Formada majoritariamente por mulheres, categoria fez mobilização nacional neste 8 de Março
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta pandemia, são muitas as histórias de profissionais de saúde que se desdobram no trabalho ou perdem a vida no combate da covid-19. Durante os picos de contágio, com hospitais lotados, emendaram dias de plantão. Com justiça, foram chamados de heróis em propagandas, discursos políticos, programas de rádio e TV, publicações na internet, etc.

Parte considerável dessa mão de obra heroica é formada por enfermeiros e enfermeiras. Apesar do reconhecimento unânime de seu heroísmo, a categoria ainda não tem apoio político suficiente para lhes garantir um piso salarial nacional, direito assegurado a outras categorias, como a dos professores.

Nesta terça-feira (8), enfermeiros de diferentes estados fizeram atos públicos em defesa do Projeto de Lei 2564/20, que estabelece o piso salarial de R$ 4.750 para a categoria, com jornada semanal de 30h.

O texto, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2020, também propõe que o piso sirva de parâmetro para a remuneração de técnicos de enfermagem e auxiliares e parteiras, nas proporções de 70% e 50% daquele valor, respectivamente.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), o Dia Internacional da Mulher foi escolhido para a mobilização nacional porque mais de 85% dos profissionais da categoria são mulheres.

Equipamento assegura posição mais confortável para o parto
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, passa a contar com mais uma opção de escolha das suas gestantes para a realização do parto normal: a banqueta de parto vertical.

O equipamento permite que, durante o parto, a mulher permaneça sentada com os pés no chão. Com isso, os músculos do assoalho pélvico ficam mais relaxados, facilitando o nascimento do bebê. Outro benefício é que essa posição não força as articulações de joelho, tornozelo e demais membros inferiores.

“A banqueta de parto vertical ajuda a mulher a se fortalecer na sua competência natural para dar à luz e é a tecnologia relacional mais importante no parto”, explica a diretora médica do HMIJS, Esther Vilela.

Especialista em obstetrícia, a médica acrescenta que a posição vertical é a mais fisiológica, pois ajuda a mulher no período expulsivo. “O bebê nasce melhor, previne a asfixia e protege melhor o períneo”, revela. A técnica foi bastante utilizada no passado, mas, por comodidade – mais dos profissionais do que em benefício do parto – mudou-se o padrão.

De acordo com a médica, para o processo transcorrer da melhor maneira possível – e de forma humanizada – a mulher precisa ter a liberdade para vivenciar o seu trabalho de parto da forma que ela quiser, se movimentando, indo para o chuveiro, para a bola, para o cavalinho, que são outras opções de alívio da dor oferecidas pelo Hospital Materno-Infantil.

PRIVACIDADE

“Nesta hora ela precisa de privacidade, ir para um lugar que ela não se sinta observada e ela precisa de pessoas que aumentem a sua confiança e a sua capacidade em dar a luz”, assegura a especialista, que trabalhou junto às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e como consultora do Ministério da Saúde na Política Nacional de Humanização. Neste dia 8, o Hospital Materno-Infantil completa 90 dias do seu primeiro parto realizado.

Homem foi preso com revólver calibre 38 e munições || Foto 69ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (7), por volta das 16h20min, equipe da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) localizou e prendeu um suspeito de roubo, no bairro Ilhéus II, na zona sul de Ilhéus.

Segundo a PM, o homem teria participação em vários roubos ocorridos na cidade nos últimos meses. No momento da prisão, ele estava com um revólver calibre 38 e munições. O suspeito foi levado para a 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no Centro.

Meninas dizem que caminham longas distâncias por deficiência do transporte escolar
Tempo de leitura: 2 minutos

Na véspera deste Dia Internacional da Mulher, um vídeo de estudantes viralizou nas redes sociais de Ilhéus. Na gravação, a porta-voz do grupo segura a câmera para enquadrar a si mesma e quatro colegas. Elas estão na estrada do distrito de Lagoa Encantada, onde moram, e reclamam do serviço de transporte escolar.

Segundo as meninas, que estudam no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado no Centro, o ônibus não chega até a Lagoa Encantada. Isso as obriga a acordar muito cedo, às 4h, para caminhar longa distância até a entrada do povoado do Retiro, último ponto de parada do transporte.

As más condições da estrada são obstáculos comuns naquela região de terreno acidentado e chão de barro. Nos dias chuvosos, a lama aumenta o risco de acidentes. No vídeo, a porta-voz da revolta estudantil diz que o motorista do ônibus escolar, funcionário da empresa contratada pela Prefeitura de Ilhéus, se recusa a dirigir até o distrito ribeirinho.

“Ele quer que a gente suba todas as ladeiras, sete ladeiras, pra poder pegar a gente lá em cima, na entrada do Retiro. Quem é que vai acordar quatro da manhã pra poder andar na chuva? Estamos todos molhados. Tudo encharcado. Todo mundo revoltado, com fome”, declara a estudante.

Também afirma que o problema já foi comunicado à direção do IME e à Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc), mas não havia sido solucionado até a manhã de ontem (7). No mesmo vídeo, a estudante diz que a escola não fornece merenda. “Nem biscoito seco”, emenda. Assista.

O QUE DIZ A SEDUC

Na tarde de ontem (7), a reportagem do PIMENTA manteve contato com a professora Eliane Oliveira, secretária de Educação de Ilhéus. Ela estava ciente do problema e informou que já havia tomado providências junto à empresa terceirizada, a DZSet Transporte e Logística.

Hoje (8), contatada novamente pela reportagem, a secretária enviou ao site nota divulgada pela Seduc. Conforme o texto, na última sexta (4), representantes da Secretaria se reuniram com estudantes da Lagoa Encantada, tomaram conhecimento da situação e notificaram a DZSet para solucioná-la.

A solução encontrada pela empresa foi substituir o motorista que foi alvo da reclamação. O texto da Seduc não faz menção às condições da estrada.

Perguntada a respeito da reclamação de falta de merenda, a secretária Eliane Oliveira não respondeu ao site até o momento desta publicação.

Militantes sem terra ocupam fazendas em Jussari e Itabela || Foto MST
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 100 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, no início da manhã desta terça-feira (8), a Fazenda Botafogo, em Jussari. O ato no município do sul da Bahia faz parte da mobilização nacional das trabalhadoras sem terra e quilombolas neste Dia Internacional da Mulher.

Neste ano, a Jornada Nacional de Luta das Mulheres propaga o lema “Terra, trabalho e direito de existir. Mulheres em luta não vão sucumbir”.

De acordo com o MST, a fazenda tem 313 hectares, é improdutiva e foi ocupada para desapropriação por meio do Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Também na manhã de hoje, o movimento ocupou a fazenda onde funcionava a empresa de Frutelli Culturas Tropicais, em Itabela, no extremo-sul do estado.

Laura Ganem e Romualdo Lisboa ministram oficina de gestão de espaços culturais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para a Oficina Gratuita de Gestão de Espaços Culturais, do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (Faeg-Sul). Atividade será gratuita e online, via Zoom, às 14h desta quinta-feira (10), com direito a certificado de participação.

A tutoria da oficina caberá ao dramaturgo e diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, e à especialista em Gestão Pública e cofundadora da Casa de Cultura Jonas e Pilar, Laura Ganem.

A inscrição deve ser feita neste formulário digital. Os inscritos receberão o link de acesso à oficina.

PALESTRA, MÚSICA E CAPOEIRA

Nesta quinta (10), às 9h, o Fórum terá palestra de Márcio Caires sobre cultura, território e democracia, com transmissão no Youtube. A programação também inclui apresentações culturais, com os grupos Mulheres em Domínio Público, Casa Nova, Capoeira Humaitá e o MC Snep.

A iniciativa do Faeg-Sul tem apoio institucional da Prefeitura de Ilhéus, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura da Bahia.

Rui Costa diz que busca a unidade e aposta em vitória governista || Foto Jonne Roriz/PT
Tempo de leitura: 2 minutos

A base governista enfrenta problemas para fechar a chapa majoritária com a qual irá disputar a sucessão ao Palácio de Ondina, mas hoje (8) o governador Rui Costa (PT) disse que busca a unidade e aposta em vitória do seu grupo em outubro.

– Vamos dialogar para manter esse grupo forte e unido com o presidente Lula. A Bahia precisa de Lula e Lula precisa da Bahia unida. Juntos, vamos reconstruir o Brasil e continuar transformando a vida de baianos e baianas”, afirmou Rui.

Num vídeo em que Rui fala da montagem da chapa, ele reconhece os desencontros e cita a palavra pacificação. “Muita coisa tem sido dita [sobre a formação] em blogs e redes sociais. Muitas especulações sobre esse processo político. Quero mandar uma mensagem de pacificação”, diz ele em vídeo (confira ao final da matéria).

Confira vídeo em que Rui fala em “pacificação” na montagem da chapa governista:

INDEFINIÇÃO NA BASE

A formação da chapa registra, ao menos, dois abalos. Primeiro, o senador Jaques Wagner (PT) desistiu de disputar o governo baiano ainda em fevereiro. Poucos dias depois, o nome de Otto Alencar (PSD) foi alçado à condição de pré-candidato ao Palácio de Ondina.

Ontem (7), Wagner disse em entrevista que o nome da base ao governo será petista. A escolha estaria entre os secretários Luiz Caetano (Relações Institucionais) e Jerônimo Rodrigues (Educação) e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Ao cavalo-de-pau, deu-se uma sucessão de declarações e ameaças, inclusive do desembarque do PP na chapa do adversário ACM Neto. Os progressistas consideraram que o vice-governador João Leão foi preterido. Há o risco de, ainda hoje, o partido fechar com Neto. É possível que Leão tenha reunião com o ex-presidente Lula também nesta terça.

DE CAMAROTE

A previsão é de que, dentro das condições normais e não havendo defecções, a chapa seja anunciada no próximo domingo (13). ACM Neto vai com mais calma. Deverá anunciar a chapa na primeira quinzena de abril. Quer ver o que acontece na base governista. Espera atrair, pelo menos, o PP de João Leão. Atualizado às 11h59min.

Crime foi cometido na madrugada desta terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado a tiros na ladeira que dá acesso ao Viaduto Catalão, em Ilhéus, sul da Bahia, nesta terça-feira (8). O nome da vítima é Rafael Santos Pereira.

Ainda não informações sobre a autoria e a motivação do crime, que ocorreu na madrugada de hoje. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) recolheu o corpo ainda nesta manhã. A Polícia Civil investiga o caso. Atualizado às 10h42min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da região do Maria Matos e de Ferradas fizeram novo protesto, na manhã desta terça-feira (8), bloqueando a passagem de veículos no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415.

Parte dos manifestantes cobra o pagamento do Auxílio Recomeço, de R$ 3 mil, criado pela Prefeitura de Itabuna para famílias atingidas pela enchente de dezembro, além do pagamento do Aluguel Social.

Há cerca de 20 dias, o prefeito Augusto Castro havia prometido a inclusão de mais famílias. Apesar do aceno, o governo vem tratando as manifestações como ação político-partidária de “infiltrados”.

Chamas destróem ônibus na Rodovia Ilhéus-Itabuna || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus de uma empresa de turismo pegou fogo, na manhã desta terça-feira (8), em frente à sede da Companhia Independente de Policiamento Tático da PM (Rondesp) e próximo à sede regional da Ceplac, na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). O veículo seguia em direção a Itabuna, quando começou um princípio de incêndio na parte traseira.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. O trânsito ficou lento na região e policiais fazem o controle do tráfego. Ainda não há informações de feridos nem sobre as causas do incêndio, mas suspeita-se que tenha sido causado por pane elétrica.

Confira vídeo de internauta.

Grandes nomes regionais da música se apresentarão na Praça de Alimentação do Shopping hoje (8)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá terá programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A data será marcada pela live Pink Day, às 18h30min, no instagram do shopping (@shoppingjequitiba). A live terá uma hora e meia de duração, com a participação das lojas O Boticário, Detalhes, Imaginarium e Natura, com promoções em vários produtos e sorteio de brindes.

Durante todo o dia 8, numa parceria com a rádio Boa FM, haverá shows na Praça de Alimentação, com as presenças de Kocó do Lordão, Ari PB, Gian Girotto, Cristiano Pires e Cris Mel. Um dia de muita música para celebrar a data em ambiente seguro e aconchegante.

“Estamos prestando uma justa homenagem às mulheres que, com talento, determinação, sensibilidade, são capazes de tornar o mundo melhor”, afirma superintendente do Shopping Jequitibá, Vera Lúcia Guimarães. Mais informações em www.shoppingjequitiba.com.br

Bahia registra queda de casos de covid-19 || Foto Bruno Esaki/ Agência Saúde DF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pouco mais de 30 dias após registrar mais de 36,9 mil casos ativos de covid-19, a Bahia registra recuo de quase 90% de pacientes em isolamento ou internados por causa do vírus. Eram 36.955 casos ativos em 4 de fevereiro, quando atingia ali o recorde da pandemia. Nesta segunda-feira (7), havia caído para 3.665, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Ainda ontem, o estado registrou 117 casos de covid-18 em 24h e 433 recuperados da doença, mas com 21 óbitos confirmados. Dos 1.509.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.476.274 já são considerados recuperados e 29.381 pessoas não resistiram à doença.

“Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas”, informa a Sesab.

SÃO JOÃO E VACINAÇÃO

Os dados mais recentes levaram o governador Rui Costa a afirmar que há uma “possibilidade concreta” de liberar festa de São João em 2022. Os festejos foram proibidos em 2020 e 2021 devido à pandemia.

A Bahia tem 11.429.835 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.401.231 com a segunda dose ou dose única e 3.948.457 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 632.874 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 15.108 já tomaram também a segunda dose, segundo a Sesab.

MP-BA publica edital de processo seletivo para estagiários
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública, nesta segunda-feira (7), contra o Maxxi Supermercados por divergências nos preços dos produtos anunciados nas gôndolas e dos cobrados nos caixas e leitores eletrônicos. O M-BA aponta ainda irregularidades no acondicionamento dos alimentos.

De acordo com a Justiça Joseane Suzart, o Maxxi Supermercados “expôs à venda, por mais de uma vez, produtos que estavam impróprios para o consumo humano, além de promover oferta enganosa, anunciando mercadorias com o preço de gôndola que não correspondia àquele, em valor superior, efetivamente cobrado pelos leitores eletrônicos do estabelecimento”, destacou.

Na ação, o MP-BA requer que a Justiça determine que o Maxxi Supermercados não comercialize qualquer tipo de produto que seja impróprio ao consumo, sobretudo em decorrência da sua conservação em temperatura inadequada; e que não anuncie bens de consumo com preço de gôndola divergente daquele cobrado nos caixas e leitores eletrônicos, para não induzir os consumidores a erro.

AUTUAÇÃO POR PROPAGANDA ENGANOSA

Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, no dia 8 de outubro de 2021, a diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) comunicou que autuou o estabelecimento em razão da constatação de práticas abusivas. De acordo com o Auto de Infração nº 0009/20217, o supermercado anunciava produtos cujos preços de gôndola eram inferiores àqueles cobrados nos leitores ópticos.

A Codecon identificou essa divergência de valores em pipocas de micro-ondas – que custavam R$ 2,39 nas prateleiras, e R$ 3,99 nos leitores, bem como em biscoitos, cujo preço era de R$ 6,49 nas gôndolas e R$ 7,99 nos dispositivos eletrônicos.

O MP-BA pediu também que o Maxxi Supermercados providencie, de forma permanente e contínua, a renovação de alvará de saúde do estabelecimento comercial, e que não aguarde a sua expiração para que o requerimento seja formalizado.

Inscrições de jogadores no Interbairros de Itabuna são prorrogadas || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Esportes e Lazer de Itabuna prorrogou até o dia 18 as inscrições de atletas das 53 equipes que disputarão o Campeonato Interbairros de Futebol Amador. O prazo se encerraria na sexta-feira (11). Cada seleção poderá inscrever até seis convidados de um total de 25 atletas com idade mínima de 16 anos.

O Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna surgiu em 1993, criado pelo então prefeito Geraldo Simões (PT). Na edição deste ano, 1.325 atletas deverão ser inscritos, segundo a Secretaria. Os jogos ocorrem sempre nas manhãs dos domingos nos campos de bairros previamente definidos pela coordenação em tabela que será conhecida depois do sorteio.

Dentre os campos escolhidos para a competição deste ano estão os do Núcleo Habitacional da Ceplac, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, Parque Boa Vista, Santa Inês, São Lourenço, Lomanto, Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas, Nova Ferradas, Roça do Povo e Itamaracá.

Rodrigo defende que Wagner recue do recuo e seja candidato a governador
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta entrevista ao PIMENTA, concedida no fim da tarde de hoje (7), o líder sindicalista Rodrigo Cardoso (PCdoB) analisa os últimos movimentos e informações sobre a chapa governista para a eleição estadual.

Ele opina sobre o motivo de o senador Jaques Wagner (PT) ter retirado a pré-candidatura ao governo baiano e avalia as chances de vitória da coalização numa chapa sem o ex-governador petista.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus também sai em defesa da retorno de Wagner ao páreo eleitoral, com um recuo do recuo, para acabar com “tanta confusão”. Leia.

PIMENTAVocê classificou o imbróglio governista como “bate-cabeça”. Quantos passos atrás a coalização deu na disputa com o grupo de ACM Neto, se é que deu?

RODRIGO CARDOSO – Perde tempo, porque ACM já vem fazendo campanha desde que saiu da Prefeitura de Salvador. Enquanto isso, a base vinha se unificando com Wagner desde o fim do ano passado. Rapidamente, Wagner entrou na disputa com 30% [das intenções de voto]. Quando indica o apoio de Lula, ele chega no empate técnico [nas pesquisas]. Agora, com tanta confusão. Otto não se define, Wagner retira a candidatura e, no dia de hoje, parte-se do zero, com três novos pré-candidatos do PT. Acho que [o grupo] deu muitos passos atrás.

Antes de se lançar pré-candidato, Wagner deu sinais de que não desejava a candidatura?

Não. Acho que não. A todo momento em que se colocava, ele dizia da importância da unidade da base. Quando passou a ser pré-candidato, no fim do ano passado, ele demonstrava ser o principal candidato, justamente por isso: era o candidato que unificava.

Como você interpreta a retirada da pré-candidatura de Wagner? O que a explica?

Na minha opinião, Wagner recuou tendo em vista a decisão do governador Rui Costa de se candidatar ao Senado e a impossibilidade de o PT ocupar as duas principais cadeiras em disputa, numa coalização com tantos partidos importantes. Acho que Wagner recuou na perspectiva de garantir a unidade da base. Obviamente, o pleito do governador Rui Costa não deixa de ser justo, dentro do que ele considera o seu papel nessa frente. No entanto, tanta confusão a apenas sete meses da eleição, acaba atrapalhando muito. Demonstra desarticulação. Nas resenhas, o pessoal do carlismo está dizendo que, agora, são os nossos candidatos que estão correndo da disputa com ACM. O negócio ficou muito complicado.

Hoje, Wagner disse que Rui vai até o fim do mandato. Pode ser sinal de falta de confiança de passar o governo ao PP?

Acho que faltou articulação. Não sei se é falta de confiança, mas, com certeza, falta de articulação. Faltou combinar. Faltou discutir não só com o PSD e com o PP. Faltou discutir com o PCdoB, com o PSB, Podemos, Avante. Faltou discutir com a base. Quando não tem articulação, cada um faz a coisa da sua cabeça e acaba gerando esse tipo de ruído, que só faz atrapalhar.

Sem Wagner, diminuem muito as chances da manutenção da unidade da base e de uma vitória na disputa estadual?

Vejo que diminui a chance da unidade. Wagner é tido por todos como construtor desse processo. Tem muita autoridade política, por toda a influência, tudo que ele construiu aqui na Bahia e da sua influência nacional junto ao Partido dos Trabalhadores e ao próprio ex-presidente Lula. Acho que ele teria muito mais facilidade em unificar. Outras candidaturas, mesmo as do Partido dos Trabalhadores – por mais valor que tenham as lideranças que estão aí colocadas -, creio que terão mais dificuldade pra unificar. E a base desunida, acho que a chance diminui muito. Ainda tenho esperança que o bom senso prevaleça.

O que você chama de bom senso?

Nesse caso, concordo com a deputada [federal] Alice Portugal. Acho que Wagner deveria recuar do recuo. Ele recuou da pré-candidatura e deveria recuar no recuo, aceitar o retorno da sua pré-candidatura. Ele tem toda a condição de unificar a base. Tem todo o respeito de todas as forças políticas. Não teria contestações e teria muita competitividade na disputa, que vislumbro uma disputa dura.