(esquerda para direita )Jirlene, Manuel, Caroline, Maria, Bárbara e Nicole
Tempo de leitura: 2 minutos

A justiça decretou, nesta segunda-feira (1º), a prisão do motorista de um caminhão que colidiu com uma van e matou 16 pessoas de uma mesma família. A tragédia ocorreu na tarde de domingo (31), na BR-116, em Santa Terezinha, no interior da Bahia. Outras quatro pessoas estão internadas em estado grave. O nome do motorista não foi divulgado. Ele foi autuado por homicídio doloso na condução do veículo.

De acordo com a Polícia Civil, existem indícios de que o caminhão invadiu a mão contrária antes de bater de frente com a van. O motorista do caminhão passou por audiência de custódia e está sob custódia no Hospital de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que o cronotacógrafo (mais conhecido como tacógrafo) do caminhão apresentava irregularidade de funcionamento. Por isso, não foi possível comprovar velocidade e distância percorrida pelo veículo.

Lara Sofia, Edmilson, Queciane e Cassiano

As vítimas moravam em Fazenda Coutos, em Salvador, e retornavam de uma festa de aniversário em Amargosa. Elas foram identificadas como Manuel Oliveira dos Santos, de 52 anos (policial militar); Jirlene Ribeiro de Oliveira Santos, 47 anos (esposa do PM); Caroline Oliveira dos Santos, 24 anos (filha do casal); Nicole Guimarães de Castro, 37 anos; e sua filha, Maria Rita Guimarães Estevão dos Santos, 9 anos.

Também morreram no acidente deste domingo Bárbara Maria Estevão dos Santos, de 65 anos (sogra de Nicole); Maritânia Soares dos Santos, 44 anos, e os filhos Cassiano Soares Moura, 9 anos, e Lara Sofia Soares Moura, 12 anos; além de Edmilson Ribeiro Santos, de 50 anos; Queciane Carvalho Ramos, 39 anos.

A lista de mortos na tragédia inclui ainda Daniel Oliveira dos Santos, de 26 anos (motorista da van); Deise Gomes de Oliveira, 46 anos; Mayra Gabrielle Gomes de Oliveira, 11 anos (filha de Deise); José Souza Santos, 75 anos; e Casildo Ribeiro, 43 anos. Os corpos das vítimas devem ser sepultados nesta terça-feira (2).

Segundo a gestão municipal, paralisação pode afeta cronograma de obras || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (1º), funcionários de empresas que atuam em obras públicas de Itabuna aderiram a um movimento nacional e suspenderam os serviços. De acordo com a Prefeitura, apesar de não ter nenhuma relação com a gestão municipal, a paralisação afetou a construção do novo complexo viário da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, e do Parque Linear, no Centro.

A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-BA), que está em campanha salarial. A entidade reivindica reajuste salarial de 7%, diminuição da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais sem redução de salários e fim da escala em que o trabalhador trabalha seis dias na semana e tem direito a uma folga (6×1).

A secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, teme que a paralisação prejudique o cronograma das obras em Itabuna. “A nossa preocupação se dá pelo fato de a paralisação causar prejuízos ao cronograma em andamento. Por isso, precisamos dar satisfação à população”, afirmou, em nota.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à jornada 6×1 foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado. A mudança tem apoio do governo federal, mas enfrenta resistência de setores empresariais e da oposição.

Vítimas voltavam de festa de aniversário em Amargosa || Fotos Blog do Valente
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dezesseis pessoas da mesma família morreram após a colisão entre uma van e um caminhão na tarde deste domingo (31), na BR-116, em Santa Terezinha, no interior da Bahia. As vítimas moravam no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, e retornavam de uma festa de aniversário em Amargosa.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 16h40min, no km 506 da rodovia, em um trecho de pista simples. Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas e seguem internadas. Uma delas precisou passar por cirurgia.

A Polícia Civil informou que o motorista do caminhão foi socorrido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde permanece custodiado. Ele foi autuado por homicídio doloso na condução de veículo. Segundo a investigação, há indícios de que o caminhão invadiu a contramão antes da batida.

Os corpos foram encaminhados para os departamentos de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos por cerca de 12h e só foi totalmente liberada na madrugada desta segunda-feira (1º).

Após a tragédia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou luto oficial de três dias na Bahia e prestou condolências aos familiares e amigos das vítimas.

Alcides Kruschewsky faleceu hoje (1º), em Salvador, aos 66 anos || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu hoje (1º), em Salvador, o empresário, radialista e presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky, aos 66 anos, vítima de câncer no duto biliar (colangiocarcinoma).

Alcides teve trajetória na vida pública de Ilhéus, onde foi vereador por dois mandatos e dirigiu as secretarias municipais de Turismo, de Governo e de Comunicação Social. Também administrou o distrito de Olivença.

O cacauicultor Gerson Marques, da Fazenda Yrerê, afirmou que Alcides foi amigo que encantou pela inteligência e, ao mesmo tempo, pelo carinho, cuidado e amor. O jornalista Maurício Maron também lamentou o falecimento do presidente da Atil. “Perdi um grande amigo, um grande irmão”, escreveu em uma rede social.

O velório será nesta terça-feira (2), a partir das 6h, no SAF, sala 9, no Alto da Conquista. O sepultamento está marcado para as 15h de amanhã, no Cemitério da Vitória, no Alto Teresópolis. Atualizado às 11h27min para acréscimo de informação.

Seleção Brasileira de 1930 || Foto Álbum comemorativo da Copa do Mundo de 1930 da Associação Uruguaia de Futebol
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira Copa do Mundo, em 1930, foi sediada pelo Uruguai, por determinação da FIFA, em consideração ao bicampeonato olímpico dos uruguaios, em 1924 e 1928. Treze seleções disputaram a Copa: Brasil, França, Bélgica, Iugoslávia, Romênia, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai, Estados Unidos e México.

A primeira fase do Mundial foi dividida em quatro grupos: um com quatro equipes, e os outros três, com mais três seleções em cada. A Seleção Brasileira ficou na chave de Iugoslávia e Bolívia. Só a mais bem pontuada dos grupos passava de fase.

Na estreia do Brasil, no Parque Central, em Montevidéu, com frio intenso – a temperatura beirava zero grau -, quem se saiu melhor foi a Iugoslávia: 2 a 1. O selecionado europeu fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Preguinho marcou para a Seleção Brasileira, na etapa final. O público estimado dessa partida foi de 5 mil pessoas.

Dias depois, a equipe comandada por Píndaro de Carvalho derrotaria a Bolívia por 4 a 0, no Estádio Centenário, também na capital uruguaia, com dois gols de Moderato e dois de Preguinho. Como os iugoslavos também haviam batido os bolivianos, pelo mesmo placar, a classificação ficou com os europeus.

Apesar da eliminação precoce, com apenas duas partidas, o Brasil teve tempo de mostrar ao mundo o seu talento com as boas atuações do atacante Preguinho e, também, do meio-campista Fausto, dono de um estilo clássico, elegante no domínio e na condução da bola, criativo e inteligente.

Fausto deslumbrou o público durante a Copa do Mundo e ganhou o apelido de torcedores uruguaios e argentinos de “La Maravilha Negra”

Município cancelou Meu São João Amado 2026 || Foto Nadson Carvalho/Sucom
Tempo de leitura: 2 minutos

Após o prefeito Valderico Junior (UB) anunciar o cancelamento do Meu São João Amado 2026, a Prefeitura de Ilhéus divulgou nota em que atribui a decisão às diretrizes de controle de gastos recomendadas pelo Ministério Público da Bahia e aos impactos da recente apreensão de equipamentos usados em processos administrativos, durante a Operação Merenda Digna, no último dia 21. A festa ocorreria de 12 a 14 de junho.

Conforme a Prefeitura, a decisão reflete o “estrito cumprimento das diretrizes de zelo orçamentário estabelecidas pelo Ministério Público Estadual para toda a Bahia, por meio da Nota Técnica Conjunta nº 01/2026”.

“A plena execução do evento esbarrou na impossibilidade de conclusão de todos os rigorosos trâmites burocráticos exigidos para garantir a segurança jurídica das contratações em tempo hábil”, acrescentou a gestão municipal.

Também fez referência à operação policial: “Esse cenário adverso tornou-se insuperável diante da recente apreensão de equipamentos essenciais para a finalização administrativa dos processos internos, o que inviabilizou a continuidade dos trabalhos com a celeridade necessária”.

Ao justificar a medida, a gestão municipal afirmou que “nenhum procedimento avança nesta gestão sem o devido respaldo legal e a mais absoluta transparência com os recursos do contribuinte”. “O cancelamento, portanto, consolida-se como uma medida de prudência institucional e respeito à correta aplicação do dinheiro público”, argumentou.

Abaixo, leia a íntegra.

Leia Mais

Acusado de envolvimento com o crime, Paulinho Chiclete está preso || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou 28 pessoas como integrantes de uma organização criminosa de tráfico de drogas com atuação no extremo-sul baiano e em outros estados do País. Entre os denunciados está Paulo Silva de Oliveira, o “Paulinho Chiclete”, presidente da Câmara de Vereadores de Guaratinga.

De acordo com o MP-BA, o vereador exerceria papel de apoio logístico ao grupo criminoso, auxiliando no armazenamento e transporte de entorpecentes, além de monitorar movimentações policiais na região. O parlamentar está preso desde abril deste ano por posse ilegal de arma de fogo.

O grupo investigado atuava de forma estruturada e hierarquizada em municípios como Eunápolis, Porto Seguro, Belmonte, Guaratinga, Itagimirim, Itabela, Itapebi e Santa Cruz Cabrália, além de manter articulações interestaduais com integrantes instalados no Complexo da Rocinha, no Rio de Janeiro.

LISTA DE CRIMES

De acordo com o Ministério Público da Bahia, os denunciados integrariam uma organização criminosa com atuação ligada ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, aquisição de armamentos de grosso calibre, domínio territorial armado e intimidação coletiva.

As investigações identificaram ainda uma divisão de funções entre núcleo de liderança, braço armado, operadores financeiros, logística e apoio político. A organização criminosa mantinha estrutura armada com utilização de fuzis, munições de uso restrito, granadas, drones e equipamentos de comunicação para enfrentamento de facções rivais e monitoramento policial.

O trabalho de investigação, segundo o Ministério Público da Bahia, envolveu a análise de interceptações telefônicas e telemáticas, relatórios de inteligência, apreensões de armas e drogas, registros financeiros, fotografias e conteúdos extraídos de aparelhos celulares.

A denúncia foi oferecida à Justiça pela unidade sul Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Sul) e Promotoria de Justiça de Belmonte. A acusação decorre de um trabalho realizado em conjunto com a Polícia Civil, por meio da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em mais uma fase da ‘Operação Vento do Norte’.

Moradora de Itabuna fatura R$ 100 mil na Nota Premida Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma moradora do município de Itabuna é a ganhadora de maio do prêmio de R$ 100 mil da Nota Premiada Bahia, campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado. A Nota Premiada contemplou ainda outros 90 participantes com prêmios de R$ 10 mil cada. Destes, 49 moram no interior e 41 na capital. Além do prêmio principal, Itabuna teve ainda seis pessoas contempladas com R$ 10 mil cada.

Outros municípios da região com moradores sorteados com prêmios de R$ 10 mil são: Ipiaú (1), Ilhéus (2) e Gandu (1). No sudoeste do estado, a relação de contemplados traz sortudos de Jequié e Vitória da Conquista. O próximo sorteio da campanha está marcado para o dia 18 de junho, também com 91 prêmios, incluindo 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil.

O município mais contemplado desta vez foi Feira de Santana, com oito ganhadores. Em seguida, aparece Itabuna, com seis. Barreiras, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista tiveram três ganhadores cada. Com dois vencedores, aparecem Camaçari, Ilhéus e Jequié.

O resultado de maio contemplou ainda os municípios de Alagoinhas, Capim Grosso, Conceição do Coité, Gandu, Ipiaú, Itagi, Itiúba, Ituberá, Jeremoabo, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto Seguro, Quijingue, Ribeira do Pombal, Santa Luz, São Sebastião do Passé, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Simões Filho, com um ganhador cada. Acesse a lista de ganhadores aqui.

PRÊMIO DE UM MILHÃO

No dia 16 de julho, um participante da Nota Premiada Bahia vai se tornar o mais novo milionário baiano. Para concorrer, é preciso estar cadastrado no endereço www.npb.sefaz.ba.gov.br e ter realizado compras inserindo o CPF na nota fiscal entre 1º de junho de 2025 e 31 de maio de 2026.

Com periodicidade anual, os sorteios especiais de R$ 1 milhão da Nota Premiada já contemplaram até hoje sete pessoas, das quais três residentes no interior baiano e quatro na capital. Pelo interior, ganharam o prêmio milionário moradores de Feira de Santana, de Lauro de Freitas e de Guanambi.

Prefeito Valderico Junior afirma que festa será retomada em 2027 || Imagem Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há pouco, o prefeito Valderico Junior (UB) anunciou que o município de Ilhéus cancelou a edição deste ano do Meu São João Amado. “É uma notícia que, confesso de coração, não queria dar”, disse o gestor, nesta quinta-feira (28), em vídeo divulgado nas redes sociais.

“A decisão, embora difícil, ela foi tomada com muita seriedade e de acordo com as normativas do Ministério Público e seu respeitado trabalho”, declarou o prefeito. “Os fatos ocorridos em nosso município exigiram atenção prioritária da máquina pública. Isso inviabilizou a execução de todo o planejamento”, acrescentou.

A festa, segundo Valderico, será retomada em 2027. Assista.

Ao PIMENTA, a Prefeitura afirmou que divulgará nota de esclarecimento sobre a decisão antecipada pelo prefeito.

Rui Cosa: "O povo decide no dia da eleição e, até lá, nós temos que fazer os debates" || Imagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro Rui Costa (PT) associou aliados baianos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao que chamou de “desastre” do governo federal anterior, ao comentar a disputa eleitoral deste ano para o Governo da Bahia e o Senado. Para o ex-governador, no dia 4 de outubro, os eleitores vão adotar o critério da comparação entre os feitos de cada candidato.

“O povo decide no dia da eleição e, até lá, nós temos que fazer os debates”, disse o ex-governador ao PIMENTA, nesta quinta-feira (28), em Ilhéus, após solenidade com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“Eu tenho absoluta confiança de tudo que nós fizemos, e nós vamos buscar comparar. Comparar, no plano nacional, o desastre que foi o governo anterior, que destruiu o Brasil e tentou impedir que as obras na Bahia andassem; [o que fizeram] seus aliados na Bahia e em Ilhéus e o que nós fizemos. É só comparar, que o povo vai escolher”, concluiu Rui Costa, que é pré-candidato ao Senado.

Na corrida deste ano ao Governo da Bahia, o PL de Bolsonaro se aliou ao pré-candidato do União Brasil, ACM Neto. O partido do ex-presidente já havia feito movimento na mesma direção, em 2024, nas eleições de Ilhéus, onde apoiou o prefeito Valderico Junior (UB), vencedor daquela disputa. Assista à declaração de Rui Costa.

Dignidade Menstrual: pesquisa analisa impacto das dores menstruais || Foto Douglas Lopes/Divulgação/AB
Tempo de leitura: 4 minutos

Seis em cada dez estudantes dos ensinos fundamental e médio que menstruam relatam ter cólicas fortes e moderadas que atrapalham sua rotina escolar e exigem uso de medicação. E cerca de quatro em cada dez alunas (37,1%) faltam às aulas mensalmente por dores menstruais.

Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto Alana em parceria com o Instituto Equidade.info e foi divulgada nesta quarta-feira (27), Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado nesta quinta-feira (28). A data tem o objetivo de promover a discussão e combater o estigma e a pobreza menstrual.

O levantamento foi feito em fevereiro deste ano com 2.551 estudantes – sendo 770 estudantes que menstruam –, 303 docentes e 181 gestores escolares, das redes pública e privada de ensino de todas as regiões do país.

SINTOMAS MENSTRUAIS

A sondagem inédita revela que o principal sintoma menstrual que impede as alunas de irem às aulas é a cólica: mencionado por 57,7% das entrevistadas. As demais manifestações relacionadas à menstruação apontados são:

  • Cansaço e dores no corpo, citado por 30,1% das entrevistadas;
  • Dores de cabeça (28%);
  • Dor de barriga, por 20,1%;
  • Vergonha e medo de vazamento, por 19,3%;
  • Falta de banheiro ou produtos de higiene, por 8,2%.

AUSÊNCIAS E ATRASOS

Os dados coletados revelam que os sintomas do fluxo menstrual podem levar a, aproximadamente, dois dias de falta por mês.

A líder da iniciativa de Endometriose, Dor Pélvica e Saúde Menstrual do Instituto Alana, Sofia Reinach, explica que o absenteísmo (faltas ou do não cumprimento da carga horária escolar) nos dias de dor pode afetar a aprendizagem, o vínculo com a escola e as oportunidades educacionais ao longo da trajetória, por isso, deve ser tratado com seriedade.

“Quase 40% das meninas no Brasil estão perdendo pelo menos um dia de aula por mês por conta das dores [menstruais]: uma parcela muito grande da população que deve ser cuidada para que isso não signifique defasagem escolar e uma desvantagem crônica na aprendizagem”.

Leia Mais

Ilheense conquista vaga em competição internacional || Foto Fabriciano Jr./ Surf Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atletas da Bahia brilharam nas ondas de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE), pelo Surf Brasil Parasurf 2026 – Seletiva Mundial de Parasurf. O paratleta ilheense Dijackson Santos, o Gato de Botas, e João Lessa, de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, garantiram a classificação para a disputa internacional na Califórnia, nos Estados Unidos, em dezembro deste ano.

Dijackson conquistou o tricampeonato brasileiro na categoria PS-Kneel, garantindo sua vaga para o Mundial na Califórnia, assim como João Lessa, que também conquistou mais um título brasileiro disputando na categoria TEA e chegou aos três ouros no total. Ambos os surfistas anotaram os recordes das suas respectivas provas com notas 9 e 10 na mesma bateria. Já Lucas foi pela terceira vez o vice-campeonato brasileiro na categoria PS-S2.

A delegação baiana, composta pelos três surfistas mais o atleta e embaixador do parasurf baiano Márcio Thola e três membros da comissão técnica, viajaram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Alisson Reis, comemorou o resultado na competição organizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Aposta para concurso especial já pode ser feita
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem sonha em torna-se milionário por meio de jogos de loterias da Caixa já pode apostar na Quina de São João, que tem prêmio estimado de R$ 250 milhões, mas tradicionalmente supera o valor inicial previsto. O sorteio do concurso 7051 ocorrerá no Espaço de Loterias, em São Paulo (SP), no dia 28 de junho, um domingo, em horário a ser definido.

As apostas nas lotéricas podem ser feitas em volantes específicos do concurso especial. O apostador também pode jogar pelo site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples da Quina custa R$ 3,00. Para jogar, basta marcar de 5 a 15 números dentre os 80 disponíveis no volante.

Quem quiser, também pode deixar para o sistema escolher os números, opção conhecida como Surpresinha. Ganham prêmios os acertadores de 2, 3, 4 ou 5 números. Como é um dos concursos especiais das Loterias Caixa, a Quina de São João não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 5 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (4 números) e assim por diante, conforme as regras da modalidade.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Quina de São João e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 1,5 milhão de rendimento no primeiro mês.

PM João Pedro Marback não resistiu aos ferimentos || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão, nesta quarta-feira (27), no KM 448 da BR-101, em Aurelino Leal, no sul da Bahia, resultou na morte de João Pedro Marback dos Santos, primeiro sargento da Polícia Militar. O policial era lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, em Porto Seguro, no extremo sul do estado.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), João Pedro não resistiu aos ferimentos depois da colisão frontal entre a motocicleta que pilotava e um caminhão. Com o impacto da batida, o corpo do policial militar foi arremessado para o acostamento da rodovia. Testemunhas relataram ao PIMENTA que a vítima morreu na hora.

O acidente ocorreu no final da manhã de hoje e interditou, no trecho, um lado da pista, por alguns minutos, até a chegada da polícia para organizar tráfego. O corpo do Polícia Militar foi levado pelo Departamento da Polícia Técnica. Não foram divulgados detalhes sobre horário e local de sepultamento.

A Polícia Militar, por meio de nota, lamentou a tragédia. “A Polícia Militar da Bahia lamenta, com profundo pesar, o falecimento do 1º Sargento PM João Pedro Marback dos Santos, ocorrido nesta quarta-feira (27), vítima de acidente automobilístico”.

A PM, ainda meio da nota, disse que a “perda repentina do policial militar causa grande consternação entre familiares, amigos e irmãos de farda, deixando um sentimento de tristeza e saudade em todos que tiveram a honra de conviver com sua dedicação, companheirismo e compromisso com a missão policial militar”.

A Polícia Militar encerra anota afirmando que, “neste momento de dor, a Corporação se solidariza com a família enlutada, rogando a Deus que conceda conforto, força e serenidade para enfrentar esta irreparável perda”.

Filme Nise - O Coroação da Loucura terá exibição gratuita nesta quinta-feira (28), às 18h30min, no Centro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O filme Nise – O Coração da Loucura terá exibição gratuita nesta quinta-feira (28), às 18h30min, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, no Centro Histórico de Ilhéus. A programação faz parte do projeto Cinema da Praça, iniciativa do Foro Psicanalítico do Sul da Bahia, da Secretaria Municipal de Cultura e da revista Diversos Afins.

O projeto une cinema, psicanálise e debate público em espaço aberto, com incentivo à participação da comunidade. O público é orientado a levar cadeira para acompanhar a sessão.

O longa retrata a atuação da médica psiquiatra Nise da Silveira, reconhecida por defender tratamentos humanizados e o uso da arte no cuidado de pacientes psiquiátricos. Após a exibição, haverá conversa sobre saúde mental com participação da psicóloga e psicanalista Maria Betânia Gama.