Secretário João Carlos (à direita) destaca que a atração do investimento vai impactar positivamente no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2minutos
Lançada nesta sexta-feira (12) a pedra fundamental da Forever Oceans Brasil para o cultivo offshore do peixe marinho olho de boi no sul da Bahia. O memorando para a concretização do projeto foi assinado pelo governador Rui Costa, em 2019, durante viagem oficial aos Estados Unidos.
Com aporte de R$ 300 milhões, a empresa prevê a implantação de duas fazendas marinhas compostas por 12 gaiolas cada, com capacidade para a produção de 8.000 toneladas/ano em cada fazenda, a construção de um laboratório para a produção de alevinos de Olho de Boi, além de um frigorífico capaz de processar 100 toneladas de peixes por semana. As operações devem começar em 2023, com a geração de 100 empregos diretos e 400 indiretos.
Ilhéus terá investimento de R$ 300 milhões
A primeira etapa do projeto contempla o início das obras de implantação do Laboratório de Produção de Alevinos de Peixes Marinhos (Hatchery). A área para a instalação das fazendas offshore está licenciada pelo Ibama. Com isso, a Bahia dá um passo importante para a consolidação da cadeia produtiva de peixes em grande escala, já que novos empreendimentos estão em prospecção pelo Governo do Estado.
SUSTENTABILIDADE
Empresa estabelecida em Washington, nos Estados Unidos, a Forever Oceans chega ao Brasil aliando produção e sustentabilidade. “Nosso objetivo é produzir peixe de forma sustentável e ambiental usando tecnologia de ponta para o nosso empreendimento”, afirma John Lopes, presidente da Forever Oceans Brasil. Ele destaca ainda a importância da parceria com o Governo da Bahia. “Desde a primeira reunião que tivemos, o projeto foi considerado estratégico para o Estado”.
O secretário estadual da Agricultura, João Carlos Oliveira, representou o governador Rui Costa durante a abertura do evento e destacou que a atração deste investimento impactará positivamente não apenas na economia do município de Ilhéus.
Oliveira ressalta que “a chamada economia do mar aponta para o futuro e já é gigante pelo mundo, sendo que a Forever Oceans Brasil insere Ilhéus e a Bahia nesse importante segmento econômico”. O secretário também pontuou “o forte apelo ambiental dessa iniciativa, que criará empregos e irá impactar positivamente na economia de toda a região e também do estado”.
Mais voos ligarão Ilhéus e Salvador, na Bahia, em acordo Gol-Voepass
Tempo de leitura: < 1minuto
A Gol aumentará em 35% o número de voos operados pela VoePass ligando a capital baiana, Salvador, e Ilhéus, no sul do estado, em dezembro, quando comparado a outubro deste ano. De acordo com a empresa e a Vinci Airport, administradora do aeroporto de Salvador, serão 14 frequências semanais diretas.
Os voos saindo de Salvador para Ilhéus pela Gol serão às 9h25min e às 15h45min. As saídas de Ilhéus para a capital baiana estão programadas para as 13h20min e 18h10min.
– Essa expansão é de extrema importância para a população do interior da Bahia, que (sic) poderão se conectar pelo polo de Salvador às maiores cidades do país no horário de sua escolha. Enquanto os soteropolitanos terão mais opções ao fazer voos regionais”, enfatiza Marcus Campos, gerente de marketing e promoção aérea do Salvador Bahia Airport.
Gaciba deixa Comissão de Arbitragem da CBF após sucessão de erros || Foto Lucas Figueiredo/CBF
Tempo de leitura: < 1minuto
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu Leonardo Gaciba, presidente da comissão de arbitragem, e anunciou uma reformulação na estrutura do órgão. Segundo nota da entidade, a decisão tomada na manhã desta sexta-feira (12) ocorreu após reunião entre Ednaldo Gomes, presidente da entidade, e o próprio Gaciba.
Houve entendimento mútuo da necessidade de uma mudança com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos”, disse a CBF em nota oficial.
O atual vice-presidente da comissão, Alício Pena Júnior, assumira assumirá interinamente a vaga deixado por Gaciba, que estava no cargo desde 2019. Pena Júnior ficará responsável por acompanhar a arbitragem brasileira nas competições até o final deste ano.
A demissão de Leonardo Gaciba ocorre no dia seguinte à marcação contestada de um pênalti pelo árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo, que originou o primeiro gol do Flamengo na noite de ontem (11), na vitória contra o Bahia por 3 a 0. Araújo anotou o pênalti ao ver toque do braço do zagueiro Conti na bola. Após chamado pelo Árbitro de Vídeo (VAR), Araújo revisou o lance e manteve o pênalti.
Reinaldo Braga tomará posse para o 10ª mandato como deputado estadual
Tempo de leitura: < 1minuto
A morte prematura do deputado estadual João Isidório (Avante) abriu vaga para o veterano Reinaldo Braga (PR) voltar à Assembleia Legislativa da Bahia. Médico e deputado estadual desde 1983, Braga retorna para seu décimo mandato na Casa Legislativa.
Atuando no campo da direita, Braga já foi filiado a Arena (partido da Ditadura Militar), ao PDS, MDB, PFL (na era Carlista), PSL, PR, PS e PR.
Nas eleições de 2018, depois de emendar 9 mandatos consecutivos, Braga foi derrotado, mas ainda assim abocanhou um cargo público. Ele foi nomeado chefe de gabinete do na época presidente da Casa, Nelson Leal (PP). Do Metro1.
PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO INTEGRAIS E PARCIAIS PARA O ANO LETIVO DE 2022
EDITAL Nº 01/2022
O Colégio Batista de Itabuna abre inscrições para Processo Seletivo de Concessão de Bolsas de Estudo, nos termos do Edital n. 01/2022, que se encontra disponível na Secretaria do Colégio (Rua Catucicaba, n. 221, Bairro Conceição, Itabuna-BA).
As inscrições se iniciam no dia 13/12/2021 e vão até o dia 07/01/2022.
Ao todo, serão disponibilizadas 30 bolsas de estudos integrais de 100% (cem por cento) e 40 bolsas de estudos parciais de 50% (cinquenta por cento) para o ano letivo de 2022, distribuídas entre o ensino fundamental (1° ao 9° ano) e médio (1° ao 3° ano).
Os candidatos devem realizar a inscrição por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição à Bolsa de Estudo, que deve ser retirado na Secretaria do Colégio, a partir de 16 de novembro de 2021.
A seleção dos bolsistas e a divulgação do resultado deve ocorrer entre os dias 24 a 26 de janeiro de 2022.
Da esquerda para a direita, Léo Briglia, Adonias Oliveira e Vivaldo Moncorvo
Tempo de leitura: 4minutos
Minhas conversas com Léo tinham dois lugares: a Ponta da Tulha (algumas vezes) e o Bar do saudoso Raileu, onde sentava na praça e dava expediente quando em Itabuna. Não tinha lugar melhor para ouvi-lo. Ali recebia os amigos com o mesmo entusiasmo de sempre.
Walmir Rosário
Quantos aos desígnios de Deus ninguém discute. A morte é o fim da vida. Cada um presta contas lá em cima pelo que fez aqui na terra. Esta é a lei implacável dos dons divinos. Aqui na terra, não chega a ser bem assim, mas as aparências são mais ou menos as mesmas. O que chama a atenção sãos os seus desígnios, escolhendo os que Ele quer ao Seu lado, numa espécie de lista, fila, sei lá…
Aos poucos, Ele vai fazendo a chamada. No mês passado levou Pedrinha (Antônio Oliveira), já nos seus 85 anos de idade, cerca de 40 deles dedicado ao futebol amador. Meio-campista do Botafogo do bairro da Conceição, fez história formando uma das maiores tabelinhas junto com Mundeco. E lembrei que em 2016, também levou para a sua glória três esportistas de uma só vez: Adonias Oliveira, Léo Briglia e Vivaldo Moncorvo.
É um luto daqueles que Itabuna vai vivendo, paulatinamente, com a perda um ou vários dos seus filhos, embora nunca com os que militaram num único setor, o esporte, e sucesso assegurado em vida, deixando perplexo os amigos e parentes. Cada um, é claro, na sua área de atuação. Enquanto Léo era o dono da bola, o goleador, os outros não podem ser considerados menores.
A Adonias Oliveira, que nunca chegou a chutar uma bola (e se o fez foi totalmente errado), formou uma plêiade de jogadores. Sua proposta ultrapassava aos retângulos dos gramados, cujo objetivo era formar cidadãos. Deixou seu legado. De pouca fala – timidez ao extremo – conseguia se comunicar com os jovens que convocara para os quadros do Fluminense juvenil e o América da Vila Zara.
Adonias, ou “Dom Dom”, como muitos os chamavam, nunca chutou uma bola, mas sabia, como nunca, descobrir nos velhos campinhos de bairros valores esportivos. Alguns deles chegaram ao futebol profissional; outros se destacaram no futebol amador “marrom”, que ganhava dinheiro sem se profissionalizar. Mas não importa, eram craques que tinham seus lugares nos mais diversos times de Itabuna.
E todos se exibiam na velha Desportiva Itabunense, onde hoje está implantado o Centro de Cultura de Itabuna. O fim do velho campo da Desportiva não impediu que eles brilhassem nos campinhos de bairro ou até no Estádio Luiz Viana Filho, o gigante do Itabunão, como queriam e querem alguns radialistas. Além de dirigir o América da Vila Zara e o Fluminense, seu time de coração, foi dirigente da Liga de Desportos de Itabuna.
Vivaldo Moncorvo, de 101 anos, também nos deixou na mesma semana. Radiotelegrafista, veio da cidade do Senhor do Bonfim para exercer seu trabalho nos Correios e Telégrafos, em Itabuna, e se apaixonou pela cidade e pelo esporte. Desde os tempos da gloriosa Seleção Amadora de Itabuna tomou pra si a incumbência de animar a equipe com a famosa charanga que o consagrou pelo resto da vida.
Se o Itabuna estava em baixa perante a torcida, quem “pagava o pato” era o Moncorvo e sua charanga, que se colocava na arquibancada ao lado dos torcedores. Não haveria local mais apropriado para receber as vaias que seriam destinadas aos jogadores. Quando o Meu Time de Fé estava em alta, Moncorvo era aclamado com sua charanga. Para ele, o céu e o inferno astral fazia pouca diferença, no esporte ou na política.
Diferente de Adonias e Moncorvo, Léo Briglia atuava dentro de campo, fazendo a alegria da torcida com seus dribles e gols. E Léo sempre gostou dos extremos: poderia ter sido um grande cacauicultor ou doutor. Foi estudar em Salvador, mas optou pelo futebol. Torcedor do Vitória, se consagrou no Bahia; nunca obedeceu às premissas do esporte, preferindo a vida desregrada; como gozava de saúde férrea, chegou a desprezar cuidados essenciais. E sempre viveu nessa dualidade.
Mas nada disso tirou o brilho de suas atuações em campo, seja no início de sua carreira profissional no Bahia, consagrando-se artilheiro da Taça Brasil, ou quando campeão em pleno Maracanã, estádio em que brilhou por anos seguintes. Não foi à Copa do Mundo na Suécia, mesmo sendo o melhor da posição, preterido sob a alegação de cáries e outros pequenos problemas de contusão. Estava no lugar errado e na hora errada, como dizem.
Acabou o futebol, voltou para Itabuna, foi ser servidor do Estado. Continuou o mesmo de sempre. Uma boa companhia para um bom papo, principalmente numa mesa de bar. Acostumado aos holofotes da imprensa nacional, ficava nervoso ao se deparar frente a um gravador ou à caneta do repórter. Em vista dessa característica, sempre preferi conversar informalmente, transformando nossos bate-papos em crônicas e reportagens. Das boas.
Minhas conversas com Léo tinham dois lugares: a Ponta da Tulha (algumas vezes) e o Bar do saudoso Raileu, onde sentava na praça e dava expediente quando em Itabuna. Não tinha lugar melhor para ouvi-lo. Ali recebia os amigos com o mesmo entusiasmo de sempre. Arroubo esse que se estendia o ano todo, com mais intensidade próximo ao Carnaval, desfilando garbosamente no bloco As Leoninas, fantasiado a caráter: apenas de biquíni.
Essa era a figura de Léo Briglia, que soube gozar a vida como lhe aprazia, feliz consigo mesmo e irradiando a mesma felicidade para o grande número de amigos que colecionou ao longo do tempo. Além de tudo o que já foi dito, bom pai, extremado avô, que deixa um importante legado para os mais novos. Acredito até que ele cultuava aquele pensamento do nosso poeta português Fernando Pessoa: “Tudo Vale a pena / Se a alma não for pequena. (Mar Português).
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Bahia perde para o Flamengo e segue ameaçado de rebaixamento|| Thiago Ribeiro
Tempo de leitura: < 1minuto
O Bahia perdeu de 3 a 0 para o Flamengo, na noite desta quinta-feira (11), no Maracanã, no Rio de Janeiro, em duelo que encerrou as disputas da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor Baiano segue em 16º lugar, com 36 pontos. Já o Rubro-Negro chegou aos 57 pontos e segue na terceira posição.
O Flamengo teve mais volume de jogo durante o primeiro tempo, enquanto o Bahia se fechou na defesa e apostou nos contra-ataques. Mesmo com mais presença ofensiva, o Rubro-Negro criou pouco, mas, aos 31 minutos, Gabi, de pênalti, abriu a contagem no Maracanã.
Na sequência, o Tricolor Baiano passou a jogar com um a menos, após expulsão de Matheus Bahia. Mesmo em desvantagem numérica, os visitantes ainda tiveram chance de empatar a partida com Nino Paraíba, que parou em grande defesa de Hugo.
MAIS EXPULSÕES
Na volta do intervalo, o Flamengo se lançou ao ataque. Thiago Maia, aos dois, viu Danilo Fernandes evitar o segundo. Gabi, aos dez, quase marcou mais um. Até que, aos 12, Vitinho fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Michael ampliar o marcador.
Nos minutos seguintes, Rossi, pelo lado tricolor, e Diego Ribas, pelo Flamengo, também receberam o cartão vermelho. Com espaços no campo, o Rubro-Negro manteve a pressão. E, aos 43, Andreas Pereira avançou pelo meio e livre de marcação arriscou o chute rasteiro para fechar a conta no Rio de Janeiro: 3 a 0.
O governador Rui Costa decretou luto oficial na Bahia por três dias, em razão da morte do deputado estadual João Isidório. Pelas redes sociais, Rui lamentou. “A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química.
A morte do deputado estadual João Isidório é mais uma perda precoce, que nos entristece profundamente”, escreveu Rui Costa. Por causa da tragédia, a agenda do governador em Ilhéus, nesta sexta-feira (12), está cancelada. João Isidório, de 29 anos, estava no primeiro mandato como deputado estadual. Ele é filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório. Veja mais detalhes sobre o incidente aqui.
Itabunenses estão entre os que mais usam aplicativo Preço da Hora Bahia
Tempo de leitura: 2minutos
Com 4,4 mil usuários, Itabuna ocupa a terceira colocação no ranking de municípios com usuários cadastrados no aplicativo Preço da Hora Bahia. A ferramenta permite ao consumidor baiano pesquisar preços de mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).
Outro município do sul da Bahia no ranking é Ilhéus, com 2,2 mil usuários. No ranking, aparecem ainda Salvador, que lidera, com um total de 35,7 mil; seguida de Feira de Santana (10,2 mil), Camaçari (4,3 mil), Lauro de Freitas (4,1 mil), Vitória da Conquista (3,7 mil), Alagoinhas (3,2 mil), Teixeira de Freitas (2,6 mil), Barreiras (1,7 mil), Eunápolis (1,6 mil) e Juazeiro (1,5 mil).
O ranking traz ainda Santo Antônio de Jesus (1,4 mil), Porto Seguro (1,2 mil), Jequié (1,2 mil), Paulo Afonso (1,1 mil), Serrinha (890), Cruz das Almas (987), Simões Filho (910), Luís Eduardo Magalhães (901), Jacobina (627), Guanambi (607), Irecê (534), Jaguaquara (392) e Nova Viçosa (139).
LISTA DE COMPRAS
O aplicativo traz, entre outros recursos, a pesquisa de produtos pelos melhores preços, com os contatos das lojas e rotas para se chegar ao endereço desejado, a criação de listas personalizadas de compras, a seleção de lojas favoritas, o compartilhamento de preços nas redes sociais e até a denúncia de irregularidades praticadas pelos estabelecimentos.
O Secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que acessar o Preço da Hora Bahia antes de sair às compras é um comportamento que deve ser difundido entre os consumidores baianos. “Os benefícios são inúmeros, principalmente em época com registro de alta de preços e inflação como a que estamos vivendo”.
Disponível para download na Apple Store e no Google Play Store, o app já foi baixado mais de 430 mil vezes desde o lançamento, em abril do ano passado. No monitoramento de usuários mensais, entretanto, a Sefaz-Ba busca aferir a real frequência de uso da ferramenta.
O número médio em outubro, 92,8 mil usuários, trouxe um ótimo crescimento com relação ao mês de setembro, 75,4 mil, e a média mensal para o ano também subiu, com 82,7 mil usuários. É possível fazer as pesquisas também pelo site precodahora.ba.gov.br.
João Isidório, do Avante, morreu afogado em praia de Madre de Deus || Foto BNews
Tempo de leitura: < 1minuto
Deputado estadual mais votado da Bahia em 2018, João Isidório (Avante), de 29 anos, morreu afogado na tarde desta quinta-feira (11), na praia de Loreto, em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Filho do deputado federal Sargento Isidório, João chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu 192. A equipe tentou reanimá-lo, porém não obteve sucesso.
Nascido em Candeias, João, que também era cantor gospel, exercia seu mandato como deputado estadual pela primeira vez. Ele obteve 110.540 votos nas eleições de 2018, tornando-o campeão de votos na corrida ao parlamento estadual.
Há pouco, o PT emitiu nota em que “se solidariza com os familiares e amigos do deputado neste momento de grande tristeza”.
Convênio garante pavimentação das ruas do Conchas do Mar, bairro da região da Praia da Concha
Tempo de leitura: < 1minuto
Ruas da região da Praia da Concha, em Itacaré, serão pavimentadas pelo governo baiano. Um convênio para pavimentar ruas do bairro Conchas do Mar foi assinado pelo governador Rui Costa que garante os recursos para a execução da obra considerada vital para o turismo do município da Costa do Cacau. O anúncio foi feito ao prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, pelo deputado estadual Rosemberg Pinto, que vem acompanhando todas as etapas visando a realização dos serviços.
A obra, solicitada pelo prefeito Antônio de Anízio, será executada por meio de convênio firmado entre a Conder (órgão estadual) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS). O prefeito Antônio de Anízio comemorou a notícia, informando que essa obra será muito importante para consolidar o turismo de Itacaré, atraindo mais turistas e gerando emprego, renda e desenvolvimento para a cidade.
Governador Rui Costa com o prefeito Tonho de Anízio e o deputado Rosemberg PintoJá em abril deste ano Antônio de Anízio se reuniu com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia(Conder), José Gonçalves Trindade, em Salvador, para a entrega da documentação referente a este convênio.
Como parte desse trabalho, deverão ser realizados os serviços de pavimentação em blocos intertravados da avenida Jacarandá e das ruas Hibisco, Bromélia, Hortência, Peroba, Pequi Roxo, Pequi Capoeira e Pequi Caxête.
Retorno do Cola na Manu tem duas atrações de peso no cenário baiano
Tempo de leitura: < 1minuto
Harmonia do Samba e Filhos de Jorge serão as atrações da primeira edição de grande porte do Cola na Manu no Comando em Itabuna. A festa será em 18 de dezembro, no Bairro São judas, e ainda terá como terceira atração a banda ilheense Via de Acesso.
– Estamos preparando um retorno lindo. A pedida é ao menos uma peça de roupa branca, para atrair as melhores energias para o ano que está chegando – afirmou Manu Berbert, empresária e dona da marca que trouxe para Itabuna, em 2019, Dorgival Dantas.
Os ingressos para o Cola Na Manu No Comando estão à venda na Bigodon Barbearia Pub, em Itabuna, e no Stand do Karioca, em Ilhéus. Todos os detalhes do evento podem ser acompanhados na página oficial no Instagram.
Loja da Buriti será aberta ainda em novembro no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1minuto
A Rede Buriti vai inaugurar, ainda em novembro, a segunda loja em Itabuna e a primeira do setor de materiais de construção do Nordeste do país em um shopping center. A nova loja vai funcionar no Shopping Jequitibá. Na loja, com 600m², terá show room de grandes marcas e mix de iluminação, tintas, metais, porcelanatos, pisos e louças.
“Será um novo conceito em materiais para construção, possibilitando uma grande experiência de compra para o cliente, que poderá comprar materiais para construção à noite, em horário estendido, e também aos finais de semana”, disse o empresário Luiz Ribeiro.
“A chegada da Buriti para o Shopping Jequitibá é muito importante para o nosso grupo, que torna o Jequitibá como um dos mais completos em mix de lojas da Bahia, superando Shoppings da capital”, destacou o diretor-presidente do Grupo Chaves e diretor-geral do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto.
Tabletes de maconha e cocaína foram apreendidos na zona rural de Ilhéus || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1minuto
Investigadores da Polícia Civil em Ilhéus apreenderam nove quilos de cocaína e quatro quilos de maconha na tarde desta quarta-feira (10), na localidade de Cururipe, zona rural de Ilhéus, segundo o delegado regional André Aragão.
O comandante da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior disse que o material estava escondido em um imóvel. A apreensão ocorreu um dia depois da prisão do dono da propriedade.
“O suspeito foi flagrado em uma ação conjunta da PRF e PM, transportando tabletes de cocaína”, detalhou o coordenador. A droga apreendida será enviada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para que seja submetida à perícia.
Mega Revisão Enem da UniFTC reúne cerca de 30 especialistas no Exame || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2minutos
As provas do Enem 2021 estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro e os estudantes têm a oportunidade de participar, gratuitamente, da Mega Revisão UniFTC, com professores renomados. As inscrições na mega revisão podem ser feitas pelo site https://bit.ly/megarevisaoenem_uniftc. Cerca de 30 especialistas em aprovação no Enem participarão do evento deste ano, com transmitissão pelo canal do Youtube da Rede UniFTC.
Neste momento que antecede o Enem é normal que os estudantes fiquem ansiosos e curiosos pelo que vem pela frente, mas o coordenador pedagógico do projeto e apresentador da Mega Revisão, o professor Ricardo Carvalho, relembra que o evento reúne um time composto pelos melhores mestres para ajudar a turma rumo à aprovação.
“Não tem por que se desesperar. O projeto foi estruturado para apoiar os estudantes neste aquecimento final, para que todos possam realizar uma prova de alto nível e uma redação de qualidade, com as dicas e orientações dos melhores professores da Bahia”, tranquiliza o educador.
Dentre os especialistas convidados para participar dessa edição do projeto, Carol Silveira, Sátiro Furtado e Maicon (Redação), Mário Roullet (Física), Carlena Azevedo, Bruno Borges e Paulo Rossi (Biologia), Larissa Andrade (História), Helan, Augusto Heine, Soninha e Mauro Roberto (Química), Cynthia Lima (Filosofia e Sociologia).
No dia 17 de novembro o aulão contempla as disciplinas da área de Humanas (Geografia, História, Linguagem e Redação). Já no dia 18 será a vez das áreas de Matemática e Ciências Naturais (Biologia, Física, Química, Matemática, Filosofia e Sociologia).
SIMULADO
Para quem deseja testar os conhecimentos adquiridos até aqui e interagir com conteúdos já aplicados em provas anteriores do Enem, a Rede UniFTC está disponibilizando, gratuitamente, o Simulado Enem UniFTC. Os interessados podem se inscrever no site https://bit.ly/megarevisaoenem_uniftc e realizar o simulado até o dia 25 de novembro.
Para os que desejarem, também será possível utilizar a nota do Simulado como forma de ingresso em um dos cursos de graduação oferecidos em qualquer unidade do Grupo Educacional, exceto Medicina. O Simulado é composto por 50 questões das diversas áreas do conhecimento, além da redação, e será realizado de forma virtual com 4 horas de duração.
MEGA REVISÃO ENEM UNIFTC
A Mega Revisão Enem UniFTC ocorre desde 2014, envolvendo quase 100 mil estudantes desde a primeira edição. Projeto do Grupo Educacional UniFTC, em parceria com o Escritório do Pensamento, a revisão chega, em 2021, à sétima edição, a segunda realizada em ambiente virtual.