Educação puxou a inflação em fevereiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A inflação registrou alta de 1,01% em fevereiro de 2022, sendo essa a maior variação para um mês de fevereiro desde 2015 (1,22%). O índice ficou 0,47 ponto percentual acima do registrado em janeiro (0,54%) e, no ano, acumula alta de 1,56%.

Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 10,54%. Em fevereiro, os principais impactos vieram da Educação (5,61%) e da Alimentação e Bebidas (1,28%).

“Em fevereiro, são incorporados no IPCA os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo. Com isso, esse foi o grupo que teve o maior impacto no mês, contribuindo com 0,31 ponto percentual. O outro grupo que pesou bastante no mês foi o de Alimentação e bebidas, que acelerou para 1,28% e contribuiu com 0,27 ponto percentual. Juntos, os dois grupos representaram cerca de 57% do IPCA de fevereiro”, ressalta o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

No grupo Educação (5,61%), o maior impacto (0,28 p.p.) veio dos cursos regulares (6,67%), com destaque para o ensino fundamental (8,06%), a pré-escola (7,67%) e o ensino médio (7,53%). Os preços dos cursos de ensino superior e de pós-graduação subiram 5,82% e 2,79%, respectivamente. Os cursos diversos, por sua vez, tiveram alta de 3,91%, sendo que a maior variação dentro do item veio dos cursos de idioma (7,29%).

Já o grupo de Alimentação e Bebidas registra sucessivas altas desde o início da atual série, em janeiro de 2020, sendo a única exceção o mês de novembro de 2021, quando teve variação de -0,04%. Em 12 meses, esse segmento acumula alta de 9,12%.

Médico morre em acidente no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O capotamento de um veículo deixou uma pessoa morta, no trecho Ilhéus-Una da BA-001, no sul da Bahia, no sábado (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima foi o médico Filipe Lustosa Lacrose, de 37 anos.

Segundo a PRE, o acidente aconteceu no KM 338 da rodovia, por volta das 19h45min de ontem. Filipe dirigia um carro de passeio, modelo Sandero, quando capotou o veículo e parou às margens da rodovia. Ainda não há informações de como teria ocorrido o capotamento.

Carro capotou na BA-001

O médico chegou a ser socorrido em uma ambulância da cidade de Una, mas morreu no hospital. O corpo do médico é velado no SAF de Ilhéus e será enterrado nesta segunda-feira (14), às 9h, no Cemitério Reviver.

Filipe era morador de Ilhéus. Ele era médico endocrinologista e filho do também médico cardiologista Antônio Lacrose, de Ilhéus. Do G1.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 115 milhões nesta quarta-feira (1º).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (12), às 20h, a Mega-Sena vai sortear prêmio de R$ 130 milhões, valor acumulado nos últimos sorteios, que não tiveram nenhum acertador das seis dezenas.

As apostas para o Concurso 2.462 podem ser feitas até as 19h, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003.

PSOL oficializa pré-candidatura do professor e policial Kleber Rosa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (11), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) formalizou a escolha do professor e policial civil Kleber Rosa como pré-candidato ao Governo da Bahia. Ele venceu as prévias da sigla, que ocorreram no final de janeiro passado.

Soteropolitano, Kleber é cientista social graduado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba)), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade e mestrando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Na militância política, fundou o Movimento Policiais Antifascismo e é dirigente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

Até o momento, são quatro as pré-candidaturas postas ao governo baiano. Estão no páreo o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), o secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), o próprio Kléber Rosa e o geógrafo Giovani Damico, secretário político do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O nome do ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) também é cogitado para a disputa, mas ainda não há confirmação da pré-candidatura.

Popó revela tatuagem com nome de Whindersson e desenho da luta entre os dois || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pugilista Acelino Popó Freitas tatuou no peito o nome do humorista Whindersson Nunes e um desenho alusivo à luta de exibição que fizeram em janeiro deste ano. “Gratidão em forma de homenagem! Tatuado na pele e no coração! Obrigado por tudo, meu campeão @whinderssonnunes”, escreveu o tetracampeão mundial, na noite desta sexta-feira (11), ao publicar foto da tatuagem.

O duelo com Whindersson reposicionou o pugilista baiano na indústria do entretenimento. Evento principal do Fight Music Show, realizado em Balneário Camboriú, a luta atraiu audiência recorde para o Canal Combate, que pertence ao Grupo Globo. Mais de 100 mil pessoas compraram o pay-per-view, o que rendeu lucro de R$ 7 milhões à emissora. Juntos, Whindersson e Popó receberam R$ 12 milhões pela exibição. Estima-se que o FMS tenha rendido, no total, mais de R$ 25 milhões.

A presença de Popó nas redes sociais alcançou novo patamar. No Instagram, por exemplo, o baiano tinha menos de 600 mil seguidores antes da luta. Hoje, são 3,4 milhões.

Fora do circuito profissional desde 2017, Popó tem 46 anos e está empolgado com o retorno aos ringues. Recentemente, ele desafiou o artista marcial Vitor Belford, 44, lenda do MMA, para um duelo de boxe. As negociações para o confronto, que ainda não foi confirmado, estão em andamento.

Encontro de Mulheres de Itacaré começa às 9h neste sábado || Foto Facebook
Tempo de leitura: < 1 minuto

O I Encontro de Mulheres de Itacaré será neste sábado (12), no Centro Cultural Porto de Trás. A programação do encontro começa às 9h, com a recepção aos participantes, seguido de abertura e aula de defesa pessoal, às 9h30min.

A programação terá espaço para a música, com Ronara Criola, Naiara e Marriellen, e roda de conversa, às 10h30min. Ao meio-dia deste sábado, Verusya e Mariellen sobem ao palco. Às 12h30min, serão discutidas estratégias de avanço para as mulheres. O evento terá participação do grupo percussivo Dedo de Moça. A programação será encerrada com almoço, às 14h.

Rodrigues é oficializado como pré-candidato do PT ao governo da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O PT anunciou, na noite desta sexta-feira (11), o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato ao governo do estado. Ele foi escolhido após a desistência do senador Jaques Wagner e de resistência de alas do partido a um candidato de outra legenda.

O diretório estadual do partido destacou, por meio de nota, que Jerônimo é um nome com larga trajetória na construção dos movimentos sociais, responsável pela elaboração de importantes políticas públicas para o desenvolvimento territorial da Bahia e que conhece o governo como poucos.

Jerônimo Rodrigues confirmou, nas redes sociais, que foi o escolhido pelo partido. “A executiva estadual acabou de me convidar, de me dar uma missão sagrada, uma missão qualificada de poder me apresentar como pré-candidato, pelo PT, para as próximas eleições de 2022”, disse.

O pré-candidato destacou ainda a importância da continuidade do projeto do partido para o estado. “O que queremos é continuar cuidando de gente, junto com Lula na eleição nacional, junto com Wagner e com Rui. O partido dos trabalhadores tem essa responsabilidade, de cuidar da democracia, da vida dos baianos e das políticas públicas”, acrescentou.

CONCORRENTES

Jerônimo Rodrigues é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No período de 2015 a 2019, ele foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia. Deixou o cargo para assumir a Secretaria Estadual da Educação. O pré-candidato é do interior da Bahia. Ele nasceu na pequena Aiquara, no sudoeste do estado.

Além de Jerônimo Rodrigues, já anunciaram pré-candidaturas ao governo do estado, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), Kleber Rosa (PSOL) e o professor Giovani Damico (PCB). Com a decisão de hoje, é provável que o PP abandone o casamento com o PT e se alie ao pré-candidato ACM Neto.

Fiocruz alerta que é cedo para a retirada de máscara
Tempo de leitura: 3 minutos

O relaxamento de medidas protetivas contra a Covid-19, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro, revela boletim do Observatório Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (11), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os pesquisadores afirmam que as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença e que ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval.

“Flexibilizar medidas como o distanciamento físico (controlado pelo uso do passaporte vacinal) ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento, e não nos protege de uma nova onda”, afirma o boletim. “Atualmente, o ideal é voltarmos ao padrão do início da pandemia, quando recomendávamos fortemente o uso de máscaras, higienização de mãos e evitar as aglomerações”, destaca.

O texto afirma, ainda, que as medidas de mitigação tomadas até então para controlar a pandemia ocorreram de forma tardia, quando as ondas de contágio já haviam se instalado, e não de forma proativa, para impedir que se formassem.

O potencial de transmissibilidade da variante Ômicron, que tem uma capacidade muito maior de escapar dos anticorpos produzidos por infecções ou duas doses das vacinas, ressaltou a importância da dose de reforço para todos os adultos, enfatiza a Fiocruz.

Leia Mais

Barcelona de Ilhéus precisa de um milagre para se classificar para a segunda fase do Baiano|| Foto Reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A derrota por 1 a 0 para o Vitória da Conquista, até então lanterna do Campeonato Baiano, deixou o Barcelona de Ilhéus ameaçado de não se classificar para a segunda fase da competição. Jogando no Estádio Lomanto Júnior, na quinta-feira (10), na abertura da 8ª rodada, o time do sul da Bahia saiu de campo reclamando de pênalti marcado para os donos da casa.

Com a derrota de ontem, o Barcelona estacionou na quarta colocação, com 11 pontos. O time de Ilhéus pode ser ultrapassado na tabela pelo Vitória, que tem 9 pontos e, neste sábado (12), enfrenta o Unirb, no Estádio Antônio Carneiro, pela 8ª rodada. O adversário do Rubro-Negro é penúltimo colocado do Campeonato Baiano, com seis pontos.

O Barcelona precisa torcer contra o Vitória para depender somente si na última rodada do estadual, que será disputada na próxima quarta-feira (16). A equipe ilheense encerrá a participação na primeira fase contra o Doce Mel, no campo do adversário.

Com 7 vitórias em sete jogos, o Jucuipense é a única equipe com vaga garantida para a próxima fase do Campeonato Baiano. Neste sábado, o time defenderá a invencibilidade em partida contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Tricolor Baiano é o 8º colocado na competição. A partida está prevista para começar às 15h45min.

Grupo Mulheres em Domínio Público lança novos videoclipes || Foto Tereza RadhaKrisna
Tempo de leitura: 2 minutos

Os videoclipes das músicas ‘Lavador’ e ‘Lavadeira’, releituras de cantos de trabalho gravadas pela banda Mulheres em Domínio Público, celebram as mulheres lavadeiras e sua relação com as águas dos rios. Tomadas após a última enchente do Cachoeira, as imagens mostram o local em que Valderez Teixeira, protagonista de um dos vídeos, exerceu o ofício durante anos.

O lançamento será na terça-feira (15), às 19h, no canal do grupo no YouTube. Antes da estreia, a banda e a equipe de produção vão falar sobre o processo criativo em uma live no mesmo canal.

A fotógrafa Tereza RadhaKrisna Steil assina direção, imagens e edição dos clipes. Também escreveu o roteiro em colaboração com a comunicóloga e cantora Tacila Mendes, membro da banda, a exemplo de Cris Passos, que produziu as obras.

A banda marcou o lançamento para este mês por causa do Dia Internacional da Mulher, celebrado na última terça (8). Segundo o grupo, abordar a dureza da lida e a poesia dos cantos a partir das memórias de Dona Val é uma forma de ressignificação do ofício das lavadeiras, que já sustentou muitas famílias, mas não tem seu valor histórico e cultural reconhecido por grande parte da sociedade.

Para Dona Val, que é ex-lavadeira, cantadeira e atriz, hoje com 83 anos, atuar em mais um videoclipe da banda foi uma alegria renovada. “Para mim, foi muito bom participar das gravações, especialmente porque meus filhos e neta também participaram”.

Ela conta que, durante as gravações, quando estava na beira do rio, lembrou da época em que lavava roupa nas pedras do Cachoeira, mas também de período mais recente, quando passou a atuar como atriz e participou de filmes que tiveram o mesmo rio como cenário.

A BANDA

Criada em Ilhéus, a banda Mulheres em Domínio Público se dedica a experimentações sonoras com releituras de músicas de domínio público. Neste projeto, faz uma homenagem ao cancioneiro da lavoura cacaueira, conferindo um toque de contemporaneidade por meio de uma roupagem musical rica em diversidade de ritmos.

A formação atual reúne Cris Passos, Geisa Pena, Ingrid Luíse e Tacila Mendes nos vocais; Danilo Ornelas (baixo), Lula Soares Lopes (bateria) e Igor Péca (percussão).

Em 2019, o grupo lançou o EP “Sindô lê lê”, disponível nas principais plataformas digitais. Há dois anos, lançou também o documentário “Mulheres em Domínio Público – Os cantos que poetizam a vida”.

O projeto atual tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB), via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Na Bahia, setor de serviços cresceu 4,6% no quarto trimestre de 2021, aponta SEI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou, nesta sexta-feira (11), os resultados da economia baiana no quarto trimestre de 2021. Segundo o órgão, de outubro a dezembro do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 3,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já na comparação com o terceiro trimestre de 2021, quando são eliminadas as influências sazonais ­– ajuste sazonal – houve retração de 0,7%, informa a SEI.

Na avaliação da SEI, o desempenho positivo do quarto trimestre foi decorrente da expansão observada na agropecuária, com taxa positiva de 10,0%, e nos serviços, com crescimento de 4,6%.

Ao longo de 2021, a economia baiana registrou crescimento de 4,1%. Esse percentual, conforme o governo, recupera as perdas de 2020 decorrentes da pandemia de Covid-19.

Jânio assinou decreto que acaba com obrigatoriedade de máscara quando em ambiente aberto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos em Porto Seguro, no extremo-sul baiano, a partir desta sexta-feira (11). Decreto liberando a população do uso de máscara foi assinado pelo prefeito Jânio Natal (PL) hoje. A liberação vale para  vias e locais públicos, barracas e restaurantes de praia.

Ainda segundo o decreto, continua obrigatório o “uso [de máscara] em ambientes fechados, locais de trabalho com mais de uma pessoa e transporte coletivo”. Segundo o decreto municipal, a máscara deixa de ser obrigatória em função da queda dos casos da doença no município e o aumento do percentual da população vacinada.

COVID-19

Porto Seguro possui 319 casos ativos da covid-19, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na quinta (10). 20% dos leitos de terapia intensiva (UTI) estão ocupados. Desde o início da pandemia, a covid-19 causou a morte de 289 moradores de Porto, segundo dados da SMS.

Everton recepciona Marina e a pequena Sophie, que fugiram da guerra no leste europeu || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Thiago Dias

Enrolado na bandeira da Ucrânia e vestindo camisa da seleção de futebol do país, Everton das Virgens, 30, recepcionou a filha e a ex-esposa no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no final da manhã desta sexta-feira (11). Marina Savchuk, 29, e a pequena Sophie Charlotte são refugiadas da guerra no país do leste europeu, iniciada pela invasão russa no último dia 24.

Ao PIMENTA, Everton conta que conheceu Marina na Irlanda, em 2016, quando foi fazer intercâmbio. Eles começaram a namorar e, no ano seguinte, vieram para Itabuna, no sul da Bahia, terra natal do cirurgião-dentista. Sophie nasceu naquele ano, no Hospital Manoel Novaes.

Ucraniana, Marina não se adaptou ao Brasil e voltou para a Europa no final de 2017, levando a filha. Gerente de uma empresa, ela morava com Sophie em Kiev, capital da Ucrânia. Quando a guerra eclodiu, tiveram que ficar num abrigo subterrâneo. No último dia 4, partiram em um comboio de refugiados para Lviv, no oeste do país, perto da fronteira com a Polônia, para onde seguiram depois.

Refugiadas no país vizinho, embarcaram em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que saiu de Varsóvia na quarta-feira (9) e chegou ontem (10) ao Brasil. Após escalas em Recife, Brasília e São Paulo, mãe e filha desembarcaram hoje em Ilhéus. Marina disse ao PIMENTA que está muita cansada, pois não dorme direito há dias.

“PARECE QUE DEUS FAZ TUDO CERTINHO”

“Parece que Deus faz tudo certinho”, diz Everton, em tom de alívio, ao lado da filha || Foto Pimenta

Everton fez duas viagens recentes à Ucrânia. A primeira foi no final de 2019. Passou cerca de dois meses no país e, no dia 16 de fevereiro de 2020, voltou ao Brasil. Naquela altura, a pandemia de Covid-19 já se alastrava pela Europa.

A segunda viagem foi no início deste ano. “A gente não contava que ia acontecer esse conflito”, diz o itabunense ao PIMENTA. Sem imaginar que a Ucrânia seria invadida, ele aproveitou a presença no país para atualizar a documentação da filha. “Parece que Deus faz tudo certinho. Se eu não tivesse ido lá e renovado o passaporte dela, o que dependia de mim, ela ficaria sem o documento”. No processo, recebeu auxílio do embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta. “Me tratou super bem”, relembra.

Everton voltou para o Brasil em janeiro, ainda sem ter ideia de que o país da ex-companheira seria atacado. Com indignação, ele atribui a culpa pela guerra ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem chama de ditador. Segundo o itabunense, as populações da Rússia e da Ucrânia são irmãs e não têm nada a ver com o conflito em curso. Sobre o futuro, disse que Marina vai ficar no Brasil por tempo indeterminado. “O país dela está destruído por causa de um louco”.

As gerações de um fenômeno de vendas do mercado automotivo brasileiro, o Gol || Foto Quora
Tempo de leitura: 2 minutos

Com certeza, você já viu ou ouviu falar do Volkswagen Gol. Ele foi projetado nos últimos anos da década de 70 para substituir o Fusca e disputar mercado com o Chevette e o Fiat 147 (carros com designs modernas na época). Lançado em 1980 com motores carburados, encontra-se na oitava geração.

A primeira, chamada de Gol quadrado, teve reestilizações nos ano de 1987, 1989 e 1991 até a chegada da sua impactante segunda geração, conhecida como Gol bola, este fabricado em 1996 com injeção eletrônica. A terceira geração começou a ser produzida em 1999 e terminada em 2005.

Era 2006, quando veio a quarta e controversa geração. O design não agradou. A geração anterior era a preferida. Ele mudou. E não agradou em estética, porém continuou o seu legado de vendas como o carro popular da VW. Em 2009, passou pela maior reestilização da sua história. Foi totalmente redesenhado. Era a quinta geração. A sexta veio em 2013. Quatro anos depois, a sétima. A oitava ‘pintou’ em 2019.

O Gol fez parte da história de muitas famílias ao longo dos seus 42 anos de mercado. E já batalhou com vários oponentes de peso até se tornar o carro mais vendido da VW no Brasil. Como nossa sociedade é multifacetada – e se faz necessário crescer diariamente -, tudo que não evolui fica obsoleto. Então, a Volkswagen decidiu que o Gol deverá mudar novamente, e de forma drástica, para acompanhar o mercado.

Transformação: Novo Gol será um SUV médio || Imagem Overboost

Para a sua nova geração, a VW vai conferir-lhe um outro patamar. Será a maior evolução do “queridinho” do Brasil. Ele deixará a categoria dos hatchs e passsará a compor a lista dos SUVs compactos. É isso mesmo que você leu. O Gol 2023 será um SUV. Virá na plataforma MQB e passará a ter proporções de 4,10m de comprimento por 1,46m de altura e 1,78m de largura.

O novo SUV será produzido na fábrica de Taubaté (SP), onde já são montados, atualmente, Gol e Voyage. Será equipado como motor 1.0 TSI, de 128cv e 20,4 kgfm, mesmo propulsor utilizado no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Haverá opção de câmbio manual ou automático de 6 marchas.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Augusto recebeu professores e anunciou a concessão de reajuste de 33,24% a três níveis do magistério
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores da rede municipal de Itabuna dos níveis I, II e III terão salários reajustados em 33,24%, anunciou o prefeito Augusto Castro (PSD) durante negociação com dirigentes do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), nesta quinta (10). “O nosso governo jamais vai seguir o passado na área da Educação”, disse Augusto ao final da audiência no Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura.

Segundo o anúncio, os 1.110 professores dos níveis II e III passam a receber o novo piso a partir de abril, enquanto os 150 profissionais de nível I receberão salário com retroativo dos últimos três meses – janeiro, fevereiro e março.

– Conseguimos avançar no atendimento da pauta do Sindicato com a reserva técnica da educação infantil de forma administrativa e sem a necessidade de os profissionais irem ao extremo da greve – disse Castro, acrescentando ter concedido o reajuste linear.

A audiência teve a participação dos secretários municipais Janaína Araújo (Educação) e Davi Dultra (Fazenda e Orçamento), que ressaltou a tranquilidade para concessão do reajuste devido à austeridade adotada pela gestão. Janaína Araújo observou que, além da equiparação ao piso nacional e reserva técnica, o município pagará o adicional de periculosidade aos educadores que estão nas classes prisionais.

A presidente do Simpi, Carminha Oliveira, disse acreditar que a categoria aprove em assembleia o que foi discutido no encontro entre sindicato e governo. “A gente acredita que os professores passam a somar junto com o sindicato e aprove essa pauta que foi amplamente discutida com o prefeito e seus secretários”, atestou.