Wagner e Neto em encontro em 2013, quando o petista era governador e o democrata prefeito de Salvador
Tempo de leitura: 2 minutos

O senador e ex-governador Jaques Wagner (PT-BA) usou o Twitter para rebater o ex-prefeito ACM Neto (DEM/União Brasil), que disse ver o petista “nem tão empolgado” para disputar o governo do estado em 2022 (reveja clicando aqui). Na réplica, afirmou não ser do time que “desempolga” no meio do caminho nem abandonar os amigos.

– Tem gente confundindo empolgação com arrogância. Minha empolgação sempre será crescente e duradoura. Quem caminha ao meu lado, sabe disso. E que vou até o fim, não desempolgo no meio do caminho e nem deixo amigos na estrada – afirmou Wagner por meio do Twitter.

Mais cedo, numa entrevista ao PIMENTA, o ex-governador disse que a estratégia de ACM Neto de viajar pelo interior do Estado tinha a ver com a dificuldade de quem não tem prefeitos nem um candidato a presidente da República em 2022.

Quando falou em que não desempolga “no meio do caminho” e não abandonar amigos pela estrada, Wagner, embora não tenha citado o nome de Neto, provoca o ex-prefeito de Salvador.

O ano era 2018. E ACM Neto era o nome do DEM para disputar o governo baiano. Próximo ao prazo final, ele desistiu da disputa e indicou o então prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, também do DEM, para a peleja estadual contra Rui Costa.

A estratégia provocou atritos entre aliados, que debitaram na conta de Neto derrotas na disputa por vagas para a Assembleia Legislativa da Bahia e para a Câmara dos Deputados. Rui Costa acabou reeleito com 75% dos votos. Abaixo, a estocada de Wagner via Twitter:

Compras com cartões representam mais de R$ 680 bilhões no último trimestre
Tempo de leitura: 2 minutos

A somatória dos valores das compras feitas com uso de cartões de crédito, débito e pré-pagos atingiram R$ 687,3 bilhões no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) de 2021, resultado 35,8% superior ao registrado no mesmo período de 2020, quando o setor sofria grande impacto negativo causado pela pandemia de covid-19. Os dados, divulgados hoje (16), são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Em quantidade de transações, ocorreram, ao todo, 8,2 bilhões de pagamentos com cartões nos meses de julho, agosto e setembro de 2021, o equivalente a quase 63 mil por minuto, 39,1% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

O cartão de crédito foi o meio de pagamento que apresentou o maior valor transacionado no terceiro trimestre (R$ 420,1 bilhões), crescimento de 42,2%. Em seguida, o cartão de débito movimentou R$ 235,3 bilhões (alta de 18,6%), e o cartão pré-pago, R$ 31,9 bilhões (alta de 153,6%).

“O resultado mostra que o setor continua em trajetória de forte expansão, acompanhando o crescimento do consumo de bens e serviços, à medida que avança a vacinação da população, permitindo maior redução das medidas restritivas em combate à pandemia de covid-19”, destacou a Abecs, em nota.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a somatória dos valores dos pagamentos com cartões atingiu R$ 1,8 trilhão, um crescimento de 34,1% em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Em quantidade de transações, todas as modalidades de cartão juntas registraram 21,8 bilhões de pagamentos, com avanço de 33,6%.

INTERNET

De acordo com o balanço da Abecs, o uso dos cartões na internet, em aplicativos e outros tipos de compras não presenciais movimentou R$ 146,5 bilhões no terceiro trimestre, alta de 16,2%. No acumulado do ano, até setembro, o valor transacionado chegou a R$ 401,7 bilhões, um crescimento de 30,9% em comparação a igual período de 2020. De acordo com a entidade, os pagamentos não presenciais representam atualmente cerca de 35% de todos os gastos realizados com o cartão de crédito.

Governador autoriza obras de recuperação da BA-001, em Ilhéus || Foto Fernando Vivas/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante viagem a Ilhéus nesta terça-feira (16), o governador Rui Costa autorizou a recuperação de dois trechos da BA-001, numa extensão de 100 quilômetros de rodovia. Os trechos a serem recuperados são os que ligam Ilhéus e Itacaré e Valença e Nazaré.

“A Bahia tem três grandes BAs e a 001 é uma delas. Uma estrada muito importante para o estado, principalmente para o litoral. Com esse grande investimento, estamos, com certeza, impulsionando ainda mais o turismo no sul e baixo sul baianos”, disse Rui Costa, logo após autorizar oficialmente o início das intervenções na rodovia.

A recuperação dos trechos de uma das principais rodovias que percorrem o litoral baiano vai beneficiar, além de Ilhéus, Itacaré, Valença e Nazaré, também os municípios de Nilo Peçanha, Taperoá, Ituberá, Igrapiúna e Camamu. Somados, os percursos que receberão nova pavimentação asfáltica e sinalização totalizam aproximadamente 102 quilômetros e investimento de quase R$ 54 milhões.

“Toda essa via entre Nazaré, passando por Valença, Itacaré, Camamu, até Ilhéus, é importantíssima para o turismo da Bahia e estará devidamente recuperada, com manutenção pelos próximos cinco anos”, ressaltou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

ACM Neto diz ter palanque em 90% dos municípios e vê Jaques Wagner desanimado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pré-candidato ao governo baiano pelo DEM/União Brasil, o ex-prefeito ACM Neto afirma já ter palanque organizado em mais de 90% dos 417 municípios baianos. O palanque é vitaminado, segundo ele, por prefeitos da base do governador Rui Costa.

O prefeito concedeu entrevista na manhã desta terça (16) e tratou, também, da sucessão nacional. Ainda sem pré-candidato a presidente definido (tem conversado com a base de Bolsonaro, com Ciro Gomes e com Sérgio Moro), cuidou de se desconectar da peleja nacional. O eleitor baiano, acredita ACM Neto, tem ideia clara de que “eleição para presidente é uma, a eleição para governador é outra”.

ACM Neto lançará pré-candidatura ao governo baiano em 2 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador. Hoje, Neto chega à disputa com, pelo menos, dois partidos que pertenciam à base do governador Rui Costa, o PL e o PDT.

WAGNER DESANIMADO, SEGUNDO NETO

O ex-prefeito de Salvador tratou de jogar areia na pré-candidatura adversária que pode lhe tirar a liderança das pesquisas e a cadeira do Palácio de Ondina, o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner:

– Quando a gente olha, nem sente no próprio senador Jaques Wagner (PT) essa empolgação toda para ser governador, pelo menos essa é a impressão que a gente sente de fora. Então por que não dar oportunidade para alguém que está com muita vontade, que está cheio de disposição, quer trabalhar pra valer? – questionou.

Confira também

WAGNER: VAMOS CHEGAR MUITO FORTE NA ELEIÇÃO NACIONAL E NA ESTADUAL

Wagner, ao lado do governador Rui Costa: chapa forte em 2022 || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

O senador Jaques Wagner (PT) disse que seu grupo para as eleições de 2022, quando deverá disputar o governo baiano, já está consolidado. “Nós vamos chegar muito forte na eleição nacional [com Lula] e na estadual”, afirmou Wagner em entrevista ao PIMENTA nesta terça (16) em Ilhéus, onde acompanhou o governador Rui Costa na assinatura de ordens de serviço e entrega de obras.

Wagner diz ter, hoje, apoio de 340 dos 417 prefeitos baianos. Ponderou, no entanto, que a base perdeu o PL e o PDT está indeciso (no vai-não vai). “É base muito consistente e base de partidos muito significativa. Na verdade, todos têm crescido muito.

ALFINETADA EM ACM NETO

Instado a comentar a disputa estadual em 2022, Wagner não deixou de alfinetar o ex-prefeito de Salvador. ACM Neto esteve para apoiar Bolsonaro, já se reuniu com Ciro Gomes (PDT) e, na última semana, teve encontro com Sérgio Moro (Podemos).

– Cada um monta uma estratégia. O candidato de lá [ACM Neto] está correndo trecho, porque ele não tem prefeitos, não tem nem candidato a presidente da República. A situação dele é bem mais complicada. Temos três candidaturas hoje: a minha, a do ex-prefeito e a do atual ministro [João Roma] – disse Wagner.

PANDEMIA, DESEMPREGO E PESQUISA

Antes de falar de processo eleitoral, Wagner afirmou que o momento ainda é de preocupação com a covid-19. “Não é hora de relaxar nos cuidados sanitários”, disse, enfatizando o momento vivido em boa parte da Europa. Também disse que a fome e o desemprego no país são preocupantes.

– São 16 milhões de desempregados. Há muita gente voltando para a extrema pobreza. Então, essa é a pauta que está na cabeça da maioria do povo. O povo não está ligado em eleição. A classe política, evidentemente [já pensa em eleição] – completou..

Wagner ainda comentou sobre as pesquisas eleitorais nacional e estadual. “Nós ainda temos 10 meses e meio para a eleição. Então, é muito precipitado qualquer prognóstico. Eu não confio muito em pesquisa quantitativa tão longe da eleição, mas, de qualquer forma, ele [Lula] tem posição consolidada e eu aqui, na Bahia. Então, nós vamos chegar muito forte”, reforçou.

Colégio Batista seleciona bolsistas em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colégio Batista de Itabuna (CBI) lançou edital para concessão de bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Serão concedidas 30 bolsas integrais e 40 bolsas parciais (50%) para o ano letivo de 2022 entre ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano)

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem fazer a inscrição por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição à Bolsa de Estudo, que deve ser retirado na Secretaria do Colégio, na Rua Catucicaba, 221, bairro Conceição, em Itabuna, a partir desta terça (16).

Conforme o edital, o prazo de inscrição encerra-se em 7 de janeiro de 2022. A seleção dos bolsistas será de 24 a 26 de janeiro, quando será divulgada a relação dos nomes aprovados para receber a bolsa de estudos.

Gracileide Silva Guimarães Sousa, diretora do Colégio Batista de Itabuna, ressalta que a instituição de ensino cumpre o seu papel social e de responsabilidade com a educação inclusiva, inserida em seu Projeto Político Pedagógico. “Temos como objetivo com a concessão das bolsas de estudos, contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade, ajudando os estudantes de baixa renda a terem acesso a educação de qualidade”, reforça a educadora.

Casamento no civil registra crescimento de quase 30% na Bahia em 2021 || Ilustrativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Impulsionados pela confiança proporcionada pelo aumento da vacinação e pela diminuição do número de óbitos causados pela Covid-19 em todo o estado, os casamentos voltaram a crescer na Bahia após um período de queda expressiva no ano passado. Dados levantados pelos cartórios baianos apontam um crescimento de 29,2% entre janeiro e outubro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 42.136 celebrações civis, frente a 32.604 matrimônios realizados no ano passado. A tendência de alta começou a ser verificada em março, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Naquele mês, totalizaram-se 3.944 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no país, os números foram fechados em 3.435. Já o maior crescimento percentual se deu de agosto para setembro, quando os casamentos aumentaram 14,4%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.

Mesmo diante da diminuição dos casos no Brasil, os protocolos de segurança sanitária para as celebrações seguem mantidos nos cartórios, como o limite de pessoas na cerimônia, o distanciamento, a exigência de máscara e distribuição de álcool em gel, medidas que também fazem com que os noivos se sintam mais seguros para retomar os planos adiados por causa da pandemia.

Leia Mais

Colisão entre caminhão e carro de passeio, na BR-101, deixa 3 feridos || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acidente entre um carro de passeio e um caminhão deixa o trânsito lento na BR-101 em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (16). Os veículos bateram de frente e pegaram fogo após a colisão.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local. As informações iniciais são de que ao menos três pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital da região, segundo a Rede Bahia.

Brasil enfrenta a Argentina pelas Eliminatórias da Copa 2022 || Foto Lucas Figueiredo/CBF/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A classificação à Copa do Mundo do Catar já estar assegurada em nada diminui o peso de um clássico entre Brasil e Argentina. Nesta terça-feira (16), às 20h30 (horário de Brasília), os rivais sul-americanos duelam pela 14ª rodada das Eliminatórias, no estádio Bicentenário, na cidade argentina de San Juan.

O duelo opõe os dois primeiros colocados das Eliminatórias. Invicto, o Brasil lidera com 34 pontos (11 vitórias e um empate) e tem o melhor ataque (27) e a defesa menos vazada (quatro). A Argentina também não sabe o que é derrota na disputa e aparece em segundo lugar com 28 pontos (oito vitórias e quatro empates).

Apesar de o Brasil estar com a vida resolvida rumo à Copa, Tite fechou o último treino antes da viagem à Argentina, na segunda-feira (15), liberando apenas o registro de imagens do aquecimento na transmissão do canal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no YouTube.

No domingo (14), o técnico esboçou a provável formação que mandará à campo nesta terça-feira com três novidades em relação à equipe que venceu a Colômbia por 1 a 0 na última sexta-feira (12), na Neo Química Arena, em São Paulo: o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro (suspenso) e o atacante Gabriel Jesus deram lugar a Éder Militão, Fabinho e Matheus Cunha, respectivamente.

A única diferença neste time será Neymar, já que o atacante sentiu dores no adutor da coxa esquerda no treino de segunda (15) e sequer viajou à San Juan. O provável substituto será Vinícius Júnior, que também atua pelo lado esquerdo. Assim, a seleção deve enfrentar a Argentina com Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Matheus Cunha e Vinícius Júnior. Com Agência Brasil.

Meta é o novo nome da empresa Facebook, mas nome da rede continua
Tempo de leitura: 3 minutos

O Facebook deixou de ser uma rede social apenas. A empresa mudou de nome e passou a se chamar Meta. Essa alteração marcou a união de diferentes aplicativos do grupo (como Instagram e WhatsApp) em sua marca e indicou a valorização de sua nova aposta tecnológica e de negócios: o chamado “metaverso”.

O Facebook definiu o metaverso como “combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico”. A empresa argumenta que será possível compartilhar “experiências imersivas” com pessoas mesmo sem estar presente.

Em carta divulgada há alguns dias, o fundador e diretor da empresa, Mark Zuckerberg, declarou que essa experiência imersiva consistirá em uma vivência em que a pessoa “está” nessa atividade ou conteúdo interativo, e não apenas olhando para ele.

O uso de realidade virtual e aumentada permitirá, nas palavras de Zuckerberg, que as pessoas “estejam” onde quiser, do trabalho a uma reunião de amigos, sem obstáculos como o tempo de deslocamento e seus problemas, o tráfego por exemplo.

“Você vai se mover por meio dessas experiências em diferentes dispositivos – óculos de realidade aumentada para ficar presente no mundo físico, realidade virtual para ficar totalmente imerso e fones e computadores para pular entre plataformas existentes”, acrescentou o fundador da empresa.

À Agência Brasil, o Facebook afirmou que o metaverso anunciado ainda está sendo desenvolvido e não informou quando os recursos e produtos desse novo ambiente estarão disponíveis no país.

“O metaverso ainda está um pouco distante, mas algumas partes dele já estão ganhando vida, e muito mais ainda está por vir. Estamos desenvolvendo para aprimorar a realidade virtual e a realidade aumentada que conhecemos até agora”, disse a empresa, em nota.

COMBINAÇÃO DE FUNCIONALIDADES

Vai combinar funcionalidades e negócios que o Facebook já oferecia, mas de forma separada. A empresa surgiu como uma rede social e ganhou o mundo, chegando a 2,9 bilhões de usuários ativos mensais em novembro deste ano, segundo a consultoria Statista.

O Facebook ampliou seu domínio nas redes sociais com a compra do Instagram em 2012 e do Whatsapp em 2014. Neste mesmo ano, adquiriu a empresa de realidade virtual Oculus, e passou a ofertar equipamentos e programas relacionados a esse tipo de tecnologia.

Mas a realidade virtual ainda demanda conexões robustas para viabilizar o carregamento dos dados de vídeo e as respostas imediatas aos movimentos realizado pelo indivíduo nos espaços imersivos. Esse ambiente tem mudado com a ampliação da capacidade de conexão da banda larga física e agora com a chegada do 5G. No Brasil, o leilão foi realizado neste mês, e a tecnologia começar a ser implantada no ano que vem pelos grandes centros.

Agora, o metaverso nasce com a promessa de se tornar uma “super rede social” em que a interação não ocorre apenas pelo teclado do computador ou smartphone, mas por meio de avatares dos indivíduos, que poderão atuar conjuntamente tanto em locais virtuais quanto acrescentando elementos virtuais a locais físicos.

COLETA E EXPLORAÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Em entrevista, a ex-funcionária do Facebook que denunciou problemas na empresa em audiências no Congresso dos Estados Unidos, Frances Haugen, falou de riscos no metaverso. Segundo ela, esse novo sistema terá capacidade ainda maior de coleta e exploração dos dados pessoais para viabilizar as experiências imersivas e poderá ter caráter viciante. O Facebook anunciou que deixaria de utilizar a tecnologia de reconhecimento facial, altamente criticada por entidades de defesa da privacidade, mas voltou atrás e informou que seguiria adotando esse recurso no metaverso.

Para André Lucas Fernandes, diretor do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec), o metaverso cria um simulacro que levará atividades sociais e econômicas para um cenário mais abstrato, impondo desafios às democracias e do ponto de vista jurídico.

Ele indica riscos de ampliação das desigualdades no ambiente da internet. “Se pensarmos em termos de infraestrutura e acesso à internet, há uma questão de abismo digital urgente, e o metaverso pode ser fator catalisador de exclusão das pessoas que não estão conectadas, já que demandará equipamentos sofisticados e mais caros”.

Rural Elétrica leva o mlehor do forró para as ruas de Itacaré no "Esquenta" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A primeira noite do Esquenta Festival de Forró de Itacaré, neste sábado (13), pelas ruas da região da Pituba, levou os amantes do som nordestino para algumas das principais ruas e praças do município que é a grife do turismo da Costa do Cacau. Centenas de pessoas caíram no arrasta-pé, embaladas pelo melhor do forró, com atrações como Targino Gondim e Flor Serena, no palco da Rural Elétrica.

Depois do desfile de atrações pela Praça da Mangueira, Pituba, Castro Alves e Praça São Miguel, a noite deste domingo ainda traz, novamente, Targino Gondim e Flor Serena. Com eles, ainda vêm Marcos Abaga, Rafael Zalela e Os Três da Bahia e Natureza e Forró da Bahia.

Artistas se apresentam no Palco puxado pela Rural Elétrica || Foto Divulgação

MAIS FORRÓ NESTE DOMINGO

Hoje (14), o rala-bucho começa na Praça da Mangueira, novamente às 20h, de onde as atrações partem em direção à Praça São Miguel na Rural Elétrica entoando o som genuíno do Nordeste. O esquenta é uma prévia do Festival de Forró de Itacaré, que, tradicionalmente, ocorre no primeiro semestre e esteve suspenso devido à pandemia. A edição de 2022 do Festival ocorrerá em abril.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, Tonho (PT), diz que o evento é importante para o turismo local e movimenta a economia da cidade com o melhor da cultura nordestina. Grandes nomes do forró brasileiro se apresentam no Festival. “O objetivo [do Esquenta] é preparar a cidade para o tradicional Festival de Forró de Itacaré”, afirma.

Candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de 490 mil estudantes fazem neste domingo (14) as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Para o exame, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial para prevenir a Covid-19. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h30min, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30min.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade 2021 será composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre dez questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de componente específico, com perguntas próprias de cada área. No total, são cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha. Os estudantes terão 4 horas para realizar a prova.

O exame é usado como instrumento de avaliação do ensino superior brasileiro. A cada ano, um grupo diferente de cursos é avaliado. Por conta da pandemia, o Enade 2020 foi adiado. Os cursos que seriam avaliados no ano passado, serão avaliados, então, este ano.

ÁREAS AVALIADAS 

Em 2021, serão avaliados os estudantes, ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design e educação. Entre as licenciaturas, os alvos serão os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.

Também estão incluídos os estudantes de cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computadores.

Leia Mais

Uesc oferta mais de 1,7 mil vagas pelo Sisu 2022
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, decidiu pela retomada das atividades presenciais já a partir de janeiro de 2022. A resolução do Conselho Universitário (Consu) aprovou a medida e a resolução da retomada será publicada no site da Universidade.

Conforme a decisão, as atividades técnico-administrativas serão retomadas de forma escalonada, com retorno de um terço dos servidores na primeira quinzena de janeiro, sem atendimento ao público e 66% na segunda quinzena de janeiro, com atendimento ao público, e 100% dos servidores em janeiro.

“No que se refere às atividades de ensino presencial para o semestre 2022.1, deverá atender ao que for determinado pelo Calendário Acadêmico. Os conselheiros aprovaram, na resolução, que caso ocorram mudanças no cenário epidemiológico da SARS-COV-2 (vírus causador da Covid-19), o Consu se reunirá, extraordinariamente, para análise e deliberação”, informou a Universidade em nota.

A administração da Uesc terá prazo de 30 dias para atualizar a Instrução Normativa 001/2021, incluindo os protocolos de biossegurança e sanitários. O presidente do Consu e reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, confirmou que “atendendo a deliberação do Consu, todos os cursos da Uesc voltarão a ter suas disciplinas de forma presencial, também dos setores administrativos e de apoio acadêmico”.

“Durante o período pandêmico foi instituído o ensino remoto emergencial, a Universidade teve que se reinventar adotando o uso de novos tecnologias de ensino e comunicação, a Uesc também passou a garantir o auxílio para que os estudantes contratassem pacote de dados de internet”, lembrou o reitor.

CANTINAS E RU

Sobre as cantinas e o restaurante universitário, o RU, o reitor informou que já ocorreu uma licitação e, ainda em novembro, ocorrerão mais duas, para assegurar, já no mês de janeiro de 2022, o atendimento à comunidade acadêmica.

GILBERTO GIL

Ao fim da 62ª reunião extraordinária do Consu/Uesc, os conselheiros aprovaram por unanimidade, uma moção de aplauso indicada pelo presidente do Conselho, parabenizando o cantor e compositor baiano Gilberto Gil, recém eleito para cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras.

Ministro Barroso suspende portaria que beneficiava quem se nega a tomar vacina contra a Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu dispositivos da Portaria 620/2021, do Ministério do Trabalho e Previdência, que proibiam empresas de exigirem comprovante de vacinação na contratação ou na manutenção do emprego do trabalhador. Com isso, fica autorizado que empregadores exijam o comprovante de seus empregados.

Na decisão, Barroso explicou que as pesquisas indicam que a vacinação é medida essencial para reduzir o contágio da Covid-19 e levou em conta o entendimento de que a presença de empregados não vacinados no âmbito da empresa “enseja ameaça para a saúde dos demais trabalhadores, risco de danos à segurança e à saúde do meio ambiente laboral e de comprometimento da saúde do público com o qual a empresa interage”.

O ministro ressalvou, porém, a situação das pessoas que têm expressa contraindicação médica quanto às vacinas, fundadas no Plano Nacional de Vacinação ou em consenso científico. Nesse caso, ele considera aceitável que se afaste o dever de vacinação, devendo se admitir a testagem periódica, “de forma a evitar a discriminação laboral em razão de condição particular de saúde do empregado”.

JUSTA CAUSA
Barroso também afirmou que a rescisão do contrato de trabalho por justa causa de quem se recusar a entregar comprovante deve ser adotada com proporcionalidade, como última medida por parte do empregador.

Conforme a decisão, entendimentos anteriores do Plenário do Supremo já reconheceram a legitimidade da vacinação compulsória, afastando a vacinação à força, mas permitindo que se apliquem restrição de atividades ou de acesso a estabelecimentos em caso de recusa.

Leia Mais

Wane Brenda, a "Viúva Negra", é condenada em mais um julgamento
Tempo de leitura: < 1 minuto

Wane Brenda Gonçalves de Oliveira, de 34 anos, foi condenada, nesta sexta-feira (12), em Itabuna, no sul da Bahia. A mulher, que ficou conhecida como “Viúva Negra”, terá de cumprir mais 22 anos e 6 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado.

Desta vez, a “Viúva Negra” foi condenada pelo homicídio de Evandro Bonfim de Sousa, que tinha de 40 anos. O crime ocorreu em dezembro de 2017, em Itabuna. A acusada está presa desde 11 de junho de 2018.

De acordo com a polícia, Evandro passou mal ao ingerir medicamento dado por Brenda em 12 de novembro de 2017. Ele chegou ao Hospital Calixto Midlej Filho vomitando e suando muito. Na ocasião, o médico disse que Evandro apresentava sintomas de envenenamento. A vítima passou por lavagem estomacal.

Evandro deixou o Centro de Terapia Intensiva (CTI) quatro dias depois, quando foi transferido para apartamento. Próximo de receber alta médica, ele teve uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimação e colocou uma sonda gástrica, “por onde saía um material escuro parecido com chumbinho”.

MORTE CEREBRAL

Ele retornou para o CTI e teve morte cerebral confirmada no dia 28 de novembro de 2017, tendo parada cardíaca em 3 de dezembro daquele ano. O teste toxicológico confirmou o que se suspeitava. Evandro havia sido vítima de envenenamento por chumbinho.

Foi a segunda condenação aplicada Brenda Oliveira. No dia 31 de agosto deste ano, ela foi punida com 21 anos de prisão pelo assassinato de Edvaldo Araújo Alves, de 40 anos.

De acordo com as investigações, os dois homens foram mortos por envenenamento por “chumbinho”.  A primeira vítima da “Viúva Negra” foi Edvaldo Araújo, que se sentiu mal no final da noite de 16 de abril de 2017.