Lúcio Gomes terá que devolver R$ 1.001.235,27 aos cofres do estado
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), em sessão plenária desta quinta-feira (5), desaprovou a prestação de contas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do exercício de 2016, e condenou o ex-diretor do órgão Lúcio Gomes Barros Pereira a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 1.001.235,27.
O valor ainda será acrescido de juros e correção monetária, conforme a decisão. Além de devolução de R$ 1 milhão, o ex-diretor foi multado em R4 18.516,47, valor máximo para o exercício de 2016. O Relatório de Auditoria da prestação de contas apontou graves irregularidades, entre as quais o pagamento indevido de despesas em serviços contratados e o pagamento de valores superfaturados, o que provocou desaprovação e as sanções ao ex-gestor.
A desaprovação ocorreu, também, devido à existência de indícios de improbidade administrativa, os conselheiros decidiram pela expedição de determinações e recomendações, além do encaminhamento de cópias dos autos do processo à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ao Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) e à Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), “para que adotem as medidas que julgarem pertinentes no âmbito de suas atribuições”. Ainda cabem recursos das decisões. A defesa do ex-diretor não foi localizado para comentar a decisão.
Nesta quinta (5), a Bahia registrou o mais alto número de novos casos de covid-19 dos últimos 30 dias para o período de apenas 24 horas. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foram 3.377 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 2.317 recuperados (+0,7%) de ontem (4) para hoje. Dos 359.130 casos confirmados desde o início da pandemia, 345.431 já são considerados recuperados e 5.968 estão em isolamento ou internados (casos ativos).
Os mais de 349,1 mil casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, 25,93% dos casos em Salvador. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, conforme a Sesab, continuam sendo Ibirataia (8.751,31), Almadina (6.625,18), Itabuna (6.573,40), Madre de Deus (6.495,05) e Aiquara (6.252,81).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 736.538 casos descartados e 83.835 em investigação até as 17 horas desta quinta-feira. Dos mais de 359 mil casos confirmados, 29.283 são profissionais de saúde.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é 7.731, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 56,05% ocorreram no sexo masculino e 43,95% no sexo feminino.
Ex-prefeita de São José da Vitória, no sul da Bahia, Lilian Santana, “Lila”, faleceu nesta quinta-feira (5), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. A ex-prefeita estava internada no hospital da Santa Casa de Misericórdia após sofrer acidente vascular cerebral (AVC).
Lila governou São José da Vitória no período de 2001 a 2004. Ela disputou a reeleição, mas não obteve êxito. Informações sobre velório e sepultamento da ex-prefeita não foram divulgadas pela família.
Nesta tarde, a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) emitiu nota de pesar pelo falecimento da ex-prefeita. “O momento é de grande tristeza e comoção para toda a sociedade de São José da Vitória. Rogamos a Deus que conforte a população, os familiares e os amigos por esta perda irreparável”.
Ônibus da São Miguel voltam a circular no sábado || Foto Pimenta/Arquivo
Parte da frota de ônibus do transporte público de Itabuna volta a circular no próximo sábado, segundo comunicado feito, há pouco, pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Três meses após decisão judicial, a São Miguel aceitou colocar a frota na rua.
Itabuna está sem ônibus há quase oito meses. Em março, as empresas deixaram de rodar devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. As empresas foram autorizadas a circular a partir de agosto, porém São Miguel e Viação Sorriso da Bahia descumpriram determinação da Prefeitura. Elas alegaram dívida da Prefeitura e cobravam subsídio do município para poder colocar a frota, novamente, na rua.
Ainda na tarde desta quinta (5), a Prefeitura chegou a emitir comunicado informando que uma empresa iria operar, de forma emergencial, o sistema de transporte urbano. O nome da empresa seria anunciado somente após a assinatura do contrato e colocaria 20 ônibus nas ruas, atendendo as linhas de maior demanda. Especula-se que seria a ViaMetro, do Grupo Brasileiro.
FERNANDO CRITICADO
A resistência das empresas e a dificuldade do prefeito Fernando Gomes em fazer as empresas voltar a circular desde agosto foram motivo de críticas ao gestor durante a maior parte da campanha eleitoral. Depois de fortes críticas, o prefeito afirmou que havia determinado uma auditoria no sistema de transporte público e estudava o rompimento do contrato com as empresas Sorriso e São Miguel.
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, deu posse à nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2020/2021. As eleições ocorreram no último dia 29 de setembro e 11 colaboradores foram eleitos pelos colegas para observar e relatar riscos, no intuito de solicitar medidas para evitar acidentes de trabalho.
Além dos “cipeiros” eleitos, a diretoria do HRCC indicou mais 11 funcionários para compor a equipe, totalizando 22 trabalhadores na gestão da CIPA. Todo o grupo passou por treinamento teórico-prático, com carga horária de 20 horas, entre os dias 26 a 30 de outubro, com temas previstos na Norma Regulamentadora (NR) 05, com o objetivo de receber a capacitação necessária para desempenhar as atividades da comissão.
O Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), da unidade hospitalar, que organiza todo o processo para a formação da CIPA, tem o auxílio dos seus profissionais e de outros colegas do HRCC nos treinamentos realizados. Além disso, a equipe contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que ministrou palestra sobre primeiros socorros; e do Corpo de Bombeiros para orientar as noções de prevenção e combate de princípio de incêndio. Leia Mais
A Barragem do Rio Colônia, localizada no município de Itapé, além de garantir abastecimento de água para Itabuna, contribui para controlar, parcialmente, as enchentes do Rio Cachoeira que inundam a cidade. A construção do empreendimento é de uma importância significativa para região, como na perenização dos rios Colônia e Cachoeira a jusante do barramento, cujo impacto positivo recai na permanente garantia de oferta de água à captação do sistema de abastecimento de água de Itapé.
O empreendimento também contribui na diluição de efluentes de esgotos urbanos de Itabuna, Itapé e outras localidades ribeirinhas da jusante, minimizando principalmente os efeitos da eutrofização, que é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, no trecho do Rio Cachoeira, que passa dentro da cidade de Itabuna. A construção da barragem garantiu uma vazão ecológica que chega a zero nas estiagens, o que prejudicava sobremaneira o meio ambiente aquático-fluvial dos rios Colônia e Cachoeira.
A Barragem foi construída pelo governo baiano e ocupa área de 1.621 hectares, com 19 metros de altura e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, permitindo a vazão de 1.259 litros por segundo. O empreendimento garante o abastecimento de água para cerca de 250 mil pessoas da região sul da Bahia, além de reduzir o risco de enchentes.
Um Natal diferente, mas como o mesmo espírito de confraternização, solidariedade e a alegria de dar e receber presentes. A pandemia da Covid 19 obrigou a uma mudança temporária de hábitos, mas no Shopping Jequitibá essa magia que encanta pessoas de todas as idades estará presente, com uma palavra que reflete bem um sentimento mundial: esperança.
“Natal da esperança na Vila dos Ursos” é o tema da Campanha de Natal 2020, que será lançado nesta sexta-feira (6), com decoração que terá como temática simpáticos ursinhos na praça central, piso superior e lounge da C&A.
O bom velhinho, Papai Noel, que durante 20 anos faz parte da programação do Shopping agora em 2020, por causa da pandemia, ficará em casa, mas para manter a magia, o Urso Jota estará no piso superior recebendo cartinhas de amor e desejo natalino.
Também não haverá a programação especial de Natal, mas, segundo a direção do shopping, todas as lojas terão decoração natalina, um mix completo de artigos para presentes e promoções para os clientes, que podem desfrutar de um espaço seguro. Desde que foi reaberto, o Jequitibá segue todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde, para que as pessoas possam, já a partir de 2021, voltar a celebrar vários natais juntas. Esse é também o espírito de um Natal repleto de esperanças.
O celular é o principal dispositivo usado tanto por estudantes, para acompanhar aulas remotas, quanto por trabalhadores que tiveram que migrar as atividades para a internet por causa da pandemia. Os dados são da 3ª edição do Painel TIC covid-19 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A ênfase desta edição foi ensino remoto e teletrabalho. 
A pesquisa, divulgada hoje (5), foi feita com base em entrevistas com 2.728 usuário de internet de 16 anos ou mais, entre 10 de setembro e 1º de outubro deste ano, pela web e por telefone.
Entre os estudantes, 37%, o maior percentual, usam o celular para realizar atividades e acompanhar aulas, 29% usam notebooks e 11%, computadores de mesa. Entre os trabalhadores, 41% usam o celular, 40% notebook e 19%, computadores de mesa.
Embora ajude a ampliar o acesso à internet, o celular tem uma série de limitações, de acordo com a analista de informação no Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao CGI.br, Daniela Costa: “Aqueles que contam com computador em casa, que contam com tablet e uma diversidade maior de dispositivos têm melhores oportunidades de realização desse trabalho ou desse ensino remoto”.
Há diferenças entre as classes sociais. O celular é mais usado como ferramenta de estudos e trabalho pelas classes D e E do que pelas classes A e B. Entre os estudantes, 54% das classes D e E usam celulares e apenas 10%, notebooks. Nas classes A e B, o percentual dos que usam notebooks aumenta, passando para 45%, enquanto aqueles que usam celulares cai para 22%.
Entre os trabalhadores, nas classes D e E, 84% usam celulares, enquanto nas classes A e B, esse percentual é 22%. O computador, seja notebook ou de mesa, é usado por 77% dos trabalhadores usuários de internet das classes A e B.
“Algumas pessoas utilizam planos de dados limitados, que não permitem que acessem a internet de forma completa. Acessam, na verdade, determinados aplicativos. Se precisam fazer pesquisas escolares, não conseguem acessar sites de maneira ilimitada, acessam aplicativos, às vezes de mensagem instantânea ou redes sociais”, diz Daniela. Leia Mais
Marcos Gomes é novamente preso pela morte de vaqueiro
Markson Monteiro de Oliveira, o Marcos Gomes, está novamente preso no Conjunto Penal de Itabuna em cumprimento a prisão preventiva determinada pelo desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A preventiva contra o empresário e ex-servidor comissionado da Prefeitura de Itabuna foi cumprida na manhã desta quinta (5) pelo assassinato do vaqueiro Alexsandro Honorato (confira mais abaixo)
No último dia 20, o Ministério Público Estadual (MP-BA) cumpriu mandado contra Marcos Gomes, quando o filho do prefeito Fernando Gomes foi levado para o presídio de Itabuna. Uma semana depois, o juiz da Comarca de Ibicaraí, Alex Venícius Miranda, revogou a prisão preventiva, convertendo-a em prisão domiciliar no último dia 27 (reveja aqui), sob a alegação de erros do MP-BA.
Marcos Gomes foi condenado a 13 anos de prisão pela tortura, cárcere privado e morte do vaqueiro Alexsandro Honorato, crimes ocorridos em 2 de dezembro de 2006 em Floresta Azul, no sul da Bahia.
Promete ser das mais emocionantes a reta final destas eleições na pequena Barro Preto, no sul da Bahia. A reeleição da prefeita Ana Paula (MDB), antes tida como certa, começou a perigar. Isso, porque a candidatura de Juraci da Saúde (PP) registra forte crescimento na reta final.
Por lá, o que se diz é que o “Liso”, referência ao candidato com poucos recursos financeiros para tocar a disputa, igualou o jogo na área central com a candidatura do Milhão (o amarelo é a cor predominante da campanha da prefeita). A região central era a maior preocupação do candidato.
Além disso, Juraci, segundo observadores, ganhou ainda mais corpo nas áreas mais afastadas e na zona rural do município bem na fase decisiva da campanha. Quem arrisca um prognóstico?
O desembargador Kassio Nunes Marques toma posse hoje (5), às 16h, no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Devido às restrições provocadas pela pandemia de covid-19, a cerimônia será restrita a algumas autoridades. Não haverá presença de convidados no plenário. 
Natural de Teresina (PI), Kassio tem 48 anos de idade e foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou. Antes de chegar ao Supremo, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília. Foi advogado por cerca de 15 anos e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí.
No dia 21 de outubro, o plenário do Senado aprovou a indicação por 57 votos a 10. Antes da votação, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o magistrado se definiu com perfil garantista. Para ele, o chamado “garantismo judicial” significa a aplicação da lei e da Constituição e não pode ser confundido com leniência.
“Sim, eu tenho esse perfil. O garantismo deve ser exaltado porque todos os brasileiros merecem o direito de defesa. Todos os brasileiros, para chegarem a uma condenação, precisam passar por um devido processo legal. E isso é o perfil do garantismo, que, de certa forma, pode estar sendo interpretado de forma diferente, inclusive com esse instituto do textualismo e o originalismo”, afirmou.
POSSE
A posse será acompanhada presencialmente pelo presidente Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.
O roteiro da cerimônia começará com a abertura da sessão pelo presidente do STF, Luiz Fux. Em seguida, os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes vão conduzir o novo ministro ao plenário. Kassio será convidado a ler o termo de posse e será declarado empossado. Não está previsto discurso de posse.
A Faculdade Madre Thaís (FMT), de Ilhéus, deverá retomar as aulas presenciais, de forma gradativa, a partir do dia 16 de novembro, segundo a diretora acadêmica, Taitiana Barcelos. Segundo ela, o plano de retomada “não envolve o retorno de todas as disciplinas dos cursos”.
– Caberá aos professores da FMT indicarem a necessidade de revisão de conteúdos, bem como de aulas práticas obedecendo aos protocolos de higiene e saúde e, também, resguardando os cuidados sanitários recomendados pelas autoridades da área – disse Taitiana.
Ontem e hoje (4), servidores técnicos, professores e alunos foram submetidos a testagem contra o novo coronavírus. Ilhéus possui 7.291 casos confirmados de coronavírus, com 252 mortes. Desde setembro, o município registra queda na curva de crescimento da doença. Nesta noite, havia 58 casos ativos (pacientes em recuperação) da doença.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estima prejuízo superior a R$ 700 mil com os estragos causados pelas chuvas nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes . De acordo com a instituição, o temporal provocou a destruição de telhados, mobiliários, equipamentos e prontuários de pacientes que estavam em fase de processo de digitalização.
A Santa Casa informou que a situação mais grave ocorreu no Hospital Manoel Novaes, que está situado ao lado do Riacho Água Branca, que corta os bairros Santa Inês, São Roque, Antique e Fátima. A água do riacho subiu rapidamente na noite de domingo (1º) e inundou o prédio do Serviço de Arquivamento Estatístico (Same), onde estavam prontuários dos pacientes.

Uma das salas abrigava uma enorme quantidade de prontuários médicos que estavam sendo catalogados para digitalização. Não houve tempo para a retirada do documento do local. “Infelizmente, documentos de mais de 20 anos foram destruídos pela água da chuva, que derrubou as prateleiras e arrastou documentos e mobiliários. Foi tão forte que arrastou um carro nas redondezas”, observa o diretor administrativo da SCMI, Wagner Alves.
O médico Diogo Rabelo, 33 anos, viralizou na internet com vídeos de seu casamento em um resort em Itacaré, no sul da Bahia. Apesar da paisagem paradisíaca, o que mais chama a atenção nas imagens do evento é a ausência do noivo. Isso mesmo.
Depois de um ano e meio de relacionamento, Diogo conta que seu parceiro decidiu terminar o noivado três meses antes da data do casório. Em vez de cancelar o evento, que ele diz ter custado cerca de R$ 350 mil, o médico casou-se consigo em 17 de outubro.
O ex-namorado, no entanto, diz que o relacionamento estava em crise e que o cancelamento da festa foi dialogado. Dos 100 convidados inicialmente previstos, compareceram 40 — todos da lista de Diogo.
QUASE 600 MIL VISUALIZAÇÕES
O médico, que é especializado em procedimentos estéticos como botox e preenchimentos faciais, já compartilhou três vídeos feitos no resort em que celebrou o autocasamento. Ao todo, as peças contabilizam mais de 580 mil visualizações apenas no perfil de Rabelo no Instagram.
As imagens foram reproduzidas por outras páginas na internet, o que o tornou uma espécie de celebridade instantânea. O vídeo mais visto da cerimônia tem 10 minutos e mostra um discurso de Diogo a seus convidados, além do momento em que ele diz o “sim” a si mesmo diante de um espelho.
Diogo diz não guardar mágoas do ex-noivo, o também médico Vitor Bueno. Afirma, no entanto, que o ex não gostou da repercussão dos vídeos. O relacionamento, segundo ele, começou no carnaval de 2019 e terminou de maneira definitiva em julho deste ano. Do Correio 24 horas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quarta-feira (4), na BR-101, em Buerarema, quase oito quilos de cocaína. A droga estava escondida no porta-malas de um veículo Toyota Corolla, onde estavam duas mulheres. Elas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
O veículo foi abordado na altura do quilômetro 524 da rodovia. No momento em que os agentes iriam iniciar a vistoria no interior do carro, a passageira, de 40 anos, informou que estava transportando cocaína em 15 tabletes.
A mulher, de Eunápolis, confessou que possui extensa ficha criminal por tráfico e homicídio. À PFR, alegou que recebeu ordem para levar a droga de Porto Seguro a Itabuna e por medo de morrer resolveu fazer o serviço.
Ela disse ainda que pediu a sua amiga para alugar um carro e ir buscá-la em Porto Seguro. A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Civil de Buerarema. As presas responderão por tráfico de drogas e podem ser condenada a 15 anos de prisão cada uma.


























