Vista parcial da zona urbana de Ilhéus || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus instituiu, na última sexta-feira (11), o comitê executivo responsável pela revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que está defasado desde 2016. O comitê vai convocar e organizar as atividades necessárias à reformulação do instrumento municipal de planejamento urbano, com audiências públicas, oficinas e consultas à sociedade.

Segundo a Prefeitura, o comitê será composto pelo gabinete do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) e por secretários municipais ou assessores, além de representante da Procuradoria-Geral do Município.

Já o Núcleo Gestor Participativo do comitê terá, no mínimo, dez membros titulares e dez suplentes, sendo composto de forma paritária por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

João Leão comunicou decisão do partido a Rui Costa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Progressistas (PP) desembarcou da base aliada do governo Rui Costa. Líder do partido no estado, o vice-governador João Leão comunicou o rompimento ao governador Rui Costa (PT) na tarde desta segunda-feira (14).

Com o desembarque, o vice-governador deixa o comando da Secretaria Estadual de Planejamento, e Nelson Leal e Leonardo Góes se desligam das pastas de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, respectivamente.

O PP deve formalizar a decisão ainda nesta segunda. No noticiário baiano, o nome de Leão é dado como certo como candidato ao Senado na chapa majoritária liderada pelo pré-candidato a governador ACM Neto (UB). A ver.

Governador visita cidade do sul da Bahia na manhã desta terça
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta terça-feira (15), às 9h, o governador Rui Costa (PT) chegará a Almadina, no sul da Bahia, para autorizar o início de obras no município. Rui vai assinar ordem de serviço para construção de sistema de abastecimento de água na localidade de Pancadinha, situada a 5km da sede da cidade. A obra será executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento, estatal baiana.

No mesmo ato, o petista autorizará a Secretaria de Educação do Estado (SEC) a iniciar processo licitatório para modernização do Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho, com implantação de biblioteca, refeitório, auditório e quadra poliesportiva.

Já a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) receberá autorização do governador para firmar convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul) para construção de campo de futebol society.

O pacote de obras também inclui pavimentação asfáltica da BA-262, no trecho Almadina-Floresta Azul, e das rodovias BA-130 e BA-263. Segundo o governo estadual, as obras vão beneficiar quem trafega pelos municípios de Itambé, Itapetinga, Firmino Alves e Floresta Azul.

Emasa sustenta que análises comprovam qualidade da água fornecida à população
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não correspondem às análises realizadas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) os dados levantados pela Ong Repórter Brasil para o Mapa das Águas, através do  Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério  da Saúde, nos anos de 2018 e 2020. O estudo aponta que no período foram detectadas duas substâncias – ácidos haloacéticos e  metamidofós –  em níveis que ofereceriam risco à saúde da população.

O gerente técnico da Emasa, engenheiro ambiental João Bitencourt, contesta os dados apresentados pela ONG no relatório do Mapa das Águas. “Na época, quando recebemos os resultados que apontavam a presença dos ácidos haloacéticos acima dos padrões permitidos, solicitamos a repetição das análises. A contraprova indicou que o nível estava dentro dos padrões permitidos que é de 0,08mg/l”, atesta.

Outro ponto rejeitado pelo gerente da Emasa diz respeito ao nível do metamidofós, cujos resultados detectados pelo laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pela Emasa, constatou resultado abaixo do limite de detecção do método utilizado.

“Em relação ao agrotóxico metamidofós, as análises realizadas pelo Senai, entre 2018 e 2020, estávamos dentro dos padrões da época, que era de 12µg/l e a nossa analise encontrou resultado menor que 10µg/l, conforme a Portaria de Consolidação nº 5, anexo XX, do Ministério da Saúde. A alteração ocorreu pela Portaria 888, do próprio Ministério, de 4 de maio de 2021, permitindo o valor máximo de 7µg/l”, finaliza o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

Programa oferta cinco parcelas mensais de R$ 75,00 cada a 1.000 estudantes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) abriu inscrições para o Auxílio Inclusão Digital 2022.1. Segundo o Edital nº 017/2022, o programa vai beneficiar 950 alunos de graduação e outros 50 de pós-graduação com cinco parcelas mensais de R$ 75,00 cada. O prazo de inscrição começou hoje (14) e seguirá até o próximo dia 23, por meio de formulário digital disponível neste link.

REQUISITOS

Para receber o auxílio, o estudante deve ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo, registro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e estar matriculado em disciplina/componente curricular/atividade na modalidade de ensino não presencial neste semestre.

Mais informações podem ser obtidas por e-mail (auxiliodigital@uesc.br) ou pelo telefone  73 3680-5452.

Após deixar o PTB, Tandick afirma que escolha de novo partido é difícil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador ilheense Tandick Resende desfilou-se do PTB e, no último dia 5, reuniu-se com o até então presidente do PL na Bahia, José Carlos Araújo, que deixou o partido na semana seguinte. Desde então, apesar da saída de Araújo do partido, o nome de Tandick tem sido ventilado como possível candidato a deputado estadual pelo PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro.

Procurado pelo PIMENTA, Tandick não confirmou a intenção de ser candidato nem o ingresso no PL. “Estou aguardando para avaliar o meu futuro Partido. Tá difícil a escolha”, escreveu o vereador, via WhatsApp.

Apesar da evasiva, após o encontro com Araújo, Tandick fez publicação com discurso típico de postulante à Assembleia Legislativa:

– Para desenvolver algo duradouro e efetivo, precisamos compartilhar experiências com pessoas que possuam um histórico de trabalho pelo povo baiano, objetivando recolocar Ilhéus e a Bahia no protagonismo do desenvolvimento regional -.

Clube ilheense fora da Série B do Baianão 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

A diretoria do Colo-Colo Futebol e Regatas informou, em ofício enviado à Federação Bahiana de Futebol na última sexta-feira (11), que o clube ilheense não vai disputar a Série B do Campeonato Baiano de Futebol 2022 por falta de condições financeiras.

“O clube passa por um processo de reconstrução e espera se fortalecer e retornar a disputar o Campeonato Baiano da Série B num futuro bem próximo”, diz trecho do documento, que é assinado pelo presidente do Conselho Diretor do time, Luiz Márcio Oliveira de Carvalho.

No mesmo ofício, Márcio comunicou que se afastará das suas funções no clube por 60 dias em razão de tratamento de saúde. Nesse período, o exercício interino da presidência caberá ao conselheiro Hermano Fahning, segundo vice-presidente do Colo-Colo.

Fabiano dá soco em Júnior, que reage à agressão com tiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

O comerciante Júnior Humberto de Oliveira efetuou disparos de arma de fogo contra o vice-prefeito de Atibaia, Fabiano Batista de Lima (PL), neste domingo (13), após ser agredido fisicamente pelo político. Uma câmera de segurança registrou o confronto. Assista.

Fabiano foi atingido na perna, mas conseguiu fugir e foi internado em um hospital da cidade. Júnior foi preso e autuado por tentativa de homicídio. Os homens brigaram após um vídeo em que o comerciante levantou suspeitas de corrupção contra a esposa do vice-prefeito, que abriu um restaurante na cidade do interior paulista. Com informações do G1.

Zenilda pensou que a bebida fosse água || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por engano, uma enfermeira deu copo de cachaça a uma paciente em vez de água. O caso ocorreu no Hospital Municipal de Santa Terezinha, no centro-norte da Bahia, no último sábado (12). Zenilda Lisboa conta ter procurado a unidade de saúde ao sentir fortes dores no estômago.

A dose da “branquinha” lhe foi servida quando ela, após medicada e colocada em observação, sentiu sede e pediu água. No primeiro gole, afirma, percebeu que era aguardente.

A bebida alcoólica foi servida pela enfermeira Valci dos Santos. Ao G1, a profissional disse que pegou a garrafa que estava com o líquido em cima de um armário onde a equipe costuma deixar água para agilizar o atendimento aos pacientes. Valci disse não ter percebido que se tratava de bebida alcoólica porque estava de máscara.

Zenilda passou mal após ingerir a “água” e precisou ficar internada. A paciente ficou internada por dois dias e receberia alta nesta segunda-feira (14).

O secretário municipal de Saúde de Santa Teresinha, José Lindomar, pediu desculpas e disse ao portal que sindicância investigará como a cachaça foi parar na unidade médico-hospitalar.

Barça precisa de vitória contra o Doce Mel para garantir vaga na semifinal || Foto Instagram/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona de Ilhéus precisa apenas de uma vitória simples contra o Doce Mel, nesta quarta-feira (16), para garantir vaga na semifinal do Campeonato Baiano de Futebol 2022, ano de sua estreia na competição. O jogo será no Estádio Carmelito Barbosa, em Cruz das Almas, às 19h15min.

Numa rede social, a diretoria do clube ilheense ressaltou o fato de o time ter rodado mais de 10 mil quilômetros ao longo do campeonato, em razão da falta de condições do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, para receber jogos profissionais.

NÚMEROS DA DISPUTA PELA ÚLTIMA VAGA NA SEMIFINAL

Jacuipense, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas já estão classificados. Com 11 pontos, o time ilheense ocupa a quarta posição na tabela. Vitória e Bahia vêm logo atrás, com 10 e 9 pontos, na quinta e sexta posições, respectivamente. Os times da capital são os únicos que ainda podem tirar a vaga do Barça.

Na nona e última rodada, o Vitória enfrentará o Bahia de Feira; e o adversário do Bahia será o Vitória da Conquista. Todos os jogos da rodada serão às 19h15min desta quarta.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Conforme o regulamento do campeonato, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias na primeira fase, seguido pelo saldo de gols e o número de gols marcados. O quarto critério é o confronto direto, que engloba também o quinto (saldo de gols no confronto direto), pois as equipes se enfrentam apenas uma vez na fase de classificação.

Os últimos critérios são o menor número de cartões vermelhos e de cartões amarelos. Caso ocorra empate em todas essas variáveis, a disputa será por sorteio.

Prates defende nome de Félix Júnior para compor chapa de Neto || Foto CMS/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual licenciado e secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, defendeu o nome de Félix Júnior para compor a chapa do pré-candidato a governador da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto. Leo e Félix são do PDT, partido que já fechou questão em torno do nome de Neto para o Palácio de Ondina.

“O PDT é o partido da educação, e acredito ser o mais qualificado para o debate sobre o setor, e a sua situação, na Bahia! Defendo que o PDT apoie ACM Neto, e defendo o deputado Félix Mendonça Júnior, nome que melhor nos representa, para a composição na chapa”, escreveu Prates no Twitter no último final de semana.

VICE-GOVERNADOR

Questionada, a assessoria de Félix informou que as conversas com ACM Neto continuam. Ele disse que, se for convidado para integrar a chapa oposicionista, “vai aceitar o desafio”. O convite, caso ocorra, será para a posição de vice-governador. Isso, porque a de senador está praticamente garantida ao hoje vice-governador João Leão (PP), que deve oficializar até a próxima sexta-feira (18) o rompimento com Rui Costa e o PT.

Com blocos afastados, motoristas aproveitam brecha para burlar bloqueio na Soares Lopes || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde a inauguração da Ponte Jorge Amado, em julho de 2020, o ponto de contorno em frente à Praça Ruy Barbosa, na Avenida Soares Lopes, foi fechado. O fechamento foi uma medida de segurança, já que o fluxo de veículos aumentou muito naquela região.

No entanto, os blocos de concretos usados no bloqueio foram afastados o suficiente para permitir a passagem de carros, reabrindo a passagem na marra. Agora, ao invés de fazer o contorno no acesso viário da ponte, alguns motoristas passaram a usar a brecha, aumentando o risco de acidentes no local.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta atendimento presencial nas agências.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma hoje (14) o serviço de agendamento presencial nas agências de todo o país. A modalidade , que permite marcar um horário para ser atendido, foi suspensa em função da pandemia de covid-19.

O agendamento pode ser feito pelo site e pelo aplicativo Meu INSS e o telefone 135. Nos casos em que o cidadão não tem acesso à internet ou ao telefone, o agendamento pode ser feito diretamente nas agências.

Caso prefira o atendimento eletrônico, o cidadão continua tendo à disposição cerca de 91 serviços que podem ser solicitados de forma digital, sem a necessidade de comparecimento pessoal ao INSS.

As agências também vão retomar o atendimento presencial para retirar dúvidas dos usuários, sem a necessidade de prévio agendamento.

Motorista perde controle de veículo e quase cai no Rio Cachoeira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motorista perdeu o controle do carro, na Avenida Fernando Cordier, na região central de Itabuna, na tarde deste domingo (13). O veículo subiu na calçada, atravessou a ciclovia e caiu em uma ribanceira e só não caiu no Rio Cachoeira porque parou numa árvore.

O motorista do carro seria o advogado Carlito Galvão. O homem foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), com apoio da Polícia Militar, e levado para um hospital em Itabuna. O estado saúde não foi divulgado.

Houve um princípio de incêndio no veículo, um Opala, mas logo controlado. O acidente teria ocorrido momentos depois de o motorista ter participado de uma exposição de carros antigos.

Mega-Sena sorteia R$ 12 milhões nesta quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena vai sortear, na quarta-feira (16), um dos maiores prêmios regulares de sua história. No sorteio realizado na noite de sábado (12), na cidade de São Paulo, nenhum apostador acertou as seis dezenas. A Mega acumulou pela 11ª e, com isso, o prêmio do próximo concurso será de R$ 165 milhões.

Os números sorteados no sábado foram: 03, 16, 23, 41, 45 e 57. A quina teve cinco ganhadores, e cada um receberá R$ 39.145,65. Na quadra, houve 19.576 apostas acertadoras e cada uma embosará R$ 839,86.

O prêmio da próxima quarta-feira será o quinto maior prêmio da história dos sorteios regulares da Mega-Sena. Os maiores foram sorteados em 2015 (R$ 205,3 mi e R$ 197,4 milhões), 2020 (R$ 211,6 milhões) e 2019 (R$ 289,4 milhões). O jogo simples custa R$ 4,50.