Rota Transportes abre 16 vagas para motorista de ônibus em Ilhéus e Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rota Transportes abriu 16 vagas de emprego para motorista de ônibus em Itabuna e em Ilhéus. Os interessados devem ter habilitação categoria D, experiência comprovada e curso de transporte de passageiros.

Jaciara Santos, da coordenação de RH e Qualidade da Rota, informou ao PIMENTA que, das vagas disponíveis, 10 são para Itabuna e 6 para a filial em Ilhéus. 

A inscrição no processo seletivo será presencial. Deverá ser feita na garagem da empresa, que em Itabuna fica na Avenida Amélia Amado. Já em Ilhéus, na Avenida Esperança, próximo ao terminal rodoviário, no próximo dia 17 de novembro, das 8h às 11h.  Há vaga para pessoa com deficiência. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3214-6834.

Erasmo Ávila reage contra lentidão do município na implantação da Zona Azul
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Erasmo Ávila (PSD), presidente da Câmara de Itabuna, defendeu nesta quarta (10), o retorno da Zona Azul, sistema rotativo de estacionamento. Ele observou que, apesar das alterações na Lei 2.360/16, aprovadas pela Casa em maio deste ano, a Zona Azul continua sem funcionar em Itabuna.

– Cinco meses desde a sanção [da Lei 2.544] alteradora representaram prazo mais que razoável para que o município tivesse reorganizado nosso trânsito. É um apelo que faço – disse Erasmo.

Conforme o chefe do Legislativo, sem a Zona Azul, Itabuna perde tanto na arrecadação de receita quanto na geração de emprego. “Mais de 100 postos de trabalho poderiam ser criados com a retomada do estacionamento rotativo. Sem contar que o comércio e os próprios usuários do Sistema estão cobrando providências neste sentido. Não podemos esperar 2022 para retomar a Zona Azul”, ressaltou.

LICITAÇÃO

As alterações na Lei da Zona Azul, enviadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD), basearam-se numa proposta inicial do próprio Erasmo, subscrito por Israel Cardoso (Agir). O atraso na implantação da Zona Azul em Itabuna é atribuído, em sua maior parte, à Comissão de Licitação do município. As queixas contra o setor são grandes internamente.

Hospital Costa do Cacau, no sul da Bahia, lança manual de hemovigilância
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos, técnicos de laboratório e médicos para lançar o Manual de Hemovigilância da unidade. Orientações foram repassadas aos profissionais pelo médico Alfredo Boa Sorte Júnior e pela farmacêutica bioquímica Fraana Andrade durante o lançamento, no dia 4.

A publicação indica que a segurança na qualidade do sangue e hemocomponentes deve ser assegurada em todo o processo, desde a captação de doadores até a administração no paciente, afirma Fraana Andrade, coordenadora operacional da Agência Transfusional do HRCC. “Colocamos em manual e melhor qualificamos a hemovigilância, o que nós já realizamos por meio da agência transfusional do hospital”, esclarece.

“A hemovigilância envolve um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre os eventos adversos ocorridos em suas diferentes etapas. Esse processo visa prevenir o aparecimento ou recorrência desses eventos adversos, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e do receptor”, explicou a farmacêutica bioquímica.

TRANSFUSÃO

Alfredo Boa Sorte, que também é habilitado em Hemoterapia pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) e responsável técnico da Agência Transfusional do HRCC, orientou sobre todo o processo hemoterápico e reforçou a importância da transfusão sanguínea.

“É um evento irreversível que acarreta tanto benefícios como riscos ao receptor. Por isso é importante que todos os profissionais envolvidos nesse procedimento estejam capacitados para prestar um atendimento adequado desde a indicação, anotações corretas até a identificação das reações adversas que possam ocorrer”, destacou o médico e sanitarista.

Prefeitos associados à Amurc comemoram aprovação da PEC dos Precatórios || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os prefeitos dos municípios associados à Amurc comemoraram, nesta quarta-feira (10), durante um almoço de confraternização, a aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios em 240 meses.

A PEC 23/2021 foi uma das pautas prioritárias defendidas pelos gestores, durante uma mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, com uma grande participação de prefeitos baianos, articulada pela UPB.

A conquista, segundo o presidente da Amurc, Marcone Amaral, fortalece os municípios. “E nos prepara para uma nova mobilização, com todos os prefeitos, nos dias 14 e 15 deste mês, em Brasília, tendo em vista a necessidade de aprovação de outras pautas prioritárias que preocupam os gestores”, completou.

A proposta de redução de 22,5% para 10% da alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS é uma das demandas urgentes, sinalizadas pelos prefeitos para equilibrar a vida financeira nos municípios de todo o país.

PAUTAS

Integram o grupo de pautas prioritárias a proposta de atualização da lei do piso nacional do magistério; a retirada das penalidades para os municípios que não atingiram os 25 % da Educação, a regulamentação do Fundeb, o parcelamento do Pasep em 240 meses e a proibição, a imposição e a transferência, por lei, de qualquer encargo financeiro aos municípios.

INAUGURAÇÃO

Os prefeitos associados da Amurc ainda estiveram presentes na inauguração dos espaços da UPB e FecBahia em Brasília. Os espaços servirão para o atendimento de prefeitos, secretários municipais, presidentes de Associações e de Consórcios Intermunicipais.

Evento reunirá atletas de regionais a partir de 18 de novembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O beach tennis conquista cada vez mais adeptos em Itabuna. Pelo menos três locais são usados para a prática do esporte que está virando uma febre no país – AABB, Praça Hélio Lourenço (Beira Rio) e Cidadelle House (com 6 quadras). A novidade é que, de 18 a 21 de novembro, haverá uma competição aberta para reunir os praticantes.

O 1° Open Beach Tennis será realizado no condomínio Cidadelle House. Os interessados podem se inscrever até o dia 16, pelo aplicativo TennisUp. O evento é promovido pelo Grupo LP Cardoso, com corpo técnico  formado por “Andrezinho” e Vitória. “A nossa empresa costuma investir e patrocinar esportes. Nós, proprietários, somos atletas e, por isso, resolvemos incentivar esse esporte que está crescendo tão fortemente no Brasil e no mundo inteiro”, explicou Lícia Cardoso, CEO do grupo.

PROGRAMAÇÃO

Pela programação, no dia 18 haverá treinamento, ministrado por profissionais renomados, para quem nunca jogou ou quer melhorar no beach tennis, com turmas Infantil, Iniciante, Intermediária e Avançada. Os jogos serão disputados na noite do dia 19 e nos dias 20 e 21.

A dentista e professora universitária Vanessa Barreiros pratica Beach Tennis há seis meses e está entusiasmada para participar do evento. “Acredito que vai ser importante para estimular o Beach Tennis na cidade de Itabuna. Além disso,  vamos poder trocar experiências com outros praticantes. Estou com uma ótima expectativa pra esse evento pioneiro e convido as pessoas a participarem, quem já pratica e também quem quer aprender”.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão em Barro Preto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (10), durante a Operação Saturação, em Barro Preto, no sul da Bahia, três investigados por envolvimento em tentativas de homicídio. A ação foi deflagrada pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) e contou com apoio da Polícia Militar.

De acordo com o coordenador da 6ª Coorpin, delegado Evy Paternostro, as ordens de prisão eram referentes a condenações deferidas pela Vara do Júri de Itabuna. “Agora o trio deve ser encaminhado ao Conjunto Penal dessa cidade”, declarou o delegado. Os nomes dos presos não foram divulgados.

Os policiais civis e militares cumpriram seis mandados de buscas e prisão. “Esse trabalho terá continuidade, para contribuir com o combate aos crimes violentos letais em toda região que integra a Coorpin de Itabuna”, disse Evy Parternostro.

Caminhonete ficou atolada por mais de uma hora em praia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O proprietário de uma caminhonete Hilux por pouco não perdeu o veículo, na tarde desta quarta-feira (10). O homem estacionou numa praia no sul da Bahia e o automóvel quase foi levado pelas ondas. O incidente ocorreu na Praia dos Milionários, zona sul de Ilhéus, e o carro só foi retirado do local com ajuda de uma retroescavadeira.

Banhistas relataram que a caminhonete ficou atolada depois que o motorista parou perto do mar para buscar água. Há ainda a versão de que o homem parou na praia para ‘ostentar’. Ao constatar que o carro havia atolado, o homem solicitou de quem passava pela praia.

Como a maré subia rápido, uma retroescavadeira foi acionada. A Superintendência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Ilhéus informou que é proibido o tráfego de veículos na praia. A desobediência é considerada infração média com penalidade de multa.

recém-nascida encontrada em caixa de papelão foi levada para hospital
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil de Itabuna e o Conselho Tutelar tentam localizar a mãe ou familiares de uma recém-nascida encontrada numa caixa de papelão, na manhã desta quarta-feira (10), na Travessa Floresta, no bairro São Caetano. A pequena, que aparenta ter um mês de vida, foi achada por moradores, que acionaram a Polícia Militar.

A bebê passou por avaliação médica no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. O médico que fez o atendimento informou que a recém-nascida está aparentemente saudável. A criança também recebeu leite materno do Banco de Leite da unidade hospitalar e, em seguida, levada para um abrigo pelo Conselho Tutelar do município. A pequena recebeu o nome provisório de Eloise Vitória.

Por enquanto, Vitória está na Casa de Acolhimento Aconchego da Criança, mantida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Ela deve permanecer no local até o aparecimento de um familiar ou ser definida pela justiça um processo de adoção.

Promotoria recomenda a Marão que faça concurso público || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Ilhéus que realize concurso público para substituir gradativamente servidores temporários por servidores efetivos em todas as suas secretarias.

O promotor de Justiça Pedro Paula Andrade orientou ao prefeito que contrate instituição especializada na realização de concurso no prazo de 90 dias e que, neste período, informe ao MP as providências adotadas para atender a recomendação.

A recomendação do promotor Pedro Paula Vilela Andrade é para que o concurso seja realizado no prazo máximo de um ano.

Eletricista Islei recebeu as chaves de veículo ganho em sorteio do Itão || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Islei Mendonça Costa recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), um Hyundai HB-20 da campanha promocional que marca os 60 anos de fundação dos Hipermercados Itão. O sortudo recebeu as chaves do veículo das mãos do gerente de compras da Rede, Iran Santos Lima, na loja da Avenida Amélia Amado, no Centro Comercial de Itabuna.

Segundo ganhador de um carro novinho sorteado na campanha promocional Mega Aniversário Itão, Islei Mendonça conta que recebeu a notícia quando estava chegando do trabalho, no início da noite do dia do sorteio. “Foi uma grande festa em casa. Estou muito feliz por fazer parte da história dos 60 anos do Itão. O prêmio veio no momento certo”.

Acompanhado pela esposa Lindinalva Alves de Souza e filhos Alice e André, o morador do bairro Pontalzinho já faz planos para a utilização do carro. “Já há algum tempo precisava de um carro para transportar a família, que cresceu com a chegada dos meus filhos, mas não tive como fazer o investimento. Até hoje, o nosso veículo era uma motocicleta”, relata.

MAIS DOIS CARROS ZERO PARA SORTEIO

O gerente de compras do Itão, Iran Lima, lembra que as campanhas promocionais já são uma tradição em uma das redes de supermercados mais antigas da Bahia. “No próximo mês de dezembro completaremos seis décadas de atuação no ramo de supermercados, sempre com o mesmo CNPJ, atuando com transparência e respeito aos clientes e fornecedores. Por isso que nosso estabelecimento conquistou a confiança do consumidor”, conta.

Em janeiro de 2022, a campanha promocional Mega Aniversário Itão vai sortear outros dois carros HB-20. Para concorrer, o consumidor só precisa fazer suas compras, acima de R$ 50, em qualquer loja Itão em Itabuna e Ilhéus, ou pelo site www.itao.com.br ou ainda pelo aplicativo da rede de hipermercados.

Lula lidera com folga, Bolsonaro é segundo, seguido de Moro e Ciro|| Fotomontagem G1
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest sobre as intenções de voto para as eleições de 2022, divulgada nesta quarta-feira, aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança em todos os cenários, com o o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em segundo lugar. Sergio Moro, que se filou, nesta quarta-feira (10) ao Podemos, desponta como nome forte entre as outras candidaturas, tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT).

A pesquisa apresentou dois cenários eleitorais: um com o governador de São Paulo, João Doria, como candidato do PSDB; e outro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Em ambos, o ex-presidente Lula teria mais de 50% dos votos válidos vencendo já no primeiro turno.

No primeiro cenário, Lula teria 48% dos votos; Bolsonaro, 21%; Moro, 8%; Ciro Gomes, 6%; Doria, 2%; e Rodrigo Pacheco (Democratas), 1%. O número de brancos e nulos é de 10% e o de indecisos, 4%.

No segundo cenário, Lula teria 47% dos votos; Bolsonaro, 21%; Moro, 8%; Ciro Gomes, 7%; Leite, 1%; e Pacheco, 1%. O número de brancos e nulos e de eleitores indecisos é igual. O levantamento foi feito presencialmente entre os dias 3 e 6 de novembro com 2.063 entrevistas em 123 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro, de 3%, para cima ou para baixo. O estudo que vem monitorando a avaliação governo desde julho é uma parceria da plataforma de investimentos Genial com a empresa de inteligência de dados Quaest.

REPROVAÇÃO DO GOVERNO AUMENTA

Quando apenas Lula e Bolsonaro são apontados como candidatos, 46% dos entrevistados preferem que o petista vença as eleições de 2022. Em segundo lugar estão os eleitores que não querem “nem Lula, nem Bolsonaro”, com 25%. O atual presidente fica em terceiro lugar com 22%.

A reprovação ao governo subiu de 45% para 56%, entre julho e novembro deste ano. Já a aprovação caiu de 26% para 19% no período. Além disso, 69% dos entrevistados acham que Bolsonaro não merece ser reeleito.

A pesquisa indica ainda que Bolsonaro perdeu popularidade também entre quem votou nele em 2018. Até agosto, 52% de seus eleitores avaliavam seu governo como positivo, contra 15% que consideravam negativo. Agora, esses índices são 39% e 28%, respectivamente.

O estudo apontou que o principal motivo para a insatisfação dos brasileiros com o governo é o bolso: 73% acham que no último ano a economia piorou; 66% consideram que a diferença entre ricos e pobres aumentou; e 48% afirmam que a economia é o maior problema do país.

Se em julho 4% dos entrevistados apontavam a fome e a miséria como principal problema social que o país enfrenta, em novembro esse índice mais do que dobrou, chegando a 10%. Nas simulações de segundo turno, Lula vence em todos os cenários: 57% dos votos contra 27% de Bolsonaro; 57% contra 22% de Moro; e 53% contra 20% de Ciro Gomes. Do Extra.

Outubro registra a maior inflação desde 2002
Tempo de leitura: 3 minutos

A inflação acelerou para 1,25% em outubro, a maior para o mês desde 2002, quando o índice foi de 1,31%. Com isso, o indicador acumula altas de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses, acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (10,25%). Em outubro do ano passado, a variação mensal foi de 0,86%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os nove grupos de produtos e serviços pesquisados subiram em outubro, com destaque para os transportes (2,62%), principalmente, por conta dos combustíveis (3,21%). A gasolina subiu 3,10% e teve o maior impacto individual no índice do mês (0,19%). Foi a sexta alta consecutiva nos preços desse combustível, que acumula 38,29% de variação no ano e 42,72% nos últimos 12 meses.

“Transportes tiveram a maior variação e o maior impacto (0,55 p.p) de longe no índice do mês”, afirma o gerente do IPCA, Pedro Kislanov. A alta da gasolina está relacionada aos reajustes sucessivos que têm sido aplicados no preço do combustível, nas refinarias, pela Petrobras. Além gasolina, houve aumento também nos preços do óleo diesel (5,77%), do etanol (3,54%) e do gás veicular (0,84%)”.

Também aceleraram os preços das passagens aéreas (33,86%). Houve alta em todas as regiões pesquisadas, que foram desde 8,10% em Rio Branco até 47,52% em Recife. “A depreciação cambial e a alta dos preços dos combustíveis, em particular do querosene de aviação, têm contribuído com o aumento das passagens aéreas. A melhora do cenário da pandemia, com o avanço da vacinação, levou a um aumento no fluxo de circulação de pessoas e no tráfego de passageiros nos aeroportos. Como a oferta ainda não se ajustou à demanda, isso também pode estar contribuindo com a alta dos preços”, explica Kislanov.

Outro destaque foi a aceleração dos preços do transporte por aplicativo (19,85%), que já haviam subido 9,18% em setembro. Os automóveis novos (1,77%) e usados (1,13%) também seguem em alta e acumulam, em 12 meses, variações de 12,77% e 14,71%, respectivamente.

ALIMENTOS E BEBIDAS

Os preços também avançaram no grupo dos alimentos e bebidas (1,17%), segunda maior contribuição (0,24%) no IPCA, puxado pelas altas no tomate (26,01%) e na batata-inglesa (16,01%), que fizeram acelerar a alimentação no domicílio (1,32%). “Esse aumento no tomate e na batata decorre da redução da oferta devido ao frio e às chuvas”, observa Pedro Kislanov.

Também subiram o café moído (4,57%), o frango em pedaços (4,34%), o queijo (3,06%) e o frango inteiro (2,80%). Na outra ponta, recuaram os preços do açaí (-8,64%), do leite longa vida (-1,71%) e do arroz (-1,42%).

A alimentação fora do domicílio passou de 0,59% em setembro para 0,78% em outubro, principalmente por conta do lanche (1,31%), que havia apresentado variação negativa no mês anterior (-0,35%). A refeição (0,74%), por sua vez, desacelerou frente ao resultado de setembro (0,94%).

No grupo habitação (1,04%), mais uma vez, a alta foi influenciada pela energia elétrica (1,16%), embora esse item tenha desacelerado em relação a setembro (6,47%). “Em outubro, foi mantida a bandeira Escassez Hídrica, que acrescenta R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. Houve ainda reajustes tarifários em regiões com peso significativo no IPCA, como Goiânia, São Paulo e em Brasília”, acrescenta o gerente do índice.

Leia Mais

Hospital Nair Alves de Sousa será federalizado || Foto Assis Ramalho
Tempo de leitura: < 1 minuto
Vilas-Boas comemora decisão da Justiça Federal

A Justiça Federal determinou a federalização do Hospital Nair Alves de Sousa (HNAS), em Paulo Afonso, norte da Bahia.

A decisão é do juiz federal Paulo Pirôpo de Abreu passa a valer a partir de janeiro do próximo ano.

A ordem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região foi publicada na semana passada. A federalização beneficiará, além da população de Paulo Afonso, moradores da região e pacientes de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Fábio Vilas-Boas, ex-secretário de Saúde da Bahia, comemorou a decisão. “Uma luta de 6 anos teve fim com essa decisão da justiça federal. Em 2015 conseguimos um acordo de federalização do Hospital de Paulo Afonso – HNAS, então da Chesf. A unidade chegou a ser transferida para a UNIVASF, mas o atual governo federal descumpriu o acordo”, disse Vilas-Boas.

Augusto diz que obra é marco para o sul da Bahia || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro disse que a construção da BA-649 será um marco para o sul da Bahia. As obras da rodovia que ligará Itabuna e Ilhéus pela margem direita do Rio Cachoeira começam no próximo dia 26 de novembro, segundo o governador Rui Costa.

O trecho de 18 quilômetros seria construído pelo governo federal, mas, com os atrasos observados desde a assinatura da ordem de serviço em outubro de 2017, Rui decidiu executá-lo com recursos estaduais.

Fala Augusto:

– A construção da BA-649 será um marco para as cidades de Itabuna, Ilhéus e toda região Sul do Estado. Parabenizamos o governador e desejamos sucesso nessa grande empreitada – disse Augusto.

Ainda segundo Castro, com a instalação do projeto intermodal que envolve a construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a nova rodovia vai contribuir como vetor de desenvolvimento.

– A BA-649 vai contribuir de forma significativa com os projetos desenvolvimentistas que nossa região está recebendo. Vamos aproveitar esse momento impar e fazer de Itabuna o polo logístico para auxiliar nesse processo tão esperado por todos nós”, ressaltou o prefeito.

Depois de muitas idas e vindas, o governador Rui Costa resolveu implantar a BA-649, com recursos próprios do Estado. A nova rodovia de 18 quilômetros será construída na margem direita do Rio Cachoeira, interligada a BR-415 (trecho federal) por quatro pontes. As obras foram licitadas por R$ 142,6 milhões e serão executadas pelo consórcio que reúne as empresas Paviservice e SVC Construções (reveja aqui).

Governo baiano libera 3 mil pessoas em eventos e bebida em estádios || Foto SertãoBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (10), alterações no Decreto 20.780/2021, que regulamenta a realização de eventos com presença de público na Bahia. Estão autorizados eventos com até 3 mil pessoas, a partir da data de publicação da atualização do decreto. O limite permitido era de 2 mil pessoas.

Continua sendo obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Além disso, devem ser respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelos Municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

A presença de torcedores em eventos desportivos na Bahia também terá alterações, de acordo com a nova publicação. Foi autorizada pelo governador Rui Costa a ampliação da lotação máxima de 50% para 70% da capacidade dos equipamentos esportivos. Os torcedores também devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

O novo decreto revoga a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios, que passam a ter autorização para comercializar esses produtos durante os jogos. O novo decreto do Governo do Estado tem validade até o dia 19 de novembro.