Com um pênalti convertido por Rodriguinho, aos 53 minutos da etapa final, o Bahia venceu o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo (8), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com o resultado, o Tricolor chega ao 14º lugar do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos. Já time Carioca caiu para a 17ª posição e está na zona de rebaixamento da competição, com 20.
Uma partida bem estudada nos primeiros 20 minutos, com equilíbrio na posse de bola e poucas finalizações para ambos os lados. Depois, o Bahia se soltou e chegou em chute de Elias aos 24, que passou por cima do gol. O Botafogo respondeu logo na sequência com Bruno Nazário, que recebeu de Matheus Babi na entrada da área, ajeitou e mandou rente à trave, levando muito perigo ao time da casa.
O Tricolor voltou ao ataque aos 37, em cabeceio de Lucas Fonseca para o chão, como recomenda o manual. A bola tinha endereço, mas Saulo foi buscar no cantinho.
GOL ANULADO PELO VAR
O Bahia chegou a abrir o placar aos 43: Fessin recebeu de Nino Paraíba e chutou na zaga. Na sobra, ele cabeceou e o goleiro acabou colaborando. No entanto, a arbitragem revisou o lance e anulou a jogada por falta de Nino Paraíba na construção do lance.
Na segunda etapa, o Bahia começou tentando empurrar o Botafogo no campo de defesa e teve uma boa quantidade de finalizações, mas levou pouco perigo. As duas equipes também reclamaram de pênaltis, mas a arbitragem mandou seguir.
Gilberto teve boa chance aos 35 minutos, mas a bola passou à esquerda do goleiro. O jogo se encaminhava para um 0 a 0 morno, mas o Tricolor baiano teve um pênalti a seu favor marcado aos 49 do segundo tempo: o centroavante do Bahia tentou chutar e a bola desviou no braço de Marcelo Benevenuto. Na cobrança, Rodriguinho tirou de Saulo e sacramentou a vitória.
A Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou, neste domingo (8), mais cinco mortes em decorrência do novo coronavírus. O município do sul da Bahia está entre os com mais óbitos causados pela Covid-19 no estado. Do início da pandemia até agora, são exatos 335 moradores de Itabuna que não resistiram à doença.
O município caminha para atingir a marca de 14 mil casos de novo coronavírus. Já são 13.769 infectados pelo vírus. Desse total, existem 239 casos ativos (pessoas doentes), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O número de pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) segue estável. São 16 pacientes desde ontem. Os dados mostram também estabilidade na quantidade de pessoas internadas em enfermaria. Ontem eram 19 e, hoje são 20.
O número de curados do novo coronavírus passou de 13.190, no sábado (7), para 13.199 neste domingo.
Uma colisão envolvendo um Pálio, de placa JMK-4024, e uma viatura da Polícia Militar da Bahia deixou pelo menos três pessoas feridas e um soldado morto, na tarde deste domingo (8), na BR-415 (Ilhéus-Itabuna). O PM Gilbervan Rodrigues das Neves, de 36 anos, não resistiu aos ferimentos.
Lotado na Cipe Cacaueira, Gilbervan chegou a ser levado para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não resistiu aos ferimentos. Outros policiais feridos foram socorridos para esse mesmo hospital. Não há informação sobre o estado de saúde dos demais PMs que estavam na viatura.
Com o impacto da colisão, a viatura da Polícia Militar saiu da pista e colidiu com uma árvore. A frente do Pálio também ficou completamente destruída. Não há informações sobre os ocupantes do veículo de passeio.
A cantora Vanusa faleceu, na madrugada deste domingo (8), na casa de repouso em Santos (SP), onde estava morando há mais de 2 anos. Vanusa Santos Flores era de Cruzeiro, município do interior de São Paulo.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da artista disse que um enfermeiro percebeu que Vanusa estava sem batimentos cardíacos por volta das 5h30min da manhã. Imediatamente chamaram uma unidade móvel de pronto atendimento (UPA) que constatou insuficiência respiratória como a causa da morte.
A assessoria informou que ontem Vanusa teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos, a cantora teve depressão e ficou muito debilitada devido a problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso.
De agosto a setembro deste ano, a cantora esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores. O filho caçula Rafael Vannucci está viajando para São Paulo para tratar dos trâmites do enterro e mais informações serão repassadas no final do dia.
CARREIRA
Vanusa Santos Flores nasceu em 22 de agosto de 1947, na cidade de Cruzeiro, estado de São Paulo, sendo criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal. Aos 16 anos, tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions. Em uma das apresentações foi ouvida por Sidney Carvalho, da agência de propaganda Prosperi, Magaldi & Maia, que a convidou para ir a São Paulo. Saiba mais sobre a cantora em leia mais.
No dia seguinte, ao chegarem à emissora para apresentarem a resenha esportiva, o jovem Borrachudo, destaque no jogo, esperava os radialistas para que consertassem um mal-entendido que lhe causou dissabores em casa.

O futebol é pródigo em tudo! E por isso mesmo – acredito eu – a razão de tanto sucesso. No futebol, as coisas erradas acabam dando certo e nem mesmo o politicamente correto consegue sobreviver. Ainda bem! É o futebol que faz muitos jogadores famosos – alguns conceituados –, embora efêmeros, não importa, embora também seja perverso com outros tantos que vão do céu ao inferno em bem pouco tempo.
Se todo o jogador que se preze pudesse jogar como atacante, marcando gols, por certo estaria em alta constante com a torcida, endeusado pelos feitos, um drible desconcertante ali, um gol de placa para ganhar o jogo, quem sabe o campeonato. É a glória. Já outras posições, principalmente as defensivas, já não conseguem sempre conviver com esse clímax, que digam os goleiros.
Pra não ter que encompridar esse “nariz de cera”, vamos ao que interessa: os apelidos dos jogadores. Sejam eles oriundo da infância – de casa ou da rua – ou os recebidos nos campos de futebol. Não causa espanto que uma grande parte dos apelidos tenha sido dados pelos cronistas esportivos – notadamente os repórteres de campo e narradores de partidas inconformados com a pronúncia ou bizarria.
No nosso futebol paroquiano – seja Itabuna, Ilhéus ou Salvador – os jogadores conhecidos por apelidos não são poucos e muitos fizeram história sem se importar de como passaram a ser conhecidos. O importante era jogar bola, e bem, seja em que posição atuasse. Há também casos em que os nossos cronistas esportivos simplesmente não gostaram do apelido e passaram a chamá-lo pelo nome, o que nem sempre deu certo.
Alguns apelidos são inesquecíveis e se encaixam perfeitamente nas pessoas – no caso os jogadores em questão – e o exemplo mais límpido é o de Pelé (Edson Arantes do Nascimento soa estranho); Garrincha, Mané Garrincha, tanto faz; Didi, o Folha Seca, o Príncipe Etíope, o Senhor Futebol, todos conhecem, mas se perguntarmos por Waldir Pereira…dará um trabalho danado para sabermos de quem se trata.
O Furacão da Copa também atende por Jair Ventura Filho, ou Jairzinho, sem qualquer problema, já o também botafoguense Heleno de Freitas era chamado de Príncipe Maldito, o que, convenhamos, não pega bem. Artur Antunes Coimbra ainda é chamado de Zico, um diminutivo dado pela família, mas os narradores da época gostavam de chamá-lo pela alcunha de Galinho de Quintino, sem qualquer problema.
Agora imaginem a mãe de um jogador de futebol ter que aturar a crônica esportiva chamar o seu mimoso filhote de Leandro Banana, Flávio Caça-Rato, Pinga (o herói do Hexa da Seleção de Itabuna). Cláudio Caçapa? Melhor a morte! Pior, ainda, é Cascata, Ruy Cabeção (ex-Botafogo), Yago Pikachu, Boquita, Rafael Ratão, embora pouco importassem que nomes os chamassem e sim o que futebol que jogavam.
Em certos casos os nomes de batismo e registro civil não pegam bem para um jogador de futebol. Imagine o narrador ter falar com rapidez que Parmênides passou a pela para Ariclenes, que driblou Pelópidas Guimarães. Esses nomes não deram certo nem no cinema e televisão, tanto que Ariclenes se transformou em Lima Duarte e Pelópidas passou a ser conhecido e chamado por Paulo Gracindo.
E assim é por esse mundo afora. Não foi diferente com um lateral-esquerdo do meu Botafogo do bairro Conceição, conhecido por Borrachudo. Para não perder a embocadura, nesta época o Botafogo de Rodrigo tinha o jovem Iaiá como um promissor goleiro e mecânico da empresa de ônibus Sulba. Ao ser convocado para Seleção de Itabuna não quis saber do apelido e só aceitava ser chamado por Aderlando, conforme lembra outro não menos famoso goleiro Raul Vilas Boas, também conhecido no futebol por Marcial (goleiro do Flamengo) pelas pontes que cometia para pegar as bolas altas.
Como sempre, a mídia acredita que sempre sabe das coisas e o grande narrador da época, Geraldo Santos (hoje Borges), e o repórter e comentarista Ramiro Aquino resolveram dar uma forcinha para Borrachudo. Apesar de experiente, a dupla nunca tinha visto um apelido desse, e logo no jovem reserva do Botafogo que assumiria a titularidade o apelido poderia ser um fator negativo.
Tudo combinado na emissora e no dia seguinte começa o jogo no velho campo da desportiva entre o Botafogo e Fluminense. E o nosso lateral-esquerdo fez valer sua ascensão e foi um dos destaques do jogo. Só que em vez de Borrachudo, os radialistas Geraldo Santos e Ramiro Aquino se esmeraram em chamar o jovem pelo seu nome de batismo: José Carlos, como tinham prometido.
No dia seguinte, ao chegarem à emissora para apresentarem a resenha esportiva, o jovem Borrachudo, destaque no jogo, esperava os radialistas para que consertassem um mal-entendido que lhe causou dissabores em casa. É que a senhora mãe de Borrachudo – agora José Carlos – passou-lhe o maior sabão por ele ter dito que jogaria naquela tarde e seu nome sequer apareceu no rádio. Ela não tinha ouvido uma vez sequer na transmissão.
Desse dia em diante a dupla Geraldo Santos e Ramiro Aquino desistiu do intento de mudar os nomes dos jogadores, se esmerando para tornar as transmissões mais humanizadas. José Carlos voltou a ser chamado de Borrachudo e o seu colega goleiro Aderlando, que não teve grande êxito na seleção itabunense, voltou a ser chamado pela crônica esportiva de Iaiá. Sem traumas!
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
A Secretaria da Administração (Saeb) publicou, no sábado (7), no Diário Oficial do Estado, novos cronogramas dos concursos públicos para oficial de saúde da PM, soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Os documentos estão disponíveis no Portal do Servidor e no site da organizadora dos certames, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.
As duas portarias trazem as próximas atividades de cada concurso após o procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam negros. Com isso, a previsão é que o resultado final e a homologação dos dois concursos públicos sejam publicados no dia 27 de novembro. Acesse aqui o novo cronograma e aqui.
Os concursos foram lançados no final de 2019 e as primeiras provas realizadas no início deste ano. Mas a pandemia atrasou todo o cronograma. O processo para candidato a soldado da PM e do Corpo de Bombeiros registrou 112,3 mil inscritos, enquanto que o concurso para médico e odontólogo da Polícia Militar teve 790 inscritos.
Marão lidera, com 34%, e Cacá e Valderico estão empatados, com 13%
Pesquisa da Potencial encomendada pelo jornal A Tarde aponta a liderança do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), na corrida sucessória em Ilhéus, com 34% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Valderico Junior (DEM) e Cacá Colchões (PP), ambos com 13%.
Professor Reinaldo (PTB) tem 5% e o ex-vereador Cosme Araújo (PDT) surge com 3%. Bernardete Souza (PSOL), João Barros (PRTB) e Roberto Barbosa (Solidariedade) têm 1% cada um. Os indecisos somam 22% e a soma dos brancos 7%.
O levantamento foi feito de 30 de outubro a 2 de novembro, com 600 eleitores – 500 na sede e 100 nos distritos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança, conforme o instituto, é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-09710/ 2020.
ESPONTÂNEA
Na espontânea, Marão tem 33% das intenções de voto, Valderico 13% e Cacá surge com 12%. Reinaldo atinge 4% e Cosme Araújo 3%. Bernadete, João Barros e Roberto Barbosa têm 1% cada um.
Para o diretor do Instituto Potencial, Zeca Martins, a vantagem de 21 pontos percentuais de Marão não é cenário consolidado, pois 37% dos entrevistados podem mudar o voto, há número expressivo de indecisos, indicando eleitorado “vulnerável”.
– Como tem alguns insatisfeitos e aqueles que ainda podem mudar [o voto], então não é um cenário consolidado. Está bem encaminhado, mas não considero consolidado. [O prefeito] Está abaixo do seu potencial [eleitoral], porém tem rejeição do tamanho do potencial. E a avaliação não é tranquila – avalia Zeca Martins na pesquisa contratada pelo jornal soteropolitano.
Ainda segundo a pesquisa, Valderico tem eleitorado mais decidido – somente 24% dos eleitores que anunciaram intenção de voto no democrata podem mudar de opinião, conforme o Instituto Potencial. Esse percentual sobe para 31% quando os avaliados são aqueles os que anunciaram intenção de votar em Marão. E atinge 32% quando o nome é Cacá.
A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.427 casos de novo coronavírus. Dos 362.563 casos confirmados desde o início da pandemia, 348.720 já são considerados curados e 6.067 encontram-se ativos.
A vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
Os casos confirmados de novo coronavírus ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,73%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.881,92), Almadina (6.661,79), Itabuna (6.636,24), Madre de Deus (6.522,72) e Aiquara (6.509,27).
O boletim epidemiológico estadual contabiliza ainda 744.571 casos descartados e 87.193 em investigação. Na Bahia, 29.459 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
MORTES
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.776, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 56,08% ocorreram no sexo masculino e 43,92% no sexo feminino.
A oito dias das eleições municipais, finalmente foi divulgada a primeira pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sobre o pleito em Itabuna, um dos principais da Bahia. Hoje, o caminho do candidato do PSD está tranquilo, segundo os dados divulgados pela empresa Gasparetto Pesquisas e Estatísticas.
O candidato Augusto Castro (PSD) aparece na frente dos concorrentes, com 31,82%, na pesquisa estimulada, quando há cartela com os nomes dos candidatos. O levantamento foi divulgado no final da tarde deste sábado (7).
OS NÚMEROS DE TODOS OS CANDIDATOS
Em segundo lugar, com 15,73% da preferência do eleitorado itabunense, aprece o ex-prefeito Capitão Azevedo (PL). Ele é seguido de perto, pelo atual prefeito. O candidato à reeleição Fernando Gomes (PTC) tem 13,91% e é seguido pelos candidatos Doutor Mangabeira (PDT), com 9,64%, e Geraldo Simões (PT), com 4,82%.
Entre os demais candidatos, Doutor Isaac Neri (Avante) tem 3,55%, e a atual vereadora Charliane Souza (MDB), 3,18%. Os candidatos Pedro Eliodoro (UP) e Professor Max (PSOL) têm 0,36%. Nas últimas colocações estão os candidatos Edmilton Carneiro (PSDB), 0,18%, e Alfredo Melo (PV), com 0,09%.
A pesquisa eleitoral presencial, registrada no TSE sob o número BA-05162/2020, ouviu 1.100 pessoas, entre os dias 3 e 6 /11, tem nível de confiança de 95% e margem de erro 3%.
“Eleitoralmente falando, Augusto Castro lidera em todos os critérios e tem a menor taxa de restrição/rejeição”, diz em seu relatório o sociólogo Agenor Gasparetto. “Em suma, a situação se encaminha para a eleição do candidato Augusto Castro. Sua principal vantagem está na sua menor taxa de restrição/rejeição” afirma.
O candidato democrata Joe Biden será o novo presidente dos Estados Unidos, segundo cálculos de meios de comunicação norte-americanos, depois de ter conseguido os 20 votos do estado da Pensilvânia. Dados da agência Reuters apontam que o democrata tem, até agora, 273 delegados, enquanto o republicano Donald Trump conquistou 214.
Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barak Obama e será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca, aos 78 anos. Com a vitória de Biden, Kamala Harris será a primeira mulher negra a tornar-se vice-presidente dos EUA. A população votou até última a terça-feira (3). A contagem de votos ainda não foi finalizada e pode ser contestada por ações judiciais, mas não deverá ocorrer reviravolta.
Um sábado muito triste para os familiares e amigos de Péricles Costa de Oliveira, ” Seu Péricles”, de 82 anos, que partiu para cumprir uma nova missão. Um resenhista daqueles que valia a pena a companhia por longas horas. Os “causos”, as histórias e estórias cabem em muitos livros. O torcedor do Botafogo talvez encontre com Garrincha, o maior ponta do futebol brasileiro que disse já ter visto jogar.
Cativante, Seu Péricles era um apaixonado pela vida, mas hoje não conseguiu acordar para ouvir o canto dos pássaros que “invadem” o seu sítio diariamente. Faleceu por volta das 5h30min, de insuficiência respiratória, na casa onde morava, às margens da BR-415, na saída de Itabuna para Ilhéus.
Seu Péricles, que contava causos como poucos, tinha muito orgulho da família, dos nove filhos, que criou com muito trabalho. Entre eles, a administradora de empresas e jornalista Adriana Vieira, esposa do também jornalista Davidson Samuel. Este, um jovem que tremeu nas bases no encontro de apresentação como namorado de Adriana, mas logo tomou “conta” do sogro.
CONSTRUTOR DE AMIZADES
Resenhista e um construtor de amizades, Seu Péricles não se cansava de falar das coisas boas que presenciou nessa passagem pela terra. Uma dessas coisas foi ter visto o Pelé jogando no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. “Gostava de recordar-se do tempo em que podia deixar a casa com as portas abertas, sem medo da violência vivida hoje. Mas eu gostava mesmo era de ouvir Seu Péricles contando os causos e as suas histórias”, relata o jornalista Ailton Silva.
Quem também teve o privilégio de conviver com Seu Péricles foi o segurança Raimundo Leal, um velho amigo da família. “Não conheço um coroa mais gente boa que Seu Péricles. Os encontros com ele eram marcados por altas gargalhadas. Era uma figuraça. Eu estava em Coaraci, mas retornei a Itabuna hoje só para o adeus a ele”.
Infelizmente, com sua teimosia, deixou esse mundo neste sábado ensolarado. Deixou uma legião de amigos e a viúva Helena Vieira de Oliveira. O velório está sendo no Saf, na Avenida Juca Leão, no centro de Itabuna. O sepultamento será às 16 horas. Descanse em paz, Seu Péricles!
O empresário José Romeu Ferraz Neto, presidente do Txai Resorts e da Federação Internacional Imobiliária (Fiabci-Brasil), confirmou investimentos de cerca de R$ 85 milhões em território baiano.
Os lançamentos estão previstos para dezembro de 2020 e compreendem, entre outros negócios, casas assinadas pelo arquiteto Gui Mattos, em Trancoso, e bangalôs ao redor do Txai, em Itacaré, assinados pelo arquiteto Marcelo Montoro.
“Nossa ideia é atender à grande demanda por casas multiuso, que servem tanto para lazer do proprietário, como investimento, uma vez que as receitas com locações são altas e trazem retorno financeiro”, nos disse. Ferraz Neto também é presidente da Develop Brasil, referência nacional no desenvolvimento imobiliário turístico. Da Coluna Alô, Alô Bahia, do Correio 24h.
O sorteio da Mega-Sena deste sábado (7), que será realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, será de R$ 27 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje nas lotéricas de todo o país, pelo portal www.loteriasonline.caixa.gov.br e pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários da plataforma iOS.
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança , receberá R$ 31.293,00 no primeiro mês de aplicação. Caso prefira investir em logística de transportes, poderá adquirir uma frota de 50 caminhões pesados, no valor de R$ 540 mil cada. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.
BOLÕES
Para ter mais chances de ganhar na Mega-Sena, basta formar um grupo, escolher os números, marcar a quantidade de cotas e fazer a aposta em qualquer uma das lotéricas do país. Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante, que pode resgatar a sua parte do prêmio individualmente.
Os bolões da Mega-Sena têm valor mínimo de R$ 10 e cada cota deve ser de pelo menos R$ 5, sendo possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas.
O apostador também pode adquirir cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Basta solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio. Nesse caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, a critério da lotérica.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu 31.903 registros de pescadores profissionais artesanais. Já publicada no Diário Oficial da União, a decisão foi tomada para averiguar os cadastros em que foram identificadas divergências.
As licenças ficarão suspensas por até 60 dias para averiguação do Departamento de Registro e Monitoramento de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP).
Os pescadores que tiveram sua licença suspensa poderão, no prazo de 10 dias úteis, apresentar recurso na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com qualquer documento oficial com foto.
Segundo a SAP, foi realizada uma intensa e profunda averiguação nos cadastros, que foram identificados como suspeitos, devido às divergências encontradas, como por exemplo, nomes errados (que não batem com o CPF), CPFs inválidos, pescadores que pescam no mar e na licença alegam que pescam no rio.
Após análise das informações, as licenças consideradas com inserção irregular no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira serão canceladas e as licenças consideradas regulares serão reativadas automaticamente. Veja aqui a relação com os nomes, por estado, dos pescadores profissionais artesanais que tiveram seus registros suspensos.
O preço da cesta básica subiu, em outubro, em 15 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Conforme levantamento, divulgado nesta sexta-feira (6), os maiores preços foram encontrados em São Paulo (R$ 595,87), Rio de Janeiro (R$ 592,25), Florianópolis (R$ 584,76) e Porto Alegre (R$ 581,39). Os menores, em Natal (R$ 436,76) e Aracaju (R$ 442,26).
As maiores altas em outubro ocorreram em Brasília (10%), São Paulo (5,77%), e Campo Grande (5,54%). Das 17 capitais pesquisadas, só houve registro de queda em duas: Salvador (-1,05%) e Curitiba (-0,6%).
No acumulado do ano, de janeiro a outubro, as maiores elevações de preço ocorreram em Salvador (26,07%), Aracaju (25,65%), e João Pessoa (20,45%). As menores, em Brasília (3,5%), Vitória (10,74%), e Belém (13,06%).
PRODUTOS
Em outubro, o valor do óleo de soja apresentou aumentou nas 17 capitais pesquisadas, com destaque para Brasília (47,82%), João Pessoa (21,45%), Campo Grande (20,75%) e Porto Alegre (20,22%). O preço médio do arroz agulhinha também registrou alta em todas as capitais, com variações entre 0,39%, em Aracaju, e 37,05%, em Brasília.
























