Vítima é socorrida por equipe do Samu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma pessoa ficou em estado grave após ser atropelada nesta terça-feira (16), na BA-001, em frente ao Fórum Epaminondas Berbert de Castro, na zona sul de Ilhéus. O acidente ocorreu por volta das 13h40min.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) enviou equipe ao local. Vídeo que circula nas redes sociais mostra os socorristas fazendo manobra cardíaca para tentar reanimar a vítima.

O autor da gravação afirma que a vítima foi atingida por uma moto quando atravessava a rodovia a pé. Ainda segundo a testemunha, o motociclista também atropelou outra pessoa próximo ao local do primeiro acidente. A Polícia Militar registrou a ocorrência. Assista ao vídeo.

MORRE VÍTIMA DE ATROPELAMENTO NA ZONA SUL DE ILHÉUS

Drogas apreendidas pela PM durante ação na Conquista || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (16), equipes da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar apreenderam drogas durante rondas na Rua Pedro Calmon, no bairro da Conquista, em Ilhéus. Ao perceberem a aproximação da guarnição, dois suspeitos fugiram e não foram localizados.

Durante buscas na área, os policiais encontraram uma sacola contendo aproximadamente 305 gramas de maconha, 29 gramas de crack, 11 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Todo o material apreendido foi encaminhado à 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Prefeitura publicou notificação nesta segunda-feira (15) || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus notificou formalmente a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e a empresa MBG Engenharia devido a problemas identificados na execução das obras de implantação da rede de distribuição de gás natural no município. A medida foi publicada por meio da Notificação nº 014/2026/Seinfra, assinada pelo secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Gabriel de Andrade Cerqueira.

Segundo o documento, a gestão municipal apontou falhas na recomposição do pavimento após a conclusão das intervenções subterrâneas. A Prefeitura afirma que as diretrizes definidas previamente entre as equipes técnicas não foram integralmente cumpridas pela empresa responsável pela execução dos serviços, resultando em danos à malha viária. Entre os trechos afetados estão as avenidas Itabuna e Ubaitaba, importantes corredores de tráfego da cidade.

Relatório aponta danos à malha viária em avenidas como a Itabuna || Foto PMI

A administração municipal destacou que os problemas registrados comprometem a trafegabilidade e representam riscos à segurança de motoristas e pedestres. Além da correção dos defeitos identificados, a Seinfra defendeu um novo alinhamento operacional entre as partes envolvidas, com o objetivo de evitar a repetição das falhas durante o andamento das obras. O Diário Oficial traz, inclusive, relatório fotográfico com registros dos pontos danificados.

Na notificação, a Prefeitura estabeleceu prazo máximo de dois dias para que a Bahiagás e a MBG Engenharia adotem as providências necessárias para reparar os danos e atender às determinações do município. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (15) do Diário Oficial do Município.

Bombeiro trabalha no rescaldo de incêndio em Una || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Una foram despertados por um incêndio que atingiu uma residência na madrugada desta terça-feira (16). O fogo provocou danos significativos ao imóvel, que fica na Rua da Caixa D’água, no Centro do município do sul da Bahia.

Equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, de Itabuna, atuaram para controlar as chamas e impedir que o incêndio se alastrasse para imóveis vizinhos. A equipe também fez o trabalho de rescaldo no local. Ninguém ficou ferido, segundo informou a corporação ao PIMENTA.

Corte vai apurar uso de emendas no São João 2026 || Imagem gerada por IA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) vai promover auditoria especial para apurar os investimentos feitos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) nos festejos juninos de 2026. A determinação partiu do presidente da Corte, conselheiro Gildásio Penedo Filho, e foi comunicada aos demais conselheiros durante a sessão plenária da última quinta-feira (11). Os trabalhos devem começar ainda neste mês de junho.

A iniciativa busca ampliar a transparência e o controle sobre os recursos públicos destinados às celebrações. Entre os focos da auditoria está a fiscalização do uso das emendas parlamentares direcionadas à contratação de atrações artísticas. O TCE também pretende verificar se os investimentos são compatíveis com a capacidade financeira dos entes públicos envolvidos, dentro da proposta do chamado São João Pé no Chão.

A auditoria atende a uma sugestão do Ministério Público da Bahia, que informou ao Tribunal que já foram previstos R$ 130,6 milhões em emendas parlamentares para a Setur voltadas a eventos, dos quais R$ 85,4 milhões teriam sido liquidados. O objetivo é avaliar se os valores destinados às atrações correspondem aos preços praticados no mercado e identificar a destinação de eventuais recursos excedentes.

A ação integra um conjunto de medidas adotadas por órgãos de controle para reforçar a fiscalização dos gastos com os festejos juninos. Além disso, os auditores deverão verificar se as emendas parlamentares atendem aos requisitos legais e constitucionais e se há irregularidades na vinculação de recursos à contratação de artistas ou bandas específicas.

O trabalho ocorre paralelamente às iniciativas do Painel de Transparência dos Festejos Juninos, que reúne instituições em defesa do uso responsável do dinheiro público.

Canteiro de obras mobiliza mais de 100 trabalhadores, segundo a Codeba || Foto Codeba/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Porto de Ilhéus começou a receber os equipamentos que irão compor os sistemas de moagem de trigo do moinho instalado no complexo portuário administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O desembarque do maquinário marca uma nova etapa do investimento de aproximadamente R$ 120 milhões destinado à recuperação e ampliação da estrutura, que está arrendada à JAV Indústria de Alimentos, do Grupo Maratá.

Além da reforma do prédio, que foi construído há três décadas e permaneceu inativo por mais de 17 anos, o projeto prevê a ampliação da capacidade operacional do moinho com a instalação de seis novos silos.

Durante visita técnica ao local, o presidente da Codeba, Antonio Gobbo, destacou os impactos esperados com a retomada das atividades. “O moinho retornará não apenas com sua capacidade original, mas também com a ampliação de mais seis silos. Esse é um investimento determinante para o ganho de produtividade, de qualidade de vida e de escoamento da produção, com impacto em todo o sul da Bahia”, afirmou.

Homens trabalham na reforma e ampliação do moinho de Ilhéus || Foto Codeba/Divulgação

As obras mobilizam atualmente 110 trabalhadores, dos quais cerca de 70 possuem contrato direto. Segundo o engenheiro responsável, Vinícius Ferraz, um dos maiores desafios tem sido a recuperação das áreas comprometidas pela ação da maresia. “A gente tem trabalhado na reparação dos silos, de fachada e de alguns ferros que já estão à mostra. A nossa prioridade foi mexer na cobertura, demolir o que não será utilizado e fazer a reparação da laje para iniciar o trabalho com a estrutura metálica, cobrir e fechar”, explicou.

O engenheiro também ressaltou que as condições climáticas têm interferido no cronograma dos serviços. “Esses dois últimos meses foram de muita chuva e as nossas estruturas são fora do prédio, então isso atrasou bastante”. Ainda não há data definida para a retomada da operação.

Fabrício Carlos também foi sentenciado à perda do cargo || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça Militar condenou Fabrício Carlos Santiago dos Santos, capitão da Polícia Militar da Bahia, pelos crimes de corrupção passiva e peculato praticados entre julho de 2023 e março de 2024, em Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul do estado. A sentença da 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador fixou pena de 21 anos, 1 mês e 27 dias de reclusão, em regime fechado.

O oficial permanecerá preso preventivamente. Após o trânsito em julgado, além da perda do cargo, haverá a suspensão dos direitos políticos, caso a condenação seja mantida.

Segundo denúncia do Ministério Público da Bahia, o policial recebia pagamentos para direcionar equipes da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar a interesses privados, incluindo o policiamento de uma fazenda. Conforme a decisão do último dia 10, o oficial utilizava viaturas, combustível e policiais em serviço para atuar na segurança patrimonial particular, sem qualquer solicitação formal ao batalhão responsável pela área.

As investigações identificaram nove episódios de corrupção passiva. Fotografias anexadas ao processo mostraram viaturas estacionadas em propriedade privada, imagens que teriam sido enviadas pelo próprio policial para comprovar ao contratante a prestação do serviço. De acordo com o Ministério Público, os pagamentos eram efetuados via Pix para contas do oficial e de uma empresa ligada à sua família.

Relatórios técnicos elaborados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais apontaram movimentações financeiras de pelo menos R$ 17 mil comprovadas documentalmente, além de outras transferências mencionadas em conversas interceptadas, totalizando cerca de R$ 21,5 mil vinculados ao esquema.

ALEGAÇÃO DA DEFESA

Embora tenha admitido a autenticidade das mensagens e dos comprovantes bancários, o réu alegou que os valores correspondiam a apoio operacional. Para a Justiça, o conjunto de provas revelou a existência de um “esquema mercantilizado de segurança pública”, com uso da estrutura do Estado em benefício privado mediante pagamento.

Fabrício já havia sido condenado por corrupção, em 2025, por cobrar propina para liberar “paredões” na mesma região.

Peça terá apresentação única, nesta terça-feira (16) || Foto TPI/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) apresenta nesta terça-feira (16), às 16h, o espetáculo O Visconde Partido ao Meio na Guerra do Açu, no Teatro Municipal de Ilhéus. A sessão é gratuita, mas contará com público reduzido, com apenas 50 convites disponíveis.

Os interessados devem retirar os ingressos até as 14h do dia da apresentação, diretamente na bilheteria do Teatro, no Centro de Ilhéus. Também é possível garantir a participação por meio de contato com o TPI pelo telefone (73) 98809-9879.

Livremente inspirado na obra O Visconde Partido ao Meio, do escritor italiano Ítalo Calvino, o espetáculo transporta a narrativa para o contexto da Guerra do Açu, conflito ocorrido no Nordeste brasileiro durante o processo de colonização. A montagem utiliza elementos históricos e do realismo mágico para abordar temas como violência, identidade e resistência.

Na trama, o líder indígena Canindé é atingido por um disparo de canhão e dividido em duas partes, que passam a representar forças opostas em permanente disputa. A peça, conforme a sinopse, propõe uma reflexão sobre os impactos da colonização sobre os povos originários e reafirma a importância da memória e da valorização das narrativas indígenas.

Inscrições no Sisu+ podem ser feitas até sexta-feira || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (15), as inscrições para o Sisu+. Essa é uma etapa complementar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferta vagas disponíveis em instituições públicas de educação superior. As inscrições prosseguem até sexta-feira (19), pelo Portal de Acesso Único.

Ao todo, 34 instituições públicas de educação superior participam do Sisu+, com 9.436 vagas, em 532 cursos.  Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham participado de uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e que tenham concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026.

Para a inscrição, classificação e seleção dos estudantes, será utilizada a edição do Enem que resultar na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso e com os critérios preestabelecidos. Na inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, turno, local de oferta e instituição, optando por uma ordem de preferência.

O resultado da chamada única será divulgado no próximo dia 24. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 24 e 26 deste mês. As matrículas seguirão o cronograma definido por cada instituição participante.

Goleiro Vozinha fecha gol de seleção africana contra a campeã mundial de 2010 || Imagem Cazé TV
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cabo Verde escreveu um capítulo histórico na Copa do Mundo de 2026 ao empatar sem gols com a Espanha, nesta segunda-feira (15), pela estreia do Grupo H. Na sua primeira participação no torneio, a seleção africana arrancou um ponto diante de uma das favoritas ao título.

O grande nome da partida foi o goleiro Vozinha, de 40 anos, eleito o melhor em campo pela Fifa. O arqueiro fez oito defesas e foi decisivo para frustrar as investidas espanholas, especialmente no primeiro tempo, quando Ferrán Torres acertou o travessão e Oyarzabal levou perigo em mais de uma oportunidade.

Pela Espanha, a atração ficou por conta da estreia de Lamine Yamal em Copas do Mundo. Recuperado de lesão, o jovem atacante entrou no segundo tempo, participou das principais ações ofensivas pela direita, mas não conseguiu evitar o tropeço da campeã mundial de 2010.

Com o resultado, Cabo Verde conquista seu primeiro ponto na história da Copa. Na próxima rodada, os africanos enfrentam o Uruguai, enquanto a Espanha busca a recuperação diante da Arábia Saudita. As duas partidas serão disputadas no domingo (21).

Processo seletivo oferece salário de até R$ 4.008 || Foto Tânia Rêgo/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de profissionais que atuarão no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. Ao todo, são oferecidas 8.238 vagas de nível médio em todo o país.

As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente operacional regional, agente censitário regional e agente censitário supervisor. Os contratos terão duração de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação conforme a necessidade da operação censitária.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) até as 23h59 min do dia 1º de julho. A taxa é de R$ 53, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea que atendam aos critérios previstos no edital.

Os salários variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, além de benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e décimo terceiro proporcionais. A prova objetiva está prevista para 27 de setembro, enquanto o resultado final deve ser divulgado em 18 de dezembro.

Inscrições seguem até sexta-feira (19) || Foto Pedro Augusto/Secom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna abriu hoje (15) as inscrições para a 25ª edição do Campeonato Interbairros de Futebol. O prazo segue até sexta-feira (19), sempre das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Esportes e Lazer, localizada na Rua Casemiro Rego, nº 43, no Bairro da Conceição.

No período de 22 a 26 de junho, também das 8h às 13h, será a vez da inscrição dos atletas, com exigência mínima de 16 jogadores por equipe. A competição será disputada entre julho e setembro.

Neste ano, o torneio contará com patrocínio da Dura Gás e da Associação de Fomento Social, responsáveis pela premiação estimada em R$ 47 mil, destinada às equipes e atletas que se destacarem ao longo da competição.

Criado em 1993, o Campeonato Interbairros nasceu com o objetivo de integrar comunidades, incentivar a prática esportiva e revelar talentos. Ao longo de sua trajetória, a competição ajudou a projetar nomes como o ex-jogador Sammir, que disputou a Copa do Mundo de 2014 pela Croácia, e o árbitro Marcelino Belmonte, hoje credenciado pela CBF e pela Federação Bahiana de Futebol.

Estado e Consórcio firmam convênio para requalificar mercado municipal de Coaraci || Foto Bahia e Seus Encantos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia firmou convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul para a reforma e ampliação do Mercado Municipal de Coaraci.

Representado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o estado destinou R$ 4.535.106,86 para as obras. O prazo de vigência do convênio é de 365 dias, contados a partir da assinatura, ocorrida no último dia 12.

O Convênio nº 0136/2026 tem recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), por meio do Programa IPA Produção – Infraestrutura Pública. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de comercialização e fortalecer a economia local.

Decreto encaminha desapropriação de área no Alto São João, no Teotônio Vilela || Foto Google Maps
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues assinou o Decreto nº 24.610, publicado em 12 de junho de 2026, declarando de utilidade pública uma área de 13.587,79 metros quadrados localizada na Avenida Vereador José Fernandes, no alto São João, no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. A medida tem como finalidade viabilizar a desapropriação do terreno para a execução de obras de contenção e estabilização de encostas no local.

De acordo com o decreto, a área desapropriada inclui acessões e benfeitorias existentes. A iniciativa busca reduzir os riscos geológicos em uma das regiões que historicamente enfrentam problemas relacionados a deslizamentos de terra durante períodos de chuvas intensas.

O documento também autoriza a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a adotar todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para efetivar a desapropriação. Em caráter de urgência, a empresa poderá requerer a imissão na posse da área, além de providenciar a liquidação e o pagamento das indenizações devidas aos proprietários.

As obras de contenção de encostas em Ilhéus fazem parte do conjunto de investimentos do Novo PAC destinados à prevenção de desastres e à proteção de famílias residentes em áreas de risco.