Itabuna tem mutirão para prevenção das doenças renais
Tempo de leitura: 2 minutos

Como parte da programação para celebrar o Dia Mundial do Rim, a Santa Casa de Itabuna, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), promove, nesta sexta-feira (11), no estacionamento do Banco de Sangue, um mutirão para prevenção das doenças renais. Cerca de 50 pessoas – parentes de pacientes do Centro de Diálise – foram selecionadas para exames custeados pela Fundação do Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes).

Os selecionados foram beneficiados com exames gratuitos de creatinina e sumário de urina. Os resultados dos exames serão avaliados por nefrologistas da Santa Casa. A programação foi iniciada na quinta-feira (10), Dia Mundial do Rim, e prossegue até o próximo sábado (12), com palestras e orientações sobre a doença.

Mutirão visa detecção precoce das doenças renais

PACIENTES EM TRATAMENTO

Na Bahia, existem 1.244 pacientes na expectativa de aparecer um órgão compatível. No Brasil, atualmente há 140 mil pacientes que realizam diálise, conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). No sul da Bahia, mais de 300 pessoas estão cadastradas no Centro de Diálise.

De acordo com o coordenador do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Itabuna, o médico Rodolfo Silva Nascimento, muitos dos casos de doença renal crônica poderiam não ocorrer se fossem evitados o uso de medicamentos sem acompanhamento de profissional e adotados hábitos saudáveis de alimentação.

O médico Rodolfo Silva Nascimento alerta que as pessoas devem ficar atentas para fatores de risco como hipertensão arterial e diabetes mellitus. O especialista observa ainda que doses inadequadas de medicamentos (como paracetamol, anti-inflamatórios e antibióticos) podem gerar complicações graves, como lesão nos rins, por exemplo.

Suspeito foi preso em operação conjunta da PM e da PRF || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais prenderam um homem que dirigia um carro roubado, na manhã de quarta-feira (9), após abordagem na rodovia Ilhéus-Itabuna. A operação envolveu equipes da Polícia Militar (70ª CIPM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Banco da Vitória.

O veículo com restrição de roubo é um Ford Ka branco, hatch. O motorista e o carro foram levados para a Delegacia da Polícia Civil, no centro de Ilhéus. O suspeito pode ser acusado pelo crime de roubo ou de receptação, a depender das informações obtidas no inquérito policial.

Professora Imara Queiroz recebe a premiação para o CEI, de Itacaré || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Centro Educacional de Itacaré (CEI), no sul da Bahia, venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, Ensino Fundamental II, nesta quinta-feira (10). O CEI recebeu medalha de ouro pelo projeto Cultura Digital: Inovação e Empreendedorismo por Meio das Relações Digitais, em solenidade no auditório do Sebrae, em Salvador, e agora vai representar a Bahia na etapa nacional. O prêmio busca reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora.

O Centro Educacional de Itacaré foi representado pelo professora Imara Queiroz, uma das proponentes do projeto, juntamente com as professoras Raimunda Soledade e Simone de Carvalho Martins, e desenvolvido com os demais educadores, coordenadores e toda a equipe do CEI. Durante a solenidade de premiação, Imara parabenizou o Sebrae pela iniciativa e ressaltou a alegria de ver um projeto da cidade, feito com a participação e a contribuição de todos, ser reconhecido e premiado.

ESPÍRITO EMPREENDEDOR

A proposta do projeto da escola de Itacaré, segundo as idealizadoras, visa promover e despertar o ensino e a aprendizagem por meio das tecnologias inovadoras e empreendedorismo. O trabalho foi implementado com os alunos do Ensino Fundamental II, anos finais. Eles foram estimulados a produzir conteúdo através das Tecnologias da Informação e Comunicação, buscando proporcionar uma visão empreendedora dos meios de comunicação e informação.

A professora Imara Queiroz explicou que o projeto cultura digital buscou despertar nos alunos o espírito empreendedor que deverá ser desenvolvido ao longo de sua existência, pois ensinar a empreender é algo que pouco se vê no dia a dia. “O objetivo foi desenvolver esse espírito empreendedor, fazendo com que o aluno aprenda a empreender a própria vida”, complementou. A secretária de Educação, Eliane Camargo, diz que o prêmio serve para reafirmar o compromisso do município e de todos os trabalhadores da educação “com um ensino cada vez melhor”.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem a finalidade de identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores. O prêmio, além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, têm o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.

Morador de Itabuna é preso com veículo roubado em Camamu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais prenderam no Km-502, na BR-101, em Itabuna, um homem de 37 anos que estava com um Jeep Compass roubado na cidade de Camamu, no baixo-sul da Bahia. O carro tinha sido levado pelos bandidos na última segunda-feira (7).

De acordo com a PRF, os bandidos foram rápidos, pois o carro já tinha sido adulterado. O Compass já estava circulando clonado, com placas de outro veículo de mesmas características, registrado em Juazeiro. O motorista suspeito não detalhou como adquiriu o carro.

O veículo, apreendido na noite de quarta-feira (9), e o preso foram apresentados no Complexo Policial de Itabuna. O homem foi indiciado por receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

A construção civil ajudou no saldo positivo de empregos formais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 11.279 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro, a Bahia registrou o maior saldo dentre os estados do Nordeste. Ainda no primeiro mês deste ano o comércio varejista registrou crescimento de 2,3% frente ao mês de dezembro. Os dados são Ministério do Trabalho e Previdência.

A Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos de trabalho formais entre os estados nordestinos em termos absolutos. No ranking nacional, o estado ficou na sétima colocação. Em termos relativos à variação do estoque, também se localizou em primeiro lugar no Nordeste e na sétima colocação no país.

O segmento de serviços (+5.926 postos) foi o que mais gerou postos de trabalho com carteira assinada, dentre os cinco grandes setores de atividade econômica em janeiro no estado. Em seguida, foi acompanhado por construção (+3.975 postos), indústria geral (+1.871 postos) e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+168 postos).

COMÉRCIO VAREJISTA

O comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 2,3% no primeiro mês de 2022 frente ao mês imediatamente anterior. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios registraram crescimento de 0,8%.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, três dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas tiveram crescimento, comparando janeiro de 2021 com o mesmo mês desse ano. “Tivemos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (11,9%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%)”, listou Leal.

Além disso, o secretário destacou o expressivo aumento do setor de veículos, motos, partes e peças de 49,6% nas vendas em janeiro de 2022, em relação à igual mês do ano anterior. “Essa é a décima segunda expansão consecutiva apresentada pela atividade, o que mostra que a Bahia vem retomando seu crescimento”.

O projeto aprovado seguiu substitutivo do relator, senador Jean Paul Prates (PT-RN) || Foto Agência Senado
Tempo de leitura: 3 minutos

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei que cria regras para estabilização dos preços de combustíveis (PL 1472/2021). O projeto cria um sistema de bandas de preços, que limitará a variação, e uma conta federal para financiar essa ferramenta. Além disso, estabelece auxílio de até R$ 300 mensais para motoristas autônomos de baixa renda. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Na votação, senadores afirmaram que o sistema é a solução “possível”, neste momento, para a crise do petróleo, mas defenderam que o Brasil busque a autossuficiência na produção de combustíveis para não depender de importações.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator do projeto e autor do substitutivo aprovado, afirmou que o Brasil sempre teve ferramentas para amortecer a variação do preço internacional do barril de petróleo – como a Parcela de Preço Específica (PPE), extinta em 2002, pela qual o Tesouro Nacional compensava a Petrobras. Segundo o senador, a situação em vigor desde 2017, quando a Petrobras estabeleceu a paridade absoluta, corresponde a uma privatização da empresa.

— O mercado brasileiro está sujeito a toda e qualquer oscilação, praticamente em tempo real, do preço internacional, como se a Petrobras fosse integralmente privada ou como se todas essas refinarias fossem privadas, concorrendo com produto importado. O que nós estamos hoje vivendo, com [a paridade], é uma simulação de mercado brasileiro como se nós não produzíssemos nada no Brasil e não refinássemos nada no Brasil — criticou.

Jean Paul também destacou que o sistema de bandas de preço é mais eficiente e confiável para estabilizar os preços do que cortar impostos ou criar subsídios para o setor de petróleo.

— Nós estamos aqui diante da principal ferramenta. Tudo o mais é acessório a essa conta de estabilização, porque a conta de estabilização mexe no preço principal. Isentar ou desonerar impostos pode ser consumido numa simples alta de preço ou numa guerra como esta, em que o preço dá um salto de 10 dólares num dia só ou mais. Consome tudo isso — afirmou.

SENADOR CONTRÁRIO AO PROJETO CRITICA “POLÍTICA ESTATIZANTE”

Os parlamentares que se opuseram ao projeto disseram que ele poderá prejudicar as contas públicas. O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) apontou para a possibilidade de desequilíbrio orçamentário. Segundo ele, as fontes indicadas pelo projeto para abastecimento da conta de estabilização são necessárias hoje para financiar outras despesas.

Leia Mais

Conceição Vita explica propósitos do Foro, que recebe Daniel Coelho na sua primeira atividade
Tempo de leitura: < 1 minuto

O recém-criado Foro Psicanalítico do Sul da Bahia vai realizar seu ato inaugural nesta sexta-feira (11), às 17h, com uma comunicação do professor e psicanalista Daniel Coelho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o tema “Aspectos históricos da repolitização da psicanálise”, a apresentação será via internet, no Google Meet. A inscrição é gratuita e deve ser feita neste link.

A psicanalista e professora Conceição Vita é membro do Foro e explica os propósitos do grupo. “É uma instância que tem como proposta o estudo e a discussão da psicanálise. Vamos alternar encontros com psicanalistas já reconhecidos nacionalmente e o próprio grupo, num processo de leitura e discussão de textos clássicos de Freud e Lacan e de textos atuais, de psicanalistas brasileiros, franceses, argentinos, mas especialmente brasileiros”, declarou, por telefone, em entrevista ao PIMENTA.

Docente da Faculdade de Ilhéus e da UniFTC, Conceição deixa claro que o objetivo do grupo não é formar psicanalistas nem oferecer formação institucional na área. A ideia é congregar pessoas que se dedicam ao estudo e à prática psicanalítica. “É uma tradição da psicanálise, desde Freud, que as pessoas se reúnam para estudar, discutir e produzir, por isso a gente deu essa identidade do sul da Bahia, para que as pessoas da região que tiverem interesse possam nos procurar”.

Interessados em obter mais informações sobre o Foro podem entrar em contato pelo número (73) 9 9199-7779, apenas via WhatsApp.

Prefeitura realiza de Dia D da vacinação para toda a família
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itabuna terão acesso ao Dia D da vacinação para toda a família contra a Covid-19, neste sábado (12), das 10h às 14h, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp), centro. Será uma oportunidade para que avós, mães, pais, tios, adolescentes e crianças tomem a dose do imunizante ou atualizem o calendário vacinal contra o coronavírus.

A coordenadora da Rede de Frio do município, Camila Brito, explica que é preciso que todos os membros da família garantam a proteção contra a Covid-19. Segundo ela, não haverá limitação de senhas. Isso vai permitir que mais pessoas sejam vacinadas, pois os índices de vacinação completa estão baixos em Itabuna, assim como em outras cidades brasileiras.

A primeira dose da vacina será ofertada a crianças de 5 a 11 anos. Já a segunda dose estará disponível ao público maior de 18 anos em atraso com o ciclo vacinal ou adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a primeira aplicação do imunizante da Pfizer até 10 de janeiro.

A terceira dose será aplicada em pessoas com mais de 18 anos que tenham recebido a segunda vacina há, pelo menos, quatro meses. Também haverá dose de reforço da Janssen.

REQUISITOS PARA A VACINAÇÃO INFANTIL

Para receber a vacina, a criança deve ser acompanhada pelos pais ou responsável. No caso dos pais, é exigida apresentação de documento oficial com foto. Já o responsável, além do próprio documento, deve apresentar autorização assinada pela pessoa que tem a guarda da criança. Além disso, o paciente não pode ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias.

Wyndham está presente em várias cidades brasileiras, a exemplo de Gramado || Imagem Trivago
Tempo de leitura: < 1 minuto

A rede hoteleira Wyndham iniciou prospecção para operar e franquear marcas do grupo na Bahia. Ontem (9), duas executivas do grupo se reuniram com o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, em Salvador, acompanhadas do presidente regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Luciano Lopes.

“Pretendemos operar e franquear marcas hoteleiras no estado. A parceria do poder público com a iniciativa privada é fundamental para o fortalecimento do turismo”, declarou a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina e Caribe da Wyndham, Maria Carolina Pinheiro.

Executivas do Wyndham em audiência com o titular da Setur-BA || Foto Divulgação
O secretário Maurício Bacelar diz que a Bahia está pronta para receber novos investimentos estrangeiros, o que é confirmado pelo interesse revelado pelas executivas do Wyndham. A rede foi fundada nos Estados Unidos em 1981 e atualmente possui mais de nove mil hotéis espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil.
Pistola, munições e drogas apreendidas pela PM após o confronto || 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi morto durante confronto com policiais militares, na Rua do Mosquito, em Ilhéus, na manhã desta quinta-feira (10). Segundo a Polícia Militar, ele estava com uma pistola 9mm e atirou contra o Pelotão Especial Tático Operacional (Peto), que revidou os disparos e o atingiu.

Segundo a 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o pelotão foi à Rua do Mosquito após receber denúncia de tráfico de drogas. A comunidade fica perto da rodoviária e ocupa parte do manguezal da entrada de Ilhéus.

O suspeito era conhecido como Lábios de Mel, informa o site FRN, que confirmou a morte do homem. Após o confronto, além da arma e de munições, os policiais apreenderam 110 pequenas pedras de crack e um bucha de maconha.

Gradil de proteção na Aziz Maron não resistiu à enchente. Não passou por reparo || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 4 minutos

A enchente de dezembro de 2021 deixou marcas profundas em Itabuna e alterou o visual de uma das poucas regiões adequadas para lazer e prática de exercícios no município, a Beira-Rio. Mais de dois meses depois da enchente, também persiste o abandono daquela região, principalmente nas avenidas Aziz Maron, Mário Padre e Avenida Fernando Cordier.

Antes da chuva, a avenida necessitava de revisão do sistema de iluminação e de ações de zeladoria. Vândalos arrancaram grades de proteção nas margens do Cachoeira. A enchente deixou o cenário mais degradado. E a iluminação pública ruim deixa a região com aspecto inóspito.

A proteção para passantes também foi destruída pela ação da chuva, assim como parte da calçada, e o município ainda não fez os reparos necessários. “Dois meses depois, parece que choveu há dois, três dias”, critica Nilde Souza, que afirma caminhar pela Beira-Rio, pelo menos, duas vezes na semana.

Gradil de mirante da Beira-Rio cedeu com a força da água de dezembro e não foi reposto || Foto Pimenta

Quem joga futebol de areia também cobra a restauração da arena de uma das cabeceiras da ponte que liga o Centro e a região do São Caetano. A enchente destruiu o alambrado e “despejou” entulhos na arena. As chuvas recentes formaram um lago onde antes era local de prática de futebol.

Arena foi devastada pela enchente; secretário diz que será recuperada pelo Estado || Foto Pimenta

“Eu passo aqui todos os dias para ir pro trabalho. Tristeza esse abandono, essa falta de ação da Prefeitura”, afirma o padeiro José Ivan Souza, que aponta em direção ao São Caetano para lembrar que o centro administrativo fica próximo dali. E, também, para mostrar que o corrimão da ponte bastante avariado ainda não foi substituído e que pode lesionar quem trafega pela ponte.

Carlos, ao fundo, e Lázaro lamentam abandono da academia de saúde ao ar livre || Foto Pimenta

ACADEMIA AO AR LIVRE DESTRUÍDA

O abandono pode ser constatado, ainda, na academia ao ar livre próximo à cabeceira da ponte de pedestres do Conceição. Quase todos os equipamentos e aparelhos foram destruídos pela ação do tempo e falta de manutenção, a exemplo do remo, distanciando não apenas jovens.

Carlos Cruz é das presenças constantes e que ajuda a manter o pouco que restou da academia ao ar livre. Também leva aparelhos próprios para ajudar quem sempre usava a academia e hoje não tem a quem recorrer. “Jovens, crianças vêm para a Beira-Rio, querem brincar, fazer exercícios. Gente de idade, que tem lesão e gosta de fazer atividade tá impossibilitado de fazer”, afirmou.

Carlos disse que o vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Enderson Guinho, esteve no local ainda no ano passado (“antes muito da enchente”). Prometeu que os aparelhos seriam substituídos e academias ao ar livre seriam instaladas também no bairro. Carlos, um guardião do que restou da academia, ainda tem esperança de que a realidade do local mude.

Aparelho de remo não resistiu à ação do tempo e ao mau uso || Foto Pimenta

Lázaro Silva é vigilante e passou a praticar exercícios físicos na academia ao ar livre há cinco anos. Os aparelhos foram instalados na Beira-Rio em 2017. O vigilante lamenta o sucateamento dos aparelhos.

“Muitos idosos vinham aqui sempre. Todos sumiram. Era espaço para atividade física. Está tudo quebrado. Não tem nem como reformar mais. Tem que colocar [aparelhos] novos para que o pessoal retorne”, afirma Lázaro, entristecido com a cena. “Há até espaço para instalação de mais aparelhos”, completa.

OUTRO LADO 

Por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Itabuna informou que os equipamentos da Academia de Saúde ao ar livre serão retirados e recuperados na oficina própria do município. A academia possui aparelhos como remo, simulador de andada e outros para exercitar cintura e coordenação motora, todos corroídos pela ação do tempo ou danificados pelo mau uso.

O gradil danificado das margens da Beira-Rio entre as pontes do São Caetano e Marabá será retirado para reparo e recolocado.  Quanto a entulhos presos à vegetação, a retirada ocorrerá após a área de meio ambiente e a Biosanear definir a técnica mais segura para a limpeza.

Enchente de quase três meses fez “nascer” um “pé de lixo” na Beira-Rio || Foto Pimenta

O secretário de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pellegrini, diz aguardar licitação do governo baiano para a reforma da quadra poliesportiva e da arena de futebol da cabeceira da ponte do São Caetano. A obra integra pacote de R$ 730 mil, acrescentou.

Não há prazo para quando ocorrerá a licitação nem o início das obras, mas, informou Alcântara, a demanda está entre os compromissos do prefeito Augusto Castro e do secretário estadual de Trabalho, Renda, Emprego e Esportes (Setre), Davidson Magalhães.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Buerarema antecipou para 24 de fevereiro a escolha da sua nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. A eleição acabou adiada para a próxima terça-feira (15).

O adiamento decorreu de resistências na própria base do prefeito Vinícius Ibrann ao nome da vereadora Roseli de Véi (DEM), mas a presidência da Casa, em mensagem interna, argumentou que a nova data visava cumprir a legislação.

O nome defendido por Vinícius não foi bem digerido pelos vereadores. Ainda há movimentação para que outra candidatura seja apresentada.

Estudantes são convocados para vagas não preenchidas na chamada regular
Tempo de leitura: < 1 minuto

As universidades e demais instituições de ensino integradas ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) começam nesta quinta-feira (10) a convocação dos estudantes classificados para a lista de espera dos cursos de graduação.

A nova chamada será feita diretamente pelas instituições de ensino, por isso os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, divulgados em seus próprios editais.

Nesta chamada, as instituições vinculadas ao programa vão preencher vagas que não foram ocupadas na chamada regular, que teve o prazo de matrícula encerrado terça-feira (8).

O programa ofereceu, para o primeiro semestre deste ano, 221,79 mil vagas. Mais de 84,5% delas foram para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Campanhas majoritárias investem maior parte dos recursos em propagandas de TV, segundo instituto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) divulgou nesta quarta-feira (9) levantamento sobre o custo médio de uma eleição vitoriosa no Brasil. A pesquisa reúne dados de despesas eleitorais de 1.652 pessoas eleitas em 2018. Naquele ano, os cargos em disputa eram os de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

A média nacional de gastos de uma campanha vitoriosa ao Governo do Estado foi de R$ 6,8 milhões. Para o Senado, o custo médio foi de R$ 2,1 milhões; para a Câmara dos Deputados, R$ 1,3 milhão; e para Assembleia Legislativa, R$ 373 mil.

A campanha então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL) custou R$ 2,8 milhões, segundo prestação de contas ao TSE.

DISTRIBUIÇÃO DOS GASTOS POR SERVIÇO

A pesquisa mostra ainda o percentual de gastos por serviço. No caso das campanhas aos governos estaduais, 52,61% dos recursos foram investidos em produção de programas de rádio e televisão. Nas campanhas para o Senado, o investimento nessa área consumiu R$ 23,78%.

Já nas disputas para a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas, o maior percentual de investimento foi feito em publicidade por material impresso (27,55% e 32,18%, respectivamente).

NÚMEROS DA BAHIA

Na Bahia, para se eleger ao Governo do Estado é preciso investir R$ 9 milhões, segundo a pesquisa, enquanto a média de gastos para se eleger senador é de R$ 2 milhões. O custo médio da eleição para a Câmara dos Deputados é de R$ 1,3 milhão e para a Assembleia Legislativa, R$ 310 mil.

Segundo o instituto, todos os valores da pesquisa foram corrigidos pela inflação acumulada no período de outubro de 2018 a janeiro de 2022, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O levantamento considera apenas os dados oficiais das prestações de contas dos candidatos, que são mantidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Preço da gasolina supera - e muito - a marca dos R$ 8,00 || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (10), a Petrobras anunciou novo reajuste dos combustíveis. A partir de amanhã (11), as refinarias da estatal subirão o preço do litro da gasolina de R$ 3,25 para R$ 3,86, um disparo de 18,8%. Para o consumidor final, em diversas regiões brasileiras, o preço da gasolina já supera – e muito – a marca dos R$ 8,00, a exemplo do sul da Bahia.

A alta do diesel será ainda maior, de 24,9%, com o preço do litro saltando de R$ 3,61 para R$ 4,51 nas refinarias. Para o consumidor baiano, o preço médio do combustível já é de R$ 5,867, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Combustíveis (ANP).

Já o botijão de gás de cozinha (13kg) sofrerá reajuste de 16,1%, vendido a R$ 58,21 às distribuidoras. No estado, o preço cobrado ao consumidor varia de R$ 115,00 a R$ 125,00.

Segundo a Petrobras, a manutenção consistente dos preços dos combustíveis em patamares elevados no mercado internacional tornou necessário o reajuste dos preços do mercado interno. A medida, conforme a empresa, garante o suprimento da demanda nacional, sem risco de desabastecimento.

A estatal também informou que os novos reajustes ainda não levaram em conta a volatilidade das commodities em decorrência da guerra na Ucrânia, acrescentando que os preços do diesel e da gasolina não eram reajustados há 57 dias.