Homem usou pistola em confronto com policiais, segundo a PM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi baleado durante confronto com o pelotão especial da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na manhã desta quarta-feira (9), em Ilhéus.

Denúncia de que um homem estava armado na rua Ypiranga, no bairro Teotônio Vilela, levou os policiais até o suspeito. No local, ao receber voz de prisão, o bandido fugiu e disparou contra os policiais, que revidaram, segundo a PM.

No confronto, o bandido foi atingido e caiu no chão, próximo a uma casa, informa a 70ª CIPM. Com ele, os policiais encontraram uma pistola .40 e munições.

O homem baleado foi socorrido e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há informações sobre a parte do corpo em que foi atingido nem a respeito do seu estado de saúde. Os policias levaram a arma apreendida para a delegacia da Polícia Civil, no centro de Ilhéus.

Filhotes de tilápia serão entregues em cerimônia na Usemi
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), destinou 80 mil alevinos de tilápia para piscicultores de Itabuna. A entrega será feita nesta quinta-feira (10), às 9h, em cerimônia na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi).

O ato contará com a presença do representante da Seagri, Thiago Guedes, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Moacir Smith, e do presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.

Marão também anunciou ciclovia interligando as zonas norte e sul da cidade || Foto Reprodução/Facebook
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (9), o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), deu detalhes dos projetos de requalificação das zonas norte e sul de Ilhéus, que foram objeto de reunião no Centro Administrativo da Conquista, sede do governo municipal.

Segundo o prefeito, além da nova etapa da duplicação da BA-001 – obra do governo estadual -, 31 barracas de praia da zona sul serão revitalizadas. A via de barro que fica entre a BA-001 e os estabelecimentos à beira-mar vai receber calçamento, com novos passeios, banheiros públicos e área de estacionamento.

Imagem do projeto de requalificação da zona sul de Ilhéus || Foto Reprodução/Facebook

“Já o projeto da nova zona norte prevê a requalificação de 9km da via, saindo do Parque Infantil até o distrito industrial, no Iguape, com execução de todo serviço de drenagem, novo asfalto com sinalização, com iluminação em Led, ciclovias, calçadas e requalificação de 04 praças com quiosque, banheiro, paisagismo, parquinho infantil, pergolado, academia ao ar livre, banco, lixeira e bicicletário”, escreveu Mário Alexandre em publicação numa rede social.

CICLOVIA NORTE-SUL

Marão também anunciou a implantação de uma ciclovia ligando as praias do norte, desde o limite do território municipal com o município de Uruçuca, ao litoral sul, alcançando o Cururupe. “Uma das maiores da Bahia, proporcionando segurança para os ciclistas e, com isso, diminuir o fluxo de carros na rua”, concluiu.

Lula critica imagem ultrapassada do Nordeste e lembra que iniciou transposição do Rio São Francisco
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira (9), durante entrevista à Rádio Clube de Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o legado que seu governo deixou no Nordeste. Ele ressaltou a melhoria na educação e as obras da transposição das águas do Rio São Francisco. O petista disse que, quando presidente, sabia que tinha que recuperar o atraso a que o Nordeste foi submetido por muitos anos.

“Agora, o presidente que está aí não liga para o Nordeste. Ele [Jair Bolsonaro] está visitando o Nordeste agora por causa das eleições, mas brigou com governadores e prefeitos e ofendendo nordestinos. Ainda esta semana ele disse que tem muito ‘pau de arara´ em São Paulo, ele é uma pessoa sem escrúpulos”, disse Lula.

O ex-presidente afirmou que quer provar que a região não nasceu para ser pobre. “O Nordeste tem potencial extraordinário. Por isso fizemos investimentos em universidades, em escolas técnicas. É esse país que eu quero recuperar: quero que o povo nordestino acorde de manhã dizendo ‘nós podemos, nós merecemos e nós vamos fazer´. Que o povo nordestino não levante de manhã falando de miséria e de fome, ele tem que falar de bonança, de coisa boa, tem que falar que tem direitos e andar de cabeça erguida, porque é esse Nordeste que nós vamos reconstruir outra vez”, afirmou.

IMAGEM DO PASSADO

O ex-presidente também criticou a imagem que havia sido criada no passado para o povo nordestino.

“Você sabe que eu era revoltado, não gostava de ver as pessoas falar ‘ah, mas nordestino é bom, nordestino veio pra São Paulo construir as pontes, construir viaduto, construir prédio, não, a gente não quer ser só pedreiro, a gente quer ser engenheiro, a gente quer ser arquiteto, quer ter um diploma de doutor e quer ganhar mais salário, porque a gente gosta de viver bem. Isso que é a consciência do povo nordestino e eu tenho orgulho de dizer que o nordestino não deve nada a ninguém nesse país”, afirmou.

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Sobre a transposição do Rio São Francisco, Lula lembrou que era uma obra pensada desde os tempos do Império, mas que jamais havia saído do papel, por inúmeras questões políticas.

“Fizemos a transposição do Rio São Francisco, que ninguém tinha coragem de fazer. Dom Pedro, quando era imperador, não conseguiu fazer, os militares também. Tentei convencer as pessoas que o São Francisco é um rio nacional, ele é do Brasil, os donos dele são os brasileiros. Agora a transposição está sendo concluída”.

O ex-presidente disse esperar que Bolsonaro tenha coragem de dizer que a obra era de Lula. “Eu espero que Bolsonaro, que tá fazendo viagem pra inaugurar os pedacinhos que ele concluiu, que tenha a coragem de dizer ‘olha, eu tô inaugurando aqui, mas quem começou essa obra foi o presidente Lula, foi um pernambucano, saído de Caetés, num pau de arara, com diploma de torneiro mecânico, que teve a coragem de fazer a obra do século no nosso país, que foi levar água para 12 milhões de nordestinos que vivem no semiárido”, concluiu.

Embaixador Murat Ateş e o deputado baiano Félix Júnior em anúncio de doações turca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Turquia doará 150 fogões e 60 geladeiras a famílias atingidas pela enchente nos municípios de Ubaíra, Barra do Rocha e Itacaré, na Bahia, em dezembro e em janeiro. O anúncio do apoio a famílias baianas ocorreu em reunião do embaixador do país do Oriente Médio, Murat Yavuz Ateş, com o coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Turquia, o deputado baiano Félix Mendonça Júnior (PDT).

As famílias serão selecionadas com a ajuda do cadastro social das prefeituras e visitas às residências, segundo o parlamentar baiano. Aquelas que tiveram perdas materiais por causa das chuvas e continuam sem esses eletrodomésticos poderão ser contempladas.

“Ficamos felizes pelo fato da Turquia, um país irmão do Brasil, ter aceitado o nosso pedido e confirmado a doação, que será muito importante para baianos que sofreram prejuízos por conta da calamidade”, disse Félix.

RECURSOS

O deputado destacou que a iniciativa vai se somar a outras adotadas por governos, organizações sociais, indivíduos e setor privado. “Vamos continuar trabalhando para viabilizar outras doações e também na destinação de recursos federais para a Bahia”, assegurou.

Lavagem das Escadarias será na próxima sexta-feira (11)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atividades de lazer, entretenimento, arte e saúde para todos os públicos estão garantidas, em fevereiro, no Agito de Verão do Shopping Jequitibá, que terá atenção especial à criançada. Os pequenos poderão viver o clima carnavalesco em ambiente seguro e confortável.

A programação começa na próxima sexta-feira (11), às 10h, com a Lavagem do Jequitibá, nas escadarias do Shopping, com o tradicional cortejo afro, seguido de música ao vivo, com Danny Matos, na Praça da Alimentação.

Já nos dias 13 e 20, às 9h, haverá o Projeto Estar Bem, com o Aulão Smart Fit e o Atendimento Velanes, ofertando serviços de aferição de pressão, teste glicêmico abertos ao público no Estacionamento do Shopping Jequitibá. Também nos dias 13 e 20, às 14h, a Unime promove ações de cuidados com a saúde e bem-estar, no lounge da C&A.

FOLIA PET E BAILINHO KIDS

O projeto projeto Agito de Verão prossegue no dia 19, com a Folia Pet, às 14h, quando haverá a Feira de Adoção de Animais, da ONG Bicharada, no lounge da C&A. Às 16h, o original Desfile Pet de Carnaval, com os bichinhos exibindo todo o seu charme em frente à C&A.

No dia 20, às 16h, também no Loungue da C&A, será a vez da criançada se divertir, com o Bailinho Kids e suas fantasias que colocam todas as pessoas no clima de Carnaval e espalham a alegria pelo Jequitibá.

Tem mais Agito de Verão no Jequitibá. Nos dias 24 a 27 de fevereiro, sempre a partir das 17h, tem projeto Som do Sol, com música ao vivo com artistas regionais, na Praça da Alimentação. O Shopping Jequitibá informa que segue todos os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção da Covid-19.

Moacyr e Paulo Azi vistoriam novo centro de saúde em Serra Grande || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Moacyr Leite Júnior e o deputado federal Paulo Azi, ambos do DEM, vistoriaram, no último final de semana, as instalações do novo Centro de Saúde Dr. Moacyr Leite, em Serra Grande, balneário de Uruçuca, no sul da Bahia. A visita foi acompanhada por Íris Azi, presidente do DEM Mulher e esposa do parlamentar federal.

Moacyr Leite disse que a entrega do Centro de Saúde é cumprimento do que está no plano de governo e mencionou o empenho do parlamentar.

– Agradecemos ao deputado pelo seu grande apoio na viabilização desde grande sonho para o povo de Serra Grande. A entrega deste equipamento representa uma preocupação com a saúde em nosso povoado, compromisso firmado em nosso Plano de Governo – afirmou o prefeito.

ATENDIMENTO 24H

O Centro de Saúde Dr. Moacyr Leite, em Serra Grande, atenderá casos de emergência, síndromes gripais e especialidades médicas e funcionará 24h por dia, segundo o prefeito, que agradeceu a participação de vereadores, secretários e colaboradores na recepção ao deputado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A inflação dos últimos 12 meses atingiu 10,38%, saltando de 10,06% em dezembro para 10,38% em janeiro deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) e revelam que a inflação de janeiro ficou em 0,54%, menor apenas que igual mês de 2016 – 1,27%.

Segundo André Filipe Almeida, analista da pesquisa, o resultado foi influenciado, principalmente, por alimentação e bebidas (1,11%), o que provocou o maior impacto no índice do mês (0,23 ponto percentual).

“Foi a alimentação no domicílio (1,44%) que influenciou essa alta. Mais do que a alimentação fora do domicílio, que desacelerou de 0,98% para 0,25%. Os principais destaques foram as carnes (1,32%) e as frutas (3,40%), que, embora tenham desacelerado em relação ao mês anterior, tiveram os maiores impactos nesse grupo, 0,04 pp [ponto percentual] e 0,03 pp, respectivamente”, explicou. Informações da Agência Brasil.

Municípios também vão receber ônibus escolares novos, segundo a gestão estadual
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia anunciou que, em 2022, destinará R$ 100 milhões aos municípios baianos para garantir o transporte escolar dos estudantes das redes estadual e municipais que moram em áreas longínquas e precisam se deslocar até os centros urbanos para estudar. Conforme a lei estadual, o recurso será pago em três parcelas, nos meses de maio, junho e setembro deste ano.

A destinação dos recursos faz parte do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete). “Trata-se de um programa de assistência estudantil que combate a evasão escolar e promove o acesso e a permanência do estudante na escola. Aproximadamente, 130 mil estudantes da zona rural são beneficiados”, explica Manoel Vicente Calazans, superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar do Estado.

A gestão estadual também informou que vai adquirir novos ônibus escolares para atender às demandas dos municípios.

AULAS PRESENCIAIS

Tendo em vista o início do ano letivo 2022, na segunda-feira (7), como medida de prevenção à Covid-19, o protocolo de biossegurança foi reforçado durante o acesso e o deslocamento dos estudantes nos transportes escolares, segundo o governo baiano. O procedimento inclui uso obrigatório de máscara, álcool em gel e circulação de ar no interior dos ônibus.

Organização do trânsito é tema de reunião da diretoria do setor com servidores
Tempo de leitura: 2 minutos

Assim como todas as cidades baianas, Itacaré não terá festa de Carnaval neste ano, mas a cidade paradisíaca do sul da Bahia deve atrair milhares de visitantes no feriado momesco. Por isso, segundo a Prefeitura, o governo municipal discute estratégia para organizar o trânsito do município nos dias de superlotação nas ruas itacareenses.

Nesta semana, o prefeito Antônio de Anízio (PT) se reuniu com o diretor de Trânsito do município, Alberto de Jesus, além de servidores do setor. Segundo o mandatário, o objetivo do governo é disciplinar e organizar o tráfego nas principais vias da cidade, com atenção especial para os locais com maior fluxo de pessoas e veículos.

A Prefeitura de Itacaré, conforme o prefeito, vai manter as atividades de capacitação dos orientadores de trânsito, para que atuem de forma eficiente e evitem transtornos e engarrafamentos nos pontos mais críticos da cidade.

O governo também avaliou o desempenho da Diretoria de Trânsito na Operação Réveillon. Para Alberto de Jesus, a avaliação das equipes serve para elencar pontos positivos do trabalho, corrigir posturas e erros e definir medidas capazes de melhorar o trânsito no município.

HOMENAGEM 

Jeferson Santos (de verde) recebe placa de Orientador de Trânsito Padrão

O encontro desta semana também teve homenagem ao servidor Jeferson Silva Santos, escolhido o Orientador de Trânsito Padrão de janeiro de 2022. Conforme o governo municipal, o reconhecimento do trabalhado dos servidores é uma forma de estimular as boas práticas profissionais.

Seu Amintas (à esquerda) foi sequestrado e morto por Jarbas Júnior (à direita)
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos acusados de envolvimento no sequestro e assassinato do taxista Amintas Feitosa Moura Ferreira, “Seu Moura”, de 71, anos, foi condenado a 22 anos de prisão em regime fechado. O crime ocorreu em abril do ano passado, depois que o trabalhador aceitou uma corrida solicitada por três homens, no Centro Comercial de Itabuna.

O condenado pelo crime foi Jarbas Silva Júnior que, segundo a polícia, confessou envolvimento no assassinato e está preso no Conjunto Penal de Itabuna. Outro acusado de participar do crime, identificado como Davi Santos Sena, foi encontrado morto em Itapitanga, três dias depois do assassinado do taxista. O corpo de Davi Santos foi achado na localidade conhecida como Estrada da Amizade, próximo ao Parque de Vaquejada.

De acordo com inquérito policial, Amintas Feitosa foi torturado e asfixiado e teve o veículo roubado por três bandidos. Objetos pessoais e uma quantia em dinheiro foram levados pelos criminosos. Além de Jarbas Silva e Davi Santos, um terceiro homem participou do sequestro e morte do taxista. O carro da vítima foi localizado, incendiado, entre os municípios de Aurelino Leal e Itapitanga. Relembre a história aqui.

Marlos Macedo presidiu inquérito da morte de “Seu Moura”

MARLOS MACÊDO: “JUSTIÇA FOI FEITA”

A condenação do acusado foi comemorada pelo titular da Delegacia da Polícia Civil em Itajuípe, Marlos Macedo, que investigou o crime:

“Em quase um ano do assassinato do taxista Amintas Feitosa a justiça foi feita. O autor Jarbas foi condenado a 22 anos de reclusão em regime fechado. Fica a satisfação de mais um crime elucidado e os envolvidos condenados. Isso que me motiva a continuar trabalhando combatendo a criminalidade, em que pese muitas forças contrárias”, afirmou em redes sociais.

Há vagas para o campus de Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) confirmou, nesta terça-feira (8), que vai disponibilizar 1.313 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas são para 42 cursos em 16 campi nas cidades de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 15 e 18 deste mês no site do Sisu. Para se inscrever, é necessário ter participado, em 2021, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota maior que zero na redação. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 deste mês.

Os 42 cursos do IFBA que terão vagas ofertadas no Sisu 2022.1 estão divididos entre: Licenciaturas – voltados à formação de professores para atuação na educação básica e profissionalizante; Tecnólogos ou Graduações Tecnológicas – focados em abordagens mais práticas, tendo duração média de três anos; e Bacharelados – que conferem competências em determinado campo do saber, permitindo a atuação em diversas frentes dentro de uma mesma área do conhecimento.

Trabalhadores resgatados do trabalho escravo
Tempo de leitura: 2 minutos

No ano passado, 188 pessoas foram retiradas de situações de serviço que configuram o trabalho análogo ao de escravo. As vítimas foram encontradas em situação degradante, sem remuneração, com carga horária excedente, sem carteira assinada e sem seus diretos de trabalho assegurados, condições que configuram a prática ilegal, conforme Ministério Público do Trabalho (MPT).

O balanço da situação do trabalho escravo na Bahia foi apresentado pela procuradora do MPT Manuella Gedeon, que coordena as ações de combate ao trabalho escravo na Bahia. Ela chama a atenção para o fato de que as mulheres passaram a aparecer nas estatísticas em razão da atuação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA), voltada a casos de trabalho escravo doméstico.

A procuradora Manuela Gedeon explicou que 90% dos resgatados são homens, negros e muitos deles em áreas rurais, como fazendas. Também, bastante comum, são trabalhadores domésticos expostos a este tipo situação, só que neste caso a maioria das vítimas é do sexo feminino.

PIOR PARA OS TRABALHADORES RURAIS

“A maioria dos nossos casos de resgate é de trabalhadores rurais, mas existe condições degradantes de trabalho e trabalho escravo em zona urbana, na construção civil, na indústria têxtil, no trabalho doméstico, que é um foco e que na pandemia a gente prestou bastante atenção devido a muitos casos de trabalhadoras que estavam impedidas de sair da residência. Então, existe essa degradância e ela não é uma exclusividade do trabalho no campo, ela acontece também na cidade”, explica Manuella Gedeon.

Para Admar Fontes, coordenador da Coetrae-BA, e assessor da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), “o número de baianos que está migrando para São Paulo, para Minas Gerais ou para a colheita da cebola na região Sul do país tem aumentado e, consequentemente, o número de resgatados tem aumentado. Devido à crise econômica que o país e que o mundo vêm passando, a tendência é que pessoas, infelizmente, se submetam a jornadas exaustivas para poder pôr o que comer em sua casa”.

O Trabalho escravo contemporâneo, ou trabalho análogo ao de escravo, pode ser definido como o cerceamento de liberdade do trabalhador, ou quando o trabalhador sofre com condições degradantes de trabalho, ou quando está em jornada exaustiva, ou está em situação de servidão por dívida. Pode, também, ser a soma disso tudo.

Na Bahia, o combate a essa prática é realizado sempre em rede, por meio da Coetrae-BA com participação efetiva do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho do Governo Federal, Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, Polícia Rodoviária Federal, dentre outras instituições.

O MPT reforça que a denúncia sobre trabalho escravo pode ser feita de forma anônima e entre os canais de atendimento está o telefone (71) 3266-0131 e o Disque 100. Além dos telefones, qualquer denúncia de irregularidades trabalhistas também pode ser encaminhada pelo portal do MPT prt5.mpt.mp.br.

Secretário Nestor Duarte pede exoneração em carta ao governador Rui Costa || Foto TRBN
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, entregou carta ao governador Rui Costa (PT), nesta terça-feira (8), solicitando a exoneração do cargo. O ex-deputado federal constituinte alegou motivos pessoais e questões políticas para tomar a decisão.

Segundo o governo estadual, a gestão de Nestor Duarte à frente da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), iniciada em 2011, foi marcada pela modernização e aparelhamento do sistema penitenciário da Bahia, com destaque para a construção de novas unidades prisionais e a ampliação do número de vagas, contribuindo para um processo de custódia humanizada da pessoa privada de liberdade, por meio dos diversos processos de ressocialização.

Na carta, Nestor Duarte agradeceu a confiança do governador Rui Costa e do ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT).

NO MESMO LADO

Também afirmou que permanecerá fiel à própria história política, mantendo-se ao lado do que chamou de forças progressistas e do desenvolvimento social.

A manifestação soou como referência indireta ao fato de Nestor Duarte ser ligado ao deputado federal Marcelo Nilo (PSB), que rompeu com o grupo político liderado pelo PT na Bahia e ensaia aproximação com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM/UB).