Tempo de leitura: < 1 minuto

Josias aposta em melhorias na segurança pública (foto Pimenta)
Josias aposta em melhorias na segurança pública (foto Pimenta)

O deputado federal Josias Gomes (PT-BA) está animado com as perspectivas para a região Nordeste na área da segurança pública. De acordo com o parlamentar, o planejamento estratégico desenvolvido pelo Ministério da Justiça, juntamente com as secretarias estaduais de segurança, visando à Copa do Mundo, será aproveitado para definir ações de combate ao crime organizado. O petista afirma que o Nordeste terá ênfase nesse trabalho.
Na última semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou de encontro em João Pessoa, capital paraibana, e disse que as forças de segurança realizarão ações integradas com base no planejamento operacional utilizado durante a Copa do Mundo.
Será a tão esperada segurança “padrão Fifa”?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marcelo, entre Rosemberg e Davidson (foto Marcos Souza)
Marcelo, entre Rosemberg e Davidson (foto Marcos Souza)

Após ensaiar um rompimento com o PCdoB e a candidatura do ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a deputado federal, o vice-prefeito de Uruçuca, Marcelo Dantas, refluiu.
Neste domingo (10), Dantas e Magalhães fumaram o “cachimbo da paz”. O vice-prefeito vinha reclamando de desatenção e se queixava de que era apenas um mero filiado do PCdoB de Uruçuca, sem qualquer controle sobre a legenda no município.
Ao que parece, houve compromisso de que, daqui pra frente, tudo vai ser diferente…
Na foto, Marcelo Dantas, que é irmão gêmeo do ex-prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas, aparece entre Magalhães e o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), candidato à reeleição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Seleção campeã do Intermunicipal do ano passado, Itajuípe bateu Buerarema, por 2 a 0, em sua estreia na competição deste ano. As duas seleções folgam no próximo domingo (17), quando a rodada será complementada com mais 39 jogos. Camacan e Ibicaraí, que estão no mesmo grupo de Itajuípe e Buerarema, jogarão em Camacan.
A Seleção de Itabuna estreará contra Coaraci, em casa, no próximo domingo, às 15h, no Estádio Luiz Viana Filho. Ilhéus enfrentará Uruçuca, no Mário Pessoa, no mesmo horário. A competição deste ano terá participação de oitenta equipes. Sessenta avançam à segunda fase. A previsão da Federação Baiana de Futebol é de encerramento do Intermunicipal em 21 de dezembro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Acidente provocou explosão e incêndio na BR-116.
Acidente provocou explosão e incêndio na BR-116.

Professora Iara e o filho (Reprodução Facebook).
Iara e o filho (Reprodução Facebook).

Dois carros de passeio pegaram fogo após uma série de colisões provocada por uma carreta na Serra do Mutum, em Jaguaquara, neste domingo (10). A professora Iara São Paulo Luz morreu carbonizada no local do acidente. Ela lecionava em colégios de Jequié, no sudoeste baiano.
De acordo com testemunhas, o motorista da carreta com fertilizantes perdeu o controle da direção, colidindo com um caminhão-baú e uma carreta da Transbahia, além de atingir o GM Cruze onde estava a professora e um Ford Fiesta. A explosão e o fogo foram provocados com a colisão da carreta com fertilizantes contra outro veículo que transportava etanol.
A professora viajava acompanhada do filho, Dilson Filho, que sofreu queimaduras em 95% do corpo. O jovem foi levado para o Hospital Prado Valadares e, em seguida, para Vitória da Conquista, onde aguardava transferência em UTI aérea para Salvador.
O motorista da carreta que provocou o acidente está internado no Prado Valadares, em Jequié. De acordo com o Jequié Repórter, os quatro ocupantes do Ford Fiesta saíram ilesos, dentre eles uma criança de três anos.
Carros de passeio ficaram destruídos em tragédia.
Carros de passeio ficaram destruídos em tragédia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aécio muda data de visita a Itabuna (Foto Orlando Brito/D. do Poder).
Aécio muda data de visita (Foto Orlando Brito/D. do Poder).

Após divulgação de duas datas da visita de Aécio Neves (PSDB) a Itabuna, o comando da campanha no estado bateu martelo e informou que o presidenciável virá não mais dia 16. Aécio desembarcará em Ilhéus no dia 23, de onde segue para evento em Itabuna, a partir das 15 horas.
Amanhã, às 15h, o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, vem a Itabuna fazer campanha. Ele tenta retornar à Câmara Federal. Na agenda, concederá coletiva na qual vai tratar, dentre outros assuntos, da vinda do candidato a presidente da República.
Maria Alice Pereira, do comando do DEM em Itabuna, disse ao PIMENTA que Aécio estará em Salvador, no dia 23, para lançar o “Nordeste Forte”, delineado pela equipe do prefeito de Salvador, ACM Neto,e  colaboradores.
O evento na capital baiana será pela manhã. Logo após, embarca para Itabuna. A previsão é de que, pelo menos, 20 mil pessoas participem das atividades da campanha em Itabuna, juntando caravanas de outras cidades do sul, sudoeste e extremo-sul do Estado. Claro, se não houver nova mudança de agenda.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O assaltante Carlos Alexandre Alves dos Santos, de 29 anos, se deu mal ao tentar assaltar uma jovem na Rua Amazonas, no Jardim Vitória, em Itabuna, por volta das 14h de ontem (9). Com uma faca, ele tentou roubar o celular de uma jovem de 17 anos, próximo ao Clube Seac. Um policial militar percebeu e deu voz de prisão.
Carlos Alexandre tentou correr e levou um tiro nas nádegas. Após ser atendido no Hospital de Base, o assaltante foi encaminhado para o Complexo Policial. Durante o período em que ficou sob observação no hospital, Carlos Alexandre tentou fugir, o que levou a PM a reforçar a equipe na área do pronto-socorro do hospital.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Seleção de Buerarema fez série de amistosos para o Intermunicipal (Foto Pimenta).
Seleção de Buerarema fez série de amistosos para o Intermunicipal (Foto Pimenta).

O confronto Itajuípe x Buerarema abre neste domingo (10) o maior Campeonato Intermunicipal dos últimos tempos. De acordo com a Federação Baiana de Futebol, oitenta seleções participarão do torneio deste ano. O jogo de abertura será às 15h, no Estádio Humberto Badaró, em Itajuípe, seleção campeã do Intermunicipal 2013.
A expectativa é grande para o confronto. Buerarema fez uma série de amistosos e jogos-treino com seleções e times do sul da Bahia. Do outro lado, Itajuípe entra em campo com a vantagem de atuar em casa, grandes investimentos na contratação de atletas e ser a última campeã.
As duas equipes estão em um “grupo da morte”. Além das duas seleções, a forte Ibicaraí e Camacan completam o Grupo 15. Três passam à próxima fase. Ontem, Buerarema fez um coletivo para definir a equipe que vai a campo.
ITABUNA E ILHÉUS
A rodada inaugural será complementada no próximo domingo (17). As seleções das principais cidades do sul da Bahia caíram em um grupo forte. Ilhéus e Itabuna estão no Grupo 14, que ainda tem Uruçuca e Coaraci. Uruçuca vem treinando forte e Coaraci é das mais tradicionais seleções da competição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

IMG-20140809-WA0038Está sendo velado no Velório Santa Fé (ao lado do cemitério) o corpo do radialista Luiz Galvão, conhecido como Velho Zuza, de 56 anos. O radialista recebe as últimas homenagens de amigos e familiares e o enterro será às 15 horas, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.
O Velho Zuza fez sucesso com seu programa de músicas sertanejas nas rádios Difusora, Jornal e Clube – hoje, Nacional, em Itabna. Também trabalhou em Eunápolis, na Rádio Jacarandá, e ainda em Ilhéus, na Cultura. Além de radialista, era fotógrafo e compositor.
Luiz Galvão foi um dos precursores das reportagens de Pronto-Socorro, hoje tão em voga no rádio itabunense. Deixa esposa e filhos, além de uma legião de amigos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A servidora do Ministério Público da Bahia (MP-BA) Ana Júlia Pereira da Paixão, 36 anos, e outros três estudantes do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foram denunciados por falsidade ideológica de documento público. Laércio Fernandes de Morais, 37, Jaqueline Pereira da Silva, 33, Ionete Meira Silva Amorim, 44, e Ana Júlia estudam no campus de Brumado, no Oeste da Bahia.
Eles foram aprovados no vestibular como cotistas. Para ter direito às cotas, é necessário comprovar renda familiar de até quatro salários mínimos, conforme estabelecido pelo Conselho Universitário da Uneb. Os estudantes estão sendo acusados de declarar uma falsa renda para conseguir as vagas. Segundo o delegado de Brumado, Romilson Dourado, a denúncia foi feita por um outro candidato.
Além dos quatro estudantes, o marido de Jaqueline, o empresário Clayton Carlos da Silva, 34, também é acusado de ajudar na falsificação dos documentos.A servidora Ana Júlia, que trabalha em Vitória da Conquista, alterou contracheques do MP para conseguir o benefício. Os documentos, referentes a novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013, foram entregues no ano passado. 
Segundo a promotora Lívia Sampaio, autora da ação, a assistente administrativa usou cópias não autenticadas para fazer a comprovação. “Por isso, ela não pôde ser denunciada também por falsidade de documentação”, disse a promotora. Uma cópia da denúncia foi encaminhada para a procuradoria do MP.Segundo a assessoria do MP, um Processo Administrativo Disciplinar será instaurado para investigar as irregularidades.
O MP recomendou que a Uneb cancele a matrícula dos estudantes; a universidade tem dez dias para acatar a recomendação. Em nota, a Uneb informou que vai aguardar a notificação do MP. Caso sejam condenados pela Justiça, os acusados podem ser presos — a pena varia de 1 a 5 anos de detenção. Do Ibahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dilma com Manuel Ferreira, da Assembleia de Deus.
Dilma com Manuel Ferreira, da Assembleia de Deus.

A uma plateia de cerca de cinco mil evangélicos – maioria formada por mulheres –, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (8) que precisa do voto do “povo e da graça de Deus”. A candidata à reeleição pelo PT participou do Congresso Nacional de Mulheres da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, em São Paulo.
“Acredito naqueles que creem, acredito no poder da oração. Espero que ao voltarem para suas casas, não se esqueçam de orar por mim. Preciso do voto do povo e da graça de Deus”, disse a presidente.
Ao destacar ações de seu governo, Dilma afirmou que a gestão do PT tem em comum com os evangélicos “a dedicação àqueles que mais precisam”. A presidente mencionou que 22 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza. “Apoiamos a busca ativa. Vocês, evangélicos, fazem isso também e encontram essas pessoas durante a evangelização que fazem”, disse.
Dilma acrescentou que, por meio de parcerias entre o governo e entidades civis, inclusive igrejas, esse tipo de benefício pode chegar de forma mais rápida à população. “Há que ter a humildade política de reconhecer o trabalho de vocês, onde exercem a evangelização. Se nos unirmos, chegamos mais rápido”, afirmou.
O presidente vitalício da Igreja, bispo Manuel Ferreira, aplaudiu a fala de Dilma. “Nunca ouvi antes um presidente reconhecer o trabalho das Assembleias de Deus. Nem mesmo Lula, meu amigo, que reconhece, mas nunca falou”, salientou. Com Correio Braziliense e Brasil 247.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner confia em arrancada de Rui (Foto Pimenta).
Wagner confia em arrancada de Rui (Foto Pimenta).

O governador Jaques Wagner deu entrevista ao jornalista Gerson Camarotti, da Globo News e Portal G1, e disse esperar uma arrancada do seu candidato ao governo baiano, Rui Costa, após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
O desconhecimento do Rui ainda é muito elevado. E o desinteresse na eleição também é grande até o momento. Só 9% dos eleitores se manifestam por um candidato espontaneamente. Mas depois de 15 dias de propaganda eleitoral na televisão, o quadro vai mudar na Bahia.
Wagner afirmou que, na Bahia, Dilma deverá ter a sua maior vantagem dentre os estados brasileiros. A ideia é manter a margem de 2,8 milhões de votos. “O DEM quer reduzir essa vantagem para 1 milhão de votos. Mas, em 2014, Dilma vai manter a mesma vantagem da eleição passada”, disse Jaques Wagner.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro estudantes de direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) podem ser obrigados a deixar o curso nos próximos dias. Eles são acusados de cometerem falsidade ideológica. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que denunciou o grupo, os alunos fraudaram o sistema de cotas da instituição de ensino superior ao violarem os requisitos de acesso às vagas reservadas para negros e indígenas.

Eles se matricularam entre os anos de 2012 e 2013 no curso de direito, no campus de Brumado. Apesar de se matricularem na vaga reservada aos negros, os quatro estudantes não atendiam a um critério fundamental: se adequar ao limite legal de quatro salários mínimos de renda familiar.

O reitor da Uneb tem até 10 dias úteis para informar quais medidas serão tomadas neste caso. A denúncia, realizada pelo MP na quinta-feira (7), pede a expulsão dos alunos levando em conta uma resolução do próprio Conselho Universitário da Uneb, que determina que “os candidatos que fizerem opção expressa pelas vagas reservadas e não se enquadrarem nos requisitos estarão sujeitos a eliminação do processo seletivo ou anulação da matrícula, podendo tal ato resultar em infração penal, configurada em lei”. Com Correio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) negou nesta sexta-feira (8) os pedidos de impugnação dos partidos DEM e PSB contra a pesquisa da Bapesp, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT).
A coligação “Um novo caminho para a Bahia”, liderada pela candidata Lídice da Mata (PSB), qualificou como tendencioso o levantamento ao associar, em formulário, o nome do candidato Rui Costa (PT) ao de Lula sem considerar mencionar a candidata a vice-presidente Marina Silva (PSB/Rede) quando apontado o nome de Lídice.
O DEM, de Paulo Souto, também entrou na Justiça contra a feitura da pesquisa por, praticamente, o mesmo propósito. Isso significa que, até o momento, o levantamento é válido e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde a última terça-feira (5). Informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Nova Ferradas iniciaram nesta tarde de sexta (8) novo protesto por melhorias no bairro. Ônibus que fazem linha para o bairro foram retidos pelos manifestantes. A São Miguel e a Expresso Rio Cachoeira suspenderam o serviço de transporte público para a região de Ferradas.
Os moradores cobram da prefeitura a pavimentação de ruas, como a do Cajueiro, e serviços de saneamento básico. A manifestação não tem hora para acabar. Este é o quarto protesto em menos de um ano no bairro. A presença de representante do município é cobrada como condição para liberar os ônibus. Moradores ameaçam fechar a BR-415.

Tempo de leitura: 2 minutos

josias gomesJosias Gomes

E assim, caminha o povo brasileiro, em marcha batida contra o caminho que lhe procura traçar os oposicionistas, para, enfim, em outubro próximo, reconduzir a presidenta Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.

Retomando a mania que a oposição brasileira adquiriu, nos últimos tempos, de brigar com a realidade, optando pelo lado pessimista na projeção econômica, novos fatos estão se encarregando de desmoralizar os arautos da desgraça.
Os novos fatos de ontem e hoje detonam a aversão que têm os oposicionistas com as evidências reais. Para desconsolo tucano, a inflação oficial de julho subiu insignificantes 0,01%, ficando bem abaixo do que esperava o mercado. Bom para o Brasil. Péssimo para os oposicionistas.
Com isso, a inflação volta a ficar dentro da meta anual projetada pelo governo, não devidamente levada em conta pela oposição. E, aos poucos, vai se firmando a convicção da presidenta Dilma sobre os rumos positivos da economia brasileira.
Nesta quinta-feira (7), ainda, outra boa notícia, a pulverizar os maus fluidos dos que insistem nas teses pessimistas: a Petrobras voltou a ser a empresa com maior valor de mercado na América Latina. Mesmo com todo o bombardeio das oposições contra a empresa.
A Petrobras atingiu o valor de mercado de US$ 110,896 bilhões, ultrapassando a Ambev, segunda colocada com valor de mercado de US$ 107,046 bilhões. A liderança no ranking de valor de mercado é resultado da valorização das nossas ações desde o início de 2014.
Deveria despertar mais a curiosidade das oposições, e de seus aliados na mídia nacional, o fato de a presidente Dilma Rousseff continuar liderando com boa margem de diferença a corrida presidencial deste ano, no país. Se mais curiosos fossem, perceberiam que o pessimismo deles não está dando certo, mesmo.
Mais uma informação: Nesta quinta-feira (7), mais uma rodada Ibope revela que Dilma, pelos números de hoje, venceria a disputa presidencial já no primeiro turno, apesar de toda a artilharia pesada que busca transformar bobagens em escândalos.
É que mais além da propaganda oposicionista, o povo brasileiro aprendeu bem claramente a fazer a separação entre a mentira e a verdade, entre os pregões falsos e a força da realidade que, no Brasil, graças aos governos Lula-Dilma, e ao povo, é uma realidade bastante positiva.
E assim, caminha o povo brasileiro, em marcha batida contra o caminho que lhe procura traçar os oposicionistas, para, enfim, em outubro próximo, reconduzir a presidenta Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.
Afinal de contas, é pra frente que a gente caminha.
Josias Gomes é deputado federal pelo PT-BA.