Reunião, que contou com presença do deputado Rosemberg Pinto, discutiu pautas municipais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios associados à Amurc marcaram presença na primeira reunião de prefeitos e prefeitas de 2022. O encontro, no entendimento da presidência da entidade, demonstrou a força da instituição e união entre os gestores para alcançar o atendimento às demandas da população nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, dentre outras.

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, ratificou o papel da Amurc, que é ser o porta-voz das demandas municipais junto às esferas Estadual e Federal. Ele reforçou a importância de união entre os gestores para o atendimento às pautas que afligem a população.

Foram debatidas ações para o enfrentamento da Covid-19 nos municípios, onde cada gestor está acompanhando e conscientizando a população para continuar adotando as medidas de combate ao vírus. Na área da educação, o retorno às aulas presenciais deverá ocorrer em março na maioria dos municípios. Já o reajuste do Piso do Magistério para os professores, a Amurc recomenda aos municípios seguirem a orientação da CNM e UPB, que estão acompanhando a discussão no âmbito jurídico.

O prefeito de Santa Cruz da Vitória, Maurício Lopes destacou que as pautas são essenciais para que os gestores possam alinhar as demandas da população, por que as realidades, por mais que sejam diferentes, diz, têm situações que são iguais. “Então, uma discussão coletiva vai abranger, orientar e nos colocar no cenário que a gente vai tomar as decisões em conjunto”.

O prefeito Antônio Valete, de Jussari, ressaltou da importância de os prefeitos estarem buscando soluções para os problemas, principalmente depois de um momento de catástrofe natural, que foi a enchente. “É sempre importante estarmos nos reunindo e buscando a solução para os problemas em comum da nossa região”.

Vacinação infantil contra Covid-19 no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (5), das 15h às 20h, o Shopping Jequitibá, em Itabuna, terá posto de vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente, além de crianças saudáveis de 9 a 11 anos.

Ao todo, serão disponibilizadas 300 senhas de atendimento, que ocorrerá no térreo do shopping, em frente à C&A.

No ato da vacinação a criança deverá estar acompanhada da mãe, do pai ou de um responsável legal e portar CPF, cartão do SUS, além de caderneta de vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto. No caso do público com doença crônica ou deficiência, é exigido relatório médico.

NOVO PONTO DE TESTAGEM

Itabuna vai ganhar mais uma central de testagem para diagnóstico da Covid-19. A partir de segunda-feira (7), as coletas passarão também a ser feitas na quadra do Colégio Ciso, situado na Rua Francisco Ferreira da Silva, no Bairro de Fátima, além do Caic Jorge Amado, no Jardim Primavera.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Maristella Antunes, o funcionamento no Ciso será às segundas e quintas-feiras, das 8h às 15h. Além do Teste Rápido Antígeno, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer neste ponto fixo o teste RT-PCR.

Apostas podem ser feitas até as 19h deste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena vai sortear prêmio acumulado de R$ 26 milhões, às 20h deste sábado (5), em São Paulo. As apostas para o Concurso 2.451 poderão ser feitas até as 19h, via internet, em qualquer lotérica do país ou no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. Para fazer a fezinha no site da Caixa, é necessário ter 18 anos e cadastrar um cartão de crédito.

Confira os cursos ofertados na escola estadual
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, está com matrículas abertas para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio integrado com formação técnica.

Os cursos técnicos oferecidos são de logística, eletromecânica, guia de turismo, hospedagem, análises clínicas, teatro e agroindústria. Cada turma tem 35 vagas.

Para a matrícula, que é feita na escola, é necessário levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação, 3 fotos 3×4 e histórico escolar, além de pasta individual.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 73 3634-1559 e 3234-5277. Também é possível buscar esclarecimentos na escola, situada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 755, bairro Malhado.

Ita e Marcos formam a Chapa 2 na disputa à reitoria da UFSB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) escolherá, na próxima semana, quem comandará a instituição pelos próximos quatros anos. A reitora Joana Guimarães disputa a reeleição e tem como adversário o professor Marcos Bernardes. A votação será na segunda e na terça-feiras (7 e 8).

Marcos Bernardes diz que é preciso lutar pela excelência na gestão, “mas sempre nos marcos democráticos”. Ele reconhece conquistas na UFSB, porém observa que é preciso avançar.

– Nós estamos falando de uma universidade que abrange um território de diferentes características e particularidades, um território singular e plural. Precisamos olhar tudo isso com mais sensibilidade, avançar em práticas antirracistas, queremos um espaço de trabalho menos sexista, que abrace todos os gêneros e sexualidades, que seja inclusiva e que acolha os povos originários, quilombolas e populações tradicionais – afirma Bernardes.

Decana do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, a exemplo de Marcos Bernardes, a candidata a vice-reitora da Chapa 2 reforça a necessidade de “olhar a UFSB como um todo”, escutando, dialogando com todas as linhas de pensamento.

– Estando dentro ou fora de sala de aula, temos que respeitar como um todo a comunidade acadêmica, não podemos tolerar gestos antidemocráticos dentro da universidade, assim como não podemos tolerar esses mesmos gestos no país. 2022 chegou para gente repensar não só que Brasil que queremos como também que Universidade queremos” conta Ita. 
A votação para escolha da nova reitoria da UFSB será online, pelo Sigeleições. 

Tempo de leitura: < 1 minuto

A médica Adélia Pinheiro será a nova secretária de Saúde do Estado da Bahia. Ela substitui Tereza Paim, neonatologista que ocupava o cargo, interinamente, desde agosto de 2021. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (4), pelo governador Rui Costa, que agradeceu a Tereza pela dedicação e pelos serviços prestados ao estado.

A nomeação será publicada na edição de sábado (5) do Diário Oficial. Adélia Pinheiro tem mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Ela já foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da qual é professora concursada, e estava à frente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Tempo de leitura: 2 minutos

Um padre que atua em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, publicou imagens pornográficas em um grupo de aplicativo de mensagens que reunia fiéis da igreja que ele é responsável. A conversa ocorreu na quarta-feira (2) e rapidamente os “prints” viralizaram na internet, causando polêmica na cidade.

Francisco Oliveira tem 45 anos e há sete atua na paróquia do distrito de Oliveira dos Campinhos. O vídeo postado por ele tem mais de dois minutos de duração e mostra dois homens em ato sexual.

O religioso disse que enviou indevidamente o conteúdo ao grupo, intitulado “Sagrada Família”. Ele alegou que tem problemas de coordenação motora e postou o material de forma involuntária e indevida, depois que recebeu de outro contato e tentou deletar o vídeo da conversa.

POSTAGEM ACIDENTAL

“Sou portador de uma comorbidade, e não tenho coordenação motora. Recebi muitos vídeos pornográficos. Como não dou ‘Ibope’ a essas coisas, excluí. No momento em que apertava a lixeira do aparelho, entrou uma mensagem do grupo da Sagrada Família e o vídeo foi parar no grupo. Foi por engano”, detalhou.

O religioso só percebeu a falha depois que os fieis reclamaram, no dia seguinte ao ocorrido. “Um integrante do grupo se posicionou, questionou fui averiguar e o vídeo estava no grupo. Apaguei e me retratei com o grupo contando o que aconteceu”, comentou.

O padre acrescentou que alguns fiéis entraram em contato e prestaram solidariedade. Segundo ele, os membros o conhecem e sabem que o material foi publicado por engano. “No privado, só estou recebendo manifestação de apoio, solidariedade e amizade, pois as pessoas me conhecem e sabem das minhas virtudes, da minha conduta”.

Francisco Oliveira afirmou que a Diocese de Cruz das Almas compreendeu a situação, que ele disse ter ocorrido sem intenção obscena, e não será punido pelo ocorrido.  Do G1.

Servidoras da SPS atendem vítimas das enchentes que castigaram Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus dá continuidade aos serviços de apoio às vítimas das enchentes que atingiram diversas comunidades do município no último Natal. Nesta semana, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) desenvolveu ações nos bairros Teotônio Vilela, Salobrinho, Nelson Costa e Barra, além do distrito de Aritaguá, povoado de Urucutuca, Porto Seco, Assentamento Frei Vantuy e Amola Chifre.

Conforme a Prefeitura, as pessoas tiveram acesso a atendimento psicológico e puderam encaminhar a segunda via de documentos como RG e certidão de nascimento. O aluguel social destinados às famílias desabrigadas é outro auxílio ofertado pela SPS.

Além do acesso aos serviços da rede de apoio social, as famílias receberam donativos, a exemplo de colchões, cestas básicas, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, água, frango e roupas de cama.

“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, estamos com as nossas equipes nos bairros e comunidades, atendendo aos moradores que sofreram com as chuvas. Muitos estão sendo referenciados para as unidades do Centro de Referência de Assistência Social, onde faremos o acompanhamento das famílias”, explica o secretário Rubenilton Silva, titular da SPS.

MEDIAÇÃO

Outro trabalho da Prefeitura de Ilhéus é mediar a ajuda oferecida às famílias desalojadas pelos governos federal e estadual e pela iniciativa privada, por meio de empresas e organizações não governamentais. Para fazer as doações desta semana, o município contou com o apoio da Frente Nacional de Negros e Negras, Aurora Alimentos, Unilever e Teiú.

André Cezário fala sobre Centro de Referência de Síndromes Gripais || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira (4), o secretário de Saúde de Ilhéus, André Cezário, informou ao PIMENTA que a Prefeitura montará ponto de testagem para diagnóstico da Covid-19 no centro da cidade. “Em primeira mão pra vocês, dentro dos próximos quinze dias, a gente está definindo qual vai ser o local de testagem. A gente vai ter um local ali no Centro. A gente está entre três espaços, que vai ser único e exclusivo para teste”, disse o médico.

Segundo ele, o objetivo do governo é abrir o espaço ainda neste mês. “O paciente teve qualquer sintoma, tá na dúvida se tá com Covid ou não, vai lá e faz o teste”.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE SÍNDROMES GRIPAIS 

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), inspecionou o Centro de Referência de Síndromes Gripais montado na quadra poliesportiva ao lado da UPA da Conquista. O anexo começou a funcionar hoje e recebe pacientes com suspeita de gripe ou Covid-19. Para os casos leves, segundo o secretário de Saúde, o atendimento ficará disponível das 7h às 19h. No entanto, o serviço ainda funcionará 24h na UPA, que atende emergências.

“A UPA da Conquista foi remodelada para se tornar um centro de referência de síndromes gripais. Todo mundo que tiver sinal gripal, independente de ser Covid ou não, que possa se dirigir à UPA. A gente fez um anexo aqui, ampliou esse espaço onde é a quadra. Nós ampliamos, fizemos uma estrutura para atendimento, para que a população tenha maior conforto. Vocês viram que tem as cadeiras para esperar, com espaço maior na recepção, a triagem, a sala de atendimento médico”, explicou André Cezário.

O centro tem três leitos para internação de casos intermediários e outros dois para quadros graves. Conforme o secretário, esse primeiro atendimento é importante para garantir socorro às pessoas que aguardam transferência para um dos hospitais da cidade, o que depende do serviço estadual de regulação.

EXIGÊNCIA DE VACINAÇÃO A SERVIDORES MUNICIPAL E USUÁRIOS DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS

O secretário de Saúde de Ilhéus também falou ao PIMENTA sobre duas demandas relacionadas às medidas de contenção da Covid-19. Ainda no ano passado, o governador Rui Costa (PT) pediu que as prefeituras baianas passagem a exigir vacinação dos servidores municipais contra a doença, a exemplo do que fez o governo estadual. Nesta semana, o Sindicato do Bancários de Ilhéus pediu que a Prefeitura estabeleça a exigência do comprovante de vacinação para o ingresso nas agências bancárias situadas no município.

André Cezário explicou que os dois assuntos serão discutidos pelo governo municipal. “A gente sempre busca seguir as orientações do estado, porque também há vários estudos técnicos mostrando a necessidade, mas isso é analisado pelo gabinete [de crise] de uma forma geral e validado pelo prefeito. Isso está em andamento. A gente acredita que na próxima semana tenha um retorno positivo quanto a essas demandas”.

Curso gratuito para crianças e adolescentes será ministrado na Base do Monte Cristo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Base Comunitária de Segurança (BCS) de Monte Cristo, em Itabuna, abriu, nesta sexta-feira (4), inscrições para o curso gratuito de instrumentos musicais com cordas para quem tem de 8 a 18 anos. Há 20 vagas. O prazo encerra-se no dia 14.

A vaga no curso pode ser garantida com inscrição na própria Base Comunitária, na Rua O, número 551, no bairro de Monte Cristo, ao lado da UPA 24h. A inscrição também pode ser feita no 15º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Manoel Chaves (Kennedy), no Jaçanã.

Os candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da inscrição. Além disso, para realizar a matrícula será preciso apresentar documentação original com foto, comprovantes de residência e de vacinação contra a covid-19, cartão do SUS e um telefone para contato.

As aulas serão ministradas pelo maestro Antônio Bispo a partir da segunda-feira (21), nas segundas e quartas-feiras, das 17h30min às 19h, na Base Comunitária do Monte Cristo.

“Buscamos uma forma para que as crianças assistidas pela unidade retornassem de forma segura. Conseguimos os instrumentos através de doações e estamos na fase inicial desse projeto, que tem como objetivo formar uma orquestra”, informou o responsável pela unidade, Capitão Edizio Peixoto.

Marão (de amarelo) conversa com vereadores na abertura do gripário de Ilhéus || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na votação em que a maioria dos vereadores de Ilhéus enterrou a CEI do Transporte, na quarta-feira (2), o vereador César Porto solicitou que constasse em ata que a sua legenda, PSB, orientou voto contra a investigação.

Membro do PSB, o vereador Fabrício Nascimento contrariou a posição do partido e votou a favor da Comissão Especial de Inquérito que presidia. Horas depois, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), exonerou seis pessoas indicadas por Fabrício ao governo ilheense.

Hoje (4), na abertura do gripário de Ilhéus, o PIMENTA perguntou ao prefeito se a exoneração dos indicados por Fabrício teve relação direta com o voto a favor da CEI. “Não, não, a gente trabalha com base que é base. Se a base define uma posição, em termos de qualquer votação de governo e que existe a inconsistência jurídica dentro da CEI, eles definiram e quem é base vota com base, em qualquer lugar do mundo. Infelizmente, [Fabrício] não votou, então tem que trabalhar em cima. Ou é base ou não é base.  Ou é governo ou não é governo”, respondeu Mário Alexandre.

Segundo Marão, ninguém é orientado a votar a favor de coisa errada, pois o governo trabalha em benefício da população. “A gente tá trabalhando. Não tem nada a ver em relação a isso. Ele optou pra não votar mais com o governo. Infelizmente, na política é assim. Fico triste. É um cara que me dou muito bem. Ajudei a eleger, como ele ajudou a eleger. Tava na minha base. Continuamos sempre abertos para dialogar”, concluiu o prefeito.

Também ouvido pelo PIMENTA, Fabrício Nascimento adotou o mesmo tom fatalista ao comentar o episódio. “É a política, né?!” (veja matéria aqui).

Proprietários de veículos devem ficar atentos aos prazos para quitar o IPVA
Tempo de leitura: 1 minuto

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é destinado a todos os proprietários de veículos e de ser pago anualmente. No estado da Bahia, a alíquota do imposto é calculada em 2,5% sobre o valor de mercado de cada veículo. Este valor é encontrado na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O pagamento pode ser feito presencialmente e/ou via app de bancos credenciados (Banco do Brasil e Bradesco, por exemplo).

Existem 4 opções de quitação desse imposto.

A pessoa pode optar por pagar o IPVA com 20% de desconto em cota única até o dia 10 de fevereiro deste ano. Ou pagar com 10% de desconto em cota única na data demonstrada na tabela, de acordo com o número final da placa (confira tabela abaixo).

Prazos para pagamento em cota única  (Fonte Sefaz/BA)

Também pode optar por pagar parcelado em até 5 vezes sem desconto (veja tabela abaixo).

Tabela com prazos de pagamento para quem vai parcelar (Fonte Sefaz/BA)

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´Car. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Homem tenta corromper policiais ao ser preso com drogas || Foto Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

‌Guarnição da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) fazia rondas no bairro Santo Antônio de Pádua, em Ilhéus, na manhã desta quinta-feira (3), quando avistou um homem em atitude suspeita. O policiais militares o abordaram e, com ele, apreenderam 11g de cocaína e 18g de maconha, além de R$ 100,00.

Segundo a PM, ao ouvir que estava preso em flagrante, o homem tentou subornar os policiais. A iniciativa do suspeito poderá lhe render indiciamento por tentativa de corrupção de agente público, além de tráfico de entorpecentes.

O homem e a droga foram levados para a sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), no centro de Ilhéus.

Barça pode terminar rodada na zona de classificação para as semifinais || Foto Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (5), às 18h, o Barcelona de Ilhéus voltará à Arena Cajueiro, em Feira de Santana, para enfrentar a Juazeirense em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Baiano de Futebol 2022. Será a segunda partida com mando de campo do time ilheense na Princesa do Sertão, enquanto o Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, passa por reforma.

O Barça vem de vitória contra o Atlético de Alagoinhas, por 1 a 0, fora de casa. Com 4 pontos em três jogos, o time ilheense ocupa a sexta posição na tabela e, em caso de novo triunfo, terminará a quarta rodada na terceira posição da primeira fase.

Com 2 pontos em três jogos, a Juazeirense precisa da vitória para se manter em boas condições na disputa de uma das quatro vagas nas semifinais do Baianão.

Também no sábado, Unirb e Jacuipense se enfrentam em Alagoinhas. No domingo (6), em Cruz das Almas, Doce Mel e Vitória da Conquista fecham a quarta rodada do campeonato.

Acidente provocou a morte de dois policiais civis
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grave acidente com uma viatura da Polícia Civil da Bahia, no trecho Itaberaba-Ipirá da BA-233, causou a morte dos investigadores Kleber Correia Cardoso, de 42 anos, e Matheus Guedes Malta Argôlo, 31, na manhã desta sexta-feira (4). Um policial, que não teve o nome informado, encontra-se em estado grave.

Os policiais, lotados da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Corpin/Seabra), Chapada Diamantina, estavam em serviço. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu nota lamentando a perda dos policiais civis. “Os profissionais eram respeitados na sociedade e na corporação, com relevantes serviços prestados à segurança pública do Estado”.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, também lamentou a perda dos policiais. “Toda a Polícia Civil está absolutamente consternada neste momento. Eles foram meus alunos na Acadepol, onde pude acompanhar de perto o desempenho de cada um”, disse, observando que a perda de policiais tão jovens “deixa toda a instituição em luto”.