Manfredo é homenageado por atuação durante enchentes no sul e extremo-sul do estado
Tempo de leitura: 2 minutos

O tenente-coronel Manfredo Silva Santana, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna, teve aprovada uma moção de aplauso, de autoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A moção se deve à atuação do oficial nas operações em defesa das comunidades de Itabuna e de todo o extremo-sul da Bahia durante as enchentes que atingiram o interior da Bahia.

A iniciativa foi proposta pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva e aprovada por unanimidade pela corte. Na justificativa, foi destacado que o comandante militar coordenou com eficiência e dedicação o Grupamento Aéreo durante o transporte de medicamentos, alimentos, transportes de pacientes e vítimas.

Em Itabuna, o tenente-coronel Manfredo participou dos resgates de pessoas em áreas de alagamentos, além de manter a população em alerta sobre os riscos iminentes ao transbordamento do Rio Cachoeira e suas consequências. As ações do Comando do 4° GBM durante a catástrofe foram manchetes em várias redes de transmissão estrangeiras, inclusive na Al Jazeera.

Chuvas deixaram mais de 3,5 mil desabrigados e desalojados só em Itabuna || Foto Pimenta

BOMBEIRO AMIGO DO PEITO

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e em Gestão de Riscos Coletivos pela CBMPA, Manfredo Santana já atuou como diretor Adjunto de Planejamento da CBMPA, subcomandante do 4° Grupamento de Bombeiros de Itabuna, comandante do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro e diretor da Academia de Bombeiros Militar.

Como atual comandante do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna, o tenente-coronel Manfredo Silva Santana participou do plano de ampliação em 150% da rede de hidrantes públicos na cidade. Também efetivou o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, de coleta, em domicílio, de leite materno e entregando ao Banco de Leite do Hospital Manoel Novais, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, correspondendo a 70% do estoque de leite materno daquele hospital.

COMENDA 2 DE JULHO

No final do ano passado ele recebeu a mais importante comenda do Estado, a Comenda 2 de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia. A honraria ao oficial do Corpo de Bombeiros foi indicação do deputado estadual Fabrício Falcão.

Universitários e estudantes de cursinho devem se cadastrar para garantir transporte
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré está convocando estudantes universitários e de cursinhos pré-universitários para que façam o cadastro, obtenham a carteira e tenham acesso ao transporte estudantil gratuito oferecido pelo município. O cadastro está sendo feito na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, na Rua da Feira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para fazer o cadastro os estudantes devem apresentar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Matrícula na Universidade ou Curso Profissionalizante, uma foto 3×4 e comprovante da vacina contra a Covid-19.

Nessa primeira etapa, segundo ele, será feito o cadastro dos universitários e estudantes de cursos pré-vestibulares e, posteriormente, a depender da disponibilidade, será feita a carteira dos alunos dos cursos profissionalizantes.

TRANSPORTE A PARTIR DO DIA 14

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, José Augusto Mato Grosso, informou que o serviço para os estudantes será retomado na próxima segunda-feira (14), o que reforça a importância de todos os estudantes universitários e estudantes de cursos pré-vestibulares procurarem a secretaria para fazer o cadastro e emitir as carteiras.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que a garantia do transporte dos estudantes universitários tem sido um dos compromissos da sua gestão, como forma possibilitar a todos o acesso ao ensino superior e aos cursos pré-vestibulares e profissionalizantes.

Adélia Pinheiro: novo cargo atiça imaginação de observadores da política ilheense
Tempo de leitura: < 1 minuto

A nomeação da médica Adélia Pinheiro para o comando da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) atiçou a imaginação de quem acompanha a política ilheense.

Nascida em Itabuna e criada em Ilhéus, a ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) integrava o secretariado do governador Rui Costa (PT) desde 2019, quando assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas a titularidade da Sesab dá peso político diferente ao seu nome, como um selo máximo de confiança da cúpula do PT na Bahia.

Foi o economista Carlos Mascarenhas quem, na sexta-feira passada, dimensionou o impacto da novidade na Princesinha do Sul, mirando as longínquas eleições de 2024.

“A gestão da Professora Adélia Pinheiro na Secretaria de Saúde do Estado pode vir a ser o passaporte para que ela seja candidata a Prefeita de Ilhéus. Assim eu vejo”, escreveu o economista em uma rede social.

O coordenador dos Centros Públicos de Economia Solidária, Efson Lima, endossou o vaticínio do amigo. “Concordo”, escreveu Efson ao comentar a publicação.

Carlos Santos, que também avalizou a publicação de Mascarenhas, já declarou até voto em Adélia, a quem chamou de “minha ex-reitora”. José Carlos Junior, em outro comentário, foi na mesma toada, dizendo que uma luz pode brilhar sobre Ilhéus. “Tô votando e fazendo campanha”, emendou.

As eleições de 2024 figuram longe no calendário comum, mas, no tempo da política, estão logo ali.

Aplicativo Bibi Mob já tem 200 motoristas e mais de 7.000 usuários
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os moradores de Araraquara e de cidades vizinhas, no interior de São Paulo, dispõem de novo aplicativo de transporte. Lançado em janeiro de 2022, o Bibi Mob é uma alternativa aos já consolidados aplicativos comerciais Uber e 99Taxi.

O Bibi Mob é resultado de parceria da Prefeitura de Araraquara com a Cooperativa de Motoristas de Aplicativos de Araraquara (Coomapa). No aplicativo, os usuários pagam preços similares aos das corridas feitas com as ferramentas comerciais, o que garante competitividade ao empreendimento regional.

A grande diferença do Bibi Mob está na remuneração dos motoristas, que recebem 95% do valor da tarifa, 35% a mais do que ganham do Uber ou da 99.

Um mês após o lançamento, o aplicativo de Araraquara e região tem 200 motoristas associados e já ultrapassou a marca dos 7.000 usuários cadastrados. Com informações do Nexo Jornal.

Marcelo Queiroga é convocado para explicar nota técnica do Ministério da Saúde || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde divulgou nota técnica em que afirma a efetividade da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19 e questiona a eficácia das vacinas em uso no Brasil contra a doença. Hoje (7), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou a convocação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga para prestar esclarecimentos sobre a manifestação da pasta.

Na prática, o documento divulgado no dia 22 de janeiro de 2022 contraria todas as evidências científicas disponíveis até o momento e o consenso da comunidade científica internacional em torno do assunto. A nota foi assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto.

A exemplo de Marcelo Queiroga, Hélio é médico.

CONVITE A BARRA TORRES

Na mesma sessão, a CDH aprovou convite ao diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, para falar sobre as ameaças que servidores da agência sofreram antes e depois da aprovação do uso de vacinas contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

A comissão ainda não definiu as datas dos depoimentos do ministro da Saúde e do diretor da Anvisa.

Policiais encontram pistola dentro de carro e detêm suspeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar encerrou festa “paredão” clandestina no Japu, distrito de Ilhéus, por volta das 21h30min do último sábado (5). Esse tipo de evento só pode ser realizado em espaços públicos com a autorização da Prefeitura, conforme decreto de 2021 do Governo da Bahia.

Ao inspecionar um dos veículos que estavam na festa, a guarnição da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) encontrou uma pistola com munições dentro do carro. A arma e o proprietário do automóvel foram levados para a delegacia.

Obras da nova ligação Ilhéus-Itabuna estão sendo executadas pelo Governo Estadual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A BA-649, nova ligação dos dois mais populosos municípios do sul da Bahia, deverá reduzir para 40 minutos o tempo de viagem entre Ilhéus e Itabuna em horários de picos. Pelo menos, é o que prevê a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Hoje, o tempo médio gasto na viagem é de 1 hora.

A nova ligação, na margem direita do curso do rio Cachoeira e do lado oposto ao da rodovia atual, a BR-415, terá extensão de 18 quilômetros. A obra, iniciada em dezembro, está sendo tocada por um consórcio de empresas, supervisionadas pelo Governo Estadual, informa o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

A nova rodovia tem custo divulgado de R$ 145 milhões. A ligação com a rodovia já existente, a BR-415, será feita por 4 pontes ao longo dos 18 quilômetros, conforme projeto. Nesta etapa, estão sendo executados os serviços de terraplenagem e drenagem.

Obras são tocadas por consórcio de empresas contratadas pelo Governo Estadual

A nova rodovia também será importante no desenvolvimento econômico local, principalmente no turismo e na agricultura. A Costa do Cacau é uma das principais zonas turísticas da Bahia e recebe cerca de 810 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). No setor agrícola, o escoamento da produção de cacau e grãos com destino ao Porto do Malhado, em Ilhéus, será facilitado com a nova rodovia.

Rodovia estadual que ligará as duas cidades é construída na margem direita do curso do Cachoeira

– Além da implantação e pavimentação da BA-649, também estamos realizando ações importantes de recuperação na BA-001. Já iniciamos as ações entre Nazaré e Valença e neste mês de fevereiro serão iniciados os serviços entre Ilhéus e Itacaré. Os trechos entre Valença e Itacaré, passando por Camamu, também seguem com serviços sendo executados. São mais de 200 km em obra – afirma o titular da Seinfra.

_______

Inscrições estão abertas; cursos são ministrados na Casa de Cultura Jonas e Pilar
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de música e de iluminação cênica.

Voltado para pessoas acima de 16 anos, o curso de iluminação abordará eletricidade básica; fundamentos da luz; teoria das cores e temperatura de cor; equipamentos convencionais; coordenação e planejamento; e montagem e operação.

Sob a responsabilidade do ator e iluminador José Carlos Ngão, as aulas ocorrerão de 15 de fevereiro a 15 de março, sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, na sede da Casa de Cultura Jonas e Pilar. As inscrições devem ser feitas neste link, até a próxima quinta-feira (10).

OFICINA DE MÚSICA E FLAUTA DOCE

O músico Ramalho de Santana vai ministrar a oficial de técnica instrumental (flauta doce); preparação corporal (alongamento e postura); leitura e escrita musicais; noções de teoria musical; história da música (dos compositores, períodos, estilos e gêneros musicais); análise dos textos musicais; e apreciação musical.

As aulas começaram no último sábado (5) e ocorrerão sempre aos sábados, até 9 de abril, com os alunos divididos em turmas de 9 a 15 anos  e de 12 a 15 anos, a depender do nível de iniciação do inscrito.

As inscrições devem ser feitas neste link ou na sede da Casa de Cultura Jonas e Pilar, de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 15h Pas 18h, até quinta-feira (10).

As atividades fazem parte do projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar. A realização é do Instituto Macuco Jequitibá, com apoio institucional da Prefeitura de Buerarema e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Animais foram devolvidos ao ambiente natural || Foto 33ª CIPM/Valença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resgataram 600 caranguejos capturados durante o período de defeso, neste domingo (6), em Garapuá, povoado do município de Cairu, na Costa do Dendê.

O período de reprodução dos animais da espécie caranguejo-uçá começou no último dia 3 e terminará ao final desta segunda-feira (7).

Segundo o comandante da 33ª CIPM/Valença, major Bruno Czekus Soares, a Polícia Militar recebeu denúncia de que a pesca ocorreu durante o defeso, o que é proibido. “Quando chegamos no local indicado, os suspeitos fugiram, mas deixaram os animais”, explicou o oficial.

Após o resgate, os animais foram devolvidos ao mangue, seu ambiente natural. Abaixo, confira vídeo da libertação dos caranguejos.

Rui durante demonstração na manhã desta segunda-feira || Reprodução Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa postou em suas redes sociais um vídeo no qual aparece numa demonstração de boxe para falar de kits arena de lutas entregues a 200 escolas pelo Programa Mais Esporte Bahia.

Na sequência, ele pergunta aos internautas, lembrando do humorista Whindersson Nunes, que desafiou o baiano Acelino de Freitas, o Popó.

– Será que eu também sirvo pra desafiar Popó e outros grandes nomes do boxe?

Desbloqueado na vida, o humorista baiano Leozito Rocha, aos risos, largou nos comentários:

– Desse jeito aí, nem vá na pipoca.

“Pipoca” é o folião que curte o carnaval fora das cordas dos blocos, alguns deles disputando espaço com foliões-brigões.

Confira o vídeo abaixo.

Colisão incendiou os dois ônibus da empresa São Matheus || Foto Salvador Notícia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois ônibus colidiram de frente na BA-120, num local conhecido como Cascalheira, na manhã desta segunda-feira (7), quando percorriam trecho da rodovia entre as cidades de Retirolândia e Conceição do Coité, no interior da Bahia.

O acidente ocorreu por volta das 9h. A colisão incendiou os ônibus. Os dois motoristas dos veículos morreram no local. Os corpos ficaram presos às ferragens, sendo necessário ação do Corpo de Bombeiros (CB) para retirá-los.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ainda não tem o número de feridos. Bombeiros voluntários Anjos da Vida ajudaram no socorro às vítimas, de acordo com a PRE. Os passageiros feridos foram levados para hospitais de Retirolândia e de Conceição do Coité.

Segundo as primeiras informações, os ônibus bateram depois que um dos motoristas tentou desviar de buracos na pista. Os dois veículos pertencem à empresa São Matheus. Atualizado às 12h15min.

PM apreende arma de bandido ferido em confronto || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da Polícia Militar foram alvo de disparos de arma de fogo quando chegaram a Sambaituba, zona rural de Ilhéus, na noite de sábado (5), por volta das 22h. As guarnições tinham ido à comunidade após denúncia anônima de que homens estavam armados e traficando drogas no local.

Segundo a 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os policiais revidaram a agressão e, na troca de tiros, atingiram um dos bandidos, que foi socorrido e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau, na zona oeste da cidade. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, munições e drogas. Não há informações sobre o estado de saúde do homem ferido.

Uesc oferta mais de 1,7 mil vagas nesta edição do Sisu
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) ofertará 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o MEC, mais de 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).

As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 15 deste mês. O prazo encerra-se às 23h59min do dia 18, horário de Brasília. São 6.146 vagas em cursos de graduação em 125 instituições públicas de ensino superior.

Os interessados podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições ao Sisu.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu para ofertar suas vagas nesta edição do primeiro semestre de 2022.

Os 10 cursos com maior oferta de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, ciências biológicas, matemática, direito, química, física, agronomia, interdisciplinar em ciência e tecnologia e engenharia civil.

Para participar desta edição do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

CRONOGRAMA

Pelo cronograma, as inscrições irão de 15 a 18 de fevereiro, e o resultado sairá no 22. De 23 de fevereiro a 8 de março, serão feitas as matrículas.

Os candidatos terão prazo de 22 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera: A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio dessa lista.

Rua na zona sul de Ilhéus deverá ganhar nome do médico Ruy Carvalho || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

A vereadora Enilda Mendonça protocolou, na Câmara, um projeto de lei com a finalidade de denominar Vereador Ruy Carvalho uma rua localizada no Bairro São Francisco, na zona sul de Ilhéus. O ex-vereador e médico ilheense faleceu em 28 de dezembro do ano passado, aos 72 anos.

De acordo com o projeto, deve ser alterado o Artigo 1º da Lei nº 4024, de 3 de julho de 2019, no Inciso XX, com a inclusão do nome do médico no novo logradouro, a ser denominado Avenida Vereador Ruy Carvalho. A vereadora considera o fato de o trecho do logradouro compreendido entre a entrada da Rua Hawai e a Rua das Oliveiras (paralela à Avenida Tancredo Neves), no bairro São Francisco, não ter nome oficial.

Enilda Mendonça é autora da iniciativa

A proposta, diz, se justifica pelos relevantes serviços prestados ao povo ilheense pelo saudoso médico, Dr. Ruy Carvalho, especialmente como servidor na saúde pública e como agente político na direção do então Hospital Geral Luiz Vianna Filho, e durante o período em que exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Ilhéus, de 1983 a 1987.

Além disso, o projeto destaca a sua importante atuação na Casa Legislativa, durante o mandato exercido de 1989 a 1992, como vereador na defesa dos interesses do município de Ilhéus e seu povo. Enilda Mendonça enfatiza ainda as votações expressivas obtidas por Ruy Carvalho nas disputas para o cargo de prefeito nas eleições de 2004 e de 2008 e para o cargo de deputado estadual nas eleições de 2006.

O falecimento do médico causou consternação em diversos segmentos da sociedade ilheense. Como médico, atuou durante muitos anos como clínico geral e pneumologista, nas redes pública e privada. Após sua aposentadoria, se especializou em Medicina do Trabalho, área que se dedicou nos últimos anos.

IF Baiano de Uruçuca abre vagas para professor substituto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) tem 860 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2022, sendo ofertadas via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os interessados podem se inscrever pela internet, no período de 15 a 18 deste mês. Para o sul da Bahia, são 110 vagas no campus de Uruçuca.

Pode participar do SiSU quem fez as provas da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. As notas do Enem serão divulgadas no dia 11 deste mês, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Candidatos aos cursos de graduação via SiSU podem optar por concorrer pelo sistema de reserva de vagas. O IF Baiano destina 76,67% das vagas para pretos, pardos e indígenas, o que equivale a 430 vagas, e 8,65 % para pessoas com deficiência, 42 vagas.

O resultado da Chamada Regular, com a lista de candidatos aprovados, está prevista para 22 de fevereiro de 2022, e será disponibilizado no site do SiSU e do IF Baiano.

Para estudar no IF Baiano, há vagas para 22 cursos, oferecidos em 10 campi da instituição nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença. O IF oferece cursos de graduação nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnólogo em diferentes áreas do conhecimento. Acesse em leia mais e confira os cursos e a quantidade de vagas disponíveis pelo SiSU 2022.

Leia Mais