Jovem e filha adolescentes estão desaparecidas há mais de 30 dias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher e a filha adolescente estão desaparecidas há mais de 30 dias no sul da Bahia. No mês passado, Solange Gonçalves Nunes, de 27 anos, partiu de Guaratinga, no extremo-sul do estado, com destino a Ibirapitanga, onde se encontraria com o seu suposto pai.

A jovem decidiu fazer a viagem depois de receber um telefonema informando que o parente, que não conhecia, morava no município do sul da Bahia. Além da adolescente de 15 anos, a mulher levou duas crianças, uma de cinco e outra de três anos. As crianças foram encontradas em Aurelino Leal, na última segunda-feira (15).

De acordo com parentes, Solange Gonçalves foi vítima de um golpe, pois a pessoa com quem se encontrou em Ibirapitanga não tinha nenhuma ligação com a família. A jovem chegou a dar um telefonema relatando o golpe. Depois disso, não fez mais contato. A família tenta, sem sucesso, obter informações sobre o destino de Solange Gonçalves e a filha. Quem tiver notícias sobre o paradeiro das duas, deve ligar para a polícia.

Prefeito Augusto Castro anuncia ampliação da frota de ônibus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro anunciou, hoje (17), a ampliação da frota emergencial do transporte urbano de Itabuna, que passará de 50 para 70 ônibus. O prefeito não informou se haverá mudanças no sistema de integração, alvo de queixa dos usuários. O sistema é operado em regime emergencial pela Atlântico. Antes da pandemia, o município contava com 96 ônibus.

– Itabuna viveu um verdadeiro caos no transporte público durante 11 meses. Logo quando assumi, a Prefeitura conseguiu restabelecer esse serviço. Mas, sabemos que ainda não é o ideal. Por esse motivo, solicitei à Secretaria de Transportes e Trânsito um estudo de viabilidade para ampliar a oferta de novas linhas – disse ele.

O prefeito ressaltou que o transporte público está sendo subsidiado pelo município, que tem uma das menores tarifas do estado (R$ 3,70). “É fato que a crise do transporte público ocorre em todo o Brasil. Mas, a Prefeitura está fazendo a sua parte para que novas linhas cheguem onde a população precisa”, acrescentou.

Sesi oferece em Ilhéus 300 vagas gratuitas para conclusão do ensino médio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Social da Indústria na Bahia (SESI) prorrogou as inscrições para 500 vagas gratuitas de Ensino Médio em todas as escolas da rede no estado. As inscrições, que se encerrariam nesta quarta-feira (17), podem ser feitas até as 23h59 da próxima segunda-feira (22).

As vagas são para Salvador (280), Feira de Santana (40), Ilhéus (40), Barreiras (40), Luís Eduardo Magalhães (40) e Juazeiro (40). Há vagas também para as unidades das cidades de Juazeiro e Vitória da Conquista, com 30 vagas cada.

Os interessados devem acessar o edital para obter mais informações. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa se inscrever no processo seletivo que será feito em 5 de dezembro. O candidato também deve ter renda familiar líquida de até dois salários mínimos.

Sob os olhares da primeira-dama Soane Galvão, prefeito agradece e cumprimenta governador Rui Costa || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), definiu o governador Rui Costa como “amigo e grande apoiador” de Ilhéus um dia depois da passagem do gestor baiano pela Terra de Gabriela. Ontem (16), Rui confirmou mais R$ 20,7 milhões em investimentos no município nas áreas de saúde e de educação, a exemplo da Policlínica Regional de Saúde e da modernização de escolas.

– O governador Rui Costa é amigo e grande apoiador da nossa cidade. Todas as obras que estão sendo realizadas demonstram a importância do diálogo e do trabalho conjunto para elevar a autoestima e oferecer qualidade de vida ao nosso povo. Agradecemos o carinho e esforço que o governador tem não apenas por Ilhéus, mas por toda a região sul da Bahia – afirmou o prefeito.

REFORMA DA CENTRAL DO MALHADO

Ainda em Ilhéus, Rui assegurou a Marão recursos para a reforma do Pavilhão C da Central de Abastecimento do Malhado e a requalificação da zona norte. Ao pacote de obras, somou-se a promessa de dinheiro para concluir o fechamento do canal do Malhado.

Marão enumerou, ainda, obras tocadas pelo estado, dentre elas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo II no bairro Esperança e escola de tempo integral, no Centro Social Urbano (CSU). Esse volume de obras em execução, segundo o governo, representa R$ 23,4 milhões em investimentos públicos.

Desembargador Nilson Castelo Branco foi eleito presidente do TJ-BA || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador Nilson Soares Castelo Branco foi eleito – em primeiro turno – o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em votação nesta quarta-feira (17). Ele obteve 31 votos ante 24 de Carlos Roberto Santos Araújo e comandará o Tribunal de Justiça baiano no período 2022-2024.

Foram eleitos, também, os desembargadores Gardênia Pereira Duarte para a 1ª Vice-Presidência; Márcia Borges Faria para a 2ª Vice-Presidência; José Edivaldo Rocha Rotondano para a Corregedoria-Geral da Justiça; e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior para a Corregedoria das Comarcas do Interior.

Conduzida pelo presidente do Judiciário, Lourival Almeida Trindade, a sessão contou com a presença de 55 Desembargadores e ocorreu virtualmente, com transmissão ao vivo pelo site institucional do TJ-BA. A eleição foi realizada em escrutínio secreto, para cada um dos cargos, por meio do sistema de votação eletrônica.

A escolha do presidente foi decidida em primeiro turno. Concorreram ao cargo, os desembargadores Nilson Soares Castelo Branco (31 votos); Carlos Roberto Santos Araújo (24 votos); Cynthia Maria Pina Resende (0 voto), Gardênia Pereira Duarte (0 voto) e Jefferson Alves de Assis (0 voto), conforme a assessoria do Tribunal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais federais cumprem, nesta quarta-feira (17), quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia, na operação Mesa Farta. De acordo com a PF, o objetivo é combater desvios de recursos públicos federais no município. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 1,4 milhão.

Em maio deste ano, as investigações foram iniciadas pela PF e identificaram a atuação de uma organização criminosa (Orcrim) composta por agentes públicos municipais e especialmente criada para se apropriar de recursos públicos federais.

Segundo a PF, o grupo criminoso teria desviado milhões de reais ao permitir, de forma intencional, que o município de Riachão das Neves utilizasse verbas do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Sistema Único de Saúde (SUS) para contratar uma empresa de fachada.

Ainda de acordo com a PF, essa empresa não possui funcionários registrados e não tem capacidade técnica, operacional e econômica. A investigação também constatou indícios de fraude nas licitações que resultaram na contratação da empresa de fachada. Com Metro1.

Márcio de Congá teve as contas de 2020 rejeitadas pelo TCM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) rejeitaram as contas de 2020 de Márcio de Congá (PP), período em que ele presidiu a Câmara de Floresta Azul, devido a irregularidades. O conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, ao final da análise, ainda imputou multa de R$ 1 mil ao vereador. A decisão foi proferida na sessão desta quarta-feira (17), realizada por meio eletrônico.

A Márcio de Congá também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 11.260,00, com recursos pessoais, em razão da ausência de comprovação da prestação dos serviços contratados, diante da não apresentação dos relatórios de atividades ou de discriminação dos serviços prestados.

A Câmara de Floresta Azul recebeu em 2020, a título de duodécimos, a quantia de R$1.151.647,42, e realizou despesas no total de R$1.147.264,88, respeitando, assim, o limite previsto no Artigo 29-A da Constituição Federal. Os gastos com pessoal alcançaram o montante de R$976.011,46, que correspondeu a 3,51% da Receita Corrente Líquida, não ultrapassando o limite de 6% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Prefeito e vice-prefeita são cassados pela Justiça Eleitoral em Maiquinique || Reprodução TV Sudoeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

A justiça eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito Jesulino de Souza Porto (DEM) e da vice Marilene Gusmão (PMB), da cidade de Maiquinique, no sudoeste da Bahia, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de novembro de 2020.

A sentença foi assinada pela juíza da 91ª Zona Eleitoral Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro. A decisão afirma que o prefeito e a vice realizaram distribuição de combustível durante o período eleitoral para obtenção de voto.

Segundo consta na sentença, durante a realização de uma carreata, 320 veículos, entre carros e motos, foram abastecidos com valores entre R$ 15 e R$ 30 para qualquer pessoa que chegasse em um dos dois postos de combustíveis do município, independente de serem simpatizantes ou não do candidato. Jesulino de Souza seria, inclusive, dono de um desses estabelecimentos.

A cassação da chapa ocorreu após pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE). A decisão ainda aplicou multa de R$ 10 mil para cada candidato, determinou realização de novas eleições em Maiquinique e cassou os direito políticos de Jesulino por oito anos.

A decisão, no entanto, cabe recurso. Segundo a vice-prefeita, tanto ela, quanto o prefeito estão confiantes em reverter a decisão. Ao G1-BA, a vice-prefeita disse estar tranquila quanto à decisão.

Buraqueira na rodovia já causou protestos e interdições
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os 60 quilômetros da rodovia que liga Canavieiras a Santa Luzia, a BA-270, serão repavimentados, segundo anúncio feito pelo governador Rui Costa em viagem a Ilhéus nesta terça-feira (16). O aviso de licitação foi publicado na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Estado. A obra reduzirá o tempo de viagem entre os dois municípios e a ligação destes com a BR-101 em até 40 minutos, conforme a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), de 1h30min para 50min.

A Costa do Cacau é quarta maior zona turística baiana e recebe uma média de 810 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Além do turismo, a via recuperada beneficiará o desenvolvimento de outras atividades econômicas como a agricultura, a pecuária e a pesca. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços deverão ser abertos em 21 de dezembro.

“Outra importante via que contribui no desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau também passará por recuperação. Os 59,6 km da BA-001, entre Itacaré e Ilhéus, serão restaurados através do Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Premar). As ações irão iniciar nos próximos dias” ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. Na BR-415, a manutenção no trecho do KM 0 ao KM 9 saindo de Ilhéus em direção a Itabuna é executada pela Seinfra.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis localizaram uma casa de apostas e jogos ilegais, na manhã de terça-feira (16), em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul baiano, após denúncia anônima. Seis máquinas caça-níqueis e uma mesa de jogos foram apreendidas, no estabelecimento situado no bairro Terra de Vera Cruz.

O proprietário do imóvel foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil em Santa Cruz Cabrália, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática delituosa, prevista no Artigo 50 da Lei de Contravenções Penais. O material será enviado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será submetido a perícia.

Polícia cumpre mandados de prisão em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam, nesta terça-feira (16),em dois bairros de Itabuna, quatro homens no cumprimento de mandados judiciais. Eles foram detidos por equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Os presos já são condenados da justiça, mas não tiveram os nomes divulgados.

No bairro Mangabinha, foi preso um homem de 26 anos que havia jogado fora sua tornozeleira eletrônica, com o objetivo de fugir do sistema prisional. Condenado por roubo, o bandido tem uma pena de cinco anos, dois meses e nove dias a cumprir em regime fechado.

As demais prisões ocorreram no bairro São Pedro, onde os policiais cumpriram mais três mandados de prisão, contra três homens todos já condenados por roubo. Eles estavam em cumprimento de regime semiaberto e têm penas entre cinco e seis anos.

De acordo com o coordenador da 6ª Coorpin, Evy Paternostro, as operações demonstram a intensidade do trabalho da Polícia Civil para fazer cumprir a lei. “Os homens detidos foram investigados pela Polícia Civil, denunciados pelo Ministério Público da Bahia e condenados pela Justiça”, declarou.

Os presos serão submetidos a exame de corpo de delito e aguardarão audiência de custódia no Complexo Policial de Itabuna, antes de serem transferidos para o sistema prisional.

Uso de máscara volta ser obrigatório em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, recuou da decisão de liberar o uso de máscara em ambiente aberto no município do extremo-sul da Bahia. A mudança ocorre duas semanas depois de o gestor ter flexibilizado o uso de máscara enquanto as pessoas estavam em locais abertos.

A exigência do uso de máscara está prevista no Decreto 13.315/21, publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Porto Seguro. O prefeito informou que a nova decisão deve-se ao aumento no número de casos de novo coronavírus nos últimos dias. O município registra cerca de 28.300 casos da doença desde o início da pandemia, em março do ano passado.

O prefeito Jânio Natal alegou ainda que o município deve respeitar a Lei Estadual 14.261/2020, que obriga o uso de máscara em toda a Bahia. Com a mudança, quem descumprir a medida será responsabilizado por crimes contra a saúde pública e administração pública em geral.

 

Imunização contra a Covid-19 será obrigatória para servidores estaduais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado publica, nesta quarta-feira (17), decreto que exige a vacinação dos servidores públicos e empregados públicos estaduais contra a Covid-19. O governo informou que o objetivo é conter a disseminação do coronavírus e salvar vidas em toda a Bahia.

A assinado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (16), o decreto estabelece que a recusa em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior, conforme estabelecido nas leis 6.677, de 1994, e 7.990, de 2001.

Por meio do Sistema de Recursos Humanos do Estado, o portal RH Bahia, os servidores e empregados públicos deverão realizar uma autodeclaração online com o objetivo específico de comprovar a imunização, anexando ao sistema o cartão de vacinação. A forma e o prazo de comprovação serão estabelecidos pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Servidores e empregados que ainda não tiverem se vacinado serão notificados para que realizem imediatamente a imunização, sob pena de afastamento cautelar de suas funções. As empresas integrantes da Administração Indireta também deverão estabelecer normas internas compatíveis com a orientação definida pelo novo decreto estadual, que passa a vigorar a partir da sua data de publicação.

INFRAÇÃO

Empresas privadas contratadas pelo Governo do Estado também deverão estabelecer normas que assegurem a imunização dos trabalhadores que atuam na estrutura da administração estadual. O não cumprimento desta norma, prevista no artigo 4º do decreto, “implicará em infração ao negócio jurídico celebrado”.

A Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, autoriza o Estado a determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a Covid-19, impondo medidas restritivas àqueles que recusem a vacinação.

A constitucionalidade da lei foi ratificada pela plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que as autoridades podem adotar, no âmbito de suas competências, a determinação de realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas.

Lica Argolo aborda importância da imagem no mundo empresarial || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sebrae promove na quarta (17) e quinta-feira (18), nas cidades de Itabuna e Itacaré, respectivamente, a palestra Imagem Empresarial. O objetivo é conscientizar os participantes quanto à importância e papel da imagem na criação de um diferencial profissional e empresarial e na transmissão do propósito. As inscrições podem ser feitas por meio dos links https://bit.ly/imagemitabuna e https://bit.ly/imagemitacare.

Em Itabuna, a palestra será às 19h desta quarta, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel. Já em Itacaré o encontro será às 9h30min, no Hotel Ecoporan, na quinta (18). A palestra será ministrada por Lica Argolo, especialista no tema. Ela busca despertar, nos empresários, o interesse na construção e/ou fortalecimento de uma imagem positiva e competitiva utilizando os elementos: apresentação pessoal, comunicação, comportamento e presença digital.

A profissional abordará conceito, pilares e importância da primeira impressão e atração; elementos que compõem a imagem (aparência, comportamentos, formas de comunicação e presença digital); e postura profissional e empresarial para os dias atuais.

Jaques Wagner, Marcone Amaral, Tiago Birschner, Léo da Capoeira, Rosemberg Pinto e Paulo Magalhães
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc, Marcone Amaral, e prefeitos sul-baianos participaram da visita do governador Rui Costa a Ilhéus, nesta terça-feira (16). O gestor estadual inaugurou a primeira etapa da cobertura do canal do Malhado e assinou várias ordens de serviço para municípios do sul e extremo-sul do Estado, a exemplo da recuperação da BA-001, nos trechos que ligam os municípios de Valença e Nazaré e Itacaré e Ilhéus.

A recuperação dos trechos de uma das principais rodovias que percorrem o litoral baiano vai beneficiar, além de Ilhéus, Itacaré, Valença e Nazaré, também os municípios de Nilo Peçanha, Taperoá, Ituberá, Igrapiúna e Camamu.

Em Ilhéus, os investimentos são nas áreas da saúde, com o anúncio da construção de mais uma Policlínica Regional de Saúde, da educação, com a modernização de duas escolas (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e o Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão), e a construção de uma nova escola para sediar o Colégio Estadual Moyses Bohana, além da entrega de 352 Certidões de Regularização Fundiária.

“Muito importante a visita do Governador e sua equipe de governo na nossa região, sendo uma oportunidade para os prefeitos estarem acompanhando e conversando com os secretários do Estado, visando o direcionamento de obras para os seus municípios. Com isso, a região, cada vez mais se fortalece e nós agradecemos ao governador por essa atenção a região”, destacou Marcone, que também é prefeito de Itajuípe.