
Há pouco mais de seis meses, a notícia do nascimento do garoto Miguel, filho do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chamou minha atenção. Não por ser o filho de um pré-candidato à Presidência (o quinto) nem por ter a Síndrome de Down, mas pela frase de outro filho de Campos. “O Miguel nasceu na família certa”, disse o irmão.
O tanto de acolhimento e amor que a frase despertava fez surgir uma admiração por aquela família numerosa e que parecia tão unida. Ainda que percebesse na divulgação do nascimento certa estratégia para dourar a imagem do futuro candidato, era plausível que houvesse um fundo de verdade na aparente ação de marketing.
Por essas e outras, Campos acabou por encarnar o bom moço das eleições presidenciais. Jovem, idealista, construiu imagem de bom gestor. E amarrou o discurso no combate à “velha política”, criticando o sistema de coalizão e propondo um governo sem atrelamento fisiológico. Uma cantiga boa de ouvir, mas com toda certeza muito difícil de ser tocada na prática.
Num contraste com a utopia, havia certas incoerências. Esteve ao lado do PT por mais de dez anos, até descobrir, já quando decidido a se candidatar, que o partido cometia graves equívocos. Formou chapa com Marina Silva, mesmo com tantas divergências, como as relacionadas ao debate entre desenvolvimento e conservação.
Prematuramente desaparecido, Campos deixa a imagem do bom pai e marido, do sujeito que defendia a renovação da política e a definitiva extinção de certos dinossauros que simbolizam o atraso e as mazelas nacionais.
Não se sabe até que ponto o socialista considerava viável a empreitada de enterrar a velha política, mas a ideia era (e é) alentadora. Está aí um debate que não pode ser sepultado com o homem que o propunha.
Ricardo Ribeiro é advogado e jornalista.
O promotor público Dioneles Leone Santana Filho emitiu parecer recomendando ao juízo da Vara da Fazenda Pública em Itabuna o cancelamento da licitação vencida pela empresa Dom Parking.
O parecer tem 11 páginas cita ilegalidades cometidas no processo licitatório, inclusive violação de envelope de uma das concorrentes na licitação, a Item Hotelaria, Turismo e Estacionamento para Veículos Ltda.
O serviço rotativo Zona Azul está em operação há quase três meses em Itabuna. Ficou por quase 20 dias suspenso devido a ordem judicial, retornando em julho. O parecer do Ministério Público pela anulação do processo licitatório já foi encaminhado à Vara da Fazenda Pública.

Delgado deixou o Conselho de Ética emocionado e disse que falou com o presidente do PSB de São Paulo, Marcio França, que confirmou que não houve sobreviventes na queda do avião, em Santos.
A aeronave caiu por volta das 10h. De acordo com o Comando da Aeronáutica, o Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP).
Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
Marina Silva, vice na chapa de Eduardo Campos, não estava no avião. Informações da Agência Brasil.
Atualização às 14h30min
Além do presidenciável socialista, também morreram na queda da aeronave outros seis ocupantes: os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, Pedro Valadares Neto, Marcelo Lira e o fotógrafo Alexandre Gomes e Silva. Campos morre em um mesmo dia (13 de agosto) em que faleceu o avô e criador político, Miguel Arraes.
LUTO OFICIAL
A presidente Dilma Rousseff suspendeu as atividades de sua campanha por três dias e decretou luto oficial por igual tempo. Dilma lamentou a morte de Eduardo Campos. “Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro”, disse ela.
O Conselho Tutelar de Ubatã e familiares estão à procura do adolescente Luíque Silva Guimarães, de 13 anos. Luíque está desaparecido desde a última quinta-feira (7).
De acordo com informações do Conselho Tutelar, Luíque teria sido visto no município de Itacaré. Quem tiver informações sobre o paradeiro do adolescente, pode entrar em contato pelos telefones (73) 8876.9964 ou 3245. 1452.
O deputado estadual Zé Neto (PT) passou a lupa nos números da pesquisa Babesp e, com base no que viu, acredita que o jogo está mais que aberto. O levantamento revela que 79,6% dos eleitores consultados ainda não têm candidato. Para ele, este percentual joga a favor dos candidatos mais desconhecidos do eleitorado, a exemplo do companheiro de partido Rui Costa, nome escolhido por Jaques Wagner para concorrer ao governo baiano.
– Isto (o percentual de 79,6% sem candidatos na espontânea) mostra que a eleição está completamente em aberto e, com o crescimento que Rui vem tendo não há dúvida de que dentro de pouco tempo as novas pesquisas irão mostrar um quadro diferente, e o nosso candidato vencerá a pesquisa real, que é a das urnas – disse o líder do governo na Assembleia Legislativa.
Confira mais dados da pesquisa Babesp aqui.
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, o comércio e o uso, em todo o território nacional, do Lote 572420 (validade 8/2015) do produto CLO 25mg comprimido revestido (cloridrato de clomipramina), fabricado pela empresa EMS Sigma Pharma Ltda.
De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, apontou resultado insatisfatório nos ensaios de aspectos e descrição da amostra, sendo constatada uma mancha escura na superfície do comprimido.
A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado relativas ao lote. A resolução entra em vigor hoje. Da Agência Brasil.

Agora, a diferença no horário eleitoral é menor que um minuto entre Rui (7min46s) e Paulo Souto (6min53s). E, claro, isso afetará no “filé” da propaganda eleitoral eletrônica, as inserções nos intervalos comerciais da TV aberta. Dá 210 inserções para Rui Costa e 186 para Paulo Souto. Por dia, o petista terá direito a 2min20s de comerciais. Souto, 2min04s.
Claro que dispor de maior – e mais expressivo – tempo de televisão não é tudo. Usá-lo como eficiência faz a diferença. Que o diga ACM Neto em 2012.

Vane, que é ex-vereador, diz que sonhou com a realização do concurso. O atual presidente do legislativo municipal, Aldenes Meira (PCdoB), elegeu esse projeto como prioritário e conseguiu viabilizá-lo.
Com a lei que cria os cargos sancionada, a expectativa é de que em breve seja publicado o edital para contratação da empresa que organizará o certame. Se tudo correr bem, as provas poderão ocorrer ainda este ano.
Futuros oficiais da Polícia Militar baiana são submetidos a situações extremas em jornada de ações policiais em ambientes rurais (Jaapar) em treinamento que vai até amanhã, no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas. A turma de aspirantes a oficiais conta com 109 homens e 15 mulheres.
No período do treinamento, os futuros oficiais recebem instruções de como lidar com reféns, agentes químicos e explosivos. O treinamento é rigoroso. A polícia não divulgou se aprimorou as técnicas para impedir situações como as registradas recentemente, quando três policiais militares faleceram devido às condições dos testes. Os novos oficiais devem concluir a formação em 2015.
Três candidatos a deputado desistiram da peleja eleitoral alegando falta de recursos. Graça Pimenta, Sérgio Passos e Gaban reclamam, no geral, do encarecimento das campanhas na Bahia. Cabos eleitorais estão cobrando até R$ 600 mil por apoio, segundo disse Gaban em entrevistas. A estimativa é de que a campanha para deputado estadual custe, por baixo, R$ 2,1 milhões na Bahia. É investir esse montante ou, dificilmente, será eleito (ou reeleito).

Uma solução sustentável para a melhoria da mobilidade urbana seria a construção de um Complexo de Ciclovias, cortando a área urbana do município de norte a sul e de leste a oeste, conectando estes a uma via central integrado ao campus da UFSB.
A chegada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai exigir do poder público obras estruturantes, como a construção de uma Cidade Universitária, que poderá se beneficiar de um Complexo de Ciclovias ligando as diversas áreas do município à Sede Administrativa, onde funcionará a Reitoria da instituição. Apesar de hoje a Reitoria funcionar em Ferradas, defendo que esses equipamentos sejam instalados na região do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem), mais especificamente na área destinada ao Parque Ecológico do Povo.
Ressalto ainda, que a defesa de tal localização se baseia no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Itabuna (PDDU), que prevê a expansão urbana do município de Itabuna naquela direção. O objetivo do plano é orientar a política de desenvolvimento urbano, tendo o foco na proteção ambiental, no desenvolvimento econômico sustentável e no desenvolvimento social e institucional. A escolha é técnica e não aleatória.
Em minha opinião, a UFSB deverá primar em atender ao “Território Litoral Sul”, que é composto por 26 municípios que se encontram no entorno do município de Itabuna. Assim, a sua localização estratégica, na BR-101 e próximo à BR-415, além de situada no Semi-Anel Rodoviário, possibilitará que os estudantes oriundos de todos os municípios cheguem rápido até a instituição, sem ter que enfrentar o trânsito caótico do centro da cidade de Itabuna.
Acredito que, após a instalação da UFSB em Itabuna, a cidade receberá um grande contingente de jovens oriundos de várias Regiões e Estados do Brasil, quiçá de outros Países da América Latina. Diante desta nova realidade, uma solução sustentável para a melhoria da mobilidade urbana seria a construção de um Complexo de Ciclovias, cortando a área urbana do município de norte a sul e de leste a oeste, conectando estes a uma via central integrado ao campus, com o objetivo de garantir a segurança e o conforto tanto no deslocamento para o trabalho, estudo e lazer nos finais de semana, para toda a população grapiúna.
Na minha ótica, essa localização possibilitará ao município de Itabuna a oportunidade de planejar a sua ocupação urbana. Por exemplo, no entorno do campus da UFSB poderá ser construído um novo bairro residencial e comercial, completamente planejado, que se chamaria Cidade Universitária.
Leia Mais
Além da corrida ao Palácio de Ondina, a pesquisa Babesp (DataNilo) também aferiu as intenções de voto dos baianos para a presidência da República. Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) aparece com 60% ante 13% de Aécio Neves (PSDB) e 6% de Eduardo Campos (PSB).
Pastor Everaldo (PSC) atinge 2% e Luciana Genro (PSOL) chega a 1%. Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Zé Maria (PSTU) atingem menos de 1% cada um deles.
A pesquisa consultou 2.000 eleitores em 84 municípios baianos no período de 5 a 11 de agosto. Ela está registrada com o número BA-99998/2014. O levantamento foi encomendado à Babesp pelo deputado estadual Marcelo Nilo.
A primeira pesquisa Babesp sobre a corrida sucessória na Bahia revela que os padrinhos políticos podem mexer com o cenário ao Palácio de Ondina, mas ainda sem o impacto previsto em sondagens eleitorais.
Rui Costa (PT) chega a 28% das intenções de votos quando associado ao governador Jaques Wagner, à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula. Paulo Souto (DEM) continua na liderança se associado ao prefeito de Salvador, ACM Neto, e ao presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, atingindo 38%. A diferença entre ambos cai a 10 pontos percentuais com os apadrinhamentos.
A socialista Lídice da Mata (PSB) fica com 11% quando o eleitor recebe a informação de que ela é apoiada pelo presidenciável e ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, também do PSB. Marcos Mendes (PSOL), Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) atingem 1% cada um ao serem associados aos presidenciáveis por suas respectivas legendas. O percentual de nulos, brancos e indecisos atinge 21%.
SEM APOIOS, SOUTO VAI A 40% E COSTA, 16%
Quando os candidatos ao governo baiano aparecem sem a força dos padrinhos políticos, o democrata Paulo Souto vai a 40% e o petista Rui Costa atinge 16%. Lídice da Mata vai a 13%. Marcos Mendes alcança 2%, enquanto Da Luz e Renata Mallet chegam a 1% cada um. Neste cenário na estimulada, votos em branco, nulos e indecisos somam 29%. Como a soma dos adversários é inferior aos 40%, Souto estaria eleito no primeiro turno.
A pesquisa Babesp ainda revela que o universo de eleitores sem voto definido chega a quase 80% a menos de dois meses da eleição na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos ao eleitor. Nesta modalidade, Souto tem 6,95% das intenções de voto ante 2,25% de Rui Costa e 0,6% de Lídice da Mata. Os demais candidatos têm menos de 1%.
A pesquisa consultou 2.000 eleitores em 84 municípios no período de 5 a 11 de agosto. O levantamento foi encomendado pelo presidente da Assembleia Legislativa baiana, Marcelo Nilo (PDT) e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-00008/2014.

O matemático Artur Avila, 35, é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields. Trata-se do prêmio mais importante da área. O anúncio foi feito pela União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), que concede a condecoração.
A premiação será feita no Congresso Internacional de Matemáticos, maior evento da matemática mundial, que começa nesta quarta-feira (13), em Seul, Coreia do Sul. Devido a diferença de fuso-horário, no Brasil, o congresso começa na noite de hoje.
A Medalha Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio. É um reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática.
A carreira de Avila começou cedo. Segundo informações disponíveis no portal da Academia Brasileira de Ciências, Artur Avila ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá, aos 16 anos, vencendo 411 oponentes de 72 países.
Desde então, ainda cursando o ensino básico, o carioca passou a frequentar as disciplinas da pós-graduação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde concluiu seu mestrado junto com o ensino médio. Assim, Avila não cursou graduação e foi direto para o doutorado no Impa, sob a orientação do acadêmica Welington de Melo.
Com 19 anos, Avila trabalhava em sua tese de doutorado na teoria de sistemas dinâmicos, concluída em 2001, quando partiu para um pós-doutorado na França. De 2003 a 2008, teve uma posição permanente no Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris, e em 2008, tornou-se o mais jovem matemático promovido a diretor de pesquisa daquela instituição. Ele ocupa a posição até hoje, dividindo o ano entre a instituição em Paris e o Impa, no Rio de Janeiro.
Leia Mais

O grande problema é que para essa Geração Hipocrisia do século XXI, que cria mitos e astros diariamente, a depressão do vizinho é apenas um drama, um chiliquezinho a mais.
E, de repente, todo mundo leu Viva o povo brasileiro, quando Rubem Alves morreu. Não, pera!, esse texto era do João Ubaldo Ribeiro, jornalista e também escritor, que faleceu algum (muito pouco, inclusive!) tempo depois. E eu fiquei me perguntando quantas pessoas de fato sabiam sequer quem eram aqueles caras e o que eles acrescentaram para a cultura nacional. Não, pera, quem acrescentou mesmo foi o Ariano Suassuna, aquele que escreveu novelas para a toda-poderosa-salve-salve Rede Globo. Não? Ele não escreveu novelas? Ah, sei lá, só sei que eu lembro muito bem do Selton Mello interpretando um cara meio nordestino, meio sertanejo, na telinha do Plim Plim, e soube que foi ele quem inventou o cara. E assim, entre erros, acertos e achismos, caminha a incrível Geração Hipocrisia, aquela que compartilha tudo nas redes sociais, ainda que não saiba do que de fato se trata!
Que geração é essa, que aguarda ansiosamente pela edição brasileira daquele evento bombástico, o Tomorrowland? Ela sabe que a atração principal desse mega show não é a Ivete Sangalo?! Que geração é essa que adora a Rihanna e a Jude Law? Não, a Jude na verdade é O Jude? É homem? Ah, tudo bem, ele também é ator, mas num lapso de segundos de esquecimento achei que fosse aquela gostosona que até veio cantar na abertura da Copa do Mundo com a Claudia Leitte. É que, sei lá, mas de alguma forma, como a abertura foi bastante criticada nas redes sociais, eu também esqueci o seu nome.
Ok, essa é a Geração Hipocrisia! E ela agora lamenta profundamente a morte daquele ator americano (e eu na verdade nem sei se ele é mesmo americano ou marciano), e fico pensando como pode um cara que sempre fez comédia, morrer depressivo. Depressão mata, e mata muito. E tem matado cada vez mais. O grande problema é que para essa Geração Hipocrisia do século XXI, que cria mitos e astros diariamente, a depressão do vizinho é apenas um drama, um chiliquezinho a mais. Ah, sei lá porque fulano tá depressivo! Eu tô aqui super ocupado com a informação de que o clipe novo da Madonna não teve o mesmo número de acessos do último, e o seu upload no youtube já passa dos cinco minutos! Nossa, como ela deve estar arrasada com isso! Diva, minha querida, meus sinceros sentimentos!
Manuela Berbert é publicitária, colunista do Diário Bahia e blogueira no www.colanamanu.com.br






























