VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 7 minutos

Dentre as vagas de hoje, psicólogo clínico, preparador físico, gerente de vendas, musicoterapeuta, técnico de segurança do trabalho, designer gráfico, técnico de edificações, manobrista de ônibus, mestre de obras civil, vendedor externo, operador de máquinas operatrizes, auxiliar de engenharia civil e auxiliar de linha de produção.  

Segunda-feira (15) com total de 275 vagas de emprego, de estágio remunerado e de Jovem Aprendiz em três dos maiores municípios do sul e do sudoeste do estado pelo SineBahia. Há 113 vagas em Jequié, 83 em Itabuna e 79 em Ilhéus, segundo o órgão estadual.

Os candidatos devem procurar o SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã. As unidades em Itabuna e Ilhéus funcionam até as 16h. A do Posto SAC em Jequié fica aberta até as 17h. O alerta é para que não deixe para a última hora, pois o preenchimento de vagas é dinâmico.

O cadastramento dos interessados é feito somente nas próprias unidades do SineBahia. A documentação exigida inclui CPF, carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) e comprovantes de residência e de escolaridade. Vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) podem exigir laudo médico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Já a de Jequié, na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Abaixo, confira as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Ancelotti reconhece dificuldade da Seleção Brasileira || Foto Rafael Ribeiro/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O técnico Carlo Ancelotti avaliou como difícil a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, contra o Marrocos, neste sábado (13). No MetLife Stadium, em Nova Jersey, no Estados Unidos, a equipe Canarinho empatou por 1 a 1, em um jogo que, para o italiano, a equipe não conseguiu reter a posse de bola.

“A partida, sobretudo na primeira parte, foi difícil. Estava ansiosa, teve perda de bola, pouco equilíbrio em campo. A segunda parte foi muito melhor. A equipe vai melhorar no próximo jogo. A equipe teve problemas na primeira parte. Muitas bolas perdidas. Temos que melhorar nesse aspecto. Não podemos perder a confiança. Num primeiro jogo de Copa, tudo pode acontecer. A equipe não estaria perfeita no primeiro jogo. O resultado não é ruim, mas vamos lutar no segundo tempo”, comentou.

Sem entrar em detalhes, Carlo Ancelotti reforçou que já sabe no que a Seleção pode evoluir para a segunda rodada da Copa, diante do Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30min (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (19).

“A equipe lutou até o último minuto. Tenho bastante claro o que temos que melhorar. O que fizemos bem nos dois amistosos, no primeiro tempo, não saiu bem. Temos que seguir trabalhando para ter uma equipe mais equilibrada e mais agressiva na frente”, disse

Acidente com aeronaves deixa seis mortos no Rio de Janeiro || Foto Lucas Barbosa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos seis pessoas morreram, na manhã deste domingo (14), após a colisão no ar de dois helicópteros que caíram nos arredores da Avenida das Américas, altura do Recreio dos Bandeirantes, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. Os mortos são tripulantes das aeronaves.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro foi acionado às 8h59min. Pelo menos 45 militares do Recreio dos Bandeirantes, com o apoio de equipes especializadas do Grupo de Ações Especiais, foram deslocados para a região do crime.

Os helicópteros caíram no estacionamento de uma concessionária de carros elétricos, provocando um incêndio que atingiu pelo menos 20 veículos.

CENIPA INVESTIGA AS CAUSAS DO ACIDENTE

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informa que, neste domingo (14), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3), com sede no Rio de Janeiro (RJ), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo duas aeronaves, de matrículas PP-MAC e PR-DJJ, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro (RJ).

Durante a ação inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.”

Um dos telões serão montados no Food Park, na Avenida Soares Lopes || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus vai instalar telões em dois pontos da cidade para a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. As exibições ocorrerão no Food Park, na Avenida Soares Lopes, e na Avenida Litorânea, em frente à base do Samu, no bairro do Malhado.

A iniciativa pretende transformar os espaços públicos em áreas de convivência, reunindo moradores e visitantes para acompanhar a campanha do Brasil na competição, segundo a Prefeitura.

A estreia da seleção será neste sábado (13), às 19h, contra o Marrocos. Na fase de grupos, o Brasil ainda enfrenta o Haiti, no dia 19, às 21h30min, e a Escócia, no dia 24, também às 19h.

Estado decreta ponto facultativo às vésperas do dia de São João || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta sexta-feira (12), ponto facultativo nas repartições públicas estaduais da Bahia nos próximos dias 22 e 23 de junho, que antecedem o dia de São João (24).

“Está liberado para celebrar a nossa cultura e aproveitar os festejos juninos”, comentou Jerônimo em suas redes sociais. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), junto com as regras para compensação da jornada.

Decreto instaura sindicância para investigar possíveis divergências em conciliações bancárias || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus instaurou sindicância administrativa para apurar possíveis irregularidades relacionadas às contas bancárias e às conciliações contábeis do exercício financeiro de 2025. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 195, publicado no Diário Oficial do Município de quarta-feira (10). Segundo o ato, o procedimento foi motivado pela apresentação ao Poder Executivo de “indícios de irregularidades nas contas bancárias e nas respectivas conciliações contábeis”.

Trecho de decreto publicado pelo município || Reprodução

As conciliações bancárias são procedimentos de conferência que buscam verificar a compatibilidade entre as informações registradas pela contabilidade e os dados constantes nos extratos das contas do município. O decreto, no entanto, não detalha quais fatos específicos deram origem à suspeita nem aponta a existência de irregularidades já comprovadas. A finalidade da sindicância é justamente esclarecer os indícios mencionados pela administração municipal.

No texto, a Prefeitura afirma que a investigação pretende resguardar o patrimônio público e assegurar a confiabilidade das informações contábeis e financeiras que compõem as demonstrações oficiais do município. O decreto também cita o dever legal da autoridade pública de promover a apuração imediata quando toma conhecimento de possíveis irregularidades no serviço público.

A comissão encarregada dos trabalhos será composta por sete servidores de diferentes órgãos da administração municipal e terá prazo inicial de 90 dias para concluir a apuração, podendo haver prorrogação por igual período. O grupo poderá convocar servidores e gestores para prestar esclarecimentos, além de solicitar documentos, extratos bancários e registros contábeis considerados necessários ao esclarecimento dos fatos. Ao final do processo, deverá apresentar relatório circunstanciado com as conclusões e recomendações sobre as providências cabíveis.

Banda Seu Mastruz vai abrir o São João de Uruçuca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma das sensações da nova tempora de forró de 2026, a Banda Seu Mastruz foi confirmada como uma das principais atrações do São João do Mel 2026 em Uruçuca. E a atração vai abrir a festa, no próximo dia 19. O São João do Mel, promovido pela Prefeitura de Uruçuca, vai até o dia 21, reunindo tradição, cultura e muito forró.

Conhecida por sucessos que marcaram gerações, a banda é uma derivação da Mastruz com Leite e deve embalar o público com canções consagradas do forró nordestino. O São João do Mel é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do município e atrai visitantes de diversas cidades da região.

Além dos shows musicais, a programação contará com apresentações culturais, comidas típicas e valorização das tradições juninas. A expectativa é de que a festa movimente a economia local e fortaleça o turismo, consolidando Uruçuca como um dos destinos do período junino no Sul da Bahia.

Com a confirmação de Seu Mastruz na abertura, a organização aposta em uma noite de muita emoção e forró raiz para dar início ao São João do Mel 2026.

ItaPedro será no final deste mês e contará com grandes atrações || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia acionou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pedindo a redução dos cachês de artistas contratados para o Ita Pedro 2026, em Itabuna. Na representação, o MP-BA pede suspensão de pagamentos que superem os valores médios cobrados pelos artistas nos festejos juninos de 2025, atualizados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), até que seja demonstrada a compatibilidade dos preços contratados.

O MP-BA também solicitou que o Município de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) publiquem todos os contratos do Ita Pedro 2026 no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) com detalhamento dos custos envolvidos. A ação é assinada pela promotora de Justiça Rafaella Silva Carvalho.

Na ação, o MP-BA pede que o município apresente os processos administrativos de inexigibilidade de licitação relativos às contratações artísticas, além da adequação dos cachês que ultrapassem em mais de 10% os parâmetros de referência estabelecidos pelos órgãos de controle. Em caso de descumprimento das determinações, a representação requer a responsabilização dos gestores e eventual ressarcimento ao erário.

ECONOMICIDADE

O objetivo da representação, conforme a promotora de Justiça, é garantir a economicidade dos gastos públicos e a transparência das contratações para o evento previsto para o período de 25 a 28 de junho, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.

Segundo informações apresentadas pelo Município ao MP-BA, o investimento previsto apenas com atrações artísticas é de R$ 12,8 milhões, dos quais 82% são recursos provenientes do Ministério do Turismo, 16% de recursos próprios municipais e 2% de patrocínio privado.

CACHÊS ATÉ 46% MAIS CAROS

O Ministério Público, segundo Rafaella Silva Carvalho, fez comparação entre os cachês contratados e as médias das apresentações nos festejos juninos de 2025 na Bahia, atualizadas pelo IPCA, metodologia prevista na Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, elaborada pelo MP-BA, TCM e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

-O levantamento apontou percentuais de aumento superiores à variação inflacionária para diversos artistas. Entre os casos identificados estão João Gomes, com valor 46,2% superior à média de referência; Natanzinho Lima, com 35,78%; Dorgival Dantas, com 29,87%; Pablo, com 27,93%; Thiago Aquino, com 26,8%; e Gusttavo Lima, com 16,85%- explica a promotora de Justiça.

FALTA TRANSPARÊNCIA

Além disso, faltando 15 dias para o evento, apenas o contrato referente ao cantor Gusttavo Lima havia sido publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). “Os demais ajustes permaneciam sem registro na plataforma oficial, dificultando o controle social e a fiscalização dos gastos públicos”, cobrou.

A Prefeitura de Itabuna e FICC ainda não se manifestaram sobre as medidas recomendadas pelo Ministério Público da Bahia. Assim que isso ocorrer, a versão será publicada.

Jerônimo Rodrigues recebe a 1ª CIN em policarbonato || Foto Feijão Almeida/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no suporte em cartão de policarbonato. O início do serviço foi marcado pelo ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador.

A opção pelo modelo é feita pelo cidadão no momento da solicitação do documento e custa R$91,72. “Embora a primeira via seja gratuita, se o cidadão optar pelo cartão, ainda assim será cobrada a taxa. Esta é mais uma opção disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem desejar um documento mais resistente”, explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva.

A Nova CIN continua sendo oferecida no formato de papel, com as mesmas informações do formato em policarbonato. A Bahia já emitiu mais de 4 milhões de documentos em todo o Estado e, em maio de 2026, foi o segundo maior emissor da CIN em números absolutos no Brasil.

A nova CIN é um documento mais seguro que tem como número único o CPF. É possível incluir outros números de documentos na CIN, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, além de condições de saúde como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais, intelectuais, grupo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgãos.

Jovem pilotava a motocicleta que colidiu com a traseira de caminhão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Foram identificados os dois homens que estavam numa motocicleta que colidiu com a traseira de uma caminhonete, no início da noite desta terça-feira (9), na BR-415, Rodovia Jorge Amado, trecho Ilhéus-Itabuna. Trata-se de Vitor Menezes dos Reis, mais conhecido como “Galego”, e Luan Reis. “Galego” pilotava a moto e morreu no local do acidente.

Em estado grave, Luan foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Moradores de Vila Cachoeira, em Ilhéus, os dois homens, de acordo com as primeiras informações, retornavam para casa quando ocorreu a colisão. Ainda não são conhecidas as circunstâncias do acidente. Casado, Vitor deixa um filho de um ano.

ACIDENTE NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA DEIXA UMA PESSOA MORTA E OUTRA FERIDA

Influenciadora Deolane Bezerra seguirá presa || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira (9), um pedido de liberdade da defesa da influenciadora e advogada Deolane Bezerra, presa no dia 21 de maio em operação do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil paulista. A ação das autoridades, chamada de Operação Vérnix, investiga um esquema de lavagem de dinheiro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

A defesa da influenciadora entrou com um pedido de habeas corpus que pretendia converter sua prisão preventiva em domiciliar, pelo fato de ser mãe e única responsável por uma criança de 9 anos. O recurso foi julgado pela Quinta Turma do STJ, que rejeitou por unanimidade a tese dos advogados de defesa e reiterou os argumentos para a prisão da influenciadora.

“Consta exposição individualizada e pormenorizada da participação da agravante nos crimes em apuração, indicando seu intenso envolvimento com a organização criminosa e com o esquema de lavagem de dinheiro descoberto pelos órgãos de persecução penal”.

No dia 21 de maio, Deolane foi detida em casa, uma mansão que fica em Alphaville, bairro que concentra condomínios luxuosos na região metropolitana de São Paulo. Com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, a influenciadora foi indiciada pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ela está detida na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no interior de São Paulo.

Deolane foi presa pela primeira vez em setembro de 2024, durante desdobramentos da Operação Integration. Na época, ela foi detida em Recife pela Polícia Civil, que investigava um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. Da Agência Brasil.

Estado creditou pagamentos nesta terça-feira (9) || Foto ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia creditou, nesta terça-feira (9), o pagamento de uma nova parcela do precatório principal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), além do abono extraordinário destinado aos profissionais da Educação da rede estadual. A medida beneficia servidores ativos e aposentados.

O abono extraordinário soma mais de R$ 103,3 milhões nesta etapa. Os profissionais com jornada de 20h receberam R$ 719,73, enquanto aqueles com carga horária de 40h receberam R$ 1.439,47. Ao todo, mais de 85 mil servidores vinculados ao quadro do magistério estadual foram contemplados pelo benefício.

Já os recursos do precatório do Fundef alcançam cerca de 87 mil profissionais da Educação Básica que atuaram na rede estadual entre os anos de 1998 e 2006. Os valores pagos são proporcionais ao tempo de serviço prestado no período e à carga horária exercida por cada beneficiário, conforme os critérios estabelecidos pela legislação específica.

O pagamento integra o processo de complementação dos recursos do Fundef, fundo que antecedeu o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os repasses decorrem de acordos e decisões judiciais que reconheceram o direito do Estado da Bahia ao recebimento de valores que deixaram de ser transferidos pela União.

O Fermentador de Cacau com Hélice Rotativo Autônomo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) a Carta Patente nº BR 102020021546-9 para o Fermentador de Cacau com Hélice Rotativo Autônomo, tecnologia desenvolvida pelo professor doutor Jorge Henrique de Oliveira Sales, do curso de Matemática e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia.

O equipamento foi projetado para automatizar uma das etapas mais importantes do beneficiamento do cacau: a fermentação das amêndoas. Tradicionalmente, esse processo exige o revolvimento manual da massa para garantir a oxigenação adequada e a uniformidade da fermentação. A nova tecnologia substitui esse trabalho por um sistema composto por um cocho cilíndrico de aço inoxidável e um eixo central com hélices rotativas, programadas para misturar as amêndoas em intervalos específicos ao longo do processo.

MONITORAMENTO CONTÍNUO

O professor e pesquisador Jorge Henrique Sales, responsável pela nova tecnologia || Foto Divulgação

Um dos principais diferenciais do fermentador é a capacidade de monitoramento contínuo das condições internas da massa fermentada. O equipamento utiliza 12 sensores que acompanham, em tempo real, parâmetros como temperatura, umidade e pH. Com base nessas informações, um sistema inteligente ajusta automaticamente a velocidade das hélices para manter a temperatura ideal entre 45°C e 50°C, favorecendo o desenvolvimento dos compostos responsáveis pelas características sensoriais do chocolate.

A tecnologia também incorpora recursos de conectividade que permitem o acompanhamento remoto do processo por meio de rede Wi-Fi. Desenvolvido para operar com até 666 quilos de amêndoas, o sistema foi dimensionado para preservar a circulação de ar necessária à fermentação e conta com um mecanismo de drenagem do mel de cacau e do vinagre produzidos durante a etapa de transformação da matéria-prima.

INOVAÇÃO ACESSÍVEL

Segundo o professor Jorge Henrique Sales, a proposta é tornar a inovação acessível aos pequenos produtores, segmento que representa parcela significativa da produção regional. “O principal benefício é o seu fácil acesso para o pequeno agricultor. Assim, ele terá acesso a uma tecnologia de baixo custo que pode aumentar a qualidade do seu produto, como o cacau, e aumentar o ganho”, afirmou o pesquisador.

A fermentação é considerada decisiva para a qualidade final do chocolate. Ao lado da colheita, quebra dos frutos, secagem e armazenamento, essa etapa influencia diretamente aspectos como aroma, sabor e coloração das amêndoas. Ao promover maior uniformidade térmica e química durante o processo, o fermentador patenteado reduz variações indesejadas, minimiza o excesso de amargor e adstringência e contribui para a obtenção de chocolates mais refinados e padronizados, características valorizadas pelos mercados especializados.

APOIO

A pesquisa recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Uesc. Paralelamente, o grupo desenvolveu um secador alternativo de amêndoas movido a energia solar, voltado à redução de custos e à ampliação do acesso dos agricultores familiares a soluções sustentáveis.

Valderico publica lei que beneficia professores e demais servidores da educação || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), sancionou a Lei nº 4.387/026, que atualiza os vencimentos básicos dos profissionais da educação da rede municipal. A medida beneficia tanto os integrantes do Magistério Público Municipal quanto os servidores da Educação Escolar Básica Pública que atuam em funções não docentes. O texto foi publicado na edição desta segunda-feira (8) do Diário Oficial do Município.

A nova legislação autoriza a atualização das tabelas salariais previstas nas Leis Municipais nº 4.267/2024 e nº 4.268/2024, responsáveis por regulamentar os planos de carreira das duas categorias. Os novos valores passam a integrar as folhas de pagamento dos servidores contemplados, com efeitos financeiros retroativos a 1º de abril de 2026.

No caso do magistério, a atualização também alcança os docentes contratados por tempo determinado, exclusivamente para assegurar o cumprimento do piso salarial profissional nacional definido pela União. A lei deixa claro que essa extensão não altera a natureza temporária do vínculo nem gera integração ao plano de carreira dos servidores efetivos.

Entre os profissionais não docentes, os reajustes atingem cargos como técnicos administrativos educacionais e integrantes do quadro especial da educação, com tabelas específicas para jornadas de 30h e 40h semanais. Já os professores da rede municipal passam a contar com novos valores de vencimento conforme a formação acadêmica e o nível na carreira, abrangendo desde graduação até doutorado.

Para os professores com jornada de 40h, por exemplo, os vencimentos iniciais variam de R$ 5.623,69 para profissionais com graduação a R$ 9.184,80 para aqueles com doutorado. Nos níveis mais elevados da carreira, os valores podem alcançar R$ 13.461,93. Já no quadro especial do magistério, os salários variam entre R$ 9.089,21 e R$ 19.709,60, a depender da titulação e do enquadramento funcional.

Jorge foi assassinado a golpes de faca || Fotos Fabio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil investiga o assassinato de um comerciante encontrado morto dentro da própria casa, nesta segunda-feira (8), nas imediações do Terminal Urbano, em Ilhéus. Ao PIMENTA, a corporação informou que Jorge Luiz Araújo dos Anjos, de 68 anos, foi vítima de golpes de faca.

Jorge Luiz era chaveiro e tinha um estabelecimento no Shopping Popular de Ilhéus, no Centro. Nesta segunda-feira (8), pessoas que trabalham no mesmo centro comercial notaram a loja fechada, o que causou estranhamento.

Elas decidiram ir até a residência de Jorge, perto dali, na Rua Ana Neri. Chamaram pelo morador, mas, como não receberam resposta, entraram na casa e o encontraram morto. Acionados, a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica registraram o caso.

O corpo da vítima foi levado para Ipiaú, no Médio Rio de Contas, onde será sepultado nesta terça-feira (9), às 14h.