HOMEM É PRESO DUAS VEZES EM INTERVALO DE 7H

SINTESI DENUNCIA FESF POR JORNADA EXCESSIVA E SALÁRIO ABAIXO DO MÍNIMO EM MATERNIDADE

ITACARÉ FAZ REPAROS EM ESCOLAS PARA VOLTA ÀS AULAS

SINDAE CONVOCA ATO CONTRA “PRIVATIZAÇÃO” DA EMBASA

MORRE O CINEASTA E JORNALISTA ARNALDO JABOR

GOVERNO PROÍBE POR DECRETO FESTA DE RUA ATÉ 2 DE MARÇO NA BAHIA

ITABUNA: MORRE O EX-PRESIDENTE DA CDL ROLEMBERG MACÊDO

CONFIRA 110 VAGAS DE EMPREGO EM ITABUNA, ILHÉUS E CONQUISTA NESTA TERÇA-FEIRA (15)

ITABUNA: MÃE DE CRIANÇA MORTA EM INCÊNDIO TEM PREVENTIVA DECRETADA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vista aérea do esquecido Banco do Pedro, em Ilhéus

Segundo distrito mais populoso de Ilhéus, Banco do Pedro, local que tem uma ponte centenária que serviu de cenário da novela global Renascer, a comunidade é obrigada a descartar o lixo nas margens do Rio Almada. Faltam caixas coletoras. “Nós sofremos há anos com o descaso da prefeitura. O lixo só é recolhido uma vez por semana”, afirmou a moradora Ângela Santos.

E o problema sanitário aumenta em períodos de chuvas. O lixo é arrastado para o rio, responsável pelo abastecimento de várias comunidades ribeirinhas e dos municípios de Uruçuca e Itabuna. A comunidade é abastecida com água bruta sem tratamento.

“Aqui a prefeitura só olha para nós na festa do Senhor do Bomfim, em janeiro, quando arruma a estrada, pinta meios fios e a praça, o resto do ano sofremos com ônibus velhos, estradas ruins, atendimento precário na saúde e educação”, relata Ângela.

DA OBRA, NEM A PLACA

Em 2007 foi colocada uma placa anunciando a construção de quadra poliesportiva. A placa da obra foi retirada e não se sabe informar o destino do equipamento esportivo. E do dinheiro. Banco do Pedro, que engloba a famosa Vila de Rio do Braço, que tem um casario da década de 30 e serviu como principal cenário de Renascer, sofre também com falta de segurança, pontes precárias e estradas vicinais esburacadas. Para o conserto comerciantes e moradores fazem “vaquinha”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Penalty anuncia aumento de vendas e 250 novos empregos.

A Cambuci se mostrou otimista com os resultados alcançados no terceiro trimestre. Hoje, a empresa comemorou aumento de 378% nas vendas no terceiro trimestre de 2020 e lucro líquido de R$ 26,9 milhões. Com os resultados do balanço, a detentora das marcas Penalty e Stadium também comunicou a abertura de 250 novas vagas nas fábricas de Itabuna e Itajuípe, na Bahia, e Bayeux, na Paraíba, ainda em 2020.

Segundo a Cambuci, setembro foi o melhor mês do terceiro trimestre. Para se ter uma ideia, as vendas deste setembro superaram em 21% o registrado em igual período de 2019 – (“um aumento de R$ 4,6 milhões”, registra a empresa).

A Cambuci empresa já havia contratado 100 novos funcionários, nas fábricas de Itabuna e de Itajuípe, para atender a demanda do mercado no pós-pandemia. Agora, no pós-pandemia, deverá fechar com 350 novas contratações no semestre.

NACIONAIS MAIS COMPETITIVOS

Outra aposta em anúncio feito pela Cambuci é com a desvalorização do real frente ao dólar devido à produção nacional. A empresa acredita que a desvalorização da moeda brasileira torna os produtos nacionais mais competitivos que os importados.

Em junho, a dona das marcas Penalty e Stadium já se revelava otimista ao informar plano de investimento de R$ 43,7 milhões nas duas plantas na Bahia e 235 contratações em Itabuna e Itajuípe (reveja aqui). Parte do plano de abertura de vagas está sendo antecipada para atender o mercado interno.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leão reforça apoio à chapa Azevedo e Minas Aço.

O vice-governador da Bahia, João Leão, e o deputado federal Cacá Leão, ambos do Progressistas, reforçaram o apoio à campanha do Capitão Azevedo (PL) à Prefeitura de Itabuna. O vice de Azevedo, Roberto Minas Aço, é do Progressistas. Durante a visita a Itabuna, João Leão disse que a parceria de Azevedo com o Estado “transformará Itabuna no centro de um polo econômico sul-baiano, atraindo grandes empresas para a cidade”.

– Itabuna precisa do Capitão Azevedo, um homem forte, preparado, com experiência e que vai trazer de volta o progresso e o desenvolvimento que Itabuna tanto merece. Ele e Roberto Minas Aço estarão de braços dados com o Governo da Bahia para revolucionar o crescimento dessa terra, trazendo empreendimentos e potencializando a geração de emprego e renda para os itabunenses – disse o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Chuva arrastou carros e deixou centenas de famílias desabrigadas

O prefeito Fernando Gomes decretou situação de emergência em Itabuna devido aos estragos causados pela chuva que caiu no município desde a tarde do último domingo (1º). O Decreto 13.860, desta terça (3), reforça que o forte temporal deixou cerca de 500 famílias desalojadas.

Segundo a Defesa Civil do Município, choveu 90 milímetros em Itabuna em apenas quatro horas e 130 milímetros em 30 horas. “Tal situação provocou destruição de casas, pavimentações, calçadas, entupimento de canais e bueiros, alagamento de ruas e casas, queda de encostas e deixando prejuízos para comerciantes e famílias que tiveram que ser transferidas para abrigos temporários”, informa o município em nota.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O PSD deverá divulgar, no próximo sábado (7), o resultado da pesquisa eleitoral sobre a sucessão à Prefeitura de Itabuna. O levantamento foi encomendado pelo partido do prefeiturável Augusto Castro ao Instituto Gasparetto, do sociólogo Agenor Gasparetto.

O questionário começou a ser aplicado nesta terça (3) e vai até a próxima sexta (6), conforme registro feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deverão ser entrevistados 1.100 eleitores do município.

Esta talvez se torne a primeira pesquisa registrada e divulgada após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Na semana que passou, a Eleva registrou pesquisa em seu próprio nome. O resultado deveria ser divulgado no último sábado (31), porém os números não foram tornados públicos nem o instituto respondeu ao PIMENTA se iria divulgá-los.

Tempo de leitura: 3 minutos

A partir de hoje (3), um grupo limitado de clientes poderá pagar e receber recursos pelo Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). A ferramenta entra em fase restrita de funcionamento, para ajustes e correções de eventuais problemas, enquanto o BC faz a migração do serviço do ambiente de testes para o ambiente real.

O Pix funcionará em horários determinados para um grupo de 1% a 5% dos clientes de cada instituição financeira aprovada para operar a ferramenta. Os clientes autorizados a participar da fase restrita já foram comunicados pela instituição correspondente.

O novo sistema entrará em operação para todos os clientes no próximo dia 16. Na fase restrita, o Pix funcionará das 9h às 22h, de segunda a quarta-feira. Às quintas, o serviço reabrirá às 9h e só terminará de funcionar às 22h das sextas-feiras, para permitir o teste durante a madrugada.

A partir da próxima segunda (9), as instituições financeiras poderão elevar gradualmente o número de clientes aptos a participar do Pix, até que o sistema entre plenamente em operação, no próximo dia 16, com a possibilidade de fazer pagamentos e recebimentos 24 horas por dia por toda a população.

REGISTROS

Desde 5 de outubro, os clientes podem registrar as chaves digitais de endereçamento. Segundo o balanço mais recente do BC, até a última quinta-feira (29) mais de 50 milhões de chaves tinham sido cadastradas. Como cada pessoa pode ter mais de uma chave, o número exato de pessoas registradas é desconhecido.

As chaves funcionarão como um código simplificado que associará a conta bancária ao número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), e-mail, número do celular ou uma chave aleatória de 32 dígitos. Em vez de informar o número da agência e da conta, o cliente apenas informa a chave para fazer a transação.

Uma pessoa física pode criar até cinco chaves por conta corrente. Para empresas, o limite aumenta para 20.

INSTANTANEIDADE

Por meio do Pix, o cliente pode pagar e receber dinheiro em até dez segundos, mesmo entre bancos diferentes. Diferentemente da Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou do Documento de Ordem de Crédito (DOC), que têm restrições de horário, o Pix funciona 24 horas por dia. Por questões de segurança, cada instituição financeira definirá um valor máximo a ser movimentado, mas o BC estuda criar modalidades para a venda e compra de imóveis e de veículos que permitam a movimentação instantânea de grandes quantias.

Para as pessoas físicas e para os microempreendedores, as transações serão gratuitas, exceto nos casos de recebimento de dinheiro pela venda de bens e de serviços. As pessoas jurídicas arcarão com custos. As tarifas dependerão de cada instituição financeira, mas o BC estima que será R$ 0,01 a cada dez transações.

O Pix servirá não apenas para transferências instantâneas de dinheiro, como poderá ser usado para o pagamento de boletos, de contas de luz, de impostos e para compras no comércio. Com a ferramenta, será possível o cliente sacar dinheiro no comércio, ao transferir o valor desejado para o Pix de um estabelecimento e retirar as cédulas no caixa.

AMPLIAÇÃO

Na última quinta-feira (29), o BC ampliou as funcionalidades do sistema. Com o Pix Cobrança, os comerciantes poderão emitir um QR Code (versão avançada do código de barras fotografada por smartphones) para que o consumidor faça o pagamento imediato por um produto ou serviço. Além disso, será permitido fazer cobranças em datas futuras, com atualizações de juros, multas ou descontos, como ocorre com os boletos.

O BC também obrigou as instituições financeiras que oferecerem o Pix aos usuários recebedores a usar interface de programação padronizada pelo órgão. A medida foi tomada para evitar que um empresário não consiga migrar a conta para outra instituição por causa dos custos de adaptação a um novo sistema de programação. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca prossegue com o trabalho de conscientização da população sobre a Covid-19. Apesar da reabertura do comércio e a queda do número de casos registrados no município, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que “é importante ter ciência que não existe ainda a cura para a doença”.

A Secretaria reforça que ainda não há melhor remédio do que a prevenção e alerta a todos para
higienizar sempre as mãos, não tocar nos olhos, boca ou nariz, usar sempre máscara facial e manter o distanciamento médio de 2 metros de outras pessoas, além de evitar tocar nos objetos expostos nas lojas.

Governo declara situação de emergência em Itabuna e mais 8 cidades
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nível do Rio Cachoeira subiu mais de 8 metros em Itabuna

O nível do Rio Cachoeira subiu oito metros nas últimas horas em Itabuna, segundo informou a Coordenadoria de Defesa Civil do município. Itabuna registrou mais de 100 milímetros de chuva desde a noite de domingo. O volume era mais que o esperado para o mês de novembro.

As chuvas deixaram mais de 500 famílias desalojadas no município em avaliação parcial da Prefeitura de Itabuna. Moradores dos bairros São Roque e Antique, principalmente os ribeirinhos do Rio Água Branca, perderam móveis e foram obrigados a deixar suas casas.

A Defesa Civil pediu máximo alerta a pessoas que moram próximo ao Rio Cachoeira. Os telefones para contatos com o órgão é o 73 98833-3499 ou 98124-5647. Mais abaixo, confira mais informações sobre os estragos causados pelo temporal em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

A Bahia registrou, nesta segunda (2), total de 533 novos casos de covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Também nas últimas 24 horas, o estado contabiliza total de 891 recuperados da covid-19. O número de óbitos confirmados nesta segunda chegou a 22, porém ocorridos no período que vai de 25 de junho até ontem (1º).

Ainda de acordo com a Sesab, a Bahia registra 354.576 infectados pela doença desde o início da pandemia, dos quais 340.817 pacientes estão recuperados (sem sintomas) e 7.667 pessoas faleceram por complicações da covid-19.

Os mais de 354,5 mil casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, informa a Sesab, são Ibirataia (8.620,69), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.554,64), Madre de Deus (6.476,08) e Aiquara (6.185,34).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 725.213 casos descartados e 81.624 em investigação até as 17 horas desta segunda-feira (2). Na Bahia, 29.041 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Tempo de leitura: 4 minutos

“É o meu lençol, é o cobertor / É o que me aquece sem me dar calor / Se eu não tenho o meu amor / Eu tenho a minha dor”.

Os versos famosos de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, em De mais ninguém (1994), bem que poderiam ajudar a traduzir o direito à dor e a todos os processos que envolvem o luto, que ganha dimensão inédita para esta geração por conta da pandemia da covid-19. Especialistas ouvidas pela Agência Brasil explicam que a emergência sanitária gerou diferentes consequências que ampliam as perdas, como a impossibilidade dos ritos de despedida e de uma retomada da vida como era antes.

“Precisam de um descanso / Precisam de um remanso / Precisam de um sono / Que os torne refeitos”.

Os versos de Gonzaguinha são lembrados pela psicóloga e pesquisadora Milena Câmara, que trabalha na cidade de Natal (RN). Ela é uma das brasileiras que atuam no grupo de estudos International Working Group on Death, Dying and Bereavement (Grupo de Trabalho Internacional sobre Morte, o Morrer e o Luto) e coordenou uma pesquisa sobre o impacto psicológico da morte para trabalhadores de cemitérios.

Milena Câmara entende que o cenário atual significa um grande desafio emocional e psíquico. “Em um contexto como o de agora, há um rompimento com o cenário de antes. Todos precisamos de uma reestruturação desse mundo presumido e gerar, aos poucos, uma nova forma de se relacionar com a pessoa que morreu. A morte acaba com a forma, mas não acaba com o amor”.

Para as estudiosas ouvidas pela reportagem, diante de uma ruptura abrupta com a vida que conhecíamos, além das dúvidas sobre um “futuro esperado” – ambas geradas pela pandemia -, a sociedade deve prezar pelo apoio, respeito mútuo e ouvidos solidários, que são fundamentais para ajudar pessoas que perderam amores de vida.

“Eu uso a metáfora do tsunami para falar da pandemia. É uma onda que está passando e a gente está embaixo dela e não sabe quando vai acabar”, compara Elaine Alves, professora da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora em emergências e desastres.

A especialista avalia que a pandemia é um desastre diferente daqueles episódios que os pesquisadores estão acostumados. “Normalmente, no desastre, o outro não é um risco para nós. Nessa situação, o outro passou a ser um risco. Passamos a ter medo do outro”.

O TEMPO DO LUTO

Na obra “Sobre a morte e o morrer”, a psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross formulou cinco fases do luto diante da observação da reação psíquica de pacientes em estado terminal: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Conforme considera Elaine, essas fases podem ocorrer simultaneamente. “Ao mesmo tempo que você nega, você tem raiva. E não tem um tempo de duração preciso”.

A pesquisadora Milena Câmara explica que o tempo não faz nada sozinho para efeito de reequilíbrio. Os processos de luto desgastam e exigem da gente. No meio do caminho, dor, raiva, medo, crenças afetadas… “Os primeiros estudos de luto tratavam sobre possíveis fases que atravessamos na perda. Hoje compreendemos que, na verdade, ocorre um processo de oscilação permanente dos nossos sentidos em dias assim”, avalia.

O sofrimento é parte constante da experiência humana e a dor não pode ser marginalizada, na avaliação das entrevistadas. Essa oscilação entre dor e restauração é um processo saudável que age pelo equilíbrio para os momentos que todos nós passamos, explicam as pesquisadoras. (Clique no leia mais e confira a reportagem na íntegra.)

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina nesta quinta-feira (5) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. A previsão consta do calendário das Eleições Municipais de 2020.

Para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter débitos pendentes – como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário – ou ainda ter recebido multas em razão da violação de dispositivos do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e leis conexas.

O título eleitoral não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. O eleitor pode se apresentar à mesa de votação levando consigo qualquer documento oficial com foto, a exemplo da carteira de identidade ou da carteira de habilitação (CNH).

O cidadão cuja inscrição eleitoral estiver em situação regular tem como alternativa ao título de papel a versão digital do documento, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

e-Título serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento no momento do voto.

O aplicativo também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. Além disso, o app oferece serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.Leia Mais

Previsão de vacina contra a Covid-19 para o início do ano
Tempo de leitura: < 1 minuto

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, espera que comece até março do ano que vem a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz assinou um acordo, em agosto, para transferência de tecnologia e produção dessa vacina no Brasil.

Segundo Nísia, a produção deve começar entre janeiro e fevereiro. “A nossa expectativa é que possamos encaminhar todo esse processo da vacina que precisa ter a validação da pesquisa. Entre os meses de janeiro e fevereiro estaremos iniciando a produção”.

Ela destaca que todo trabalho acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “E assim, temos toda a esperança que possamos, no primeiro trimestre de 2021, iniciar esse processo de imunização, como um dos instrumentos importantes para que nós possamos lidar com essa pandemia e todos os impactos na nossa sociedade”, disse Nísia.

Uma árvore caiu na Rua Antônio Muniz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em menos de 24 horas, choveu em Itabuna o que estava previsto para um mês. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, são mais de 100 milímetros por metro quadrado de água que caíram no município do sul da Bahia desde domingo (1°). Somente nas primeiras horas da noite de ontem choveu 98 milímetros.

Moradores do São Roque perdem móveis

A chuva causou alagamentos em, pelo menos, 20 bairros e na região central da cidade. No bairro Pontalzinho, além de vários imóveis invadidos pela água, uma árvore caiu na rua Antônio Muniz, bloqueando uma das principais vias de acesso ao Cemitério Campo Santo e ao Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa) por mais de uma hora.

Na rua Água Branca, no bairro São Roque,  mais de 100 imóveis foram invadidos pela água.  Os moradores perderam camas, sofás, geladeiras, fogões, mesas, cadeiras e armários, dentre outros móveis. Pelo menos cinco casas foram destruídas, a maioria parcialmente. Os desabrigados estão na casa de parentes e amigos. A Prefeitura de Itabuna disponibilizou a Escola Municipal Brasília Baraúna, no São Roque.

Houve inundações em bairros, loteamentos e outras áreas ribeirinhas do Rio Cachoeira, que recebeu grande volume de água na noite. Moradores da Vila Cachoeira estão entre os prejudicados pela inundações.

Tempo de leitura: 2 minutos

As chuvas que caem no sul da Bahia deixaram um rastro de destruição em Itabuna, com veículos arrastados pela correnteza, dezenas de casas destruídas, centenas de imóveis inundados, moradores ilhados e móveis destruídos.  O estrago foi maior na Rua Água Branca, no bairro São Roque.

Riacho transbordou e destruiu casas no bairro São Roque

O Riacho Água Branca, que corta o bairro, subiu mais de quatro metros na noite de domingo (1º) e invadiu mais de 100 casas. Um veículo, que estava numa garagem de um imóvel, foi arrastado para dentro do riacho. O mesmo riacho causou alagamentos no bairro de Fátima, onde também arrastou um segundo carro.

Chuvas deixam mais de uma dezenas de famílias desabrigadas

Houve destruição também nos bairros Califórnia, Novo Jaçanã, Nova Itabuna, Ferradas, Carlos Silva, Sarinha, Núcleo Habitacional da Ceplac, Santo Antônio, Pontalzinho, Jaçanã, Antique, Santa Inês e Nova Ferradas, onde moradores de Condomínio Habitacional São José ficaram ilhados.

Carro foi coberto pela água da rede pluvial

Foram registrado alagamentos nas avenidas Ilhéus, Cinquentenário, J.S. Pinheiro, Félix Mendonça,  Manoel Chaves, Itajuípe e parte da Juracy Magalhães. Na Avenida Bionor Rebouças um trecho ficou interditado por mais seis horas depois que a água do Riacho Água Branca transbordou e cobriu a ponte.

Carro acabou no meio do Riacho
Presidente do TRE baiano promete jogo mais duro contra aglomerações promovidas por candidatos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, disse que a corte não vai tolerar o descumprimento das medidas sanitárias durante as campanhas eleitorais. O Tribunal baiano foi o primeiro do país a editar medida, a Resolução nº 30/20, regulamentando a atuação dos juízes eleitorais com poder de polícia.

Ao ser informado de casos de abuso por parte de candidatos, nas cidades de Iguaí e Barra do Choça, o presidente orientou a juíza Isabella Lago, Presidente da Comissão de Segurança e Ordem Pública do TRE-BA, a encaminhar os vídeos para os juízes das respectivas zonas e solicitar que tomem providências para que isso não se repita.

“Onde o malefício da aglomeração já aconteceu, cabe à Justiça Eleitoral tomar providência para que não se repita e apurar os fatos para punir, de forma exemplar, os responsáveis com multas e, futuramente, até mesmo com a perda do mandato que o mesmo eventualmente venha a obter”, afirma o desembargador.

O TRE-BA vem mantendo as decisões dos juízes zonais quando punitivas aos candidatos que insistem em colocar em risco a saúde da população. “Não vamos aceitar esse tipo de comportamento, os juízes eleitorais podem contar com reforço policial, com a parceria do Ministério Público Eleitoral e o Tribunal pode designar juízes auxiliares para zonas onde se fizer necessário o endurecimento das medidas”.