Campanhas majoritárias investem maior parte dos recursos em propagandas de TV, segundo instituto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) divulgou nesta quarta-feira (9) levantamento sobre o custo médio de uma eleição vitoriosa no Brasil. A pesquisa reúne dados de despesas eleitorais de 1.652 pessoas eleitas em 2018. Naquele ano, os cargos em disputa eram os de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

A média nacional de gastos de uma campanha vitoriosa ao Governo do Estado foi de R$ 6,8 milhões. Para o Senado, o custo médio foi de R$ 2,1 milhões; para a Câmara dos Deputados, R$ 1,3 milhão; e para Assembleia Legislativa, R$ 373 mil.

A campanha então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL) custou R$ 2,8 milhões, segundo prestação de contas ao TSE.

DISTRIBUIÇÃO DOS GASTOS POR SERVIÇO

A pesquisa mostra ainda o percentual de gastos por serviço. No caso das campanhas aos governos estaduais, 52,61% dos recursos foram investidos em produção de programas de rádio e televisão. Nas campanhas para o Senado, o investimento nessa área consumiu R$ 23,78%.

Já nas disputas para a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas, o maior percentual de investimento foi feito em publicidade por material impresso (27,55% e 32,18%, respectivamente).

NÚMEROS DA BAHIA

Na Bahia, para se eleger ao Governo do Estado é preciso investir R$ 9 milhões, segundo a pesquisa, enquanto a média de gastos para se eleger senador é de R$ 2 milhões. O custo médio da eleição para a Câmara dos Deputados é de R$ 1,3 milhão e para a Assembleia Legislativa, R$ 310 mil.

Segundo o instituto, todos os valores da pesquisa foram corrigidos pela inflação acumulada no período de outubro de 2018 a janeiro de 2022, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O levantamento considera apenas os dados oficiais das prestações de contas dos candidatos, que são mantidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Preço da gasolina supera - e muito - a marca dos R$ 8,00 || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (10), a Petrobras anunciou novo reajuste dos combustíveis. A partir de amanhã (11), as refinarias da estatal subirão o preço do litro da gasolina de R$ 3,25 para R$ 3,86, um disparo de 18,8%. Para o consumidor final, em diversas regiões brasileiras, o preço da gasolina já supera – e muito – a marca dos R$ 8,00, a exemplo do sul da Bahia.

A alta do diesel será ainda maior, de 24,9%, com o preço do litro saltando de R$ 3,61 para R$ 4,51 nas refinarias. Para o consumidor baiano, o preço médio do combustível já é de R$ 5,867, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Combustíveis (ANP).

Já o botijão de gás de cozinha (13kg) sofrerá reajuste de 16,1%, vendido a R$ 58,21 às distribuidoras. No estado, o preço cobrado ao consumidor varia de R$ 115,00 a R$ 125,00.

Segundo a Petrobras, a manutenção consistente dos preços dos combustíveis em patamares elevados no mercado internacional tornou necessário o reajuste dos preços do mercado interno. A medida, conforme a empresa, garante o suprimento da demanda nacional, sem risco de desabastecimento.

A estatal também informou que os novos reajustes ainda não levaram em conta a volatilidade das commodities em decorrência da guerra na Ucrânia, acrescentando que os preços do diesel e da gasolina não eram reajustados há 57 dias.

Procedimento pode ser feito via internet ou de forma presencial
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Previdência da Bahia (Suprev) anunciou nesta quarta-feira (9) o bloqueio de 1.740 aposentadorias e pensões por falta de prova de vida dos beneficiários. O número corresponde às pessoas que deveriam ter feito o procedimento ao longo de janeiro passado, mas perderam o prazo. A medida já trava o pagamento previsto para 30 de março.

No total, conforme a Suprev, 11.797 beneficiários deveriam se submeter à prova de vida até 31 de janeiro. No entanto, apenas 7.738 compareceram no prazo, que foi prorrogado ao longo de fevereiro. Após a prorrogação, 2.319 cidadãos fizeram o procedimento.

O cronograma da prova de vida segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária. Na próxima terça-feira (15), termina a prorrogação do prazo dado os convocados em fevereiro. Dos 10.868 convocados no último mês, 3.040 ainda estão com pendência, informa a Suprev. O procedimento também já está disponível para as pessoas que devem atualizar a prova em março.

FORMAS DE ACESSO À PROVA DE VIDA

De acordo com a Suprev, as diversas modalidades de atendimento garantem comodidade e segurança aos beneficiários. Para se submeter ao procedimento por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC, é necessário agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para telefone fixo) e (071) 4020-5353 (para fixo e celular).

Já para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa baixar o aplicativo e fazer sua conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb, os usuários encontram vídeo com o passo a passo completo para executar o procedimento.

Chamadas de empresas de telemarketing agora serão identificáveis pelo prefixo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começa a valer, nesta quinta-feira (10), o uso obrigatório do prefixo 0303 na ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada.

O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel , o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida determina que as redes de telecomunicações permitam a identificação clara do código no visor do aparelho.

Além disso, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Também caberá às teles empregar os meios tecnológicos necessário para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.

Pedro Maranhão, do Governo Federal, e o prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário nacional do Saneamento, Pedro Maranhão, estará em Itacaré nesta quinta e sexta-feiras (10 e 11), juntamente com dois técnicos do Governo Federal, para tratar com o prefeito Antônio de Anízio, do fechamento do lixão do município, previsto para ocorrer em maio. Nesta quinta-feira (10), Pedro Maranhão vai se reunir com o prefeito Antônio de Anízio (PT) e secretários municipais, pela parte da manhã, e à tarde visitará o Centro de Triagem e Econegócios e o local onde será construída a Estação de Transbordo e o Centro de Compostagem.

Pedro Maranhão, segundo a gestão municipal, vai anunciar o Projeto ProtegEEr, parceria do Brasil (via Ministério do Desenvolvimento Regional) com a Alemanha para a promoção de uma gestão sustentável e integrada dos resíduos sólidos urbanos no município de Itacaré.

Pela agenda, os técnicos Helinah Cardoso Moreira e Guilherme Gonçalves se reunirão com secretários municipais para um diagnóstico situacional visando subsidiar futuras ações relativas ao fechamento do lixão. O anúncio da vinda da comitiva governamental aconteceu após a visita do secretário de Administração de Itacaré, Marcos Vinicius Sousa, Marcos Japu, nesta quarta-feira (9), ao gabinete de Pedro Maranhão.

FIM DO LIXÃO

O prefeito Antônio de Anízio informou que, além de acabar com o lixão, a Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Governo Federal, vai atuar na recuperação da área degradada, trazendo de volta a natureza, com a preservação e recuperação das matas e das nascentes.

Por orientação do secretário nacional Pedro Maranhão, o município deverá celebrar um acordo de cooperação técnica com uma entidade associativa, sem fins lucrativos, para desenvolver ações conjuntas compreendendo a elaboração de estudos, materiais técnicos e didáticos e programas de capacitação, dentre outras ações estruturantes com o objetivo de propiciar a melhoria da gestão integrada e viabilizar a universalização da destinação adequada dos resíduos sólidos.

O secretário Pedro Maranhão afirmou que Itacaré vem sendo exemplo de compromisso com o meio ambiente e com os resíduos sólidos, sendo apontada como um dos municípios brasileiros que vem demonstrando o interesse de acabar de vez com os lixões.

O secretário nacional também garantiu ao prefeito Antônio de Anízio que o Governo Federal estará movendo todos os esforços para garantir o apoio necessário, junto com a Prefeitura, para que o lixão de Itacaré seja fechado definitivamente, tenha a área degradada recuperada e garanta um novo destino correto e sustentável para os resíduos sólidos.

Confira vagas de emprego e de estágio em Ilhéus e em Itabuna hoje (10)
Tempo de leitura: 4 minutos

 

As unidades do SineBahia dos dois maiores municípios sul-baianos têm oferta de 58 vagas de emprego e de estágio nesta quinta-feira (10). São 48 oportunidades em Itabuna e 10 em Ilhéus.

O SineBahia em Itabuna está localizado no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), em Itabuna, e em frente à Praça Cairu, no centro de Ilhéus.

Os candidatos precisam se apresentar no SineBahia, com CPF, carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência. Também é necessário laudo médico, caso seja pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais, abaixo, e confira as vagas disponíveis, segundo o SineBahia.

Leia Mais

Juazeirense derrota o Vasco e se classifica para a terceira fase da Copa do Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A Juazeirense avançou para a terceira fase da Copa do Brasil ao eliminar o Vasco, nas penalidades, na noite desta quarta-feira (9), no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, após o 1 a 1. No tempo normal, o time baiano saiu atrás no marcador, mas chegou ao empate ainda no primeiro tempo, com Nildo, aos 34 minutos. O gol da equipe carioca foi assinalado logo no início da partida, aos cinco minutos, por Bruno Nazário.

A Juazeirense esteve muito perto da virada, mas os atacantes não tiveram tranquilidade na hora da finalização. Eles não decepcionaram na disputa por pênalti. Converteram as penalidades para a equipe baiana os jogadores Clébson, Wendell, Ian Augusto e Nildo. Pelo Vasco, Anderson Conceição e Nenê perderam a cobrança.

A classificação para a próxima fase da Copa do Brasil vale R$ 1,9 milhão para os cofres da Juazeirense, um reforço importante para o restante desta temporada. O goleiro Rodrigo Calaça defendeu duas penalidades e foi o herói da partida.

O JOGO

O Vasco abriu o placar logo no início: na altura dos cinco minutos, Gabriel Pec recebeu em profundidade pela esquerda, cruzou na medida e Bruno Nazário desviou para o fundo do gol da equipe da Juazeirense.

O Cancão de Fogo, atrás do placar, criou chances em busca do empate. Aos 13, Nildo Petrolina serviu, Deysinho cabeceou e Thiago Rodrigues fez grande defesa. O Vasco quase ampliou aos 32, em finalização de Weverton. No entanto, quem balançou as redes foi a Juazeirense: aos 34, Dadinha levantou na área, Nildo soltou um foguete de canhota e deixou tudo igual.

No segundo tempo, o duelo seguiu equilibrado, mas um pouco mais físico. A Juazeirense iniciou pressionando e quase marcou em dois lances com um minuto e quatro, em finalizações de Eduardo e Deysinho. Já o Vasco quase ampliou em chute de Figueiredo, mas o jogo terminou empatado e foi decidido nas penalidades.

44 apostas baianas acertam na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena sorteia, no sábado (12), o seu sexto maior prêmio regular da história dos jogos. No sorteio realizado na noite desta quarta-feira (9), no Espaço da Sorte da Caixa, na cidade de São Paulo, ninguém acertou as seis dezenas e a previsão é que sejam pagos R$ 130 milhões para quem acertar as seis dezenas no próximo concurso.

As dezenas sorteadas na noite desta quarta-feira foram: 08-11-16-21-32-37. Houve 278 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 34.308,42. Na quadra, foram 17.238 apostas ganhadoras e cada aposta receberá R$ 790,42. O prêmio sorteado no próximo sábado será o maior deste ano e o sexto entre os sorteios regulares da modalidade. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Produção industrial brasileira registra queda|| Marcelo Benedicto/Agência IBGE Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção industrial brasileira registrou redução de 2,4% em janeiro de 2022 na comparação com o mês anterior. Com isso, a indústria se encontra 3,5% abaixo do patamar de antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020, e 19,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 7,2%.

Mesmo com o recuo no ritmo da atividade industrial em janeiro de 2022, o total da indústria no índice de média móvel trimestral permaneceu apontando taxa positiva (0,1%), mas com intensidade menor do que o verificado no mês anterior (0,8%). É o que aponta a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as atividades, as influências negativas mais importantes na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias (-17,4%) e indústrias extrativas (-5,2%), após acumularem expansão de 18,2% e de 6,0% nos dois últimos meses de 2021. Também no confronto com janeiro de 2021, essas atividades foram as que mais impactaram negativamente o índice geral, com queda de 23,5% na primeira e de 6,7% na segunda.

Concurso contratará mais de 450 profissionais para DPT baiano || Foto Alberto Maraux
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa autorizou, nesta quarta-feira (9), novo concurso para a polícia técnica da Bahia. Serão 456 vagas para a polícia técnica baiana. O certame abre vagas para  médico legista (103 vagas), perito criminal (166), perito técnico (177) e perito odonto-legal (10) do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A autorização para o novo concurso foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (9). “O trabalho do DPT é fundamental na elucidação de crimes”, enfatiza o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino. O último concurso para a polícia técnica baiana foi realizado em 2014.

EDUCAÇÃO

O governo estadual autoriza o segundo concurso em menos de 10 dias. No último dia 2, Rui Costa anunciou certame para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). A oferta é de 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs) de municípios com até 65 mil habitantes.

PMs acusados pela morte de suspeito em Itapebi são levados para a Corregedoria em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Vara da Auditoria Militar decretou a prisão de dois policiais denunciados pelo Ministério Público da Bahia por crime de tortura, que resultou na morte de um homem em Itapebi, no extremo-sul do estado. Os decretos de prisão foram cumpridos nesta quarta-feira (9) pela Corregedoria da Polícia Militar da Bahia.

Os dois policiais lotados na 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis foram denunciados por meio de uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e a 6ª Promotoria de Justiça de Eunápolis. Os soldados Ricardo Soares de Oliveira, 36 anos, e Raphael Santos de Oliveira estão presos à disposição da Justiça.

De acordo com denúncia, no dia 16 de janeiro deste ano, por volta das 17h, os denunciados causaram intenso sofrimento físico e mental em um homem em Itapebi, com o objetivo de obter a confissão de que a vítima havia furtado um aparelho celular. O homem espancado foi identificado como Epaminondas Batista Mota, de 52 anos.

Segundo o Ministério Público da Bahia, os atos de tortura que teriam sido praticados pelos dois policiais causaram a morte da vítima. Consta ainda na denúncia que a vítima se encontrava no ‘Bar do Zai’, situado na Travessa Belmonte, na região central de Itapebi, quando os denunciados chegaram e fecharam a porta do estabelecimento. Em seguida, teriam perguntado para a vítima a respeito de um aparelho de telefone celular que ela havia supostamente furtado.

O acusado teria respondido que não havia furtado o celular e então os denunciados teriam agredido fisicamente a vítima, sem que esta esboçasse qualquer reação, até a morte. Os PMs estão detidos na Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia, em Salvador.

Gestores de Ilhéus, da SPU e da Codeba discutem permuta de áreas públicas || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) na Bahia estuda a viabilidade de permuta oferecida pela Prefeitura de Ilhéus. O objetivo do município é incorporar ao seu patrimônio área do cais da Avenida Dois de Julho, na região do antigo porto da cidade, diante da Baía do Pontal. Hoje, o espaço é ocupado por antigos armazéns, em posse da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).

Cais do antigo Porto de Ilhéus || Fonte: Biblioteca do IBGE

Como contrapartida, o município passaria ao patrimônio da União a área localizada entre a Concha Acústica e o Porto do Malhado, que é operado pela Codeba.

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), é entusiasta da proposta e se reuniu com a diretoria da SPU, nesta segunda-feira (7), em Salvador. Segundo a Prefeitura de Ilhéus, a permuta foi um dos temas da audiência, que também contou com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB).

Não há prazo determinado para que a SPU conclua a avaliação. Caso a resposta da autarquia seja positiva, o governo municipal promete revitalizar o cais da Dois de Julho, um dos lugares mais bonitos e icônicos do Centro Histórico de Ilhéus.

Brasileiros e pessoas de outros países deixam leste europeu em voo da FAB || Imagem ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde desta quarta-feira (9), horário de Brasília, o avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Varsóvia, na Polônia, com destino ao Brasil. A aeronave traz 42 brasileiros que fugiram da Ucrânia após o início dos ataques da Rússia ao país vizinho.

No mesmo voo, viajam também 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças. Também serão trazidos oito cachorros e dois gatos. Eles devem chegar ao país na manhã desta quinta-feira (10).

O resgate ocorreu no âmbito da Operação Repatriação, que envolve os ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS). Com informações da Agência Brasil.

Ex-presidente da Câmara teve contas de 2020 aprovadas com ressalvas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (9), a 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovou, com ressalvas, as contas de 2020 da Câmara de Vereadores de Itabuna, sob a responsabilidade do ex-presidente da Casa, Ricardo Xavier (Cidadania).

Apesar das ressalvas indicadas no relatório técnico, o conselheiro Francisco Netto, relator do parecer, não imputou multa ao vereador licenciado, que, atualmente, é secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda do município.

Naquele ano, a Câmara de Itabuna recebeu, a título de duodécimo, R$16.157.508,36. Segundo o TCM, Ricardo Xavier promoveu despesas de R$15.255.270,01, cumprindo o limite previsto no artigo 29-A da Constituição. Já a despesa total com pessoal representou 2,11% da receita corrente líquida do município, dentro do limite de 6% da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O conselheiro Francisco Netto recomendou, em seu voto, que o atual presidente do Poder Legislativo de Itabuna, Erásmo Ávila (PSD), adote medidas para melhorar o desempenho do Portal de Transparência na avaliação dos usuários.

Jaques Wagner: "Leãozinho, me desculpe" || Imagem: Victor Pinto/BNews
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (9), o senador Jaques Wagner (PT) pediu desculpas ao vice-governador João Leão (PP) por ter anunciado, em entrevista recente, que o governador Rui Costa (PT) permanecerá no cargo até o fim do mandato. Leão disse que o anúncio de Wagner descumpriu alinhamento anterior (veja aqui).

“Peço desculpas a João Leão, a Cacá, a Roberto, a Jabes, que foi com quem eu negociei, e à família do PP. Tentei construir uma solução que, tenho certeza, mora no coração deles, apesar do sentimento do momento, que é a gente continuar a nossa relação de 14 anos”, disse Wagner.

“Leãozinho, me desculpe, Cacá, mas eu tô aqui pra voltar a conversar. Não deu certo. Não deu tempo, não foi desatenção, eu tinha que anunciar porque a gente estava sem caminho, e eu fui anunciar, como fundador do grupo, um caminho. Agora, continuo disposto a continuar com o PP dentro da aliança. Essa é a minha vontade, a vontade de Rui, a vontade do PT, do grupo inteiro”, emendou.

Wagner fez a declaração ao jornalista Victor Pinto, editor do BNews, em Brasília. Assista.