Foragido do sistema prisional é detido com revólver no Condomínio Morada do Porto || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foragido do Conjunto Penal de Itabuna foi preso na manhã desta terça-feira (15), em Ilhéus, por policiais militares. Segundo a 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), por volta das 5h30min, o fugitivo tentou correr da viatura policial quando a avistou no Condomínio Morada do Porto, na zona oeste da cidade.

Alcançado e preso pelos policiais, o homem estava com um revólver calibre 38 e munições. Ele e a arma aprendida foram levados para a sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no centro de Ilhéus.

Manoel Carlos Neto é o novo vice-presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB
Tempo de leitura: 2 minutos

O jurista Manoel Carlos de Almeida Neto é o novo vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB (gestão 2022-2025). Natural de Ilhéus e com atuação em Brasília e São Paulo, Manoel Carlos foi empossado nesta segunda-feira (14), pelo novo presidente nacional da OAB, Alberto Simonetti. A solenidade contou com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.

“A Comissão Nacional de Estudos Constitucionais tem a incumbência de balizar os caminhos da OAB na defesa da Constituição e, sobretudo, nos valores que a integram, especialmente, defendendo esses valores perante a Suprema Corte do país”, definiu Ricardo Lewandowski.

Ato da OAB contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal

LANÇAMENTO

Durante a solenidade de posse do colegiado, Manoel Carlos Almeida Neto lançou o livro “O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia”. A obra recebeu elogio do ex-presidente da República José Sarney, que considera a pesquisa um trabalho insubstituível na literatura do Direito Constitucional.

Na semana de lançamento nacional, o livro ocupou a 12ª posição no top 100 de vendas pelo site da Amazon, no segmento “Especialidades profissional e técnico”, que fez esgotar a obra na editora Fórum.

Manoel Carlos é professor, doutor e pós-doutor em Direito pela USP. No próximo dia 25, assumirá a titularidade da Cadeira 39 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), antes ocupada pelo fundador da instituição, José Cândido de Carvalho Filho.

Vista parcial do bairro Cidade Nova durante a chuva desta terça || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A manhã desta terça-feira (15) terminou com chuva e céu nublado em Ilhéus. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo e informou que o volume da chuva no município pode chegar a 50mm até o final do dia, com ventos intensos de 40-60km/h.

No entanto, ainda segundo o instituto, é baixo o risco de que a precipitação provoque alagamentos, descargas elétricas, corte de energia e queda de galhos de árvores na cidade. Apesar disso, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores nem estacionem veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado.

Casos de emergência devem ser comunicados à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, por meio dos telefones 199 e 193, respectivamente.

Rosemberg credita desembarque do PP a pressão nacional por apoio a Bolsonaro
Tempo de leitura: 2 minutos

O deputado estadual e líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa (Alba), Rosemberg Pinto (PT), crê no apoio de 80% dos prefeitos do PP à candidatura do petista Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia. O parlamentar revelou ao PIMENTA que o desembarque do PP da base aliada, ocorrido ontem (14), era previsível:

– A saída do PP já era um pouco esperada, uma vez que havia uma pressão muito grande [do diretório] nacional deles no sentido de fortalecer a candidatura do nosso adversário nacionalmente (Jair Bolsonaro) – afirmou.

Rosemberg acompanha o governador Rui Costa em agenda oficial em Almadina, no sul da Bahia, nesta manhã. Ele comentou a escolha do PT para disputar o governo baiano em 2022.

“Jerônimo é a pessoa que mais rodou a Bahia com o governador Rui Costa nos últimos anos, tem a sua cara. Foi uma boa escolha”, avalia. “O governador será o condutor dessa sucessão”, acrescenta o parlamentar e líder do governo.

FORÇA DE LULA

O deputado também acredita na força eleitoral do trio baiano e do ex-presidente Lula para vitaminar o nome de Jerônimo, hoje secretário estadual da Educação e antes titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O pré-candidato petista foi escolhido em reunião na semana passada.

– Aqui, na Bahia, sem dúvida alguma, o grande eleitor, além do senador Wagner, do governador Rui Costa e do senador Otto Alencar, é o ex-presidente Lula. Estamos com muita tranquilidade, porque entendemos que qualquer candidato apoiado pelo presidente Lula já sai com percentual mínimo de 30%, com largada muito forte. Tenho convicção de que vamos ganhar essas eleições e dar continuidade a esse projeto que orgulha a Bahia, orgulha muito o Brasil e a todos nós – enfatizou.

Ainda durante a agenda em Almadina, Rosemberg apontou prefeitos do PP que, segundo ele, já confirmaram apoio a Jerônimo na disputa em outubro. “Nós vamos manter [o apoio declarado de] 80% dos prefeitos [do PP]. Aqui [em Almadina], temos Jadson Albano (Coaraci), Paulo Rios (Itororó), Dr. Marival (Nova Canaã) e Naeliton Rosa (Itapé). Todos eles declararam apoio a Rui Costa e a Jerônimo”, elencou, observando o “grande poder de articulação do governo”

Câmara discute problemas do transporte de Ilhéus em reunião
Tempo de leitura: < 1 minuto

A julgar pelas declarações dos representantes da Viametro e da São Miguel na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (14), o acordo por meio do qual a Prefeitura de Ilhéus assumiu o compromisso de pagar R$ 15 milhões às concessionárias não foi suficiente para resolver as dificuldades financeiras alegadas pelas empresas. “O sistema [público de transporte], hoje, está fadado a parar”, declarou Josemir Dias, representante da São Miguel, durante reunião na Casa do Povo.

Conforme Josemir, a última folha de pagamento dos rodoviários da São Miguel, vencida há poucos dias, não foi paga de forma integral. Também criticou a existência do transporte alternativo na cidade, que, segundo ele, atrapalha o faturamento das concessionárias.

Já o preposto enviado pela Viametro à reunião, Carlos Alberto, lembrou que, nos últimos anos, o preço do litro do diesel, combustível usado nos ônibus, saltou de R$ 3,20 para R$ 6,71, enquanto a tarifa ilheense é de R$ 3,80 desde 2019.

PARA VEREADOR, PANDEMIA JÁ NÃO JUSTIFICA DEFICIÊNCIAS DO TRANSPORTE

Também presente no debate, a vereadora Enilda Mendonça (PT) chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos que moram nos distritos afastados da zona urbana, especialmente os estudantes, que sofrem com o número reduzido de ônibus em circulação. “O foco dessa reunião é: como é que o aluno que está nos distritos vai chegar à escola, principalmente à noite?”, questionou a parlamentar.

O presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Câmara, vereador Augustão (PT), afirmou que a pandemia de Covid-19 não pode mais ser usada como justificativa para as deficiências do sistema de transporte, agora que a maioria da população está vacinada contra a doença e as restrições às atividades econômicas foram praticamente eliminadas.

Éden afirma que PP baiano seguirá caminho da sigla no cenário nacional, ao lado de Bolsonaro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente estadual do PT, Éden Valadares, reagiu à saída do Progressistas da base governista com um petardo. Segundo afirmou na manhã desta terça-feira (15), o partido do vice-governador João Leão vai caminhar com as hostes bolsonaristas, como já o faz em outros estados.

“Após 14 anos de apoio, o PP abandona o projeto de Lula e Rui na Bahia. O que aconteceu? Prevaleceu a opinião do PP bolsonarista? Foram convencidos por Ciro Nogueira e Arthur Lira? O fato é que deixam de trilhar o caminho de Lula para marchar ao lado de Bolsonaro e aliados na Bahia”, disse Éden.

Apesar do torpedo, o dirigente petista afirmou que a disputa eleitoral se dará no campo das ideias, sem ofensas. Segundo ele, a chapa governista, agora liderada pelo secretário de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato a governador, vencerá o pleito deste ano.

“PT e PP tomam estradas diferentes. Voltamos a ser adversários e não inimigos; com disputa de argumentos, sem xingamentos. Foi assim em 2006 e vencemos. Com humildade e confiança na liderança de Lula, Rui e Wagner, afirmo: venceremos novamente em 2022 com Jerônimo governador”, concluiu.

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Não permitir espaço político para os caroneiros de plantão também está na ordem do dia. A nossa Itabuna precisa de paz social, de união em favor da superação dos nossos atrasos históricos e de formação de uma ambiência que atraia o capital financeiro e a instalação de novas oportunidades de negócios.

 

Rosivaldo Pinheiro

A governança pública requer permanente alinhamento entre as forças políticas nas composições da equipe de gestão e o tecnicismo necessário para o seu funcionamento. Assumir o Poder Executivo é abraçar tal problemática e buscar de forma habilidosa essa permanente aliança. O outro grande desafio é atender a uma sociedade que sofre com a falta de atenção dos poderes públicos e que vislumbra a cada eleição a oportunidade de superação das dificuldades na vida de cada um.

O ambiente social na maioria das cidades acaba em permanente efervescência, cada um a seu modo querendo garantir os benefícios para si, independentemente das diretrizes do projeto vitorioso na eleição. São recursos limitados e demandas ilimitadas, o que exige priorização das ações pelo eleito. Nesse contexto, faz-se necessária uma comunicação célere e ajustada ao projeto que está sendo colocado para todos, evitando ruídos que contribuam para a não pacificação do ambiente político-social.

A consciência dos gestores passa pelo entendimento de que estão administrando um grande condomínio, repleto de direitos e com o poder nas mãos para alcançarem o mundo através das redes sociais. Nesse novo contexto, o estreitamento dos laços entre “o síndico” (chefe do executivo) e os “condôminos” (população) é exercício cotidiano. É importante que todos entendam, na atual conjuntura, a falta do braço federal para ajudar os municípios com liberação de recursos específicos para que estes possam elaborar politicas públicas capazes de melhorar de forma substancial a vida do povo no curto prazo.

Todos sabemos da gravidade imposta pela crise da saúde com a pandemia e o aumento dos preços, por falta de uma política econômica nacional com vistas a minimizar o aumento dos alimentos na casa dos brasileiros, com consequente piora na vida das famílias. Essa realidade ainda está agravada nas cidades atingidas pelas enchentes, nesse particular, a cidade de Itabuna enfrentou no período natalino a sua segunda pior tragédia provocada pelas chuvas nos seus 111 anos de emancipação política, tendo quase 40% das áreas habitadas alagadas.

O pós-enchente deixou a cidade nos primeiros dez dias com um verdadeiro cenário de guerra. As tensões históricas advindas da desatenção dos poderes públicos do passado para as diversas regiões da cidade e, em particular, para as regiões socialmente mais vulneráveis, vieram para a ordem do dia e as redes sociais potencializaram a elevação do nível de tensão, alastrando um sentimento de revolta nesses espaços da cidade. Não à toa, alguns oportunistas estrategicamente tentam se aproveitar do atual momento.

Para o pós-enchente, a gestão municipal itabunense elaborou um arrojado projeto de transferência de renda, um apoio direto para as famílias que foram diretamente afetadas pelas águas. A ação chamada de Recomeço é quase 80% custeada pelo erário municipal (recurso próprio) e pouco mais de 20% pelo dinheiro arrecadado através de doações via pix.

Itabuna é a única cidade brasileira que está possibilitando a liberação de R$ 3 mil para cada família cadastrada, dentro dos critérios da lei municipal. Contraditoriamente, também é a única que vem enfrentando reações através de protestos por aqueles ainda não alcançados pelo benefício, mesmo a gestão se colocando aberta ao diálogo. Para percebermos a importância da ação efetivada pelo Cartão Recomeço, foram injetados diretamente na economia local mais de R$ 10,5 milhões. Deste montante, mais de R$ 7 milhões saíram do cofre municipal.

O desafio está posto, os esforços para que adentremos num novo momento e possamos de fato recomeçar estão latentes. Não permitir espaço político para os caroneiros de plantão também está na ordem do dia. A nossa Itabuna precisa de paz social, de união em favor da superação dos nossos atrasos históricos e de formação de uma ambiência que atraia o capital financeiro e a instalação de novas oportunidades de negócios.

Esse deve ser o sentimento que todos precisam ter e celebrar nos nossos 112 anos de emancipação política, no próximo 28 de julho, com um novo sentimento “condominial”. É importante que cada um entenda que a cidade onde vivemos é nossa e que precisa da participação de cada um para apresentar melhoras e que os poderes públicos são partes extremamente importantes nessa construção.

Rosivaldo Pinheiro é formado em Economia e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Público pôde conhecer as produções do artesanato de Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro Calçadão Cultural movimentou a Praça Miguel Baracho, no centro da Uruçuca, no último final de semana. O público pôde curtir apresentações musicais de Jorge e Dudu, Alcione – A índia do Arrocha, Roberto KiPancada e convidados, além de conferir as produções do artesanato local no Calçadão.

Lívia Barbosa, diretora de Cultura do município, considera o evento importante e necessário, que alimenta a cultura no município e proporciona momentos de lazer e integração para diversos grupos, desde agentes culturais a comerciantes locais e público em geral. “O Calçadão Cultural valoriza nossos artistas, movimenta a economia e leva alegria à comunidade”, frisou.

O evento contou com apoios como os da Câmara de Vereadores, comerciantes e associações locais. “O evento foi um sucesso! Sem falar no apoio da Polícia Militar, que esteve presente para que as pessoas pudessem aproveitar o momento em segurança”, disse Lívia Barbosa.

A primeira edição do projeto estava marcada para o fim de semana do Carnaval, porém, em decorrência do decreto municipal que proibia festas de rua, foi adiado para esta semana, casando bem com período de baixa no número de casos de Covid-19 no município.

Contrato assinado por Marcone e CVR acaba com "lixão" em Itajuípe || Fotos WNSul e Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itajuípe e a CVR Costa do Cacau assinaram o contrato para a destinação correta de resíduos, que marca o fim do lixão no município. Os resíduos serão enviados ao aterro sanitário da CVR, numa área da 75 hectares às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna. A empresa contratada pelo município é a única do sul da Bahia credenciada pelo Inema e pelo Ibama para esse serviço, que atende as determinações do Plano Nacional de Saneamento.

No ato de assinatura, o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral , destacou que se tratava de data histórica para o município. “Vamos acabar com o lixão e ter a oportunidade de colocar os resíduos num local adequado e também de fortalecer a coleta seletiva nas residências. É o primeiro passo para que Itajuípe evolua na conservação ambiental, com o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vinicyus Costa Guimarães, o processo vai diminuir bastante o impacto ambiental e fazer com que a população se sinta envolvida através da coleta seletiva de lixo. “A destinação correta de resíduos vai além da questão ambiental e da atração de novos empreendimentos, porque retira famílias que viviam no lixão e lhes proporciona uma vida digna”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Ramos Junior.

Itajuípe é a terceira cidade sul-baiana a assinar contrato com a CVR Costa do Cacau, que já recebe os resíduos de Itabuna e Ibicaraí, além de empresas privadas. “A partir de Itajuípe, poderemos efetivar contratos com outras prefeituras que fazem parte da Amurc. É importante destacar ainda que nossa relação com os municípios é de parceria, trabalhando as questões sociais e ambientais, que a educação e o incentivo à coleta seletiva”, ressalta o gerente comercial Mauricio Ramos Sena.

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Também foi assinado um convênio com a ONG Protetores dos Animais de Itajuípe (Paita), que vai absorver os sete trabalhadores do lixão, com salário pago pelo município, e realizar a coleta seletiva, com renda destinada aos cuidados de cerca de 120 cães e gatos.

A presidenta da Paita, Alba Valette, comemorou. “A ampliação da coleta seletiva, com o apoio da Prefeitura e da CVR vai garantir o nosso trabalho em defesa dos animais, permitindo a compra de ração e medicamentos”.

Para agilizar a coleta seletiva, a CVR Costa do Cacau está doando duas ecobikes, três ecopontos e uma mesa separadora, e a Prefeitura de Itajuípe doou uma caçamba. A meta é coletar 30 toneladas mês de material reciclável.

Confira as vagas de emprego oferecidas em unidades do SineBahia
Tempo de leitura: 3 minutos

O SineBahia tem oferta de 60 vagas de emprego e de estágio no sul da Bahia nesta terça-feira (15). São 13 vagas em Ilhéus e 47 em Itabuna.

Para disputar vaga, o candidato precisa se cadastrar no SineBahia, que em Itabuna funciona no piso superior do Shopping Jequitibá, ao lado da Riachuelo (estacionamento) e em Ilhéus fica em frente à Praça Cairu, no Centro.

Os interessados devem apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) e comprovantes vacinal, de escolaridade e de residência, além do CPF. Pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo médico. Clique em Leia mais, abaixo, e confira as vagas disponíveis para hoje (15).

Leia Mais

Posto de GNV aumentará armazenamento para operar com 100% da capacidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

A enchente ocorrida em Itabuna ainda afeta o fornecimento de gás natural veicular (GNV) no Posto Universal no Maria Matos (Rua de Palha), informa a empresa. A unidade está operando com 50% da capacidade devido ao defeito constatado neste final de semana em dois bicos da estação de abastecimento.

“Já autorizamos a compra [dos novos bicos]. Infelizmente, não tem à venda na Bahia e vem de outro estado. A previsão é para chegar em Salvador hoje ou na quarta-feira. Assim que chegar, o técnico virá fazer o reparo”, afirma José de Carvalho Peixoto ao PIMENTA.

O empresário diz que fez encomenda de mais bicos para as estações de abastecimento de GNV. “Mas não tinha em estoque. Vamos aguardar”, acrescentou.

CAPACIDADE MAIOR

Peixoto informa que o Posto Universal comprou mais cilindros para armazenamento de GNV. Com o aumento de armazenagem, o posto poderá operar as estação de GNV com 100% da capacidade. Hoje, quando liga os 6 bicos a pressão cai e não atende a demanda. “Estamos empenhado em resolver definitivamente o problema”, afirma o empresário, que pede desculpas pelos transtornos.

Tempo de leitura: 2 minutos

A maioria dos cidadãos que esperava encontrar grandes valores esquecidos em bancos ficou decepcionada. Quase 43% das pessoas têm valores de até R$ 1 a receber. Eles representaram exatamente 42,8% das liberações para pessoas físicas, divulgou nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central (BC). Os montantes de até R$ 10 concentram 69,7% do total.

O volume refere-se ao total de consultas da primeira fase do Programa Valores a Receber. Dos R$ 3,9 bilhões inicialmente previstos pelo BC, foram liberados R$ 3,28 bilhões a 27,3 milhões de pessoas físicas. Os cerca de R$ 620 milhões restantes estão destinados a empresas.

Como há casos em que um mesmo CPF tem mais de um valor a receber, foram realizadas 32,4 milhões de transações. Desse total, as transações de até R$ 1 representaram 13,8 milhões das liberações. Os valores entre R$ 1 e R$ 10 corresponderam a 8,7 milhões de casos.

Nas faixas mais altas, houve 36 mil liberações de valores entre R$ 10.000,01 e R$ 100 mil (apenas 0,11% dos casos). Apenas 1.318 transferências resultaram em liberação de valores acima de R$ 100 mil (apenas 0,00004% do total).

AGENDAMENTO

A partir de hoje (14), as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas abertas nesse período poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central para a consulta e o agendamento da retirada de saldos residuais.

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (18). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (19), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do PIX ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais. Da Agência Brasil.

Prazo para quitar IPVA com desconto termina nesta quarta-feira (29) || Foto Paula Fróes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os contribuintes baianos ainda podem aproveitar o abatimento de 10% para o pagamento do valor integral do IPVA 2022 no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. As informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, ou via 0800 071 0071.

Os primeiros da lista são os automóveis com placas de final 1 e 2, que podem contar com o desconto de 10% até os dias 30 e 31 de março. Para a transação, o contribuinte deve utilizar uma agência, um caixa eletrônico ou o aplicativo e o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

Outra possibilidade é parcelar o IPVA em cinco vezes, sem desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em cinco vezes.

Augusto confirma retirada de candidatura da esposa, Andrea Castro
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) emitiu nota para confirmar a retirada da pré-candidatura a deputada estadual da primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro, que comanda a Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps). A nota foi divulgada, há pouco, por meio da assessoria do prefeito.

Augusto diz que o “bom trabalho” da pasta comandada pela esposa credenciou o nome de Andrea para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa baiana – sendo esta uma “escolha da direção do PSD”.

De acordo com a nota, as mudanças na chapa composição da chapa governista comprometeram a pré-candidatura de Andrea. As mudanças, com a saída do PP da base governista e o PT indicando Jerônimo Rodrigues a governador, e o compromisso com a cidade levaram à retirada do nome de Andrea.

APOIO ÀS AÇÕES SOCIAIS

O prefeito, ainda em nota, diz que vai priorizar a execução das propostas apresentadas quando candidato a prefeito e que foram aprovadas pela população. “A primeira-dama Andrea Castro segue apoiando as ações sociais. No momento oportuno, apresentaremos o nome que nos representará na disputa ao Legislativo baiano”, informa o prefeito.

Augusto aproveitou a nota para reafirmar que as mudanças na composição da chapa governista não alteram o compromisso dele “com o projeto liderado pelo governador Rui Costa e os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner pelo desenvolvimento de Itabuna e da Bahia”. Abaixo, no leia mais, confira a íntegra da nota.

Leia Mais

Rui Costa enfatiza que a decisão de romper aliança foi de Leão || Foto Jonne Roriz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Momentos após a entrega de carta do vice-governador João Leão oficializando rompimento do PP com o governo estadual, Rui Costa reagiu: “nossa maior aliança foi construída em bases sólidas com o povo da Bahia”. O gestor baiano agradeceu a Leão pela contribuição no governo. A aliança durou cerca de 11 anos. O governador também fez questão de deixar claro que foi Leão quem decidiu romper.

– Nosso ritmo de correria, de cuidar de gente e trabalhar pelas pessoas que mais precisam vai continuar até o último dia do meu governo. [Quanto à política] Nós já temos candidatos a governador e a senador. Nossa chapa está sendo formada e ficando bastante forte para chegarmos a mais uma vitória, pois são nomes que verdadeiramente representam um projeto liderado pelo presidente Lula. E o nosso grupo está ao lado do povo que deseja Lula para reconstruir o Brasil – disse Rui.

O vice-governador rompeu com Rui Costa e deverá ser candidato ao Senado Federal na chapa do adversário e líder das pesquisas até aqui, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). Leão atribui ao senador Jaques Wagner (PT) a culpa pelo rompimento político.

Há uma semana, Wagner foi à Rádio Metrópole para afirmar que Otto disputaria o Senado e o PT seria cabeça de chapa. Mais, e decisivo: Rui continuaria no governo, não abrindo espaço para que o Leão comandasse o estado por 9 meses, como desejado pelos progressistas.