João Gualberto fala em ato com lideranças que apoiam pré-candidata no município da Região Metropolitana de Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

A advogada e pré-candidata a deputada estadual Andrea Castro (PSD) participou, nesta terça-feira (2), de um encontro político em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. A agenda reuniu lideranças locais e reforçou as articulações da pré-candidatura para a disputa eleitoral de outubro.

O evento contou com a presença do prefeito Bira da Barraca (UB) e do ex-prefeito e ex-deputado federal João Gualberto (PSDB).  No ato, Andrea recebeu apoio de lideranças políticas do município, entre elas os vereadores Dadau e Elinaldo, além de Lulu, Simone, Beto do Amado Bahia, Pastor Sandro e Giló.

A primeira-dama de Itabuna agradeceu a recepção e afirmou que tem andado pelas diferentes regiões do estado em busca de interlocução com lideranças e moradores. “Tenho percorrido a Bahia ouvindo as pessoas, aprendendo com cada realidade e construindo uma caminhada baseada no diálogo, no trabalho e no compromisso com os municípios”, declarou.

A agenda integra uma série de reuniões promovidas por Andrea Castro em municípios baianos para ampliar sua base de apoio e consolidar o projeto eleitoral para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.

Estudantes precisaram descer do veículo pelas janelas || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus que transportava estudantes universitários de Camacã para Ilhéus se envolveu em acidente na noite desta terça-feira (2), às margens da BR-101. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ninguém ficou ferido.

Vídeos gravados após o acidente mostram os passageiros deixando o veículo pelas janelas. De acordo com a PRF, cerca de 40 estudantes estavam no ônibus e seguiam para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O motorista relatou que a pista estava molhada por causa das chuvas e que precisou frear bruscamente após um carro à frente reduzir a velocidade de forma repentina. Para evitar a colisão, ele acionou os freios, perdeu o controle do veículo e saiu da pista, que termina em uma área de vegetação.

Após o acidente, a Prefeitura de Camacã enviou outros veículos para atender os estudantes. Parte dos passageiros decidiu continuar a viagem para a Uesc, enquanto os demais retornaram ao município de origem.

Projeto visa à redução do custo do combustível || Foto Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) que autoriza o estado a aderir ao Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis, criado pelo governo federal.

A proposta prevê subvenção de R$ 0,60 por litro de óleo diesel por parte do estado, valor que será igualado pela União, totalizando R$ 1,20 por litro para apoiar a importação e a distribuição do combustível. A matéria foi aprovada por acordo entre as bancadas governista e de oposição.

Segundo a presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD), a medida busca reduzir os impactos do aumento do diesel provocado pelas tensões internacionais e garantir o abastecimento do mercado interno.

MAIS DESEMBARGADORES

Na mesma sessão, os deputados aprovaram dois projetos encaminhados pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Um deles amplia de 70 para 75 o número de desembargadores da corte e cria cinco cargos de direção e assessoramento. O outro adequa a legislação estadual às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a destinação de recursos do Fundo de Aparelhamento Judiciário.

Polícias fazem operação contra facção criminosa em Eunápolis || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares e civis cumpriram, na manhã desta terça-feira (2), em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, cinco mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa investigada por envolvimento em sequestro, tortura, cárcere privado, extorsão, homicídios e ocultação de cadáver.

A ação faz parte da Operação Libertatis. Um dos alvos foi preso e outros quatro são considerados foragidos da Justiça. Os mandados foram cumpridos nos bairros Pequi, Moisés Reis, Parque da Renovação, Juca Rosa, Centauro e Antares.

Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e outros materiais de interesse investigativo, que serão submetidos à perícia. Também foram cumpridos dois mandados de prisão no Conjunto Penal de Eunápolis contra custodiados apontados como participantes dos crimes apurados.

A operação é resultado de uma investigação iniciada após o resgate de um motorista por aplicativo, de 33 anos, vítima de sequestro, tortura, extorsão e cárcere privado. Conforme as apurações, o homem foi sequestrado em março deste ano, após atender a uma corrida, sendo levado para uma área de mata utilizada pelo grupo criminoso.

Na ação para o resgate da vítima, os policiais localizaram o cativeiro e foram recebidos a tiros pelos criminosos, que conseguiram fugir pela vegetação. A partir da identificação dos envolvidos, a Polícia Civil reuniu elementos que permitiram representar pelas medidas cautelares deferidas pela Justiça.

Espetáculo terá quatro apresentações na cidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

O espetáculo O Papeleiro estreia em Ilhéus no próximo dia 11 e fará quatro apresentações gratuitas em diferentes espaços culturais da cidade até 14 de junho. A montagem utiliza a linguagem do teatro de sombras para discutir questões ligadas à identidade humana em um mundo cada vez mais influenciado pelas inteligências artificiais.

Com texto de Pedro Albuquerque, direção de Naiara Gramacho e atuação de João Lopez, a peça acompanha um professor que passa a questionar o que diferencia os seres humanos das máquinas diante das transformações tecnológicas da contemporaneidade. A narrativa aborda temas como memória, criação, pertencimento e existência.

A circulação começa no Terreiro Matamba, no bairro da Conquista, dia 11, às 18h. Depois, sempre no mesmo horário, o espetáculo será apresentado no Galpão X – Casa da Capoeira de Ilhéus (dia 12), no Centro, na Casa Vento Norte, no São Domingos (dia 13), e no Espaço A-rrisca, na Sapetinga (dia 14). A classificação é livre e a entrada, gratuita.

Segundo os criadores, a proposta vai além do debate sobre inteligência artificial. A montagem também convida o público a refletir sobre a relação das pessoas com documentos, comprovações e validações externas, ao mesmo tempo em que propõe um olhar para a essência humana e para a construção da identidade em tempos de mudanças aceleradas.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc e tem apoio financeiro da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal.

Investigação aponta indícios de execução e fraude processual
Tempo de leitura: < 1 minuto

Três policiais militares são alvos da Operação Trama Arquitetada, deflagrada nesta terça-feira (2) pelo Ministério Público da Bahia para investigar a morte de Olimpio Michael Lopes de Oliveira, ocorrida em setembro de 2024, na zona rural de Brumado, no sudoeste do estado. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade e em Vitória da Conquista.

Segundo o MP, os alvos são dois soldados lotados no 24º Batalhão da Polícia Militar, em Brumado, e um policial que atuava na Rondesp Sudoeste, em Vitória da Conquista. Eles são investigados por homicídio qualificado e fraude processual. Durante a operação, foram apreendidos dois celulares para análise.

VERSÃO CONTESTADA

As investigações contestam a versão apresentada pelos policiais de que a morte ocorreu durante confronto armado. De acordo com o Ministério Público, depoimentos e outros elementos reunidos no inquérito indicam que Olimpio Michael não portava arma de fogo, tentou fugir de uma abordagem e foi atingido sem que houvesse troca de tiros. Há ainda relatos de que os agentes procuravam especificamente pela vítima antes da ocorrência.

O MP também apura possíveis inconsistências relacionadas à arma apresentada pelos policiais após o fato e indícios de lesões no corpo da vítima.

Última etapa do programa captou recursos por meio do Novo PAC, do Governo Federal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna abriu licitação para executar um conjunto de obras voltadas à ampliação do sistema de abastecimento de água do município. Trata-se da terceira etapa do programa Mais Água para a Cidade. O projeto prevê intervenções destinadas a aumentar a capacidade operacional da rede e reduzir problemas de abastecimento em áreas atendidas pelo sistema.

Entre as principais ações previstas estão a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água, uma estação para tratamento do lodo gerado no processo, reservatórios de armazenamento, adutoras e uma estação elevatória para distribuição da água tratada.

De acordo com a Prefeitura, o projeto busca atender ao crescimento da demanda por água tratada, especialmente na região norte da cidade. A proposta também pretende aumentar a segurança hídrica, melhorar a regularidade do fornecimento e ampliar a capacidade de atendimento da população.

A contratação será feita no modelo integrado. A mesma empresa ficará responsável pelos projetos e pela execução das obras. A administração municipal estima investimento de cerca de R$ 23,9 milhões no empreendimento, que conta com recursos vinculados ao Novo PAC e tem prazo de execução de dois anos.

Ex-vereador faleceu nesta segunda-feira (1º), aos 66 anos || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), decretou luto oficial de três dias pela morte do empresário Alcides Kruschewsky, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), ocorrida nesta segunda-feira (1º).

No ato, o gestor relembra que Alcides Kruschewsky exerceu mandatos de vereador no município e foi secretário municipal em três governos. Também ressalta sua contribuição para o desenvolvimento do turismo local à frente da Atil.

Para o prefeito, Alcides deixa legado inestimável de serviços prestados ao município ao longo de sua vida pública e comunitária.

Ilhéus se despede do ex-vereador nesta terça-feira (2), às 15h, horário do sepultamento no Cemitério da Vitória, no Alto Teresópolis.

Recursos serão destinados a associações, cooperativas e organizações da agricultura familiar || Foto André Frutuôso
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia abriu inscrições para o edital Raízes da Bahia, iniciativa que vai investir R$ 22,5 milhões em projetos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca. As propostas podem ser apresentadas até 6 de julho por associações, cooperativas, centrais da agricultura familiar e organizações de povos e comunidades tradicionais de oito Territórios de Identidade do estado.

Coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a ação integra o projeto Bahia que Produz e Alimenta. O objetivo é ampliar a inclusão produtiva, fortalecer organizações rurais, agregar valor à produção e aumentar a geração de renda no campo.

Os recursos serão aplicados em iniciativas de produção, beneficiamento e comercialização da mandioca e de seus derivados. O edital prevê apoio a 12 projetos de inovação na base produtiva, com investimentos de até R$ 250 mil cada; 11 propostas de agregação de valor e apoio à produção, com até R$ 600 mil por projeto; e sete iniciativas estruturantes de dinamização econômica, com aportes de até R$ 1,85 milhão.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Manifestação de Interesse (SMI), disponível no portal da CAR. O processo seletivo terá seis etapas, e o resultado final está previsto para 26 de agosto. Entre os territórios contemplados estão Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sudoeste Baiano, Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Litoral Norte e Agreste Baiano.

Thaylana Cordeiro faleceu em hospital itabunense || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A influenciadora digital Thaylana Cordeiro, de 24 anos, faleceu nesta segunda-feira (1ª), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. A jovem foi vítima de complicações durante cirurgia bariátrica. O hospital confirmou o óbito.

Thaylana também atuava como modelo plus size e tinha mais de 15 mil seguidores em uma rede social. A morte repentina causou comoção entre familiares e amigos.

“Ela cresceu e se tornou uma menina empoderada e independente”, escreveu a professora Rose Guerra, que conviveu com Thaylana no período em que a jovem fez o ensino médio.

“Fica a dor, a saudade e o pedido que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”, acrescentou a educadora, em mensagem publicada no Instagram.

O corpo é velado no SAF, na Avenida Juca Leão, nº 272, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, no Centro Comercial. O sepultamento será nesta quarta-feira (3), às 15h, no Cemitério Campo Santo, no Pontalzinho, em Itabuna.

Menos de uma semana após visita de Flávio Bolsonaro, Trump saca pacote de maldades contra o Brasil || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (2), o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos divulgou relatório de investigação sobre práticas supostamente abusivas do Banco Central do Brasil para favorecimento do Pix em detrimento de serviços de empresas daquele país, a exemplo de bandeiras de cartão de crédito.

De acordo com o relatório, o Banco Central estaria num conflito de interesses por ser agente regulador do mercado financeiro e, ao mesmo tempo, operador do Pix.

“O duplo papel do Banco Central brasileiro como regulador e proprietário/operador do Pix cria um conflito de interesses, na ausência de salvaguardas procedimentais adequadas. O banco tem atuado como regulador para prejudicar provedores americanos de serviços de pagamento eletrônico e privilegiar o Pix”, diz trecho do documento.

“Por exemplo, o Banco Central obriga o uso do Pix por instituições financeiras com mais de 500 mil contas e exige que o Pix seja exibido na tela principal do aplicativo das instituições participantes com destaque não inferior ao de qualquer outra funcionalidade de pagamento ou transferência”, acrescenta.

TARIFAÇO E EXCEÇÕES

O relatório propõe que os Estados Unidos imponham novo tarifaço de 25% a bens importados do Brasil, a partir de 15 de julho deste ano, após consulta pública.

Também sugere que produtos considerados estratégicos para evitar pressão inflacionária nos Estados Unidos não entrem na lista do tarifaço, a exemplo de carne bovina, castanha-do-pará, castanha de caju, coco, banana, manga, mamão, abacaxi, laranja, limão e outras frutas tropicais. Com Folha de S. Paulo.

A dupla Maiara & Maraisa vai cantar pela primeira vez no Ita Pedro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A festa de São Pedro de Itabuna em 2026 confirmou mais três grandes atrações. Na noite desta segunda-feira (1º), a organização do Ita Pedro anunciou Maiara & Maraisa, Calcinha Preta e Marcynho Sensação para completar a grade de atrações do evento. A festa começa no dia 26 e vai até 28 de junho, com promoção da Prefeitura de Itabuna, via Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

Será a primeira vez da dupla Maiara & Maraisa no Ita Pedro. Segundo a organização, a dupla é garantida na festa por meio de patrocínio da empresa do camarote oficial do evento. O nome da empresa não foi publicizado.

Augusto Castro: parceria com setor privado

Segundo o prefeito Augusto Castro (PSD), a confirmação das novas atrações reflete comppromisso de tornar a festa um dos principais eventos juninos do país, “fortalecendo as parcerias entre os setores público e privado”.

GRANDES ATRAÇÕES

A grade da festa passa a contar com 36 nomes para as quatro noites. Dentre os nomes confirmados, estão Gusttavo Lima, Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Alok, Zé Neto & Cristiano, Nattan, Bruno & Marrone e Natanzinho Lima.

Alex Pereira integrava Baralho Lilás da SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (1º), em Vitória da Conquista, um homem investigado por uma série de crimes de violência contra a mulher. Alex Pereira Santos, de 37 anos, era considerado foragido e integrava o Baralho Lilás da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que reúne procurados por agressões praticadas contra mulheres.

Segundo as investigações, ele é suspeito de perseguir, ameaçar e agredir duas ex-companheiras, além de ameaçar uma ex-sogra. De acordo com a SSP, em alguns episódios o investigado teria utilizado um cachorro da raça pitbull para torturar e atacar as vítimas.

A polícia atribui a Alex crimes como perseguição, divulgação de imagens íntimas, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e ameaça. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória da Conquista.

O suspeito foi localizado no bairro Patagônia durante uma operação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), com apoio de equipes de inteligência e investigação da Polícia Civil. Segundo a SSP, ele tentou fugir, mas acabou capturado e permanece à disposição da Justiça.

Programa custeia viagens pesquisadores a eventos científicos || Foto ilustrativa Pachiele da Silva
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Educação da Bahia abriu, nesta segunda-feira (1º), as inscrições para o sétimo ciclo do edital Da Bahia para o Mundo. O programa oferece apoio financeiro para que estudantes e professores da rede estadual participem de eventos científicos, tecnológicos e educacionais no Brasil e em outros países, no período entre 16 de julho e 15 de novembro.

As inscrições seguem até 15 de junho. O edital cobre despesas com passagens, diárias e taxas de inscrição de alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e demais modalidades da rede estadual.

A iniciativa contempla trabalhos desenvolvidos em projetos de pesquisa, iniciação científica e inovação tecnológica nas escolas. Segundo a Secretaria da Educação, o objetivo é ampliar a divulgação das produções acadêmicas da rede pública e estimular a participação de estudantes e professores em espaços de troca de conhecimento.

O resultado desta etapa será divulgado em julho. O oitavo e último ciclo do edital está previsto para o período de 16 de novembro a 18 de dezembro, com inscrições programadas para setembro. Segundo a Pasta, o programa busca fortalecer a cultura científica nas escolas e ampliar o protagonismo estudantil na produção de conhecimento.

Jornalista Oziel Aragão concorre a prêmio nacional de comunicação
Tempo de leitura: 2 minutos

O jornalista e radialista Oziel Aragão é o representante do interior da Bahia na edição do Prêmio iBest 2026. Ele foi selecionado para concorrer, na primeira fase, a uma das vagas no top 20 da maior premiação da comunicação digital brasileira. A votação online começou nesta segunda-feira (1º) e tem na disputa educadores, jornalistas e influenciadores, dentre outros profissionais que produzem conteúdos digitais no país.

Para o comunicador do sul da Bahia, será um grande desafio ficar entre os 20 primeiros colocados em sua categoria no Prêmio iBest. Neste ano, há concorrentes em mais de 100 categorias. “Para mim, essa indicação já representa uma grande vitória. É a confirmação de que o trabalho sério, diário e comprometido com a informação tem alcançado as pessoas e gerado resultados”, contou Oziel Aragão ao PIMENTA.

– Fazer parte da lista de selecionados pelo Prêmio iBest representa não apenas uma conquista profissional, mas também o reconhecimento da força do jornalismo produzido no interior da Bahia. Além disso, a indicação comprova o alcance que a informação regional tem conquistado no ambiente digital – diz Oziel.

Muito emocionado, o jornalista celebrou uma das maiores conquistas de sua carreira. “Meu sentimento é de gratidão pelo reconhecimento de uma trajetória construída ao longo de mais de 25 anos de jornalismo em Itabuna e região. Receber uma indicação para um prêmio nacional, como o iBest 2026, é algo que eu realmente não esperava e que me deixa muito honrado”, afirmou ao PIMENTA.

Embora saiba do desafio de concorrer com grandes comunicadores do país, Oziel está entusiasmado com a disputa. “Vamos buscar voto a voto, fazer uma campanha positiva e mostrar a força do nosso trabalho. Sabemos que estaremos concorrendo com algumas das maiores contas das redes sociais do Brasil, mas vamos seguir com o nosso trabalho de formiguinha, contando com o apoio dos amigos, parceiros e de todos que acompanham a nossa trajetória”.

Leia Mais