Tempo de leitura: < 1 minuto

Um agricultor foi assassinado a tiros na região do Santana, em Ilhéus. De acordo com as primeiras informações, o corpo de José Francisco Santos Filho, de 39 anos, foi encontrado ao lado da moto pilotada pela vítima em uma região de plantação de café.
José Francisco é sobrinho do agricultor Adeilton Santos, que teve a sua propriedade invadida por supostos tupinambás, em 2013. Adeilton ficou paraplégico após ter a casa incendiada e ser atingido por vários tiros. Mais informações em instantes.
A região onde o crime ocorreu é parte dos mais de 47 mil hectares disputados por fazendeiros, agricultores familiares e tupinambás.

Tempo de leitura: < 1 minuto

SÃO LOURENÇO ÁGUAResolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (15) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014) do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda.
De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. A resolução entra em vigor nesta sexta-feira.
Segundo o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dom Ceslau completará 50 anos de ordenação sacerdotal (Foto Pimenta).
Dom Ceslau completará 50 anos de ordenação (Foto Pimenta).

A celebração pelos 50 anos de ordenação sacerdotal e 25 anos de bispado de Dom Ceslau Stanula na próxima sexta (22) reunirá, pelo menos, 15 bispos e arcebispos do Nordeste, segundo a assessoria da Diocese de Itabuna. Dentre as presenças confirmadas, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A celebração ocorrerá na Catedral de São José.
A celebração é organizada por uma comissão composta por membros do clero diocesano, agentes de pastorais e representantes da sociedade. A festa terá um coro de 50 vozes (Voz que Clama), integrado por corais e grupos das paróquias de Santa Maria Goretti, Nossa Senhora da Conceição e da Catedral de São José.
As homenagens começarão na quinta (21), às 19h, com celebração eucarística. Musicistas e corpo de dança do Ballet Tchu e Cia farão apresentações especiais.

Tempo de leitura: 2 minutos

Da Agência Brasil
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a proibição de venda, a partir do próximo sábado (16), de 123 planos de saúde de 28 operadoras por um período de três meses. A punição, definida no décimo ciclo de monitoramento, decorre de desrespeito aos prazos máximos de atendimento e de negativas indevidas de cobertura. Ao todo, esses planos somam 1,1 milhão de beneficiários, que não serão afetados pela medida.
No mesmo sábado, 104 planos de 34 operadoras poderão voltar a ser comercializados, segundo a ANS, porque melhoraram o atendimento nos últimos três meses, depois de terem sido suspensos pelos mesmos motivos dos que agora estão sendo punidos.
Das 28 operadoras que terão as vendas de planos suspensas a partir de sábado, apenas cinco nunca haviam recebido essa punição. O consumidor que receber oferta para adquirir um desses planos deve denunciar a comercialização à ANS.
No décimo ciclo de monitoramento, a ANS contabilizou reclamações apresentadas  no período de 19 de março a 18 de junho deste ano. A agência reguladora analisou as soluções aplicadas pelas operadoras e se elas atenderam de forma efetiva às demandas dos consumidores.
A ANS destaca que essa não é a única medida administrativa aplicada às operadoras, já que elas também recebem multas que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil por cada negativa indevida de cobertura ao consumidor.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Da Luz, Rui Costa, Renata Mallet, Marcos Mendes, Lídice da Mata e Paulo Souto.
Os candidatos Da Luz, Rui Costa, Renata Mallet, Marcos Mendes, Lídice da Mata e Paulo Souto.

Pesquisa Ipespe encomendada pelo site Bahia Notícias revela cenário em que o democrata Paulo Souto seria eleito no primeiro turno ao governo baiano. Ele aparece com 47%, enquanto Rui Costa, do PT, atinge 14%. A senadora Lídice da Mata, do PSB, tem 9%.
Da Luz (PRTB) soma 2% e Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) atingem 1% cada um. O percentual de indecisos é 13%, igual percentual de brancos e nulos, segundo o Ipespe.
Na modalidade espontânea, Souto atinge 20% das intenções de voto e Rui vai a 7%. Lídice aparece com 3%. De acordo com a pesquisa do Ipespe, 55% dos entrevistados ainda não têm candidato. O percentual de brancos e nulos atinge 11% na espontânea.
O Ipespe informa ter consultado 1.800 eleitores em 75 municípios baianos. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais. O levantamento foi registrado sob o número BA-00009/2014.
IBOPE E BABESP
Nesta pesquisa, o democrata atinge o seu mais alto percentual de intenções de voto (47%). Nas duas pesquisas do Ibope, Souto atinge 42%. No levantamento da Babesp, fica com 40%. O Ibope dá Rui Costa (PT) com 8%, enquanto ele aparece com 16% na Babesp e agora com 14% no levantamento do Ipesp. Lídice variou de 13% (Babesp) a 9% (Ipesp). No Ibope, foi a 11%.
Confira os números da Babesp e Ibope sobre o cenário estadual.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (14) um reajuste de 1,5% nas tarifas de telefonia para ligações entre telefones fixos e móveis, tanto em chamadas locais como em longa distância. O reajuste vale para as concessionárias de  telefonia fixa.
Para ligações de telefones fixos para o Serviço Móvel Especializado (comunicação por meio de rádio), haverá uma queda de 5,27% nas tarifas, porque foi aplicado um fator de redução, que é empregado periodicamente para essa modalidade. As novas tarifas valem a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer na próxima semana.
Os reajustes levam em conta índices de inflação e o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), sobre os quais são aplicados o fator de redução que desconta os ganhos de produtividade das operadoras.
No início do ano, a Anatel aprovou as novas tarifas de remuneração de redes móveis, que reduziram em média em 13% o preço das ligações de telefones fixos para celulares, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis. Com Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna clicada ("de longe") pelas lentes do mestre José Nazal.
Itabuna clicada (“de longe”) pelas lentes do mestre José Nazal. Clique para ampliar.

José Nazal, um dos mestres da fotografia sul-baiana, nos presenteou com esta foto de Itabuna (“vista de longe”, brinca) neste mês de aniversário do Pimenta. O blog completa oito anos. Nós, daqui, agradecemos a homenagem e, ao mesmo tempo, a oportunidade de ter uma vista diferente, uma linda paisagem de Itabuna – que fica ainda mais bonita dando um clique na foto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Trecho recapeado da J.S. Pinheiro (Foto Gabriel Oliveira).
Trecho da J.S. Pinheiro sendo recapeado (Foto Gabriel Oliveira).

O governo do estado prometeu investir mais de R$ 2,9 milhões na reurbanização de corredores de ônibus em Itabuna. Cumpriu a promessa. Em parte. Avenidas como a Juracy Magalhães e J.S. Pinheiro ficaram um tapete – e bem sinalizadas. Mas, assim como a Barragem do Rio Colônia e quase tudo que se relaciona a Itabuna, o negócio travou.
Há mais de uma semana, a empresa contratada para o recapeamento asfáltico, a Mazza, zarpou e deixou pela metade o serviço nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. Quem é do governo baiano diz que a culpa estaria relacionada a uma briga por ISS envolvendo a prefeitura e a construtora. E olhe que, além das avenidas da Beira-Rio, a construtora ainda deveria recapear mais uma…
Quem explica mais essa?

Tempo de leitura: 2 minutos

walmirWalmir Rosário | wallaw1111@gmail.com

Novo na idade, mas experiente na arte de fazer política, fez escola com um dos grandes mestres da luta pela democracia, o seu avô Miguel Arraes.

A morte de Eduardo Campos, candidato a presidente do Brasil pelo PSB, o Partido Socialista Brasileiro, pegou a todos de surpresa. E os brasileiros ainda choram o seu desaparecimento, mesmo não sendo ele um político conhecido pela maioria da população.
Neto do ex-governador Miguel Arraes, se afastou do governo de Pernambuco para empreender um voo mais alto: disputar a Presidência da República. E morreu lutando por esse ideal, ao se deslocar do Rio de Janeiro para São Paulo, onde cumpriria compromissos de campanha.
E a vida Eduardo Campos foi interrompida aos 49 anos, no dia 13 de agosto, mesma data em que morreu seu avô, que também foi governador de Pernambuco. Agosto é um mês que causa pavor aos políticos, dado ao grande número de catástrofes. Entre elas, a que causou mais comoção foi a morte de Getúlio Vargas, quando presidente da República.
Eduardo Campos ocupava o terceiro lugar na intenção dos votos do eleitorado brasileiro. Mas a campanha estava ainda começando e o seu discurso era tido como moderno e esperançoso. Prometia fazer com o Brasil o que fez em seu estado.
Quer queira, quer não, mesmo os adversários respeitavam o político Eduardo Campos, que soube fazer história. Deixou a grande coligação que ajudou a eleger Lula e Dilma Rousseff presidentes do Brasil para empreender uma grande mudança na política brasileira.
Ele prometia e todos acreditavam numa nova forma de se fazer política, de governar o país. Para tanto, promoveu o crescimento do PSB em todo o Brasil e costurou alianças com partidos políticos alinhados com seu pensamento em todos os estados brasileiro.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ônibus não vão circular em Itabuna das 8h30min às 10h30min.
Ônibus não vão circular em Itabuna das 8h30min às 10h30min.

Os rodoviários de Itabuna cruzarão os braços por duas horas nesta sexta-feira (15), das 8h30min às 10h30min, para protestar contra o aumento do número de assaltos a ônibus. A paralisação foi comunicada há pouco pela diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna (Sindirod) em nota à imprensa.
De acordo com a direção do sindicato, os assaltos estão ocorrendo com maior frequência e a violência dos bandidos é ainda maior. Na terça-feira, um assaltante tomou ônibus na Avenida Juracy Magalhães e menos de um quilômetro depois, no ponto da AFI, na Avenida Amélia Amado, sacou a arma e obrigou os passageiros a passar dinheiro e celulares. Dois dos passageiros resistiram e ele ameaçou atirar. Na sequência, saiu caminhando.
As linhas mais distantes do centro da cidade são as mais visadas pelos vagabundos. Passageiros contam cenas de terror vividas em linhas como as que ligam o centro aos bairros da região da Nova Itabuna e Ferradas. Os rodoviários cobram melhor policiamento para inibir os assaltos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Paiva diz que PMDB ilheense age com mesqinhez.
Paiva diz que PMDB ilheense age com mesqinhez.

O vereador Lukas Paiva (PMN) acionou a metralhadora contra o vice-prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões (PMDB). Para o vereador, o peemedebista joga contra Paulo Souto em Ilhéus ao, segundo ele, “impedir uma aliança ampla em torno da candidatura de oposição ao governo baiano”.
– Ele só quer aparecer sozinho, quer o bônus da votação somente para si. Mas vale ressaltar que existe muita gente apoiando Paulo Souto e que possui muito mais credibilidade que o vice-prefeito, que é completamente subordinado à Jabes – disse.
Lukas Paiva atira até no PMDB, classificando a legenda de pequena em Ilhéus. “E faz política mesquinha”, completa. A mesquinhez residiria no fato de o peemedebista alijar aliados, inclusive o próprio Lukas Paiva, durante evento no município sul-baiano.
O vereador em primeiro mandato diz que o individualismo de Cacá prejudica a oposição, “que sofre em Ilhéus com a falta de organização nas ações de campanha”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um documentário sobre a vida e a obra da maestrina Zélia Lessa será exibido amanhã (15), às 19h30min, no Cine Clube Grapiúna Mário Gusmão, ao lado a Escola Profissionalizante.O documentário foi produzido pelo cineasta Carlos Shintomi.
De acordo com a atriz e produtora cultural Eva Lima, a entrada é franca. Uma das participações especiais é a do músico Claudio Kron, que irá recepcionar os cinéfilos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Eduardo Campos  foi uma das vítimas.
Eduardo Campos foi uma das vítimas.

O Corpo de Bombeiros de Santos, no litoral de São Paulo, concluiu os trabalhos de buscas no local onde se formou uma cratera após a queda do jato que levava o candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos.
O acidente matou o político e mais seis pessoas nesta quarta-feira. A perícia continua no local com a corporação e a Polícia Federal.
De acordo com o perito criminal Antônio Nogueira, apesar das dificuldades, todos os sete corpos serão identificados. No entanto, ele não soube precisar quanto tempo será necessário para esse trabalho.
O candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, de 49 anos, estava a bordo da aeronave que partiu do Rio de Janeiro e tinha como destino a cidade paulista para a realização de um compromisso de campanha.
Segundo testemunhas, a aeronave se desintegrou totalmente ao cair em Santos. O candidato estava acompanhado do assessor Carlos Percol e de equipes de filmagem. Com informações da Band.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo por ano.
Excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo por ano.

O excesso de sal mata mais de 1,6 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, mostra trabalho do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Tufts, alertando que, em média, é consumido quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Há evidências de que o consumo de altos níveis de cloreto de sódio aumentou a pressão arterial, o que é um grande risco para as doenças cardiovasculares e um acidente vascular cerebral, disse Darius Mozaffarian, presidente do departamento e principal autor do estudo, publicado no New England Journal of Medicine.
De acordo com o trabalho, “os efeitos do excesso de sal sobre as doenças cardiovasculares em todo o mundo, por idade, sexo e país, não tinham sido estabelecidos até agora”.
O consumo diário de sal no mundo foi, em média, 3,95 gramas por pessoa, quase o dobro dos 2 gramas recomendados pela OMS. Das agências Lusa e Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Boa parte dos mototaxistas de Itabuna já atua dentro do padrão (Foto Pedro Augusto).
Boa parte dos mototaxistas de Itabuna já atua dentro do padrão (Foto Pedro Augusto).

A Prefeitura de Itabuna anunciou que abrirá novo prazo para cadastramento de mototaxistas em 30 dias. O período de pré-cadastro será de 18 a 24 de setembro.
Os documentos exigidos pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) são a Carteira de Habilitação na categoria A, AB ou superior, certificado de registro e licença do veículo (CRLV) e preencher requerimento de vaga no pré-cadastro. Além disso, o interessado deverá participar da programação da Semana Nacional de Trânsito em setembro.
De acordo com a Settran, o mototaxista que não fizer o pré-cadastramento será proibido de atuar na área. De acordo com a secretaria, mais de quatro mil mototaxistas atuam em Itabuna.