CONFIRA DICAS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO LITORAL DURANTE O VERÃO

ITABUNA: ELETEC FAZ PLANTÃO DE MATRÍCULAS EM CURSO DE INSTALADOR DE ENERGIA SOLAR

NA BAHIA, OPERAÇÃO DA PF PRENDE ACUSADOS DE FRAUDE DE R$ 100 MILHÕES CONTRA O INSS

DIAGNÓSTICO PRECOCE POSSIBILITA CURA EM 80% DOS CASOS DE CÂNCER INFANTOJUVENIL

APÓS AÇÃO DO MP, ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEIXEIRA DE FREITAS RETOMAM AULAS PRESENCIAIS

ITÃO HIPERMERCADOS ABRE VAGAS DE EMPREGO NO SUL DA BAHIA

ILHÉUS: HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NA FEIRA DO MALHADO

ITABUNA: MORADORES DA BANANEIRA EXCLUÍDOS DO AUXÍLIO RECOMEÇO BLOQUEIAM A BR-101

REITOR DA UESC FALA SOBRE EDUCAÇÃO AO CLERO DA DIOCESE DE ILHÉUS

Cyro, no destaque, e o autor da homenagem, Edvaldo Brito
Tempo de leitura: 2 minutos

O escritor itabunense Cyro de Mattos foi agraciado ontem à noite (3) com a medalha Zumbi dos Palmares pelo conjunto da sua obra, que destaca a cultura negra e a luta contra os preconceitos. Proposta do vereador Edvaldo Brito (PSD) e aprovada por unanimidade, pela primeira vez na Câmara Municipal, a entrega da comenda foi feita durante sessão solene virtual. O evento reuniu dezenas de convidados numa plataforma de videoconferência, entre eles o desembargador João Augusto Pinto, representando o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o reitor da UFBA, João Carlos Salles e colegas do homenageado das Academias de Letras da Bahia, Ilhéus e Itabuna.

A saudação foi feita pelo vereador Everaldo Brito, que destacou que “o afetivo é o efetivo da vida” e abordou a carreira do escritor e advogado com mais de 50 livros publicados no Brasil e em vários países. “Pela grande importância no mundo das letras e cultura, ao longo de mais de sessenta anos, pelos relevantes serviços produzidos para a valorização do negro afrodescendente, por seu discurso literário que contribui para ampliar uma visão mais justa sobre esse valoroso elemento formador do Brasil, para o qual temos uma dívida impagável, é justo que se conceda a Medalha Zumbi dos Palmares a Cyro de Mattos, um dos autores mais traduzido e publicado no exterior, entre os escritores vivos da Bahia”.

Emocionado, Cyro agradeceu a homenagem ao seu colega de turma na Faculdade de Direito e também agora na Academia de Letras da Bahia, e leu um poema onde a tônica foi o sofrimento dos escravos e a luta pela liberdade: “Muito obrigado a você, Brito, e a todos os que me incentivaram nesta minha caminhada de escritor, principalmente à minha esposa Mariza e meus familiares, e é uma honra ser lembrado com a medalha que neste mês destaca um dos maiores heróis nacionais”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou 770 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.139 recuperados (+0,3%) nas últimas 24 horas.

Também nesta quarta (4), a Sesab confirmou 21 óbitos, ocorridos no período que vai de 11 de junho a 3 de novembro. Dos 355.753 casos confirmados desde o início da pandemia, 343.114 já são considerados recuperados e 4.928 encontram-se ativos (em recuperação) e 7.711 mortes causadas pela covid-19.

Os 355,7 mil casos confirmados nesta pandemia ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes continuam sendo Ibirataia (8.686,00), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.565,90), Madre de Deus (6.485,56) e Aiquara (6.185,34).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 727.268 casos descartados e 80.623 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 29.087 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Arildo obtém apoios importantes na reta final de campanha

A candidatura de Arildo de Florentino (PP) iniciou a penúltima semana da campanha eleitoral obtendo fortes apoios na corrida à Prefeitura de Camacan. Dentre eles, Toinho Maia, ex-vereador e um dos mais conceituados médicos de Camacan, filho do ex-deputado estadual, saudoso e tradicional político Euvaldo Maia.

Além dele, os ex-vereadores Fernando Nery e Zelindo Pires, o empresário Itamar Ferreira e Joedique Ribeiro. Durante encontro, os apoiadores, declararam apoio e empenho para eleger Arildo de Florentino. A receptividade das visitas realizadas por Arildo e equipe em todos os bairros e distritos da cidade tem sido acima das expectativas.

Dênis Guimarães, Neto e Alexandra Chaves definem lançamento do Jequitibá Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A construção de um novo shopping em Ilhéus foi reafirmada no início da tarde de hoje (4) durante encontro entre os diretores do Shopping Jequitibá Itabuna, Manoel Chaves Neto e Alexandra Chaves, e o diretor do Grupo André Guimarães, Denis Guimarães, parceiros no empreendimento. Eles discutiram detalhes finais do lançamento do projeto, o que ocorrerá no primeiro trimestre de 2021.

O Shopping Jequitibá Ilhéus será construído na zona sul, região com grande potencial de crescimento e de fácil acesso, graças à construção da Ponte Jorge Amado (Ilhéus-Pontal) e em sua primeira etapa terá investimentos de R$ 70 milhões. A expectativa é de que sejam gerados cerca de 1.200 empregos.

“O encontro reforça a parceria entre duas empresas com expertise em construções e gestão de empreendimentos comerciais e dotará Ilhéus de um shopping diferenciado, voltado também para o turismo e valorizando as belezas naturais e a riqueza cultural de Ilhéus”, afirma Neto.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas no dia 28 de junho de 2021 – data do aniversário de Ilhéus – e concluídas até março de 2023.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Policlínica Regional de Itabuna, que atende 29 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, já realizou cerca de 16.500 exames e consultas desde que foi reaberta, em junho, depois de paralisar os atendimentos por três meses devido à pandemia da Covid 19. Para reiniciar as atividades, já que o novo coronavirus continua ativo, foram adotados protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde e referenciados pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo equipamento, em parceria com prefeituras conveniadas.

A policlínica atende nas especialidades de Anestesiologia, Urologia, Gastroenterologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Angiologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Colonoscopia, Ergometria, Dermatologia, Radiologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Ginecologia, Endoscopia e Ortopedia.
O transporte dos municípios até a unidade, em Itabuna, é feito através de micro-ônibus cedidos pelo Governo do Estado.

A diretora geral da Policlínica, Elizia Meire Ribeiro Couto, destaca que antes do embarque nos veículos, é feita triagem nos municípios, “de forma que pessoas com sintomas gripais não embarquem no transporte, e o condutor fornece orientações a todos os pacientes e acompanhantes sobre as medidas de precaução para o Covid-19”. Os passageiros são orientados a permanecerem sentados e evitar o deslocamento desnecessário dentro do transporte; as janelas são mantidas abertas visando à circulação de ar no veículo e o ar condicionado não é utilizado.

Ainda com relação ao transporte, só embarcam os pacientes e acompanhantes que estiverem usando máscaras faciais, é disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos durante o transporte e o veículo é limpo e desinfetado diariamente.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Elizia Meire ressalta ainda que, na Policlínica, foram adotados protocolos de segurança, como a diminuição do fluxo de pessoas, mediante reorganização das agendas, e ofertas de consultas e exames, com o objetivo de diminuir o número de pessoas transportadas nos micro-ônibus, bem como circulantes no interior da unidade. No local foram instaladas de pias para a lavagem das mãos; colocação de placas de acrílico e vidro nos guichês das recepções; realização de triagem dos pacientes e funcionários antes de entrar na área de atendimento aos pacientes.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Geraldo, ao centro, com Sodré (à esquerda) e Jairo durante live

Geraldo Simões (PT) se comprometeu a implementar amplo programa de geração de emprego, com destaque para comércio, indústria e serviços, em Itabuna, caso eleito. A promessa foi feita durante live do candidato a prefeito de Itabuna com o secretário de Organização do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (SindAlimentação), Eduardo Sodré, nesta terça-feira (3).

Ressaltando a importância da parceria com o governador Rui Costa para geração de emprego e renda, Geraldo afirmou que já tem entendimentos com Governo Estadual para que Itabuna tenha uma compensação por causa da perda de indústrias no município. “As empresas querem isenção de impostos e é o governador quem escolhe as cidades aonde elas vão se instalar. Nós vamos colar em Rui Costa para que Itabuna seja candidata para receber essas indústrias”.

Geraldo afirma que vai utilizar as relações que tem com o senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa, para trazer o Porto Seco, coletar 100% do esgoto e tratar 100% água e pavimentar as ruas com asfalto de qualidade. “Está na hora da gente reverter esse declínio e ajudar Itabuna a dar a volta por cima”, afirmou.

Para Jairo Araújo, candidato a vice-prefeito, Itabuna necessita de uma gestão que trate os problemas da cidade, que são muitos, mas que também construa oportunidades e alternativas de emprego e renda. Geraldo pontuou que Itabuna está com apenas 22% de trabalhadores com a carteira assinada, destacando que é 81ª cidade no estado da Bahia com trabalhadores registrados.

Ele criticou a desativação da fábrica da Nestlé na cidade e alertou que acarretará um aumento do número de desempregados com carteira assinada, próprios como também dos terceirizados. “Além do empobrecimento das pessoas, isso diminui a arrecadação da prefeitura”.Leia Mais

Chuva em Itabuna deixou cerca de 500 famílias desalojadas, principalmente no São Roque
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenadoria da Defesa Civil de Itabuna emitiu alerta amarelo de chuva para as próximas horas no município sul-baiano. A previsão é de que chova, pelo menos, 30 milímetros por metro quadrado somente nesta quarta-feira (4). Segundo o alerta, a chuva deve começar por volta das 18h desta quarta e seguir pela madrugada de quinta (5).

Desde o último domingo (1º), choveu mais de 100 milímetros em Itabuna, 90 deles apenas em quatro horas, gerando grandes prejuízos. Cerca de 500 famílias ficaram desalojadas no município, principalmente na região do São Roque e Antique.

Policiais federais cumprem mandados em Ilhéus e em Vitória da Conquista, na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Duas operações da Polícia Federal foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (4) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e Ilhéus, sul do estado, com a finalidade de combater fraudes na obtenção do benefício do seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. Juntas, as fraudes totalizam quase R$ 300 mil de prejuízo, informa o G1-BA.

Ambas as operações estão sendo deflagradas de forma simultânea, já que, segundo a PF, alguns investigados são suspeitos de participação nos dois esquemas criminosos.

No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca, todos em Jequié, sudoeste da Bahia, além de medidas cautelares diversas e do bloqueio de R$ 94 mil em bens dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pelas Varas da Justiça Federal de Jequié e de Ilhéus.

Em Vitória da Conquista, foi deflagrada a Operação Demissio, que apura as fraudes no seguro-desemprego.

De acordo com a PF, o grupo investigado simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS), bem como inseria anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego.Leia Mais

Medida beneficia 3,4 milhões de pessoas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa paga hoje (4) R$ 1,3 bilhão de auxílio emergencial para 3,2 milhões de brasileiros nascidos em fevereiro do Ciclo 4. Desse total, 600 mil receberão R$ 392 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 2,6 milhões, serão contemplados com a segunda parcela do auxílio emergencial residual, em um montante de R$ 864,6 milhões.

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas dos estabelecimentos comerciais.

O benefício criado em abril pelo Governo Federal foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000. O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.

De acordo com a Caixa, a segunda parcela extra será para os beneficiários que receberam a primeira parcela do auxílio emergencial em maio. Os saques e transferências para quem recebe o crédito nesta quarta-feira serão liberados a partir do dia 7 de novembro.

CNJ investiga juiz em caso de jovem estuprada
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Corregedoria Nacional de Justiça instaurou expediente para apurar a conduta do juiz Rudson Marcos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na condução de audiência em processo criminal movido pelo Ministério Público Estadual contra André de Camargo Aranha, que é acusado da prática de suposto crime de estupro de vulnerável.  Aranha foi inocentado em primeira instância, em setembro deste ano.

A Corregedoria Nacional de Justiça requisitou informações sobre a existência de eventual apuração sobre o mesmo fato junto à Corregedoria-Geral do TJSC.  A  denunciante foi a influencer Mariana Ferrer, de 23 anos. O crime teria ocorrido numa boate, em 2018 e a polícia apontou André  Aranha como autor.

O pedido de abertura de reclamação disciplinar do CNJ contra o juiz Rudson Marcos foi feito pelo conselheiro Henrique Ávila. Ele viu sinais de “tortura psicológica” contra Mariana Ferrer durante a audiência.

A verificação sobre a conduta do magistrado em Santa Catarina também é acompanhada pela Comissão Permanente de Políticas de Prevenção às Vítimas de Violências, Testemunhas e de Vulneráveis do CNJ, composta pelas conselheiras Maria Cristiana Ziouva e Ivana Farina e pelo conselheiro Marcos Vinícius Jardim. O conselheiro Henrique Ávila também se manifestou pela imediata apuração dos fatos.

Além do comportamento do magistrado, o caso ficou conhecido pela atuação do advogado do acusado pelo e as alegações finais do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O promotor Thiago Carriço de Oliveira afirmou que teria ocorrido um “estupro culposo”, ou seja, sem intenção, algo que não está tipificado na lei. Por isso, o caso ganhou repercussão em todo o país.

Bicharada pede doação para animais em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

As chuvas que caíram no sul da Bahia causaram a destruição de abrigos usados pela ONG Bicharada, no bairro Manoel Leão, em Itabuna, e mortes de 22 filhotes de gatos. O temporal também provocou a perda da ração, colchões e camas dos bichinhos.

Para garantir as refeições e colchões para os demais animais mantidos nos abrigos, a ONG Bicharada está promovendo uma campanha nas redes sociais. Quem quiser doar, pode escolher uma das contas divulgadas no instagram @bicharada. A entidade cuida de quase 400 animais, entre cães e gatos.

Campanha arrecada alimentos para desabrigados em Itabuna e Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Roupas em bom estado para uso, alimentos não perecíveis e água já podem ser doados para as vítimas da chuva que atinge o interior do estado. Os donativos podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) da capital e interior. É importante que as roupas estejam limpas e os alimentos sejam verificados o prazo de validade.

“Como serão levados para as cidades mais atingidas do interior, é imprescindível que as pessoas observem os prazos de validade, se estiverem muito próximos do vencimento não é aconselhável que sejam entregues nas nossas unidades. Com isso, queremos minimizar o sofrimento daquelas pessoas que perderam bens materiais com a precipitação”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.

O objetivo é que os donativos sejam entregues o quanto antes. As equipes do CBMBA já estão atuando localidades como Itabuna, Irecê, Vitória da Conquista e Rio de Contas, cidades mais atingidas pelo alto índice pluviométrico. Os trabalhos acontecem em conjunto com as defesas civis municipais.

Governo declara situação de emergência em Itabuna e mais 8 cidades
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado declarou situação de emergência em nove municípios baianos afetados por chuvas intensas. A decisão, assinada pelo governador Rui Costa, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4) e valerá pelo prazo de 90 dias.

A situação de emergência considera os danos provocados pelas chuvas às atividades econômicas e à população dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

De acordo com o decreto, “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Caiu para 5.318 o número total de pacientes em recuperação da covid-19 na Bahia nesta terça-feira (3), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A queda tem a ver com o baixo registro de novos casos durante o Feriadão de Finados e o alto número de recuperados registrado – 1.158 – pela Sesab nas últimas 24 horas.

Dos 354.983 casos confirmados desde o início da pandemia e 341.975 já são considerados recuperados. Os casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,97%).

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, até aqui, são Ibirataia (8.620,69), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.558,86), Madre de Deus (6.485,56) e Aiquara (6.185,34), ordem que tem se mantido a, pelo menos, duas semanas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 726.100 casos descartados e 81.135 em investigação até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 29.061 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. O estado registrou, hoje, 23 óbitos e o total de mortes causadas pela covid-19 na Bahia chegou a 7.690.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz eleitoral da 136ª Zona Eleitoral de Itajuípe, Frederico Augusto de Oliveira, determinou a retirada de grupos de WhasApp de um vídeo que “narra fatos inverídicos” contra a candidata do Progressistas à Prefeitura de Itajuípe, Graciela de Souza Dantas(Si Dantas).

A peça, divulgada por Hélio Alves dos Santos, supostamente a mando de Leandro Junquilho Cunha, candidato a vice-prefeito pela chapa adversária, responsabiliza Si Dantas pela demolição de barracos do bairro Coração de Jesus, em Itajuípe.

O juiz determinou à empresa WhastApp Inc que até o dia 16 de novembro seja bloqueada, temporariamente, a conta utilizada por Hélio, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00, e retirada do vídeo dos grupos “100% fogo cruzado” e “Tribuna Popular”.

O magistrado determinou ainda a citação de Hélio dos Santos e Léo Junquilho para que se abstenham de enviar o vídeo ID nº 25413782 por qualquer meio, sob pena de aplicação imediata de multa de R$ 1.000,00 para cada divulgação. A retirada dos barracos do Bairro Coração de Jesus, em Itajuípe, atendeu a um Termo de Ajustamento de Conduta(TAC) firmado pelo Ministério Público Estadual, a época, por se tratar de local de nascente.