Obras da nova ligação Ilhéus-Itabuna estão sendo executadas pelo Governo Estadual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A BA-649, nova ligação dos dois mais populosos municípios do sul da Bahia, deverá reduzir para 40 minutos o tempo de viagem entre Ilhéus e Itabuna em horários de picos. Pelo menos, é o que prevê a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Hoje, o tempo médio gasto na viagem é de 1 hora.

A nova ligação, na margem direita do curso do rio Cachoeira e do lado oposto ao da rodovia atual, a BR-415, terá extensão de 18 quilômetros. A obra, iniciada em dezembro, está sendo tocada por um consórcio de empresas, supervisionadas pelo Governo Estadual, informa o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

A nova rodovia tem custo divulgado de R$ 145 milhões. A ligação com a rodovia já existente, a BR-415, será feita por 4 pontes ao longo dos 18 quilômetros, conforme projeto. Nesta etapa, estão sendo executados os serviços de terraplenagem e drenagem.

Obras são tocadas por consórcio de empresas contratadas pelo Governo Estadual

A nova rodovia também será importante no desenvolvimento econômico local, principalmente no turismo e na agricultura. A Costa do Cacau é uma das principais zonas turísticas da Bahia e recebe cerca de 810 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). No setor agrícola, o escoamento da produção de cacau e grãos com destino ao Porto do Malhado, em Ilhéus, será facilitado com a nova rodovia.

Rodovia estadual que ligará as duas cidades é construída na margem direita do curso do Cachoeira

– Além da implantação e pavimentação da BA-649, também estamos realizando ações importantes de recuperação na BA-001. Já iniciamos as ações entre Nazaré e Valença e neste mês de fevereiro serão iniciados os serviços entre Ilhéus e Itacaré. Os trechos entre Valença e Itacaré, passando por Camamu, também seguem com serviços sendo executados. São mais de 200 km em obra – afirma o titular da Seinfra.

_______

Inscrições estão abertas; cursos são ministrados na Casa de Cultura Jonas e Pilar
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de música e de iluminação cênica.

Voltado para pessoas acima de 16 anos, o curso de iluminação abordará eletricidade básica; fundamentos da luz; teoria das cores e temperatura de cor; equipamentos convencionais; coordenação e planejamento; e montagem e operação.

Sob a responsabilidade do ator e iluminador José Carlos Ngão, as aulas ocorrerão de 15 de fevereiro a 15 de março, sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, na sede da Casa de Cultura Jonas e Pilar. As inscrições devem ser feitas neste link, até a próxima quinta-feira (10).

OFICINA DE MÚSICA E FLAUTA DOCE

O músico Ramalho de Santana vai ministrar a oficial de técnica instrumental (flauta doce); preparação corporal (alongamento e postura); leitura e escrita musicais; noções de teoria musical; história da música (dos compositores, períodos, estilos e gêneros musicais); análise dos textos musicais; e apreciação musical.

As aulas começaram no último sábado (5) e ocorrerão sempre aos sábados, até 9 de abril, com os alunos divididos em turmas de 9 a 15 anos  e de 12 a 15 anos, a depender do nível de iniciação do inscrito.

As inscrições devem ser feitas neste link ou na sede da Casa de Cultura Jonas e Pilar, de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 15h Pas 18h, até quinta-feira (10).

As atividades fazem parte do projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar. A realização é do Instituto Macuco Jequitibá, com apoio institucional da Prefeitura de Buerarema e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Animais foram devolvidos ao ambiente natural || Foto 33ª CIPM/Valença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resgataram 600 caranguejos capturados durante o período de defeso, neste domingo (6), em Garapuá, povoado do município de Cairu, na Costa do Dendê.

O período de reprodução dos animais da espécie caranguejo-uçá começou no último dia 3 e terminará ao final desta segunda-feira (7).

Segundo o comandante da 33ª CIPM/Valença, major Bruno Czekus Soares, a Polícia Militar recebeu denúncia de que a pesca ocorreu durante o defeso, o que é proibido. “Quando chegamos no local indicado, os suspeitos fugiram, mas deixaram os animais”, explicou o oficial.

Após o resgate, os animais foram devolvidos ao mangue, seu ambiente natural. Abaixo, confira vídeo da libertação dos caranguejos.

Rui durante demonstração na manhã desta segunda-feira || Reprodução Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa postou em suas redes sociais um vídeo no qual aparece numa demonstração de boxe para falar de kits arena de lutas entregues a 200 escolas pelo Programa Mais Esporte Bahia.

Na sequência, ele pergunta aos internautas, lembrando do humorista Whindersson Nunes, que desafiou o baiano Acelino de Freitas, o Popó.

– Será que eu também sirvo pra desafiar Popó e outros grandes nomes do boxe?

Desbloqueado na vida, o humorista baiano Leozito Rocha, aos risos, largou nos comentários:

– Desse jeito aí, nem vá na pipoca.

“Pipoca” é o folião que curte o carnaval fora das cordas dos blocos, alguns deles disputando espaço com foliões-brigões.

Confira o vídeo abaixo.

Colisão incendiou os dois ônibus da empresa São Matheus || Foto Salvador Notícia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois ônibus colidiram de frente na BA-120, num local conhecido como Cascalheira, na manhã desta segunda-feira (7), quando percorriam trecho da rodovia entre as cidades de Retirolândia e Conceição do Coité, no interior da Bahia.

O acidente ocorreu por volta das 9h. A colisão incendiou os ônibus. Os dois motoristas dos veículos morreram no local. Os corpos ficaram presos às ferragens, sendo necessário ação do Corpo de Bombeiros (CB) para retirá-los.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ainda não tem o número de feridos. Bombeiros voluntários Anjos da Vida ajudaram no socorro às vítimas, de acordo com a PRE. Os passageiros feridos foram levados para hospitais de Retirolândia e de Conceição do Coité.

Segundo as primeiras informações, os ônibus bateram depois que um dos motoristas tentou desviar de buracos na pista. Os dois veículos pertencem à empresa São Matheus. Atualizado às 12h15min.

PM apreende arma de bandido ferido em confronto || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da Polícia Militar foram alvo de disparos de arma de fogo quando chegaram a Sambaituba, zona rural de Ilhéus, na noite de sábado (5), por volta das 22h. As guarnições tinham ido à comunidade após denúncia anônima de que homens estavam armados e traficando drogas no local.

Segundo a 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os policiais revidaram a agressão e, na troca de tiros, atingiram um dos bandidos, que foi socorrido e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau, na zona oeste da cidade. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, munições e drogas. Não há informações sobre o estado de saúde do homem ferido.

Uesc oferta mais de 1,7 mil vagas nesta edição do Sisu
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) ofertará 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o MEC, mais de 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).

As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 15 deste mês. O prazo encerra-se às 23h59min do dia 18, horário de Brasília. São 6.146 vagas em cursos de graduação em 125 instituições públicas de ensino superior.

Os interessados podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições ao Sisu.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu para ofertar suas vagas nesta edição do primeiro semestre de 2022.

Os 10 cursos com maior oferta de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil.

Para participar desta edição do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

CRONOGRAMA

Pelo cronograma, as inscrições irão de 15 a 18 de fevereiro, e o resultado sairá no 22. De 23 de fevereiro a 8 de março, serão feitas as matrículas.

Os candidatos terão prazo de 22 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera: A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio dessa lista.

Rua na zona sul de Ilhéus deverá ganhar nome do médico Ruy Carvalho || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

A vereadora Enilda Mendonça protocolou, na Câmara, um projeto de lei com a finalidade de denominar Vereador Ruy Carvalho uma rua localizada no Bairro São Francisco, na zona sul de Ilhéus. O ex-vereador e médico ilheense faleceu em 28 de dezembro do ano passado, aos 72 anos.

De acordo com o projeto, deve ser alterado o Artigo 1º da Lei nº 4024, de 3 de julho de 2019, no Inciso XX, com a inclusão do nome do médico no novo logradouro, a ser denominado Avenida Vereador Ruy Carvalho. A vereadora considera o fato de o trecho do logradouro compreendido entre a entrada da Rua Hawai e a Rua das Oliveiras (paralela à Avenida Tancredo Neves), no bairro São Francisco, não ter nome oficial.

Enilda Mendonça é autora da iniciativa

A proposta, diz, se justifica pelos relevantes serviços prestados ao povo ilheense pelo saudoso médico, Dr. Ruy Carvalho, especialmente como servidor na saúde pública e como agente político na direção do então Hospital Geral Luiz Vianna Filho, e durante o período em que exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Ilhéus, de 1983 a 1987.

Além disso, o projeto destaca a sua importante atuação na Casa Legislativa, durante o mandato exercido de 1989 a 1992, como vereador na defesa dos interesses do município de Ilhéus e seu povo. Enilda Mendonça enfatiza ainda as votações expressivas obtidas por Ruy Carvalho nas disputas para o cargo de prefeito nas eleições de 2004 e de 2008 e para o cargo de deputado estadual nas eleições de 2006.

O falecimento do médico causou consternação em diversos segmentos da sociedade ilheense. Como médico, atuou durante muitos anos como clínico geral e pneumologista, nas redes pública e privada. Após sua aposentadoria, se especializou em Medicina do Trabalho, área que se dedicou nos últimos anos.

IF Baiano de Uruçuca abre vagas para professor substituto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) tem 860 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2022, sendo ofertadas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os interessados podem se inscrever pela internet, no período de 15 a 18 deste mês. Para o sul da Bahia, são 110 vagas no campus de Uruçuca.

Pode participar do SiSU quem fez as provas da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. As notas do Enem serão divulgadas no dia 11 deste mês, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Candidatos aos cursos de graduação via SiSU podem optar por concorrer pelo sistema de reserva de vagas. O IF Baiano destina 76,67% das vagas para pretos, pardos e indígenas, o que equivale a 430 vagas, e 8,65 % para pessoas com deficiência, 42 vagas.

O resultado da Chamada Regular, com a lista de candidatos aprovados, está prevista para 22 de fevereiro de 2022, e será disponibilizado no site do SiSU e do IF Baiano.

Para estudar no IF Baiano, há vagas para 22 cursos, oferecidos em 10 campi da instituição nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença. O IF oferece cursos de graduação nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnólogo em diferentes áreas do conhecimento. Acesse em leia mais e confira os cursos e a quantidade de vagas disponíveis pelo SiSU 2022.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde deste domingo (6), no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, um homem com quase 37 Kg de maconha transportada dentro de duas malas de viagem. A droga estava em um ônibus interestadual que saiu de São José do Rio Preto (SP) com destino a Recife (PE).

O homem que transportava a droga foi identificado após a checagem dos tíquetes de bagagens. O passageiro de 21 anos informou aos policiais ter sido contratado para fazer o transporte até a capital de Alagoas, Maceió.

À PRF, o jovem disse ainda que na entrega ganharia R$ 5 mil pelo “serviço”. O homem, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante. Ele e a droga foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.

Atlético vence o Bahia e sobe na tabela de classificação
Tempo de leitura: < 1 minuto

No confronto de equipes baianas pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, o Atlético venceu o Bahia por 2 a 1 no estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, na tarde deste sábado (5).

O primeiro gol do jogo foi da equipe da capital. Aos 15 minutos, o meia Raí Nascimento aproveitou o desvio de cabeça de Marcelo Cirino e fez para o Tricolor de Aço. Aos 37 o time da casa perdeu um jogador. O volante Lucas Alisson dividiu com Ignácio e levou o vermelho.

Mesmo com um a menos, o Carcará conseguiu empatar. O zagueiro Iran pegou o rebote da bola na trave e deixou tudo igual. O número de jogadores ficou igual quando o lateral Matheus Bahia acertou Thiaguinho com um carrinho violento e foi expulso aos quatro minutos da etapa final.

O gol da vitória do Atlético saiu praticamente no último lance do jogo. Após o Bahia perder duas grandes oportunidades com o atacante Rodallega, o volante Dionísio finalizou a bola ajeitada de cabeça por Rael e fechou o placar.

VICE-LÍDER

Com essa vitória o Carcará subiu quatro posições e ocupa a vice-liderança do grupo A com 4 pontos em dois jogos. O Bahia também é o vice-líder, mas do grupo B, com três pontos em dois jogos. A próxima partida do time de Salvador será no sábado (12) contra o Globo na Fonte Nova. No mesmo dia o Atlético vai até João Pessoa para enfrentar o Botafogo-PB.

Porém, antes disso os times entram em campo pelo campeonato estadual. O Atlético, 3º colocado com seis pontos, recebe o Unirb na quarta-feira (9). O Bahia, 4º colocado com seis pontos, joga contra o Barcelona de Ilhéus na Fonte Nova também na quarta-feira (9). Da AB.

Mercado tem demanda alta para instalador de energia solar no país
Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil deve atrair mais de R$ 50,8 bilhões em investimentos ainda em 2022, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O volume bilionário de investimentos deve gerar, pelo menos, 357 mil empregos em geração e distribuição no país, nos cálculos da Absolar.

Um dos segmentos que mais crescem neste mercado é o de instalação de energia solar, mas que carece de profissionais instaladores qualificados. A expectativa é de que o volume de projetos de instalação seja ainda maior em 2022, principalmente com os aumentos consideráveis de conta de energia elétrica.

“O mercado continuará aquecido, pelo menos, por mais 10 anos e já estão faltando profissionais capacitados”, projeta Edson Meirelles, professor do curso Eletec, que forma instaladores em toda a Bahia.

CURSO DE INSTALADOR EM ITABUNA

Para atender a grande demanda do mercado, inclusive no sul da Bahia, empresas baianas com profissionais especializados têm investido em formação de técnicos instaladores de energia solar fotovoltaica.

A média salarial para um profissional empregado como instalador, na Bahia, é R$ 3 mil mensais. Sendo o profissional autônomo, o ganho a cada instalação pode ficar em média R$ 2 mil.

De 17 a 20 de fevereiro, a Eletec ofertará curso com aulas práticas e teóricas e suporte pós-curso aos alunos em Itabuna e em Ilhéus. “É uma excelente oportunidade de capacitação e encaixe no mercado de trabalho”, afirma Meireles.

Em Itabuna, as aulas serão ministradas no prédio da Ciqprol, reconhecida escola de cursos profissionalizantes do sul da Bahia, situada na Rua D, Quadra J, número 17, no Bairro Santo Antônio, em Itabuna.

TURMA ÚNICA

A turma do curso de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica será única e com apenas 25 vagas. Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (77) 9 9944 6138 ou clique aqui.

Confira vídeo abaixo com noções das aulas práticas da Eletec.

Informe publicitário.

Aulas 100% presenciais na rede estadual começam na segunda-feira 7
Tempo de leitura: < 1 minuto

Para ter acesso às escolas da rede pública estadual de educação na Bahia, o estudante maior de 18 anos terá de apresentar, na portaria das escolas, a carteira de vacinação contra o novo coronavírus. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseja ter acesso às unidades de ensino e atende a um decreto governamental, que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais.

A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, conforme ressalta a Secretaria Estadual de Educação. O estudante também terá que fazer o uso de máscaras e álcool em gel, dentre outras medidas de proteção sanitárias. A aula 100% presencial começa na segunda-feira (7).

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) Manoel Calazans, ressalta a importância de todas as pessoas, independente da idade, seguirem as recomendações dos órgãos de Saúde e entidades científicas na atualização da carteira de vacinas.

“A escola precisa reforçar e destacar a importância de acreditar na vacina e na ciência. Os estudantes que não estiverem vacinados, poderão ter acesso à escola, porém vamos fazer um trabalho educativo sobre a importância da vacinação com toda a comunidade. Esperamos que as famílias que ainda não foram vacinadas sejam sensibilizadas com a importância do ato”.

Barcelona de Ilhéus precisa de um milagre para se classificar para a segunda fase do Baiano|| Foto Reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona de Ilhéus subiu mais uma posição na tabela do Campeonato Baiano de 2022. Jogando neste sábado (5), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, a equipe do sul da Bahia venceu a Juazeirense por 1 a 0 e agora está na terceira colocação no Baianão deste ano. O mando de campo foi do Barcelona, que está jogando em Feira porque o Estádio Mário Pessoa ainda está passando por obras.

Kel Baiano fez um lindo gol no último minuto do jogo

 

O atacante aproveitou-se de uma falha da defesa da Juazeirense. O Barcelona poderia ter saído atrás no placar. Aos 26 minutos da etapa final o goleiro Djair defendeu um pênalti cobrado pelo atacante Neto Baiano. O único gol da partida foi marcado por Kel Baiano, aos 50 minutos do segundo tempo.

A partida de hoje foi válida pela 4ª rodada do Campeonato Baiano, que será concluída neste domingo (6), com o jogo entre Doce Mel e Vitória da Conquista. Com a vitória, o Barcelona ficou mais perto do Bahia de Feira, que tem 10 pontos. Na próxima rodada, na quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o time de Ilhéus enfrenta o Bahia.

Erick do Zizo foi morto a tiros em Arraial D´Ajuda, na tarde de sexta-feira || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos mais antigos líderes do tráfico de drogas em Itabuna foi executado com mais de 20 tiros em Arraial D´Ajuda, Porto Seguro, na tarde de sexta-feira (4). Erick Rocha de Almeida, o Erick do Zizo, estava em um carro quando ocorreu o ataque.

Erick conseguiu sair do carro, apesar de baleado, mas não resistiu aos ferimentos, conforme relatos de testemunhas ao Radar64. Imagens divulgadas em aplicativo de mensagem mostram a esposa de Erick desesperada ao constatar a morte do companheiro.

Erick comandava o tráfico de drogas na região do Zizo e São Pedro, integrando a facção de Binho Possidônio, por muitos anos e foi um dos criminosos transferidos de Itabuna para presídio federal em 2013.

A transferência para presídio de segurança máxima ocorreu três anos depois de ele ser preso em uma operação que deteve os maiores traficantes de Itabuna e resultou em denúncia do Ministério Público Estadual também contra uma ex-escrivã da Vara de Execuções Penais da Comarca de itabuna (relembre aqui). Pelos crimes, Erick ficou preso até o ano passado. Com a progressão de pena, passou ao regime semiaberto.

 

.