupo privado, Mubadala. Agora, esse grupo privado está refinando petróleo do nosso estado e também do Brasil, óleo cru, para produzir o diesel e a gasolina. Pois bem, esse diesel e a gasolina estão sendo vendidos, aqui no nosso estado, 27% mais caro que em todo o Brasil”, denuncia o senador.

Para Otto, os preços mais altos cobrados aos consumidores do estado são consequência de uma privatização sem critérios para a venda dos combustíveis, problema agravado pela política de precificação da Petrobras, que segue o mercado internacional.

O senador lembra que os funcionários da refinaria baiana e da Petrobras recebem em real, mesma moeda em que os custos de manutenção das empresas do setor são pagos. Entretanto, na hora da venda, tanto a refinaria privatizada quanto a Petrobras impõem preços dolarizados ao mercado interno. “O governo Bolsonaro quer dolarizar o Brasil”, diz.

Também mencionou projetos aprovados pelo Congresso na tentativa de conter o avanço dos preços dos combustíveis. “Espero que o presidente da República coloque em andamento, possa sancionar, para que se acabe com esse roubo que a Petrobras está fazendo no bolso do povo brasileiro e, sobretudo, do povo baiano, com essa privatização da Refinaria de Mataripe”, conclui Otto Alencar.

Um dos projetos citados por Otto propõe a criação de um sistema de bandas de preços, que limitará a variação dos combustíveis no mercado interno, e uma conta federal para financiar essa ferramenta. Além disso, estabelece auxílio de até R$ 300 mensais para motoristas autônomos de baixa renda (veja aqui).

Samu foi acionado, mas Edinei não resistiu aos ferimentos causados pela queda e choque
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu quando manejava uma bica no segundo andar de sobrado em Itabuna, por volta do meio-dia desta quarta-feira (16). Edinei Ceciliano, de 48 anos, havia acabado de subir no terraço do imóvel, na Rua Macário dos Reis, no Santo Antônio.

De acordo com testemunhas, Edinei, conhecido no bairro e na Águia Branca como “Hominho”, ganhou a bica e havia subido ao terraço para retirar o objeto. No manejo e sem perceber, aproximou a bica da rede de alta tensão. Edinei sofreu descarga elétrica e caiu da laje.

Cerca de meia hora depois, Edinei ainda respirava, mas sangrava muito quando o Samu 192 chegou.  O homem não resistiu ao politraumatismo provocado pela queda e à perfuração de órgãos internos causada pela descarga elétrica.

“Havíamos acabado de falar com ele e, minutos depois, aconteceu essa tragédia”, disse Raimundo Santos ao PIMENTA. Os moradores da região, próximo à praça principal do bairro, estão consternados.

Aeronave transportava 13 pessoas para plataforma da Petrobras
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu e outras doze pessoas ficaram feridas após o helicóptero que os transportava fazer um pouso forçado na Baía de Camamu, no baixo-sul do estado, na manhã desta quarta-feira (16). A serviço da Petrobras, a aeronave saiu de Salvador em direção à plataforma de Manati.

A Petrobras confirmou, em nota, o falecimento do homem, cujo nome não foi divulgado. O comunicado também não informa se a vítima trabalhava para a estatal ou empresa terceirizada.

O helicóptero viajava com treze pessoas e teve uma pane. As outras doze vítimas sofreram ferimentos leves, segundo a Petrobras, e foram levadas para hospitais de Salvador. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) ajudou no resgate. Confira a nota da empresa, abaixo:

A Petrobras lamenta informar que, na manhã desta quarta-feira (16/3), após pouso de emergência no mar de um helicóptero que se deslocava de Salvador para a plataforma de Manati, na Baía de Camamu, na Bahia, um tripulante da aeronave veio a óbito, após resgate por embarcação próxima. Outras 12 pessoas que estavam na aeronave também foram resgatadas com ferimentos leves e levadas para receber atendimento médico em Salvador. Os órgãos competentes já foram comunicados. Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente.

Câmera flagra personal espancando mendigo que transou com missionária
Tempo de leitura: < 1 minuto

A esposa de um personal trainer que foi flagrada traindo-o com um morador de rua em Planatina, no Distrito Federal, afirmou a polícia que a relação foi consensual. Em áudios, a esposa disse que viu as “imagens do marido e de Deus” no rosto do homem e por isso fez sexo.

O marido de 31 anos flagrou-a tendo relações sexuais com o homem dentro do carro. Após o flagrante, o rapaz agrediu o desconhecido.

A mulher falou ao G1 que foi abordada pelo sem-teto, que pedia dinheiro. Como ela não tinha, ele pediu para ver a bíblia que a moça havia ganhado do marido.

Logo depois, o ‘mendigo’ pediu um abraço e os dois entraram no carro e trocaram caricias. Após isso, os dois se encontraram em um local combinado e tiveram práticas sexuais. Do Correio24h e TV Globo.

 


 

Manifestação ocupa pátio do Centro Administrativo de Ilhéus || Foto APPI/APLB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores e outros trabalhadores da rede municipal de ensino foram até a sede da Prefeitura de Ilhéus, no Bairro Conquista, na manhã desta quarta-feira (16), para reivindicar direitos trabalhistas. Segundo a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI-APLB), o protesto fez parte de uma mobilização nacional.

Os manifestantes, conforme o sindicato, cobram o cumprimento do piso salarial do magistério, além de demandas locais, a exemplo da Campanha Salarial dos docentes da rede de ensino de Ilhéus e a reserva de 1/3 da carga horária de trabalho para atividades extraclasse. A Prefeitura ainda não se manifestou sobre as reivindicações.