Bahia registra crescimento nas exportações
Tempo de leitura: < 1 minuto

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as exportações baianas alcançaram US$ 8,24 bilhões, o que representa um aumento de 29,6% na comparação com o mesmo período de 2020. Guiadas pelo avanço dos preços, as vendas externas em outubro cresceram 20,4% ante o registrado em igual mês de 2020, alcançando US$ 921,3 milhões.

Apesar do crescimento das exportações e de seus preços médios, houve uma desaceleração do crescimento das cotações das commodities minerais e agrícolas, além do início da entressafra.
Houve também menor embarque para a Argentina (-24%), depois de meses seguidos de crescimento.

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a queda se deu pela falta de componentes decorrente dos gargalos nas cadeias de produção, que vêm prejudicando, sobretudo, produtos industriais (mecânica, automotiva, química) e à escassez de dólares na Argentina, que mina as importações de empresas.

As perspectivas poderiam ser melhores, se uma série de indicadores da Europa e da Ásia não apontassem na direção de um crescimento mais fraco dessas economias no terceiro trimestre, afetado por problemas com as cadeias de suprimentos globais, forte aceleração da inflação e impacto da variante delta da Covid-19.

Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (8) que está quase tudo certo para sua filiação ao Partido Liberal (PL). À reportagem da CNN Brasil, ele disse que sua entrada no partido está “99%” acertada.

A informação foi corroborada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Segundo ele, Bolsonaro confirmou a decisão hoje (8), em uma conversa por telefone.

Ainda conforme Valdemar, o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente do Progressistas – partido com o qual Bolsonaro também negociava filiação -, já foi informado da escolha do presidente da República.

Sem legenda  desde 2019, quando deixou o PSL, Bolsonaro já foi filiado a outros seis partidos: PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC.

NUNCA CRITIQUEI

Carlos Bolsonaro compartilhou notícia sobre deleção contra Valdemar em 2016 e apagou nesta segunda-feira (8)

Horas após a notícia sobre o destino partidário do pai, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) apagou tuíte sobre deleção premiada em que Valdemar Costa Neto foi acusado de receber propina. O filho 02 fez a publicação em 2016, replicando na rede social manchete da extinta revista Época.

Lula e Rui são os políticos brasileiros mais populares na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O político brasileiro mais popular na Bahia é o governador Rui Costa (PT), seguido pelo ex-presidente Lula (PT), segundo levantamento da consultoria Atlas divulgado pelo Valor Econômico na edição desta segunda-feira (8).

Rui Costa tem imagem positiva para 63%, superando até o ex-presidente Lula, que obtém 60%. Na terceira colocação, aparece o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, com 58%.

O levantamento foi feito no período de 30 de outubro a 5 de novembro. Esta pesquisa provocou os eleitores baianos a responderem se tinham imagem positiva ou negativa das principais personalidades políticas do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro é avaliado positivamente por apenas 17% dos baianos.

LULA É O LÍDER NA CORRIDA PRESIDENCIAL NA BAHIA

A pesquisa divulgada pelo Valor Econômico também mostra a preferência dos baianos por Lula nas eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente petista atinge 63% das intenções de voto, mais que o triplo do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que atingiu 20%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), marca apenas 1%.

No cenário em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), substitui João Doria, Lula também lidera com 62%, contra 20% de Bolsonaro, 9% de Ciro e 3% de Leite.

Neto lidera corrida estadual || Foto Divulgação

NETO X WAGNER

A pesquisa também aferiu o humor do eleitorado baiano em relação à corrida ao Palácio de Ondina.

Segundo a consultoria Atlas, ACM Neto (DEM) lidera em intenções de voto ao governo baiano, com 45%, com o ex-governador e hoje senador Jaques Wagner (PT) na segunda colocação, com 27%, e o ministro da Cidadania e deputado federal licenciado, João Roma (Republicanos), com 4%.

O petista ainda não iniciou a sua pré-campanha ao governo baiano. Hoje, Neto lançou a sua pré-candidatura depois de percorrer várias regiões do estado desde o primeiro semestre.

SAC Móvel atenderá população de Itabuna de 9 a 18 de novembro || Foto Alberto Coutinho/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir de amanhã (9), o SAC Móvel atenderá a população de Itabuna em um caminhão no estacionamento da Câmara de Vereadores, na Avenida Mário Padre, no Góes Calmon (Beira-Rio), das 8h às 17h. Outra carreta atenderá moradores de Paratinga.

Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento vai até o dia 18 nos dois municípios, de segunda a sexta-feira.

O atendimento no SAC Móvel é feito por ordem de chegada, com a distribuição de 200 senhas para RG por dia. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Mutirão ocorreu em praias e manguezal em Canavieiras e Belmonte
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Meio Ambiente promoveu um mutirão de limpeza de praias e manguezais em Belmonte e Canavieiras, no Sul da Bahia. A ação, que teve o apoio da CVR Costa do Cacau, faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, contando com as parcerias das prefeituras municipais, e foi realizada por meio do Projeto Terra Mar, com o aval do Instituto Baleia Jubarte.

A coleta de resíduos aconteceu com a participação de voluntárias da Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas Pesqueiras do Sul da Bahia e de associações de marisqueiras e pescadoras. Os itens constituídos por plástico foram o principal tipo de resíduo encontrado, representando 44% do total coletado.

Os resíduos não recicláveis foram encaminhados à unidade da CVR Costa do Cacau, para o descarte ambientalmente correto, localizada às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna. A empresa é licenciada pelo Ibama e Inema e atende as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento.

“A ação de limpeza de praias e manguezais contribui para a conservação do meio ambiente, além de conscientizar a população sobre o descarte adequado de lixo”, afirma o gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena. A estrutura da CVR Costa do Cacau inclui a implantação de um Centro de Educação Ambiental, destinado a ações educativas na área socioambiental.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Essa menina que tá chegando foi uma das Mulheres mais importantes que o país já teve o privilégio de conhecer! Que falta que ela vai fazer…

 

Manu Berbert

Completamente diferente do que diz uma das músicas, a gente não se apaixonou pelo que inventamos da Marília. Transgressora nata, ela surgiu, coincidentemente, em um momento em que o mundo passou a usar as redes sociais como uma espécie de diário. E a música, que sempre alcançou o que nada mais alcançou, com a soma e voz das redes, ultrapassou todas as barreiras possíveis. Nessas, a jovem tornou-se um fenômeno brasileiro, comprovado pelos números astronômicos, mas principalmente como representante de comportamento moderno.

É nítido que Marília foi liderança de movimento feminino sem precisar gritar. Aumentava o tom de voz apenas nos palcos, na medida exata que alcançasse os corações, mas, em algumas entrevistas, chegou a confessar a espécie de manipulação das suas composições. “Ahhh, eu escrevo para os caras, mas levanto as mulheres”, se referindo a canções como Cuida bem dela, cantada pela dupla de amigos da mesma, Henrique e Juliano.

Bingo!

Era disso que a gente precisava!

Há menos de um mês, por exemplo, em uma reunião profissional, escutei a seguinte frase: “os caras não te enxergam como produtora de eventos não, Manu!” Não respondi e passei o dia remoendo essa frase, como boa escorpiana que dificilmente leva desaforos para casa, mas que neste dia levou. Por coincidência, horas depois vi Junior Pepato, um dos maiores compositores do país (do qual sou fã, e o texto não é sobre o seu trabalho), postar uma foto com mais de vinte homens, dentre eles cantores famosos, passando o final de semana criando e compondo. Lembro que vi, brinquei na foto, mandei uma mensagem particular para ele, mas sorri sozinha pensando “junta tudo aí e não dá na Mendonça”. Esse dia me marcou porque encerrei o mesmo deitada e refletindo o cenário do Show Business como um todo!

Sábado, quando a minha ficha realmente caiu sobre a sua morte, pensei na obra gigante que ela deixa, mas principalmente na lacuna que fica com a sua ausência. Alô, porteiro, abra as portas para a Marília aí! Essa menina que tá chegando foi uma das Mulheres mais importantes que o país já teve o privilégio de conhecer! Que falta que ela vai fazer…

Manu Berbert é publicitária e empresária!

Relator do projeto rejeitas emendas|| Foto Roque de Sá
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) retoma, nesta terça-feira (9), partir das 9h, a análise do projeto de lei que permite a privatização dos correios (PL 591/2021). Na última reunião da comissão, no dia 26 de outubro, a análise do projeto foi adiada após pedido de vista coletiva.

O senador Marcio Bittar (PSL-AC), relator da matéria, rejeitou as cinco emendas apresentadas pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Atualmente a iniciativa privada participa da exploração dos serviços postais por meio de lojas próprias e franquias, mas os preços seguem tabelas dos Correios, que detêm o monopólio de serviços como o de envios de cartas e telegramas. Mas já existe concorrência privada para o serviço de entrega de encomendas.

Quase metade das pessoas com diabetes não sabem que têm diabetes || Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

Dados da décima edição do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade têm diabetes no mundo, alta de 16% em dois anos. Os especialistas da IDF projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 643 milhões em 2030 e a 784 milhões em 2045. A prevalência global da doença atingiu 10,5%, com quase metade (44,7%) sem diagnóstico.

O levantamento, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global. Segundo afirmou à Agência Brasil a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional do Rio de Janeiro (SBD-RJ), a endocrinologista Rosane Kupfer, o diabetes está em evolução crescente “e não foi contido, até agora, por nenhuma tomada de ação, de decisão, em relação à doença”.

Para a médica, isso significa que continua havendo falta de divulgação, de informação, de acesso ao conhecimento, ao diagnóstico e a um tratamento de qualidade. Rosane ressaltou que além da covid-19, outras doenças têm matado muito em todo o mundo. Uma delas é o diabetes. O Atlas do IDF diz que, só neste ano, 6,7 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença.

A presidente da SBD-RJ informou que a proporção de pessoas com diabetes, que era de uma a cada 11, caiu agora para uma a cada dez pessoas. “E grande parte delas está em países de baixa renda”. O Atlas do Diabetes indica que 81% dos adultos com a doença vivem em países em desenvolvimento. Na América Latina e na América Central, estima-se que o número de diabéticos alcance 32 milhões.

CAUSAS

No próximo domingo (14), quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, Rosane Kupfer alertou que as causas da doença são diversas. “As péssimas escolhas alimentares que o mundo está fazendo, principalmente esse estilo de vida ocidental, onde se vê que está crescendo muito a obesidade, muita gente com sobrepeso, muita gente com pré-diabetes, que é uma categoria de altíssimo risco para ficar diabética”.

Pessoas que não têm nenhum fator de risco devem fazer uma glicemia anual após os 45 anos. “Tem que fazer exame de sangue porque diabetes é uma doença que não apresenta sintomas, pelo menos no início. Isso não quer dizer que ela não esteja fazendo mal por dentro (do organismo)”.

As pessoas que fazem exames de rotina todo ano percebem quando ocorre aumento da glicose e se preocupam, salientou. O problema, disse Rosane, são as pessoas que não se cuidam, não fazem exame para verificar se são diabéticas. Alertou que indivíduos com alto risco para diabetes, que têm casos da doença na família, que são hipertensos, que têm sobrepeso ou obesidade, e mulheres que tiveram diabetes na gestação, devem fazer exame anual acima dos 35 anos de idade.

Por essas razões, Rosane Kupfer analisou que não se pode mais restringir a mobilização de combate à doença ao mês de novembro e ao Dia Mundial do Diabetes. Ela acredita que é preciso ampliar as ações, mobilizar a sociedade e fazer campanhas fora de época, além de cobrar por mais políticas públicas que garantam o acesso à saúde e a um tratamento de qualidade. O tema da campanha de conscientização deste ano sobre a doença é “Acesso ao cuidado para o Diabetes”.

Segundo a presidente da SBD-RJ, o diabetes não tem cura. “Por isso é tão importante fazer o diagnóstico precoce. Quanto mais precoce o diagnóstico e o controle, menos problemas a pessoa vai ter”. As consequências de um diabetes mal controlado incluem problemas cardiovasculares, principal causa de mortalidade na doença; problemas na retina, podendo levar até mesmo à cegueira; problemas renais, cuja maior causa de diálise entre adultos é o diabetes; problemas arteriais nos membros inferiores; amputações; neuropatias. “Então, tratando cedo, precocemente, dificilmente a pessoa vai ter essas complicações”, afirmou.

Leia Mais

Vice-governador João Leão recebe alta médica após "pico de estafa"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, recebeu alta do Hospital Aeroporto na tarde deste domingo (7) depois de sofrer um mal-estar. Segundo a assessoria do político, João Leão foi para a residência dele por volta das 16h e o atendimento de emergência foi devido a uma queda de pressão.

“De acordo com a equipe médica do Hospital Aeroporto, onde Leão foi atendido, ele teve um pico de estafa e deve repousar nos próximos dias”, informa a assessoria por meio de nota. “Durante o período que ficou em observação na unidade de saúde, o vice-governador recebeu a solidariedade do governador Rui Costa, que ligou para ele, e de familiares, políticos e amigos.”

A criança foi morta enquanto dormia com avó
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam um dos suspeitos de participar do assassinato de Elisa Vitória de Jesus, de dois anos, em Santa Luzia, no sul da Bahia. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi conduzido para a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Itabuna, onde foi autuado em flagrante, horas após o crime.

“As roupas usadas por ele no momento da ação violenta foram apreendidas em sua casa. O homem foi reconhecido pela mãe da vítima”, informou o coordenador da 6ª Coorpin, delegado Evy Paternostro. Outros dois suspeitos de participação no assassinato da criança estão sendo procurados.

A menina foi morta na sexta-feira (5), quando dormia na casa da avó, no bairro Belanísia, em Santa Luzia, onde morava com os pais e uma irmã. De acordo com a polícia, o suspeito e mais dois comparsas invadiram o imóvel à procura do pai da vítima, que não estava no local.

Como represália, os criminosos atiraram na criança. “Seguimos com as investigações para identificar e localizar os outros envolvidos no crime. O flagranteado já teve a prisão preventiva solicitada à Justiça”, acrescentou Evy Paternostro.

O atacante Rossi marcou o único gol da partida
Tempo de leitura: 2 minutos

O Bahia venceu o São Paulo pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando na noite deste domingo (7), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Tricolor de Aço bateu o adversário por 1 a 0. Rossi marcou o gol da partida.

Com a vitória, o Bahia chega aos 36 pontos e à 14ª posição. Já o São Paulo, com 37, é o 15º colocado. O time baiano tem vantagem de seis pontos sobre o Sport, que abre a zona de rebaixamento, com 30 pontos. O Bahia volta a campo na quinta-feira (11), contra o Flamengo, às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O JOGO

O Bahia teve as melhores oportunidades da primeira etapa em seu estádio. O Tricolor de Aço quase marcou aos 14 minutos, em finalização de Juninho Capixaba, colocada, que Volpi espalmou para escanteio. Já aos 16, Gilberto recebeu na meia-lua, finalizou e a bola saiu com perigo.

A melhor chance do São Paulo foi aos 20, quando Rigoni fez bela jogada, limpou o goleiro e levantou para Luciano, mas o atacante não conseguiu desviar para as redes. Aos 28, Gilberto recebeu o cruzamento de Nino e acertou uma pancada que levou perigo.

A pressão continuou, e Volpi evitou o gol após Gilberto cabecear na pequena área, operando uma grande defesa. Com isso, o placar foi zerado para o intervalo. O segundo tempo iniciou de maneira mais equilibrada, mas, a partir dos nove minutos, o Bahia voltou a ter o domínio do jogo e voltou a pressionar.

A altura, Gilberto recebeu na área, driblou Miranda e chutou cruzado, a bola desviou na defesa e quase entrou. O Esquadrão de Aço seguiu tendo o domínio das jogadas ofensivas e ameaçou principalmente em bolas alçadas na área.

O GOL DO BAHIA

O gol da partida ocorreu aos 31 minutos. O goleiro Volpi, do São Paulo, afastou a bola após cobrança de falta. Rossi pegou o rebote pelo lado esquerdo, dentro da área, ajeitou e bateu colocado, para vencer o arqueiro e marcar um belo gol em Salvador.

Em desvantagem, o São Paulo ficou mais com a posse e tentou pressionar, mas não conseguiu ser efetivo. A melhor oportunidade foi com Benítez, aos 44, em chute de fora da área que Danilo Fernandes espalmou. Com isso o placar terminou 1 a 0 para o Bahia.

Estações da Ceplac no sul da Bahia vão ganhar tecnologia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Onze estações experimentais da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) serão contempladas com pontos de conexão via satélite no Hub Cacau das Comunidades Conectadas. Os pontos de conexão de internet vão funcionar nos estados da Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

A conexão chegará pela primeira vez nas estações experimentais de pesquisa de cacau nos municípios baianos de Una, Itabela, Itajuípe, além de Manaus (AM); Linhares (ES); Alta Floresta (MT); Medicilândia (PA) e Tucumã (PA). Elas se somam às estações de Ilhéus; Ouro Preto do Oeste (RO) e Marituba (PA), que já registravam algum tipo de conexão à internet.

Os pontos integram as ações de conectividade no campo, anunciadas em maio pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Comunicações. Em oito estações, a conexão inaugurada pelo Mapa é inédita e trará repercussão na expansão da política cacaueira, destaca o diretor da Ceplac, Waldeck de Araújo Júnior.

“A conexão é essencial para as atividades de pesquisa, de capacitação dos técnicos e produtores e mesmo para a segurança das estações e do pessoal que trabalha porque na maioria dessas estações nem pega sinal de celular”, comenta.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Além de gerar maior produtividade e renda no campo, a conectividade em áreas estritamente rurais permitirá difusão do conhecimento a partir da prestação de assistência técnica e capacitação online.

A chamada Ater 5.0 é uma alternativa complementar à assistência técnica e extensão rural convencional, a qual permite que os agricultores recebam orientações técnicas rotineiras e emergenciais de forma online. Essa modalidade educacional registra significativo crescimento no país e caracteriza-se como oportunidade, também, de manter o jovem no campo ao proporcionar ensino de qualidade.

João Leão passou mal após uma queda de pressão, segundo assessoria do político || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), sofreu mal-estar e precisou ser levado para a emergência do Hospital Aeroporto, na manhã deste domingo (7). De acordo com a assessoria de Leão, que também é secretário estadual de Planejamento, ele teve uma queda de pressão.

O político estava em casa, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, quando ocorreu o mal-estar. Leão foi medicado e passa bem, ainda conforme a assessoria.

O vice-governador e secretário de Planejamento tem 75 anos. Em fevereiro do ano passado, Leão ficou internado por três dias, vítima de infecção intestinal durante viagem a Medeiros Neto (reveja aqui). Antes, em agosto de 2019, uma infecção urinária deixou o principal nome do PP baiano por 10 dias (relembre).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e deve sortear R$90 milhões na próxima quarta-feira (10). No concurso 2426, realizado no sábado (6), no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, as dezenas sorteadas foram 05, 11, 24, 27, 32 e 57.

No concurso da noite de ontem, 249 apostas acertaram cinco números e cada uma ganhou R$ 25.132,53. A quadra teve 15.271 apostas premiadas e cada uma receberá R$ 585,42.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Mas um nó, cheio de questionamentos, foi crescendo na garganta e vomito, quase sem querer, palavras que ecoam dentro de mim: A VIDA É URGENTE. E do nada, ela acaba; Viver é finito.

 

Juliana Soledade

Tem dores que somos legitimados a sentir, principalmente quando mais uma tragédia acontece. Quando pequenos aprendemos nos livros de biologia sobre o ciclo de uma vida e todos os seres constituem em nascer, crescer, frutificar e morrer. Mas para além, nesse inteirim, construímos, entre sonhos, vitórias e derrotas, a nossa história.

Esperamos o envelhecer para então morrer. E inocentes nessa espera, atropelamos sonhos, quereres, abraços, desculpas, palavras impensadas, somente por acreditar piamente que o amanhã estará a nossa espera. Mas nem sempre está. Não há garantias de vida. Aliás, a vida foi feita para acabar, só não se sabe quando, nem onde, nem por que e nem como. Viver é se agarrar a finitude.

Outubro foi um mês intenso, novembro acompanha a impetuosidade. E ontem, com a agenda lotada de afazeres com planos mirabolantes, ouvi a notícia. Elevei uma prece e pedi que fosse mentira. Não era. Sucessivamente, senti todas as dores em um milésimo de segundo. Esqueci da artista, lembrei-me da humana, com vertigens sobre esse mundo enlouquecido e sentei para acomodar meu coração em disparate. Por um segundo pensei em tirar a urgência do mundo dos meus planos e me permitir sentir. Vinte seis anos, poderia ser oitenta, sempre é cedo. Um filho. Família. Amigos. Uma multidão. E é nessa contradição de subir e decolar para voar, sempre mais alto, sempre mais longe, que somos vítimas, da nossa própria armadilha. E o show da vida se acaba sem despedida. Com a cortina aberta e pessoas boquiabertas.

Faltam certezas, sobram dúvidas.

É comum me calar sobre esses alvoroços ensandecidos quando alguém se desliga desse plano. Normalmente eu silencio, fico a sentir e imaginar a dimensão da perda, faço orações, sempre chove pelos meus olhos, porque inevitável pensar sobre os meus e sigo, porque precisamos seguir, com dor ou sem ela. Mas um nó, cheio de questionamentos, foi crescendo na garganta e vomito, quase sem querer, palavras que ecoam dentro de mim: A VIDA É URGENTE. E do nada, ela acaba; Viver é finito.

E a gente vive com a certeza do depois.
E guarda tudo para mais tarde.
E, talvez, não dê tempo, não tenha oportunidade.
Porque viver é finito.
E, do nada, acaba.

Escrevo olhando para o horizonte, despejando palavras frenéticas em um programa de texto para evitar olhar e sentir ainda mais, porque a ficha não cai. A nossa humanidade é colocada em xeque. E faz-me sentir.

Com amor e sentimento,

Juliana Soledade é advogada, escritora, empresária e teóloga, pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito do Trabalho, além de autora dos livros Despedidas de MimDiário das Mil Faces e 40 surtos na quarentena: para quem nunca viveu uma pandemia.