Polícia localizou sequestradores no bairro da Conquista, em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

As duas mulheres sequestradas, no bairro Zildolândia, em Itabuna,  no sul da Bahia, no início da tarde deste sábado  (6), foram libertadas sem ferimentos no bairro da Conquista, em Ilhéus, depois de uma perseguição policial aos criminosos. Uma das vítimas, Valéria Teixeira, enviou áudio para tranquilizar familiares e amigos.

Reféns posam com policiais minutos depois de libertadas

O veículo de Valéria, um Ford Ranger, cinza, de placa RDC3B00, foi interceptado por policiais da Cipe Cacaueira. O carro era dirigido por um dos marginais. De acordo com os policiais, os bandidos não pararam e atiraram contra as esquipes especiais da PM. Os  dois sequestradores foram atingidos e não resistiram aos ferimentos.  Além de Valéria Teixeira, a amiga dela, Daisy Matos havia sido levada pelos criminosos.

A ação dos bandidos durou pouco mais de um minuto e foi flagrada por câmeras de segurança de um prédio. As gravações ajudaram a polícia na localização das vítimas e dos sequestradores, que seriam integrantes de uma organização criminosa com atuação no sul da Bahia. Numa das imagens gravadas por internautas, as duas vítimas aparecem abraçadas com um policial. Veja vídeo abaixo.

 

Rui Costa e o vice-prefeito Yuri Fernandes (à esquerda do governador) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um papel afixado na cadeira mais próxima do governador Rui Costa trazia a indicação do dono do assento: “vice-prefeito de Teixeira de Freitas”. Também indicava que Yuri Fernandes teria um dia atípico nesta sexta-feira (5), quando representou a Prefeitura no lançamento do Hospital Regional da Costa das Baleias. Assumiu a missão no lugar do prefeito Marcelo Belitardo (DEM), que é aliado do presidente Jair Bolsonaro e não deu as caras no evento.

Ao discursar para as centenas de pessoas que foram à solenidade, o vice-prefeito afirmou que a importância do investimento público de R$ 200 milhões para a construção do novo hospital estava “muito acima de diferenças partidárias”, fazendo alusão ao fato de que o governador é a principal liderança do Partido dos Trabalhadores na Bahia e, portanto, adversário político do seu partido, o Democratas do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

Foi a deixa para que Rui Costa exaltasse a atitude do vice-prefeito. “Quero agradecer pelas suas palavras, Yuri, e dizer que é isso que se espera de um homem público, que coloque o interesse da cidade e do povo da cidade em primeiro lugar. Então, muito obrigado pela presença!”.

Responsável pelo convite para que Yuri Fernandes prestigiasse o ato, o ex-secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas, pré-candidato a deputado federal, disse que o vice-prefeito demonstrou ser “uma pessoa muito digna do cargo que ocupa”.

Jovens são sequestradas em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas mulheres foram abordadas, dominadas e levadas por homens armados, no início da tarde deste sábado (6), no bairro Zildolândia, em Itabuna, no sul da Bahia. As mulheres estavam se preparando para deixar um prédio quando os sequestradores apareceram,  caminhando tranquilamente em direção ao veículo onde uma delas já estava ao volante. Veja a ação dos marginais no vídeo no final da matéria.

A outra estava entrando pela porta do carona, na frente, mas foi obrigada a descer e entrar e sentar no banco de trás  do veículo Ford Ranger, cinza, de placa RDC3B00. A outra mulher segue a mesma orientação dos bandidos, que agem com muita tranquilidade. Em seguida, um dos marginais assume o volante, enquanto outros motoristas passam pelo local, mas não percebem a ação.

De acordo com informações de amigos, a ação dos bandidos ocorreu por volta das 13h30min. Um deles está de camisa laranja ou vermelha, com calça jeans, e o comparsa vestia camisa branca e calça preta. Uma das vítimas seria Valéria Teixeira, filha do empresário Valtério Teixeira, falecido no ano passado. A outra mulher seria amiga dela, Daisy Matos. A ação durou pouco mais de um minuto. Os homens teriam seguido em direção à BR-101, no sentido Itajuípe. Mais detalhes a qualquer momento.

Shopping terá
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sábado de aplicação de segunda e de terceira doses de vacina contra o Covid-19 em Itabuna. A “repescagem” ocorrerá neste sábado (6), das 14h às 19h, no segundo piso (1º andar) do Shopping Jequitibá, e é válida para quem está com as doses atrasadas.

“É fundamental que todas as pessoas que estejam com o esquema vacinal em atraso para a segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer completem a vacinação o quanto antes. Somente a primeira dose não é o suficiente para garantir a imunização”, alerta a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito.

A terceira dose com a vacina Pfizer é destinada ao público de 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde seis meses depois de tomada a segunda dose. A documentação necessária é Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência, Carteira do Conselho Profissional, declaração da empresa ou crachá e cartão de vacina com registro vacinal.

ÍNDICE DE VACINADOS

Até quinta-feira (4), 81% da população de Itabuna, com idade a partir de 18 anos, foi imunizada com a primeira dose. Já com a segunda dose ou dose única, 56,2%, enquanto com a terceira dose ou dose de reforço, 4,6% da população, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde.

Suspeito de matar Késia Stefany, advogado é denunciado pelo Ministério Público
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o advogado José Luiz de Brito Meira Júnior por feminicídio cometido por motivo fútil contra Késia Stefany da Silva Ribeiro. A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça Ariomar Figueiredo, que se manifestou favorável à manutenção da prisão preventiva do acusado.

O crime aconteceu no dia 17 de outubro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na residência do advogado. Segundo o MP-BA, o laudo de exame cadavérico atesta que a morte foi causada por um tiro de arma de fogo que acertou a boca da vítima.

Conforme a denúncia, os peritos não detectaram “resíduos de disparo de arma de fogo nas mãos direita e esquerda da vítima”, o que, destacou o promotor, contraria a versão do advogado de que Kézia Ribeiro estaria em posse da pistola semiautomática no momento do disparo.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O promotor de Justiça Ariomar Figueiredo aponta na denúncia que o crime foi cometido contra uma mulher por razão da condição de sexo feminino, em situação de violência doméstica e familiar”.

Segundo a denúncia, atos violentos já haviam sido cometidos anteriormente por José Meira Júnior contra a namorada, o que teria despertado o desejo dela, após conselhos familiares, de romper o relacionamento.

No dia do crime, apontam as investigações da polícia, os dois teriam brigado por conta de “desentendimento acerca do uso recreativo de entorpecente”, o que teria levado o advogado a disparar a arma, configurando, segundo a denúncia, o motivo fútil.

Procon realiza mutirão para renegociação de dívidas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon-BA) realiza, neste mês de novembro,  um Mutirão da Negociação e Orientação Financeira com instituições financeiras e bancárias. As dívidas serão negociadas pela plataforma de mediação de conflitos www.consumidor.gov.br.

De acordo com o Procon, o objetivo da ação é oportunizar aos consumidores baianos a negociação para que possam quitar as suas dívidas ou estabelecer melhores condições de pagamento.

O mutirão envolve a participação de mais de 160 instituições financeiras. Podem ser negociadas dívidas que estão em nome de pessoa física; as que estão em atraso; contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia (financiamentos de veículos ou imóveis). A empresa tem 10 dias para responder, enquanto consumidor tem 20 dias para avaliar.

O consumidor deve se cadastrar no site www.consumidor.gov.br ou pelo aplicativo disponível em Android e IOS, verificar se a empresa já está cadastrada, clicar em “Registrar reclamação” e, no campo PROBLEMA, selecionar a opção “Renegociação/Parcelamento de Dívida”.

Vitória empata e segue em situação complicada na série B|| Foto R. Pierre
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jogando na noite desta sexta-feira (5), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Vitória ficou no empate de 1 a 1 com Avaí e segue na zona de rebaixamento da série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi válida pela 34ª rodada da competição. Copete abriu o placar para o time da casa e o rubro-negro baiano chegou empate nos acréscimos, com Hitalo.

Com o empate, o Avaí permanece em terceiro, com 58 pontos, e está na briga por uma vaga na série A. Já o Vitória chega aos 34 pontos, se mantém em 18º e continua lutando pela permanência na Série B. O Rubro Negro da Bahia volta a campo na quarta-feira (10), quando enfrenta o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Carreta desgovernada esmaga carros e deixa mortos
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma carreta desgovernada causou uma tragédia na BR-101, em Pedra do Cavalo, próximo a cidade de Cachoeira, na tarde desta sexta-feira (5). O acidente deixou, pelo menos, dois mortos e vários feridos. Uma das vítimas foi o prefeito de Ubaitaba, Asclepíades de Almeida Queiroz, Bêda (MDB), que sofreu escoriações leves na mão e passou por avaliação médica.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente foi provocado por uma carreta, que perdeu o freio e bateu numa ambulância, um caminhão, carretas e vários carros de passeio. Um desses carros era o do prefeito Bêda que seguia do sul da Bahia para Salvador. O veículo em que ele estava com outras pessoas, depois de atingido, rodou e capotou na pista.

Caminhão foi um dos veículos atingidos pela carreta

Outros motoristas também não tiveram tempo de desviar da carreta. Um dos carros de passeio ficou completamente destruído. Não foi informado quantas pessoas estavam no veículo. Mas imagens mostram que, ao menos, um homem e uma mulher ficaram presos às ferragens e morreram no local.

ASSESSORIA DE BÊDA DIVULGA NOTA SOBRE ACIDENTE

A Assessoria de Comunicação do município de Ubaitaba divulgou nota informando que o prefeito Bêda, apesar de ter se envolvido no grave acidente, por volta das 17h, na BR-101, sofreu apenas escoriações leves na mão e vai passar por avaliação médica, mas está bem, apesar do susto (confira vídeo abaixo).

A nota diz ainda que o gravíssimo acidente aconteceu nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, entre Cachoeira e São Félix, quando o prefeito foi surpreendido com vários veículos se chocando. Ele viajava para Salvador para visitar a família e cumprir agenda de trabalho. Atualizada às 23h44min.

Adolescentes dormiam neste local e não recebiam salário
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) fechou acordo judicial com o dono da Fazenda Tucum Henrique Rubim que garantirá o pagamento de indenização de R$ 350 mil após flagrante de trabalho escravo na propriedade, localizada na zona rural de Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul da Bahia.

Dois adolescentes foram encontrados na propriedade rural trabalhando em condições análogas à de escravidão em 2018 e o MPT precisou ingressar na Justiça do Trabalho com uma ação civil pública. O acordo foi fechado pelas procuradoras do MPT Lys Sobral, Tatiana Sento-Sé e Manuella Gedeon e homologado pelo juiz Ivo Daniel Povoas de Souza, titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro.

Adolescentes cozinhavam neste fogão à lenha

De acordo com MPT, Henrique Rubim manteve dois adolescentes em situação degradante, com condições precárias de alojamento e sem pagamento de salários. Os adolescentes tinham 16 e 17 anos na época em que o inquérito civil que investigava a fazenda foi instaurado pela unidade do MPT no município de Eunápolis.

VERBAS RESCISÓRIAS

Os jovens foram mantidos em condições caracterizadoras do trabalho análogo ao de escravo e foram submetidos a uma das piores formas de trabalho infantil, com prejuízo à formação escolar. Rubim se comprometeu a pagar R$260 mil de verbas rescisórias e R$ 40 mil de indenização por danos morais individuais sofridos, na proporção de 50% para cada trabalhador.

Além desse valor, o proprietário da fazenda deverá pagar ainda R$ 50 mil de indenização por danos morais coletivos. O MPT ainda indicará o órgão/entidade destinatária desse valor, que deve ser pago em 10 parcelas de R$ 35 mil até julho de 2022. Caso seja verificado o não pagamento dentro do prazo estabelecido na audiência que formalizou o acordo, o empregador deverá pagar multa 70% sobre o valor da parcela atrasada.

No acordo, o dono da fazenda, Henrique Rubim, também se comprometeu sob pena de multa em caso de descumprimento, a não manter trabalhador com idade inferior a 18 anos nos locais de serviços insalubres ou perigosos, disponibilizar água potável e fresca nos locais de trabalho.

Leia Mais

Fábio (primeiro à esquerda) é citado em discurso de Rui Costa (ao fundo)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante solenidade em Teixeira de Freitas nesta sexta-feira (5), o governador Rui Costa prestou homenagem ao ex-secretário da Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas.

– Fábio, quero agradecer todo o trabalho, toda a ajuda. Há quatro anos nós estávamos aqui, inaugurando a primeira policlínica. Você faz parte dessa história – disse Rui durante assinatura de ordem de serviço de construção do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas.

Ainda ontem, durante entrevista, Fábio Vilas-Boas disse que Rui entendeu a necessidade de construção de novo hospital “que pudesse atender toda a demanda dos municípios da região e também de outras cidades do entorno”.

Com investimento de R$ 200 milhões, o novo hospital terá 180 leitos, 30 deles de terapia intensiva (UTI), para atender à população dos municípios do extremo-sul do estado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Colégio Batista de Itabuna (CBI) promove neste sábado (6), das 9h às 11h, o Dia D da Diversão. Serão oferecidas oficinas de culinária, pintura facial, escultura de balões e animações com brincadeiras.

Gratuita, a atividade é destinada a crianças de 3 a 10 anos. “Queremos oferecer um dia especial para os pais e crianças da nossa escola e de todos que queiram participar. Queremos que conheçam nossa escola”, diz o professor Tiago Nascimento, vice-diretor do CBI.

A atividade será na própria escola, na Rua Catucicaba, 221, Bairro Conceição, em Itabuna. “Nosso compromisso como instituição de ensino Além de oferecer uma educação de qualidade, acreditamos que as atividades lúdicas são importantes promotoras de aprendizagem”, afirma a diretora do Colégio Batista, Graça Guimarães.

Cantora Marília Mendonça morre em queda de avião no interior de Minas Gerais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, há pouco, a morte da cantora Marília Mendonça na queda de pequena aeronave em Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais. O corpo da cantora foi retirado de dentro do avião por volta das 17h40min. 

A aeronave transportava, pelo menos, cinco pessoas e todas morreram, conforme o Corpo de Bombeiros.

No primeiro momento, a assessoria de Marília Mendonça havia informado que todos os ocupantes da aeronave teriam sido resgatados com vida. Porém, conforme a corporação do Corpo de Bombeiros, ninguém sobreviveu.

Aeronave com a cantora caiu em Piedade de Caratinga, Minas Gerais || Fotomontagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

– Pelo menos 2 pessoas morreram no acidente (Atualização)

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, não resistiu à queda da aeronave em que estava em viagem a Piedade de Caratinga (MG), hoje (5). A informação da queda foi confirmada pela assessoria da cantora e pelo Corpo de Bombeiros, que recebeu pedido de socorro por volta das 15h30min desta tarde de sexta-feira.

A cantora saiu de Goiânia (GO) para fazer show na noite de hoje em Caratinga. Marília Mendonça é um dos maiores sucessos da música brasileira dos últimos tempos e considerada a Rainha da Sofrência. A informação é de que, pelo menos, cinco pessoas estavam na aeronave. Mais informações em instantes.

Atualização às 17h40min – Segundo equipe de reportagem da Rede Globo, duas pessoas morreram no acidente. A remoção está sendo feita por equipes do Corpo de Bombeiros.

Atualização às 17h50min – NINGUÉM SOBREVIVEU – Ao contrário do informado pela assessoria da cantora, não houve sobreviventes na queda do avião (confira mais aqui).

Rui assina ordem de serviço para construção do Costa das Baleias || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governo baiano investirá R$ 200 milhões em obras e equipamentos para construir o Hospital Regional Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) nesta sexta-feira (5), no município. A região passará a contar com um novo hospital com atendimento de média e alta complexidade, incluindo tratamento oncológico.

Pelo projeto, o Costa das Baleias deverá contar com 180 leitos, sendo 30 de UTI, e sete salas de cirurgia, com investimento de R$ 200 milhões entre obras e equipamentos.

Rui afirmou, durante a solenidade, que a Bahia é o estado brasileiro que mais investe em saúde pública.

– Nos últimos 16 anos, construímos 16 hospitais estaduais. Tudo isso está sendo feito na Bahia, o décimo sexto entre os 27 estados brasileiros em arrecadação. Mas estamos há seis anos seguidos em segundo lugar entre os estados com maiores investimentos públicos de forma geral, ficando atrás apenas de São Paulo, que arrecada 7 vezes mais que a Bahia.

Hospital atenderá municípios do extremo-sul do Estado || Reprodução

REFERÊNCIA REGIONAL

A secretária da Saúde, Tereza Paim, enfatizou o tamanho e a importância do Hospital da Costa das Baleias. “Este é um hospital de grande porte, com alta tecnologia e de referência macrorregional. São 180 leitos, sendo 30 de UTI, com serviço de hemodinâmica, neurointervenção, intervenção vascular e cardiológica. Isso transforma a assistência da região, faz com que a gente dê equidade de acesso à população”.

Tereza Paim informou que os investimentos na área da saúde na Bahia já passaram dos 30 bilhões de reais. “Nos últimos 16 anos, a saúde foi planejada e executada em médio e longo prazos. São 16 hospitais, além das policlínicas, e ainda teremos mais obras. Isso significa pensar nas pessoas desde a atenção básica até alta complexidade.

SineBahia em Itabuna tem oferta de 60 vagas de emprego e estágio
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna em parceria com o Instituto Delney Lima estão com o Balcão de Empregos, com quase 20 vagas (emprego e estágio) em aberto. Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para o e-mail seucurriculo.rhid@outlook.com com o nome da vaga no assunto.

As vagas para estágio são para Engenharia de Produção (1) e para estudantes que estejam cursando o Ensino Superior em Administração, Contábeis, Economia, Engenharia de Produção, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação e Análise de Sistemas (6).

Já as vagas de emprego são para Supervisor de Vendas (1), Assistente de Logística (1), Assistente de Mídias Sociais (1), Assistente Fiscal (2), Almoxarife (1), Designer (1) e Vendedor (2).